Sei sulla pagina 1di 4

Alguns Olhares Sobre o Corpo

O Desporto e a Motricidade Humana


A Cincia da Motricidade Humana marca, desde logo, um corte em relao Educao Fsica, uma vez que trabalhamos com pessoas e no apenas com a educao do fsico. Primeiramente, o que determina o ser humano a aco, exactamente o que a Educao Fsica se props a estudar e a trabalhar, mas sem fazer uma reflexo, crtica, terica sobre a aco realizada ou a realizar. importante perceber qual o objecto terico, a conduta motora ou aco, que se pretende estudar sendo neste caso a prpria Motricidade Humana. Quando se fala em paradigma da Motricidade Humana importante perceber qual o seu significado. Segundo Manuel Srgio, mostrando-se de acordo com Thomas Khun, entende-se por paradigma [] uma realizao cientfica universalmente reconhecida que, durante algum tempo, forneceu modelos de problemas e solues para uma comunidade de profissionais (p. 32). num entendimento do ser humano no movimento intencional de transcendncia que se construiu a elaborao terica e conceptual da Cincia da Motricidade Humana. Esta, no entanto, como cincia do homem, no diz que o conhecimento um puro exerccio da razo, mas uma relao entre razo e a vida entre o corpo e o mundo. Uma vez que o ser humano concentra em si, o corpo, a mente, o desejo, a natureza e a sociedade ele s se torna verdadeiramente humano se o todo for maior que a soma das partes (teoria Geral dos sistemas, no se pode analisar as partes sem o todo, assim como no se pode analisar o todo sem as partes, interdependencia dos fatores, e propriedades das partes cacteriza o todo dentro de sua complexidade contextualizada) assentando assim na lgica da Motricidade Humana que a opo da transcendncia, que por sua vez o processo normal de um ente cuja estrutura essencial a conscincia da incompletude e a vontade de super-la. Esta conscincia da incompletude no , no entanto, sinal de deficincia, mas condio indispensvel de desenvolvimento humano. A Motricidade Humana tambm um processo dinmico de aquisio do saber, uma vez que existe uma relao entre o pensamento e a motricidade, pois a motricidade o pensamento em acto.

O ser humano interdependente e autnomo, em busca permanente do que no tem, do que no . A aspirao transcendncia, superao prpria de um ser em que matria, vida e conscincia no so substncias distintas, mas modos diversos de temporizao e corporizao da complexidade humana. Manuel Srgio, na sua filosofia, deixa especifico e lcido que a Motricidade Humana claramente uma cincia do homem e para compreender as cincias humanas considera 3 aspectos: primeiramente, (1) a compreenso das pessoas, em que o corpo, o desejo, o pensamento requerem o estudo da Biologia, da Psicologia, da Motricidade Humana, da Antropologia, da Filosofia; (2)Depois a compreenso da sociedade, na qual se encontra a Economia, a Politica, a Sociologia e a Ideologia; (3) E, ainda, a compreenso da dinmica da vida social, em que podemos encontrar a Geografia, a Histria, a religio e a Ecologia. Investigar a Motricidade Humana pressupe ater-se a questes que envolvem a inter e multidisciplinaridade em que existe ruptura, construo e verificao. Ruptura em relao Educao Fsica com a Motricidade Humana, construo de um novo campo de conhecimento e, por fim, uma verificao pela apresentao dos factos de modo a permitir adquirir um estatuto cientfico. O que esta cincia investiga no no entanto um movimento qualquer, mas aces, movimentos intencionais com significado e com sentido. Desta forma, a interveno nas cincias do homem situa-se em quatro reas que importante sublinhar: o Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo e o Estruturalismo. Surge assim, o mtodo integrativo como o mtodo especfico da Motricidade Humana, uma vez que fruto da convergncia de vrios mtodos, j que no possvel separar a pessoa do seu ecossistema, o indivduo da sociedade e da natureza e tambm o sujeito do objecto. A Cincia da Motricidade Humana dever assim: - Propor um corte epistemolgico com a Educao Fsica, uma vez que a cultura actual claramente anti-dualista. - Fomentar a pluri, a inter, a transdisciplinaridade de modo a evitar-se a fragmentao do saber. - Desenvolver o mtodo integrativo tendo em vista a criao de um pensamento complexo, uma vez que este deve ser a sntese de muitos mtodos.

- Considerar que o mundo social consiste, principalmente, em aces, e por isso, o especialista da Cincia da Motricidade Humana dever estar presente em vrios pontos da vida humana. - Distinguir no ser humano o indivduo como um todo, no s o corpo, mas tambm a mente, a natureza, o desejo, a sociedade. - Unir dialecticamente o conhecimento cientfico ao mundo da vida, para que das cincias possam surgir novos problemas. - Investigar a Cincia da Motricidade Humana como um sistema autopoitico, em que a unidade bsica de anlise o acto comunicativo. - Sublinhar na Cincia da Motricidade Humana o dilogo homem-mundo. - Estabelecer no treino desportivo a compreenso e explicao, do que representa aquela aco, o verdadeiro sentido da sua prxis. - Adiantar a rejeio do termo preparao fsica pela mesma razo que se prope um corte com a Educao Fsica. - Consciencializar que, [] o exerccio de treino deve ser entendido como um meio que promove a educao, a melhoria da sade dos praticantes e a sua preparao para a vida [] (p. 55), Doutor Jorge Castelo, citado por Manuel Srgio. Um exemplo dado por Manuel Srgio que, no futebol tal como na cincia, existiu a necessidade de dividir para melhor estudar e compreender. Assim, nasceu a periodizao no futebol, isto a diviso em etapas, tctica, tcnica, fsica psicolgica e estratgica, que leva a estudar as partes de uma forma isolada sem a compreenso do todo. No se percebendo o homem e a sua complexidade na actividade desportiva Manuel Srgio refere-se a Edgar Morin, que por sua vez cita Montaigne: Eu considero impossvel conhecer as partes sem conhecer o todo, assim como conhecer o todo, sem conhecer particularmente as partes (p. 58). Esta afirmao diz que tudo mais e menos que a soma das partes, logo, no pode haver no desporto predomnio de uma componente em relao a outra. Viktor Seluianov, citado por Manuel Srgio, diz que os jogadores de futebol devem treinar mais tempo no ginsio para melhorar a sua performance, mas ser a musculao primordial no treino de um futebolista? O praticante no fundamentalmente fisiologia, como diz Seluinavol, mas complexidade. Para o treino desportivo no h um fundamento nico e simples, mas antes um fundamento complexo de modo a que o treinador e desportista compreendam uma srie de problemticas.

Manuel Srgio, citando Antnio Fonseca e Costa treinador portugus de atletismo, diz: Cada gota de suor tem que corresponder a um espao de reflexo (p. 60). Manuel Srgio diz-nos assim que, [] ser bom treinador, hoje, ser capaz de renovar a problemtica do futebol, antes de oferecer um reportrio de solues [] H que rever a teoria e metodologia de treino e libert-lo de demasiadas cargas fsicas e situa-la o nvel da totalidade do humano (p. 61). A Cincia da Motricidade Humana como cincia crtica que pretende ser, visa o esclarecimento (teoria) e a emancipao (prtica) procurando desta forma superar a dualidade teoria-prtica e o racionalismo fechado do reducionismo cientfico, por meio de uma prtica que seja simultaneamente razo, sentimento, desejo, sonho, imaginao, entre outros. O treino um fenmeno tipicamente dialctico, em que um elemento perfeitamente intil se no se encontra em permanente relao com todos os elementos da mesma totalidade. O treino ser tanto mais pedaggico quanto mais for aberto ao dialogo e a reflexo critica. A educao hoje um dos desafios do treino desportivo e do desporto em geral, j que neles esto em jogo, atitudes, comportamento, competncias e valores, ou seja, est em jogo a formao do humano. No dia em que as licenciaturas em motricidade humana conseguirem ultrapassar o exclusivismo da especializao excessiva, para concederem prioridade ao ser humano, na sua integralidade, cumpriro cabalmente as suas funes e ajudaro a formar-se muitos tcnicos e cientistas de que o mundo hodierno necessita (p. 70). Manuel Srgio, referindo-se a Bergson, diz-nos que preciso actuar como um homem de pensamento e pensar como um homem de aco (p. 74). Bibliografia: SRGIO, Manuel. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. (Coleco Epistemologia e Sociedade) Trabalho elaborado no mbito da disciplina de Pedagogia do Desporto, 5 ano, Curso de Cincias do Desporto da Universidade da Beira Interior. Realizado por: Luis Manuel Leo Lopes Amaro
Luismamaro@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche