Sei sulla pagina 1di 35

Resumo do Preview Guide da Autodesk de Heidi Hewett

por Claudia Campos Lima

Novidades AutoCAD 2012


O AutoCAD 2012 melhora a forma como voc interage com o software com grandes melhorias de performance, expanso de recursos online e acesso rpido e intuitivo a comandos e ferramentas de edio. Voc dever gastar menos tempo no software e mais no avano de seu projeto.

Melhorias de Performance e interface do Usurio


O AutoCAD 2012 oferece melhoria de performance em muitas reas. Inicializao rpida particularmente quando instalado no Windows Vista ou Windows 7. Respostas instantneas quando trocar de abas na interface Ribbon. Outra melhoria sentida foi na abertura de grandes desenhos em 3D com lofts e malhas e ao orbitar com grandes modelos em 3D. Tambm temos ganhos de performance ao selecionar com highlight e rodar programas em LISP.

Autodesk Content Explorer


Este novo recurso permite procurar arquivos DWG, para acessar blocos, layers, tipos de linha, estilos de texto e muito mais. O recurso tem um ndice semelhante ao Google que permite procurar vrios arquivos rapidamente em pastas, e o resultado aparece rapidamente. Na nova aba Add-ins temos a ferramenta Explore que permite acesso ao Content Explorer.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Na janela do Content Explorer use o campo Search para encontrar o contedo procurado no seu computador ou em um local em rede e o site do Autodesk Seek. Atravs de um menu pulldown voc pode escolher entre as varias possibilidades.

Voc poder localizar blocos especficos ou sequencias de texto incluindo atributos de blocos. Determine rapidamente quantas referncias tem um arquivo ou encontre um arquivo de referncia entre muitos arquivos. Clique e arraste facilmente arquivos do Content Explorer para seu desenho. Voc poder tambm clicar o boto direito do mouse ou dar um duplo clique na janela do Content Explorer para abrir automaticamente um arquivo e dar um zoom em um texto por exemplo.

Os painis de busca podem ser expandidos e recolhidos de forma que somente o resultado escolhido ser exibido.

Pode-se filtrar a busca de forma que o resultado s ira mostrar os objetos especficos escolhidos. Os elementos podem ser exibidos em forma de cones, ou miniaturas entre outras facilidades.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

O Content Explorer faz a busca somente em locais que foram previamente includos no ndice. Sua atividade monitorada pelo Content Service que instalado junto com o AutoCAD e o ndice automaticamente atualizado para refletir as mudanas. simples inserir seus locais de busca na rede e localmente. Adicione suas pastas locais ao ndice do Content Explorer atravs da opo Add Watched Folder na parte de baixo da janela ou do Content Explorer ou arrastando e soltando pastas do Windows Explorer no Content Explorer .

Rede
Alm do Content Explorer fazer busca no seu computador local ele pode fazer uma busca em um ou mais computadores da rede. Para isso o Autodesk Content Service deve ser instalado na rede em um ou mais computadores junto com a instalao do AutoCAD 2012.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Uma vez instalado o Content Service voc poder adicionar pastas da rede para fazerem parte da busca. Quando adio de pastas habilitada o servio de indexao dos arquivos nas pastas. A diferena das pastas de busca no computador local para as pastas da rede que as pastas da rede devem ser do tipo compartilhadas para que o acesso seja garantido. Para adicionar pastas da rede acione o Content Explorer Console que fica no menu Iniciar do Windows em Todos os Programas>Autodesk>Content Service> Content Service Console. Em seguida selecione Add Watched Folder e voc vera que somente os arquivos compartilhados estaro disponveis para selecionar.

Depois que o Autodesk Content Service estiver instalado em um ou mais computadores da rede e as pastas compartilhadas configuradas voc pode adicionar esses locais da rede como fontes adicionais no Content Explorer no AutoCAD. No canto inferior direito do Content Explorer selecione Configure Settings para exibir uma janela de dialogo com vrios locais que voc pode procurar e acessar. Em seguida no canto inferior esquerdo da janela Configure Settings selecione Add Network Content. Especifique o nome do computador ou o endereo de IP do computador da rede.

Autodesk Seek
No Content Explorer voc pode usar a opo Autodesk Seek para procurar pelo contedo online do Autodesk Seek. Voc pode encontrar arquivos pelo fabricante, ou pela especificao dos produtos e inserir arquivos direto no seu desenho sem ter que usar um navegador externo.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Interface Ribbon
A Ribbon foi modificada para facilitar a procura por ferramentas mais utilizadas. A abertura de abas mais rpida nesta verso.

A aba Insert agora tem dois painis para blocos e o comando WBLOCK foi includo no painel Block Definition. A aba View tem uma nova ferramenta Foward.

Entrada de comandos com Auto-Completar


O AutoCAD 2012 agora traz o recurso de auto-completar na linha de comandos de forma que conforme voc digita ele j completa com um comando ou se voc faz uma pausa ele mostra uma lista de todos os comandos cujo prefixo o mesmo que voc digitou e voc pode selecionar numa lista o comando desejado.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Um clique com o boto direito do mouse d acesso as ferramentas de Auto-completar, exibir as variveis entre outros recursos.

Grips Multi-funcionais
Os grips multi-funcionais da verso anterior foram extendidos a mais objetos do AutoCAD tais como; linhas, arcos, mleaders, 3Dfaces, edges e vrtices.

Funcionalidade Nudge
Essa nova ferramenta permite que quando voc quer mover um objeto ortogonalmente simplesmente pressione CTRL e a seta de direo correspondente.

Seleo de Objetos
Essa ferramenta foi incrementada na verso 2012 para facilitar seu uso. O acesso pela aba Home e a ferramenta Group substitui a antigo Object Grouping.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Seleo de objetos por Window


As variveis PICKAUTO e PICKDRAG tem novas opes e agora alterando sues valores podemos usar window ou crossing mesmo que seja selecionado um objeto, portanto no havendo mais a necessidade de clicar num ponto vazio na tela.

Snap
Quando o SNAP estiver habilitado o cursor no pula para o grid ao selecionar objeto somente quando estiver especificando pontos.

Melhorias nos Arquivos de Referencia


O AutoCAD 2012 melhorou a forma como um arquivo de referencia se destaca ao passar o cursor sobre ele. Se voc passar o cursor sobre a borda de um XREF de imagem, DWF ou PDF exibida uma moldura de seleo mesmo quando as bordas estiverem desligadas.

Na paleta do gerenciador dos arquivos de referencia quando voc selecionar um arquivo ele fica com a borda destacada na tela. Uma nova varivel foi includa para controlar este comportamento. FRAMESELECTION.

Autodesk Exchange
Novos recurso de acesso ao Autodesk Exchange foram includos para acessar este recurso de dentro do AutoCAD. Com ele voc pode encontrar vdeos, plug-ins, help direto da rea de trabalho do AutoCAD 2012. 7

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Novas Implemetaes em ferramentas existentes


Controle de Viewports
Novos controles de configurao das Viewports foram criados para alterar as configuraes, vistas e estilos visuais.

Na aba 3D Modeling da janela de dialogo Options temos os controles da exibio das Viewports.

Podemos especificar a cor da Viewport na janela de dialogo Drawing Window Color do comando Options.

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Melhorias na UCS
Foram implementadas algumas modificaes na maneira de manipulao da UCS para facilitar seu uso. Voc seleciona o cone da UCS e usa o grip multi-funcional para mudar a UCS. Move a origem e automaticamente alinha com objetos includos superfcies curvas e slidos.

Voc pode rotacionar nos eixos X,Y e Z usando os grips sem ter que acessar o comando UCS.

Uma nova paleta de controle da UCS permite especificar as configuraes da UCS .

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Array Associativo em 3D
Trs tipos de Array associativo em 3D; retangular, polar e path permitem fazer a copia em 3D de qualquer objeto selecionado. A opo Level permite especificar o numero de itens no eixo Z.

Preview na criao de objetos 3D


Um novo preview foi criado para visualizar objetos 3D durante sua criao. Ao selecionar um perfil para criar um solido ou superfcie com Loft exibido um preview do resultado antes da finalizao do objeto.

10

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Seleo de Chain e Loop


O AutoCAD 2012 traz novas opes Chain e Loop no processo de seleo de objetos em arestas dou curvas continuas. A nova seleo Chain detecta se h uma serie de arestas em um solido ou malha ou entre superfcies.

A nova opo Chain no comando FILLETEDGE identifica e arredonda arestas continuas. No exemplo abaixo a figura da esquerda no tem cantos arredondados ento o Fillet limitado a aresta selecionada. J na figura da direita tem cantos arredondados habilitando a opo Chain a arredondar as arestas continuas.

Offset Edge
A nova ferramenta Offset Edge permite criar uma curva paralela a uma superfcie plana ou de uma superfcie onde todas as arestas estejam no mesmo plano.

11

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Presspull
A ferramenta Presspull permite editar slidos com muita facilidade. Voc simplesmente clica numa rea fechada e o AutoCAD cria uma extruso.

Documentao
Importao em 3D
O AutoCAD 2012 permite a importao de arquivos em 3D nos formatos: CATIA, NX, Parasolid, Pro/Engineer, Rhino e Solid Works para iniciar um projeto em 3D. Durante a importao exibido um cone na linha de status e uma notificao exibida ao final da importao. Os dados so transformados em objetos do AutoCAD e voc poder edita-los usando as ferramentas do AutoCAD.

12

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Documentao da Modelagem Criao de vistas de desenho


A ferramenta Base View cria vistas 2D a partir de slidos 3D e superfcies do Modelspace. Se no houver nem slidos nem superfcies no Modelspace podemos selecionar um projeto do Inventor ou arquivos de modelo (ipt, iam e ipn)

A ferramenta Base View exibe automaticamente um preview em escala do modelo associada ao cursor. Conforme voc insere a Base View no layout voc pode especificar opes tais como escala, orientao, tipo.

Uma Ribbon contextual exibe os controles relevantes que variam dependendo da origem do modelo; AutoCAD ou Inventor.

13

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Se a origem do modelo para a Base View for o Inventor um painel adicional exibido na Ribbon Drawing View Creation permitindo futuros controles da representao do modelo.

Se a opo Type estiver ajustada para Base e Projected, em vez de Base Only, voc pode automaticamente criar vistas projetadas depois de inserir a Base View. Simplesmente arraste o cursor para a posio desejada e o AutoCAD cria automaticamente a vista apropriada.

Cada vista cria um objeto do tipo Drawing View o qual possui uma moldura semelhante a Viewport mas que no impressa. Um cone na linha de status indica quando um desenho possui Drawing Views e as suas propriedades podem ser modificadas pela paleta de Propriedades (Properties).

Depois de criar a vista base voc pode criar vistas projetadas. Essas vistas so simplesmente projees da vista base e suportam 8 tipos de projees de vistas; quatro ortogrficas e quatro isomtricas. As vistas projetadas so desenhadas baseadas no angulo de projeo da vista base

14

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


(primeiro angulo ou terceiro angulo). Durante a criao das vistas projetadas criada uma relao entre a vista selecionada e a vista projetada.

Edio de Vistas de Desenho


Voc poder editar facilmente as vistas de desenho criadas com a ferramenta Drawing View. Ao dar um duplo clique numa Vista de Desenho, uma aba contextual Drawing View Editor exibida. Visto que as vistas criadas herdam as propriedades das vistas parent , ao editar uma vista principal as alteraes so aplicadas na parent e nas outras. Uma opo no painel Edit da aba Drawing View Editor permite adiar as atualizaes caso necessrio. O impedimento de atualizaes permite voc fazer varias edies numa vista para melhorar a performance. Se a vista selecionada ou suas vistas dependentes estiverem desatualizadas elas so automaticamente atualizadas no processo de edio.

Ao selecionar uma Vista de desenho um grip exibido no centro da vista. Ao passar o cursor sobre o grip surge um menu que permite fazer edies na vista.

15

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Atualizaes nas vistas


Quando so feitas alteraes nas vistas principais vrias notificaes so exibidas tais como: uma chamada na linha de status, marcadores de canto nas vistas desatualizadas, ou um cone de aviso na linha de status.

Voc poder atualizar todas as vistas no layout selecionando o link na chamada da linha de status e se voc quiser limitar a atualizao em algumas vistas pode usar a ferramenta View Update clicando o boto direito do mouse ao selecionar a vista.

Aplicando padres
Voc poder aplicar padres de desenhos nas vistas de desenho usando a janela de dialogo Drafting Standards que acessada no canto inferior direito da aba Drawing View. Voc poder especificar os mtodos de projeo do primeiro ngulo e terceiro ngulo que atendem os padres ISO e ANSI. O estilo da linha controla como o Inventor representa as linhas.

16

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Exportao de Layouts
A ferramenta Export Layout foi atualizada para atender as novas caractersticas das funcionalidades de 2D do AutoCAD 2012. Voc pode acessar essas ferramentas pelo menu de aplicao em Save As>Save Layout as a Drawing.

Anotaes Atualizaes em MTEXT


A cor do fundo da mascara do MTEXT foi atualizada para usar a ultima cor e a distncia da borda utilizada.

Atualizaes em Mleader
Temos mais flexibilidade com os textos com indicadores permitindo controle da distancia da borda ao texto nas caixa de texto do Mleader.

Um novo controle Extend Leader to text permite estender a linha da seta ao texto em vez de terminar na caixa de texto.

17

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Clique no boto direito em dimensionamento


Clicando no boto direito do mouse em uma cota voc tem agora a opo de remover sobreposio de estilos de dimensionamento.

Atualizaes em OSNAP
O comportamento do OSNAP nas opes Perpendicular e Tangent foi alterado para permitir mais flexibilidade na verso 2012. Agora ao editar com os grips nos pontos finais de linhas e vrtices de polilinhas o AutoCAD permite escolher mltiplos snaps de pontos baseados na posio do cursor. Em outras palavras o AutoCAD encontra pontos de OSNAP para fazer objetos tangentes ou perpendiculares bem como tangente ou perpendicular a pontos relativos ao grip selecionado. O cone marcador do OSNAP mostrado em cada ponto possvel conforme voc move o cursor.

18

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Se Infer Constraints estiver habilitado ao usar o osnap perpendicular ou tangente a restrio geomtrica correspondente automaticamente aplicada ao objeto.

Fillet, Chanfer, Blend, e Join


As ferramentas Fillet e Chanfer foram atualizadas para mostrar um preview ao passar o cursor sobre o 2 objeto nos comandos Fillet e Chanfer. Agora voc pode confirmar e mudar o raio ou a distancia antes de completar o comando.

Se utilizar a opo polilinha o preview para o raio do Fillet e linhas do Chanfer so exibidos para toda polilinha.

19

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Se o preview no for o resultado esperado voc pode editar o raio do Fillet ou a distncia do Chanfer. O Filllet agora permite selecionar Splines.

A nova ferramenta Blend cria Splines entre dois pontos finais de objetos gerando tangentes ou curvas continuas entre eles. Podem ser selecionados linhas, arcos, polilinhas 2D e 3D Splines, Helix e Arcos elpticos.

Melhoramentos nas Splines


As Splines foram modificadas para suportar Splines peridicas. Ao especificar a opo Close para uma Spline gerada uma Spline peridica com continuidade C2 entre os pontos inicial e final e uma nova propriedade Periodic exibida na paleta de propriedades. A propriedade Periodic utilizada quando se reconstri superfcies NURBS fechadas. Ao converter uma superfcie analtica para uma superfcie NURBS criada uma superfcies NURBS peridica se as condies finais da superfcie permitirem. Outras melhorias foram implementadas para facilitar a edio das curvas Splines. A propriedade Knot que exibida na paleta de propriedades quando o mtodo de construo for definido como Fit mudou de read-only para uma lista onde voc pode especificar a corda, raiz quadrada, ou uniforme como forma de parametrizao. A ferramenta Extend foi modificada para permitir a seleo de Splines ao selecionar objetos a estender. A Spline estendida enquanto mantem a curvatura continua a Spline original.

20

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


A 3D Edit bar foi modificada para suportar Splines e acessvel ao clicar o boto direito do mouse quando uma Spline for selecionada. Ela permite mover a localizao de um ponto em uma curva mudar tangencia e a direo da tangencia relativa a um ponto.

Array em 2D
Agora voc pode fazer um Array de objeto ao longo de um caminho no s os modos retangular e polar.

As novas opes so acessadas pelo painel Modify na aba Home.

Usando a nova funcionalidade voc pode estabelecer e manter relaes entre os objetos copiados. Ao criar o Array o AutoCAD mostra um preview com grips que voc pode usar para alterar as propriedades do Array. Mesmo depois de criado ele pode ser alterado pela paleta Properties ou pelos grips multifuncionais.

21

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Outras opes adicionais podem ser acessadas na aba contextual Array ou clicando o boto direito do mouse quando o objeto selecionado.

Voc pode modificar, apagar ou transformar item individuais no Array usando a tecla CTRL para selecionar os objetos desejados. Poder usar as ferramentas comuns de edio Erase, Move, Rotate ou Scale nos objetos selecionados. Os objetos modificados mantem a sua associao com o Array permitindo alterar o as propriedades do Array sem a necessidade de reaplicar as alteraes nos objetos individuais. Se necessrio pode-se restaurar suas medidas padro e a posio utilizando a ferramenta Reset.

22

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Se voc quiser alterar a aparncia de todos os objetos copiados no h necessidade de reiniciar. Voc edita o objeto fonte no local. O AutoCAD automaticamente exibe a aba contextual Edit Array junto com muitos comandos de edio do AutoCAD. Depois de fazer as edies na geometria fonte voc pode decidir entre salvar ou descartar as alteraes.

A poderosa associatividade do Array se aplica ao novo Path Array alm do retangular e polar. Voc pode usar o Path Array para dispor de objetos ao longo de um caminho, poder escolher entre definir uma distancia especifica ou o numero de itens e ainda usar a opo Mesure.

Voc pode controlar a posio dos objetos copiados relativos ao caminho usando a opo Base Point. Se o ponto base estiver no caminho ou numa distancia relativa a ele os itens so associados ao caminho. Ao modificar o caminho os itens se alteram automaticamente.

Alm disso muitas propriedades do Array so paramtricas e suportam parmetros e expresses. Se voc quiser criar um Array tradicional sem associatividade entre os itens ajuste a opo Associative para No ao criar o Array. Voc poder remover a associatividade de um Array existente explodindo o Array.

23

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Ferramenta Copy
A ferramenta Copy inclui uma opo de Array que permite criar um Array no-associativo. Voc pode entra com a distancia entre um certo nmero de copias ou entrar o nmero de copias para se ajustar a dois pontos especficos.

Implementaes em Layers
Uma nova opo permite rapidamente congelar layers especficos em todas as Viewports menos na corrente.

24

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Apagar Objetos duplicados


Para ajudar voc a remover objetos duplicados e limpar seu desenho a ferramenta Delete Duplicates ajuda a melhorar a performance especialmente quando se trabalha com desenhos com muitos objetos. Introduzido inicialmente como uma ferramenta do Express Tools como Overkill essa ferramenta foi melhorada no AutoCAD 2012 e j integrada no ncleo do AutoCAD. Ela pode ser acessada pelo painel Modify da aba Home.

A janela de dialogo Delete Duplicates Objects permite especificar que propriedades dos objetos sero ignoradas tais como Thickness ou transparncia. Outros controles permite otimizar segmentos como polilinhas combinar objetos colineares que se sobrepe parcialmente entre outras possibilidades.

25

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Comunicao
Suporte a arquivos Raster
Novas ferramentas de suporte ao trabalho com arquivos Raster foram implementadas nesta verso. Se voc abrir um arquivo do AutoCAD com imagens do Raster Desgin tais como imagens de satlite ou outros formatos eles so automaticamente exibidos no AutoCAD. Alem disso as ferramentas Attach e Image Attach suportam os seguintes formatos de arquivos alm dos j suportados anteriormente.

Suporte a arquivos DGN


O suporte a tipos de linhas complexas do formato DGN foram melhorados no AutoCAD. Agora ao importar ou exportar usando o formato DGN V8 os tipos de linhas complexos so mantidos.

26

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Conversor de DWG
A ferramenta DWG Convert permite converter arquivos DWG em qualquer uma das seguintes verses: Release 14, 2000, 2004, 2007, e 2010. E desde que voc pode converter arquivos em lote, voc pode rapidamente atualizar bibliotecas antigas.

A ferramenta DWG Convert pode ser acessada pelo menu de aplicao atravs da opo Save As> DWG Convert. Em seguida surge a janela de dialogo DWG Convert na qual voc pode especificar os arquivos a serem convertidos, salvar uma lista para uso posterior criar novas listas e abrir listas previamente gravadas.

27

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Ajustes de converso permitem especificar as propriedades da converso tais como formato e caminho, voc pode ainda escolher como armazenar os arquivos convertidos em .ZIP ou .EXE(auto-extratores) por exemplo. Voc ainda pode especificar aes tais como Purge ou sobreposio de Page Setups durante o processo da converso. Voc pode salvar vrios ajustes de converso dependendo das suas necessidades.

Sheet Set Manager e Integrao com Vault


O software Autodesk Vault gerencia a criao de dados, simulao e o processo de documentao para projetos de engenharia em grupos. No AutoCAD 2012 o suporte para o Autodesk Vault esta integrado com o Sheet Set Manager. A ferramenta Sheet Set Manager tem agora a possibilidade de se logar no Autodesk Vault. Voc pode abrir e checar arquivos do Sheet Set no Autodesk Vault. E ao usar as verses Workgroup, Collaboration e Professional do Autodesk Vault revises e gerenciamento de ciclos tambm so suportadas pela ferramenta Sheet Set.

Biblioteca de Materiais
A biblioteca de materiais do AutoCAD esta agora disponvel online para quando for necessrio instala-la. Quando voc escolher instalar a biblioteca criada na pasta Arquivos Comuns\AutodeskShared\Materials2012\ e os materiais divididos em subpastas. O navegador de materiais foi modificado para melhorar a performance o menu Create Material inclui descritivos para indicar que ele serve para criar novos materiais. E ao usar a ferramenta Search os resultados so mais claros para descrever onde os materiais foram ou no foram encontrados.

28

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Para ajudar voc a encontra materiais baseados em categorias os materiais da Autodesk Materials Library foram organizados em categorias.

O editor de materiais tambm foi modificado com rtulos que facilitam encontrar os controles para criao de materiais, especificar opes e acessar o navegador de materiais. A aba Information no editor de materiais agora inclui um campo para o nome do material.

29

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

O editor de texturas foi atualizado para automaticamente se expandir as opes de Transforms facilitando encontrar as propriedades escala e posio.

AutoCAD WS
AutoCAD WS um recurso criado pela Autodesk para acessar desenhos criados no AutoCAD pelo iPhone, iPod e iPad da Apple. Esse recurso na verso 2012 tem acesso direto pela aba Online do AutoCAD. necessrio ter uma conta (gratuita) no site do AutoCAD WS. O recurso permite ver, editar e compartilhar desenhos via web e dispositivos moveis.

A ferramenta upload permite fazer o upload seguro para o servidor do AutoCAD WS na web. Ele tambm pode fazer o upload automtico. Ao ser habilitado ele pode fazer o upload sempre que forem feitar modificaes no arquivo. O boto Manage Uploads permite fazer a configurao de quais arquivos sero includos no Upload automtico.

30

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

O boto Upload Multiple Files permite para fazer o upload de outros tipos de arquivos tais como plot styles, imagens, planilhas, entre outros arquivos alm dos desenhos do AutoCAD.

31

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


A ferramenta Open Online, permite abrir o desenho Online para edio quando voc tem o desenho aberto no AutoCAD. O AutoCAD automaticamente abre a ultima verso salva do arquivo e abre o desenho no editor online do AutoCAD WS.

A ferramenta Online Drawings permite visualizar rapidamante os desenhos e pastas online.

32

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


A ferramenta Timeline permite visualizar as um histrico completo dos arquivos includo as alteraes feitas por outros usurios.

Com os desenhos armazenados online voc acelera o compartilhamento com clientes e colegas. A ferramenta Share Drawing controla como os colaboradores sero limitados a ver, editar online e fazer o download dos desenhos e automaticamente envia emails de notificao com um convite.

33

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012


Alem de enviar email de notificao voc pode usar a ferramenta Get Link para copiar um link para o desenho compartilhado que pode ser inserido em paginas da web e documentos.

A ferramenta Message permite visualizar mensagens relacionadas aos arquivos e pastas que voc compartilhou ou que outros compartilharam com voc.

34

Resumo do Preview Guide da Autodesk Novidades do AutoCAD 2012

Instalao e Customizao
O processo de instalao do AutoCAD 2012 foi simplificado para gerar uma instalao mais rpida.

Caminho de procura dos arquivos de plotagem


O AutoCAD 2012 aumentou a flexibilidade no gerenciamento de arquivos de plotagem. Voce pode agora especificar mltiplas pastas para arquivos de configurao de impresso PC3, PMP e estilos de plotagem CTB e STB. Voc pode adicionar caminhos na aba Files do comando Options. Se os arquivos no forem encontrados na pasta especificada, o AutoCAD automaticamente procura por eles na pasta do arquivo hospedeiro.

Resumo do Preview Guide da Autodesk de Heidi Hewett por Claudia Campos Lima Consultora de CAD para arquitetura http://claudiacamposlima.wordpress.com/ clalima@matrix.com.br 35

Potrebbero piacerti anche