Sei sulla pagina 1di 3

TTULO DO RELATRIO, LETRAS MAISCULAS, NEGRITO, CENTRADO, MENOS QUE 10 PALAVRAS

Nomes dos Autores, letras maisculas e minsculas, em negrito, centrado, largura de 127mm (5in) Filiao e endereo dos Autores, Itlico, letras maisculas e minsculas, centrado, 127mm (5in) largura (mxima) Abstract: Abstract of 50100 words, 127mm (5in) width (maximum), justified. Zzzzz zzz zzzzz z zzzzzzzzzzz zzzzz zzzzzz zzzzzzzzz zz zzzzzzzz zzzzzzz z zzzzzzzzz zzzzz zzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzz zzzzz zzzzzzz zzzzzzz zzzzzz zzzzzzz zzzz zzzzzz zzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzz. Resumo: Resumo de 50100 palavras, 127mm (5in) largura (mximo), justificado. A nota de direitos autorais no precisa ser repetida no resumo, devendo constar apenas no Abstract. O resumo consiste na descrio resumida do experimento e dos resultados obtidos, com a finalidade de dar uma idia global do que foi feito sem a necessidade da leitura de todo o relatrio. O resumo corresponde ao abstract de um artigo cientifico. Palavras Chaves: 35 palavras, 127mm (5in) largura (mximo), justificado esquerda.

INTRODUO

Este modelo (template) apresenta os estilos e formatao dos relatrios de Qumica inorganica basica experimental. A diagramao se baseia nas dimenses de papel A4 (210 mm de largura por 297 mm de altura). A diagramao define dois tipos de pginas: Primeira pgina: contm uma seo de coluna simples com ttulo, autores, endereo, Abstract, Resumo, Palavras Chaves e incio do texto em duas colunas, de acordo com este template. Pginas subsequentes: texto do artigo em duas colunas.

Evite deixar um ttulo de seo no final de uma coluna, com o respectivo texto iniciando no topo da prxima pgina ou coluna. Use espaamento extra (entre figuras ou sees anteriores) para empurrar o ttulo para o topo da mesma coluna que seu respectivo texto. Faa uso da maior rea de texto possivel tendo em vista as restries no nmero de pginas. A Introduo corresponde a uma breve descrio do assunto central do experimento, de modo a apresent-lo ao leitor, ou seja, inteir-lo do que ser feito e o porqu da realizao do experimento. Uma introduo pode conter tambm uma descrio terica sobre o fenmeno em estudo extrada de livros textos relacionados ao assunto. Entretanto, no pode ser uma cpia de um texto ou de qualquer outra referncia pesquisada, mas sim uma redao que oriente o leitor para o problema estudado e sua importncia.

O texto do artigo formatado com 76 mm (3in) de largura de coluna, com 8 mm (.3in) espao entre colunas. Use todo o espao de 254 mm (10 in) de comprimento de coluna (Margem superior e inferior da pgina de 20mm). Os pargrafos devem ser justificados (use o estilo paragABEE do estilo), usando espao simples, sem identao de pargrafo. Use a fonte Times New Roman, 10 pontos. O pargrafo definido com espao de 6pt antes e 3pt depois. Evite inserir linhas aps o ttulo de seo e entre pargrafos, procurando usar o estilo para formatar adequamente o texto.

OBJETIVOS

Parte do relatrio onde so apresentados os objetivos especficos do experimento, ou seja, o que realmente se

quer observar. Este item pode ser o ltimo pargrafo da Introduo.

EXPERIMENTAL

3.1

Procedimentos t, [s]
Figura 1. Use o estilo legenda [Times New Roman, 9pt, centrado] Posicione as figuras no topo ou no final de uma coluna, o mais prximo de sua referncia no texto. Procure restringir a figura a uma coluna, a menos que isto a torne ilegvel.

Descreva aqui os procedimentos utilizados. Deve conter uma descrio precisa e detalhada dos procedimentos utilizados, informando todos os dados importantes como quantidades de reagentes, solventes, tempo, temperatura das reaes, mtodos de anlises, etc. Tente inserir os dados relevantes como marca e modelo de equipamentos entre parnteses dentro do prprio texto. No descreva listas de vidrarias e materiais de laboratrio. Na descrio do procedimento, deve-se detalhar os materiais e instrumentos (com marca e modelo), reagentes (marca, padro de pureza) e concentraes de solues utilizadas bem como foram preparadas. Exemplos: foi utilizado balo um balo de fundo redondo de 2 bocas de 250 mL; utilizou-se uma balana semi-analtica (marca, modelo); adicionou-se 10 mL de cido clordrico concentrado (marca, pureza). Foi utilizada uma soluo de NaOH a 0,120 molL-1.

Os ttulos de Tabelas so formatados com o estilo legenda. Fguras e tabelas so sempre chamadas no texto usando letras em maisculos. Ex. Figura 1 ou Tabela I. Atente ao fato de que Tabelas de dados experimentais so sempre abertas nas lateriais.
Tabela I. Use o estilo legenda, no use linhas verticais. Use linhas horizontais apenas para separar ttulos.

3.2

Outros itens

Caso sejam necessrios mais itens use sempre esta formatao para sub-itens.

Item 1 2

y, [V]
Descrio Multimetro Luxmerto

Qtde. 2 1

RESULTADOS E DISCUSSO 5 CONCLUSES

Esta seo uma das mais importantes de um relatrio. Primeiramente os resultados obtidos devem ser apresentados da forma mais clara e completa possvel, na forma de tabelas, grficos, equaes qumicas, clculos, etc. Os dados devem estar inseridos dentro de um texto, seguindo uma seqncia lgica e de fcil entendimento. Em seguida, os resultados obtidos devem ser discutidos, ou seja, comentados pelos autores. Deve-se discutir possveis fontes de erro, correlacionalas com os dados obtidos, e, sempre que possvel, comparar os resultados obtidos com os da literatura. Estes itens podem, opcionalmente, ser apresentados separadamente. Para estilo equaes usado para alinhar o objeto EQUATION e respectiva numerao da equao. O Formato normal usado com duas tabulaes para o objeto e respectiva numerao.

Constitui numa anlise crtica e resumida do trabalho todo tendo relao estreita com os objetivos propostos. Neste item deve ser verificado se os objetivos especficos foram atingidos, podendo-se ainda fazer proposies que levem a melhores resultados.

REFERNCIAS

f ( x ) = e x

(1)

a lista de livros ou obras de referncia e artigos de revistas utilizados na confeco do relatrio. No texto, deve haver citao da referncia usando-se nmeros entre colchetes para as referncias (Exemplo: [1]). As referncias bibliogrficas devem ser apresentadas segundo as normas da ABNT, como exemplificado abaixo: a) para citar livros:

As figuras so formatadas com o estilo legenda como indicado na Figura1.

1 - KOTZ, J. C., TREICHEL Jr., P. Qumica e Reaes Qumicas, 4 ed., Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2002. p. 250-71. v. I. b) para citar artigos cientficos: 1 OKAMURA, F., CAVALHEIRO, E. T. G., NBREGA, J. A. Experimentos simples suando fotometria de chama para ensino de princpios de espectrofotometria atmica em cursos de qumica analtica. Quim. Nova 27(5):832-6, 2004. c) para citar dissertaes e teses: 1 SCHIAVON, M. A. Estudo de ferroporfirinas nitro e carboxi substitudas: sntese, caracterizao e atividade cataltica na oxidao de hidrocarbonetos. Ribeiro Preto, 1998 (Dissertao de mestrado Universidade de So Paulo). d) para citar pginas da internet: 1 - http://www.ufmg.br. Acesso em: 21 jan. 2009.

Crdito: Esse modelo foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Marco Antnio Schiavon (DCNAT-UFSJ)

Potrebbero piacerti anche