Sei sulla pagina 1di 4

92

I SRIE N 9B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 9 DE

MARO DE

1998

Decreto-Lei n 8/98: Revoga o Decreto-Regulamentar n 2/94, de 17 de Janeiro. Resoluo n 6/98: Nomeia Maria Aleluia Andrade, para, em comisso de servio desempenhar o cargo de Directora de Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministrio do Mar. CHEFIA DO GOVERNO, MINISTRIO DA JUSTIA E DA ADMINISTRAO INTERNA E MINISTRIO DA COORDENAO ECONMICA. Despacho: Aprova a lista nominativa de pessoal oficial de justia do quadro que transita para a nova carreira e revoga o Despacho Conjunto, de 29 de Dezembro de 1997.

2. A semana de trabalho , em regra, de cinco dias. 3. Podem ser fixados pelo Governo regime de durao semanal inferiores ao previsto no n 1, quando a penosidade, perigosidade ou outras caractersticas especficas da actividade exercida o justifiquem. 4. Podem tambm ser fixados pelo Governo regimes de durao semanal inferiores ao previsto no n1, relativamente aos funcionrios e agentes portadores de deficincia. 5. Podem ainda ser fixados pelo Governo regimes de durao semanal superiores ao previsto no n 1, relativamente a trabalhadores cuja actividade seja acentuadamente intermitente ou de simples presena, no devendo ultrapassar o limite de 45 horas.
Artigo 4

ASSEMBLEIA NACIONAL
Lei n 44/V/98
de 9 de Maro

(Durao diria do trabalho)

1. de oito horas o limite mximo de durao diria do trabalho nos servios abrangidos pela presente lei. 2. Podem ser fixados pelo Governo regimes de durao diria inferiores ao previsto no n 1, quando a penosidade, perigosidade ou outras caractersticas especficas da actividade exercida o justifiquem. 3. Podem tambm ser fixados pelo Governo regimes de durao diria superiores ao previsto no n 1, relativamente a trabalhadores cuja actividade seja acentuadamente intermitente ou de simples presena, no devendo ultrapassar o limite mximo de 12 horas dirias.
Artigo 5 (Descanso)

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional vota, nos termos da alnea b) do artigo 186 da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais
Artigo 1 (Objecto)

A presente lei estabelece os princpios fundamentais do regime jurdico do trabalho na Administrao Pblica.
Artigo 2 (mbito)

1. Os funcionrios e os agentes da Administrao Pblica tm direito a um dia de descanso semanal, que deve, em princpio, coincidir com o domingo. 2. Poder tambm ser coincidido pelo Governo, facultativamente, um dia de descanso complementar, que em princpio, deve coincidir com o sbado. 3. Nos casos do n 5 do artigo 3 e do n 3 do artigo 4, o perodo normal de trabalho estabelecido deve respeitar um perodo de repouso de doze horas consecutivas.
Artigo 6 (Controle da assiduidade e pontualidade)

1. A presente lei aplica-se aos servios, simples ou autnomos, bem como aos servios personalizados e aos demais Institutos Pblicos do Estado e dos Municpios, em todo o Pas. 2. Exceptuam-se do disposto na presente lei os servios das representaes diplomticas e consulares de cabo Verde, os servios de Polcia e os das Foras armadas, os quais se regero, na matria, pelos regimes especiais estabelecidos pelo Governo. CAPTULO II Princpios gerais
Artigo 3 (Durao semanal do trabalho)

1. Os funcionrios e os agentes da Administrao Pblica devem comparecer regularmente ao servio e a permanecer continuamente, trabalhando, dentro do horrio estabelecido, no podendo ausentar-se salvo motivo justificado e de licena do superior hierrquico competente. 2. No admitida, com carcter generalizado e de habitualidade, a tolerncia na hora de incio do trabalho, devendo ser disciplinarmente punidos os superiores hierrquicos que a pratiquem.

1. de quarenta horas o limite mximo de durao semanal do trabalho nos servios abrangidos pela presente lei:

ISRIE N 7B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 9 DE 3. O cumprimento dos deveres de assiduidade e pontualidade e do perodo de trabalho devido verificado e controlado por um sistema de registo estabelecido pelo Governo 4. Fora do caso previsto no n 1, considera-se falta injustificada toda a ausncia do funcionrio ou agente, depois de feito o registo de entrada. CAPTULO III Horrio de trabalho
Artigo 7 (Disposio geral)

MARO DE 1998

93

2. Compete ao Governo estabelecer, por Resoluo do Conselho de Ministros, o horrio normal dos servios do Estado em todo o Pas. 3. Compete s Cmaras Municipais estabelecer, por Regulamento policial, o horrio normal dos servios municipais em todo o respectivo territrio municipal, em articulao com os servios desconcentrados do Estado no correspondente Concelho, tendo em vista a comodidade dos utentes e a eficincia e eficcia do servio pblico.
Artigo 11 (Trabalho por turnos)

O horrio de trabalho deve estabelecer as horas de incio e termo do perodo normal de funcionamento do servio, bem como, quando couber, o intervalo para descanso dos funcionrios e agentes.
Artigo 8 (Perodo normal de funcionamento )

1. A prestao de trabalho por turnos obedece aos seguintes parmetros: a) A durao do trabalho de cada turno no exceder o limite estabelecido no n 1 do artigo 4 da presente lei; b) As suspenses de trabalho destinadas a refeio ou satisfao de necessidades fisiolgicas, quando no superiores, globalmente, a trinta minutos, consideram-se includos no perodo de trabalho; c) Os turnos so rotativos, estando o respectivo pessoal sujeito a variao regular da escala; d) Salvo casos excepcionais, como tal reconhecidos pelo dirigente do servio e aceites pelos interessados, a mudana de turno s pode ocorrer aps o dia de descanso; e) Mesmo nos servios de funcionamento permanente, os funcionrios e agentes no podem prestar mais de seis dias consecutivas de trabalho; f) O dia de descanso semanal deve coincidir, com o domingo, pelo menos uma vez em cada perodo de quatro semanas; g) O trabalho por turno em regime de horrio rotativo concede o direito a um subsdio de valor a ser fixado pelo Governo. 2. O regime de trabalho por turnos s pode ser autorizado quando se justifique pela necessidade de funcionamento contnuo do servio ou de disponibilidade habitual ou frequente regular de funcionrios e agentes. 3. A autorizao para trabalho por turnos dada por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelo sector em que o servio se integra, pela Administrao Pblica e pelas Finanas.
Artigo 12

1. Entende-se por perodo normal de funcionamento o perodo dirio durante o qual os servios exercem a sua actividade. 2. O perodo normal de funcionamento pode ser estabelecido entre as sete horas e trinta minutos e as dezoito horas e trinta minutos. 3. Quando o interesse pblico, nomeadamente a comodidade dos utentes, o justificar, poder o Governo, fundamentando, fixar perodos diferentes de funcionamento dos servios.
Artigo 9 (Modalidades)

1. Em funo da natureza das suas actividades, aos servios pode ser estabelecida uma ou, simultaneamente, mais do que uma das seguintes modalidades de horrio de trabalho. a) Horrio normal; b) Trabalho por turnos; c) Horrio especial. 2. Salvo determinao em contrrio da autoridade competente, mediante autorizao prvia nos termos da presente lei, os funcionrios e agentes da Administrao Pblica esto sujeitos ao horrio normal. 3. O horrio de trabalho deve respeitar os limites de durao semanal e dirio do trabalho e do perodo normal de funcionamento.
Artigo 10

(Horrio especial) (Horrio normal)

1 O horrio normal reparte-se por dois perodos dirios separados por um intervalo para descanso e com horas fixas de incio e fim.

1. Horrio especial s pode ser autorizado quando se justifique pelas condies particulares do trabalho em certas actividades ou pelo interesse pblico, designadamente a comodidade dos utentes.

94

I SRIE N 9B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 9 DE

MARO DE

1998

2. A autorizao para o estabelecimento de horrio especial dada por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelo sector em que o servio se integra, pela Administrao Pblica e pelas Finanas.
Artigo 13 (Iseno de horrio, de trabalho)

4. A prestao de trabalho extraordinrio determinada nos termos do n 3 obrigatria para os funcionrios ou agentes designados no despacho, salvo o disposto no n 5. 5. O funcionrio ou agente pode ser dispensado de prestar trabalho extraordinrio quando invoque motivo atendvel, designadamente os relacionados com as condies particulares de deficincia de que sejam portadores, a gravidez avanada e a guarda de filhos com idade inferior a um ano. 6. O trabalho extraordinrio no pode exceder duas horas por dia, nem determinar um perodo de trabalho dirio superior a dez horas e nem, ultrapassar cento e vinte horas por ano, salvo em casos especiais expressamente estabelecidos por diploma prprio. 7. Os servios preenchero e enviaro ao servio central do sistema nacional de contabilidade pblica, at cinco de cada ms, um impresso prprio de modelo a aprovar por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas de Finanas e da Administrao Pblica, com indicao, por cada funcionrio ou agente, de : a) Nmero de horas de trabalho extraordinrio;

1. Tm iseno de horrio de trabalho: a) Os titulares de altos cargos Pblicos; b) O pessoal dirigente ou equiparado; c) O pessoal do quadro especial. 2. Poder, ainda por despacho conjunto dos membros de Governo responsveis pelo sector em que o servio se integra, pela Administrao Pblica e pelas Finanas e desde que haja disponibilidade oramental para o efeito ser estabelecida iseno de horrio de trabalho temporria ou permanente, total ou parcial, para funcionrios e agentes que exeram funes de fiscalizao, de protocolo, de apoio a reunies de rgos colegiais ou que exijam, permanente ou regularmente, disponibilidade mais frequente que a normal. 3. Os titulares de iseno de horrio de trabalho no esto sujeitos aos limites mximos de durao diria e semanal do trabalho e no tm direito a remunerao por trabalho extraordinrio ou nocturno. 4. A iseno de horrio de trabalho no dispensa o funcionrio ou agente da observncia do dever geral da assiduidade e do cumprimento da durao semanal de trabalho legalmente estabelecida. 5 A iseno de horrio de trabalho confere aos titulares referidos no n2 o direito a uma retribuio adicional a estabelecer pelo Governo, no superior a um tero da remunerao de base. CAPTULO IV Trabalho extraordinrio, nocturno, em feriado ou em dia de descanso
SECO I Trabalho extraordinrio

b) Fundamento da prestao de trabalho extraordinrio; c) Remunerao correspondente ao trabalho extraordinrio prestado; d) Verba oramental de cabimentao da correspondente despesa; e) Lei permissiva e despacho determinante da prestao de trabalho extraordinrio.

8. A prestao de trabalho extraordinrio compensada conforme a opo do funcionrio ou agente comunicada por escrito ao servio nos oito dias seguintes ou por deduo posterior no perodo de trabalho. 9. Na falta de opo expressa do funcionrio ou agente nos termos do n 8, presume-se que optou pela remunerao suplementar.
Artigo 15

Artigo 14 (Remunerao suplementar por trabalho extraordinrio) (Regime geral)

1. Considera-se extraordinrio o trabalho que, por determinao superior, for prestado fora do perodo normal de trabalho dirio e no estiver abrangido por iseno de horrio de trabalho. 2. O trabalho extraordinrio s admitido quando as necessidades do servio o exigirem, em virtude de acumulao anormal de trabalho ou da urgncia na realizao de tarefas determinadas. 3. A prestao de trabalho extraordinrio determinada por despacho escrito e fundamentado do dirigente superior do servio ou equiparado e condicionada existncia de verba disponvel para a respectiva remunerao adicional.

1. O trabalho extraordinrio remunerado com um acrscimo de 50% sobre a remunerao normal, salvo o disposto no presente artigo. 2. Na remunerao por trabalho extraordinrio apenas so considerados, em cada dia, perodos mnimos de meia hora, s sendo, no entanto, remunerada a primeira meia hora, se o tempo total dirio de trabalho extraordinrio tiver ultrapassado esse limite. 3. A meia hora de trabalho extraordinrio que decorrer parte em perodo diurno, parte em perodo nocturno, s ser remunerada como trabalho nocturno se houver efectiva prestao de trabalho para alm dessa meia hora,

ISRIE N 7B. O. DA

REPBLICA

DE

CABO

VERDE

DE

MARO

DE 1998

95

4. O funcionrio ou agente no pode, em cada ms perceber, por trabalho extraordinrio mais de um tero do vencimento fixado na tabela salarial para a respectiva categoria.
Artigo 16

SECO III Disposies comuns Artigo 19 (Cumulao de acrscimos)

(Deduo no perodo de trabalho)

1. A deduo no perodo de trabalho prevista no n 8 do artigo 14 deve ocorrer dentro do ano civil em que o trabalho extraordinrio foi prestado e pode consistir em: a) Dispensa, at ao limite de cada dia de trabalho por semana; b) Acrscimo do perodo de frias a gozar no mesmo ano, at ao limite de cinco dias teis seguidos. 2. No caso da alnea b) do n 1, o acrscimo pode ser feito nas frias do ano seguinte, se razes de servio impedirem o gozo de frias no ano de prestao do trabalho extraordinrio.
SECO II Trabalho nocturno e em dia de de descanso semanal ouferiado Artigo 1 (Trabalho nocturno)

Os acrscimos de retribuio estabelecidos na presente lei por trabalho extraordinrio, trabalho nocturno e trabalho em dia de descanso semanal ou feriado cumulam-se quando os respectivos pressupostos se verifiquem simultaneamente numa mesma situao.
Artigo 20 (Responsabilizao )

1. O pessoal dirigente deve limitar ao estritamente indispensvel a determinao da prestao das modalidades de trabalho previstas no presente captulo. 2 O pessoal dirigente responsvel pela reposio de quaisquer abonos recebidos indevidamente pelos funcionrios ou agentes, por virtude, da prestao de trabalho que por m f ou negligncia grosseira tenha determinado, em qualquer modalidades previstas no presente captulo. CAPTULO V Disposies finais
Artigo 21 (Revogao

1. Considera-se nocturno o trabalho prestado no perodo que decorre entre as vinte e duas horas de um dia e seis horas do dia seguinte. 2. A prestao de trabalho nocturno aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto nos ns 2 a 7 do artigo 14. 3. O trabalho nocturno pode ser normal extraordinrio. 4. O trabalho nocturno retribudo com um acrscimo de 50% sobre a remunerao do trabalho prestado por perodo diurno.
Artigo 18 (Trabalho em dia descanso semanal ou feriado)

So revogados os artigos 160 a 162, 457 e 458 do Estatuto do Funcionalismo, bem como Ordem n3/90, de 14 de Julho. Aprovada em 27 de Janeiro de 1998. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca. Promulgada em 16 de Fevereiro de 1998. O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO. Assinada em 18 de Fevereiro de 1998. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Esprito Santo Fonseca.

1. A prestao de trabalho em dia de descanso semanal ou feriado aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto nos nmeros 2 a 7 do artigo 14. 2 Exceptua-se do disposto no n3 do artigo 14 a prestao de trabalho em dia feriado em organismos que, por virtude da actividade exercida, laborem normalmente nesse dia. 3. O trabalho em dia de descanso semanal ou feriado retribudo com um acrscimo de 100% sobre a remunerao do trabalho prestado em outro dia normal da semana.

Lei n 45/V/98
de 9 de Maro

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional vota, nos termos da alnea b) do artigo 186 da Constituio, o seguinte:

Potrebbero piacerti anche