Sei sulla pagina 1di 58

Tragdia Castro de Antnio Ferreira

PESSOAS DA TRAGDIA Castro Ama Coro das moas de Coimbra Infante D. Pedro Secretrio seu El-Rei D. Afonso IV Pro Coelho Diogo Lopes Pacheco Mensageiro ACTO I CASTRO, AMA, CORO CASTRO Colhei, colhei alegres, Donzelas minhas, mil cheirosas flores Tecei frescas capelas De lrios, e de rosas; coroai todas As douradas cabeas. Espirem suaves cheiros, De que se encha este ar todo. Soem doces tangeres, doces cantos. Honrai o claro dia, Meu dia to ditoso! a minha glria Com brandas liras, com suaves vozes. AMA Que novas festas, novos cantos pedes? CASTRO Ama, na criao ama, no amor me, Ajuda-me ao prazer. AMA Novos extremos vejo. Nas palavras prazer, gua nos olhos. Quem te faz juntamente leda, e triste?

CASTRO Triste no pode estar quem vs alegre. AMA Mistura s vezes a fortuna tudo. CASTRO Riso, prazer, brandura na alma tenho. AMA Lgrimas sinais so da m fortuna. CASTRO Tambm da boa fortuna companheiras. AMA dor so naturais. CASTRO E ao prazer doces. AMA Que fora de prazer tas traz aos olhos? CASTRO Vejo meu bem seguro, que receava. AMA Que novo caso foi? que bem te veio? Porque me tens suspensa? Abre-me j, Senhora, essa alma tua, O mal se abranda, o bem contando-o cresce. CASTRO ama, amanheceu-me um alvo dia. Dia de meu descanso. Sofre um pouco Repetir de mais alto a minha histria, Em quanto o esprito ledo co a lembrana

3 De seu temor, de que j est seguro, Ajunta ao mal passado o bem presente. Daquele grande Afonso forte, e santo Por poderosa mo de Deus alado Entre armas, ante imigos o Real ceptro Do grande Portugal, que inda est tinto Do sangue de infiis por seu bom brao, Por legtima herana rege, e manda O bom velho glorioso da vitria, E nome do Salado, Afonso Quarto, Dos Reis de Portugal stimo em ordem, Filho do grande Dinis, de Isabel santa, Ambos j no alto Cu claras estrelas. Cuja alta casa, e acrecentado Imprio Pelos grandes avs espera alegre Seu desejado herdeiro o Infante Pedro, Meu doce amor, minha esperana, e honra. Sabes como, em saindo dos teus braos, Ama, na viva flor da minha idade, (Ou fosse fado seu, ou estrela minha) Cos olhos lhe acendi no peito fogo, Fogo, que sempre ardeu, e inda arde agora Na primeira viveza inteiro, e puro. Por mim lhe aborreciam altos estados. Por mim os nomes de Princesas grandes, Por to grande me havia nos seus olhos. Um tempo duro, mas em fim forado Deu a Costana a mo, Costana aquela Por tantas armas, e furor trazida, J quase do seu fado triste agouro: Deu a Costana a mo, mas a alma livre, Amor, desejo, e f me guardou sempre. Quantas vezes quisera honestamente Pod-la dar a mim! quantas mais vezes Se arrependeu depois de se ver preso! No lhe apagou o amor a nova esposa; No o to festejado nascimento Do desejado parto: antes mais vivo Co tempo, e co desejo ardia o fogo. Que far? se o encobre, ento mais queima. Descobri-lo no quer, nem lhe honesto. Mas quem o fogo guardar no seio? Quem esconder amor, que em seus sinais A pesar da vontade se descobre? Nos olhos, e no rosto chamejava. Nos meus olhos os seus o descobriam. Suspira, e geme, e chora, a alma cativa Forada da brandura, e doce fora, Sujeita ao cruel jugo, que pesado A seu desejo sacudir deseja.

4 No pode, no convm: a fria cresce. Lavra a doce peonha nas entranhas. Os homens foge, foge a luz, e o dia. S passeia, s fala, triste cuida. Castro na. boca, Castro na alma, Castro Em toda parte tem ante si presente. Ele mulher cuidado, eu dio, e ira. Arde o peito a Costana em furor novo. Nem me ousam descobrir, nem vedar nada. Da antiga Casa Castro em toda Espanha, J dantes do Real ceptro deste Reino Por grande conhecida, inda meu sangue Do Real sangue seu tinha gr parte. Mas inda natureza dobram fora, Arte ajuntando, e manha: el-Rei ao neto Por madrinha me d, comadre ao filho. AMA Cegos, que quanto mais vedam, mais chamam. Cresce co a fora Amor: e o que vontade Se faz mais impossvel, mais deseja. CASTRO Em fim, fortuna, que me j chamava Esta glria to grande, quebra o n Daquele jugo a meu amor contrrio. Leva ante tempo a morte a Infanta triste. Herdo eu mais livremente o amor constante, Que a mim se entregou todo, e todo vive Na minha alma, onde est seguro, e firme, J com doces penhores confirmado. Mas o esprito inquieto cos clamores Do povo, e rogos graves, que trabalham Apartar este amor, quebrar sua fora, Me traziam medrosa receando A volta da fortuna, que ora amiga Ora imiga cruel ala, e derriba; Que sempre do mor bem, mor mal promete Falsa, inconstante, cega, vria, e forte. Lograva como a medo os meus amores. Criava o grande amor desconfiana: E a conscincia errada sempre teme. AMA Quem te segurou j? quem novo esprito Te deu aos temores?

5 CASTRO O meu medo. AMA Contrrias cousas falas. CASTRO O medo ousa s vezes mais que o esforo: tomo os filhos Co as lgrimas nos olhos, rosto branco, A lngua quase muda, em choro solta Ante ele assi comeo: meu Senhor, Soam-me as cruis vozes deste povo. Vejo del-Rei a fora, e imprio grave Armado contra mim, contra a constncia, Que em meu amor at agora tens mostrado. No receio, Senhor, que a f to firme Queiras quebrar a quem tua alma deste; Mas receio a fortuna que mais possa Com seu furor, que tu com teu amor brando. Por estas minhas lgrimas, por esta Mo tua, que em sinal de f me deste, Pelos doces amores, doce fruito, Que deles tens diante, se me deves Amor igual ao meu, ou se alga hora Fui a teus olhos vista alegre, e doce, Me segures, me guardes, me conserves Contra os duros mandados de teu pai, Contra importunas vozes dos que podem Mudar acaso teu constante peito. Ou quando minha estrela, e cruel gnio Te puder arrancar desta alma minha, Com teu armado brao envolta em sangue Me arranques deste corpo, que no veja To triste dia, to cruel mudana; Eu tomarei por doce a minha morte: Por piedoso amor, tal crueldade. Moveste-me a alma, e os olhos. CASTRO Assi disse. Ele ento lanando os braos Estreitamente em mim, mudado todo Em vo trabalha de encobrir a mgoa De meu temor, e lgrimas. E pode, Dona Ins, me diz, pode teu peito Conceber tal receio? aquele dia

6 Primeiro, que te vi, no mostrou logo Que esta minha alma tua s se deve? Por ti a vida me doce, por ti espero Acrescentar imprios: sem ti o Mundo Duro deserto me pareceria. No poder fortuna, no os homens, No estrelas, no fados, no planetas Apartar-me de ti por arte, ou fora. Nesta tua mo te ponho firme, e fixa Minha alma; por Infante te nomeio, Do meu Amor Senhora, e do alto estado, Que me espera, e teu nome me faz doce. O grande movedor dos Cus, e terras Invoco, e chamo aqui: o alto Cu me oua, E meu intento santo aprove, e cumpra. AMA Entendo o teu prazer, as tuas lgrimas. Tambm de prazer choro: to contrria Nos sempre a alegria, que inda toma Lgrimas emprestadas tristeza. CASTRO J no temo fortuna, j segura, E leda viverei. AMA No real esprito No se deve esperar leve mudana. Ajuda tua estrela co bom siso. Muitas vezes a culpa empece ao fado. Prudncia, e bom conselho o bem conserva: A soberba o destri, e em gr mal muda. CASTRO Rege tu, ama minha, este meu peito. O sbito prazer engana, e erra. AMA Encobre teu segredo. CASTRO Na alma o tenho.

7 AMA Deus to conserve. CASTRO Humilde aos Cus o peo.

INFANTE, CORO INFANTE Poderoso Senhor, gr pai do Mundo, Cujo poder imenso, altas grandezas Cantam os Cus, a terra, os elementos, A cujo aceno treme a redondeza, A cujo querer nada impossvel, Fortalece meu peito, arma-me todo De pacincia igual dura afronta. Sossega os alvoroos deste povo, A fria de meu pai, que em vo trabalha Arrancar-me minha alma donde vive. Sou humano, Senhor: tentaes grandes Vencem nimos fortes. Ferve o sangue, arde o peito, cresce-me ira Contra quem me persegue: tu me amansa. No poderei sofrer, no poderei A dura pertincia, o cruel dio, Que ao meu doce amor mostram. Vence a dor a razo: vence Amor fora. Tu conserva, alto Deus, a prometida F, a quem j de l dar-ma mandaste. Tudo de ti procede: sem ti nada Se move c na terra. Quem entende Teus meios, e teus fins, e teus segredos? Quantas vezes mal , o que bem parece! Quantas vezes o mal causa bens grandes! Quanto tempo sofreste o grande Afonso No nome de Bolonha celebrado, Que novas torres ajuntou s Quinas, Dura fora fazendo ao matrimnio, Contra as divinas leis, contra as humanas! Quem ento no chorava a crueldade Contra o primeiro amor? e quem calava A dura pertincia do segundo? Mas tu querias dar ao Mundo o grande, Forte, prudente, e santo, um s Dinis, Paz, e concrdia entre altos Reis, que Remos Deu, e tirou, em armas claro, e em letras.

8 Eu de seu sangue, de seu estado herdeiro, Porque do meu amor to mal julgado No esperarei grandezas? V-las-ei, V-las-ei de ti, Castro; vive leda, Vive segura, lana os medos fora, Que antes morte, que vida sem ti quero. CORO No desculpa ao mal, outro mal grande. Quo danoso no Mundo um mau exemplo! Que o que reprende em outro, em si o aprove. Mas no pode assi ser a Razo cega, Cada um levar-se deixa da vontade.

SECRETRIO, INFANTE, CORO SECRETRIO Quem ajuntar puder com gua o fogo, Quem misturar co dia a noite escura, E quem o mau pecado com a virtude, Este no amor ajuntar razo, Este em falsa lisonja a lealdade. Um o amor no sofre, outro a virtude. E eu destes ambos venho agora armado. No sei se poderei vencer com eles. Se algum esprito bom me quisesse ora Ajudar l dos Cus, e aqui acabasse Esta vida; que fim mais glorioso Que pelos Cus deixar a baixa terra, Antes que por temor honra, e verdade? Aquele que l vejo pensativo, Deus me inspire que diga sem temor. Confiana h mister, e nimo livre Quem quiser resistir ao mau propsito Do Prncipe, em que est determinado. Mas deixar de o fazer vil fraqueza. INFANTE Que dirs, Secretrio, a to gr fora Como querem fazer a esta minha alma? SECRETRIO Senhor, mas antes querem dar-ta livre Donde est to forada, e to cativa.

9 INFANTE Arrancam-me as entranhas, que me querem? Esta gente que quer, que assi me mata? SECRETRIO Querem-te s, e procuram-te tua honra. E quebrar daqui as asas fortuna, Que contra ti no tenha nunca foras. INFANTE Mas antes lhas vo dando quanto podem, Procurando apartar-me donde vivo. SECRETRIO Se te visses, Senhor, ver-te-ias morto: Ver-te-ias cego: em quanto homem no vive Com sua alma prpria, pode a tal ser vida? INFANTE Tambm tu me persegues? tambm vens Afiado cortar-me estas razes, Que no meu peito j to firmes tenho? SECRETRIO Piadosa obra faz ao que est preso Quem as prises lhe corta, e as ms cadeias. Oh clarssimo Infante meu Senhor, Muito h que me conheces, teus segredos De mim com razo sempre confiaste. Nunca te descobri as zombarias, Nunca descobrirei o menor deles. De a parte me tens por Secretrio, Mas de outra me hs de ter por Conselheiro. Cumprirei eu contigo, e co que devo: Ento venha tua ira, que eu no quero Melhor morte, que aquela, que de infmia Livrar a vida, e a alma de perigo. Um o amor no sofre, outro a virtude. E eu destes ambos venho agora armado. No sei se poderei vencer com eles. Se algum esprito bom me quisesse ora Ajudar l dos Cus, e aqui acabasse Esta vida; que fim mais glorioso Que pelos Cus deixar a baixa terra,

10 Antes que por temor honra, e verdade? Aquele que l vejo pensativo, Deus me inspire que diga sem temor. Confiana h mister, e nimo livre Quem quiser resistir ao mau propsito Do Prncipe, em que est determinado. Mas deixar de o fazer vil fraqueza. INFANTE Que dirs, Secretrio, a to gr fora Como querem fazer a esta minha alma? SECRETRIO Senhor, mas antes querem dar-ta livre Donde est to forada, e to cativa. INFANTE Arrancam-me as entranhas, que me querem? Esta gente que quer, que assi me mata? SECRETRIO Querem-te s, e procuram-te tua honra. E quebrar daqui as asas fortuna, Que contra ti no tenha nunca foras. INFANTE Mas antes lhas vo dando quanto podem, Procurando apartar-me donde vivo. SECRETRIO Se te visses, Senhor, ver-te-ias morto: Ver-te-ias cego: em quanto homem no vive Com sua alma prpria, pode a tal ser vida? INFANTE Tambm tu me persegues? tambm vens Afiado cortar-me estas razes, Que no meu peito j to firmes tenho? SECRETRIO Piadosa obra faz ao que est preso Quem as prises lhe corta, e as ms cadeias.

11 Oh clarssimo Infante meu Senhor, Muito h que me conheces, teus segredos De mim com razo sempre confiaste. Nunca te descobri as zombarias, Nunca descobrirei o menor deles. De a parte me tens por Secretrio, Mas de outra me hs de ter por Conselheiro. Cumprirei eu contigo, e co que devo: Ento venha tua ira, que eu no quero Melhor morte, que aquela, que de infmia Livrar a vida, e a alma de perigo. No vs, Senhor, que o Sol, se escurecesse, Quanto cobre, e descobre, ficaria To triste, e escuro, como agora claro? Pois tal o bom Prncipe: Sol nosso, Com cuja luz nos vemos, e seguimos A justia que aos Cus nos vai levando. Se se esta em ti perder, onde a acharemos?. Quem a virtude seguir, quem honra? Abateres-te assi de Prncipe alto A pensamentos baixos, que se estranham Nos homens baixos, parecer-te pode Grandeza de ti digna? e do que deves A este estado to alto, que te espera? INFANTE Quem to livre te faz, e to ousado? SECRETRIO Amor, e lealdade esta ousadia Me do: d-ma a Razo, que tem tal fora, Que inda que se no siga, no se nega. L dentro em ti te vejo estar sentindo Em teu nimo Real, e generoso Quase a reverncia, a que te move, Inda que com desgosto, a s verdade. No me queres ouvir, mas bem me julgas, Move-te o zelo honesto, a f to pura. Deixa-te reprender de quem bem te ama, Que ou te aproveita, ou quer aproveitar-te. No recebas enganos de quem teme, Ou deseja, ou espera, custa tua, De tua honra, e dos teus, que a tantos mata. Louvas tu, ou algum louvar aquele, Que podendo ilustrar a glria antiga De seus passados com mor honra, e fama, No somente o no faz, mas escurece Daquela luz antiga o claro raio?

12

INFANTE Mas antes no viver merecia esse, Antes no ser nascido: que a guia vemos Os filhos enjeitar, que ao Sol no olham. SECRETRIO E que dirs, que julgars daquele, Que em vez de se armar bem contra a fortuna, Causas anda buscando de a ter sempre Contrria a sua vida, e seu estado? INFANTE Quem no teme a fortuna, e no procura De contra ela se armar, t-la- imiga, Que aos que se lhe mais do, sempre persegue. SECRETRIO Julgaste-te a ti mesmo. INFANTE Em que? ou como? SECRETRIO Aquele claro sangue, aquele nome Herico, to alto, e em todo o Mundo Honrado, e conhecido dos Reis grandes, De cujo tronco vens, no fica escuro Misturado com outro diferente Dos que foram nascidos, e criados Para humildes sofrerem teu Real jugo, Obedecendo ao Imprio, e aos acenos? Depois disto no vs o gr desprezo, Em que sers aos teus? o gr perigo Em que pes este Reino, co a soberba De poucos, que ergues tanto, e tanto podem Com teu favor, que mostram j desprezo A quem devem mostrar acatamento? Que cousa mais destri o Rei, e Reino? Que cousa cria mor desprezo, e dio Que v-lo sujeitar-se a cousas baixas? Que v-lo ser mandado de seus vcios? Com que rosto, Senhor, dars castigo Aos que assi cometerem o que cometes?

13 Como conservars a obedincia Santa devida aos pais, pois tu a negas Aos teus no que te pedem justamente? Memria deixars de mau exemplo A teus filhos: dars licena larga A Reis, que isto souberem: ao Mundo causa De escurecer teu nome para sempre. De um mal v quantos males nascem logo: Todos sobre ti caem: Senhor, v-te. Conhece-te melhor: entra em ti mesmo. Vers ento o porque te importunam, O que te pede el-Rei, o que teu povo. CORO Conselheiro fiel, ousado, e forte Feriste co a razo a alma, que dura Os olhos em vo cerra. INFANTE Eu no sou, nem fui nunca qual me julgas, Ou qual me julgais todos. Outros olhos Diferentes dos vossos so os meus, Com que me vejo, e vejo que o que fao, No tamanho mal, como vs vedes. Eu no fao erro algum: sigo o que o esprito Me diz, e me revela, a quem eu creio. Cos prncipes tem Deus outros segredos, Que vs no alcanais, e como cegos Nos juzos errais de seus mistrios. Olhai esta mulher, vede o que h nela. De um sangue nos formou a natureza: Real , de Reis vem, de Reis digna. Do mundo quisera eu ser s Monarca, Monarca de mil Mundos, para todos Debaixo dos ps pr, de quem tanto amo. Mui baixa me parece esta coroa Para aquela cabea. Olha o que mando: Tu jamais me no fales em tal cousa. Meias duros pais no curem de cansar-me; Porque nem posso nisso obedecer-lhes, Nem em o no fazer desobedeo. Arranquem-me a vontade deste peito, Arranquem-me do peito esta alma minha, Ento acabaro o que comeam. No cuidem que me posso apartar donde Estou todo, onde vivo: que primeiro A terra subir onde os Cus andam, O mar abrasar os Cus, e terra,

14 O fogo ser frio, o Sol escuro, A Lua dar dia, e todo Mundo Andar ao contrrio de sua ordem Que eu, Castro, te deixe, ou nisso cuide. Dei-te alma, dei-te f, guard-la-ei firme. Confio isto de ti, no mo descubras. SECRETRIO Oh Senhor, que me matas! Deus quisera Que nunca merecera honra tamanha. Pois me pe em perigo de desonra. Seguir tua vontade, destruir-te, Destruir este Reino, e teu pai triste: Querer-te apartar dela impossvel. INFANTE Segue minha razo, minha vontade. SECRETRIO No te vejo razo, vejo vontade. INFANTE Segue a vontade, que forar no podes. SECRETRIO Manda-me o que te devo que a no siga. INFANTE Queres mandar teu Prncipe? SECRETRIO Mas sirvo. INFANTE Obedece ao que quero. SECRETRIO Manda o justo. INFANTE

15 Deus s me julga. SECRETRIO E a razo te obriga. INFANTE Livre h-de ser um Prncipe. SECRETRIO Cativo quem de si se vence. INFANTE Inda importunas? SECRETRIO Se te no conselhar, meus so teus erros. INFANTE Eu te livrarei deles. SECRETRIO A Deus temo. Tu no corpo s podes, ele na alma. Eu aconselhar-te posso, forar no. Testemunha me Deus: e tu tambm. Amor em ti s reina, amor te manda Peonha doce de alma, de honra, e vida. Mas porque te no movem tantos choros Da Rainha tua me? os tantos rogos Del-Rei teu pai? os to leais conselhos De quantos a teus ps esto lanados, Pedindo-te piedade deste Reino, Que ameaado est assi da fortuna? No te declarars por honra tua, E prova para o Mundo, que te infama Com nome de pecado pertinaz? Eu choro de assi ver lia mulher fraca Mais forte contra ti, que quantas foras De Deus, do Mundo esto por ti tirando. INFANTE

16 perseguio forte, dio estranho! O duros fados todos conjurados Cos Cus, e com as estrelas a perder-me! Que me quereis? que sem razo vos fao, Homens de entranhas feras, e danadas, Em ter igual amor a quem mo tem? A quem to devido? quem o Mundo Todo merece ter, e inda pequeno? Homens, que procurais meu mal, e morte, Vede bem o que eu vejo: que alto imprio Daquele Real rosto no ser Honrado, e acrescentado? aquele rosto, Que tanto aborreceis, que Mundos pede! Que estados, que grandezas, que triunfos! Em corpo to fermoso a fermosa alma To santa, to honesta, casta, e pura Que tacha podeis dar? ou que virtudes, Que graas das mais raras, e excelentes No achareis em tudo, quanto mostra? Pode ser mais cru dio, e mais injusto? Pode ser mor inveja, e mais sem causa? CORO O quo perigoso qualquer princpio De mal, que um s descuido pode tanto, Que traz um nimo alto a tal baixeza! INFANTE Para onde fugirei, porque me deixem? SECRETRIO De ti hs-de fugir, por teu remdio. INFANTE No me valer j ver que no posso? SECRETRIO Tu mesmo te puseste em tal fraqueza. INFANTE No quero, nem desejo arrepender-me. SECRETRIO

17 Acrescentas o erro com a vontade. INFANTE Se erro, como dizes, no houve outros? SECRETRIO Houve, mas todavia foram erros. INFANTE Desculpem-me outros Reis, e Imperadores. SECRETRIO Como o faro, poisa si no puderam? INFANTE No me persigas mais. SECRETRIO O mal persigo. INFANTE Um Prncipe de um Reino to cativo H-de ser, que no faa o que costuma Qualquer do povo seu? SECRETRIO Um Prncipe antes H-de ter seu esprito to alado Da terra, que dela erga o pensamento Ao baixo povo seu, para que o siga. Esprito h-de ser puro: um ouro limpo, Sem fezes, e sem liga: exemplo claro De fortaleza, mansido, e justia. INFANTE Vai-te diante mim, fuge minha ira. SECRETRIO Quem governar a vontade livre, Que outro Senhor no tem, seno a si mesma?

18

CORO I Quando Amor nasceu, Nasceu ao Mundo vida, Claros raios ao Sol, luz s estrelas. O Cu resplandeceu, E de sua luz vencida A escurido mostrou as cousas belas. Aquela, que subida Est na terceira esfera, Do bravo mar nascida, Amor ao Mundo d, doce amor gera. Por amor se orna a terra De guas, e de verdura, s rvores d folhas, cor s flores. Em doce paz a guerra, A dureza em brandura, E mil dios converte em mil amores. Quantas vidas a dura Morte desfaz, renova: A fermosa pintura Do Mundo, Amor a tem inteira, e nova. Ningum tema seus fogos, E chamas furiosas. Amor tudo, amor suave, e brando, Sujeito a brandos rogos, As guas amorosas Dos olhos com brandura est alimpando. Douradas, e fermosas Setas na aljava soam vista perigosas; Mas amor levam, dos amores voam. Amor em doces cantos, Em doces liras soe, Torne seu brando nome este ar sereno. Fujam mgoas, e prantos, O ledo prazer voe, E claro o rio faa, o vale ameno. No terceiro Cu toe De amor a doce lira, E de l te coroe, Castro, de ouro o gr Deus, que amor inspira. CORO II Antes cego Tirano Dos poetas fingido, Cruel desejo, e engano, Deus de v gente, de cio s nascido.

19 Geral estrago, e dano Da gloriosa fama, Com sua seta, e chama Tirando a toda a parte Ardendo fica Apolo, ardendo Marte. Vai pelos ares voando; Arde c toda a terra, E de aljava soando O tiro empece mais, quanto o mais erra. Tem por glria ir juntando Estados diferentes: Os mais convenientes A Amor, e iguais aparta. Nunca de sangue, e lgrimas se farta. No tenro, e casto peito Da moa vergonhosa, Tempo esperando, e jeito, Entra com fora branda, ou furiosa. O fogo j desfeito Da cinza outra vez cria, No frio sangue, e fria Neve outra vez se acende. Dos olhos no meio da alma o raio prende. Dali sua peonha Vai por todas as veias. 15 A alma dormente sonha Em seu engano, e tece doces teias. Foge a casta vergonha. Foge a constncia forte. Entra tristeza, e morte Debaixo de brandura, Que a razo mata, o corao endura. Quem a ferrada maa Ao grande Alcides toma? E quer que assi aos ps jaa Da moa, feito moa, quem lees doma? Quem da espantosa caa Os despojos famosos Lhe converte em mimosos Trajos de Dama, e o uso Das duras mos lhe pe no brando fuso? Jpiter transformado Em to vrias figuras, Deixando desprezado O Cu, quo baixo o mostram mil pinturas! Poderosas branduras, Que assi as almas convertem No que amam! assi sovertem Por manha a grande alteza Do esprito, que se enterra em vil fraqueza! De que outro fogo ardia

20 Dos Teucros a alta glria? De que deixou histria To triste ao Mundo Espanha a forte, e pia? Amor cego vencia. Amor cruel matava. Um moo triunfava De tanto sangue, e vidas Por um vo apetite mal vendidas. Ditoso, quo ditoso! Quem o seu peito armou Contra o raio furioso: Ou em alando as chamas o apagou! Poucos, que Deus amou, Dos Cus tanto alcanaram. E mil, e mil choraram Do vo contentamento Ao cego Infante seu rependimento.

21

ACTO II EL-REI D. AFONSO IV, PRO COELHO, DIOGO LOPES PACHECO, CONSELHEIROS

REI Oh ceptro rico, a quem te no conhece, Como s fermoso, e belo! e quem soubesse Bem quo diferente s do que prometes, Neste cho que te achasse, quereria Pisar-te antes cos ps, que levantar-te. No louvo os que se louvam por imprios A ferro, sangue, e fogo destrurem, O seu prprio estendendo: mas aqueles ( grandeza espantosa, e nimo livre!) Que tendo-os muito grandes, os deixaram. Mor alteza, e mor nimo as grandezas Desprezar, que aceitar: e mais seguro A si cada um reger, que o Mundo todo. O resplandor deste ouro nos engana E terra em fim, e terra a mais pesada. De a alta fortaleza estamos sempre Postos por atalaias fortuna: Por escudos do povo, oferecidos A receber seus golpes; no faz-lo usar mal do ceptro, e bem faz-lo no ter vida mais segura, e certa, Que quanto estes perigos nos prometem. CONSELHEIROS Gloriosos perigos, e trabalhos, Oh bem-aventurados, pois te sobem Da coroa da terra que nos Cus Mais rica, mais gloriosa te daro. PACHECO Trabalho mais que estado tem os Reis, Os bons Reis, que no amam assi seus vcios, Como as obrigaes de se mostrarem Contra si mais isentos, e mais fortes Que o povo baixo, que anda s aps eles. E tal Rei como tu, Senhor, Rei. No te pese de o ser, que vir tempo, Que te hajam mais inveja a esses trabalhos Sofridos com pacincia, e bem regidos,

22 Que a vitrias famosas com gr perda De homens, e de riquezas mal ganhadas. Isto faz os Reis grandes, dignos sempre De memria imortal, sofrer trabalhos Pelo pblico bem, quebrar a fora Do sangue, e prprio amor; fazer-se exemplo De todo bem ao povo, atalhar prestes O mal em seu comeo, antes que empea. Depois nem foras bastam, nem conselho. Atalhando a este mal, que e assi agora To trabalhado traz, ficars livre Rindo-te da fortuna, e de seus medos. REI Vence o mal ao remdio. Vejo o Infante De todo contra mim determinado, Duro a meus rogos, mais duro aos mandados. Que estrela foi aquela to escura? Que mau signo, ou que fado, ou que planeta? PACHECO Em quanto h ocasio, dura o pecado: Tirando-lha, ei-lo livre. REI Forte cousa Endurecer-se assi aquela vontade! PACHECO Endurea-se a tua com justia. REI Duro remdio! quanto melhor fora Amor, e obedincia! meus pecados Quo gravemente sobre mim caram! CONSELHEIROS Senhor, para que mais? moura esta dama. REI Que moura todavia? PACHECO

23

Senhor, moura Por salvao do povo. REI No crueza Matar quem no tem culpa? CONSELHEIROS Muitos podes Mandar matar sem culpa, mas com causa. REI Com que cor, com que causa esta matamos? PACHECO No basta que em sua morte s se atalham Os males, que sua vida nos promete? REI Ela que culpa tem? PACHECO D ocasio. REI Oh que ela no a d, o Infante a toma. Que lei h, que a condene, ou que justia? CONSELHEIROS O bem comum, Senhor, tem tais larguezas Com que justifica obras duvidosas. REI Assi que assentais nisto? CONSELHEIROS Nisto: moura. PACHECO

24

Moura. REI a inocente? CONSELHEIROS Que nos mata! REI No haver outro meio? PACHECO No o temos. REI Met-la-ei num mosteiro. CONSELHEIROS Ei-lo queimado. REI Mand-la-ei deste Reino. CONSELHEIROS O amor voa. Este fogo, Senhor, no morre logo. Quanto lhe mais resistes, mais se acende. Contra Amor que lugar dars seguro? REI Mat-la cruel meio, e rigoroso. PACHECO No vs, no ouves quantas vezes morrem Muitos, que o no merecem? Deus o quer Pelo bem, que se segue. REI

25 Deus o faa, Cuja vontade lei, e a minha no. PACHECO Essa licena tem tambm os Reis, Que em seu lugar esto. REI Antes no tem Licena para mais, que quanto pede A razo, e justia: a mais licena brbara crueza de infiis. PACHECO Pois que dirs daqueles, que a seus prprios Filhos, e a seu amor no perdoaram Pelo exemplo comum, e bem do povo? REI Aos que o bem fizeram, hei inveja. Os outros nem os louvo, nem os sigo. CONSELHEIROS Inda que houvesse excessos, todavia Mais males atalharam, dos que deram. REI No se h-de fazer mal por quantos bens Se possam da seguir. CONSELHEIROS Nem bem, nenhum, De que se sigam males. REI Mal parece Matar tia inocente. PACHECO No mal: Que a causa o justifica.

26

REI Antes Deus quer Que se perdoe um mau, que um bom padea. CONSELHEIROS O bem geral quer Deus que mais se estime, Que o bem particular. Nas circunstncias Se salvam, ou se perdem as obras todas. REI Enganam-se os juzos muitas vezes. CONSELHEIROS Os dos Reis bem fundados Deus inspira. REI Hei medo de deixar nome de injusto. CONSELHEIROS De justo o deixars, pois te conselhas Cos juzos dos teus leais prudentes. PACHECO Vs, poderoso Rei, vs cos teus olhos A peonha cruel, que vai lavrando Gerada deste amor cego: vs quanto A soberba, e desprezo destes homens Contra ti, e contra todos vai crescendo. Se em tua vida nos tememos tanto, Que faremos depois da tua morte? Por dar sade ao corpo, qualquer membro Que apodrece, se corta, e pelo so, Porque o so no corrompa. Este teu corpo, De que tu s cabea, est em perigo Por esta mulher s: corta-lhe a vida, Atalha esta peonha, t-lo-s salvo. Mdico, Senhor, s desta Repblica. O poder, que tem o Mdico num corpo, Tens tu sobre ns todos: usa dele. Se te parece em parte isto crueza, No crueza aquela, mas justia, Quando de cruel nimo no nasce.

27 Tua teno no peca, em si se salva. A aspereza desta obra medicina, Com que se atalham as mortes, que adiante Muitos que por fora te meream, A demncia por certo gr virtude, E digna mais dos Reis, que outras virtudes, Pelo perigo grande, que h na ira, Em quem to livremente assi a executa: Mas com esta o rigor necessrio, Por no vir em desprezo tal virtude. Este o que se chamou severidade, De que tantos exemplos nos deixaram Os famosos Romos em paz, e guerra. Estas colunas ambas so to fortes, Que bem-aventurado este teu Reino, Que nelas por ti s est to fundado. De tal modo, Senhor, hs-de usar delas, Que a v sempre doutra acompanhada. Exemplos tens mostrado de demncia, Mostra agora, que bem, severidade. REI A parte, que me cabe deste feito, Eu a ponho em vs toda, como aqueles, Que sem dio, e temor sois obrigados Aquilo conselhar-me, que s justo, Mais servio de Deus, e bem do povo. Vs outros sois meus olhos, que eu no vejo. Vs sois minhas orelhas, que eu no ouo. Minha teno me leve, ela me salve. O engano se vosso, em vs s caa. PACHECO Sobre ns descarrega esse teu peso. CONSELHEIROS Eu tomo minha parte, ou tomo todo. Almas, e honras temos: estas ambas A ti, Senhor, se devem, a ti as damos. Estas ss te conselham, que bem vs Quo grande mal nosso, o que fazemos. O Aventuramos vidas, e fazendas, Que em dio de teu filho ficam sempre, Sob cujos ps ficamos, e em cuja ira. Mas percamo-nos ns, percamos vidas; Soframos cruis mortes; nossos filhos Fiquem rfos de ns, e deserdados;

28 A fria de teu filho nos persiga, Antes que esse tal medo em ns mais possa, Que o que a virtude manda, e te devemos. REI I-vos aparelhar, que em vs me salvo. Senhor, que ests nos Cus, e vs as almas, Que cuidam, que propem, que determinam, Alumia minha alma, no se cegue No perigo, em que est: no sei que siga. Entre medo, e conselho fico agora: Matar injustamente gr crueza. Socorrer a mal pblico piedade. De a parte receio, mas doutra ouso. Oh filho meu que queres destruir-me! H d desta velhice to cansada: Muda essa pertincia em bom conselho. No ds ocasio para que eu fique Julgado mal na terra, e condenado Ante aquele gr Juiz, que est nos Cus. vida felicssima, a que vive O pobre lavrador s no seu campo, Seguro da fortuna, e descansado, Livre destes desastres, que c reinam! Ningum menos Rei, que quem tem Reino. Ah que no isto estado, cativeiro De muitos desejado, mas mal crido. a servido pomposa, um gr trabalho Escondido sob nome de descanso. Aquele Rei somente, que assi vive (Inda que c seu nome nunca se oua) Que de medo, e desejo, e de esperana Livre passa seus dias. bons dias! Com que eu todos meus anos to cansados Trocara alegremente. Temo os homens, Com outros dissimulo; outros no posso Castigar, ou no ouso. Um Rei no ousa. Tambm teme seu povo: tambm sofre. Tambm suspira, e geme, e dissimula. No sou Rei, sou cativo: e to cativo Como quem nunca tem vontade .livre. Salvo-me no conselho dos que creio Que me sero leais: isto me salve, Senhor, contigo: ou tu me mostra cedo Remdio mais seguro, com que viva Conforme a este alto estado, que me deste. E me livra algum tempo antes que moura, De tanta obrigao, para que possa Conhecer-me melhor, e a ti voar

29 Com mais ligeiras asas do que pode a alma carregada de tal peso. CORO Quanto mais livre, quanto mais seguro E aquele estado, que de si contente No se levanta mais que quanto pode Fugir misrias! Tristes pobrezas ningum as deseje. Cegas riquezas ningum as procure. Num meio honesto est a felicidade Dos Cus, e terra. Reis poderosos, Prncipes, Monarcas Sobre ns pondes vossos ps, pisai-nos. Mas sobre vs est sempre a fortuna. Ns livres dela. Nos altos muros soam mais os ventos. As mais crescidas rvores derribam. As mais inchadas velas no mar rompem. Caem mores torres. Pompas, e ventos, ttulos inchados No do descanso, nem mais doce sono. Antes mais cansam, antes em mais medo Pem, e perigo. Como se volvem no gro mar as ondas, Assi se volvem estes peitos cheios. E nunca fartos, nunca satisfeitos, Nunca seguros. Se eu me pudesse minha vontade Formar meus fados, mais no quereria Que memente segurar a vida Co necessrio. Quem mais deseja, muitas vezes se acha Triste, enganado: poucas vezes dorme, Temendo o fogo, ventos, ares, sombras, Temendo os homens. Rei poderoso, tu porque desejas Nunca ter Reino? porque essa coroa Chamas pesada? pelo peso de alma, Que te carrega. Quo poucas vezes vimos Tardar a gr justia, Que no decesse sobre Aqueles livres filhos, Que contra a natural Obrigao, e lei Negaram obedincia queles, que os geraram! Pecado torpe, e feio

30 Ante Deus, ante os homens. Mais para Hircanos Tigres, Mais para Lees bravos, Que razo no conhecem, Que para quem s dela, E para ela formado. Aquele amor to grande Dos pais, com que te criam Co sangue do seu peito, Que fereza h tamanha, Que tal brutalidade, Que contra ele te mova? Rei Dom Afonso, Rei, Lembra-te de ti mesmo. Aqueles erros feios, Com que tu perseguiste Teu pai to cruamente, Lhe do de ti vingana Polo outro teu filho, Que te desobedece. Viram-se as Reais Quinas Pelo mesmo Deus dadas Aquele Rei primeiro, De que herdaste esse nome Com esse ceptro rico, Levantadas por ti, No contra cinco Reis, Com cujo sangue as houve, Mas contra el-Rei teu pai, Mas contra teus vassalos. Viram-se as Reais Quinas Cruis contra si mesmas Em bravo fogo acesas Contra a parte, e outra, De que to cruelmente Corria um mesmo sangue! Quantas vezes a santa Rainha tua me Se meteu nesse fogo Por te salvar a vida? Por ela era apagado. Por ti tornava arder. Agora ardes nestoutro. Justia de Deus grande!

31

ACTO III CASTRO, AMA CASTRO Nunca mais tarde para mim que agora Amanheceu. Sol claro, e fermoso, Como alegras os olhos, que esta noite Cuidaram no te ver! noite triste! noite escura, quo comprida foste! Como cansaste esta alma em sombras vs! Em medos me trouxeste tais, que cria Que ali se me acabava o meu amor, Ali a saudade da minha alma, Que me ficava c: e vs, meus filhos, Meus filhos to fermosos, em que eu vejo Aquele rosto, e olhos do pai vosso, De mim ficveis c desemparados. Oh sonho triste, que assi me assombraste! Tremo inda agora, tremo. Deus afaste De ns to triste agouro. Deus o mude Em mais ditoso fado, em melhor dia. Crescereis vs primeiro, filhos meus, Que chorais de me ver estar-vos chorando; Meus filhos to pequenos! ai meus filhos, Quem em vida vos ama, e teme tanto, Na morte que far? mas vivereis, Crescereis vs primeiro, que veja eu Que pisais este campo, em que nascestes, Em fermosos ginetes arraiados, Quais vosso pai vos guarda, com que o Rio Passeis a nado a ver esta me vossa: Com que canseis as feras; e os imigos Vos temam de to longe, que no ousem Nomear-vos somente. Ento me venham Buscar meus fados: venha aquele dia Que me est esperando: em vossos olhos Ficarei eu, meus filhos: vossa vida Tomarei eu por vida em minha morte. AMA Que choros, e que gritos, Senhora, eram Os que te ouvi esta noite? CASTRO ama minha,

32 Vi a morte esta noite crua, e fera. AMA Entre sonhos te ouvi chorar to alto, Que de medo, e de espanto fiquei fria. CASTRO Inda agora minha alma se entristece Assombrada dos medos, em que estive. Cansada de cuidar na saudade, Que sempre leva, e deixa aqui o Infante, Adormeci to triste, que a tristeza Me fez tomar o sono mais pesado Do que nunca me lembra que tivesse. Ento sonhei que estando eu s num bosque Escuro, e triste, de a sombra negra Coberto todo, ouvia ao longe uns brados De feras espantosas, cujo medo Me arrepiava toda, e me impedia A lngua, e os ps, eu co a alma quase morta Sem me mover, meus filhos abraava. Nisto um bravo Leo a mim se vinha Co a catadura fera, e logo manso Para trs se tornava: mas em se indo, No sei donde saam uns bravos Lobos, Que remetendo a mim com suas unhas Os peitos me rasgavam. Ento alava Vozes aos Cus, chamava meu Senhor, Ouvia-me, e tardava: e eu morria Com tanta saudade, que inda agora Parece que a c tenho: e esta alma triste Se me arrancava to foradamente, Como quem ante tempo assi deixava Seu lugar, e deixava para sempre (Que este na minha morte era o mor mal) A doce vista de quem me ama tanto. AMA Ai, e como estaria essa tua alma To morta! Deus te guarde. Mas s vezes O pensamento triste traz vises Escuras, e medonhas: do cuidado, Com que, Senhora, andaste, e adormeceste, Se te representaram esses medos. CASTRO

33 Choro daquela dor, daquela mgoa, Que ao meu Infante dera a minha morte. AMA Para que choras sonhos? CASTRO No sei que hei: O No sei que peso este, que c tenho Assi no corao, que me carrega. Soa ser que, quando s ficava, Como agora me vejo, em meu senhor Eram todos meus sonhos to alegres, Que desejava a noite, para nela Me lograr dos enganos, que com ele Se me representavam: ali o via, Ali cria que o tinha e que falava Comigo, e eu com ele: e muitas vezes Muitas palavras, que ele em se partindo Me dizia chorando, ali chorando Mas tornava a dizer, e eu o detinha Apertado em meus braos, seno quando Acordava abraada s comigo. Aqueles meus enganos me sustinham Das noites para os dias. E esta noite Perdia estes enganos com a vida. AMA Outro dia vers, que te amanhea Mais claro, e mais ditoso: em que a coroa, Que te espera, ters sobre esses teus Cabelos de ouro. Alegra-te entre tanto. Deixa vs sombras, deixa tristes medos. CASTRO No sei que esta alma v, que tanto teme. AMA A imaginao perigosa. CASTRO Que far quem no pode fugir dela? AMA

34

Cuidar no bem lana a tristeza fora. CASTRO Faze-me o bem seguro, que eu no vejo. AMA Porque temes o mal, de que ests livre? CASTRO Porque temo perder o bem, que espero. AMA Temer de longe o mal, mal dobrado. CASTRO Como estar alma leda em culpa sua? Julgam-me mal os homens, e a Deus temo. AMA Dos secretos, Senhora, que parecem Ao Mundo (que os no v, e do de fora Julga somente) feios, maus, e torpes, Basta a s conscincia, basta tanto, Que com esta h-de ter Deus toda a conta. Esta, Senhora, boa prova de alma Pois esta est segura no teu peito. Se pecado houve j, j est purgado Com esse nimo firme, com que j ambos Estais confederados santamente. O tempo Deus trar com mor seguro Do que vos este d, para mais claro O Mundo conhecer quo gr perigo as almas julgar, que s Deus v. Entre tanto contente espera, e vive. Vive, para que viva quem tanto ama Esta tua vida, em que toda est a sua. CASTRO Nunca o tanto meus olhos desejaram. Nunca meu pensamento o imaginou De mim to esquecido. Deus o guarde. Deus te guarde, senhor, que me parece

35 Que algum mal te detm: algum mal grande. Arranca-se a minha alma de mim mesma. Parece que voar quer onde ests. Parece que lhe foges, que me deixas. Ah pensamentos tristes, pensamentos Escuros, carregados: i-vos, i-vos. AMA Ah no te agoures mal! que melhor fado O teu ser, Senhora; quem tristeza De sua vontade chama, mal a pode Lanar de si, que s vezes na alegria Entra to furiosa, que a destri. Olha para estes teus doces penhores To seguros, e certos desse amor, De que foram gerados: em seus olhos Alegra ora esses teus, que assi desfazes Com essas cruis lgrimas, no chores. Danas esse teu rosto to fermoso, Filha, com tantas lgrimas; no chores: No ofendas teus olhos: ah no vejam Neles sinais tamanhos de tristeza Aqueles, cuja glria ver-te alegre. Olha as guas do Rio como correm Para onde est to saudosamente. De l te v, Senhora; elas lhe lembram Este aposento seu, ou da sua alma. Estes campos fermosos, que parecem Debaixo deste Cu dourado, e belo, Quem os ver, que logo no se alegre? Ouve a msica doce, com que sempre Te vm a receber os passarinhos Por cima destas rvores fermosas. Cuida, Senhora, de lograres isto. Em algum tempo com dobrado gosto, Segura da fortuna, e de seus medos, Senhora do teu bem, e desta terra.

CORO, CASTRO, AMA CORO Tristes novas, cruis, Novas mortais te trago, Dona Ins. Ah coitada de ti, ah triste, triste! Que no mereces tu a cruel morte, Que assi te vem buscar.

36 AMA Que dizes? fala. CORO No posso. Choro. CASTRO De que choras? CORO Vejo Esse rosto, esses olhos, essa... CASTRO Triste De mim, triste! que mal? que mal tamanho esse, que me trazes? CORO tua morte. CASTRO morto o meu Senhor? o meu Infante? CORO Ambos morrereis cedo. CASTRO novas tristes! Matam-me o meu amor? porque mo matam? CORO Porque te mataro: por ti s vive. Por ti morrer logo. AMA Deus no queira Tal mal, tal desventura.

37 CORO Vem mui perto. No te tardar muito, pe-te em salvo. Fuge, coitada, fuge, que j soam As duras ferraduras, que te trazem Correndo a morte triste. Gente armada Correndo vem, Senhora, em busca tua. El-Rei te vem buscar determinado De em ti vingar sua fria. V se podes Salvar tambm teus filhos, no lhe empea Parte de teus maus fados. CORO coitada, S, triste, perseguida! Ai meu senhor Onde ests, que no vens? el-Rei me busca? CORO El-Rei. CASTRO Porque me mata? CORO Rei cruel! Cruis os que o moveram a tal crueza! Por ti vem perguntando. Esses teus peitos! Vem s buscar, para com duro ferro Serem furiosamente trespassados. AMA Cumpriram-se teus sonhos. CASTRO Sonhos tristes! Sonhos cruis! porque to verdadeiros Me quisestes sair! esprito meu! Como no creste mais o mal tamanho Que crias, e sabias? Ama, fuge. Fuge desta ira grande, que nos busca. Eu fico, fico s, mas inocente. No quero mais ajudas, venha a morte: Moura eu, mas inocente. Vs, meus filhos,

38 Vivereis c por mim: meus to pequenos, Que cruelmente vem tirar de mim. Socorra-me s Deus, e socorrei-me Vs, moas de Coimbra. Homens, que vedes Esta inocncia minha, socorrei-me. Meus filhos, no choreis: eu por vs choro. Lograi-vos desta me, desta me triste, Em quanto a tendes viva. E vs, amigas, Cercai-me em roda todas, e podendo, Defendei-me da morte, que me busca. CORO Teme teus erros, mocidade cega. Fuge a ti mesma, logra-te do tempo, Que assi te deixa correndo, e voando Com suas asas. quanto a hora, quanto um s momento Breve alga hora querers debalde! Poupa o presente, guarda-o, entesoura-o, T-lo-s seguro. Todo ouro, e prata, pedras preciosas, A que correndo vo todos perdidos, Por gua, e fogo, no temendo a morte, Cavar nas veias, Nunca puderam, nunca podero Comprar um ponto deste tempo livre, Que assi atrs deixa Prncipes, Senhores, Como os mais baixos. Igual a todos, igualmente foge. No valem foras, no val gentileza. Por tudo passa, tudo calca, e pisa. Ningum o fora. Com sua fouce, cruel vai cortando Vidas a moos, trabalhos a velhos. S boa fama, s virtude casta Pode mais que ele. Esta se salva somente em si mesma. Esta o esprito segue, sempre vive. Esta seguindo vencers o tempo, Rir-te-s da morte. Vive pois, vive, mocidade cega, Vive co tempo, dele te enriquece. Dele s te arma contra aquele dia Do grande aperto. Aps amor vem morte, Ou da vida, ou da honra, E da alma juntamente, Que em noite escura pe, Sem ver o claro dia

39 Da razo, que lhe diz Os males e perigos, Em que este amor acaba. Prncipe to cego! Prncipe to duro! Que cerraste os teus olhos Aqueles bons conselhos, Que cerraste as orelhas Aqueles bons avisos. Tu dormes, ou passeias, E pelos campos vem Do Mondego correndo A cruel morte em busca Da tua doce vida, Do teu amor to doce. Cruel morte, que vens Buscar esta inocente, H piedade, e mgoa Dos seus fermosos olhos, Do seu fermoso rosto, No desates um n To firme, com que dous Coraes ajuntou Amor to estreitamente. Crueza fars grande Partir uns olhos de outros; a alma assi de outra alma: E derramar o sangue, O sangue to fermoso Do seu fermoso corpo. Doam-te aqueles peitos De marfim, ou de neve. Doam-te aquelas faces De lrios, e de rosas, Que j perdem sua cor Pela falta do sangue, Que no corao junto Lhe tens frio, e coalhado Com medo do teu nome. Aquela alva garganta De cristal, ou de prata, Que sustm a cabea To alva, e to dourada, Porque cortar a queres Com golpe to cruel? E derramar nos ares Aquele esprito digno Do corpo em que vivia. H piedade, e mgoa De tanta fermosura,

40 Daquele triste Infante, E destes seus penhores. Detm-te, em quanto chega, Detm-te em quanto tarda. Corre, Infante, corre: Socorre ao teu amor. Ai tardas! sabers Como o Amor sempre acaba.

41

ACTO IV PACHECO, EL-REI, CORO, CASTRO, COELHO PACHECO A presteza em tal caso, bom seguro, E piedade, Senhor, ser crueza. Cerra os olhos a lgrimas, e mgoas, Que te podem mover dessa constncia. REI Esta , que a mim se vem: rosto digno De mais ditosos fados! CORO Eis a morte Vem. Vai-te entregar a ela: vai depressa, Ters que chorar menos. CASTRO Vou, amigas; Acompanhai-me vs, amigas minhas, Ajudai-me a pedir misericrdia. Chorai o desamparo destes filhos To tenros, e inocentes. Filhos tristes, Vedes aqui o pai de vosso pai. Eis aqui vosso av, nosso senhor; Beijai-lhe a mo, pedi-lhe piedade De vs, desta me vossa, cuja vida Vos vem, filhos, roubar. CORO Quem pode ver-te, Que no chore, e se abrande? CASTRO Meu senhor, Esta a me de teus netos. Estes so Filhos daquele filho, que tanto amas. Esta aquela coitada mulher fraca, Contra quem vens armado de crueza. Aqui me tens. Bastava teu mandado Para eu segura, e livre te esperar,

42 Em ti, e em minha inocncia confiada. Escusaras, Senhor, todo este estrondo De armas, e Cavaleiros; que no foge, Nem se teme a inocncia da justia. E quando meus pecados me acusaram, A ti fora buscar: a ti tomara Por vida em minha morte: agora vejo Que tu me vens buscar. Beijo estas mos Reais to piedosas: pois quiseste Por ti vir-te informar de minhas culpas. Conhece-mas, Senhor, como bom rei, Como clemente, e justo, e como pai De teus vassalos todos, a quem nunca Negaste piedade com justia. Que vs em mim, Senhor? que vs em quem Em tuas mos se mete to segura? Que fria, que ira esta , com que me buscas? Mais contra imigos vens, que cruelmente Te andassem tuas terras destruindo A ferro, e fogo. Eu tremo, Senhor, tremo De me ver ante ti, como me vejo. Mulher, moa, inocente, serva tua, To s, sem por mim ter quem me defenda. Que a lngua no se atreve, o esprito treme Ante tua presena, porm possam Estes moos, teus netos, defender-me. Eles falem por mim, eles ss ouve: Mas no te falaro, Senhor, com lngua, Que inda no podem: falam-te co as almas, Com suas idades tenras, com seu sangue, Que teu, te falaro: seu desamparo Te est pedindo vida; no lha negues. Teus netos so, que nunca at aqui viste: E v-los em tal tempo, que lhes tolhes A glria, e o prazer, que em seus espritos Lhe est Deus revelando de te verem. REI Tristes foram teus fados, Dona Ins, Triste ventura a tua. CASTRO Antes ditosa, Senhor, pois que me vejo ante teus olhos Em tempo to estreito: pe-nos ora, Como nos outros sis, nesta coitada. Enche-os de piedade com justia. Vens-me, senhor, matar? porque me matas?

43

REI Teus pecados te matam: cuida neles. CASTRO Pecados meus! ao menos contra ti Nenhum, meu Rei, me acusa. Contra Deus Me podem acusar muitos: mas ele ouve As vozes da alma triste, em que lhe pede Piedade. O Deus justo, Deus benigno, Que no mata, podendo com justia, Mas d tempo de vida, e espera tempo S para perdoar: assi o fazes, Assi o fizeste sempre: pois no mudes Agora contra mim teu bom costume. REI Tua morte me esto outras muitas vidas Pedindo com clamores. PACHECO Foge o tempo. CASTRO Oh triste, triste! meu senhor, no me ouves? Sossega tua fria, no a sigas. Nunca conselhou bem: nunca deu tempo De remdio a algum mal a ira. Sempre Traz arrependimento sem remdio. Ouve minha razo, minha inocncia. Culpa , senhor, guardar amor constante A quem mo tem? se por amor me matas, Que fars ao imigo? amei teu filho, No o matei. Amor amor merece; Estas so minhas culpas: estas queres Com morte castigar? em que a mereo? PACHECO Dona Ins, contra ti a sentena dada. Despide essa tua alma desse corpo Em bom estado, e seja prestesmente. No tenhas que chorar mais, que s a morte. CASTRO

44

meus amigos, porque no tirais El-Rei de ira tamanha? a vs me vou, Em vs busco socorro: ajudai-me ora Pedir-lhe piedade. Cavaleiros, Que as tristes prometestes defender, Defendei-me, que mouro injustamente. Se me vs no defendeis, vs me matais. COELHO Por mgoa dessas lgrimas te rogo Que este tempo, que tens, inda que estreito, Tomes para remdio de tua alma. O que el-Rei em ti faz, faz com justia. Ns o trazemos c, no com teno De sermos em ti crus: mas de salvarmos Este Reino, que pede esta tua morte. Que nunca, Deus, quisera que tal meio Nos fora necessrio. A el-Rei perdoa, Que crueza no faz: se a ns fazemos, Por ti ante o gr Deus ser pedida Vingana justa, se te no parece Que perdo merecemos nas tenes, Com que el-Rei conselhamos. O ditosa, Dona Ins, tua morte! pois s nela Se ganha a geral vida a todo Reino. Bem vs por tua causa como estava, Alm desse pecado, em que te tinha O Infante forada (que assi o cremos) Mas pois para remdio necessrio A morte sua, ou tua, necessrio Que tu sofras a tua com pacincia, Que isso te ficar por maior glria Que aquela, que esperavas c do Mundo. E quanto mais injusta te parece, Tanto mais justa glria l ters, Onde tudo se paga por medida. Ns, que a teu parecer mal te matamos, No viveremos muito: l nos tens Antes de muito tempo ante esse trono Do gr Juiz, onde daremos conta Do mal, que te fazemos. No ouviste J das Roms, e Gregas com que esforo Morreram muitas s por glria sua? Morre, pois, Castro, morre de vontade, Pois no pode deixar de ser tua morte. CASTRO

45 Triste prtica, triste! cru conselho Me ds. Quem o ouvira? mas pois j mouro, Ouve-me, Rei senhor: ouve primeiro A derradeira voz desta alma triste. Co estes teus ps me abrao, que no fujo. Aqui me tens segura. REI Que me queres? CASTRO Que te posso querer, que tu no vejas? Pergunta-te a ti mesmo o que me fazes, A causa, que te move a tal rigor. Dou tua conscincia em minha prova. Se os olhos de teu filho se enganaram Com o que viram em mim, que culpa tenho? Paguei-lhe aquele amor com outro amor, O Fraqueza costumada em todo estado. Se contra Deus pequei, contra ti no. No soube defender-me, dei-me toda. No a imigos teus, no a traidores. A que alguns teus segredos descobrisse Confiados a mim, mas a teu filho Prncipe deste Reino. V que foras Podia eu ter contra tamanhas foras. No cuidava, senhor, que te ofendia. Defenderas-mo tu, e obedecera, Inda que o grande amor nunca se fora. Igualmente foi sempre entre ns ambos: Igualmente trocmos nossas almas. Esta que te ora fala, de teu filho. Em mim matas a ele, ele pede Vida para estes filhos concebidos Em tanto amor. No vs como parecem Aquele filho teu? Senhor meu, matas Todos, a mim matando: todos morrem. No sinto j nem choro minha morte, Inda que injustamente assi me busca, Inda que estes meus dias assi corta Na sua flor indigna de tal golpe: Mas sinto aquela morte triste, e dura Para ti, e para o Reino, que to certa Vejo naquele amor, que esta me causa. No viver teu filho, d-lhe vida, Senhor, dando-ma a mim: que eu me irei logo Onde nunca aparea; mas levando Estes penhores seus, que no conhecem

46 Outros mimos, e tetas seno estas, Que cortar-lhe ora queres; ai meus filhos, O Chorai, pedi justia aos altos Cus. Pedi misericrdia a vosso av Contra vs to cruel, meus inocentes. Ficareis c sem mim, sem vosso pai, Que no poder ver-vos sem me ver. Abraai-me, meus filhos, abraai-me. Despedi-vos dos peitos, que mamastes. Estes ss foram sempre: j vos deixam. Ah j vos desempara esta me vossa. Que achar vosso pai, quando vier? Achar-vos- to ss, sem vossa me: No ver quem buscava: ver cheias As casas, e paredes de meu sangue. Ah vejo-te morrer, senhor, por mim, Meu senhor, j que eu mouro, vive tu. Isto te peo, e rogo: vive, vive, Empara estes teus filhos, que tanto amas. E pague minha morte seus desastres, Se alguns os esperavam. Rei senhor, Pois podes socorrer a tantos males, Socorre-me, perdoa-me. No posso Falar mais. No me mates, no me mates. Senhor, no te mereo. REI mulher forte! Venceste-me, abrandaste-me. Eu te deixo. Vive, em quanto Deus quer. CORO Rei piedoso, Vive tu, pois perdoas: moura aquele, Que sua dura teno leva adiante.

PACHECO, REI, COELHO PACHECO Oh Senhor, que nos matas! que fraqueza Essa indigna de ti? de um real peito? Vence-te uma mulher, e estranhas tanto Vencer assi teu filho? que j agora Ter desculpa honesta; no te esqueas Da teno to fundada, que te trouxe.

47 REI No pde o meu esprito consentir Em crueza tamanha. PACHECO Mor crueza. Fazes agora ao Reino: agora fazes O que faz a pouca gua em grande fogo. Agora mais se acende, arder mais O fogo de teu filho. A que vieste? A pr em mor perigo teu estado? REI Vejo aquela inocente, chora-me a alma. COELHO O nimo Real to firme, e forte H-de ser no que faz, que nunca possa Debaixo do Cu nada pervert-lo. A justia, Senhor, pinta-se armada De espada aguda, contra cujos fios No possa haver brandura, nem dureza. Cada um destes extremos gr vcio Em quem pai comum de todo um Reino. Depois da conta feita, e razes claras, Depois de tais conselhos em que viste Quo necessria era esta tua vinda, Quo necessrio o efeito, a que vieste, Se muda assi, senhor, to levemente Por lgrimas teu nimo constante? Antes no cometeras, nem cuidaras Cometer isto, porque no vieras Acrecentar o mal, que agora vejo Que fica j de todo sem remdio. REI No vejo culpa, que merea pena. PACHECO Inda hoje a viste, quem ta esconde agora? REI Mais quero perdoar, que ser injusto.

48

COELHO Injusto quem perdoa a pena justa. REI Peque antes nesse extremo, que em crueza. COELHO No se consente o Rei pecar em nada. REI Sou homem. COELHO Porm Rei. REI O Rei perdoa. PACHECO Nem sempre perdoar piedade. REI Eu vejo a inocente, me de uns filhos De meu filho, que mato juntamente. COELHO Mas ds vida a teu filho, salvas-lhe a alma, Pacificas teu Reino: a ti seguras. Restituis-nos honra, paz, descanso. Destris a traidores; cortas quanto Sobre ti, e teu neto se tecia. Ofensas, senhor, pblicas no querem Perdo, mas rigor grande. Daqui pende Ou remdio de um Reino, ou queda certa. Abre os olhos s causas necessrias, Que te mostramos sempre, e que tu vias. Cuida no que emprendeste, e no que deixas. O dio de teu filho contra ti, Contra ns tal ser, como qual fora, Fazendo-se o que deixas por fazer.

49 A ti ficam seus filhos, ama-os, honra-os. Assi lhe amansars gr parte da ira. Senhor, por teu estado te pedimos: Pelo amor do teu povo, com que te ama, Pelo com que sabemos que nos amas: Por mais vida, e mais honra de teu filho, Prncipe nosso: e por aquele seu Fernando nico herdeiro, cuja vida Te est pedindo justamente a morte Desta mulher: em fim por honra tua, Pela constncia firme, com que sempre Acudiste s remdios, e justia, Que a no deixes agora: que te movam Mais estas razes fortes, que essa mgoa Injusta, que depois chorars mais, Perdendo esta ocasio, que Deus te mostra. REI Eu no mando, nem vedo. Deus o julgue. O Vs outros o fazei, se vos parece Justia, assi matar quem no tem culpa. COELHO Essa licena basta: a teno nossa Nos salvar cos homens, e com Deus. CORO Em fim venceu a ira, cruel imiga De todo bom conselho. Ah quanto podem Palavras, e razes em peito brando! Eu vejo teu esprito combatido De mil ondas, Rei. Bom teu zelo: O conselho leal: cruel a obra. REI Por crueza julgais o que justia? CORO Crueza a chamar toda outra idade. REI Minha alma inocente , conselho sigo. CORO

50

Deus te julgue. Eu no ouso. Porm temo. REI Que temes? CORO Este sangue, que aos Cus brada. No culpamos a ti: nem desculpamos As descorteses mos de teus Ministros Constantes no conselho, crus na obra. Ai vs que crueldade? nunca visto Mais inocente sangue! e como sofres, Rei, tal injustia? ouves os brados Da inocente moa? ouves os choros Dos inocentes filhos? triste Infante! Ali passam tua alma teus vassalos, De teu sangue os cruis tingem seus ferros. REI Afronta-se minha alma. quem pudera Desfazer o que feito! CORO J morreu Dona Ins, matou-a Amor; Amor cruel! se tu tiveras olhos, Tambm morreras logo. dura morte, Como ousaste matar aquela vida? Mas no mataste: melhor vida, e nome Lhe deste do que c tinha na terra. Este seu corpo s gastar a terra, Por quem estar chorando sempre o Amor, Honrando-se somente do seu nome. Mas quem a quiser ver com outros olhos, Outro nome, outra glria, outra honra, e vida Lhe achar, contra a qual no pode a morte. Aqueles matas tu somente, morte, Cujo nome se esquece, e a quem na terra Fica de todo sepultada a vida. Mas esta viver, em quanto o Amor Entre os homens reinar, e sempre os olhos De todos a vero com melhor nome. Real amor lhe dar Real nome. que coroa lhe aparelha a morte! Depois que lhe cerrou os claros olhos Indinos de ante tempo irem terra,

51 Sem quem s fica, e desarmado Amor; Sem quem quo triste, Infante, a tua vida! Tu s o que morreste, aquela vida Era tua; j agora aquele nome Que to doce te fez sempre o Amor, Triste to tem tornado a cruel morte. Chorando a andaro sempre na terra T que nos Cus a vejam esses teus olhos. Nem haver j nunca no Mundo olhos, Que no chorem de mgoa de a vida Assi cortada em flor. E quem a terra For ver, em que estiver escrito o nome Dela, dir: Aqui est chorando a morte De mgoa do que fez, aqui o Amor. Amor, quanto perdeste nuns ss olhos, Que debaixo da terra ps a morte, Tanto eles mais tero de vida, e nome. SFICOS Choremos todos a Tragdia triste, Que esta crua morte deixar no Mundo. J aquele esprito, que tambm vivia Em ti, Castro, vai aos Cus voando. J aquele sangue purpreo, inocente, Foradamente desempara os membros, A que ele dava aquela cor, e graa, Que a natureza mais perfeitamente Formar pudera nesta, ou outra idade. Assi a regio, que v nascer o Sol, Como a regio onde o Sol se esconde, Assi aquela, que ao fervente Cancro, Como aqueloutra, que fria mor Ursa Esto sujeitas, esta mgoa chorem. Jaz a coitada no seu sangue envolta Aos ps dos filhos, para quem fugia; No lhe valeram, que no tinham foras Para tomarem os agudos ferros, Com que seus peitos to irosamente Trespassar viam aqueles cruis. mos to duras, coraes duros, Como pudestes fazer tal crueza? Outras mos venham, que vo-las arranquem Com mor crueza. Que duros Getas, mas que Lees, que Ussos No amansara to fermoso rosto? Que ira to brava no tornara branda liJa s mgoa de to doce boca? Que mos to cruas no ataram logo Aqueles crespos seus ricos cabelos?

52 Aqueles olhos em que pedras duras No imprimiram brandura? que mgoa! que crueza to fera, e to bruta! Moa inocente por amor s morta: Com gente armada, como forte imigo. Tu, Deus, que o viste, ouve o clamor justo Daquele sangue, que te est pedindo Crua vingana.

53

ACTO V INFANTE, MENSAGEIRO INFANTE Outro Cu, outro Sol me parece este Diferente daquele, que l deixo Donde parti, mais claro, e mais fermoso. Onde no resplandecem os dois claros Olhos da minha luz, tudo escuro. Aquele s meu Sol, a minha estrela, Mais clara, mais fermosa, mais luzente Que Vnus, quando mais clara se mostra. Daqueles olhos se alumia a terra, Em que sombra no h, nem nuvem escura. Tudo ali to claro, que t a noite Me parece mais dia, que este dia. A terra ali se alegra, e reverdece Doutras flores mais frescas, e melhores. O Cu se ri, e se doura diferente Do que neste Horizonte se me mostra. O soberbo Mondego com tal vista Parece que ao gr mar vai fazer guerra. Doutros ares respira ali a gente, Que fazem imortais os que l vivem. Castro, Castro, meu amor constante! Quem me de ti tirar, tire-me a vida. Minha alma l ma tens, tenho c a tua, Morrendo tia destas vidas, ambas morrem. E havemos de morrer? pode vir tempo Que ambos nos no vejamos? nem eu possa, Indo buscar-te, Castro, achar-te l? Nem achar os teus olhos to fermosos, De que os meus tomam luz, e tomam vida? No posso cuidar nisto, sem os olhos Mostrarem a saudade, que me fazem To tristes pensamentos. Viveremos Muitos anos, e muitos: viveremos Sempre ambos neste amor to doce, e puro. Rainha te verei, deste meu Reino, Doutra nova coroa coroada Diferente de quantas coroaram Ou de homens, ou mulheres as cabeas. Ento sero meus olhos satisfeitos: Ento se fartar da glria sua Esta alma, que anda morta de desejos. MENSAGEIRO

54

triste nova, triste mensageiro Tens ante ti, senhor. INFANTE Que novas trazes? MENSAGEIRO Novas cruis; cruel sou contra ti, Pois me atrevi traz-las. Mas primeiro Sossega teu esprito: e nele finge A mor desaventura, que te agora Podia acontecer: que gr remdio ter o esprito armado m fortuna. INFANTE Tens-me suspenso. Conta: que acrescentas O mal com a tardana. MENSAGEIRO morta Dona Ins, que tanto amavas. INFANTE Deus: Cus! que contas? que me dizes? MENSAGEIRO De morte to cruel, que nova mgoa Contar-ta: no me atrevo. INFANTE morta? MENSAGEIRO Si. INFANTE Quem ma matou? MENSAGEIRO Teu pai, com gente armada

55 Foi hoje salte-la. A inocente, Que to segura estava, no fugiu. No lhe valeu o amor com que te amava. No teus filhos, com quem se defendia. No aquela inocncia, e piedade, Com que pediu perdo aos ps lanada Del-Rei teu pai, que teve tanta fora Que lho deu j chorando. Mas aqueles Cruis Ministros seus, e Conselheiros Contra aquele perdo to merecido Arrancando as espadas se vo a ela Traspassando-lhe os peitos cruelmente; Abraada com os filhos a mataram. Que inda ficaram tintos do seu sangue. INFANTE Que direi? que farei? que clamarei? fortuna! crueza! mal tamanho! minha Dona Ins, alma minha, Morta me s tu? morte houve to ousada Que contra ti pudesse? ouo-o, e vivo? Eu vivo, e tu s morta? morte crua! Morte cega, mataste minha vida, E no me vejo morto? Abra-se a terra. Sorva-me num momento: rompa-se a alma, Aparte-se de um corpo to pesado, Que ma detm por fora. Ah minha Dona Ins, ah, ah minha alma! Amor meu, meu desejo, meu cuidado, Minha esperana s, minha alegria, Mataram-te? mataram-te? tua alma Inocente, fermosa, humilde, e santa Deixou j seu lugar? ah de teu sangue Se encheram as espadas? de teu sangue? Que espadas to cruis, que cruis mos? Ah como se moveram contra ti? Como tiveram foras, como fios Aqueles duros ferros contra ti? Como tal consentiste, Rei cruel? Imigo meu, no pai, imigo meu! Porque assi me mataste? Lees bravos! Tigres! serpentes! que tal sede Tnheis deste meu sangue! por que causa Vos no vnheis em mim fartar vossa ira? Matreis-me, e vivera. Homens cruis, Porque no me matastes? meus imigos, Se mal vos merecia, em mim vingreis Esse mal todo. Aquela ovelha mansa Inocente, fermosa, simples, casta,

56 Que mal vos merecia? mas quisestes Como imigos cruis buscar-me a morte No da vida, mas de alma. O Cus, que vistes Tamanha crueldade, como logo No castes? O montes de Coimbra, Como no sovertestes tais Ministros? Como no treme a terra, e se abre toda? Como sustenta em si to gr crueza? MENSAGEIRO Senhor, para chorar fica assaz tempo: Mas lgrimas que fazem contra a morte? Vai ver aquele corpo, vai fazer-lhe As honras, que lhe deves. INFANTE Tristes honras! Outras honras, senhora, te guardava: Outras se te deviam. O triste, triste! Enganado, nascido em cruel signo. Quem me enganou? ah cego que no cria Aquelas ameaas! mas quem crera Que tal podia ser? Como poderei ver aqueles olhos Cerrados para sempre? como aqueles Cabelos j no de ouro, mas de sangue? Aquelas mos to frias, e to negras, Que antes via to alvas, e fermosas? Aqueles brancos peitos trespassados De golpes to cruis? Aquele corpo, Que tantas vezes tive nos meus braos Vivo, e fermoso, como morto agora, E frio o posso ver? ai como aqueles Penhores seus to ss? pai cruel! Tu no me vias neles? meu amor, J me no ouves? j no te hei-de ver? J te no posso achar em toda a terra? Chorem meu mal comigo quantos me ouvem. Chorem as pedras duras, pois nos homens Se achou tanta crueza. E tu, Coimbra, Cobre-te de tristeza para sempre. No se ria em ti nunca, nem se oua Seno prantos, e lgrimas: em sangue Se converta aquela gua do Mondego. As rvores se sequem, e as flores. Ajudem-me pedir aos Cus justia Deste meu mal tamanho. Eu te matei, senhora, eu te matei.

57 Com morte te paguei o teu amor. Mas eu me matarei mais cruelmente Do que te a ti mataram, se no vingo Com novas crueldades tua morte. Para isto me d, Deus, somente vida. Abra eu com minhas mos aqueles peitos, Arranque deles uns coraes feros, Que tal crueza ousaram: ento acabe. Eu te perseguirei, Rei meu imigo. Lavrar muito cedo bravo fogo Nos teus, na tua terra, destrudos Vero os teus amigos, outros mortos, De cujo sangue se enchero os campos, De cujo sangue correro os rios, Em vingana daquele: ou tu me mata, Ou fuge da minha ira, que j agora Te no conhecer por pai. Imigo Me chamo teu, imigo teu me chama. No me s pai, no sou filho, imigo sou. Tu, senhora, ests l nos Cus, eu fico Em quanto te vingar: logo l voo. Tu sers c Rainha, como foras. Teus filhos, s por teus sero Infantes. Teu inocente corpo ser posto Em estado Real: o teu amor Me acompanhar sempre, t que deixe O meu corpo co teu; e l v esta alma Descansar com a tua para sempre.

58

********************************************************** Obra digitalizada e revista por Deolinda Rodrigues Cabrera. Actualizou-se a grafia. Projecto Vercial, 2000 http://www.ipn.pt/literatura **********************************************************

Potrebbero piacerti anche