Sei sulla pagina 1di 183

SEMANA I

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 1, 1-8

A rival de Ana irritava-a com humilhaes, porque o Senhor a mantivera estril

Incio do Primeiro Livro de Samuel Havia um homem natural de Ram, um sufita dos montes de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroo, filho de Eli, filho de To, filho de Suf de Efraim. Tinha duas mulheres, uma chamada Ana e outra chamada Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porm, no os tinha. Esse homem costumava subir todos os anos da sua cidade at Silo, para adorar o Senhor do Universo e oferecer-Lhe sacrifcios. A se encontravam os dois filhos de Heli, Hofni e Fineias, sacerdotes do Senhor. Cada vez que Elcana oferecia um sacrifcio, costumava dar pores da vtima a sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas. Embora amasse muito Ana, dava-lhe apenas uma poro, porque o Senhor a tinha feito estril. A sua rival irritava-a com humilhaes, porque o Senhor a tinha deixado estril.

50

SEMANA I

Assim acontecia todos os anos e, sempre que subiam casa do Senhor, Fenena ofendia Ana. Ana chorava e no comia. Ento Elcana, seu marido, disse-lhe: Ana, porque choras? Porque no comes? Porque ests to triste? No sou melhor para ti do que dez filhos?. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 115 (116), 12-13.14-15.16-17.18-19 (R. 17a)

Refro: Oferecer-Vos-ei, Senhor, um sacrifcio de louvor. Ou: Aleluia. Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu? Elevarei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presena de todo o povo. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiis. Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias. Oferecer-Vos-ei um sacrifcio de louvor, invocando, Senhor, o vosso nome. Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presena de todo o povo, nos trios da casa do Senhor, dentro dos teus muros, Jerusalm.

SEGUNDA-FEIRA

51

ALELUIA

Mc 1, 15

Refro: Aleluia

Repete-se

Est prximo o reino de Deus; arrependei-vos e acreditai no Evangelho Refro

EVANGELHO

Mc 1, 14-20

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho

XEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Depois de Joo ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e comeou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: Cumpriu-se o tempo e est prximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simo e seu irmo Andr, que lanavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde comigo e farei de vs pescadores de homens. Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmo Joo, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. Palavra da salvao.

52

SEMANA I

TERA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 1, 9-20

O Senhor lembrou-Se de Ana e ela deu luz um filho

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, depois de ter comido em Silo, Ana levantou-se e apresentou-se diante do Senhor. O sacerdote Heli estava sentado em sua cadeira, entrada do templo do Senhor. Com a alma cheia de amargura, Ana orou ao Senhor, derramando muitas lgrimas, e fez o seguinte voto: Senhor do Universo! Se Vos dignardes olhar para a humilhao da vossa serva, se Vos lembrardes de mim e no esquecerdes esta vossa serva, se lhe derdes um filho varo, eu o consagrarei ao Senhor por toda a vida e a navalha no passar pela sua cabea. Enquanto ela continuava a rezar diante do Senhor, Heli observou os movimentos dos seus lbios: Ana falava em seu corao; s mexia os lbios, mas no se ouvia a sua voz.

TERA-FEIRA

53

Por isso Heli pensou que estivesse embriagada e perguntou-lhe: At quando estars embriagada? Livra-te desse vinho. Ana respondeu: No, meu senhor; sou apenas uma infeliz. No bebi vinho nem outra bebida que embriague; estava apenas a desabafar diante do Senhor. No tomes a tua serva por uma vadia, porque o excesso da minha dor e da minha aflio que me fez falar at agora. Ento Heli disse-lhe: Vai em paz e o Deus de Israel te conceda o que Lhe pediste. Ana respondeu: Queira Deus que a tua serva encontre sempre em ti acolhimento favorvel. A mulher foi-se embora, comeu e j tinha outro semblante. No outro dia, levantaram-se de manh cedo e, depois de se terem prostrado diante do Senhor, voltaram para sua casa, em Ram. Elcana uniu-se a sua mulher, Ana, e o Senhor lembrou-Se dela. Ana concebeu e, decorrido o tempo, deu luz um filho, a quem deu o nome de Samuel, dizendo: Eu o pedi ao Senhor. Palavra do Senhor.

54

SEMANA I

SALMO RESPONSORIAL

1 Sam 2, 1.4-5ab.5cd.6-7.8abcd (R. cf. 1a)

Refro: O meu corao exulta no Senhor, meu Salvador. Exulta o meu corao no Senhor, no meu Deus se eleva a minha fronte. Abre-se a minha boca contra os inimigos, porque me alegro com a vossa salvao. A arma dos fortes foi destruda e os fracos foram revestidos de fora. Os que viviam na abundncia andam em busca de po e os que tinham fome foram saciados. A mulher estril deu luz muitos filhos e a me fecunda deixou de conceber. o Senhor quem d a morte e d a vida, faz-nos descer ao tmulo e de novo nos levanta. o Senhor quem despoja e enriquece, o Senhor quem humilha e exalta. Levanta do cho os que vivem prostrados, retira da misria os indigentes; f-los sentar entre os prncipes e destina-lhes um lugar de honra.

ALELUIA

cf. 1 Tes 2, 13

Refro: Aleluia.

Repete-se.

Escutai o que diz o Senhor, no como palavra dos homens, mas como palavra de Deus. Refro

TERA-FEIRA

55

EVANGELHO

Mc 1, 21-28

Ensinava-os como quem tem autoridade

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sbado seguinte, entrou na sinagoga e comeou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e no como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um esprito impuro, que comeou a gritar: Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu s: o Santo de Deus. Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O esprito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos to admirados, que perguntavam uns aos outros: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que at manda nos espritos impuros e eles obedecem-Lhe!. E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a regio da Galileia. Palavra da salvao.

56

SEMANA I

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 3, 1-10.19-20

Falai, Senhor, que o vosso servo escuta

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, o jovem Samuel servia o Senhor sob a direco do sumo sacerdote Heli. Nesse tempo, a palavra do Senhor fazia-se ouvir raras vezes e as vises no eram frequentes. Certo dia, Heli estava deitado nos seus aposentos; os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lmpada de Deus ainda no se tinha apagado e Samuel dormia no templo do Senhor, no lugar onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: Aqui estou. E, correndo para junto de Heli, disse: Aqui estou, porque me chamaste. Mas Heli respondeu: Eu no te chamei; torna a deitar-te. E ele foi deitar-se.

QUARTA-FEIRA

57

O Senhor voltou a chamar Samuel. Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse: Aqui estou, porque me chamaste. Heli respondeu: No te chamei, meu filho; torna a deitar-te. Samuel ainda no conhecia o Senhor, porque, at ento, nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse: Aqui estou, porque me chamaste. Ento Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Disse Heli a Samuel: Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde: Falai, Senhor, que o vosso servo escuta. Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se. O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel!. E Samuel respondeu: Falai, Senhor, que o vosso servo escuta. Samuel foi crescendo; o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se. E todo o Israel, de Dan at Bersabeia, reconheceu que Samuel era realmente um profeta do Senhor. Palavra do Senhor.

58

SEMANA I

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 39 (40), 2 e 5.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)

Refro: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Esperei no Senhor com toda a confiana e Ele atendeu-me. Feliz de quem ps a sua confiana no Senhor e no se voltou para os arrogantes, para os que seguem a mentira. No Vos agradaram sacrifcios nem oblaes, mas abristes-me os ouvidos; no pedistes holocaustos nem expiaes, ento clamei: Aqui estou. De mim est escrito no livro da Lei que faa a vossa vontade. Assim o quero, meu Deus, a vossa lei est no meu corao. Proclamei a justia na grande assembleia, no fechei os meus lbios, Senhor, bem o sabeis. No escondi a justia no fundo do corao, proclamei a vossa bondade e fidelidade.

ALELUIA

Jo 10, 27

Refro: Aleluia

Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor. Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refro

QUARTA-FEIRA

59

EVANGELHO

Mc 1, 29-39

Curou muitas pessoas, atormentadas por vrias doenas

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e Joo, a casa de Simo e Andr. A sogra de Simo estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mo e levantou-a. A febre deixou-a e ela comeou a servi-los. Ao cair da tarde, j depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por vrias doenas, e expulsou muitos demnios. Mas no deixava que os demnios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manh, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um stio ermo e a comeou a orar. Simo e os companheiros foram procura dEle e, quando O encontraram, disseram-Lhe: Todos Te procuram. Ele respondeu-lhes: Vamos a outros lugares, s povoaes vizinhas, a fim de pregar a tambm, porque foi para isso que Eu vim. E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demnios. Palavra da salvao.

60

SEMANA I

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 4, 1-11

Israel foi derrotado e a arca de Deus capturada

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel e os israelitas saram ao seu encontro para o combate. Acamparam perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus tinham acampado em Afec. Os filisteus colocaram-se em ordem de batalha contra Israel e, no terrvel combate, Israel foi derrotado pelos filisteus, que, em campo aberto, lhe mataram cerca de quatro mil homens. O povo voltou para o acampamento e os ancios de Israel disseram: Porque que o Senhor deixou que fssemos hoje vencidos pelos filisteus? Vamos buscar a Silo a arca da aliana do Senhor: que ela esteja no meio de ns e nos salve das mos dos nossos inimigos.

QUINTA-FEIRA

61

Ento o povo mandou buscar a Silo a arca da aliana do Senhor do Universo, que tem o seu trono sobre os querubins. Os dois filhos de Heli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca da aliana de Deus. Quando a arca do Senhor entrou no acampamento, todos os israelitas soltaram um grande clamor, que ressoou por toda a terra. Os filisteus ouviram o eco daquele alarido e disseram: Que significa este grande clamor no campo dos hebreus?. Ento souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento e diziam atemorizados: Deus veio para o acampamento. Ai de ns! Nunca tal coisa tinha sucedido at agora! Ai de ns! Quem nos livrar das mos desse Deus to poderoso? Foi Ele que feriu o Egipto com toda a espcie de pragas no deserto. Tende coragem, filisteus, e sede valorosos, para no ficardes escravos dos hebreus, como eles tm sido vossos escravos. Sede valorosos e combatei. Os filisteus comearam o combate: os israelitas foram vencidos e fugiu cada um para a sua tenda. A derrota foi grande e da infantaria de Israel caram trinta mil homens. A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Heli, Hofni e Fineias. Palavra do Senhor.

62

SEMANA I

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 43 (44), 10-11.14-15.24-25 (R. 26d)

Refro: Pela vossa misericrdia, salvai-nos, Senhor. Agora, Senhor, nos rejeitais e confundis e j no sas frente dos nossos exrcitos. Obrigais-nos a fugir diante dos nossos adversrios e os nossos inimigos podem saquear vontade. Fazeis de ns o oprbrio dos nossos vizinhos, a irriso e o desprezo dos povos que nos cercam. Fazeis de ns ocasio de escrnio para os pagos e motivo para os povos zombarem de ns. Despertai, Senhor. Porque dormis? Levantai-Vos. No nos rejeiteis para sempre. Porque escondeis a vossa face? Esqueceis Vs a nossa misria e tribulao?

ALELUIA

cf. Mt 4, 23

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus pregava o Evangelho do reino e curava todas as enfermidades entre o povo. Refro

QUINTA-FEIRA

63

EVANGELHO

Mc 1, 40-45

A lepra deixou-o e ele ficou limpo

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: Se quiseres, podes curar-me. Jesus, compadecido, estendeu a mo, tocou-lhe e disse: Quero: fica limpo. No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: No digas nada a ningum, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moiss ordenou, para lhes servir de testemunho. Ele, porm, logo que partiu, comeou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus j no podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte. Palavra da salvao.

64

SEMANA I

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 8, 4-7.10-22a

Haveis de gritar contra o rei que escolhestes, mas ento o Senhor no vos responder

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, reuniram-se todos os ancios de Israel e foram ter com Samuel a Ram. E disseram a Samuel: Tu j ests velho e os teus filhos no seguem o teu exemplo. Por isso, d-nos um rei que nos governe, como acontece com os outros povos. Desagradou a Samuel que eles tivessem dito: D-nos um rei que nos governe. Samuel orou ao Senhor e o Senhor respondeu-lhe: Atende voz do povo em tudo o que ele te pedir; porque no foi a ti que rejeitaram, mas a Mim: no querem que Eu reine sobre eles. Samuel comunicou todas as palavras do Senhor ao povo que lhe pedia um rei e acrescentou: Sero estes os direitos do rei que vai reinar sobre vs: Requisitar os vossos filhos, para cuidarem dos seus carros e dos seus cavalos, e os far correr frente do seu carro.

SEXTA-FEIRA

65

Ele os utilizar como chefes de mil homens e chefes de cinquenta. Mandar que lavrem os seus campos e ceifem as suas colheitas, que fabriquem as suas armas de guerra e as peas dos seus carros. Requisitar tambm as vossas filhas, para trabalharem como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomar os vossos melhores campos, vinhas e olivais, para os dar aos seus servos. Cobrar o dzimo das vossas sementeiras e das vossas vinhas, para o dar aos seus cortesos e ministros. Ficar com os vossos melhores servos e servas, com os vossos melhores bois e jumentos, para os empregar no seu servio. Cobrar o dzimo dos vossos rebanhos e vs mesmos sereis seus escravos. Nesse dia, reclamareis contra o rei que escolhestes, mas ento o Senhor no vos responder. O povo no fez caso das palavras de Samuel e disse: No importa. Queremos um rei e assim seremos como todos os outros povos: o nosso rei que h-de governar-nos e marchar nossa frente para comandar os nossos combates. Samuel ouviu tudo o que o povo disse e comunicou-o ao Senhor. O Senhor respondeu-lhe: Faz o que eles querem e d-lhes um rei. Palavra do Senhor.

66

SEMANA I

SALMO RESPONSORIAL

Refro: Cantarei eternamente as misericrdias do Senhor. Ou: Eu canto para sempre a bondade do Senhor. Feliz do povo que sabe aclamar-Vos e caminha, Senhor, luz do vosso rosto. Todos os dias aclama o vosso nome e se gloria com a vossa justia. Vs sois a sua fora, com o vosso favor se exalta a nossa valentia. Do Senhor o nosso escudo e do Santo de Israel o nosso rei.

Salmo 88 (89), 16-17.18-19 (R. 2a)

ALELUIA

Lc 7, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Apareceu entre ns um grande profeta: Deus visitou o seu povo. Refro

EVANGELHO

Mc 2, 1-12

O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que j no cabiam sequer em frente da porta; e Jesus comeou a pregar-lhes a palavra.

SEXTA-FEIRA

67

Trouxeram-Lhe um paraltico, transportado por quatro homens; e, como no podiam lev-lo at junto dEle, devido multido, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paraltico. Ao ver a f daquela gente, Jesus disse ao paraltico: Filho, os teus pecados esto perdoados. Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus coraes: Porque fala Ele deste modo? Est a blasfemar. No s Deus que pode perdoar os pecados?. Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: Porque pensais assim nos vossos coraes? Que mais fcil? Dizer ao paraltico Os teus pecados esto perdoados ou dizer Levanta-te, toma a tua enxerga e anda? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, Eu te ordeno disse Ele ao paraltico levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa. O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa assim. Palavra da salvao.

68

SEMANA I

SBADO

LEITURA I

1 Sam 9, 1-4.17-19; 10, 1a

A est o homem de quem te falei: Saul que dirigir o meu povo

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Havia um homem da tribo de Benjamim chamado Quis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afi. Era pessoa importante e tinha um filho chamado Saul, jovem e belo. Entre os israelitas, ningum se podia comparar com ele e os mais altos do povo s lhe davam pelos ombros. Tinham-se perdido umas jumentas de Quis, pai de Saul, e ele disse a Saul, seu filho: Leva contigo um dos servos e pe-te a caminho, para procurares as jumentas. Atravessaram os montes de Efraim e passaram pela regio de Salis, mas no as encontraram. Percorreram depois a regio de Salim mas sem resultado. Atravessaram a terra de Benjamim, mas nem a encontraram as jumentas. Entretanto, o profeta Samuel avistou Saul e o Senhor disse-lhe: A est o homem de quem te falei: ele que dirigir o meu povo.

SBADO

69

Saul aproximou-se de Samuel, no meio da porta, e disse-lhe: Por favor, onde a casa do vidente?. Samuel respondeu: Sou eu o vidente. Sobe minha frente para a sala de cima. Comereis hoje comigo e amanh de manh te direi tudo o que tens no corao. No dia seguinte, Samuel tomou um vaso de leo e derramou-o sobre a cabea de Saul. Depois abraou-o e disse-lhe: Foi o Senhor que te ungiu como chefe de Israel, seu povo. Tu governars o povo do Senhor e o salvars das mos dos inimigos que o rodeiam. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 20 (21), 2-3.4-5.6-7 (R. cf. 2a)

Refro: O vosso triunfo, Senhor, a alegria do rei. Senhor, o rei alegra-se com o vosso poder e exulta de contente com o vosso auxlio. Satisfizestes os anseios do seu corao, no rejeitastes o pedido de seus lbios. Vs o cumulastes de bnos preciosas, cingistes sua fronte com uma coroa de ouro fino. Pediu-vos a vida e Vs lha concedestes, uma vida longa para muitos anos. Graas vossa proteco, grande a sua glria, Vs o revestistes de esplendor e majestade. Para sempre o abenoastes e enchestes de alegria na vossa presena.

70

SEMANA I

ALELUIA

Lc 4, 18

Refro: Aleluia

Repete-se

O Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar aos cativos a redeno. Refro

EVANGELHO

Mc 2, 13-17

No vim chamar os justos, mas os pecadores

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multido veio ao seu encontro, e Ele comeou a ensinar a todos. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrana, e disse-lhe: Segue-me. Ele levantou-se e seguiu Jesus. Encontrando-Se Jesus mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam tambm mesa com Jesus e os seus discpulos, pois eram muitos os que O seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-nO comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discpulos: Por que motivo que Ele come com publicanos e pecadores?. Jesus ouviu e respondeu-lhes: No so os que tm sade que precisam do mdico, mas os que esto doentes. Eu no vim chamar os justos, mas os pecadores. Palavra da salvao.

SEMANA II
SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 15, 16-23

A obedincia vale mais do que os sacrifcios

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, o profeta Samuel disse a Saul: Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite. Saul respondeu-lhe: Fala. Samuel continuou: Embora te sintas pequeno a teus prprios olhos, no s o chefe das tribos de Israel? O Senhor sagrou-te rei de Israel, lanou-te nesta campanha e disse-te: Vai e entrega perdio esses malfeitores amalecitas; faz-lhes guerra at que sejam exterminados. Porque no obedeceste voz do Senhor? Porque te precipitaste sobre os despojos e praticaste o que desagrada a seus olhos?. Saul respondeu a Samuel: Mas eu obedeci voz do Senhor. Fiz a campanha a que Ele me enviou, trouxe Agag, rei de Amalec, e entreguei perdio os amalecitas. O povo tirou de entre as ovelhas e bois dos despojos o melhor do que era destinado perdio, para o oferecer em sacrifcio ao Senhor, teu Deus, em Glgala.

72

SEMANA II

Disse-lhe Samuel: Porventura agradam tanto ao Senhor os holocaustos e sacrifcios como a obedincia sua voz? A obedincia vale mais do que os sacrifcios e a docilidade vale mais do que a gordura dos carneiros. A rebelio como o pecado de feitiaria e a obstinao como o crime da idolatria. Porque rejeitaste a palavra do Senhor, tambm Ele te rejeitou como rei. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 49 (50), 8-9.16bc-17.21 e 23 (R. 23b)

Refro: A quem segue o caminho recto darei a salvao de Deus. Ou: A quem procede rectamente farei ver a salvao de Deus. No pelos sacrifcios que Eu te repreendo: os teus holocaustos esto sempre na minha presena. No aceito os novilhos da tua casa nem os cabritos do teu rebanho. Como falas tanto na minha lei e trazes na boca a minha aliana, tu que detestas os meus ensinamentos e desprezas as minhas palavras? Considerai isto, vs que esqueceis a Deus, no acontea que vos extermine, sem haver quem vos salve. Honra-Me quem Me oferece um sacrifcio de louvor, a quem segue o caminho recto darei a salvao de Deus.

SEGUNDA-FEIRA

73

ALELUIA

Hebr 4, 12

Refro: Aleluia

Repete-se

A palavra de Deus viva e eficaz, pode discernir os pensamentos e intenes do corao. Refro

EVANGELHO

Mc 2, 18-22

O Noivo est com eles

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, os discpulos de Joo e os fariseus guardavam o jejum. Vieram perguntar a Jesus: Por que motivo jejuam os discpulos de Joo e os fariseus e os teus discpulos no jejuam?. Respondeu-lhes Jesus: Podem os companheiros do noivo jejuar, enquanto o noivo est com eles? Enquanto tm o noivo consigo, no podem jejuar. Dias viro em que o noivo lhes ser tirado; nesses dias jejuaro. Ningum pe remendo de pano novo em vestido velho, porque o remendo novo arranca parte do velho e o rasgo fica maior. E ningum deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho acaba por romper os odres e perdem-se o vinho e os odres. Para vinho novo, odres novos. Palavra da salvao.

74

SEMANA II

TERA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 16, 1-13

Samuel ungiu David no meio dos irmos e o Esprito do Senhor apoderou-Se dele

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, O Senhor disse a Samuel: At quando chorars por Saul, tendo-o Eu rejeitado, para que no reine mais sobre Israel? Enche a mbula de leo e parte. Vou enviar-te a Jess de Belm, porque escolhi um rei entre os seus filhos. Samuel respondeu: Como poderei ir? Se Saul o souber, mandar matar-me. O Senhor disse-lhe: Levars contigo uma novilha e dirs: Vim oferecer um sacrifcio ao Senhor. Convidars Jess para o sacrifcio e Eu te mostrarei o que hs-de fazer: ungir-Me-s aquele que Eu te indicar. Samuel fez o que o Senhor lhe tinha dito e tomou o caminho de Belm. Os ancios da cidade saram alvoroados ao seu encontro e perguntaram-lhe: Vidente, por bem a tua vinda?. Ele respondeu: Sim, por bem. Vim oferecer um sacrifcio ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifcio.

TERA-FEIRA

75

Samuel purificou Jess e os seus filhos e convidou-os para o sacrifcio. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: Certamente este o ungido do Senhor. Mas o Senhor disse a Samuel: No te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a sua elevada estatura, porque no foi esse que Eu escolhi. Deus no v como o homem: o homem olha s aparncias, o Senhor v o corao. Jess chamou Aminabad e conduziu-o presena de Samuel. Mas Samuel disse: Tambm no foi este que o Senhor escolheu. Jess trouxe Sam; e Samuel disse: Ainda no foi este que o Senhor escolheu. Jess fez assim passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: O Senhor no escolheu nenhum destes. E perguntou a Jess: Esto aqui todos os teus filhos?. Jess respondeu-lhe: Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho. Samuel ordenou: Manda-o chamar, porque no nos sentaremos mesa, enquanto ele no chegar. Ento Jess mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradvel presena. O Senhor disse a Samuel: Levanta-te e unge-o, porque ele mesmo. Samuel pegou na mbula do leo e ungiu-o na presena dos irmos. Daquele dia em diante, o Esprito do Senhor apoderou-Se de David. Ento Samuel ps-se a caminho e regressou a Ram. Palavra do Senhor.

76

SEMANA II

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 88 (89), 20.21-22.27-28 (R. 21a)

Refro: Encontrei a David, meu servo. Falastes outrora aos vossos fiis, numa viso lhes dissestes: Impus uma coroa a um heri, exaltei um eleito de entre o meu povo. Encontrei a David, meu servo, ungi-o com leo santo. Estarei sempre a seu lado e com a minha fora o sustentarei. Ele Me invocar: Vs sois meu pai, meu Deus, meu Salvador. E Eu farei dele o primognito, o mais alto entre os reis da terra.

ALELUIA

cf. Ef 1, 17-18

Refro: Aleluia

Repete-se

Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, ilumine os olhos do nosso corao, para conhecermos a esperana a que fomos chamados. Refro

TERA-FEIRA

77

EVANGELHO

Mc 2, 23-28

O sbado foi feito para o homem e no o homem para o sbado

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Passava Jesus atravs das searas num dia de sbado e os discpulos, enquanto caminhavam, comearam a apanhar espigas. Disseram-Lhe ento os fariseus: V como eles fazem ao sbado o que no permitido. Respondeu-lhes Jesus: Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os seus companheiros? Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pes da proposio, que s os sacerdotes podiam comer, e tambm os deu aos companheiros. E acrescentou: O sbado foi feito para o homem e no o homem para o sbado. Por isso, o Filho do homem tambm Senhor do sbado. Palavra da salvao.

78

SEMANA II

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 17, 32-33.37.40-51

Com uma funda e uma pedra, David triunfou do filisteu

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, David foi levado presena do rei Saul e disse-lhe: Ningum desanime por causa de Golias. O teu servo ir lutar contra esse filisteu. Mas Saul respondeu-lhe: No podes avanar contra esse filisteu para o combateres, porque no passas dum rapazinho, ao passo que ele homem de guerra desde a sua juventude. David respondeu a Saul: O Senhor, que me livrou das garras do leo e do urso, me livrar das mos desse filisteu. Ento Saul disse a David: Vai, e que o Senhor esteja contigo. David tomou o seu cajado nas mos, escolheu na torrente cinco pedras bem lisas e meteu-as no seu surro de pastor. Depois, com a funda na mo, avanou contra o filisteu. O filisteu foi-se aproximando pouco a pouco de David, levando frente o seu escudeiro. Quando olhou e viu David, desprezou-o, porque era um rapaz novo; era loiro e de bela aparncia.

QUARTA-FEIRA

79

Disse ento a David: Sou porventura algum co, para vires contra mim de pau na mo?. E amaldioou David em nome dos seus deuses. E acrescentou: Vem ao meu encontro e eu darei a tua carne s aves do cu e aos animais do campo. Mas David respondeu ao filisteu: Tu vens contra mim armado de espada, lana e azagaia, e eu vou contra ti em nome do Senhor do Universo, o Deus dos exrcitos de Israel, que tu desafiaste. O Senhor vai entregar-te hoje mesmo nas minhas mos. Eu te matarei e te cortarei a cabea e darei hoje o teu cadver e os cadveres dos filisteus s aves do cu e aos animais selvagens. Ento saber toda a terra que h um Deus em Israel e toda a gente h-de ver que no pela espada ou pela lana que o Senhor concede a salvao. Porque esta guerra do Senhor e Ele vos entregar em nossas mos. Quando o filisteu avanou e veio ao encontro de David, tambm este correu velozmente contra o filisteu. Meteu a mo no surro, tirou uma pedra, arremessou-a com a funda e atingiu o filisteu na fronte. A pedra cravou-se-lhe na testa e ele caiu de bruos no cho. Foi assim, com uma funda e uma pedra, que David triunfou do filisteu e o feriu mortalmente, sem ter uma espada na mo. David correu para o filisteu e parou junto dele, tirou-lhe a espada da bainha e acabou de o matar, cortando-lhe a cabea. Ao verem morto o seu heri, os filisteus puseram-se em fuga. Palavra do Senhor.

80

SEMANA II

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 143 (144), 1.2.9-10 (R. 1a)

Refro: Bendito seja o Senhor, que o rochedo do meu refgio. Bendito seja o Senhor, o meu refgio, que adestra as minhas mos para a luta e os meus dedos para o combate. O Senhor meu amparo e minha cidadela, meu baluarte e meu libertador. O Senhor meu escudo e meu abrigo: Ele submete os povos ao meu poder. Vou cantar-Vos, meu Deus, um cntico novo, vou celebrar-Vos ao som da harpa, a Vs que dais aos reis a vitria e salvastes David, vosso servo.

ALELUIA

cf. Mt 4, 23

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus proclamava o Evangelho do reino e curava todas as doenas entre o povo. Refro

QUARTA-FEIRA

81

EVANGELHO

Mc 3, 1-6

Ser permitido ao sbado salvar a vida ou tir-la?

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus para verem se Ele ia cur-lo ao sbado e poderem assim acus-lO. Jesus disse ao homem que tinha a mo atrofiada: Levanta-te e vem aqui para o meio. Depois perguntou-lhes: Ser permitido ao sbado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tir-la?. Mas eles ficaram calados. Ento, olhando-os com indignao e entristecido com a dureza dos seus coraes, disse ao homem: Estende a mo. Ele estendeu-a e a mo ficou curada. Os fariseus, porm, logo que saram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele. Palavra da salvao.

82

SEMANA II

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

1 Sam 18, 6-9; 19, 1-7

Saul, meu pai, quer matar-te

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, quando David regressava, depois de ter matado o filisteu, saram as mulheres de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul, a cantar e a danar alegremente, ao som de sistros e tamborins. Iam danando e cantando em coro: Saul matou mil, David matou dez mil. Saul ficou muito irritado. Levou a mal estas palavras e exclamou: Do dez mil a David, e a mim apenas mil. S lhe falta ser rei. E a partir desse dia, Saul comeou a ver David com maus olhos. Falou ento a seu filho Jnatas e a todos os seus oficiais em dar a morte a David. Mas Jnatas, filho de Saul, era muito amigo de David e foi preveni-lo, dizendo-lhe: Saul, meu pai, quer matar-te. Toma cuidado; amanh cedo procura fugir e esconde-te em lugar seguro. Eu sairei e estarei junto de meu pai, no campo onde estiveres, e ento lhe falarei em teu favor. Verei o que se passa e depois te avisarei. Jnatas falou em favor de David a seu pai, dizendo-lhe: No queira o rei fazer mal ao seu servo David. Ele no te fez nenhum mal; pelo contrrio, tudo o que ele fez foi muito vantajoso para ti.

QUINTA-FEIRA

83

Arriscou a vida e matou o filisteu e o Senhor deu assim uma grande vitria a Israel. Tu prprio o viste e ficaste contente. Porque irias pecar, derramando sangue inocente, ao dares a morte a David sem razo?. Saul atendeu s palavras de Jnatas e fez este juramento: To certo como o Senhor estar vivo, David no morrer. Ento Jnatas falou a David, referindo-lhe as palavras do rei. Depois trouxe David para junto de Saul e David continuou ao servio do rei como antes. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 55 (56), 2-3.9-10ab.10c-11.12-13 (R. 5b)

Refro: Em Deus confio e nada temo. Compadecei-Vos de mim, Senhor, porque os homens me calcam aos ps e lutam sem descanso para me oprimir. Os meus inimigos esmagam-me sem trguas so tantos, Altssimo, os que me fazem guerra. Vs contastes os passos da minha vida errante e recolhestes as minhas lgrimas. Recuaro os meus inimigos, no dia em que eu Vos invocar. Bem sei que Deus est por mim; e eu enalteo a palavra de Deus, enalteo a promessa do Senhor. Em Deus confio e nada temo: que podero fazer-me os homens? Meu Deus, hei-de cumprir as minhas promessas, oferecer-Vos-ei sacrifcios de aco de graas.

84

SEMANA II

ALELUIA

cf. 2 Tim 1, 10

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refro

EVANGELHO

Mc 3, 7-12

Os espritos impuros gritavam: Tu s o Filho de Deus. Jesus proibia-os severamente que o dessem a conhecer

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus retirou-Se com os seus discpulos a caminho do mar e acompanhou-O uma numerosa multido que tinha vindo da Galileia. Tambm da Judeia e de Jerusalm, da Idumeia e da Transjordnia e dos arredores de Tiro e de Sidnia, veio ter com Jesus uma grande multido, por ouvir contar tudo o que Ele fazia. Disse ento aos seus discpulos que Lhe preparassem uma barca, para que a multido no O apertasse. Como tinha curado muita gente, todos os que sofriam de algum padecimento corriam para Ele, a fim de Lhe tocarem. Os espritos impuros, quando viam Jesus, caam a seus ps e gritavam: Tu s o Filho de Deus. Ele, porm, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

85

SEXTA-FEIRA

LEITURA

1 Sam 24, 3-21

No levantarei a mo contra ele, porque o ungido do Senhor

Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, Saul tomou consigo trs mil homens escolhidos de todo o Israel e foi procura de David e da sua gente, junto ao Rochedo-dos-Cabritos-Monteses. Chegou a uns currais de ovelhas que se encontram beira do caminho e entrou numa gruta para satisfazer uma necessidade. David e os seus homens estavam sentados ao fundo da gruta. Os seus homens disseram-lhe: Hoje o dia em que o Senhor te diz: Entrego-te nas mos o teu inimigo: faz dele o que quiseres. David levantou-se e, sem ser pressentido, cortou um pedao da orla do manto de Saul. Mas depois, David sentiu o corao a bater forte por ter cortado um pedao da orla do manto de Saul. Disse ento aos seus homens: O Senhor me livre de fazer ao meu soberano uma coisa dessas, de levantar a mo contra ele, porque o ungido do Senhor. Com estas palavras, David conteve os seus homens e no os deixou atacar Saul. Saul abandonou a gruta e seguiu o seu caminho.

86

SEMANA II

Ento David levantou-se, saiu da gruta e gritou a Saul: Senhor, meu rei!. Saul olhou para trs e David inclinou a face at ao cho e prostrou-se. Depois David falou a Saul: Porque ds ouvidos queles que te dizem: David quer fazer-te mal? Hoje viste com os teus prprios olhos como o Senhor te entregou em minhas mos, dentro da gruta, e como eu te poupei, recusando matar-te. Eu disse: No levantarei a mo contra o meu soberano, porque ele o ungido do Senhor. Meu pai, v na minha mo um pedao do teu manto. Se cortei a orla do teu manto e no te matei, deves reconhecer que em mim no h maldade nem traio. Enquanto atentas contra mim, para me tirares a vida, eu no pratiquei qualquer falta contra ti. O Senhor seja nosso juiz, Ele me faa justia contra ti; mas eu no porei em ti as minhas mos. Como diz o antigo ditado: Dos maus vem a maldade; por isso no porei em ti as minhas mos. Contra quem se ps em campo o rei de Israel? Quem que tu persegues? Um co morto? Uma pulga? Seja o Senhor o juiz e decida entre ns; Ele examine e defenda a minha causa, me faa justia e me livre das tuas mos. Quando David acabou de dizer estas palavras, Saul perguntou: s realmente tu que ests a falar, meu filho David?. E, em altos brados, comeou a chorar. Depois disse a David: Tu s mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu tenho-te feito mal.

SEXTA-FEIRA

87

Hoje mostraste a tua bondade para comigo, pois o Senhor entregou-me nas tuas mos e tu no quiseste matar-me. Quando um homem encontra o seu inimigo, porventura o deixa seguir em paz o seu caminho? O Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. Agora sei que certamente sers rei e que o poder real em Israel ficar consolidado em tuas mos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 56 (57), 2.3-4.6 e 11 (R. 2a)

Refro: Tende piedade de mim, Senhor, tende piedade de mim. Tende piedade de mim, Deus, tende piedade, porque em Vs eu procuro refgio e me abrigo sombra das vossas asas, at que passe a tormenta. Clamo ao Deus Altssimo, a Deus que me enche de benefcios. Do Cu me enviar a salvao, Deus me enviar a sua bondade e fidelidade. Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza e sobre a terra fazei brilhar a vossa glria, porque aos cus se eleva a vossa bondade e at s nuvens a vossa fidelidade.

88

SEMANA II

ALELUIA

2 Cor 5, 19

Refro: Aleluia

Repete-se

Em Cristo, Deus reconcilia o mundo consigo e confiou-nos a palavra da reconciliao. Refro

EVANGELHO

Mc 3, 13-19

Chamou sua presena aqueles que entendeu

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus subiu a um monte. Chamou sua presena aqueles que entendeu e eles aproximaram-se. Escolheu doze, para andarem com Ele e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demnios. Escolheu estes doze: Simo, a quem ps o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, irmo de Tiago, aos quais ps o nome de Boanerges, isto , Filhos do trovo; Andr, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tom, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simo o Cananeu e Judas Iscariotes, que depois O traiu. Palavra da salvao.

SBADO

89

SBADO

LEITURA I

2 Sam 1, 1-4.11-12.19.23-27

Como sucumbiram os heris no combate!

Incio do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, David, ao voltar da vitria sobre os amalecitas, ficou dois dias em Siclag. Ao terceiro dia, chegou um homem que vinha do acampamento de Saul: trazia as vestes rasgadas e a cabea coberta de poeira. Ao chegar presena de David, prostrou-se por terra em profunda reverncia. David perguntou-lhe: De onde vens?. Ele respondeu: Escapei-me do acampamento de Israel. Disse David: Que aconteceu? Conta-me tudo. O homem respondeu: O exrcito fugiu do campo de batalha, muitos homens tombaram e o prprio Saul e seu filho Jnatas tambm pereceram. Ento David agarrou as suas vestes e rasgou-as e o mesmo fizeram todos os que estavam com ele. Depois lamentaram-se, choraram e jejuaram at tarde por Saul e seu filho Jnatas, pelo povo do Senhor e pela casa de Israel, porque tinham sucumbido ao fio da espada. E David exclamou: Como pereceram nos altos montes os que eram o teu esplendor, Israel! Como sucumbiram os heris!

90

SEMANA II

Saul e Jnatas, to amados e queridos, nem na vida nem na morte foram separados. Eram mais velozes do que as guias, mais valentes do que os lees. Filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestiu de prpura e linho e enfeitava de ouro os vossos vestidos. Como sucumbiram os heris no combate! Como pereceu Jnatas nos altos montes! Choro por ti, Jnatas, meu irmo. Eras o meu melhor amigo e para mim a tua amizade era mais maravilhosa que o amor de uma mulher. Como sucumbiram os heris, como pereceram estes valentes guerreiros!. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 79 (80), 2-3.5-7 (R. 4b)

Refro: Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos. Pastor de Israel, escutai, Vs que conduzis Jos como um rebanho. Vs que estais sobre os Querubins, aparecei frente de Efraim, Benjamim e Manasss. Despertai o vosso poder e vinde em nosso auxlio. Senhor, Deus do universo, at quando ardereis em clera, apesar da orao do vosso povo? Destes-nos a comer o po das lgrimas e a beber copioso pranto. Fizestes de ns objecto de contenda entre vizinhos e os inimigos zombam de ns.

SBADO

91

ALELUIA

cf. Actos 16, 14b

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Abri, Senhor, os nossos coraes, para recebermos a palavra do vosso Filho.

EVANGELHO

Mc 3, 20-21

Os seus parentes diziam: Est fora de Si

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus chegou a casa com os seus discpulos. E de novo acorreu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. Ao saberem disto, os parentes de Jesus puseram-se a caminho para O deter, pois diziam: Est fora de Si. Palavra da salvao.

SEMANA III

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 5, 1-7.10

Tu apascentars o meu povo de Israel

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, todas as tribos de Israel foram ter com David a Hebron e disseram-lhe: Ns somos dos teus ossos e da tua carne. J antes, quando Saul era o nosso rei, eras tu quem dirigia as entradas e sadas de Israel. E o Senhor disse-te: Tu apascentars o meu povo de Israel, tu sers o rei de Israel. Todos os ancios de Israel foram presena do rei, em Hebron. O rei David concluiu uma aliana com eles, em Hebron, diante do Senhor, e eles ungiram David como rei de Israel. David tinha trinta anos quando comeou a reinar e reinou durante quarenta anos. Em Hebron foi rei de Jud sete anos e seis meses e em Jerusalm foi rei de Israel e de Jud trinta e trs anos. David marchou com os seus homens sobre Jerusalm, contra os jebuseus, que habitavam na regio, e estes disseram-lhe: No entrars aqui! Os coxos e os cegos te ho-de repelir.

SEGUNDA-FEIRA

93

Queriam dizer: David no entrar aqui. Mas ele apoderou-se da fortaleza de Sio, que a Cidade de David. David tornava-se cada vez mais poderoso e o Senhor, Deus do Universo, estava com ele. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 88 (89), 20.21-22.25-26 (R. 25a)

Refro: Com ele estar a minha fidelidade e a minha graa. Falastes outrora aos vossos fiis e numa viso lhes dissestes: Impus uma coroa a um heri, exaltei um eleito de entre o meu povo. Encontrei a David, meu servo, ungi-o com leo santo. Estarei sempre a seu lado e com a minha fora o sustentarei. A minha fidelidade e minha bondade estaro com ele, pelo meu nome ser firmado o seu poder. Estenderei a sua mo sobre o mar e a sua direita sobre os rios.

ALELUIA

cf. 2 Tim 1, 10

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refro

94

SEMANA III

EVANGELHO

Mc 3, 22-30

Satans est perdido

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalm diziam: Est possesso de Belzebu, e ainda: pelo chefe dos demnios que Ele expulsa os demnios. Mas Jesus chamou-os e comeou a falar-lhes em parbolas: Como pode Satans expulsar Satans? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino no pode aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa no pode durar. Portanto, se Satans se levanta contra si mesmo e se divide, no pode subsistir: est perdido. Ningum pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: s ento poder saquear a casa. Em verdade vos digo: Tudo ser perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfmias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Esprito Santo nunca ter perdo: ser ru de pecado para sempre. Referia-Se aos que diziam: Est possesso dum esprito impuro. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

95

TERA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 6, 12b-15.17-19

David e toda a casa de Israel transportaram a arca do Senhor, com brados de alegria

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, David foi buscar a arca de Deus a casa de Obed-Edom e trouxe-a para a Cidade de David entre manifestaes de alegria. Quando os que levavam a arca do Senhor deram seis passos, imolou um boi e um vitelo cevado. David, cingido de humeral de linho, danava com todo o entusiasmo diante do Senhor. Assim David e toda a casa de Israel transportaram a arca do Senhor, com brados de alegria e ao som da trombeta. Introduziram a arca do Senhor e colocaram-na no seu lugar, no meio da tenda que David mandara construir para ela. Depois David ofereceu holocaustos e sacrifcios de comunho na presena do Senhor. Quando acabou de oferecer os holocaustos e os sacrifcios, David abenoou o povo em nome do Senhor do Universo. Mandou ento distribuir a todo o povo, a toda a multido de Israel, homens e mulheres, uma fogaa de po, um pedao de carne e um bolo de uvas. E em seguida todo o povo se retirou, cada um para sua casa. Palavra do Senhor.

96

SEMANA III

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 23 (24), 7.8.9.10 (R. cf. 8a)

Refro: O Senhor o Rei da glria. Levantai, portas, os vossos umbrais, alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem esse Rei da glria? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Levantai, portas, os vossos umbrais, alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem esse Rei da glria? O Senhor dos Exrcitos, Ele o Rei da glria.

ALELUIA

cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro

TERA-FEIRA

97

EVANGELHO

Mc 3, 31-35

Quem fizer a vontade de Deus esse meu irmo, minha irm e minha Me

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, chegaram casa onde estava Jesus, sua Me e seus irmos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multido estava sentada em volta dEle, quando Lhe disseram: Tua Me e teus irmos esto l fora tua procura. Mas Jesus respondeu-lhes: Quem minha Me e meus irmos?. E, olhando para aqueles que estavam sua volta, disse: Eis minha Me e meus irmos. Quem fizer a vontade de Deus esse meu irmo, minha irm e minha Me. Palavra da salvao.

98

SEMANA III

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 7, 4-17

Estabelecerei em teu lugar um descendente que h-de nascer de ti e consolidarei a tua realeza

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, o Senhor falou a Nat, dizendo: Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palcio para Eu habitar? Desde o dia em que tirei Israel do Egipto at hoje, nunca habitei numa casa, mas andava de um lado para o outro numa tenda e num tabernculo. Durante o tempo em que peregrinei com todos os filhos de Israel, perguntei porventura a alguns dos juzes de Israel, a quem estabeleci como pastores do meu povo: Porque no Me construs uma casa de cedro? Eis o que dirs ao meu servo David: Assim fala o Senhor do Universo: Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Dar-te-ei um nome to ilustre como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha receio e sem que os maus tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constitua juzes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos.

QUARTA-FEIRA

99

E o Senhor anuncia que te vai fazer uma casa: Quando chegares ao termo dos teus dias e fores repousar com os teus pais, estabelecerei em teu lugar um descendente que h-de nascer de ti e consolidarei a sua realeza. Ele construir um palcio ao meu nome e Eu consolidarei para sempre o seu trono real. Serei para ele um pai e ele ser para Mim um filho. Se praticar o mal, corrigi-lo-ei com varas de homens, com castigo de homens. Mas no retirarei dele a minha misericrdia, como fiz a Saul que afastei da minha presena. A tua casa e o teu reino permanecero para sempre diante de Mim. O teu trono ser firme para sempre. Nat comunicou fielmente a David todas as palavras desta revelao. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 88 (89), 4-5.27-28.29-30 (R. 29a)

Refro: A minha aliana com ele ser eterna. Conclu uma aliana com o meu eleito, fiz um juramento a David, meu servo: Conservarei a tua descendncia para sempre, estabelecerei o teu trono por todas as geraes. Ele Me invocar: Vs sois meu pai, meu Deus, meu Salvador. E Eu farei dele o primognito, o mais alto entre os reis da terra. Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, a minha aliana com ele ser irrevogvel. Conservarei a sua descendncia eternamente e o seu trono ter a durao dos cus.

100

SEMANA III

ALELUIA

Refro: Aleluia

Repete-se

A semente a palavra de Deus e o semeador Cristo: quem O encontra permanece para sempre. Refro

EVANGELHO

Mc 4, 1-20

O semeador saiu a semear

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus comeou a ensinar de novo beira mar. Veio reunir-se junto dEle to grande multido que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multido ficava em terra, junto ao mar. Ensinou-lhes ento muitas coisas em parbolas. E dizia-lhes no seu ensino: Escutai: Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu beira do caminho; vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde no havia muita terra; logo brotou, porque a terra no era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como no tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e no deu fruto. Outras sementes caram em boa terra e comearam a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um. E Jesus acrescentava: Quem tem ouvidos para ouvir, oia.

QUARTA-FEIRA

101

Quando ficou s, os que O seguiam e os Doze comearam a interrog-lO acerca das parbolas. Jesus respondeu-lhes: A vs foi dado a conhecer o mistrio do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes prope em parbolas, para que, ao olhar, olhem e no vejam, ao ouvir, oiam e no compreendam; seno, convertiam-se e seriam perdoados. Disse-lhes ainda: Se no compreendeis esta parbola, como haveis de compreender as outras parbolas? O semeador semeia a palavra. Os que esto beira do caminho, onde a palavra foi semeada, so aqueles que a ouvem, mas logo vem Satans e tira a palavra semeada neles. Os que recebem a semente em terreno pedregoso so aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas no tm raiz em si prprios, so inconstantes, e, ao chegar a tribulao ou a perseguio por causa da palavra, sucumbem imediatamente. Outros h que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a seduo das riquezas e todas as outras ambies entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto. E os que receberam a palavra em boa terra so aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um. Palavra da salvao.

102

SEMANA III

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 7, 18-19.24-29

Quem sou eu, Senhor Deus, e quem a minha casa?

Leitura do Segundo Livro de Samuel Depois de o profeta Nat ter comunicado a David as palavras da revelao divina, o rei apresentou-se diante do Senhor e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e quem a minha casa, para me terdes feito chegar at aqui? E como se isso fosse ainda pouco a vossos olhos, Senhor Deus, estendestes as vossas promessas casa do vosso servo para os tempos futuros. Estabelecestes solidamente Israel para ser o vosso povo para sempre e Vs, Senhor, Vos tornastes o seu Deus. Agora, Senhor Deus, confirmai para sempre a promessa que fizestes ao vosso servo e sua casa e fazei segundo a vossa palavra. Seja sempre exaltado o vosso nome com estas palavras: O Senhor do Universo o Deus de Israel; e a casa do vosso servo David permanea firme diante de Vs. Fostes Vs, Senhor do Universo, Deus de Israel, que fizestes esta revelao ao vosso servo: Eu te edificarei uma casa. Por isso ousou o vosso servo dirigir-Vos esta orao. Senhor, Vs que sois Deus e dizeis palavras de verdade, fizestes esta admirvel promessa ao vosso servo.

QUINTA-FEIRA

103

Agora dignai-Vos abenoar a casa do vosso servo, para que ela permanea sempre diante de Vs, porque Vs falastes, Senhor Deus, e pela vossa bno que a casa do vosso servo ser abenoada para sempre. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 131 (132), 1-2.3-5.11.12.13-14 (R. Lc 1, 32b)

Refro: O Senhor Deus lhe dar o trono de seu pai David. Lembrai-Vos de David, Senhor, e da sua grande piedade, como fez um voto ao Senhor, um voto ao Deus de Jacob: No entrarei na minha tenda, nem repousarei no meu leito, no deixarei dormir os meus olhos, nem descansar as minhas plpebras, enquanto no encontrar um lugar para o Senhor, um santurio para o Deus de Jacob. O Senhor fez um juramento a David e no voltar atrs: Colocarei no teu trono um descendente da tua famlia. Se os teus filhos guardarem a minha aliana e forem fiis s minhas ordens, tambm os filhos deles se sentaro para sempre no teu trono. O Senhor escolheu Sio, preferiu-a para sua morada: este para sempre o lugar do meu repouso, aqui habitarei, porque o escolhi.

104

SEMANA III

ALELUIA

Salmo 118 (119), 105

Refro: Aleluia

Repete-se

A vossa palavra, Senhor, farol para os meus passos e luz para os meus caminhos. Refro

EVANGELHO

Mc 4, 21-25

Traz-se a lmpada para ser posta no candelabro. Com a medida com que medirdes vos ser medido

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, disse Jesus multido: Quem traz uma lmpada para a pr debaixo do alqueire ou debaixo da cama? No se traz para ser posta no candelabro? Porque nada h escondido que no venha a descobrir-se, nem oculto que no aparea luz do dia. Se algum tem ouvidos para ouvir, oia. Disse-lhes tambm: Prestai ateno ao que ouvis: Com a medida com que medirdes vos ser medido e ainda vos ser acrescentado. Pois quele que tem dar-se-lhe-, mas quele que no tem at o que tem lhe ser tirado. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

105

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 11, 1-4a.5-10a.13-17

Desprezaste a minha palavra e tomaste como esposa a mulher de Urias

Leitura do Segundo Livro de Samuel No princpio daquele ano, na altura em que os reis costumam sair para a guerra, David mandou Joab, com os seus oficiais e todo o Israel, e eles devastaram a terra dos amonitas e puseram cerco a Rab. Mas David ficou em Jerusalm. Uma tarde em que se levantara do leito e andava a passear no terrao real, viu, do alto do terrao, uma mulher a banhar-se, uma mulher de grande formosura. David mandou colher informaes sobre ela e trouxeram-lhe esta resposta: Betsab, filha de Elio e esposa de Urias, o hitita. David mandou emissrios para que a trouxessem. Ela veio ao seu encontro e depois voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou informar David: Estou grvida. Ento David enviou esta mensagem a Joab: Manda-me Urias, o hitita. E Joab mandou Urias a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe informaes de Joab, do exrcito e da guerra. Depois disse-lhe: Desce a tua casa e descansa um pouco.

106

SEMANA III

Urias saiu do palcio real e atrs dele seguiu um presente do rei. Urias deitou-se porta do palcio, com todos os servos do rei, mas no desceu a sua casa. Foram informar David: Urias no desceu a sua casa. No dia seguinte, David convidou Urias para comer e beber consigo e fez que se embriagasse. Pela tarde, Urias saiu e foi deitar-se no seu leito, com os servos do rei, e no desceu a sua casa. Na manh seguinte, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por meio de Urias. Ele escreveu nessa carta: Coloca Urias no ponto mais perigoso da batalha e depois retirai-vos, para que seja atingido e morra. Joab, que cercava a cidade, colocou Urias num local onde sabia que estavam os guerreiros mais valentes. Os que defendiam a cidade saram para atacar Joab e morreram alguns do exrcito, entre os oficiais de David. E morreu tambm Urias, o hitita. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

107

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 50 (51), 3-4.5-6a.6bc-7.10-11 (R. cf. 3a)

Refro: Pecmos, Senhor: tende compaixo de ns. Ou: Tende compaixo de ns, Senhor, porque somos pecadores. Compadecei-Vos de mim, Deus, pela vossa bondade, pela vossa grande misericrdia apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas. Porque eu reconheo os meus pecados e tenho sempre diante de mim as minhas culpas. Pequei, Senhor, contra Vs, e fiz o mal diante dos vossos olhos. Assim justa a vossa sentena e recto o vosso julgamento. Porque eu nasci na culpa e minha me concebeu-me em pecado. Fazei-me ouvir uma palavra de jbilo e de alegria e exultem meus ossos que triturastes. Desviai o vosso rosto das minhas faltas e purificai-me de todos os meus pecados.

ALELUIA

cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro

108

SEMANA III

EVANGELHO

Mc 4, 26-34

O homem lana a semente e dorme, enquanto ela cresce, sem ele saber como

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, disse Jesus multido: O reino de Deus como um homem que lanou a semente terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque j chegou o tempo da colheita. Jesus dizia ainda: A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parbola o havemos de apresentar? como um gro de mostarda, que, ao ser semeado na terra, a menor de todas as sementes que h sobre a terra; mas, depois de semeado, comea a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do cu podem abrigar-se sua sombra. Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parbolas como estas, conforme eram capazes de entender. E no lhes falava seno em parbolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discpulos. Palavra da salvao.

SBADO

109

SBADO

LEITURA I

2 Sam 12, 1-7a.10-17

Pequei contra o Senhor

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, o Senhor enviou a David o profeta Nat. O profeta foi ter com ele e disse-lhe: Em certa cidade havia dois homens, um era rico e o outro era pobre. O rico tinha grande quantidade de ovelhas e bois. O pobre possua apenas uma ovelhinha que tinha comprado. Foi-a criando e ela cresceu junto dele com os seus filhos. Comia do seu po, bebia do seu copo, dormia ao seu colo: era como se fosse filha. Chegou ento um hspede casa do rico, mas este no quis tirar uma das suas ovelhas ou dos seus bois, para dar de comer ao hspede que chegara. Tomou a ovelha do pobre e mandou-a preparar para o seu hspede. David inflamou-se de clera contra aquele homem e disse a Nat: To certo como o Senhor estar vivo, aquele que assim procedeu digno de morte. Pagar quatro vezes a ovelha, por ter feito semelhante coisa e no ter tido corao.

110

SEMANA III

Ento Nat disse a David: Esse homem s tu. Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Agora a espada nunca se afastar da tua casa, porque Me desprezaste e tomaste a esposa de Urias, o hitita, para fazeres dela tua mulher. Assim fala o Senhor: Na tua prpria casa farei vir a desgraa sobre ti. Tomarei as tuas mulheres diante dos teus olhos e d-las-ei a outro que se deitar com elas luz do sol. Tu procedeste s ocultas, mas Eu farei tudo isto na presena de todo o Israel e luz do dia. Ento David disse a Nat: Pequei contra o Senhor. Nat respondeu-lhe: O Senhor perdoa o teu pecado: no morrers. Mas porque tanto ofendeste o Senhor com esta aco, o filho que te nasceu vai morrer. E Nat voltou para sua casa. O Senhor atingiu o menino que a mulher de Urias dera a David e ele caiu gravemente doente. David orou a Deus pela criana; jejuava rigorosamente, isolava-se e passava as noites deitado no cho. Os ancios da sua casa insistiram com ele para que se levantasse, mas David recusou e no quis tomar alimento com eles. Palavra do Senhor.

SBADO

111

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 50 (51), 12-13.14-15.16-17 (R. 12a)

Refro: Dai-me, Senhor, um corao puro. Ou: Criai em mim, Senhor, um corao puro. Criai em mim, Deus, um corao puro e fazei nascer dentro de mim um esprito firme. No queirais repelir-me da vossa presena e no retireis de mim o vosso esprito de santidade. Dai-me de novo a alegria da vossa salvao e sustentai-me com esprito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos e os transviados ho-de voltar para Vs. Meu Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado e a minha lngua proclamar a vossa justia. Abri, Senhor, os meus lbios e a minha boca anunciar o vosso louvor.

ALELUIA

Jo 3, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho unignito; quem acredita nEle tem a vida eterna.

Refro

112

SEMANA III

EVANGELHO

Mc 4, 35-41

Quem este homem, que at o vento e o mar lhe obedecem?

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discpulos: Passemos outra margem do lago. Eles deixaram a multido e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcaes. Levantou-se ento uma grande tormenta e as ondas eram to altas que enchiam a barca de gua. Jesus, popa, dormia com a cabea numa almofada. Eles acordaram-nO e disseram: Mestre, no Te importas que pereamos?. Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: Cala-te e est quieto. O vento cessou e fez-se grande bonana. Depois disse aos discpulos: Porque estais to assustados? Ainda no tendes f?. Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: Quem este homem, que at o vento e o mar Lhe obedecem?. Palavra da salvao.

SEMANA IV

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 15, 13-14.30; 16, 5-13a

Fujamos de Absalo. Deixai Semei amaldioar-me, se foi o Senhor quem lho ordenou

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, algum foi informar David: O corao dos homens de Israel est com teu filho Absalo. Ento David ordenou a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalm: Erguei-vos e fujamos, porque de outro modo no poderemos livrar-nos de Absalo. Parti sem demora, para que ele no nos apanhe desprevenidos, cause a nossa runa e passe a cidade ao fio da espada. Depois David subiu, chorando, o Monte das Oliveiras, com a cabea coberta e os ps descalos. E todo o povo que ia com ele levava a cabea coberta e subia chorando. Quando David chegou a Baurim, apareceu um homem pertencente famlia de Saul, chamado Semei, filho de Gera, que avanou a dizer maldies. Atirava pedras contra David e contra os seus servos, enquanto todo o povo e todos os valentes guerreiros caminhavam direita e esquerda do rei.

114

SEMANA IV

Semei amaldioava David, dizendo: Sai daqui, sai daqui, homem inquo e sanguinrio. O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da famlia de Saul, cujo trono usurpaste, e fez passar a realeza para as mos do teu filho Absalo. Tiveste o castigo que merecias, porque s um homem sanguinrio. Abisa, filho de Sarvia, disse ao rei: Porque h-de este co morto amaldioar o rei, meu senhor? Deixa-me ir cortar-lhe a cabea. O rei, porm, respondeu: Que vos importa isso, filho de Sarvia? Se o Senhor lhe ordenou que amaldioasse David, quem O pode censurar?. Depois David disse a Abisa e a todos os seus servos: Se um filho meu, nascido do meu prprio sangue, procura tirar-me a vida, quanto mais um homem de Benjamim! Deixai-o amaldioar, se foi o Senhor quem lho ordenou. Talvez o Senhor olhe para a minha aflio e transforme em bnos as maldies deste dia. David e os seus homens continuaram o seu caminho. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 3, 2-3.4-5.6-7 (R. 7b)

Refro: Erguei-Vos, Senhor, e salvai-me. Senhor, so tantos os meus inimigos, to numerosos os que se levantam contra mim! Muitos so os que dizem a meu respeito: Deus no o vai salvar. Vs, porm, Senhor, sois o meu protector, a minha glria e Aquele que me sustenta. Em altos brados clamei ao Senhor, Ele respondeu-me da sua montanha sagrada.

SEGUNDA-FEIRA

115

Deito-me e adormeo, e me levanto: sempre o Senhor me ampara. No temo a multido, que de todos os lados me cerca.

ALELUIA

Lc 7, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Apareceu no meio de ns um grande profeta: Deus visitou o seu povo. Refro


EVANGELHO Mc 5, 1- 20

Esprito impuro, sai desse homem

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os seus discpulos chegaram ao outro lado do mar, regio dos gerasenos. Logo que Ele desembarcou, saiu ao seu encontro, dos tmulos onde morava, um homem possesso de um esprito impuro. J ningum conseguia prend-lo, nem sequer com correntes, pois estivera preso muitas vezes com grilhes e cadeias e ele despedaava os grilhes e quebrava as cadeias. Ningum era capaz de domin-lo. Andava sempre, de dia e de noite, entre os tmulos e pelos montes, a gritar e a ferir-se com pedras. Ao ver Jesus de longe, correu a prostrar-se diante dEle e disse, clamando em alta voz: Que tens a ver comigo, Jesus, Filho de Deus Altssimo? Conjuro-Te, por Deus, que no me atormentes. Porque Jesus dizia-lhe: Esprito impuro, sai desse homem. E perguntou-lhe: Qual o teu nome?.

116

SEMANA IV

Ele respondeu: O meu nome Legio, porque somos muitos. E suplicava instantemente que no os expulsasse daquela regio. Ora, ali junto do monte, andava a pastar uma grande vara de porcos. Os espritos impuros pediram a Jesus: Manda-nos para os porcos e entraremos neles. Jesus consentiu. Ento os espritos impuros saram do homem e entraram nos porcos. A vara, que era de cerca de dois mil, lanou-se ao mar, do precipcio abaixo, e os porcos afogaram-se. Os guardadores fugiram e levaram a notcia cidade e aos campos; e, de l, vieram ver o que tinha acontecido. Ao chegarem junto de Jesus, viram, sentado e em perfeito juzo, o possesso que tinha tido a legio; e ficaram cheios de medo. Os que tinham visto narraram o que havia acontecido ao possesso e o que se passara com os porcos. Ento pediram a Jesus que Se retirasse do seu territrio. Quando Ele ia a subir para o barco, o homem que tinha sido possesso pediu-Lhe que o deixasse ir com Ele. Jesus no lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para casa, para junto dos teus, conta-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixo de ti. Ento ele foi-se embora e comeou a apregoar na Decpole o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

117

TERA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 18, 9-10.14b.24-25a.30 19, 3

Absalo, meu filho, quem me dera ter morrido em teu lugar

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, Absalo, depois da derrota do seu exrcito, encontrou-se por acaso com os homens de David. Ora o macho em que ia montado meteu-se por debaixo da ramaria de um grande carvalho. A cabeleira prendeu-se nos ramos e ele ficou suspenso entre o cu e a terra, enquanto o macho que ele montava seguiu para diante. Algum o viu e avisou Joab: Vi agora Absalo suspenso de um carvalho. Joab tomou trs dardos e cravou-os no peito de Absalo. Entretanto, David estava sentado entre as duas portas da cidade. A sentinela, que subira ao terrao da porta, sobre a muralha, ergueu os olhos e avistou um homem a correr sozinho. A sentinela gritou e avisou o rei. O rei observou: Se vem s, traz boas notcias. Depois disse ao homem que chegara: Retira-te para o lado e espera a. Ele afastou-se e esperou. Entretanto chegou um mensageiro etope, que disse: Trago boas notcias, rei, meu senhor. Hoje, Deus fez-te justia, ao livrar-te de todos os que se levantaram contra ti.

118

SEMANA IV

O rei perguntou ao etope: Est bem o jovem Absalo?. O etope respondeu: Tenham a sorte desse jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantaram contra ti para te fazerem mal. O rei ficou perturbado. Subiu ao aposento que ficava por cima da porta e comeou a chorar, dizendo: Meu filho Absalo! Meu filho! Meu filho Absalo! Quem me dera ter morrido em teu lugar! Meu filho Absalo! Meu filho!. Foram ento dizer a Joab: O rei est a chorar e a lamentar-se por causa de Absalo. Assim a vitria desse dia transformou-se em luto para todo o exrcito, ao saber que o rei estava consternado por causa de seu filho. Naquele dia, o exrcito entrou furtivamente na cidade, como fazem as tropas envergonhadas, quando fogem da batalha. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 85 (86), 1-2.3-4.5-6 (R. 1a)

Refro: Inclinai os vossos ouvidos e atendei-me, Senhor. Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e atendei-me, porque sou pobre e desvalido. Defendei a minha vida, pois Vos sou fiel, salvai o vosso servo que em Vs confia, meu Deus. Tende piedade de mim, Senhor, que a Vs clamo todo o dia. Alegrai a alma do vosso servo, porque a Vs, Senhor, elevo a minha alma.

TERA-FEIRA

119

Vs, Senhor, sois bom e indulgente, cheio de misericrdia para com todos os que Vos invocam. Ouvi, Senhor, a minha orao, atendei a voz da minha splica.

ALELUIA

Mt 8, 17

Refro: Aleluia

Repete-se

Cristo suportou as nossas enfermidades e tomou sobre Si as nossas dores. Refro

EVANGELHO

Mc 5, 21-43

Menina, Eu te ordeno: levanta-te

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se uma grande multido sua volta, e Ele deteve-se beira-mar. Chegou ento um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus ps e suplicou-Lhe com insistncia: A minha filha est a morrer. Vem impor-lhe as mos, para que se salve e viva. Jesus foi com ele, seguido por grande multido, que O apertava de todos os lados.

120

SEMANA IV

Ora, certa mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mos de vrios mdicos e gastara todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multido e tocou-Lhe por detrs no manto, dizendo consigo: Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada. No mesmo instante estancou o fluxo de sangue e sentiu no seu corpo que estava curada da doena. Jesus notou logo que sara uma fora de Si mesmo. Voltou-Se para a multido e perguntou: Quem tocou nas minhas vestes?. Os discpulos responderam-Lhe: Vs a multido que Te aperta e perguntas: Quem Me tocou?. Mas Jesus olhou em volta, para ver quem O tinha tocado. A mulher, assustada e a tremer, por saber o que lhe tinha acontecido, veio prostrar-se diante de Jesus e disse-Lhe a verdade. Jesus respondeu-lhe: Minha filha, a tua f te salvou. Ainda Ele falava, quando vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: A tua filha morreu. Porque ests ainda a importunar o Mestre?. Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: No temas; basta que tenhas f. E no deixou que ningum O acompanhasse, a no ser Pedro, Tiago e Joo, irmo de Tiago.

TERA-FEIRA

121

Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroo, com gente que chorava e gritava. Ao entrar, perguntou-lhes: Porqu todo este alarido e tantas lamentaes? A menina no morreu; est a dormir. Riram-se dEle. Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mo e disse: Talitha Kum, que significa: Menina, Eu te ordeno: levanta-te. Ela ergueu-se imediatamente e comeou a andar, pois j tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ningum soubesse do caso e mandou dar de comer menina. Palavra da salvao.

122

SEMANA IV

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

2 Sam 24, 2.8b-17

Fui eu que pequei, ao recensear o povo. Mas estes, que so o rebanho, que fizeram?

Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, David ordenou a Joab e aos chefes do seu exrcito: Ide por todas as tribos de Israel, desde Dan at Bersab, e fazei o recenseamento da populao, para que eu saiba qual o seu nmero. Nove meses e vinte dias depois, Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento: Israel contava oitocentos mil homens capazes de combater e Jud contava quinhentos mil. Feito o recenseamento do povo, David sentiu remorsos e disse ao Senhor: Pequei gravemente ao proceder deste modo. Mas agora, Senhor, dignai-Vos perdoar a falta do vosso servo, pois cometi uma grave loucura. Na manh seguinte, quando o rei se levantava, o Senhor dirigiu a palavra ao profeta Gad, vidente de David: Vai dizer a David: Assim fala o Senhor: Proponho-te trs castigos. Escolhe aquele que preferes e Eu o executarei.

QUARTA-FEIRA

123

Gad foi ter com David e referiu-lhe esta mensagem: Preferes trs anos de fome no teu pas, trs anos de derrotas ante o inimigo que te perseguir, ou trs dias de peste no teu reino? Agora reflecte e v o que devo responder quele que me enviou. David respondeu a Gad: Sinto-me em grande ansiedade. Antes cair nas mos do Senhor, porque grande a sua misericrdia, do que cair nas mos dos homens. Ento o Senhor enviou a peste a Israel, desde aquela manh at ao dia fixado. Morreram setenta mil homens do povo, desde Dan at Bersab. O Anjo estendeu tambm a mo sobre Jerusalm para a destruir, mas o Senhor compadeceu-se de tanta desgraa e disse ao Anjo que exterminava o povo: Basta! Agora retira a tua mo!. O Anjo do Senhor estava junto eira de Arana, o jebuseu. Ao ver como o Anjo exterminava o povo, David disse ao Senhor: Fui eu que pequei, sou eu o culpado. Mas estes, que so o rebanho, que mal fizeram? A vossa mo caia sobre mim e a minha famlia. Palavra do Senhor.

124

SEMANA IV

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 31 (32), 1-2.5.6.7 (R. cf. 5c)

Refro: Perdoai, Senhor, a culpa do meu pecado. Feliz daquele a quem foi perdoada a culpa e absolvido o pecado. Feliz o homem a quem o Senhor no acusa de iniquidade e em cujo esprito no h engano. Confessei-vos o meu pecado e no escondi a minha culpa. Disse: Vou confessar ao Senhor a minha falta, e logo me perdoastes a culpa do pecado. Por isso a Vs se dirige todo o fiel no tempo da tribulao. Quando transbordarem as guas caudalosas, s a ele no ho-de atingir. Vs sois o meu refgio, defendei-me dos perigos, fazei que minha volta s haja hinos de vitria.

ALELUIA

Lc 10, 27

Refro: Aleluia

Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor; Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refro

QUARTA-FEIRA

125

EVANGELHO

Mc 6, 1-6

Um profeta s desprezado na sua terra

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se sua terra e os discpulos acompanharam-nO. Quando chegou o sbado, comeou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mos? No Ele o carpinteiro, Filho de Maria, e irmo de Tiago, de Jos, de Judas e de Simo? E no esto as suas irms aqui entre ns?. E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: Um profeta s desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa. E no podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mos. Estava admirado com a falta de f daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando. Palavra da salvao.

126

SEMANA IV

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 2, 1-4.10-12

Vou seguir o caminho de todos os mortais. Tem coragem, Salomo, e procede como um homem

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Ao aproximar-se o dia da sua morte, David ordenou a seu filho Salomo: Vou seguir o caminho de todos os mortais. Tem coragem e procede como um homem. Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus. Segue os seus caminhos, cumprindo os seus preceitos, estatutos, normas e decretos, conforme est escrito na Lei de Moiss. Assim sers bem sucedido em todas as tuas obras e empreendimentos e o Senhor cumprir a promessa que me fez: Se os teus filhos procederem bem e caminharem fielmente na minha presena, com todo o corao e toda a alma, nunca te faltar um descendente no trono de Israel. David foi fazer companhia a seus pais no sono da morte e foi sepultado na Cidade de David. O reinado de David sobre Israel durou quarenta anos: em Hebron reinou sete anos e em Jerusalm trinta e trs. Salomo sentou-se no trono de seu pai David e a sua realeza consolidou-se firmemente. Palavra do Senhor.

QUINTA-FEIRA

127

SALMO RESPONSORIAL

1 Cr 29, 10-11ab.11c-12ab.12c-13 (R. 12b)

Refro: Meu Deus, Vs sois o Senhor de todo o universo. Bendito sejais, Senhor, para todo o sempre, Deus do nosso pai, Israel. A Vs, Senhor, a grandeza e o poder, a honra, a majestade e a glria. Tudo, no cu e na terra, Vos pertence, sois o Rei soberano de todas as coisas. De Vs nos vem a riqueza e a glria, sois Vs o Senhor de todo o universo. Na vossa mo est o poder e a fora, em vossas mos tudo se afirma e cresce. Ns Vos louvamos, Senhor, nosso Deus, e celebramos o vosso nome glorioso.

ALELUIA

Mc 1, 15

Refro: Aleluia

Repete-se

Est prximo o reino de Deus: arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refro

128

SEMANA IV

EVANGELHO

Mc 6, 7-13

Comeou a envi-los

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apstolos e comeou a envi-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a no ser o basto: nem po, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calados com sandlias, e no levassem duas tnicas. Disse-lhes tambm: Quando entrardes em alguma casa, ficai nela at partirdes dali. E se no fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes no vos ouvirem, ao sair de l, sacudi o p dos vossos ps como testemunho contra eles. Os Apstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demnios, ungiram com leo muitos doentes e curaram-nos. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

129

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Sir 47, 2-13 (gr. 2-11)

De todo o corao David entoou os louvores do Senhor, para mostrar o seu amor a Deus, seu Criador

Leitura do Livro de Ben-Sir Assim como separada a gordura da vtima no sacrifcio de comunho, assim David foi escolhido entre os filhos de Israel. Brincou no meio de lees, como se fossem cabritos, e no meio de ursos, como se fossem cordeiros. No foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e evitou a humilhao do seu povo, atirando com a funda uma pedra que abateu a arrogncia de Golias? Ele invocou o Senhor Altssimo, que deu fora sua mo direita, para derrubar um valente guerreiro e exaltar a honra do seu povo. Ento exaltaram-no por ter abatido dez mil, louvaram-no pelas bnos do Senhor e deram-lhe uma coroa de glria. Exterminou os inimigos que o rodeavam e aniquilou os seus adversrios filisteus, destruindo para sempre o seu poder. Em todas as suas obras prestou homenagem ao Santo, ao Altssimo, com palavras de glria. De todo o corao entoou os seus louvores, para mostrar o seu amor a Deus, seu Criador. Estabeleceu cantores diante do altar e as suas vozes entoavam suaves cnticos.

130

SEMANA IV

Deu grande esplendor s festas e a maior beleza aos tempos sagrados, quando os cantores celebravam o santo nome do Senhor, enchendo de harmonia o santurio desde o romper do dia. O Senhor perdoou as suas faltas, exaltou o seu poder para sempre, concedeu-lhe uma rgia aliana e um trono glorioso em Israel. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 17 (18), 31.47 e 49ac.50-51ab (R. cf. 47b)

Refro: Bendito seja Deus, meu salvador. O caminho de Deus perfeito, a palavra do Senhor provada. Deus um escudo protector para todos os que nEle confiam. Viva o Senhor, bendito seja o meu protector; exaltado seja Deus, meu salvador, que me libertou da ira dos meus inimigos e me salvou dos homens violentos. Senhor, eu Vos louvarei entre os povos e cantarei salmos ao vosso nome. O Senhor d ao seu Rei grandes vitrias e usa de bondade para com o seu Ungido.

SEXTA-FEIRA

131

ALELUIA

cf. Lc 8, 15

Refro: Aleluia

Repete-se

Felizes os que recebem a palavra de Deus de corao sincero e generoso e produzem fruto pela perseverana. Refro

EVANGELHO

Mc 6, 14-29

Joo, a quem mandei cortar a cabea, ressuscitou

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois a sua fama chegara a toda a parte e dizia-se: Joo Baptista ressuscitou dos mortos; por isso ele tem o poder de fazer milagres. Outros diziam: Elias. Outros diziam ainda: um profeta como os antigos profetas. Mas Herodes, ao ouvir falar de tudo isto, dizia: Joo, a quem mandei cortar a cabea, ressuscitou. De facto, Herodes mandara prender Joo e algem-lo no crcere, por causa de Herodades, a esposa de seu irmo Filipe, que ele tinha tomado por mulher. Joo dizia a Herodes: No podes ter contigo a mulher do teu irmo. Herodades odiava Joo Baptista e queria dar-lhe a morte, mas no podia, porque Herodes respeitava Joo, sabendo que era justo e santo, e por isso o protegia.

132

SEMANA IV

Quando o ouvia, ficava perturbado, mas escutava-o com prazer. Entretanto, chegou um dia oportuno, quando Herodes, no seu aniversrio natalcio, ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e s principais personalidades da Galileia. Entrou ento a filha de Herodades, que danou e agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse jovem: Pede-me o que desejares e eu to darei. E fez este juramento: Dar-te-ei o que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino. Ela saiu e perguntou me: Que hei-de pedir?. A me respondeu-lhe: Pede a cabea de Joo Baptista. Ela voltou apressadamente presena do rei e fez-lhe este pedido: Quero que me ds sem demora, num prato, a cabea de Joo Baptista. O rei ficou consternado, mas por causa do juramento e dos convidados, no quis recusar o pedido. E mandou imediatamente um guarda, com ordem de trazer a cabea de Joo. O guarda foi cadeia, cortou a cabea de Joo e trouxe-a num prato. A jovem recebeu-a e entregou-a me. Quando os discpulos de Joo souberam a notcia, foram buscar o seu cadver e deram-lhe sepultura. Palavra da salvao.

SBADO

133

SBADO

LEITURA I

1 Reis 3, 4-13

Dai, ao vosso servo um corao inteligente, para governar o vosso povo

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias o rei Salomo foi oferecer sacrifcios a Gabaon, porque era o principal dos altos lugares sagrados; Salomo ofereceu mil holocaustos sobre aquele altar. Em Gabaon, durante a noite, o Senhor apareceu em sonhos a Salomo e disse-lhe: Pede-Me o que quiseres. Salomo respondeu: Vs manifestastes grande benevolncia para com o vosso servo David, meu pai, porque ele andou na vossa presena com fidelidade, justia e rectido de corao. Mantivestes com ele to grande benevolncia que lhe destes um filho para suceder no seu trono, como acontece neste dia. Senhor, meu Deus, Vs fizestes reinar o vosso servo em lugar do meu pai David e eu sou muito novo e no sei como proceder. Este vosso servo est no meio do povo escolhido, um povo imenso, inumervel, que no se pode contar nem calcular. Dai, portanto, ao vosso servo um corao inteligente, para saber distinguir o bem do mal; pois, quem poderia governar este vosso povo to numeroso?.

134

SEMANA IV

Agradou ao Senhor esta splica de Salomo e disse-lhe: Porque foi este o teu pedido e j que no pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justia, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um corao sbio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haver depois de ti. Dar-te-ei tambm o que no pediste: dou-te riqueza e glria, de modo que, durante a tua vida, no haver, entre os reis, ningum como tu. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 118 (119), 9 e 10.11 e 12.13 e 14 (R. 12b)

Refro: Ensinai-me, Senhor, os vossos mandamentos. Como h-de o jovem manter puro o seu caminho? Guardando as vossas palavras. De todo o corao Vos procuro, no me deixeis afastar dos vossos mandamentos. Conservo a vossa palavra dentro do corao, para no pecar contra Vs. Bendito sejais, Senhor, ensinai-me os vossos decretos. Enuncio com os meus lbios todos os juzos da vossa boca. Sinto mais alegria em seguir as vossas ordens do que em todas as riquezas.

SBADO

135

ALELUIA

Jo 10, 27

Refro: Aleluia

Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor; Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refro

EVANGELHO

Mc 6, 30-34

Eram como ovelhas sem pastor

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, os Apstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ento Jesus disse-lhes: Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco. De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, ento, de barco para um lugar isolado, sem mais ningum. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a p para aquele lugar e chegaram l primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multido e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E comeou a ensinar-lhes muitas coisas. Palavra da salvao.

SEMANA V

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 8, 1-7.9-13

Colocaram a arca da aliana no Santo dos Santos e uma nuvem encheu o templo do Senhor

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias, o rei Salomo convocou sua presena, em Jerusalm, os ancios de Israel, os chefes das tribos e os chefes das famlias de Israel, para levarem da Cidade de David, que Sio, a arca da aliana do Senhor. Todos os homens de Israel se reuniram junto do rei Salomo, no ms de Etanim, que o stimo ms, durante a festa dos Tabernculos. Quando chegaram todos os ancios de Israel, os sacerdotes e os levitas pegaram na arca do Senhor. Transportaram-na juntamente com a Tenda da Reunio e todas as alfaias sagradas que nela se encontravam. O rei Salomo e toda a comunidade de Israel, reunida junto dele, diante da arca, ofereciam em sacrifcio tantos carneiros e bois que no se poderiam contar nem calcular.

SEGUNDA-FEIRA

137

Os sacerdotes colocaram a arca da aliana do Senhor no seu lugar, isto , na parte interior do templo, chamada Santo dos Santos, sob as asas dos querubins. Os querubins estendiam as asas por sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e os seus varais. Na arca no havia nada, alm das duas tbuas de pedra que Moiss, no monte Horeb, a tinha colocado: as tbuas da aliana que o Senhor estabeleceu com os filhos de Israel, quando eles saram da terra do Egipto. Logo que os sacerdotes saram do santurio, uma nuvem encheu o templo do Senhor e os sacerdotes no puderam continuar a exercer o seu ministrio por causa da nuvem: a glria do Senhor enchia o templo. Ento Salomo exclamou: O Senhor decidiu habitar na nuvem escura. Edifiquei-Vos, Senhor, uma casa para vossa morada, um lugar onde habitareis para sempre. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 131 (132), 6-7.8-10 (R. cf. 8a)

Refro: Levantai-Vos, Senhor, e entrai no vosso santurio. Ouvimos dizer que a arca estava em frata, encontrmo-la nas campinas de Jaar. Entremos no seu santurio, prostremo-nos a seus ps. Levantai-Vos, Senhor, e entrai no vosso repouso, Vs e a arca da vossa majestade. Revistam-se de justia os vossos sacerdotes, exultem de alegria os vossos fiis. Por amor de David, vosso servo, no afasteis o rosto do vosso Ungido.

138

SEMANA V

ALELUIA

cf. Mt 4, 23

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus proclamava o Evangelho do reino e curava todas as doenas entre o povo. Refro
EVANGELHO Mc 6, 53-56

Todos os que O tocavam ficavam curados

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os seus discpulos fizeram a travessia do lago e vieram para terra em Genesar, onde aportaram. Quando saram do barco, as pessoas reconheceram logo Jesus; ento percorreram toda aquela regio e comearam a trazer os doentes nos catres, para onde ouviam dizer que Ele estava. Nas aldeias, cidades ou casais onde Jesus entrasse, colocavam os enfermos nas praas pblicas e pediam que os deixasse tocar-Lhe ao menos na orla do manto. E todos os que O tocavam ficavam curados. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

139

TERA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 8, 22-23.27-30

Vs que dissestes:A estar o meu nome. atendei a splica do vosso povo, quando rezar neste lugar

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias, o rei Salomo, de p, diante do altar do Senhor, na presena de toda a assembleia de Israel, estendeu as mos para o Cu e disse: Senhor, Deus de Israel! No h nenhum Deus como Vs, nem l no alto dos cus, nem c em baixo sobre a terra. Vs sois fiel aliana e conservais a benevolncia para com os vossos servos, quando eles andam na vossa presena de todo o corao. Mas ser possvel que Deus habite com os homens na terra? Se os cus e os mais altos cus no podem abranger-Vos, muito menos esta casa que eu edifiquei! Estai atento, Senhor, meu Deus, prece e orao do vosso servo, escutai o apelo e a splica que hoje Vos dirige. Os vossos olhos estejam abertos, dia e noite, sobre esta casa, sobre este lugar do qual dissestes: A estar o meu nome.

140

SEMANA V

Escutai a orao que neste lugar Vos dirigir o vosso servo, atendei a splica do vosso servo e de Israel, vosso povo, quando eles rezarem neste lugar. Escutai da vossa morada no Cu; escutai e concedei o perdo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 83 (84), 3.4.5 e 10.11 (R. 2)

Refro: Como admirvel a vossa morada, Senhor do Universo! A minha alma suspira ansiosamente pelos trios do Senhor. O meu ser e a minha carne exultam no Deus vivo. At as aves do cu encontram abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente. Contemplai, Deus, nosso protector, ponde os olhos no rosto do vosso Ungido. Um dia em vossos trios vale por mais de mil longe de Vs. Antes quero ficar no vestbulo da casa do meu Deus, do que habitar nas tendas dos pecadores.

TERA-FEIRA

141

ALELUIA

Salmo 118 (119), 36a.29b

Refro: Aleluia

Repete-se

Inclinai o meu corao para as vossas ordens e dai-me a graa de cumprir a vossa lei. Refro

EVANGELHO

Mc 7, 1-13

Deixais o mandamento de Deus para vos prenderdes tradio dos homens

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, reuniu-se volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalm. Viram que alguns dos discpulos de Jesus comiam com as mos impuras, isto , sem as lavar. Na verdade, os fariseus e os judeus em geral s comem depois de lavar cuidadosamente as mos, conforme a tradio dos antigos. Ao voltarem da praa pblica, no comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradio, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre . Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: Porque no seguem os teus discpulos a tradio dos antigos, e comem sem lavar as mos?. Jesus respondeu-lhes: Bem profetizou Isaas a respeito de vs, hipcritas, como est escrito: Este povo honra-Me com os lbios, mas o seu corao est longe de Mim. vo o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam no passam de preceitos humanos.

142

SEMANA V

Vs deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes tradio dos homens. Jesus acrescentou: Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradio. Porque Moiss disse: Honra teu pai e tua me; e ainda: Quem amaldioar o seu pai ou a sua me deve morrer. Mas vs dizeis que se algum tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a me. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradio que transmitis. E fazeis muitas coisas deste gnero. Palavra da salvao.

QUARTA-FEIRA

143

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 10, 1-10

A rainha de Sab viu toda a sabedoria de Salomo

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias, a rainha de Sab ouviu falar na fama de Salomo e veio experiment-lo com enigmas. Entrou em Jerusalm com um numeroso squito, camelos carregados de perfumes, grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Ao chegar presena de Salomo, exps-lhe tudo o que tinha na mente. Salomo respondeu a todas as suas perguntas e no houve nada de obscuro que o rei no pudesse esclarecer. Vendo a rainha de Sab toda a sabedoria de Salomo, o palcio por ele construdo e as provises da sua mesa, as instalaes dos seus oficiais, o servio e as vestes do seu pessoal, os seus copeiros e os holocaustos que oferecia no templo do Senhor, ficou maravilhada e disse ao rei: Realmente era verdade o que ouvi dizer no meu pas acerca de ti e da tua sabedoria. Eu no quis acreditar no que diziam, antes de vir e ver com os meus olhos; mas de facto nem sequer me tinham dito a metade. Tu excedes em sabedoria e opulncia a fama que chegara aos meus ouvidos.

144

SEMANA V

Felizes os teus vassalos, felizes os teus servos, que esto sempre diante de ti e ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, teu Deus, que te manifestou a sua benevolncia, colocando-te no trono de Israel! pelo eterno amor que dedica a Israel que o Senhor te fez reinar, para exerceres o direito e a justia. Por fim, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, abundantssimos perfumes e pedras preciosas. Nunca se viram tantos perfumes como os que a rainha de Sab deu ao rei Salomo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 36 (37), 5-6.30-31.39-40 (R. 30a)

Refro: A boca do justo proclama a sabedoria. Confia ao Senhor o teu destino e tem confiana, que Ele actuar. Far brilhar a tua luz como a justia e como o sol do meio-dia os teus direitos. A boca do justo profere a sabedoria e a sua lngua proclama a justia. A lei de Deus est no seu corao e no vacila nos seus passos. A salvao dos justos vem do Senhor, Ele o seu refgio no tempo da tribulao. O Senhor os ajuda e defende, porque nEle procuraram refgio.

QUARTA-FEIRA

145

ALELUIA

cf. Jo 17, 17b.a

Refro: Aleluia

Repete-se

A vossa palavra, Senhor, a verdade: consagrai-nos na verdade. Refro

EVANGELHO

Mc 7, 14-23

O que sai do homem que o torna impuro

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus chamou de novo para junto de Si a multido e disse-lhes: Escutai-Me e procurai compreender. No h nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem que o torna impuro. Se algum tem ouvidos para ouvir, oia. Quando Jesus, ao deixar a multido, entrou em casa, os discpulos perguntaram-Lhe o sentido da parbola. Ele respondeu-lhes: Vs tambm no entendestes? No compreendeis que tudo o que de fora entra no homem no pode torn-lo impuro, porque no entra no corao, mas no ventre, e depois vai parar fossa?. Assim, Jesus declarava puros todos os alimentos.

146

SEMANA V

E continuou: O que sai do homem que o torna impuro; porque do interior dos homens que saem as ms intenes: imoralidades, roubos, assassnios, adultrios, ambies, injustias, fraudes, devassido, inveja, difamao, orgulho, insensatez. Todos estes vcios saem do interior do homem e so eles que o tornam impuro. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

147

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 11, 4-13

Porque no respeitaste a minha aliana, vou tirar-te o reino, mas darei uma tribo a teu filho, em ateno a David

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Quando Salomo envelheceu, as suas mulheres desviaram-lhe o corao para outros deuses e o seu corao j no pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como pertencera o de seu pai, David. Salomo prestou culto a Astart, divindade dos sidnios, e a Milcom, dolo dos amonitas. Praticou o que era desagradvel ao Senhor e no Lhe obedeceu inteiramente, como seu pai, David. Nesse tempo, Salomo chegou a construir, no monte que fica a leste de Jerusalm, um santurio a Camos, dolo de Moab, e a Moloc, dolo dos amonitas. E fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, que ofereciam incenso e sacrifcios aos seus deuses. O Senhor indignou-Se contra Salomo, porque o seu corao se desviara do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e lhe ordenara expressamente que no seguisse outros deuses. Mas o rei no cumpriu as ordens do Senhor.

148

SEMANA V

Ento o Senhor disse a Salomo: Porque procedeste assim para comigo e no respeitaste a minha aliana nem as ordens que te dei, vou tirar-te o reino e d-lo a um dos teus servos. No o farei, porm, durante a tua vida, em ateno a teu pai, David; mas vou arrebat-lo das mos do teu filho. No lhe tirarei todo o reino, mas deixarei uma tribo a teu filho, em ateno ao meu servo David e a Jerusalm, a cidade que Eu escolhi. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 105 (106), 3-4.35-36.37 e 40 (R. 4a)

Refro: Lembrai-Vos de ns, Senhor, por amor do vosso povo. Felizes os que observam o direito e praticam sempre o que justo. Lembrai-Vos de ns, Senhor, por amor do vosso povo, visitai-nos com a vossa salvao. Andaram com os pagos e imitaram os seus costumes. Prestaram culto aos seus dolos, que foram para eles uma armadilha. Imolaram aos demnios seus filhos e suas filhas. Por isso se inflamou a ira do Senhor contra o seu povo e Ele abominou a sua herana.

QUINTA-FEIRA

149

ALELUIA

Tg 1, 21bc

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Acolhei docilmente a palavra em vs plantada, que pode salvar as vossas almas.

EVANGELHO

Mc 7, 24-30

Os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianas

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se para a regio de Tiro e Sidnia. Entrou numa casa e no queria que ningum o soubesse. Mas no pde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um esprito impuro, ao ouvir falar dEle, veio prostrar-se a seus ps. A mulher era pag, siro-fencia de nascimento, e pediu-Lhe que expulsasse o demnio de sua filha. Mas Jesus respondeu-lhe: Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois no est certo tirar o po dos filhos para o lanar aos cachorrinhos. Ela, porm, disse: Senhor, tambm verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianas. Ento Jesus respondeu-lhe: Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demnio j saiu da tua filha. Ela voltou para casa e encontrou a criana deitada na cama. O demnio tinha sado. Palavra da salvao.

150

SEMANA V

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

1 Reis 11, 29-32; 12, 19

Israel separou-se da casa de David

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Naqueles dias, quando Jeroboo saa de Jerusalm, veio ao seu encontro o profeta Aas, de Silo, que trazia um manto novo. Estavam os dois sozinhos no campo. Aas pegou no manto novo que trazia e rasgou-o em doze pedaos, dizendo a Jeroboo: Toma para ti dez pedaos, porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: Vou tirar Salomo do seu reino e dar-te-ei dez tribos, ficando ele, no entanto, com uma tribo, em ateno ao meu servo David e a Jerusalm, a cidade que Eu escolhi entre as doze tribos de Israel. E as dez tribos de Israel separaram-se da casa de David, at ao dia de hoje. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

151

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 80 (81), 10-11ab.12-13.14-15 (R. cf. 11a.9a)

Refro: Eu sou o Senhor, teu Deus: escuta a minha voz. No ters contigo um deus alheio, nem adorars divindades estrangeiras. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto. Mas o meu povo no ouviu a minha voz, Israel no me quis obedecer. Por isso os entreguei dureza do seu corao e eles seguiram os seus caprichos. Oh se o meu povo Me escutasse, se Israel seguisse os meus caminhos, num instante esmagaria os seus inimigos, deixaria cair a mo sobre os seus adversrios.

ALELUIA

cf. Actos 16, 14b

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Abri, Senhor, o nosso corao, para recebermos a palavra do vosso Filho.

152

SEMANA V

EVANGELHO

Mc 7, 31-37

Faz que os surdos oiam e que os mudos falem

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus deixou de novo a regio de Tiro e, passando por Sidnia, veio para o mar da Galileia, atravessando o territrio da Decpole. Trouxeram-Lhe ento um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multido, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a lngua. Depois, erguendo os olhos ao Cu, suspirou e disse-lhe: Effath, que quer dizer Abre-te. Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a priso da lngua e comeou a falar correctamente. Jesus recomendou que no contassem nada a ningum. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: Tudo o que faz admirvel: faz que os surdos oiam e que os mudos falem. Palavra da salvao.

SBADO

153

SBADO

LEITURA I

1 Reis 12, 26-32; 13, 33-34

Jeroboo mandou fazer dois bezerros de ouro

Leitura do Primeiro Livro dos Reis Quando Jeroboo se tornou rei das dez tribos de Israel, pensou consigo: A realeza pode voltar para a casa de David. Se o povo continuar a subir a Jerusalm, para oferecer sacrifcios no templo do Senhor, o seu corao voltar para o seu soberano, Roboo, rei de Jud, e acabaro por matar-me. Depois de ter tomado conselho, Jeroboo mandou fazer dois bezerros de ouro e disse ao povo: No subireis mais a Jerusalm. Israel, aqui esto os teus deuses, que te fizeram sair da terra do Egipto. Colocou um bezerro em Betel e outro em Dan, o que constituiu uma ocasio de pecado para Israel, porque o povo ia a Dan, para adorar o bezerro. Jeroboo construiu santurios nos lugares altos e estabeleceu como sacerdotes homens do povo que no eram descendentes de Levi. Instituiu tambm uma festa no dia quinze do oitavo ms, semelhante festa celebrada em Jud, e ele prprio subiu ao altar que fizera em Betel, para oferecer sacrifcios aos bezerros feitos por ele. E estabeleceu em Betel sacerdotes para os lugares altos que tinha construdo.

154

SEMANA V

Jeroboo nunca se converteu do seu mau caminho e continuou a nomear como sacerdotes homens do povo. Dava a investidura a quem o quisesse, para se tornar sacerdote nos lugares altos. Semelhante procedimento fez pecar a casa de Jeroboo, causou a sua runa e o seu extermnio da face da terra. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 105 (106), 6-7a.19-20.21-22 (R. 4a)

Refro: Lembrai-Vos de ns, Senhor, por amor do vosso povo. Pecmos como os nossos pais, fizemos o mal e praticmos a impiedade. No Egipto no entenderam os vossos prodgios, no compreenderam a imensidade dos vossos favores. Fizeram um bezerro no Horeb e adoraram um dolo de metal fundido. Trocaram a sua glria pela figura de um boi que come feno. Esqueceram a Deus que os salvara, que realizara prodgios no Egipto, maravilhas na terra de Cam, feitos gloriosos no Mar Vermelho.
ALELUIA Mt 4, 4b

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Nem s de po vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

SBADO

155

EVANGELHO

Mc 8, 1-10

Comeram e ficaram saciados

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naqueles dias, juntou-se novamente uma grande multido e, como no tinham que comer, Jesus chamou os discpulos e disse-lhes: Tenho pena desta multido; h j trs dias que esto comigo e no tm que comer. Se os despedir sem alimento para suas casas, desfalecero no caminho, porque alguns vieram de longe. Responderam-Lhe os discpulos: Como se poderia saci-los de po, aqui num deserto?. Mas Jesus perguntou: Quantos pes tendes?. Eles responderam: Temos sete. Ento Jesus ordenou multido que se sentasse no cho. Depois tomou os sete pes e, dando graas, partiu-os e deu-os aos discpulos, para que os distribussem, e eles distriburam-nos multido. Tinham tambm alguns pequenos peixes. Jesus pronunciou sobre eles a bno e disse que os distribussem tambm. Comeram e ficaram saciados. Dos bocados que sobraram encheram sete cestos. Eram cerca de quatro mil pessoas. Ento Jesus despediu-os e, subindo para o barco com os discpulos, dirigiu-se para a regio de Dalmanut. Palavra da salvao.

SEMANA VI

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

Tg 1, 1-11

A vossa f, assim provada, produz a constncia, para serdes perfeitos e irrepreensveis

Incio da Epstola de So Tiago Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, sada as doze tribos que vivem na disperso. Meus irmos, considerai como motivo de grande alegria as diversas provaes por que tendes passado. Vs sabeis que a vossa f, assim provada, produz a constncia. A constncia, por sua vez, deve ser exercida plenamente, para serdes perfeitos e irrepreensveis, sem nenhuma deficincia. Se algum de vs tem falta de sabedoria, deve pedi-la a Deus, que a d a todos sem reserva nem recriminaes, e ela lhe ser concedida. Mas deve pedi-la com f, sem qualquer hesitao, pois aquele que hesita semelhante s ondas do mar, agitadas pelo vento e lanadas de um para outro lado.

SEGUNDA-FEIRA

157

Quem assim no pense que receber do Senhor coisa alguma, porque homem de esprito indeciso, inconstante em tudo o que faz. O irmo de condio humilde deve ter muita honra em se ver elevado por Deus e o rico em tomar uma posio modesta, porque passar como a flor do campo. Nasce o sol com os seus ardores e seca a erva; cai a flor e desaparece a sua formosura. Assim murchar o rico nos seus empreendimentos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 118 (119), 67-68.71-72.75-76 (R. 77a)

Refro: Desa sobre mim a vossa misericrdia, Senhor, e viverei. Errei antes de ser atribulado, mas agora cumpro a vossa palavra. Vs sois bom e generoso: ensinai-me os vossos decretos. Foi bom para mim ter sido atribulado, para aprender os vossos preceitos. Para mim vale mais a lei da vossa boca do que milhes em ouro e prata. Senhor, eu sei que os vossos juzos so justos e que a vossa fidelidade me pe prova. Console-me a vossa bondade, segundo a promessa que fizestes ao vosso servo.

158

SEMANA VI

ALELUIA

Jo 14, 6

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor. Ningum vai ao Pai seno por Mim. Refro

EVANGELHO

Mc 8, 11-13

Porque pede esta gerao um sinal?

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, apareceram alguns fariseus e comearam a discutir com Jesus. Para O porem prova, pediam-Lhe um sinal do cu. Jesus suspirou do fundo da alma e respondeu-lhes: Porque pede esta gerao um sinal? Em verdade vos digo: no se dar nenhum sinal a esta gerao. Depois deixou-os, voltou a subir para o barco e foi para a outra margem do lago. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

159

TERA-FEIRA

LEITURA I

Tg 1, 12-18

Deus no tenta ningum

Leitura da Epstola de So Tiago Feliz o homem que suporta com pacincia a provao, porque, vencida a prova, receber a coroa da vida, que o Senhor prometeu queles que O amam. Ningum diga, ao ser tentado: Deus que me tenta. Porque Deus no pode ser tentado pelo mal, nem tenta ningum. Cada um tentado pelos seus maus desejos, que o arrastam e seduzem. Depois, os maus desejos concebem e geram o pecado e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. No vos deixeis enganar, carssimos irmos. Toda a boa ddiva e todo o dom perfeito vm do alto, descem do Pai das luzes, no qual no h variao nem sombra de mudana. Foi Ele que nos gerou pela palavra da verdade, para sermos como primcias das suas criaturas. Palavra do Senhor.

160

SEMANA VI

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 93 (94), 12-13a.14-15.18-19 (R. 12a)

Refro: Feliz o homem a quem Vs ensinais, Senhor. Feliz o homem a quem Vs ensinais, Senhor, e instrus na vossa lei, para lhe dar a paz nos dias de angstia. O Senhor no rejeita o seu povo nem abandona a sua herana. Mas h-de julgar com justia e ho-de segui-la todos os coraes rectos. Quando digo: Os meus ps vacilam, a vossa bondade, Senhor, me sustenta. Quando se multiplicam as angstias do meu corao, as vossas consolaes reconfortam a minha alma.

ALELUIA

Jo 14, 23

Refro: Aleluia

Repete-se

Se algum Me ama, guardar a minha palavra, diz o Senhor: meu Pai O amar e faremos nele a nossa morada. Refro

TERA-FEIRA

161

EVANGELHO

Mc 8, 14-21

Tende cuidado com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, os discpulos esqueceram-se de arranjar comida e s tinham consigo um po no barco. Ento Jesus recomendou-lhes: Tende cuidado com o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes. Eles discutiam entre si, dizendo: Fala assim porque no temos po. Mas Jesus ouviu-os e disse-lhes: Porque estais a discutir que no tendes po? Ainda no entendeis nem compreendeis? Tendes o corao endurecido? Tendes olhos e no vedes, ouvidos e no ouvis? No vos lembrais quantos cestos de bocados recolhestes, quando Eu parti os cinco pes para as cinco mil pessoas?. Eles responderam: Doze. E quantos cestos de bocados recolhestes, quando reparti sete pes para as quatro mil pessoas?. Eles responderam: Sete. Disse-lhes ento Jesus: No entendeis ainda?. Palavra da salvao.

162

SEMANA VI

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 1, 19-27

Sede cumpridores da palavra e no apenas ouvintes

Leitura da Epstola de So Tiago Carssimos irmos: Cada qual seja pronto para ouvir, lento para falar e lento para se irar, porque a ira do homem no realiza a justia de Deus. Por isso, renunciando a toda a imundcie e a todos os vestgios de maldade, acolhei docilmente a palavra que em vs foi plantada e pode salvar as vossas almas. Sede cumpridores da palavra e no apenas ouvintes, pois seria enganar-vos a vs mesmos. Quem ouve a palavra e no a cumpre como algum que observa o seu rosto num espelho e, depois de observar a prpria fisionomia, vai-se embora e logo se esquece como era. Mas aquele que se aplica atentamente a considerar a lei perfeita, que a lei da liberdade, e nela persevera, sem ser um ouvinte que se esquece, mas que efectivamente a cumpre, esse encontrar a felicidade no seu modo de viver. Se algum se considera religioso e no refreia a prpria lngua engana-se a si mesmo e a sua religio v. A religio pura e sem mancha, aos olhos de Deus, nosso Pai, consiste em visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes e conservar-se limpo do contgio do mundo. Palavra do Senhor.

QUARTA-FEIRA

163

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 14 (15), 2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b)

Refro: Quem habitar, Senhor, no vosso santurio? Ou: Ensinai-nos, Senhor: quem habitar na vossa casa? O que vive sem mancha e pratica a justia e diz a verdade que tem no seu corao e guarda a sua lngua da calnia. O que no faz mal ao seu prximo, nem ultraja o seu semelhante, o que tem por desprezvel o mpio, mas estima os que temem o Senhor. O que no falta ao juramento mesmo em seu prejuzo e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais ser abalado.

ALELUIA

cf. Ef 1, 17-18

Refro: Aleluia

Repete-se

Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine os olhos do nosso corao, para conhecermos a esperana a que fomos chamados. Refro

164

SEMANA VI

EVANGELHO

Mc 8, 22-26

O cego ficou restabelecido e via tudo claramente

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os seus discpulos chegaram a Betsaida. Trouxeram-Lhe ento um cego, suplicando-Lhe que o tocasse. Jesus tomou o cego pela mo e levou-o para fora da localidade. Depois deitou-lhe saliva nos olhos, imps-lhe as mos e perguntou-lhe: Vs alguma coisa?. Ele abriu os olhos e disse: Vejo as pessoas, que parecem rvores a andar. Em seguida, Jesus imps-lhe novamente as mos sobre os olhos e ele comeou a ver bem: ficou restabelecido e via tudo claramente. Ento Jesus mandou-o para casa e disse-lhe: No entres sequer na povoao. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

165

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 2, 1-9

No escolheu Deus os pobres? Vs, porm, desprezais o pobre

Leitura da Epstola de So Tiago Meus irmos: A f em Nosso Senhor Jesus Cristo no deve admitir acepo de pessoas. Pode acontecer que na vossa assembleia entre um homem bem vestido e com anis de ouro e entre tambm um pobre e mal vestido. Talvez olheis para o homem bem vestido e lhe digais: Tu, senta-te aqui em bom lugar; e ao pobre: Tu, fica a de p; ou ento: Senta-te a, abaixo do estrado dos meus ps. No estareis a estabelecer distines entre vs e a tornar-vos juzes com maus critrios? Escutai, meus carssimos irmos: No escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na f e herdeiros do reino que prometeu queles que O amam? Vs, porm, desprezais o pobre. No so os ricos que vos oprimem e arrastam aos tribunais? No so eles que ultrajam o nome sublime que sobre vs foi invocado? Assim, se cumprirdes a lei rgia da Escritura: Amars o teu prximo como a ti mesmo, procedeis bem. Mas se fizerdes distino de pessoas, cometeis pecado, porque a Lei vos acusa como transgressores. Palavra do Senhor.

166

SEMANA VI

SALMO RESPONSORIAL

Refro: O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz. Ou: O Senhor ouviu o clamor do pobre. A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estar sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor: escutem e alegrem-se os humildes. Enaltecei comigo o Senhor e exaltemos juntos o seu nome. Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de toda a ansiedade. Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, o vosso rosto no se cobrir de vergonha. Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angstias.

Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7 (R. cf. 7a)

ALELUIA

cf. Jo 6, 63c.68c

Refro: Aleluia

Repete-se

As vossas palavras, Senhor, so Esprito e vida: Vs tendes palavras de vida eterna. Refro

QUINTA-FEIRA

167

EVANGELHO

Mc 8, 27-33

Tu s o Messias... O Filho do homem tem de sofrer muito

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discpulos para as povoaes de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: Quem dizem os homens que Eu sou?. Eles responderam: Uns dizem Joo Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas. Jesus ento perguntou-lhes: E vs, quem dizeis que Eu sou?. Pedro tomou a palavra e respondeu: Tu s o Messias. Ordenou-lhes ento severamente que no falassem dEle a ningum. Depois, comeou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos ancios, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar trs dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Ento, Pedro tomou-O parte e comeou a contest-lO. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discpulos, repreendeu Pedro, dizendo: Vai-te, Satans, porque no compreendes as coisas de Deus, mas s as dos homens. Palavra da salvao.

168

SEMANA VI

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 2, 14-24.26

Assim como o corpo sem alma est morto, tambm a f sem obras est morta

Leitura da Epstola de So Tiago Meus irmos: De que serve a algum dizer que tem f, se no tem obras? Poder essa f obter-lhe a salvao? Se um irmo ou uma irm no tiverem que vestir e lhes faltar o alimento de cada dia, e um de vs lhe disser: Ide em paz; aquecei-vos bem e saciai-vos, sem lhes dar o necessrio para o corpo, de que lhes servem as vossas palavras? Assim tambm a f sem obras est completamente morta. Mas dir algum: Tu tens a f e eu tenho as obras. Mostra-me a tua f sem obras, que eu, pelas obras, te mostrarei a minha f. Acreditas que h um s Deus? Muito bem! Os demnios tambm acreditam, mas tremem! Queres saber, homem insensato, como a f sem obras no vale nada? No foi Abrao, nosso pai, justificado pelas obras, quando ofereceu o seu filho Isaac no altar? Repara que a f cooperava com as obras e que pelas obras a sua f se tornou perfeita.

SEXTA-FEIRA

169

Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abrao acreditou em Deus e isto foi-lhe atribudo como justia; e Abrao foi chamado amigo de Deus. Como vedes, o homem justificado pelas obras e no somente pela f. Porque assim como o corpo sem alma est morto, tambm a f sem obras est morta. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 111 (112), 1-2.3-4.5-6 (R. cf. 1b)

Refro: Feliz o homem que ama e se alegra na lei do Senhor. Feliz o homem que teme o Senhor e ama ardentemente os seus preceitos. A sua descendncia ser poderosa sobre a terra, ser abenoada a gerao dos justos. Haver em sua casa abundncia e riqueza, a sua generosidade permanece para sempre. Brilha aos homens rectos, como luz nas trevas, o homem misericordioso, compassivo e justo. Ditoso o homem que se compadece e empresta e dispe das suas coisas com justia. Este jamais ser abalado; o justo deixar memria eterna.

170

SEMANA VI

ALELUIA

Jo 15, 15b

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu chamo-vos amigos, diz o Senhor, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Refro

EVANGELHO

Mc 8, 34 9, 1

Quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salv-la-

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus chamou a multido com os seus discpulos e disse-lhes: Se algum quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perd-la-; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salv-la-. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que daria o homem em troca da sua vida? Portanto, se algum se envergonhar de Mim e das minhas palavras no meio desta gerao infiel e pecadora, tambm o Filho do homem Se envergonhar dele, quando vier na glria de seu Pai, com os santos Anjos. Jesus declarou-lhes ainda: Em verdade vos digo: Alguns dos que esto aqui presentes no morrero, sem terem visto chegar o reino de Deus com o seu poder. Palavra da salvao.

SBADO

171

SBADO

LEITURA I

Tg 3, 1-10

A lngua, ningum a pode dominar

Leitura da Epstola de So Tiago Meus irmos: No queirais ser todos mestres, pois sabeis que estamos sujeitos a sentena mais severa, porque todos ns camos em muitas faltas. Aquele que no peca nas palavras realmente um homem perfeito, capaz de dominar todo o corpo. Se pusermos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeam, podemos dirigir todo o seu corpo. Vede tambm os navios: embora sejam de grande envergadura e impelidos por ventos impetuosos, so manobrados por um pequeno leme, ao sabor da vontade do piloto. Assim tambm a lngua: no passa de um pequeno membro; contudo, pode gloriar-se de grandes coisas. Vede como uma pequena falha incendeia uma grande floresta. Tambm a lngua fogo, um mundo de maldade. A lngua, que um dos nossos membros, contamina o corpo inteiro e abrasa toda a nossa existncia com o seu fogo infernal.

172

SEMANA VI

Os animais ferozes, as aves, os rpteis e os animais marinhos podem ser e tm sido dominados pela raa humana; mas a lngua, ningum a pode dominar. Flagelo sem repouso, est cheia de um veneno que mata. Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai e com ela amaldioamos os homens, criados imagem de Deus. Da mesma boca saem a bno e a maldio. Isto, meus irmos, no devia ser assim. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 11 (12), 2-3.4-5.7-8 (R. 8a)

Refro: Vs nos guardareis, Senhor. Socorro, Senhor: no h quem seja fiel, a lealdade desapareceu de entre os homens. Dizem mentiras uns aos outros, falam com adulao na boca e duplicidade no corao. Retalhe o Senhor todos os lbios enganadores, a lngua que fala com arrogncia, aqueles que dizem: Venceremos com a lngua, os nossos lbios nos defendero: quem ser senhor de ns?. As palavras do Senhor so sinceras, prata limpa no crisol, sete vezes purificada. Vs nos guardareis, Senhor, e defendereis para sempre dessa gerao.

SBADO

173

ALELUIA

cf. Mc 9, 6

Refro: Aleluia

Repete-se

Abriram-se os cus e ouviu-se a voz do Pai: Este o meu Filho muito amado: escutai-O. Refro

EVANGELHO

Mc 9, 2-13

Transfigurou-Se diante deles

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e Joo e subiu s com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moiss e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: Mestre, como bom estarmos aqui! Faamos trs tendas: uma para Ti, outra para Moiss, outra para Elias. No sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio ento uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: Este o meu Filho muito amado: escutai-O. De repente, olhando em redor, no viram mais ningum, a no ser Jesus, sozinho com eles.

174

SEMANA VI

Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que no contassem a ningum o que tinham visto, enquanto o Filho do homem no ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendao, mas discutiam entre si o que seria ressuscitar dos mortos. E perguntaram a Jesus: Porque dizem os escribas que primeiro tem de vir Elias? Jesus respondeu-lhes: certo que Elias vem primeiro para restaurar todas as coisas. Mas ento como que est escrito, a respeito do Filho do homem, que tem de sofrer muito e ser desprezado? Pois bem. Eu vos digo que Elias j veio; e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como est escrito a respeito dele. Palavra da salvao.

SEMANA VII

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

Tg 3, 13-18

Se guardais no corao esprito de discrdia, no vos orgulheis

Leitura da Epstola de So Tiago Carssimos: Quem sbio e inteligente mostre com o seu bom procedimento os frutos da sua sabedoria vivida com modstia. Mas se guardais no corao inveja mal entendida e esprito de discrdia, no vos orgulheis nem mintais contra a verdade. Esta sabedoria no desce do alto: terrena, animal e diablica. Porque, onde h inveja e rivalidade, tambm h desordem e toda a espcie de ms aces. Mas a sabedoria que vem do alto pura, pacfica, compreensiva e generosa, cheia de misericrdia e de boas obras, imparcial e sem hipocrisia. O fruto da justia semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz. Palavra do Senhor.

176

SEMANA VII

SALMO RESPONSORIAL

Refro: Os preceitos do Senhor so rectos e alegram o corao. A lei do Senhor perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor so firmes, do sabedoria aos simples.

Salmo 18 B (19B), 8.9.10.15 (R. 9 a)

Os preceitos do Senhor so rectos e alegram o corao; Os mandamentos do Senhor so claros e iluminam os olhos. O temor do Senhor puro e permanece eternamente; os juzos do Senhor so verdadeiros, todos eles so rectos. Aceitai as palavras da minha boca e os pensamentos do meu corao estejam na vossa presena: Vs, Senhor, sois o meu amparo e redentor.

ALELUIA

cf. 2 Tim 1, 10

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refro

SEGUNDA-FEIRA

177

EVANGELHO

Mc 9, 14-29

Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha pouca f

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus desceu do monte, com Pedro, Tiago e Joo. Ao chegarem junto dos outros discpulos, viram uma grande multido sua volta e os escribas a discutir com eles. Logo que viu Jesus, a multido ficou surpreendida e correu a saud-lO. Jesus perguntou-lhes: Que estais a discutir?. Algum Lhe respondeu do meio da multido: Mestre, eu trouxe-Te o meu filho, que tem um esprito mudo. Quando o esprito se apodera dele, lana-o por terra, e ele comea a espumar, range os dentes e fica rgido. Pedi aos teus discpulos que o expulsassem, mas eles no conseguiram. Tomando a palavra, Jesus disse-lhes: Oh gerao incrdula! At quando estarei convosco? At quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui. Levaram-no para junto dEle. Quando viu Jesus, o esprito sacudiu fortemente o menino, que caiu por terra e comeou a rebolar-se espumando. Jesus perguntou ao pai: H quanto tempo lhe sucede isto?. O homem respondeu-lhe: Desde pequeno. E muitas vezes o tem lanado ao fogo e agua para o matar. Mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixo de ns e socorre-nos. Jesus disse: Se posso?... Tudo possvel a quem acredita. Logo o pai do menino exclamou: Eu creio, mas ajuda a minha pouca f.

178

SEMANA VII

Ao ver que a multido corria para junto dEle, Jesus falou severamente ao esprito impuro: Esprito mudo e surdo, Eu te ordeno: sai deste menino e nunca mais entres nele. O esprito, soltando um grito, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitas pessoas afirmavam que tinha morrido. Mas Jesus tomou-o pela mo e levantou-o, e ele ps-se de p. Quando Jesus entrou em casa, os discpulos perguntaram-Lhe em particular: Porque no pudemos ns expuls-lo?. Jesus respondeu-lhes: Este gnero de espritos no se pode fazer sair, a no ser pela orao. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

179

TERA-FEIRA

LEITURA I

Tg 4, 1-10

Pedis e no recebeis, porque pedis mal

Leitura da Epstola de So Tiago De onde vm as guerras? De onde procedem os conflitos entre vs? No precisamente das paixes que lutam em vossos membros? Cobiais e nada conseguis: ento assassinais. Sois invejosos e no podeis obter nada: ento entrais em conflitos e guerras. Nada tendes, porque nada pedis. Pedis e no recebeis, porque pedis mal, pois o que pedis para satisfazer as vossas paixes. Oh criaturas infiis! No sabeis que a amizade pelo mundo inimizade para com Deus? Quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vo que a Escritura diz: Deus reclama para Si o Esprito que fez habitar em ns? Mas Ele concede uma graa maior e por isso a Escritura diz tambm: Deus resiste aos soberbos e d a sua graa aos humildes. Portanto, submetei-vos a Deus; resisti ao diabo e ele fugir de vs. Aproximai-vos de Deus e Ele Se aproximar de vs.

180

SEMANA VII

Lavai as vossas mos, pecadores; purificai os vossos coraes, almas indecisas. Reconhecei a vossa misria, cobri-vos de luto e chorai. Converta-se em pranto o vosso riso e em tristeza a vossa alegria. Humilhai-vos diante do Senhor e Ele vos exaltar. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 54 (55), 7-8.9-10a.10b-12a.23 (R. 23a)

Refro: Confia ao Senhor os teus cuidados e Ele te ajudar. Eu exclamo: Tivesse eu asas como a pomba, para voar e encontrar repouso. Ento fugiria para longe, buscaria refgio no deserto. Apressar-me-ia a encontrar abrigo contra o vendaval e a tempestade. Confundi-os, Senhor, dividi as suas lnguas. Porque s vejo na cidade discrdia e violncia; dia e noite fazem ronda sobre os muros, dentro reina a injustia e a astcia. Confia ao Senhor os teus cuidados e Ele te ajudar, porque no permitir que o justo vacile para sempre.

TERA-FEIRA

181

ALELUIA

Gal 6, 14

Refro: Aleluia

Repete-se

Toda a minha glria est na cruz do Senhor, por quem o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo. Refro
EVANGELHO Mc 9, 30-37

O Filho do homem vai ser entregue... Quem quiser ser o primeiro ser o servo de todos

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os seus discpulos caminhavam atravs da Galileia. Jesus no queria que ningum o soubesse; porque ensinava os discpulos, dizendo-lhes: O Filho do homem vai ser entregue s mos dos homens, que vo mat-lO; mas Ele, trs dias depois de morto, ressuscitar. Os discpulos no compreendiam aquelas palavras e tinham medo de O interrogar. Quando chegaram a Cafarnaum e j estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: Que discuteis no caminho?. Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Ento, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: Quem quiser ser o primeiro ser o ltimo de todos e o servo de todos. E, tomando uma criana, colocou-a no meio deles, abraou-a e disse-lhes: Quem receber uma destas crianas em meu nome a Mim que recebe; e quem Me receber no Me recebe a Mim, mas quele que Me enviou. Palavra da salvao.

182

SEMANA VII

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 4, 13-17

Que vem a ser, afinal, a vossa vida? Devereis antes dizer: Se o Senhor quiser

Leitura da Epstola de So Tiago Carssimos: Agora, escutai-me, vs que dizeis: Hoje ou amanh iremos a tal cidade, onde passaremos um ano, fazendo negcio e tirando lucro. Mas vs no sabeis o que traz o dia de amanh. Que vem a ser, afinal, a vossa vida? Sois como a neblina que aparece um momento e se esvai em seguida. Devereis antes dizer: Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo. Mas ao contrrio, envaideceis-vos com a vossa arrogncia. Toda a presuno desse gnero m. Assim, quem sabe fazer o bem e no o faz comete pecado. Palavra do Senhor.

QUARTA-FEIRA

183

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 48 (49), 2-3.6-7.8-10.11 (R. Mt 5, 3)

Refro: Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus. Povos todos, escutai, habitantes do mundo inteiro, prestai ouvidos, humildes e poderosos, ricos e pobres, todos juntos. Porque hei-de inquietar-me nos dias maus, quando me cerca a iniquidade dos perseguidores, dos que confiam na sua opulncia e se vangloriam na sua grande riqueza? O homem no pode pagar o seu resgate, no pode pagar a Deus a sua redeno. muito caro o resgate da sua vida e ele nunca pagar o suficiente, para prolongar indefinidamente a sua vida e no experimentar a corrupo da morte. V que morrem os sbios como perecem o ignorante e o insensato e deixam a outros a sua riqueza.
ALELUIA Jo 14, 6

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor: Ningum vai ao Pai seno por Mim. Refro

184

SEMANA VII

EVANGELHO

Mc 9, 38-40

Quem no contra ns por ns

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Joo disse a Jesus: Mestre, ns vimos um homem a expulsar os demnios em teu nome e procurmos impedir-lho, porque ele no anda connosco. Jesus respondeu: No o proibais; porque ningum pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem no contra ns por ns. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

185

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 5, 1-6

O salrio de que privastes os trabalhadores clama e os seus brados chegaram aos ouvidos do Senhor

Leitura da Epstola de So Tiago Agora, vs, ricos, chorai e lamentai-vos, por causa das desgraas que vo cair sobre vs. As vossas riquezas esto apodrecidas e as vossas vestes esto comidas pela traa. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem vai dar testemunho contra vs e devorar a vossa carne como fogo. Acumulastes tesouros no fim dos tempos. Privastes do salrio os trabalhadores que ceifaram as vossas terras. O seu salrio clama; e os brados dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do Universo. Levastes na terra uma vida regalada e libertina, cevastes os vossos coraes para o dia da matana. Condenastes e matastes o justo e ele no vos resiste. Palavra do Senhor.

186

SEMANA VII

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 48 (49), 14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R. Mt 5, 3)

Refro: Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus. Este o destino dos que em si confiam, o fim daqueles que se comprazem em suas palavras. Como rebanho caminham para o abismo e a morte o seu pastor. Descero directamente ao sepulcro e a sua imagem em breve se corromper. Deus, porm, me salvar, porque me livrar das garras do abismo. No te irrites se algum enriquece e aumenta a riqueza da sua casa. Quando morrer, nada levar consigo, a sua fortuna no o acompanhar. Ainda que em vida se felicitasse: Louvar-te-o porque trataste bem de ti, no deixar de ir para a companhia de seus pais, que jamais vero a luz.

ALELUIA

cf. 1 Tes 2, 13

Refro: Aleluia.

Repete-se.

Escutai o que diz o Senhor, no como palavra dos homens, mas como palavra de Deus. Refro

QUINTA-FEIRA

187

EVANGELHO

Mc 9, 41-50

melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mos e ir para a Geena

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Quem vos der a beber um copo de gua, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que no perder a sua recompensa. Se algum escandalizar algum destes pequeninos que crem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoo uma dessas ms movidas por um jumento e o lanassem ao mar. Se a tua mo para ti ocasio de pecado, corta-a; porque melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mos e ir para a Geena, para esse fogo que no se apaga. E se o teu p para ti ocasio de pecado, corta-o; porque melhor entrar coxo na vida do que ter os dois ps e ser lanado na Geena. E se um dos teus olhos para ti ocasio de pecado, deita-o fora; porque melhor entrar no reino de Deus s com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lanado na Geena, onde o verme no morre e o fogo nunca se apaga. Na verdade, todos sero salgados com fogo. O sal coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temper-lo? Tende sal em vs mesmos e vivei em paz uns com os outros. Palavra da salvao.

188

SEMANA VII

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

Tg 5, 9-12

Eis que o Juiz est porta

Leitura da Epstola de So Tiago Irmos: No vos queixeis uns dos outros, a fim de no serdes julgados. Eis que o Juiz est porta. Irmos, tomai como exemplos de sofrimento e de pacincia os profetas que falaram em nome do Senhor. Ns proclamamos felizes aqueles que foram perseverantes. Ouvistes falar da perseverana de Job e sabeis qual o fim que o Senhor lhe concedeu, porque o Senhor compassivo e misericordioso. Sobretudo, irmos, no jureis nem pelo cu nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja sim o vosso sim e no o vosso no, para no vos expordes ao julgamento. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

189

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 102 (103), 1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)

Refro: O Senhor clemente e cheio de compaixo. Ou: Senhor, sois um Deus clemente e compassivo. Bendiz, minha alma, o Senhor e todo o meu ser bendiga o seu nome santo. Bendiz, minha alma, o Senhor e no esqueas nenhum dos seus benefcios. Ele perdoa todos os teus pecados e cura as tuas enfermidades. Salva da morte a tua vida e coroa-te de graa e misericrdia. O Senhor clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. No est sempre a repreender nem guarda ressentimento. Como a distncia da terra aos cus, assim grande a sua misericrdia para os que O temem. Como o Oriente dista do Ocidente, assim Ele afasta de ns os nossos pecados.

ALELUIA

cf. Jo 17, 17b.a

Refro: Aleluia

Repete-se

A vossa palavra, Senhor, a verdade: consagrai-nos na verdade. Refro

190

SEMANA VII

EVANGELHO

Mc 10, 1-12

No separe o homem o que Deus uniu

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus ps-Se a caminho e foi para o territrio da Judeia, alm do Jordo. Voltou a reunir-se uma grande multido junto de Jesus e Ele, segundo o seu costume, comeou de novo a ensin-la. Aproximaram-se ento de Jesus uns fariseus, que, para O porem prova, Lhe perguntaram: Pode um homem repudiar a sua mulher?. Jesus disse-lhes: Que vos ordenou Moiss?. Eles responderam: Moiss permitiu que se passasse um certificado de divrcio para se repudiar a mulher. Jesus disse-lhes: Foi por causa da dureza do vosso corao que ele vos deixou essa lei. Mas, no princpio da criao, Deus f-los homem e mulher. Por isso, o homem deixar pai e me para se unir sua esposa, e os dois sero uma s carne. Deste modo, j no so dois, mas uma s carne. Portanto, no separe o homem o que Deus uniu. Em casa, os discpulos interrogaram-nO de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes ento: Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultrio contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultrio. Palavra da salvao.

SBADO

191

SBADO

LEITURA I

Tg 5, 13-20

A orao perseverante do justo tem muito poder

Leitura da Epstola de So Tiago Carssimos: Sofre algum no meio de vs? Reze. Sente-se algum alegre? Cante. Est doente algum entre vs? Mande chamar os presbteros da Igreja para que orem por ele, ungindo-o com leo em nome do Senhor. A orao feita com f salvar o enfermo e o Senhor o restabelecer; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A orao persistente do justo tem muito poder. Elias era um homem semelhante a ns: orou com insistncia para que no chovesse e no choveu sobre a terra durante trs anos e trs meses. Orou novamente e o cu fez cair a chuva e a terra deu o seu fruto. Meus irmos, se algum de vs se afastar da verdade e outro o converter, sabei que aquele que reconduz um pecador do erro verdade salvar a sua alma da morte e obter o perdo de muitos pecados. Palavra do Senhor.

192

SEMANA VII

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 140 (141), 1-2.3 e 8 (R. cf. 2a)

Refro: Suba at Vs, Senhor, a minha orao, como fumo de incenso. Senhor, a Vs clamo, socorrei-me sem demora, escutai a minha voz quando Vos invoco. Suba at Vs a minha orao como incenso, elevem-se as minhas mos como oblao da tarde. Guardai, Senhor, a minha boca, defendei a porta dos meus lbios. Para Vs, Senhor, se voltam os meus olhos: em Vs me refugio, no me desampareis.

ALELUIA

cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro

SBADO

193

EVANGELHO

Mc 10, 13-16

Quem no acolher o reino de Deus como uma criana no entrar nele

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, apresentaram a Jesus umas crianas para que Ele lhes tocasse, mas os discpulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: Deixai vir a Mim as criancinhas, no as estorveis: dos que so como elas o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem no acolher o reino de Deus como uma criana, no entrar nele. E, abraando-as, comeou a abeno-las, impondo as mos sobre elas. Palavra da salvao.

SEMANA VIII
SEGUNDA-FEIRA
LEITURA I 1 Pedro 1, 3-9

Sem verdes ainda a Cristo, vs O amais. E isto para vs uma fonte de alegria inefvel

Leitura da Primeira Epstola de So Pedro Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na sua grande misericrdia, nos fez renascer, pela ressurreio de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperana viva, para uma herana que no se corrompe, nem se mancha, nem desaparece. Esta herana est reservada nos Cus para vs, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a f, para a salvao que se vai revelar nos ltimos tempos. Isto vos enche de alegria, embora vos seja preciso ainda, por pouco tempo, passar por diversas provaes, para que a prova a que submetida a vossa f muito mais preciosa que o ouro perecvel, que se prova pelo fogo seja digna de louvor, glria e honra, quando Jesus Cristo Se manifestar. Sem O terdes visto, vs O amais; sem O ver ainda, acreditais nEle. E isto para vs fonte de uma alegria inefvel e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa f: a salvao das vossas almas. Palavra do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA

195

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 110 (111), 1-2.5-6.9 e 10c (R. 5b)

Refro: O Senhor jamais esquecer a sua aliana. Ou: Aleluia. Louvarei o Senhor de todo o corao, no conselho dos justos e na assembleia. Grandes so as obras do Senhor, admirveis para os que nelas meditam. Deu sustento queles que O temem e jamais esquecer a sua aliana. Fez ver ao seu povo as suas obras, para lhe dar a herana das naes. Enviou a redeno ao seu povo, firmou com ele uma aliana eterna. Santo e venervel o seu nome; o louvor do Senhor permanece eternamente.
ALELUIA 2 Cor 8, 9

Refro: Aleluia

Repete-se Refro
Mc 10, 17-27

Jesus Cristo, sendo rico, fez-Se pobre, para nos enriquecer na sua pobreza.
EVANGELHO

Vende o que tens e segue-Me

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, ia Jesus pr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante dEle e Lhe perguntou: Bom Mestre, que hei-de fazer para alcanar a vida eterna?.

196

SEMANA VIII

Jesus respondeu: Porque Me chamas bom? Ningum bom seno Deus. Tu sabes os mandamentos: No mates; no cometas adultrio; no roubes; no levantes falso testemunho; no cometas fraudes; honra pai e me. O homem disse a Jesus: Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude. Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, d o dinheiro aos pobres e ters um tesouro no Cu. Depois, vem e segue-Me. Ao ouvir estas palavras, o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Ento Jesus, olhando sua volta, disse aos discpulos: Como ser difcil para os que tm riquezas entrar no reino de Deus!. Os discpulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: Meus filhos, como difcil entrar no reino de Deus! mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: Quem pode ento salvar-se?. Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: Aos homens impossvel, mas no a Deus, porque a Deus tudo possvel. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

197

TERA-FEIRA

LEITURA I

1 Pedro 1, 10-16

Os Profetas predisseram a graa a vs destinada; por isso, sede vigilantes e ponde nela toda a vossa esperana

Leitura da Primeira Epstola de So Pedro Carssimos: A salvao das almas foi objecto das investigaes e meditaes dos Profetas que predisseram a graa a vs destinada. Procuravam descobrir a que tempo e circunstncias se referia o Esprito de Cristo que estava neles, quando predizia os sofrimentos de Cristo e as glrias que se lhes haviam de seguir. Foi-lhes revelado que no era para eles, mas para vs, que no seu ministrio transmitiam essa mensagem. essa mensagem que agora vos anunciam aqueles que, movidos pelo Esprito Santo enviado do Cu, vos pregam o Evangelho, o qual os prprios Anjos desejam contemplar. Por isso, tende o vosso esprito alerta e sede vigilantes; ponde toda a vossa esperana na graa que vos ser concedida, quando Jesus Cristo Se manifestar. Como filhos obedientes, no vos conformeis com os desejos de outrora, quando viveis na ignorncia.

198

SEMANA VIII

Mas, semelhana do Deus santo que vos chamou, sede santos, vs tambm, em todas as vossas aces, como est escrito: Sede santos, porque Eu sou santo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)

Refro: O Senhor revelou a sua salvao. Cantai ao Senhor um cntico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mo e o seu santo brao Lhe deram a vitria. O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvao do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

ALELUIA

cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro

TERA-FEIRA

199

EVANGELHO

Mc 10, 28-31

Recebereis cem vezes mais, j neste mundo, juntamente com perseguies, e, no mundo futuro, a vida eterna

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Pedro comeou a dizer a Jesus: V como ns deixmos tudo para Te seguir. Jesus respondeu: Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmos, irms, me, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receber cem vezes mais, j neste mundo, em casas, irmos, irms, mes, filhos e terras, juntamente com perseguies, e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros sero os ltimos e muitos dos ltimos sero os primeiros. Palavra da salvao.

200

SEMANA VIII

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

1 Pedro 1, 18-25

Fostes resgatados pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem mancha

Leitura da Primeira Epstola de So Pedro Carssimos: Lembrai-vos que no foi por coisas corruptveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da v maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criao do mundo e manifestado nos ltimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glria, para que a vossa f e a vossa esperana estejam em Deus. Obedecendo verdade, purificastes as vossas almas para vos amardes sinceramente como irmos. Amai-vos intensamente uns aos outros de todo o corao, porque vs renascestes, no de uma semente corruptvel, mas incorruptvel, que a palavra de Deus, viva e eterna. Na verdade, todo o ser mortal como a erva e todo o seu esplendor como a flor da erva. A erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece eternamente. Esta a palavra que vos foi anunciada. Palavra do Senhor.

QUARTA-FEIRA

201

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 147, 12-13.14-15.19-20 (R. 12a)

Refro: Jerusalm, louva o teu Senhor. Ou: Aleluia. Glorifica, Jerusalm, o Senhor, louva, Sio, o teu Deus. Ele reforou as tuas portas e abenoou os teus filhos. Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor da farinha. Envia terra a sua palavra, corre veloz a sua mensagem. Revelou a sua palavra a Jacob, suas leis e preceitos a Israel. No fez assim com nenhum outro povo, a nenhum outro manifestou os seus juzos.

ALELUIA

Mc 10, 45

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

O Filho do homem veio para servir e dar a vida pela redeno de todos.

202

SEMANA VIII

EVANGELHO

Mc 10, 32-45

Subimos para Jerusalm e o Filho do homem ser entregue

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os discpulos subiam a caminho de Jerusalm. Jesus ia sua frente. Os discpulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo. Jesus tomou ento novamente os Doze consigo e comeou a dizer-lhes o que Lhe ia acontecer: Vede que subimos para Jerusalm e o Filho do homem ser entregue aos prncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vo conden-lO morte e entreg-lO aos gentios; ho-de escarnec-lO, cuspir-Lhe, aoit-lO e dar-Lhe a morte. Mas ao terceiro dia ressuscitar. Tiago e Joo, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: Mestre, ns queremos que nos faas o que Te vamos pedir. Jesus respondeu-lhes: Que quereis que vos faa?. Eles responderam: Concede-nos que, na tua glria, nos sentemos um tua direita e outro tua esquerda. Disse-lhes Jesus: No sabeis o que pedis. Podeis beber o clice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?. Eles responderam-Lhe: Podemos.

QUARTA-FEIRA

203

Ento Jesus disse-lhes: Bebereis o clice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se minha direita ou minha esquerda no Me pertence a Mim conced-lo; para aqueles a quem est reservado. Os outros dez, ouvindo isto, comearam a indignar-se contra Tiago e Joo. Jesus chamou-os e disse-lhes: Sabeis que os que so considerados como chefes das naes exercem domnio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. No deve ser assim entre vs: quem entre vs quiser tornar-se grande, ser vosso servo, e quem quiser entre vs ser o primeiro, ser escravo de todos; porque o Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redeno de todos. Palavra da salvao.

204

SEMANA VIII

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

1 Pedro 2, 2-5.9-12

Vs sois sacerdcio real, nao santa, para anunciar os louvores de Deus que vos chamou

Leitura da Primeira Epstola de So Pedro Carssimos: Como crianas recm-nascidas, desejai ardentemente o leite espiritual e puro, a fim de crescerdes, por ele, para a salvao, uma vez que saboreastes como o Senhor bom. Aproximai-vos dEle, que a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. E vs mesmos, como pedras vivas, entrai na construo deste templo espiritual, para constituirdes um sacerdcio santo, destinado a oferecer sacrifcios espirituais, agradveis a Deus por Jesus Cristo. Vs sois gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo adquirido por Deus para anunciar os louvores dAquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirvel. Vs que outrora no reis seu povo, agora sois povo de Deus; vs que outrora no tnheis alcanado misericrdia, agora alcanastes misericrdia. Carssimos, eu vos exorto, como estrangeiros e peregrinos que sois neste mundo, a repelir os desejos carnais, que lutam contra a alma.

QUINTA-FEIRA

205

Tende no meio dos gentios um bom comportamento; deste modo, aqueles que vos caluniam como malfeitores vero as vossas boas obras e daro glria a Deus no dia em que Ele Se manifestar. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 99 (100), 2.3.4.5 (R. 2c)

Refro: Vinde presena do Senhor com cnticos de alegria. Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cnticos de jbilo. Sabei que o Senhor Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Entrai pelas suas portas, dando graas, penetrai em seus trios com hinos de louvor, glorificai-O, bendizei o seu nome. Porque o Senhor bom, eterna a sua misericrdia, a sua fidelidade estende-se de gerao em gerao.
ALELUIA Jo 8, 12

Refro: Aleluia

Repete-se Refro

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; quem Me segue ter a luz da vida.

206

SEMANA VIII

EVANGELHO

Mc 10, 46-52

Mestre, que eu veja

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jeric com os discpulos e uma grande multido, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazar que passava, comeou a gritar: Jesus, Filho de David, tem piedade de mim. Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: Filho de David, tem piedade de mim. Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram ento o cego e disseram-lhe: Coragem! Levanta-te, que Ele est a chamar-te. O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: Que queres que Eu te faa?. O cego respondeu-Lhe: Mestre, que eu veja. Jesus disse-lhe: Vai: a tua f te salvou. Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA

207

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

1 Pedro 4, 7-13

Sede bons administradores da graa de Deus, to variada nas suas formas

Leitura da Primeira Epstola de So Pedro Carssimos: O fim de todas as coisas est prximo. Sede prudentes e sbrios, para vos dedicardes orao. Sobretudo, conservai uma caridade intensa uns para com os outros, porque a caridade cobre a multido dos pecados. Praticai entre vs a hospitalidade, sem murmurao. Cada um de vs ponha ao servio dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graa de Deus, to variada nas suas formas. Se algum fala, diga palavras de Deus; se algum exerce um ministrio, faa-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem devida a glria e o poder pelos sculos dos sculos. Amen. Carssimos, no vos perturbeis com a labareda que se acendeu no meio de vs para vos provar, como se estivesse a acontecer-vos alguma coisa estranha. Alegrai-vos na medida em que participais nos sofrimentos de Cristo a fim de que possais tambm alegrar-vos e exultar no dia em que se manifestar a sua glria. Palavra do Senhor.

208

SEMANA VIII

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 95 (96), l0.11-12.13 (R. 13ab)

Refro: O Senhor julgar a terra com justia. Dizei entre as naes: O Senhor Rei. Sustenta o mundo e ele no vacila, governa os povos com equidade. Alegrem-se os cus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o que ele contm, exultem os campos e quanto neles existe, alegrem-se as rvores das florestas. Diante do Senhor que vem, que vem para julgar a terra. Julgar o mundo com justia e os povos com equidade.

ALELUIA

cf. Jo 15, 16

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permanea. Refro

SEXTA-FEIRA

209

EVANGELHO

Mc 11, 11-26

A minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos. Tende f em Deus

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus, depois de ser aclamado pela multido, entrou em Jerusalm e foi ao templo. Observou tudo sua volta e, como j era tarde, saiu para Betnia com os Doze. No dia seguinte, quando saam de Betnia, Jesus sentiu fome. Viu ento de longe uma figueira com folhas e foi ver se encontraria nela algum fruto. Mas, ao chegar junto dela, nada encontrou seno folhas, pois no era tempo de figos. Ento, dirigindo-Se figueira, disse: Nunca mais algum coma do teu fruto. E os discpulos escutavam. Chegaram a Jerusalm. Quando Jesus entrou no templo, comeou a expulsar os que ali vendiam e compravam: derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos vendedores de pombas e no deixava ningum levar nada atravs do templo. E ensinava-os, dizendo: No est escrito: A minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos? E vs fizestes dela um covil de ladres. Os prncipes dos sacerdotes e os escribas souberam disto e procuravam maneira de o fazer morrer. Mas temiam Jesus, porque toda a multido andava entusiasmada com a sua doutrina. Ao cair da noite, Jesus e os discpulos saram da cidade.

210

SEMANA VIII

Na manh seguinte, ao passarem perto da figueira, os discpulos viram-na seca at s razes. Pedro recordou-se do que tinha acontecido na vspera e disse a Jesus: Olha, Mestre. A figueira que amaldioaste secou. Jesus respondeu: Tende f em Deus. Em verdade vos digo: Se algum disser a este monte: Tira-te da e lana-te no mar, e no hesitar em seu corao, mas acreditar que se vai cumprir o que diz, assim acontecer. Por isso vos digo: Tudo o que pedirdes na orao, acreditai que j o recebestes e assim suceder. E quando estiverdes a orar, se tiverdes alguma coisa contra algum, perdoai, para que o vosso Pai que est nos Cus vos perdoe tambm as vossas faltas. Palavra da salvao.

SBADO

211

SBADO

LEITURA I

Judas 17.20b-25

Deus pode preservar-vos da queda e apresentar-vos diante da sua glria, na alegria duma conscincia sem mancha

Leitura da Epstola de So Judas Carssimos: Recordai o que vos foi predito pelos Apstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Constru o vosso edifcio espiritual sobre o fundamento da vossa f santssima. Orai em unio com o Esprito Santo e conservai-vos no amor de Deus, esperando na misericrdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Procurai convencer os que hesitam e salvai-os, arrancando-os do fogo; dos outros, compadecei-vos, mas com prudncia, detestando at a tnica contaminada pela sua carne. quele que vos pode preservar da queda e apresentar-vos diante da sua glria, na alegria duma conscincia sem mancha, ao nico Deus, nosso Salvador, por Nosso Senhor Jesus Cristo, a glria e a majestade, a fora e o poder, antes de todos os sculos, agora e para sempre. Amen. Palavra do Senhor.

212

SEMANA VIII

SALMO RESPONSORIAL

Refro: A minha alma tem sede de Vs, Senhor, meu Deus.

Salmo 62 (63), 2.3-4.5-6 (R. 2b)

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. A minha alma tem sede de Vs. Por Vs suspiro, como terra rida, sequiosa, sem gua. Quero contemplar-Vos no santurio, para ver o vosso poder e a vossa glria. A vossa graa vale mais que a vida; por isso os meus lbios ho-de cantar-Vos louvores. Assim Vos bendirei toda a minha vida e em vosso louvor levantarei as mos. Serei saciado com saborosos manjares e com vozes de jbilo Vos louvarei.

ALELUIA

cf. Col 3, 16a.17c

Refro: Aleluia

Repete-se

Habite em vs com abundncia a palavra de Cristo, por Cristo cantai a Deus a vossa gratido. Refro

SBADO

213

EVANGELHO

Mc 11, 27-33

Com que autoridade fazes isto?

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus e os discpulos foram de novo a Jerusalm. Quando Ele andava no templo, aproximaram-se os prncipes dos sacerdotes, os escribas e os ancios, que Lhe perguntaram: Com que autoridade fazes isto? Quem Te deu autoridade para o fazeres?. Jesus respondeu: Vou fazer-vos s uma pergunta. Respondei-Me e Eu vos direi com que autoridade fao isto. O baptismo de Joo era do Cu ou dos homens? Respondei-Me. Eles comearam a discorrer, dizendo entre si: Se dissermos: do Cu, Ele dir: Ento porque no acreditastes nele?. Vamos dizer-Lhe que dos homens?. Mas eles temiam a multido, pois todos pensavam que Joo era realmente um profeta. Ento responderam: No sabemos. Disse-lhes Jesus: Tambm Eu no vos digo com que autoridade fao isto. Palavra da salvao.

SEMANA IX

SEGUNDA-FEIRA

LEITURA I

2 Pedro 1, 2-7

Entramos na posse das mais preciosas promessas, para nos tornarmos participantes da natureza divina

Leitura da Segunda Epstola de So Pedro Carssimos: A graa e a paz vos sejam dadas em abundncia, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Jesus, com o seu divino poder, concedeu-nos tudo o que necessrio vida e piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou pela sua glria e virtude. Assim, entramos na posse das maiores e mais preciosas promessas, para nos tornarmos participantes da natureza divina, livres da corrupo que a concupiscncia gera no mundo. Por este motivo, esforai-vos quanto possvel por juntar vossa f a virtude, virtude a cincia, cincia a temperana, temperana a constncia, constncia a piedade, piedade o amor fraterno, ao amor fraterno a caridade. Palavra do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA

215

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 90 (91), 1-2.14-15ab. 15c-16 (R. cf. 2b)

Refro: Senhor, meu Deus, em Vs confio. Tu que habitas sob a proteco do Altssimo e moras sombra do Omnipotente, diz ao Senhor: Sois o meu refgio e a minha cidadela; meu Deus, em Vs confio. Porque em Mim confiou, hei-de salv-lo, hei-de proteg-lo, pois conheceu o meu nome. Quando Me invocar, hei-de atend-lo, estarei com ele na tribulao. Hei-de libert-lo e dar-lhe glria, favorec-lo-ei com longa vida e lhe mostrarei a minha salvao.

ALELUIA

cf. Ap 1, 5ab

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primognito dos mortos, amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados, pelo seu sangue. Refro

EVANGELHO

Mc 12, 1-12

Apoderaram-se do seu filho querido, mataram-no e lanaram-no fora da vinha

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus comeou a falar em parbolas aos prncipes dos sacerdotes, aos escribas e aos ancios:

216

SEMANA IX

Um homem plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, construiu um lagar e ergueu uma torre. Depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou o tempo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles uma parte dos frutos da vinha. Os vinhateiros apoderaram-se do servo, espancaram-no e mandaram-no sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Tambm lhe bateram na cabea e insultaram-no. Enviou-lhes ainda outro, que eles mataram. Enviou-lhes muitos mais e eles espancaram uns e mataram outros. O homem tinha ainda algum para enviar: o seu querido filho; e enviou-o por ltimo, dizendo consigo: Respeitaro o meu filho. Mas aqueles vinhateiros disseram entre si: Este o herdeiro. Vamos mat-lo e a herana ser nossa. Apoderaram-se dele, mataram-no e lanaram-no fora da vinha. Que far ento o dono da vinha? Vir ele prprio para exterminar os vinhateiros e entregar a outros a sua vinha. No lestes esta passagem da Escritura: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular. Isto veio do Senhor e admirvel aos nossos olhos?. Procuraram ento prender Jesus, pois compreenderam que tinha dito para eles a parbola. Mas tiveram receio da multido e por isso deixaram-nO e foram-se embora. Palavra da salvao.

TERA-FEIRA

217

TERA-FEIRA

LEITURA I

2 Pedro 3, 12-15a.17-18

Esperamos os novos cus e a nova terra

Leitura da Segunda Epstola de So Pedro Carssimos: Esperai e apressai a vinda do dia de Deus, em que os cus se dissolvero em chamas e os elementos se fundiro no ardor do fogo. Porque ns esperamos, segundo a promessa do Senhor, os novos cus e a nova terra, onde habitar a justia. Portanto, carssimos, enquanto esperais este dia, empenhai-vos, sem pecado nem motivo algum de censura, para que o Senhor vos encontre na paz. Considerai esta paciente espera do Senhor como uma oportunidade para alcanardes a salvao. Assim prevenidos, acautelai-vos, para no decairdes da vossa firmeza, arrastados pelo desvario dos mpios. Crescei na graa e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Glria a Ele, agora e por toda a eternidade. Amen. Palavra do Senhor.

218

SEMANA IX

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 89 (90), 2.3-4.10.14 e 16 (R. 1)

Refro: Senhor, tendes sido o nosso refgio atravs das geraes. Antes de se formarem as montanhas e nascer a terra e o mundo, desde toda a eternidade Vs, Senhor, sois Deus. Vs reduzis o homem ao p da terra e dizeis: Voltai, filhos de Ado. Mil anos a vossos olhos so como o dia de ontem que passou e como uma viglia da noite. Os dias da nossa vida andam pelos setenta anos e, se robustos, por uns oitenta: a maior parte so trabalho e desiluso, passam depressa e ns partimos. Saciai-nos desde a manh com a vossa bondade, para nos alegrarmos e exultarmos todos os dias. Manifestai o vosso poder aos vossos servos e aos seus filhos a vossa majestade.

ALELUIA

cf. Ef 1, 17-18

Refro: Aleluia.

Repete-se

Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, ilumine os olhos do nosso corao, para conhecermos a esperana a que fomos chamados. Refro

TERA-FEIRA

219

EVANGELHO

Mc 12, 13-17

Dai a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, foram enviados a Jesus alguns fariseus e partidrios de Herodes para O surpreenderem no que dissesse. Aproximaram-se e disseram: Mestre, sabemos que s sincero e no Te deixas influenciar por ningum, pois no fazes acepo de pessoas, mas ensinas com sinceridade o caminho de Deus. lcito ou no pagar o tributo a Csar? Devemos pagar ou no?. Mas Jesus, conhecendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes: Porque Me armais esse lao? Trazei-Me um denrio para Eu ver. Eles trouxeram-no e Jesus perguntou-lhes: De quem esta imagem e esta inscrio?. Eles responderam: De Csar. Ento Jesus disse-lhes: Dai a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus. E eles ficaram muito admirados com Jesus. Palavra da salvao.

220

SEMANA IX

QUARTA-FEIRA

LEITURA I

2 Tim 1, 1-3.6-12

Reanima o dom de Deus, que recebeste pela imposio das minhas mos

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo a Timteo Paulo, apstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida que est em Cristo Jesus, a Timteo, meu filho carssimo: a graa, a misericrdia e a paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. Dou graas a Deus, a quem sirvo com pura conscincia, a exemplo dos meus antepassados, quando, noite e dia, sem cessar, me recordo de ti nas minhas oraes. Por isso te exorto a que reanimes o dom de Deus que recebeste pela imposio das minhas mos. Deus no nos deu um esprito de timidez, mas de fortaleza, de caridade e moderao. No te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, seu prisioneiro; mas sofre comigo pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos santidade, no em virtude das nossas obras, mas do seu prprio desgnio e da sua graa.

QUARTA-FEIRA

221

Esta graa, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade, manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho, do qual eu fui constitudo pregador, apstolo e mestre. por esse motivo que eu suporto os sofrimentos, mas no me envergonho; porque sei em quem pus a minha confiana e estou certo de que Deus tem poder para guardar a misso que me foi confiada at ao ltimo dia. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL 122 (123), 1-2a.2bcd (R. 1a)

Refro: Para Vs, Senhor, levanto os meus olhos. Levanto os meus olhos para Vs, para Vs que habitais no Cu, como os olhos do servo se fixam nas mos do seu senhor. Como os olhos da serva se fixam nas mos da sua senhora, assim os nossos olhos se voltam para o Senhor nosso Deus, at que tenha piedade de ns.
ALELUIA Jo 11, 25a.26

Refro: Aleluia

Repete-se

Eu sou a ressurreio e a vida, diz o Senhor: quem acredita em Mim no morrer. Refro

222

SEMANA IX

EVANGELHO

Mc 12, 18-27

No Deus de mortos, mas de vivos

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, foram ter com Jesus alguns saduceus que afirmam no haver ressurreio e perguntaram-lhe: Mestre, Moiss deixou-nos escrito: Se morrer a algum um irmo, que deixe esposa sem filhos, esse homem deve casar-se com a viva, para dar descendncia a seu irmo. Ora havia sete irmos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar descendncia. O segundo casou com a viva e tambm morreu sem deixar descendncia. O mesmo sucedeu ao terceiro. E nenhum dos sete deixou descendncia. Por fim morreu tambm a mulher. Na ressurreio, quando voltarem vida, de qual deles ser ela esposa? Porque todos os sete se casaram com ela. Disse-lhes Jesus: No andareis vs enganados, ignorando as Escrituras e o poder de Deus? Na verdade, quando ressuscitarem dos mortos, nem eles se casam, nem elas so dadas em casamento; mas sero como os Anjos nos Cus. Quanto ressurreio dos mortos, no lestes no Livro de Moiss, no episdio da sara ardente, como Deus disse: Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob? Ele no Deus de mortos, mas de vivos. Vs andais muito enganados. Palavra da salvao.

QUINTA-FEIRA

223

QUINTA-FEIRA

LEITURA I

2 Tim 2, 8-15

A palavra de Deus no est encadeada. Se morremos com Cristo, tambm com Ele viveremos

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo a Timteo Carssimo: Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, at ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus no est encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvao que est em Cristo Jesus, com a glria eterna. digna de f esta palavra: Se morremos com Cristo, tambm com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, tambm com Ele reinaremos; se O negarmos, tambm Ele nos negar; se Lhe formos infiis, Ele permanece fiel, porque no pode negar-Se a Si mesmo. Recomenda estas coisas, declarando, na presena de Deus, que preciso evitar contendas de palavras, que no servem para nada, seno para a perdio dos que as ouvem. Procura com todo o empenho apresentar-te diante de Deus como homem de vida comprovada, como operrio que nada tem de que se envergonhar e dispenseiro fiel da palavra da verdade. Palavra do Senhor.

224

SEMANA IX

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 24 (25), 4bc-5ab.8-9.10 e 14 (R. 4a)

Refro: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vs sois Deus, meu Salvador. O Senhor bom e recto, ensina o caminho aos pecadores. Orienta os humildes na justia e d-lhes a conhecer os seus caminhos. Os caminhos do Senhor so misericrdia e fidelidade para os que guardam a sua aliana e os seus preceitos. O Senhor trata com familiaridade os que O temem e d-lhes a conhecer a sua aliana.

ALELUIA

cf. 2 Tim 1, 10

Refro: Aleluia

Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refro

QUINTA-FEIRA

225

EVANGELHO

Mc 12, 28b-34

No h nenhum mandamento maior que estes

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: Qual o primeiro de todos os mandamentos?. Jesus respondeu: O primeiro este: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus o nico Senhor. Amars o Senhor teu Deus com todo o teu corao, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas foras. O segundo este: Amars o teu prximo como a ti mesmo. No h nenhum mandamento maior que estes. Disse-Lhe o escriba: Muito bem, Mestre! Tens razo quando dizes: Deus nico e no h outro alm dEle. Am-lO com todo o corao, com toda a inteligncia e com todas as foras, e amar o prximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifcios. Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: No ests longe do reino de Deus. E ningum mais se atrevia a interrog-lO. Palavra da salvao.

226

SEMANA IX

SEXTA-FEIRA

LEITURA I

2 Tim 3, 10-17

Todos os que desejam viver piedosamente com Cristo Jesus sero perseguidos

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo a Timteo Carssimo: Tu seguiste-me fielmente no ensino, no modo de vida, nos projectos, na f, na pacincia, na caridade, na constncia, nas perseguies e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, em Icnio e em Listra. Que perseguies eu no tive de sofrer! Mas de todas me livrou o Senhor. Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sero perseguidos. Os homens maus, porm, e os fraudulentos iro de mal a pior, enganando os outros e enganando-se a si mesmos. Mas tu, permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste. Desde a infncia conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva salvao, pela f em Cristo Jesus. Toda a Escritura, inspirada por Deus, til para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justia. Assim o homem de Deus ser perfeito, bem preparado para todas as boas obras. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA

227

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 118 (119), 157.160.161.165.166.168 (R. 165a)

Refro: Vivem em grande paz os que amam a vossa lei. Muitos me perseguem e afligem, mas no me afasto das vossas ordens. A verdade princpio da vossa palavra, eterna toda a sentena da vossa justia. Os poderosos perseguem-me sem motivo, mas o meu corao s teme as vossas palavras. Vivem em grande paz os que amam a vossa lei e nada h que os perturbe. Eu espero, Senhor, na vossa salvao e cumpro os vossos mandamentos. Observo os vossos preceitos e as vossas ordens, pois diante de mim esto os vossos caminhos.

ALELUIA

Jo 14, 23

Refro: Aleluia

Repete-se

Se algum Me ama, guardar a minha palavra, diz o Senhor: meu Pai O amar e faremos nele a nossa morada. Refro

228

SEMANA IX

EVANGELHO

Mc 12, 35-37

Como podem dizer que o Messias filho de David?

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus ensinava no templo, dizendo: Como podem os escribas dizer que o Messias filho de David? O prprio David afirmou, sob a aco do Esprito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-Te minha direita, at que Eu faa dos teus inimigos escabelo dos meus ps. O prprio David Lhe chama Senhor. Como pode ser seu filho?. E a numerosa multido escutava com prazer o que Jesus dizia. Palavra da salvao.

SBADO

229

SBADO

LEITURA I

2 Tim 4, 1-8

Trabalha como pregador do Evangelho. Eu j estou oferecido em libao e o Senhor me dar a coroa da justia

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo a Timteo Carssimo: Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que h-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestao e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propsito e fora de propsito, argumenta, ameaa e exorta, com toda a pacincia e doutrina. Tempo vir em que os homens no suportaro mais a s doutrina: mas, desejosos de ouvir novidades, escolhero para si uma multido de mestres, ao sabor das suas paixes, e desviaro os ouvidos da verdade, voltando-se para as fbulas. Tu, porm, s prudente em tudo, suporta os sofrimentos, trabalha no anncio do Evangelho, cumpre bem o teu ministrio. Quanto a mim, j estou oferecido em libao e o tempo da minha partida est iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a f. E agora j me est preparada a coroa da justia, que o Senhor, justo juiz, me h-de dar naquele dia; e no s a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. Palavra do Senhor.

230

SEMANA IX

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 70 (71), 8-9.14-15ab.16-17.22 (R. cf. 15ab)

Refro: A minha boca proclamar a vossa salvao. A minha boca est cheia do vosso louvor, cantando continuamente a vossa glria. No me rejeiteis na minha velhice, no me abandoneis quando me abandonarem as foras. Em Vs, Senhor, hei-de esperar sempre e multiplicarei os vossos louvores. A minha boca proclamar a vossa justia, dia aps dia a vossa infinita salvao. Meu Deus, hei-de narrar os vossos feitos grandiosos, recordarei, Senhor, a vossa justia sem igual. Desde a juventude, Deus, Vs me ensinastes e at hoje anunciei sempre os vossos prodgios. Eu louvarei com a harpa a vossa fidelidade, cantar-Vos-ei ao som da ctara, Santo de Israel.

ALELUIA

Mt 5, 3

Refro: Aleluia

Repete-se

Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus. Refro

SBADO

231

EVANGELHO

Mc 12, 38-44

Esta pobre viva deu mais do que todos os outros

X Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, Jesus ensinava a multido, dizendo: Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praas, de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Devoram as casas das vivas com pretexto de fazerem longas rezas. Estes recebero uma sentena mais severa. Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multido deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viva e deitou duas pequenas moedas, isto , um quadrante. Jesus chamou os discpulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: Esta pobre viva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possua para viver. Palavra da salvao.

Potrebbero piacerti anche