Sei sulla pagina 1di 14

Anote por escrito suas metas, faa planos para alcan-las e trabalhe diariamente em seus planos "o sucesso

resume-se a metas, e tudo mais no passa de conversa".

Quais so as suas metas? Que objetivos voc tem em mente? No fim das contas, aonde pretende ir?

1. Imagine que voc tem a capacidade inata de alcanar qualquer meta que venha a estabelecer para si mesmo. O que voc realmente quer ser, ter e fazer? 2. Quais as atividades que lhe do maior sensao de significado e propsito na vida? 3. Analise sua vida profissional e pessoal como est hoje e identifique como o seu pensamento criou seu prprio mundo. O que voc poderia ou deveria mudar?

4. Em que voc costuma pensar e do que costuma falar a maior parte do tempo? Do que quer ou do que no quer? 5. Que preo ter de pagar para atingir as metas que so mais importantes para voc? 6. Que iniciativa deveria tomar imediatamente, tendo em vista suas respostas s perguntas acima? 1. Identifique o maior problema ou a maior fonte de nega-tividade em sua vida atualmente. De que maneira voc responsvel por esta situao? 2. Veja a si mesmo como o presidente de sua prpria empresa. De que maneira seu comportamento seria diferente se voc controlasse 100% das aes? 3. Tome hoje mesmo a deciso de deixar de culpar outras pessoas pelo que quer que seja e assuma total responsabilidade em cada rea de sua vida. Que medidas voc precisa tomar? 4. Pare de tentar encontrar desculpas e comece a

caminhar para a frente. Entenda que suas desculpas preferidas no tm fundamento na realidade e aja de acordo com isso. 5. Considere-se a principal fora criativa em sua prpria vida. Voc est onde est e o que em decorrncia de suas prprias escolhas e decises. O que voc deve mudar? 6. Tome, ainda hoje, a deciso de perdoar quem quer que alguma vez o tenha magoado. Esquea. Recuse-se a discutir o assunto novamente. Em vez disso, ocupe-se trabalhando em algo que seja importante para voc de maneira que no tenha tempo de voltar a pensar a respeito. Comece por seu negcio e sua carreira. Imagine que sua vida profissional fosse perfeita dentro de cinco anos. Responda s seguintes perguntas: 1. Como seria ela? 2. O que voc estaria fazendo?

3. Onde estaria? 4. Com quem estaria trabalhando? Que nvel de responsabilidade teria? 5. Que tipos de habilidades e capacidades voc teria? 6. Que tipos de metas estaria alcanando? 7. Que posio estaria ocupando no seu ramo? Idealize, agora, a sua vida financeira perfeita em algum momento do futuro: 1. Quanto voc estaria ganhando daqui a cinco anos? 2. Qual seria seu estilo de vida? 3. Como seria sua casa? 4. De que tipo seria seu carro? 5. Que tipo de conforto material estaria proporcionando a si mesmo e a sua famlia? 6. Quanto teria no banco? 7. Quanto estaria poupando e investindo a cada ms e ano? 8. Quanto gostaria de ter quando se aposentar? Observe sua famlia e seus relacionamentos hoje e se projete cinco anos no futuro: 1. Se sua vida em famlia fosse perfeita daqui a

cinco anos, como seria? 2. Com quem voc estaria? Com quem no estaria mais? 3. Onde estaria vivendo e como? 4. Qual seria seu padro de vida? 5. Que tipo de relacionamento voc teria com as pessoas mais importantes de sua vida daqui a cinco anos, se tudo fosse perfeito sob todos os aspectos? Ao fantasiar e imaginar seu futuro perfeito, a nica pergunta que voc deve fazer : Como? Essa a mais poderosa de todas as perguntas. Examine seus padres de sade e preparo fsico em todas as reas: 1. Se voc tivesse um padro fsico perfeito dentro de cinco anos, que aparncia teria e como se sentiria? 2. Qual seria seu peso ideal? 3. Quantas vezes se exercitaria por semana? 4. Como seria, de modo geral, seu estado de sade?

5. Que mudanas teria de comear a fazer hoje em sua dieta, em seus exerccios e em seus hbitos para desfrutar de uma excelente sade em algum momento do futuro? Imagine, ento, que voc uma pessoa importante e influente, um "membro destacado" de sua comunidade. Voc vem dando uma contribuio significativa para o mundo que o cerca. uma pessoa que faz diferena em sua prpria vida e na dos outros. Se sua posio social e seu envolvimento na comunidade fossem ideais: 1. O que voc estaria fazendo? 2. Com que organizaes estaria trabalhando ou para quais delas estaria contribuindo? 3. Quais as causas em que voc acredita profundamente e s quais d apoio e como poderia se envolver mais nessas reas?

Responda a estas perguntas imaginando que alcanou o mais alto grau de

desenvolvimento possvel para voc (e praticamente no h limites): 1. Que conhecimentos e aptides adicionais teria adquirido daqui a cinco anos? 2. Em quais reas seria reconhecido como absolutamente excelente no que faz? 3. O que deveria fazer diariamente para desenvolver o conhecimento e as aptides de que precisa para ser, no futuro, um dos profissionais de mais alto desempenho na sua rea?

Decida como seria seu estilo de vida ideal dia aps dia. Planeje seu calendrio perfeito de Io de janeiro a 31 de dezembro: 1. O que voc gostaria de fazer nos fins de semana e nas frias? 2. Quanto tempo gostaria de tirar para si mesmo a cada semana, ms e ano? 3. Aonde gostaria de ir? 4. Como organizaria seu ano, se no tivesse limitaes e dispusesse de total controle de seu tempo?

1. Imagine que todo problema tem uma soluo, que existe uma maneira de superar qualquer limitao e que no h limites para a consecuo de toda meta que estabelea para si mesmo. O que voc faria diferente? 2. Pratique o "pensamento de volta do futuro". Projete-se cinco anos frente e olhe para seu presente. O que deveria acontecer para que seu mundo seja ideal? 3. Imagine que sua vida financeira fosse perfeita sob todos os aspectos. Quanto voc estaria ganhando? Quanto valeria sua aposentadoria? Que passos poderia dar, a partir de hoje mesmo, para transformar em realidade essas metas? 4. Imagine que sua vida familiar e pessoal fosse perfeita. Como seria ela? Que coisas voc deveria comear a fazer menos ou mais a partir de hoje? 5. Planeje seu calendrio perfeito. Programe seu

ano de janeiro a dezembro como se no tivesse limitaes. O que voc mudaria a partir de hoje? 6. Imagine que seus padres de sade e preparo fsico fossem perfeitos sob todos os aspectos. O que voc poderia fazer, a partir de hoje, para transformar em realidade a viso que tem de si mesmo? Dale Carnegie escreveu: "Diga-me o que faz uma pessoa se sentir mais importante, e eu lhe direi qual toda a sua filosofia de vida." O que faz com que voc se sinta importante? O que aumenta sua autoestima? O que mais contribui para seu respeito prprio e seu orgulho? Qual de suas realizaes do passado foi capaz de lhe dar maior sensao de orgulho e satisfao? As respostas lhe fornecero excelentes indicaes quanto a seus verdadeiros valores.

Qual o desejo de seu corao? Bem no fundo de seu corao, o que desejaria, mais que qualquer outra coisa, ser, ter ou fazer na vida? Na formulao de um amigo meu: "Por que motivo voc gostaria de ser famoso?" Com que palavras gostaria de ser descrito em sua ausncia? O que gostaria que algum dissesse em seu funeral? Como gostaria que sua famlia, amigos e filhos se lembrassem de voc? O que gostaria que as pessoas falassem a eles sobre voc? Qual sua reputao atualmente? Que tipo de reputao gostaria de ter em algum momento do futuro? O que precisaria comear a fazer hoje mesmo para criar a reputao que deseja?

1. Faa uma lista dos trs a cinco valores mais importantes em sua vida atualmente. Em que voc realmente acredita e aposta? 2. Por quais qualidades e valores voc mais lembrado, atualmente, entre as pessoas que o conhecem?

3. Quais so os valores que considera mais importantes em seu relacionamento com as outras pessoas? 4. Quais so seus valores a respeito de dinheiro e sucesso financeiro? Voc os pratica diariamente? 5. Descreva como seria uma pessoa ideal, aquela que mais gostaria de ser se no tivesse limitaes. 6. Escreva seu prprio obiturio, para ser lido aos amigos e parentes em seu funeral, exatamente como voc gostaria de ser lembrado. 7. Qual a mudana que voc poderia adotar, hoje, em seu comportamento para ajud-lo a viver em maior harmonia com seus valores 1. Comece com suas metas mais globais e, em seguida, passe s mais especficas: 2. Quais so, atualmente, suas trs metas mais importantes em seu negcio e em sua carreira? 3. Quais so, no momento, suas trs metas financeiras mais importantes? 4. Quais so, atualmente, suas trs metas mais importantes na vida em famlia e nos

relacionamentos? 5. Quais so, no momento, suas trs metas mais importantes em matria de sade e preparo fsico? Identifique suas maiores preocupaes O lado oculto dessas perguntas : Quais so minhas trs maiores preocupaes, atualmente? O que o preocupa e incomoda em sua vida cotidiana? O que o deixa irritado ou afrontado? O que, mais que tudo, o priva da felicidade? Um amigo meu costuma perguntar: "Onde est doendo?" Uma vez que tenha identificado seus maiores problemas e motivos de preocupao, pergunte a si mesmo: 1. Quais seriam as solues ideais para cada um desses problemas? 2. Como poderia eliminar imediatamente esses problemas ou preocupaes? 3. Qual a maneira mais rpida e direta de resolver cada problema? sente com um bloco de

papel e faa uma lista de pelo menos 100 metas que deseja alcanar ao longo da vida. Imagine, em seguida, que dispe de todo o tempo, dinheiro, amigos, aptides e recursos necessrios para alcanar essas metas. Sonhe e fantasie vontade. Escreva sem hesitao tudo o que gostaria de ter se no tivesse qualquer limitao Se sua vida fosse ideal, quanto gostaria de ganhar por ms e por ano? Quanto gostaria de poupar e investir por ms e por ano? Quanto gostaria de ter em algum momento do futuro? Que bens imobilirios gostaria de ter no momento em que se aposentar, e quando gostaria que isto acontecesse?

Potrebbero piacerti anche