Sei sulla pagina 1di 35

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Generalidades Falar em processo legislativo falar da atividade tpica do Poder Legislativo. Todo Poder exerce atividades tpicas e atpicas. A funo tpica do Poder Legislativo legislar, ou seja, sua principal atribuio fazer leis. A elaborao das espcies normativas a base da diviso dos poderes. Tanto o Poder Executivo quanto o Poder Judicirio atuam com base na produo legislativa: o Executivo aplicando a lei e o Judicirio julgando eventual descumprimento lei. Ento, no incorreto dizer que o Poder Legislativo uma espcie de poder central entre os trs Poderes, j que a atividade dos outros dois Poderes est vinculada sua atuao. Qual o rgo do Poder Legislativo Federal brasileiro? O Poder Legislativo federal brasileiro exercido pelo Congresso Nacional. O Congresso Nacional formado por duas casas legislativas, ou seja, o Brasil adota o sistema bicameral: CMARA DOS DEPUTADOS e SENADO FEDERAL

Por que o Congresso brasileiro possui duas casas legislativas? Por que esta opo pelo bicameralismo? O papel da Cmara dos Deputados a representao do povo. O Senado Federal, ao contrrio, a casa de representao dos Estados. Por essa diferenciao de representao existe o bicameralismo. A idia que os Estados grandes, ou mais populosos, tenham uma representao maior na Cmara e tambm idia que todos os Estados tenham a mesma representao no Senado. Esse sistema evita que os Estados mais populosos imponham sua vontade na Cmara e sufoquem os estados menos populosos. Porque como no Senado a representao igualitria todos os Estados tm a mesma representao esse desequilbrio na representao da Cmara compensado com a existncia do Senado.

O projeto de lei para virar lei efetivamente, deve passar pelas duas casas. Ento, teoricamente, os Estados grandes ganham na Cmara e os pequenos se juntam e equilibram no Senado. Assim, estabelece-se um sistema de contrapesos para Cmara e Senado. Algumas diferenas entre a Cmara e o Senado 1) Representatividade: A Cmara representa o povo e o Senado, os Estados Federados. 2) Idade mnima para o candidato exercer mandato de Deputado e Senador: Deputado: 21 anos Senador: 35 anos 3) Sistema eleitoral para a Cmara e para o Senado Os senadores so eleitos pelo sistema majoritrio e os deputados so eleitos pelo sistema proporcional. Diferena entre Sistema Majoritrio e Sistema Proporcional O SISTEMA MAJORITRIO pode ser dividido em duas espcies: 1) Na primeira delas, exige-se a maioria absoluta dos votos vlidos para ser considerado eleito. 2) Na segunda, no se exige a maioria absoluta dos votos vlidos, basta que ele tenha mais votos que os outros candidatos. Voto Vlido: A apurao do voto vlido feita excluindo-se os votos brancos e nulos, ou seja, tanto os votos brancos quanto os nulos no so apurados como vlidos. A eleio para o Senado Federal no exige a maioria absoluta dos votos vlidos. ** Quais so os outros cargos tambm eleitos pelo sistema majoritrio? - Presidente da Repblica Nas cidades com mais de - Governador 200 mil eleitores, sistema - Prefeito majoritrio com maioria - Senador Sem maioria absoluta absoluta. SISTEMA PROPORCIONAL Nem sempre, no Sistema Proporcional, quem obteve mais votos eleito. Nem sempre quem obteve menos votos no eleito. Por que?

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Porque no Sistema Proporcional, o voto que dado a um candidato no vai s para o candidato, mas contato tambm para o partido. Ento, para se saber, no Sistema Proporcional, quais candidatos sero eleitos, precisa-se saber, antes, quantos candidatos cada partido vai eleger. Quando ocorre de um candidato com uma quantidade expressiva de votos no ser eleito, o que ocorre que o partido desse candidato no atingiu o nmero mnimo de votos para eleger algum. No Sistema Proporcional, o nmero de cadeiras (vagas) dividido proporcionalmente pela quantidade de votos recebida por cada partido. Ento, o partido com mais votos elege mais candidatos. ** Quais os outros cargos so providos pelo sistema proporcional? - Deputado Federal - Deputado Estadual - Deputado Distrital (DF) - Vereador 4) Outra diferena entre a Cmara dos Deputados e o Senado Federal o nmero de deputados e o nmero de senadores. a) Quantos Senadores tem cada Estado? Cada estado elege trs Senadores, independentemente do tamanho do Estado, de sua populao. b) Na Cmara dos Deputados existe uma regra de proporcionalidade: Estado mais populoso elege mais deputados; Estado menos populoso elege menos deputados. Entretanto, essa regra de proporcionalidade relativa, j que a lei estipula o nmero mnimo e o nmero mximo de deputados. O menor estado do Brasil (do ponto de vista populacional), elege, no mnimo, oito deputados. E o estado com a maior populao elege, no mximo, 70 deputados. PROCESSO LEGISLATIVO A funo tpica do Poder Legislativo legislar. Mas ele tambm possuir funes atpicas. Quais so as funes atpicas do Poder Legislativo? Ele administra, quando faz suas licitaes, administra seu quadro, etc. Ou seja, trata-se de uma funo administrativa do Poder Legislativo. Do mesmo modo, em algumas situaes, o Legislativo julga, quando por ex, julga o presidente da repblica em crimes de responsabilidade.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Se o Presidente da Repblica incorrer em crime de responsabilidade, poder ser julgado pelo Poder Legislativo: a Cmara autoriza a instaurao do processo e o Senado promove o julgamento. Como se viu, o Poder Legislativo composto por duas casas legislativas: a Cmara dos Deputados e o Senado Federal. Todo projeto de lei, para virar lei, efetivamente, deve ser aprovado pelas duas casas, inexistindo projeto aprovado por apenas uma casa. O projeto vai se iniciar em uma casa e terminar em outra. A casa onde se comea a discusso do projeto de lei recebe o nome de iniciadora e a casa onde termina a discusso a casa revisora. As duas casas podem ser ou iniciadora ou revisora. Muitas vezes, a Cmara dos Deputados a casa iniciadora e o Senado Federal, por conseguinte, a revisora, e vice-versa. ** Quando uma casa ser iniciadora e quando ser revisora? Regra: O normal/comum o projeto de lei iniciar-se na Cmara dos Deputados. O projeto de lei proposto pelo presidente da repblica, por um deputado, comea, tipicamente na Cmara. J os projetos de lei propostos por senadores ou por comisses do senado, comeam no Senado Federal (excepcionalmente). FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO So seis as fases do Processo Legislativo: 1) INICIATIVA 2) DISCUSSO 3) DELIBERAO OU VOTAO 4) SANO OU VETO 5) PROMULGAO 6) PUBLICAO MACETE: INICIEI a DISCUSSO com o chefe e ele DELIBEROU/VOTOU a meu favor. S que quando chegou no Non, ele VETOU/SANCIONOU meu pedido. Assim, me restou PROMULGAR o que ele decidira e depois PUBLICAR. Alguns doutrinadores dividem o processo legislativo em trs etapas: 1) Fase introdutria (iniciativa)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

2)

3)

Fase constitutiva (da discusso sano ou veto) Fase complementar (promulgao e publicao).

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

1) INICIATIVA Quem pode propor projeto de lei? De uma forma geral, as pessoas que podem propor projeto de lei esto indicadas no art. 61/CF-88: Qualquer deputado; Qualquer senador; Qualquer comisso da Cmara, do Senado ou do Congresso Nacional; Presidente da Repblica; Procurador-Geral da Repblica; Superior Tribunal de Justia STF; Tribunais Superiores Povo, na forma do art. 61/CF-88 Atravs da iniciativa popular (apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, cinco estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles). Alguns projetos de lei devem ser propostos por uma autoridade especfica, determinada em lei. No Art. 61/CF-88 encontram-se, por exemplo, alguns projetos de lei que devem ser propostos pelo Presidente da Repblica, ou seja, alguns projetos, obrigatoriamente, devem ter incio com o Presidente da Repblica. De uma maneira geral, esses projetos, de iniciativa privativa do Presidente, so aqueles projetos de lei que iro organizar a administrao pblica e aqueles que vo gerar aumento de despesa. Outros projetos, partem do Poder Judicirio e so, geralmente, aqueles projetos que digam respeito organizao do Judicirio. QUESTO *No caso da iniciativa popular, como feita a lei? A iniciativa popular a possibilidade da propositura de projeto de lei pelo povo. Requisitos Poder ser proposta pelo povo por meio de abaixo-assinado. Dever constar, no abaixo assinado, 1% do eleitorado nacional, dividido em cinco estados, com 0,3% de cada um deles.

A CF no prev iniciativa popular para Emenda Constitucional.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

2) DISCUSSO Onde o projeto ser discutido? Se o projeto comeou na Cmara dos Deputados ele ser discutido na Cmara. Mas onde, na Cmara o projeto de lei ser discutido? A discusso de um projeto de lei em cada uma das casas legislativas passa, basicamente, por trs etapas: 1 ETAPA: Anlise da constitucionalidade do projeto pelas Comisses de Constituio e Justia CCJ. Cada casa possui uma CCJ. A CCJ da Cmara chamada de Comisso de Constituio e Justia e Redao e a CCJ do Senado chama-se Comisso de Constituio e Justia e Cidadania. Qual o papel das CCJs? Analisar a constitucionalidade do projeto de lei. Se a CCJ entender que o projeto de lei inconstitucional, em regra, esse parecer terminativo. Existe at a possibilidade de um recurso regimental, mas essa no a regra. A regra que o parecer pela inconstitucionalidade dado pela CCJ seja definitivo. 2 ETAPA Supondo que a CCJ considere que o projeto de lei constitucional, este projeto ser, ento, remetido a uma comisso temtica. As Comisses Temticas so divididas por temas. Abordam os vrios temas que a lei pode tocar (ex.: comisso da mulher, da tributao e oramento, etc). Dependendo do tema que o projeto abordar, ele ir passar por uma ou por outra comisso temtica. O papel da comisso temtica o de analisar a convenincia e a oportunidade do projeto de lei (em bom portugus: se o projeto bom!!!). 3 ETAPA: Discusso em plenrio da casa iniciadora. 3) DELIBERAO / VOTAO

Alguns projetos so votados nas prprias comisses, o que ser analisado posteriormente. Se o projeto passou pelas comisses, ele ser votado no plenrio da Cmara do ou Senado, conforme o caso. De que forma o projeto ser votado? Votao ostensiva: Aquela em que o voto do parlamentar conhecido (quem votou contra e quem votou a favor). Votao secreta Rarssima Antes de abordarmos a aprovao ou a rejeio do projeto, precisa-se fixar outro conceito: o projeto de lei somente ser submetido votao se estiverem presentes sesso legislativa a MAIORIA ABSOLUTA dos membros da casa (1/2 +1). Assim, se so 81 senadores e 513 deputados. Para aprovao no Senado, so necessrios 41 senadores presentes. E para aprovao na Cmara, 256 Deputados presentes. Para que haja votao de um projeto de lei, necessria a presena da maioria absoluta dos membros da casa onde ocorre a votao. Quando o Projeto de Lei vai ser votado, necessria a obteno de um qurum especfico. Cada espcie normativa aprovada por um qurum especfico. Se no houver regra especfica acerca do qurum do projeto ele aprovado por maioria simples, ou seja, no silncio da lei, o projeto aprovado por maioria simples (tem que estar presentes a maioria absoluta dos membros para que o projeto seja votado, mas a sua aprovao depende de maioria simples), a no ser que haja um qurum especfico de aprovao. Por exemplo: O Projeto de Lei Ordinria no possui qurum especfico, ento ser APROVADO por maioria simples. Assim tambm com a resoluo, o decreto legislativo, a medida provisria. MAIORIA ABSOLUTA: Maioria do total dos membros. MAIORIA SIMPLES: Maioria dos presentes. Exemplos: Lei Ordinria e Lei Complementar. Em ambas, para que haja VOTAO, precisa-se da MAIORIA ABSOLUTA. O projeto somente ser colocado em votao por maioria absoluta. A Lei Ordinria aprovada por maioria simples e a Lei Complementar por maioria absoluta.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Imaginemos, hipoteticamente, uma casa legislativa com 100 membros. No exemplo citado acima, para Lei Ordinria e Lei Complementar, teremos: Lei Ordinria: Para que a lei v votao: Necessrios 51 membros presentes. Para que a lei seja aprovada: Necessrios 26 votos a favor do projeto. Lei Complementar: Para que a lei v votao: Necessrios 51 membros presentes. Para que a lei seja aprovada: Necessrios os votos de todos os presentes. No momento da votao, portanto, vai se verificar se o projeto de lei obtm ou no qurum para a sua aprovao. E nesse momento existem duas possibilidades: o projeto pode atingir o qurum de aprovao ou ele pode no atingir o qurum. Imagine-se a Lei Ordinria: ela aprovada por maioria simples. Se a maioria simples dos presentes aprovarem a Lei ordinria, ela estar aprovada. Se no for obtida a maioria simples ela est rejeitada. Ou seja, o projeto de lei ou ele aprovado ou rejeitado. O QUE ACONTECE COM O PROJETO REJEITADO? Ele vai para o arquivo. O QUE ACONTECE COM O PROJETO APROVADO? Nesse caso, projeto remetido casa revisora: ou o Senado ou a Cmara, conforme o caso. O QUE OCORRE COM O PROJETO DE LEI NA CASA REVISORA? Ocorre todo o processo novamente. Ele ser discutido e ao final votado. Portanto, o projeto na casa revisora vai passar pelas comisses novamente: CCJ e Comisso Temtica e, ao final, ele ser discutido em plenrio e votado. O projeto j foi discutido e votado na Casa Iniciadora e foi para a Casa Revisora, onde tambm ser discutido e votado. 1 SITUAO: O projeto de lei aprovado na Casa Iniciadora e rejeitado na Casa Revisora. O que acontece? O Projeto arquivado. PROJETO DE LEI REJEITADO PODE SER REAPRESENTADO?

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Em regra, o projeto de lei s poder ser reapresentado na sesso legislativa seguinte. Sesso Legislativa: o ano do Congresso Nacional. Inicia-se em 02/02 e termina em 17/07, Recomea em 01/08 e termina em 22/12. Existe uma exceo: a nova propositura do projeto de lei na mesma sesso em que ele foi rejeitado, pela maioria absoluta dos membros da casa. Ou seja, o projeto poder ser novamente reapresentado, na mesma sesso legislativa, se for proposto, novamente, pela maioria absoluta dos membros de uma das casas. 2 SITUAO: Projeto de lei aprovado na Casa Iniciadora e EMENDADA (alterado) na Casa Revisora. O QUE ACONTECE COM O PROJETO DE LEI? O projeto retorna para a casa iniciadora para que a Emenda ao projeto seja discutida pela Casa Iniciadora, que decidir se mantm ou no a alterao da Casa Revisora. A casa iniciadora, nesse caso, ou aprova a ALTERAO ou rejeita a ALTERAO, e, independentemente de qual seja a posio da casa iniciadora na anlise da alterao, a vontade que prevalece a da Casa Iniciadora. Existe uma prevalncia da vontade da Casa Iniciadora. Se a Emenda da Casa Revisora for aprovada, o projeto de lei estar aprovado COM A EMENDA. Por outro lado, se a Emenda da Casa Revisora for rejeitada, o projeto estar aprovado, SEM A EMENDA. 3 SITUAO: Projeto de lei aprovado na Casa Iniciadora e aprovado na Casa Revisora. O QUE ACONTECE COM O PROJETO? Ele vai para sano ou veto. 4) SANO OU VETO Nesse momento o projeto de lei sai do Poder Legislativo e endereado ao Poder Executivo.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Num primeiro momento, o papel do Poder Legislativo se encerra. Salvo algumas situaes especficas, at segunda ordem, o papel do Legislativo se encerra. Em mos do Poder Executivo, o Projeto de Lei poder ser sancionado ou vetado pelo Presidente da Repblica. Conceitos: SANO: a concordncia / manifestao de aquiescncia do Presidente da Repblica com o contedo do Projeto de Lei. VETO: a discordncia do Presidente da Repblica com o contedo do Projeto de Lei. Existem duas espcies de sano e duas espcies de veto. ESPCIES DE SANO: 1) SANO EXPRESSA 2) SANO TCITA Na SANO EXPRESSA, h manifestao expressa da vontade do Presidente da Repblica. No silncio do Presidente da Repblica, (ou seja, se ele nem veta nem sanciona o projeto), decorridos 15 dias teis, o projeto TACITAMENTE SANCIONADO. A existncia da sano tcita impe um prazo para o veto. Se o presidente no se manifestar, como vimos, em 15 dias teis, o projeto est tacitamente aprovado. Logo, se ele quiser votar o projeto, ele ter 15 dias teis para fazlo. ESPCIES DE VETO 1) VETO TOTAL 2) VETO PARCIAL No VETO TOTAL, o presidente da repblica veta todo o contedo do projeto de lei. No VETO PARCIAL, ele veta parte do contedo do projeto. Sobre o veto parcial muito importante dizer que, no Brasil, no existe o chamado VETO DE EXPRESSO. O Presidente da Repblica pode vetar um s pargrafo, ou um artigo do projeto, mas ele tem que vetar o artigo inteiro, o pargrafo inteiro. Ele no pode vetar parte de artigo, alnea, pargrafo, etc.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Existem dois motivos para o veto:


1)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

VETO POLTICO: Qual o contedo do veto poltico: O Presidente da Repblica pode vetar projeto de lei que ele entenda contrrio ao interesse pblico. 2) VETO JURDICO: O Presidente da Repblica deve vetar projeto de lei inconstitucional. QUESTO O Presidente da Repblica pode vetar um mesmo projeto mais de uma vez, ou seja, ele veta partes do Projeto de Lei, retorna Casa, se este veto no for mantido, ele poder novamente vet-lo? No. Quando o trecho vetado volta do Presidente da Repblica, a fase de sano ou veto j se encerrou. O VETO DO PRESIDENTE PE FIM AO PROJETO DE LEI? No. O veto do presidente posterga o fim do processo legislativo mas no o termina. Este veto poder ser derrubado. Quando o presidente veta, o projeto volta ao Congresso Nacional e este o analisa. ANLISE DO VETO PELO CONGRESSO NACIONAL DE QUE FORMA O CONGRESSO NACIONAL ANALISA O VETO DO PRESIDENTE DA REPBLICA? Existe uma sesso para anlise do veto presidencial. Esta sesso possui trs caractersticas: Sesso conjunta do Congresso (Cmara e Senados juntos) O escrutnio / votao secreto O qurum para derrubar o veto de maioria absoluta. DUAS POSSIBILIDADES Ou o veto mantido Ou o veto derrubado. Se for atingido o qurum especfico de maioria absoluta, o veto derrubado. O Projeto de Lei retorna ao Presidente da Repblica para PROMULGAO. Se o veto for mantido, a parte vetada ou todo o projeto vo para o arquivo. QUAIS PROJETOS DE LEI VO PARA PROMULGAO?

1) Aqueles que so sancionados pelo Presidente da Repblica 2) Aqueles que foram vetados e tiveram veto derrubado. Imaginemos que um projeto de lei qualquer apresente um vcio de iniciativa. Por exemplo: um projeto que deveria ter sido proposto exclusivamente pelo presidente da repblica foi proposto por um deputado ou senador. O Congresso Nacional aprova o projeto, vai para sano ou veto e o presidente sanciona. Ou seja, este projeto aprovado com vcio de iniciativa. A questo : A SANO DO PRESIDENTE AO PROJETO VICIADO SUPERA / CORRIGE O VCIO? No. A sano ao projeto viciado no supera o vcio. Se a lei nasceu errada, morre errada. 5) PROMULGAO A promulgao a declarao do nascimento de uma nova lei. A promulgao de responsabilidade do Presidente da Repblica. Mas e aqueles projetos que o presidente vetou e o veto foi derrubado no Congresso? O presidente no obrigado a promulgar o projeto. Se este no o fizer (promulgar), ele encaminhado ao Presidente do Senado. O presidente da repblica tem 48 horas para promulgar o projeto a contar do seu recebimento. Se ele no promulgar dentro dessas 48 horas, o projeto remetido ao Presidente do Senado. Este tem outras 48 horas para promulgar. Se no o fizer, quem promulga o vice-presidente do Senado. 6) PUBLICAO a divulgao do nascimento de uma nova lei. Potencialmente a lei j aplicvel a partir da publicao. ESSA LEI J GERA EFEITOS LOGO APS A PUBLICAO? NO Em regra, inicia-se o perodo de vacncia (vacatio legis), perodo dentro do qual a lei ainda no gera efeitos. Com a publicao, encerra-se o processo legislativo. Durante o processo legislativo a constitucionalidade da lei analisada. Durante todo o processo isso ocorre, mas especialmente em dois momentos: 1) Durante a anlise da constitucionalidade pelas Comisses de Constituio e Justia CCJs 2) E com a possibilidade do veto jurdico pelo presidente da repblica.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Esses dois momentos compem os principais momentos do controle preventivo de constitucionalidade. A natureza tpica do controle preventivo poltica. ESPCIES NORMATIVAS: (EM LELELE M DE RE) Emendas CF Lei Complementar Lei Ordinria Lei Delegada Medida Provisria Decreto Legislativo Resoluo O que espcie normativa? So tipos de lei. Assim sendo, o estudo das espcies normativas tratar do estudo dos tipos de lei existentes no Brasil. LEI COMPLEMENTAR E LEI ORDINRIA A grande utilidade da Lei Complementar que ela s necessria quando a CF expressamente solicitar. Somente ser necessria quando a CF pedir EXPRESSAMENTE Lei Complementar. Ex.: Art. 143-CF/88 Trata do servio militar obrigatrio, e diz, mais ou menos, o seguinte: O servio militar obrigatrio nos termos da Lei. Tem-se, aqui, uma norma de eficcia LIMITADA, que, portanto, depende de regulamentao. A obrigatoriedade do servio militar depende de regulamentao, de lei. E que lei essa que ir regulamentar a CF? a Lei Ordinria ou a Lei Complementar? Nesse caso a Lei ORDINRIA. Por que? Porque a CF no pediu nenhum tipo especfico de lei. Ento, para a regulamentao desse artigo, pede-se a lei mais comum, que a Lei Ordinria. E aqui consegue-se identificar a principal diferena ente a Lei Complementar e a Lei Ordinria. Sempre que for necessria a edio de uma Lei Complementar, a CF dir expressamente. Se precisar de Lei Complementar para uma determinada matria a CF vai expressamente apontar.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Ela dir: TAL MATRIA SER REGULAMENTADA NOS TERMOS DE LEI COMPLEMENTAR. Para todo o resto, se a CF mencionar apenas LEI, o instrumento normativo a ser feito a Lei Ordinria, a mais comum.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

1 diferena: A MATRIA A matria da Lei Complementar est expressamente apontada na CF. A matria da Lei Ordinria residual ( para o resto). 2 diferena: QURUM Lei Ordinria : APROVADA POR MAIORIA SIMPLES Lei Complementar: APROVADA POR MAIORIA ABSOLUTA Questo importante e ainda aberta na Doutrina se h hierarquia entre a Lei Complementar e a Lei Ordinria. Preliminarmente, vejamos: O que hierarquia? Quando haver hierarquia entre duas normas jurdicas? H hierarquia entre duas normas jurdicas quando uma norma busca o fundamento de validade na outra. Ento, para se saber se h hierarquia entre a Lei Complementar e a Lei Ordinria depender saber se a Lei Ordinria se submete ou no Lei Complementar. Parte da Doutrina entende que sim; outra que no. Melhor dizendo: parte da doutrina reconhece hierarquia entre essas duas espcies normativas, ou seja, a Lei Ordinria hierarquicamente inferior Lei Complementar. Para esta corrente de pensamento, tal afirmativa funda-se, principalmente, no qurum mais solene, especial para a aprovao da Lei Complementar, vse nisso, hierarquia. O fato de uma Lei Complementar ser mais difcil de aprovar que a Lei Ordinria, levaria a uma hierarquia. Entretanto, j se fixou entendimento do STF que NO EXISTE HIERARQUIA ENTRE AS DUAS ESPCIES NORMATIVAS. EMENDA CONSTITUCIONAL Para que serve a Emenda Constitucional? Qual o seu objetivo? O objetivo da EC alterar a Constituio, acrescentando-lhe ou retirando-lhe algo. Pode revogar, alterar texto, etc.

A elaborao da EC envolve exerccio de PODER CONSTITUINTE, de um poder constituinte especfico, que o Poder Constituinte Derivado (Poder Reformador). A EC poder mudar toda a CF ou haver momentos em que ela no poder alter-la? Existem limites para a EC? SIM. LIMITES POSITIVADOS EXPLCITOS NA CONSTITUIO FEDERAL a) Limites Materiais b) Limites Circunstanciais c) Limites Procedimentais Limites Materiais: Matrias que no podem sofrer supresso. A CF estabelece que algumas matrias no podem ser suprimidas do texto constitucional. Esses limites materiais compem um rol disposto no Art. 60, 4/CF (CLUSULAS PTREAS): FODI VOSE
a)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

FO FORMA FEDERATIVA DO ESTADO DI DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS VO VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIDICO SE SEPARAO DOS PODERES muito comum ver questes sobre clusula ptrea j com o contedo equivocado. Pergunta-se: Clusulas ptreas so aquelas matrias que no podem mudar? Talvez seja essa a viso mais comum sobre clusulas ptreas: so aquelas que no podem mudar. No bem por a!!! preciso, antes, verificar qual o objetivo da clusula ptrea. Se analisarmos o Art. 60, 4/CF, poderemos verificar uma frase com duas expresses: Na primeira parte encontra-se: No ser objeto de DELIBERAO ... e na segunda parte: a proposta de emenda TENDENTE A ABOLIR... Entender o objetivo das clusulas ptreas entender o contedo dessas duas expresses.

NO SER OBJETO DE DELIBERAO: O que o constituinte quer no proibir a aprovao da Emenda que tenda a abolir essas matrias. O que se quer, impedir a DISCUSSO da emenda que tenda a aboli-las, ou seja, elas no sero, nem mesmo, discutidas. Mas e se elas forem discutidas? O ato que coloca em discusso a Emenda um ato inconstitucional, e por isso mesmo impugnvel com Mandado de Segurana, impetrado por qualquer PARLAMENTAR perante o STF.
1)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

A PROPOSTA DE EMENDA TENDENTE A ABOLIR: O que exatamente se pretende com isso? O objetivo uma clusula de absoluta intangibilidade? O que no se admite que a Emenda TENDA A ABOLIR. A SUPRESSO DE CONTEDO.
2)

Assim, esse o objetivo da Clusula Ptrea: IMPEDIR A DISCUSSO DE PROPOSTAS QUE TENDAM A ABOLIR AQUELAS QUATRO MATRIAS (FODI VOSE). Quer dizer que pode existir Emenda sobre direitos fundamentais, por exemplo? Sim. Desde que ela no tenda a abolir um direito individual/fundamental. Pode-se CRIAR um novo direito fundamental por Emenda: SIM Pode-se SUPRIMIR um direito fundamental por Emenda: NO AS CLUSULAS PTREAS FODI VOSE (i) FORMA FEDERATIVA DO ESTADO: O que diferencia a Forma Federativa de Estado do Estado Unitrio? A Forma Federativa de Estado tem duas caractersticas bsicas: Descentralizao do poder Autonomia do ente federativo O poder do estado federativo pulverizado em vrios entes federativos. No existe um ente federativo que exera mais poder que o outro. No h submisso de um ente federativo a outro. Talvez a percepo imediata dessa pulverizao do poder se d pela prpria existncia dos Estados, Municpios e Unio.

Ento, quando se fala que o Brasil um Estado Federativo, o que se quer dizer que o poder pulverizado nesses entes, chamados federativos. Qual seria o oposto disso: se o Brasil fosse um Estado Unitrio, por exemplo, como ele seria? Certamente no haveria Unio, nem Estados, nem Municpios. O poder seria exercido de uma forma vertical (de cima p/ baixo), com um ncleo central que comanda todo o resto. No h autonomia se o ente federativo depender de outro. Se o Estado, por exemplo, tiver que pedir dinheiro para a Unio; se o Municpio tiver que pedir dinheiro ao Estado. Uma hiptese: Se vontade de prefeito municipal se contrapuser vontade do presidente da repblica, qual vontade prevalece? Melhor: O presidente da repblica solicita/ordena que na rua onde mora, seja proibido o estacionamento rotativo. O prefeito diz no a essa ordem. Portanto, a vontade do presidente entra em choque com a vontade do prefeito. Qual vontade prevalece? Depende de qual assunto est sendo tratado. De qual a competncia. Num assunto como esse, a vontade do prefeito prevalecer sobre a do presidente, porque trata-se de assunto de interesse local, atribuio tpica do governo municipal. Do mesmo modo, uma Lei Federal contrape Lei Municipal. Qual prevalece? Depender da competncia. Nem sempre Lei Federal valer mais que a Municipal. Em matria penal, por exemplo, a Lei Federal prevalece sobre uma eventual Lei Municipal. Mas se for assunto de interesse local, a Lei Municipal prevalecer sobre a Federal. Isso FEDERAO: a descentralizao e a aptido de cada ente federativo de produzir suas prprias normas. A EMENDA que TENDA A ABOLIR A FORMA FEDERATIVA inconstitucional. A emenda no pode diminuir a descentralizao do poder, nem diminuir a autonomia do ente federativo. VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIDICO: O voto direto no Brasil clusula
(ii)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

ptrea. Isso significa que no h no Brasil nenhuma forma ou hiptese de eleio indireta? No. Existe uma hiptese de eleio indireta: A DUPLA VACNCIA NOS DOIS LTIMOS ANOS DO MANDATO PRESIDENCIAL (vagas de presidente e vicepresidente da repblica descobertas). Ex.: O presidente assume o mandato em 2007. Esse mandato envolve, portanto, 2007, 2008, 2009 e 2010. Imagine-se que tenham sido abertas as vagas de Presidente e Vicepresidente nos dois primeiros anos (2007 2008). O que ocorre nesse caso: ASSUME O PRESIDENTE DA CMARA E CONVOCA ELEIO DIRETA EM 90 (NOVENTA) DIAS. Por outro lado, se a dupla vacncia ocorrer nos dois ltimos anos do mandato (2009 2010), ASSUME O PRESIDENTE DA CMARA E CONVOCA ELEIO INDIRETA EM 30 (TRINTA) DIAS. SEPARAO DOS PODERES: O que exatamente a clusula ptrea de separao dos poderes? Ela pretende proteger a separao funcional entre os poderes. Pretende que seja preservada a identidade entre a natureza do poder e a funo por ele exercida e a autonomia orgnica do poder. manter: o Legislativo legislando; o Executivo administrando e o Judicirio Julgando. evitar a atribuio de funo de um poder para o outro. Evitar a atribuio de funes atpicas.
(iii)

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS: O rol de direitos individuais s pode ser aumentado, no pode ser diminudo. QUESTO: Classificao dos tratados internacionais, especificamente os que versam sobre direitos humanos. Como ficaria a classificao desses tratados? O rol dos direitos individuais, mais genericamente dos direitos fundamentais, no exaustivo. isso que diz o Art. 5, 2: que alm dos direitos expressamente fixados na CF, existem outros direitos fundamentais que decorrem do regime e dos
(iv)

princpios constitucionais e dos tratados internacionais de direitos fundamentais. Assim, pode-ser trazer direito fundamental por meio de um tratado internacional. Existe uma discusso doutrinria acerca do status hierrquico dos direitos fundamentais trazidos por tratados internacionais. Um tratado internacional comum (comercial, de cooperao, etc), tem qual status? Para responder questo necessrio saber que o tratado retificado por Decreto Legislativo, espcie normativa que tem status de Lei Ordinria. Por isso o tratado comum tem fora de LEI, por que ele ratificado por um instrumento normativo que tambm tem fora de lei. A mesma coisa se aplica aos tratados internacionais de direitos fundamentais ou de direitos humanos? esse o ponto que causa discusso na Doutrina. Se por um lado eles so ratificados por Decreto Legislativo e ganham, formalmente status de Lei, por outro lado, eles tratam de direitos fundamentais, que em tese, devem valer mais que outros direitos. Esse problema foi diminudo com a Emenda Constitucional 45, que estabeleceu que os tratados internacionais de direitos fundamentais/humanos que se submeterem ao mesmo qurum da Emenda Constitucional (3/5 dos membros em 2 turnos), TERO FORA DE EMENDA CONSTITUCIONAL. Ento, os tratados internacionais SOBRE DIREITOS HUMANOS/FUNDAMENTAIS ratificados a partir/depois da EC 45, com o mesmo qurum da Emenda Constitucional, tem fora de Emenda Constitucional. E os tratados internacionais sobre direitos humanos/fundamentais ratificados antes da EC 45? A EC 45 no cuida expressamente de tais tratados. O STF entendia que esses tratados tinham fora de Lei, mas no final de 2008 isso foi alterado. Nesse ponto, o Supremo mudou de posio e passou a entender que esses tratados tm fora supralegal. RESUMO:

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


Tratados Internacionais sobre direitos humanos/Fundamentais ratificados ANTES da EC 45 Tratados Internacionais sobre direitos humanos/Fundamentais ratificados DEPOIS da EC 45 TEM FORA SUPRALEGAL

TEM FORA DE EMENDA CONSTITUCIONAL, se forem ratificados com o mesmo qurum da EC 3/5 dos votos em 2 turnos.

E se o tratado aprovado depois da EC 45 no for submetido ao qurum da Emenda? Essa questo ainda no tem resposta. H um projeto de Resoluo na Cmara que estabelece a possibilidade de ratificao pelo qurum do Decreto Legislativo. Haveria uma sesso preliminar (o que s um projeto) onde o Congresso vai poder optar se ratifica como Emenda ou como Decreto Legislativo. Limites Circunstanciais: Do mesmo modo que h matrias que no devem ser suprimidas da CF, existem circunstncias que probem a Emenda Constitucional. Essas circunstncias esto expressas no Art. 60, 1/CF. Em trs momentos proibido, no Brasil, fazer Emenda Constitucional:
b)

No estado de stio No estado de defesa Na interveno federal. Limites Procedimentais: Trata-se de um obstculo no processo de alterao da CF. O prprio fato de a CF brasileira ser rgida, por si s j um limite procedimental. como se o constituinte dissesse: a Emenda no ser feita se no dessa forma. Ento, a rigidez constitucional um limite procedimental.
c)

A CF brasileira consagra um limite procedimental explcito. No Art. 60, 5/CF, diz que a Emenda rejeitada ou prejudicada numa sesso legislativa s poder ser reapresentada na sesso legislativa seguinte, SEM EXCEO. No ocorre com a Emenda Constitucional o que ocorre com o Projeto de Lei, que, se rejeitado numa sesso, poder ser reapresentado na mesma sesso se for proposto pela maioria absoluta dos membros de uma das casas. PROCESSO LEGISLATIVO DAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nas primeiras aulas, estudou-se o Processo Legislativo Ordinrio. Estudou-se, portanto, como so produzidas as Leis Ordinrias e as Leis Complementares. O que veremos nessa aula como so produzidas as Emendas Constitucionais (EC). Basicamente a EC tem quase as mesmas etapas do Processo Legislativo Ordinrio: vai passar tambm pela Casa Iniciadora, depois pela Casa Revisora. Algumas ECs comeam na Cmara, outras no Senado. Ento, a idia bsica da aprovao de uma Lei tambm vale para a aprovao da EC. Existem algumas diferenas que sero aqui tratadas. No ser tratado, por uma questo de tempo, novamente, de cada fase do Processo Legislativo Ordinrio, j que esse processo tambm refere-se EC. O que ser visto apenas o que diferente no Processo Legislativo Ordinrio e o Processo Legislativo da EC. Questo: As pessoas que propem as Lei so as mesmas que propem as Emendas? Essa a primeira grande diferena: A INICIATIVA. A iniciativa da EC muito mais restrita que a iniciativa da Lei. A iniciativa da Lei Ordinria/Complementar est disposta no Art. 61/CF e facultada a dez rgos: 1) Qualquer deputado 2) Qualquer senador 3) Qualquer comisso da Cmara dos Deputados 4) Qualquer comisso do Senado Federal 5) Qualquer comisso do Congresso Nacional 6) Presidente da Repblica 7) Procurador-Geral da Repblica

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

8) 9) 10)

Supremo Tribunal Federal Tribunais Superiores e O povo, atravs da iniciativa popular.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

A iniciativa da EC muito mais restrita e est disciplinada no Art. 60/CF. Somente podem propor EC quatro rgos: 1) Presidente da Repblica 2) 1/3 dos membros da Cmara dos Deputados 3) 1/3 dos membros do Senado Federal 4) Mais de metade das Assemblias Legislativas, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Um deputado, por exemplo, pode propor lei, mas no pode propor EC, precisaria de 1/3 dos deputados. A CF disciplina, a propositura de LEI por iniciativa popular e no existe disciplina para propositura de EC por meio de iniciativa popular. 2 Diferena: Proposta a EC comea-se a fase da DISCUSSO. E da mesma maneira que a Lei, a EC discutida na Casa Iniciadora e na Casa Revisora. S que existe uma diferena gigantesca entre a discusso da EC e a discusso da Lei. Qual ? O qurum da EC muito mais alto que o qurum da lei. Foi visto: Lei Ordinria aprovada por MAIORIA SIMPLES Lei Complementar aprovada por MAIORIA ABSOLUTA Emenda Constitucional aprovada por maioria QUALIFICADA DE 3/5 EM 2 TURNOS. A Lei mais complicada de ser aprovada, a Lei Complementar, aprovada por pouco mais de 50% do total dos membros da Cmara e do Senado. A EC necessita de 3/5, o que corresponde a 60% da Cmara e do Senado (3/5 da CD e 3/5 do SF). A EC submetida a dois turnos de votao em cada casa, ou seja, ela votada na Casa Iniciadora duas vezes e ela deve ter, nas duas votaes, o qurum de 3/5.

Conseguido esse qurum duas vezes, ela (a EC) segue para a Casa Revisora, onde tambm ser votada duas vezes, devendo obter, tambm, 3/5 dos votos em ambas as votaes. Se no for obtido o qurum de 3/5 em qualquer uma dessas votaes, a EC rejeitada. E a rejeio da EC implica em que? Implica no seu arquivamento. A EC rejeitada pode ser proposta novamente? No. Somente na sesso legislativa seguinte, no prximo ano legislativo, portanto. Por outro lado, se ela obtiver o qurum de 3/5 em todas as votaes (nas 4, portanto), a EC seguir diretamente para promulgao:

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

NO H SANO OU VETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL A EC SEGUIR DIRETAMENTE PARA PROMULGAO E quem promulga a EC? As mesas diretoras da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Diferentemente do que ocorre com a Lei. A Lei submetida sano ou veto do Presidente da Repblica e tambm por este, caso sancionada, promulgada. A EC NO SUBMETIDA SANO OU VETO e promulgada pelas Mesas Diretoras da CD e do SF. Aps a promulgao a EC publicada com o respectivo nmero de ordem. Questo: Existe a possibilidade de uma EC ser impugnada numa ADIN? Sim, possvel. Se a EC pode ser impugnada numa ADIN, significaria dizer que poderamos ter uma norma constitucional inconstitucional? Depende da norma constitucional. No h norma constitucional originariamente (do Poder Constituinte Originrio), inconstitucional. O texto original da CF todo ele constitucional. Entretanto, aquela norma estabelecida pelo Poder Constituinte Derivado (Reformador), portanto atravs de EC, possvel.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


Por outro lado, o questionamento da possibilidade ou no de uma EC ser impugnada por ADIN, trata-se de outra situao. A EC PODE CONTRARIAR A CF? Na verdade, o papel da EC contrariar a CF. No se muda uma Constituio sem se bater de frente com o texto vigente, haja vista a idia da EC ser mudar o texto constitucional. Se a CF diz: AMARELO, a Emenda dir: VERDE!!! Mas ela pode mudar todo o texto constitucional? No. Existem partes que ela no pode alterar: as CLUSULAS PTREAS. possvel, sim, ajuizar ADIN ou um exerccio de controle difuso de constitucionalidade, ou eventualmente uma ADECON contra uma EC, DESDE QUE ELA OFENDA UMA CLUSULA PTREA. MEDIDA PROVISRIA O que Medida Provisria (MP)? Basicamente: Norma feita pelo Presidente da Repblica. A MP, portanto, envolve exerccio de funo legislativa pelo Poder Executivo, envolve o exerccio de funo atpica, o que no desejvel, mas necessrio. Em algumas situaes excepcionais e de urgncia, as MPs so necessrias. Assim: MP uma espcie normativa, editada pelo Presidente da Repblica, para regulamentar matria relevante e urgente, possuindo fora de lei e vigncia provisria de 60 (sessenta) dias. Os Estados podem editar MP? O governador de estado poder emitir MP desde que a CF do Estado assim o permita. Questo: O STF tem algum meio ou poder, ainda que poltico, de segurar a edio excessiva de MPs? O Legislativo possui este instrumento, atravs da rejeio da MP.

Mas e o STF, pode fazer isto? Sim. Mas ele pode controlar a verificao dos requisitos subjetivos da MP? Esbarra-se, aqui, talvez no grande problema interpretativo das MPs. O QUE RELEVANTE E O QUE URGENTE? A anlise da relevncia e da urgncia subjetiva. E isso comea a responder a questo: O STF PODE CONTROLAR A EDIO EXCESSIVA DE MPs? Como se est diante de conceitos abstratos, difcil se extrair fora normativa desse conceito. E a pergunta: O STF pode coibir a edio de MP irrelevante? Sim, nos casos teratolgicos, onde no exista relevncia nem urgncia, acima de qualquer suspeita. Se for possvel discutir a urgncia e a relevncia, a questo fica legada anlise poltica. Quem analisa a relevncia e a urgncia o Presidente da Repblica, no momento da edio da MP e o Congresso Nacional, quando vota a MP. O STF pode analisar os requisitos subjetivos de relevncia e urgncia, DESDE QUE HAJA TERATOLOGIA, MONSTRUOSIDADE. A MP tem fora de lei. Ela no lei, mas vale como se fosse. Tem vigncia de 60 dias. Expirados esses 60 dias, expira-se, teoricamente tambm a MP. Este prazo pode ser revogado ou prorrogado por uma nica vez, por mais 60 dias. Ento qual o prazo mximo de vigncia de uma MP? 60 + 60 = 120 DIAS?

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

NO
Este prazo no contado durante o recesso parlamentar. Se a MP for editada durante o recesso ou, se ela for editada antes do recesso e durante a sua vigncia o recesso ocorrer, a MP vale, mas o prazo no contado. Portanto, ela poder valer por mais de 120 dias, se durante a sua vigncia tiver ocorrido recesso parlamentar.

Quando a MP ter seu prazo prorrogado? Importante falar que hoje, aps a EC 32, no se fala mais em REEDIO de MP e sim na sua PRORROGAO, ou seja, trata-se da PRORROGAO dos efeitos da MP. E quando ocorrer essa prorrogao? SE A MP NO FOR VOTADA NOS 60 DIAS. Imagine-se a situao: A MP expedida pelo Presidente da Repblica e comea a valer. submetida ao Congresso Nacional. O Congresso no vota dentro dos 60 dias iniciais da MP, assim, ela automaticamente prorrogada por mais 60 dias. PROCESSO LEGISLATIVO DAS MPS Como a MP votada no Congresso Nacional. Quando o presidente expede a MP, ela , imediatamente submetida ao Congresso Nacional. De que forma o Congresso vota a MP? O Congresso Nacional (CN) vota a MP da mesma maneira que se vota uma Lei Ordinria? NO Isso porque a MP tem um atributo que a Lei Ordinria no tem: ela tem fora de lei na data de sua edio. Assim, o processo de votao da MP ocorre com ela j gerando efeitos. VOTAO DA MP NO CONGRESSO NACIONAL So trs etapas: 1 Etapa: Formao de uma COMISSO MISTA do CN (de deputados e senadores), para anlise da MP. Esta comisso emitir um parecer sobre a MP. O que ser avaliado neste parecer: 1) A presena dos requisitos subjetivos para a edio da MP (RELEVNCIA E URGNCIA; 2) A constitucionalidade da MP. A MP no passa pela CCJ, ela ter sua constitucionalidade analisada pela Comisso Mista.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

3) Os aspectos financeiros da MP: a Comisso vai analisar a disponibilidade de verba para o cumprimento da MP; 4) A convenincia e a oportunidade da MP: o seu mrito, se boa ou ruim. Feito o parecer pela Comisso Mista, a MP vai para a Cmara dos Deputados 2 ETAPA onde ser votada. A Cmara dos Deputados tem 14 (quatorze) dias para votar a MP. OBS.: A COMISSO MISTA NO VOTA A MP, QUEM VOTA A CMARA E O SENADO. Se a CD aprova a MP: Ela submetida ao Senado para votao ((3 ETAPA)). O Senado Federal tambm tem mais 14 dias para votar a MP. Se o SF aprovar alguma coisa diferente do que a CDR aprovou, a MP volta para a CF para que esta vote a alterao proposta pelo Senado. A VOTAO DA ALTERAO TEM O PRAZO DE 3 (TRS) DIAS. QUAL O PRAZO DE VALIDADE DAS MPs? 60 DIAS, PRORROGVEIS 1 VEZ POR IGUAL PERODO. QUAL O PRAZO QUE O CONGRESSO NACIONAL TEM PARA VOTAR A MP? 14 + 14 + 14 + 3 = 45 DIAS Se a MP no for votada nos 45 dias que o CN tem p/ votar, ela continuar valendo at 60 dias. Se ela no for votada nos 60 dias, ela continua a valer por mais 60 dias. O prazo de 45 dias no para a validade da MP e sim para o Congresso Nacional. Mesmo que a MP no seja votada nos 45 dias, ela tem validade at os 60, so dois prazos independentes. Ento qual o objetivo desse prazo de 45 dias para o CN? Se ele votar ou no no prazo a MP continuar valendo!!! Este um prazo para o CN. Se o Congresso no votar a MP neste prazo, ocorre o que se chama TRANCAMENTO DE PAUTA.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


O QUE TRANCAMENTO DE PAUTA? o sobrestamento (interrupo) de todas as votaes/deliberaes do Congresso Nacional. Em tese, o CN no pode aprovar nada at que a MP seja votada. As votaes so suspensas e a MP entra em regime de urgncia e enquanto no houver sua votao, nada mais poder ser votado (ISSO SE SE ULTRAPASSAREM OS 45 DIAS PARA VOTAO). Isso era assim at bem pouco tempo. Hoje o entendimento de que a interrupo das votaes, ou seja, o trancamento de pauta s atinge espcies normativas do mesmo grau hierrquico. Espcies normativas de outros nveis hierrquicos, de outra natureza, de natureza diversa da MP poderiam ser votadas. A MP impediria a votao de uma Lei Ordinria, mas no impediria a votao de uma Lei Complementar, por exemplo. Prosseguindo-se com o tema Medida Provisria, especificamente sobre o Processo Legislativo da MP, recapitulando: 1) Viu-se que a MP tem validade de 60 dias, prorrogvel por uma nica vez por igual perodo. 2) Viu-se, tambm, que o prazo para que o Congresso Nacional vote uma MP de 45 dias e que se o CN no votar a MP neste prazo provocar o trancamento de pauta da casa onde ela estiver tramitando (se a MP estiver na Cmara dos Deputados, tranca a pauta da CD, se estiver no Senado Federal, tranca a pauta do SF). Assim, o que se observou, foi a independncia desses dois prazos: o prazo de validade da MP e o prazo de votao pelo CN.

Quando a MP ter o prazo prorrogado? Quando ela no votada em 60 dias. Assim para que se chegue a esse ponto, a pauta j foi trancada no 45 dia, ou seja, se a MP teve seu prazo prorrogado porque os 45 dias que o Congresso tinha para vot-la no foi observado. Lembrando que, ainda assim a MP vale at os 60 dias. Quais so as conseqncias da votao da MP? O que acontece com a MP que aprovada, que rejeitada? Ou com aquela que

aprovada com alterao? Ou sem alterao? Ou com a MP que no votada nos 120 dias? 1 HIPTESE: MP APROVADA SEM ALTERAO: O Congresso aprova exatamente aquilo que o presidente lhe enviou, aprova o texto integral da MP, sem nenhuma alterao. NESSE CASO, A MP VIRA LEI, DEIXA DE SER MP E VIRA LEI. 2 HIPTESE: MP REJEITADA NO CONGRESSO NACIONAL: A rejeio da MP tem efeito de cessar todos os seus efeitos. Os efeitos da MP so, imediatamente, cessados, perdendo toda a sua eficcia imediatamente, DE FORMA RETROATIVA. como se a MP nunca tivesse existido. Isso o que prev a CF. Entretanto, a MP teve efeitos j vlidos desde a sua edio. Exemplificando: O presidente da repblica expede, em 2014, uma MP dizendo: - Neste ano de copa do mundo, todo brasileiro ter direito a uma camisa amarela da Seleo Brasileira de Futebol. Expedida a MP hoje, amanh j posso buscar minha camisa. Essa MP rejeitada na Cmara, ou seja, ela perde, imediatamente, a eficcia com efeitos retroativos. Efeitos: 1) Suspensa a entrega de camisas 2) Em tese, quem pegou a camisa, ter que devolv-la. Por outro lado, quando o indivduo pegou a camisa, existia uma norma jurdica vlida, vigente, que o autorizava a retirar a camisa. Assim: ele fica com a camisa ou a devolve?

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

Dessa forma, percebe-se a existncia de duas solues lgicas, possveis para a questo. Diante desse paradoxo, precisou-se buscar uma outra soluo: SE A MP REJEITADA NO CN, ESTE (O CN) PRECISA EXPEDIR UM DECRETO LEGISLATIVO PARA REGULAMENTAR O PERODO QUE A MP REJEITADA VIGIU, VALEU. As relaes estabelecidas em razo da vigncia da MP precisam ser disciplinadas por Decreto Legislativo, em 60 dias. Voltando ao exemplo das camisas: o indivduo que pegou a camisa amarela, a devolve ou fica com ela? VAI DEPENDER DO DECRETO REGULAMENTAR / DEFINIR. LEGISLATIVO. DEPENDE DO QUE ELE

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

SE O CN NO EDITAR O DECRETO, SO MENTIDOS OS EFEITOS DA MEDIDA PROVISRIA. Excluda a suspenso do prazo no perodo do recesso, a MP tem validade de 120 dias. A no votao nesse prazo equivale rejeio tcita da MP, ou seja, a MP perde sua eficcia imediatamente e de forma retroativa. E os efeitos gerados pela MP? Mesmo caso da hiptese anterior de rejeio - , precisar ser editado um Decreto Legislativo pelo CN para regulamentar esses efeitos, tambm em 60 dias. O PRESIDENTE PODE REEDITAR A MP? LEGISLATIVA SEGUINTE. NO. SOMENTE NA SESSO

4 HIPTESE: MP APROVADA COM ALTERAO Se o CN quiser alterar uma MP ele dever propor um projeto de lei que se submeta ao mesmo rito, ao mesmo processo legislativo da MP. Existe um projeto de lei que se submete ao mesmo rito da MP: o chamado PROJETO DE LEI DE CONVERSO (PLC).

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


O QUE ISSO? o projeto de lei apto a alterar a MP durante a sua vigncia.

O PLC pode ser proposto ou sugerido pelo parecer da Comisso Mista, ou pode ser proposto pela Cmara ou poder ser proposto pelo Senado. Aqui tem-se um impasse: Vamos imaginar novamente o exemplo das camisas. 1) O presidente da repblica expede a MP para distribuir camisas amarelas. 2) Cmara e Senado aprovam a distribuio das camisas, porm na cor azul. A partir de que momento ser distribuda a camisa azul? No momento da aprovao da CD e do SF ou s aps a sano do PLC pelo presidente? SOMENTE APS A SANO DO PLC PELO PRESIDENTE. O texto original da MP continua vigente at a sano final do PLC. Assim, a distribuio das camisas amarelas continua at a sano do PLC pelo presidente. Imagine-se, ainda, que tenha sido aprovado o PLC e a partir da comea a distribuio da camisa azul. O que acontece com quem pegou a camisa amarela? O que acontece com os efeitos decorrentes do texto original da MP? So mantidos ou no? Quem pegou a camisa amarela pode pegar uma azul? Devolve a amarela? O que acontece? A mesma soluo da rejeio. Quando o CN altera a MP, e portanto aprova um PLC, ele tambm deve aprovar um Decreto Legislativo para disciplinar os efeitos decorrentes do texto original da MP. QUEM SANCIONA OU VELA A LEI ORDINRIA E COMPLEMENTAR: PRESIDENTE DA REPBLICA QUEM SANCIONA A EMENDA CONSTITUCIONAL: NINGUM. A EC NO SUBMETIDA SANO OU VETO QUEM SANCIONA OU VETA A MP?

3 CASOS DISTINTOS: 1) MP APROVADA SEM ALTERAO: EXISTE SANO OU VETO DA MP APROVADA SEM ALTERAO? Questo de lgica: se ela foi aprovada sem alterao significa dizer que o CN aprovou exatamente o que o presidente mandou para votao. Faria sentido a MP retornar ao Presidente para que ele a sancione ou vete? NO. Portanto, a MP aprovada sem alterao NO SE SUBMETE SANO OU VETO. E, em vista disso, no o presidente que promulga essa nova lei (j que a MP aprovada converte-se em lei), e sim o presidente do Congresso Nacional, que o presidente do Senado.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

MP REJEITADA OU NO VOTADA EM 120 DIAS: Nesse caso no se deve falar em sano ou veto, j que a norma est rejeitada. O que vai ocorrer a expedio do Decreto Legislativo.
2) 3)

MP APROVADA COM ALTERAO: Ser submetida sano ou

veto. Por que? A MP que aprovada com alterao, depende de aprovao de um PLC, que um projeto de lei, e, como tal, submetido sano ou veto do Presidente. Assim, o Presidente pode sancionar ou vetar o PLC e a acontece a mesma coisa que ocorre quando h sano ou veto de um projeto de lei comum. QUEM PROMULGA, NESSA HIPTESE, A LEI DE CONVERSO? O Presidente da Repblica. O PRESIDENTE DA REPBLICA PODE EXPEDIR MP SOBRE QUALQUER ASSUNTO? No. Existem matrias sobre as quais o Presidente no pode editar MP. Existe um rol dessas matrias no art. 62/CF-88, verbis:
1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I - relativa : a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; II - que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro;

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. 3 As medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. 4 O prazo a que se refere o 3 contar-se- da publicao da medida provisria, suspendendose durante os perodos de recesso do Congresso Nacional.

No

pode ser editada MP de direito PROCESSUAL CIVIL, direito PROCESSUAL penal e DIREITO PENAL. O DIREITO CIVIL PODE. S NO PODE PROCESSO CIVIL, PROCESSO PENAL E PENAL. A questo da MP tributria tambm j foi questo controversa. Pode ser criado imposto ou tributo e aumentada uma alquota por MP? A maioria da doutrina, quando foi criada a MP, entendia que no havia essa possibilidade. Mas o STF, respeitada a anterioridade tributria, permitiu a criao de tributos por MP. O regime atual, EXPRESSAMENTE PERMITE CRIAO DE TRIBUTOS OU AUMENTO DE ALQUOTA POR MP. PODE-SE CRIAR OU MAJORAR TRIBUTOS/ALQUOTAS, S NO PODE COBRAR!. O tributo pode ser criado por MP mas a sua cobrana s poder ocorrer se a MP for convertida em Lei no ano de sua edio. Imagine-se: - MP expedida hoje criando-se um tributo. - Pode-se cobrar este tributo amanh? NO - O tributo s poder ser cobrado se a MP for convertida em Lei at o final deste ano (2011). ART. 246CF-88, verbis: VEDAO/RESTRIO TEMPORAL DAS MP S: vedada a edio de MP na regulamentao de artigo da CF cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1/Janeiro/1995 at a promulgao desta emenda, inclusive.

Existe um lapso temporal dentro do qual as matrias alteradas por emenda no podem ser regulamentadas por MP. O prazo : 1 de janeiro de 1995 at a promulgao da EC 42, em 11 de setembro de 2001. Enfim, as matrias que foram alteradas por Emenda entre 1/1/95 e 11/09/2001 no podem ser regulamentadas por MP. O texto original da CF e at as amendas aprovadas em 1/1/95, podem ser regulamentadosw por MP e texto aprovado por emenda depois de 11/09/2001. ANTES DE 1/1/1995 PODE DEPOIS DE 11/09/2001 PODE ENTRE 1/1/95 E 11/09/2001 NO PODE A MP mudou sensivelmente com a EC 32/2001, de 11/09. At a EC 32, as MPs valiam por 30 dias e podiam ser prorrogadas por perodos de 30 dias. E elas eram prorrogadas por muitas vezes. Isso acabou a partir da EC 32. E aquelas MPs que pendiam de votao em 10/09/2001? Aquelas MPs que foram editadas pelo regime anterior mas que no tinham sido votadas at a EC 32? Elas se submetem ao regime anterior: 30 dias com reedies mltiplas ou ao novo regime: 60 dias, prorrogveis por 1 nica vez por igual perodo? Nem um nem outro. As MPs que aguardavam votao na data da edio da EC 32/2001 continuam a valer sem que elas tenham sido votadas. QUESTO: Se o PR pode expedir MP, qual a utilidade da Lei Delegada? LEI DELEGADA: uma lei feita pelo Presidente da Repblica mediante delegao. Ele pede autorizao para fazer a Lei e o Congresso Nacional autoriza, se achar que deve. E tendo sido concedida esta autorizao, ele expede a Lei. Qual , ento, a utilidade da Lei Delegada, se o Presidente pode expedir MP, que dispensa esse pedido de autorizao ao Congresso? A existncia da MP, num certo sentido, matou a Lei Delegada. Para se ter idia, as duas ltimas leis delegadas so de 1992.

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito

PROCESSO LEGISLATIVO Professor Andr Fgaro Programa Saber Direito


DECRETO LEGISLATIVO: Espcie normativa que veicula as competncias do Congresso Nacional. Para aquelas matrias de competncia do Congresso, para assuntos internos do mesmo, de sua competncia exclusiva, o CN trata tais assuntos por meio de Decreto Legislativo. Ele no submetido sano e veto e promulgado pelo presidente do Senado, que o presidente do Congresso Nacional. RESOLUO: a espcie normativa que veicula competncia do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. Para o Congresso Nacional, a matria da Resoluo residual. Aquilo que no foi definido como matria de Decreto Legislativo o CN se utiliza da Resoluo. J a Cmara e Senado, tipicamente, se utilizam da Resoluo. A Resoluo no se submete sano ou veto e promulgada pelo Presidente da casa que a expediu: se for uma resoluo da Cmara, ser promulgada pelo presidente da CD; se for expedida pelo Senado, ser promulgada pelo presidente do SF. Existem quatro tipos de resoluo: 1) Resoluo Administrativa: Referenda nomeaes do Presidente da Repblica. Ex.: A resoluo do Senado Federal que aprova o nome de um ministro do STF indicado pelo Presidente da Repblica uma Resoluo Administrativa. 2) Resoluo Tributria: Aquela que fixa alquotas tributrias. 3) Resoluo Delegativa: Aquela que autoriza o presidente a expedir Lei Delegada 4) Resoluo Co-Participativa: Resoluo do Senado que suspende a Lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do STF.

Potrebbero piacerti anche