Sei sulla pagina 1di 13

O iluminismo

Conceito: Movimento cultural que que se desenvolveu na Europa, no sc. XVIII (a partir da Inglaterra, Frana e Alemanha,) e que valoriza: O poder da Razo ou capacidade de raciocnio inteligncia. A Instruo que esclarece o homem e o liberta da ignorncia (superstio, fanatismo) e da opresso (Religio, Igreja, Estado Absolutista), ajuda-o a encontrar as decises certas, a justia e felicidade. O Estado devia por isso fundar escolas (os mtodos educativos deviam ser alterados) e melhorar as condies de vida das populaes. Ideia de Progresso e da Felicidade Humana.

Iluministas

Iluminismo

A Enciclopdia

Ideias defendidas pelos iluministas - Sociedade

A tolerncia (nomeadamente Religiosa ) Voltaire Abolio das desigualdades sociais (perante a lei, no pagamento de impostos, nas oportunidades...no direito propriedade). Liberdade e Fraternidade

Os enciclopedistas
Denis Diderot Jean le Rond d'Alembert

Condorcet, Quadro histrico do progresso do esprito humano.(1793)


As nossas esperanas no futuro da Humanidade podem resumir-se aos seguintes pontos importantes: A abolio da desigualdade entre as naes, o progresso da igualdade entre os povos e o aperfeioamento do ser humano. Chegar o momento em toda a terra, em que o Sol apenas iluminar homens livres, sem outro senhor que no seja a sua prpria Razo (). Poderemos instruir todo o povo e transmitir-lhe os conhecimentos necessrios para governar a sua casa, administrar os seus bens e desenvolver a sua indstria. Cada um conhecer os seus direitos e ser senhor de si prprio. A instruo () contribuir para corrigir as desigualdades () e far acelerar o progresso das Cincias e das Artes.

Liberdade e Igualdade segundo a Enciclopdia


Todos os homens so naturalmente livres. Aqueles que graas ao poder, ao nascimento ou riqueza, beneficiam de privilgios, devem tratar os outros como iguais, evitando humilhaes e exigncias despropositadas. A violao deste princpio que originou a escravido. Daqui resultou que, nos pases submetidos a um poder arbitrrio, os prncipes, os cortesos, os ministros dispem livremente de toda a riqueza da nao, enquanto os restantes cidados no tm seno os estritamente necessrios ou, na maior parte dos casos, vivem na pobreza () Nenhum homem recebeu da Natureza o direito de dirigir os outros. A liberdade um presente do cu, e cada indivduo tem o direito de a utilizar como entender, tal como utiliza a Razo () O poder que se baseia na violncia no mais que uma usurpao e s durar enquanto durar a fora do usurpador e submisso dos dominados. Quando estes sacodem o jugo e expulsam o tirano, fazem uso de um direito legtimo. O poder que deriva do consentimento do povo pressupe regras que o tornam legtimo () O prncipe recebe dos seus sbditos a autoridade que tem sobre eles. Diderot, Liberdade, in Enciclopdia (1751)

Ideias defendidas pelos iluministas - Poltica


Liberdade Individual ( De expresso, de religio, de dispor dos seus bens...) Soberania popular Os homens ao unirem-se na sociedade civil, formam o Estado. O governo cabe ao povo ou a quem este escolher, atravs do direito de voto ( Jean Jacques Rousseau ). As leis devem exprimir a vontade geral, ou seja, da maioria. Direito do povo depor os seus representantes que no defendam o interesse comum. Separao dos poderes: (Montesquieu)
Legislativo (elaborao de leis) deveria caber ao Parlamento Executivo - (Aplicao das leis e direco da poltica externa) caberia ao monarca e seus ministros. Judicial - (Julga o cumprimento das leis) caberia a tribunais independentes dos outros poderes.

Difuso das Ideias Iluministas


Enciclopdia - OBRA PUBLICADA em fascculos, que sintetizava o saber cientfico e artstico da poca tornando-o acessvel. Foi fundada por Diderot e DAlembert , que contaram com a colaborao dos pensadores mais ilustres de ento. Sales - Reunies culturais em casa de membros da burguesia ou da Nobreza Jornais - que comearam a circular com maior frequncia e constituam um poderoso veculo para a formao da opinio pblica. Os Cafs, clubes. Academias Associaes de sbios de determinados ramos do saber. Maonaria - Associao secreta com determinados rituais. Livros nomeadamente dicionrios e resumos de toda a espcie

As ideias iluministas vo desencadear:


O PARLAMENTARISMO INGLS. O DESPOTISMO ESCLARECIDO - Os monarcas continuam a exercer o poder absoluto mas, sensveis s crticas dos iluministas, realizam reformas sociais e culturais. O seu lema Tudo para o povo, mas sem o povo. AS REVOLUES LIBERAIS- Os filsofos Iluministas ao chamarem a ateno para a injustia social, atraso cultural e prepotncia poltica, preparam o campo para a ecloso das revolues liberais.

Completa o esquema

Completa o texto

Potrebbero piacerti anche