Sei sulla pagina 1di 13

Royalties do petrleo e educao: anlise da eficincia da alocao

Gustavo Henrique Naves Givisiez1 Elzira Lcia de Oliveira2

Resumo
A educao deve fazer parte da agenda de polticas de toda esfera de governo. O capital humano, especialmente aquele obtido por meio da educao, tem sido enfatizado como um determinante crtico para o progresso econmico. Assim, entende-se que a educao vista como um meio para reduzir as desigualdades; como um mecanismo para que outros investimentos sejam mais produtivos e trata-se de um caminho slido para o desenvolvimento social e poltico. Em escala nacional existe uma vasta produo de dados que subsidiam as decises de investimentos no setor. As avaliaes dos impactos dos investimentos em educao requerem um monitoramento sobre a cobertura do sistema, assim como da qualidade dos servios educacionais. Este estudo se prope avaliar os impactos nos indicadores de educao nos municpios da regio do Norte do estado do Rio de Janeiro. Regio essa, recebedora de vultosos recursos provenientes dos royalties da explorao de petrleo e gs na Bacia de Campos. Em muitos desses municpios, tm sido levantadas hipteses de que os recursos no so revertidos em polticas pblicas de grande benefcio social, como o caso das polticas educacionais. A metodologia a ser aplicada nessa pesquisa inclui o levantamento de sries histricas de indicadores de educao, com base nos Censos Escolares e Prova Brasil e comparar a evoluo deste grupo de municpios com um grupo de municpios controle, por meio de regresses logsticas. Os resultados refutam a hiptese levantada no trabalho indicando que as vantagens oramentrias desses municpios no tm se refletido em melhorias nos indicadores de educao.

Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu- MG Brasil, de 29 de setembro a 03 de outubro de 2008.
1 2

Professor Adjunto Universidade Candido Mendes Campos dos Goytacazes - RJ Professora Adjunta Universidade Candido Mendes Campos dos Goytacazes - RJ

Royalties do petrleo e educao: anlise da eficincia da alocao


Gustavo Henrique Naves Givisiez3 Elzira Lcia de Oliveira4

Introduo
A educao deve fazer parte da agenda de polticas de toda esfera de governo. O capital humano, especialmente aquele obtido por meio da educao, tem sido enfatizado como um determinante crtico para o progresso econmico. Assim, entende-se que a educao vista como um meio para reduzir as desigualdades; como um mecanismo para que outros investimentos sejam mais produtivos e trata-se de um caminho slido para o desenvolvimento social e poltico. Em escala nacional existe uma vasta produo de dados que subsidiam as decises de investimentos no setor. As avaliaes dos impactos dos investimentos em educao requerem um monitoramento sobre a cobertura do sistema, assim como da qualidade dos servios educacionais. Este estudo se prope avaliar os impactos nos indicadores de educao nos municpios da regio do Norte do estado do Rio de Janeiro, regio essa, recebedora de vultosos recursos provenientes dos royalties da explorao de petrleo e gs na Bacia de Campos. O setor de petrleo e gs um setor economicamente dinmico e que passou por transformaes marcantes em funo da quebra do monoplio estatal do petrleo, em 1997 e por alteraes na forma de regulao. O crescimento deste setor e a concentrao espacial das jazidas minerais transformaram os municpios produtores de petrleo e gs, pertencentes Bacia de Campos, nos maiores beneficirios das rendas petrolferas (royalties e participaes especiais). Esses fatores impactam significativamente nas finanas desses municpios conferindo-lhes uma capacidade de investimento privilegiada. Ocupando a posio de detentores das mais elevadas receitas oramentrias do pas, os gestores desses municpios teriam condies de realizar grandes progressos sociais. Entretanto, tem sido relatado pelos meios comunicao que os recursos no tm sido revertidos em polticas pblicas de grande benefcio social, como o caso das polticas educacionais. Desta forma, levanta uma hiptese contrria, pois, entende-se que as mudanas mais marcantes nas finanas ocorreram aps 1997, com a promulgao e regularizao da lei do Petrleo de 1997 e, nos pressupostos deste estudo, o perodo de dez anos que separa o tempo presente desse fato histrico teria sido capaz de alterar a qualidade e infra-estrutura da educao pblica oferecida nesses municpios. Assim, a hiptese que se testar neste trabalho a de que o maior volume de recursos tem sido suficiente para alavancar indicadores educacionais dos municpios, em especial, tem sido suficiente para alterar a infra-estrutura de educao pblica instalada.

Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu- MG Brasil, de 29 de setembro a 03 de outubro de 2008.
3 4

Professor Adjunto Universidade Candido Mendes Campos dos Goytacazes - RJ Professora Adjunta Universidade Candido Mendes Campos dos Goytacazes - RJ

Contextualizao
Para a indstria de explorao e produo de petrleo e gs natural, alm de efeitos multiplicadores que geralmente extrapolam as fronteiras locais, os municpios recebem como contrapartida o benefcio dos royalties e das participaes especiais. Estas novas modalidades de receitas diminuem a presso sobre os servios pblicos e equipamentos urbanos, bem como possibilita a reverso das mesmas em polticas sociais e de gerao de emprego e renda, dentro da limitao temporal da atividade, pois at onde se sabe, trata-se de recurso no renovvel. Esses fatores fazem surgir uma nova classe de municpios denominados de municpios petro-rentistas (Braga, Serra e Terra, 2007 p. 173) que, apesar de considerados ricos relativamente mdia dos municpios de mesmo porte, nem sempre tm alocado as receitas adicionais, particularmente as de royalties, na resoluo dos problemas sociais advindos dos impactos causados pela atividade instalada. Alm disso, os autores alertam para a tendncia de preguia fiscal, caracterizada pela excessiva dependncia dessas receitas e pelo pequeno esforo de arrecadao das receitas de outras fontes.
Em regies como a do norte fluminense, por exemplo, que transitou da indstria sucroalcooleira para a indstria do petrleo assiste-se a problemas estruturais graves que tm impacto direto sobre a renda das famlias e sobre indicadores sociodemogrficos. A atividade emergente nem sempre compatvel com a decadente e, assim no possui relao direta de substituio de mo-de-obra (GIVISIEZ e OLIVEIRA, 2007, p. 140)

A indstria extrativa de petrleo e gs natural (como de outros minerais) produz efeitos diferenciados sobre as receitas dos municpios impactados pelo projeto. A Lei n 2004 de 1953 que criou a Petrobras estabelece o pagamento de 4% aos estados e 1% aos municpios do valor da produo terrestre de petrleo e gs natural como pagamento de royalties em seus territrios (BARBOSA, 2001). A partir da criao da Petrobrs surge uma indstria de petrleo no Brasil, dependente, inicialmente, de mo-de-obra especializada importada e que foi sendo substituda progressivamente por tcnicos brasileiros por meio do treinamento em outros pases. At 1963, a explorao de petrleo era principalmente em terra (onshore) e a, partir de 1968, iniciou-se a explorao em mar (offshore), em Guaricema no Estado de Sergipe. A crise do petrleo da dcada de 70 incentivou a explorao de novos campos martimos, entre eles o campo de Garoupa, na bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, que se tornaria uma referencia para a explorao de petrleo em guas profundas e ultraprofundas. Os pagamentos de Royalties para as atividades de explorao de petrleo e gs natural offshore iniciou-se com a promulgao da Lei n 7453 de 1985 que determinou 5% do valor da produo deveria ser repassados a municpios e estados confrontantes com os poos5, e ao Ministrio da Marinha. A distribuio desses valores foi regulamentada em 1986 e novamente alterada em 1989 e 1991 com a incluso de municpios que abrigassem instalaes de embarque e desembarque de petrleo e gs natural. A distribuio dos 5% do valor da produo repassa 1,5% aos estados confrontantes com poos; 1,5% aos municpios confrontantes

A definio geogrfica dos estados, territrios e municpios confrontantes ocorreu em 1986, por meio do Decreto 93.189, de que regulamenta o traado de linhas de projeo dos limites territoriais dos estados, territrios e municpios a ser utilizado pelo IBGE para a definio de poos confrontantes.
5

com poos e aqueles pertencentes s reas geoeconmicas6 dos municpios confrontantes; 1% ao Ministrio da Marinha, 0,5% destinados a constituir um Fundo Especial a ser distribudo entre todos os estados e municpios da Federao e 0,5% aos municpios com instalaes de embarque e desembarque de petrleo e gs natural (BARBOSA, 2001). A Lei 2705, conhecida como a Lei do Petrleo, editada em 1979, estabeleceu em 10% a alquota bsica dos royalties e manteve os critrios de distribuio para os 5% estabelecidos na Lei 7.990/89 e introduziu, por meio do artigo 49, um critrio diferenciado para a distribuio da parcela acima de 5% (GUTMAN e LEITE, 2003). Desta forma essa modalidade de receita se confunde com a histria da explorao do petrleo no Brasil e, embora o aumento significativo dos valores decorrentes dos royalties seja um fenmeno mais recente, aps a Lei do Petrleo de 1997, pode-se considerar que o lapso temporal j suficiente para que apaream os primeiros efeitos positivos da alocao desses recursos. As tabela 1 e 2 exemplificam a ordem de grandeza dos recursos provenientes das rendas petrolferas recebidos pelos municpios selecionados para o presente estudo e do seu elevado potencial redistributivo. Ressalta-se que esses nove municpios esto entre os dez maiores recebedores de Royalties e Participaes Especiais, em valores per capita e em valores absolutos. No foram includos nessa seleo os municpios de So Sebastio, no estado de So Paulo, 8 maior recebedor em volumes absolutos, entre 2000 e 2007, e o municpio de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro, 9 maior recebedor de recursos per capita, no perodo entre 2000 e 2007. Estes municpios no foram includos na categoria de estudo pelo fato de serem distantes fisicamente da Bacia de Campos e no serem diretamente impactados pelas atividades econmicas l instaladas. Constata-se que o municpio de Campos dos Goytacazes foi o maior beneficirio das rendas petrolferas tendo recebido em 2007 cerca de 789 milhes de reais e tendo recebido o montante de aproximadamente 4,6 Bilhes de reais no perodo entre 2000 e 2007 (Tabela 2). Seria o municpio de Quissam o detentor dos maiores valores per capita com R$ 7.956 por habitante em 2007 (Tabela 1). Por esses dados, tomando como referncia as expressivas cifras provenientes do recebimento de rendas petrolferas, seria legtimo inferir que esses municpios possuem capacidade de indutores de justia social diferenciada.

A explorao de petrleo no mar exigiu normas complementares para o disposto no art. 27 da Lei n.2004/53, isto foi feito pela Lei n. 7525/86. Foram introduzidos, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, os conceitos de regio geoeconmica e da extenso dos limites territoriais dos estados e municpios litorneos na plataforma continental. Tais conceitos so aplicados na distribuio dos royalties decorrentes da produo martima de petrleo e gs natural.
6

TABELA 1 VALORES PER CAPITA DE ROYALTIES E PARTICIPAES ESPECIAIS, POR PERODO, SEGUNDO O MUNICPIO RECEBEDOR, RIO DE JANEIRO, 2000 A 2010

Cod 3304151 3304524 3300936 3302403 3301306 3300233 3301009 3305000 3300704

Municpio Nome Quissam Rio das Ostras Carapebus Maca Casimiro de Abreu Armao dos Bzios Campos dos Goytacazes So Joo da Barra Cabo Frio

2000 3929 2940 2109 1108 902 1152 601 766 320

Royalties e Participaes especiais per capita 2001 2002 2003 2004 2005 2006 4008 4651 5328 5072 5457 5848 3824 4784 5837 5190 5685 6269 2472 3257 3341 3038 3370 3782 1352 1853 2229 2242 2488 2778 1020 1536 1659 1441 2242 3362 1286 1862 2004 1673 1901 2117 815 1065 1474 1492 1812 2222 885 260 1235 1430 1606 1833 362 591 756 732 1001 1384

2007 7956 4122 3086 2188 2488 1638 1928 1439 1033

Fonte: InfoRoyalties (UCAM-Campos, 2008) TABELA 2 VALORES ABSOLUTOS DE ROYALTIES E PARTICIPAES ESPECIAIS, POR PERODO, SEGUNDO O MUNICPIO RECEBEDOR, RIO DE JANEIRO, 2000 A 2010

Cod 3301009 3302403 3304524 3300704 3304151 3301306 3300233 3305000 3300936

Municpio Nome Campos dos Goytacazes Maca Rio das Ostras Cabo Frio Quissam Casimiro de Abreu Armao dos Bzios So Joo da Barra Carapebus

Royalties e Participaes especiais em milhares de reais 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 244331 332158 435147 603161 611056 742775 910937 789994 146331 184546 261305 324541 336821 385634 443911 360304 106380 148135 198573 259700 247459 290412 342915 241224 40340 48092 82417 110923 112804 161851 234842 183873 53589 55978 66490 77936 75866 83442 91347 126907 19924 23287 36247 40456 36284 58310 90236 68909 20828 25063 39170 45535 41053 50392 60578 50547 21137 25062 7541 36779 43619 50183 58633 47108 18243 21705 29008 30183 27814 31272 35546 29366

Fonte: InfoRoyalties (UCAM-Campos, 2008)

A tabela 3 apresenta altssimas taxas de analfabetismo em 1970 para todos os municpios analisados, sendo que em Casimiro de Abreu este patamar de 41,5%. Em 1980, embora os patamares ainda permaneam altos, se verifica alguma reduo mais significativa em Maca (10 pontos percentuais). Contudo, verificou-se reduo pfia em So Joo da Barra (dois pontos percentuais) e em Campos dos Goytacazes (cinco pontos percentuais). Este comportamento entre 1970 e 1980 no surpresa, pois, apesar de ter sido descoberto petrleo na Bacia de Campos na metade da dcada de 1970, a economia da regio era ainda muito baseada na agricultura e na indstria sucroalcooleira, com predominncia de ocupaes para as quais no se exigiam alto nvel de qualificao. Em 1991, o municpio de Quissam, emancipado de Maca, herdou a parcela mais agrria da economia mantendo patamar de analfabetismo bastante prximo ao verificado para Maca em 1980. Por seu turno, Maca, que sediou as instalaes da indstria petrolfera reduz mais nove pontos percentuais em sua taxa de analfabetismo, denotando ser a parte mais urbanizada, alm de j ter sua demanda por mo-de-obra alterada pela chegada de imigrantes em funo da economia do petrleo ento emergente. A menor taxa em 1991 continua sendo a de Cabo Frio, com certeza mais em funo do turismo do que diretamente pela economia do petrleo. Em 2000, o menor patamar de analfabetismo em Maca (7,2%) que experimentou no perodo alto crescimento de sua populao em decorrncia de fluxos migratrios, o que

alterou significativamente muito de seus indicadores, especialmente o de educao. Rio das Ostras, emancipada de Casimiro, herdou a parcela mais urbana da populao e onde desenvolve atividade turstica, em que pese apresentar significativo nmero de imveis vazios, de utilizao sazonal, tem sido o lcus privilegiado de moradia de trabalhadores da indstria de petrleo de Maca, o que justifica taxa inferior ao seu municpio-me. A reduo das taxas de analfabetismo em geral no apresentou padro diferenciado do que aconteceu no resto do pas, pelo menos nas regies Centro-Sul, o que no pode ser considerado um esforo municipal diferenciado apenas pela anlise deste indicador.
TABELA 3 TAXA DE ANALFABETISMO, POR PERODO, SEGUNDO O MUNICPIO SELECIONADOS PARA O ESTUDO, RIO DE JANEIRO, 1970 A 2000

Cod 3304151 3304524 3300936 3302403 3301306 3300233 3301009 3305000 3300704

Municpio Nome Quissam Rio das Ostras Carapebus Maca Casimiro de Abreu Armao dos Bzios Campos dos Goytacazes So Joo da Barra Cabo Frio

Taxa de Analfabetismo 1970 1980 1991 22.0

32.9 41.5 27.7 47.1 24.7

22.8 32.5 22.5 45.1 17.7

13.5 19.1 15.8 30.4 12.4

2000 15.9 10.2 12.5 7.2 10.6 6.8 12.6 13.3 8.1

Fonte: Micro dados Censos Demogrficos

A tabela 4 apresenta os anos mdios de estudos da populao acima de 20 anos dos municpios selecionados. Note-se que em Maca, onde se verificou uma das menores taxas de analfabetismo em 2000, a populao teve a escolaridade mdia aumentada, entre 1980 e 2000 em trs anos de estudos. Do conjunto de municpios selecionados aquele que apresenta a escolaridade mdia da populao adulta mais alta, ou seja, 7,1 anos de estudos. Em que pese Casimiro de Abreu ter aumentado em mdia 3,3 anos na escolaridade mdia da populao, era o municpio com a mais alta taxa de analfabetismo, o que mostra que a reduo se deu mais pela universalizao do acesso do que pelo aumento dos anos de estudos. Apesar de a escolaridade mdia da populao adulta dos municpios ter aumentado, tambm no denota ser um fenmeno isolado, o que no quer dizer que se nega impactos da economia do petrleo, principalmente em Maca.

TABELA 4 ANOS MDIOS DE ESTUDO, POR PERODO, SEGUNDO O MUNICPIO SELECIONADOS PARA O ESTUDO, RIO DE JANEIRO, 1980 A 2000

Cod 3304151 3304524 3300936 3302403 3301306 3300233 3301009 3305000 3300704

Municpio Nome Quissam Rio das Ostras Carapebus Maca Casimiro de Abreu Armao dos Bzios Campos dos Goytacazes So Joo da Barra Cabo Frio

Anos mdios de estudo 1980 1991 2000 3.6 5.0 6.2 5.3 4.1 6.1 7.1 2.8 4.7 6.1 6.4 4.1 5.4 6.4 2.0 3.3 4.9 4.2 5.6 6.5

Fonte: Micro dados Censos Demogrficos

Metodologia
A metodologia aplicada nessa pesquisa inclui o levantamento de indicadores de educao no nvel das escolas e a comparao do grupo de municpios petro-rentistas da regio do Norte Fluminense com os demais municpios da regio Sudeste, por meio de tcnicas de regresses lineares mltiplas. Como indicadores da qualidade das escolas foram levantadas as variveis dependentes apresentadas na tabela 5, e descritos nos pargrafos subseqentes. Este trabalho testou oito modelos matemticos, sendo que cada um desses refere-se a uma das variveis dependentes listadas na tabela 5. Dessa forma, a opo metodolgica aqui adotada foi alterar a varivel dependente mantendo o modelo explicativo inalterado.
TABELA 5 VARIVEIS DEPENDENTES UTILIZADAS NOS MODELOS

Variveis dependentes (Y) Proficincia em Matemtica (4 Srie Ensino Fundamental) Proficincia em Portugus (4 Srie Ensino Fundamental) Proficincia em Matemtica (8 Srie Ensino Fundamental) Proficincia em Portugus (8 Srie Ensino Fundamental) Taxa mdia de aprovao da 1 a 4 srie Taxa mdia de aprovao da 5 a 8 srie IDEB Inicial IDEB Fim Indicador de Infra-estrutura (IIEE)
Fonte: Elaborados pelos autores

Perodo 2005 2005 2005 2005 2005 2005 2005 2005 2000 e 2006

As variveis explicativas selecionadas para os modelos so aquelas listadas na equao 1. Os modelos testados consideram que as variveis dependentes podem ser explicadas por um conjunto de variveis comumente associadas qualidade dos estabelecimentos escolares (Equao 1). A Dependncia Administrativa da escola (DEPADM) tem sido associada qualidade do ensino pblico, uma vez que escolas de administrao federal so melhor avaliadas em exames de proficincia que as escolas municipais e estaduais. As variveis Tamanho dos Municpios (CATPOP7) e o Tamanho das Escolas (TAM8)

As Categorias de tamanho populacional utilizadas foram: 0 a 25 mil habitantes, 25 a 50 mil habitantes., 50 a 100 mil habitantes, 100 a 500 mil habitantes e 500 mil a 1 milho de habitantes e mais de 1 milho de habitantes.

foram includas ao modelo uma vez que escolas e municpios maiores, geralmente, possuem estabelecimentos mais bem equipados. Procurou-se ainda controlar o modelo pela localizao da escola (LOC: Rural ou Urbana) e pela unidade da federao onde o municpio sede est situado. Finalmente, a varivel a ser testada, ROYAL, trata-se de uma varivel dummy que indica se a escola pertence a um dos nove municpios selecionados para este estudo. (1 ) Dentre as variveis dependentes testadas, a proficincia em Matemtica e Portugus so estimadas, para o ano 2005, com base nos resultados da prova Brasil. A Prova Brasil e o Saeb so dois exames complementares que compem o Sistema de Avaliao da Educao Bsica que avaliam estudantes do Ensino Fundamental, da 4 e 8 sries. A avaliao da Prova Brasil quase universal para o ensino pblico, pois todos os estudantes das sries avaliadas, de todas as escolas pblicas urbanas do Brasil, com mais de 20 alunos na srie, devem fazer a avaliao (INEP, 2008). Os resultados obtidos pelos alunos nas provas so padronizados para efeito de comparao entre as escolas e as diversas unidades territoriais. A taxa mdia de aprovao obtida a partir da soma da proporo de aprovados em cada uma das sries. Os valores aqui utilizados foram calculados pelo INEP, a partir de dados do Censo Escolar. (INEP, 2008) O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica - IDEB, por sua vez, trata-se de um indicador que combina os resultados dos exames de proficincia e a taxa mdia de aprovao. (FERNANDES, 2007). Os resultados da Taxa Mdia de Aprovao, IDEB e da Prova Brasil so disponibilizados em nvel das escolas no sitio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP para download. O indicador de infra-estrutura das escolas, desenvolvido para o presente estudo, referese a uma estruturao anloga ao ndice de Desenvolvimento das Famlias IDF, proposto por Paes de Barros, Carvalho e Franco (2003). O Indicador de Infra-estrutura das Escolas IIEE foi construdo com base em variveis de recursos didticos, humanos e fsicos existente nas escolas. Para esta construo foi testado, em cada uma das escolas cadastradas nos Censos Escolares de 2000 e 2006 se as mesmas cumpriam os quesitos referenciados na tabela 6. Entende-se que cada um dos onze indicadores, apresentados na Tabela 3, seriam diretamente impactados nas escolas na hiptese de aumento dos recursos disponveis na pasta da educao no caso de administraes municipais comprometidas com seus muncipes. Posteriormente, em mdio ou longo prazo, poder-se-ia esperar alteraes nos indicadores de proficincia e nos indicadores de rendimento dos alunos. Objetivamente, as escolas que cumprem com as caractersticas definidas para cada indicador so imputadas com o valor um, e aquelas que no cumprem com as caractersticas so imputadas com o valor zero. Para cada dimenso, estimado o valor mdio dos indicadores e o indicador final, IIEE, estimado pela mdia entre as cinco dimenses. Dessa forma o indicador pode variar de zero (pior situao de infra estrutura) a um (melhor situao de infra estrutura).

Varivel contnua

TABELA 6 VARIVEIS SELECIONADAS PARA A CONSTRUO DO INDICADOR DE INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS (IIEE) UTILIZADAS NOS MODELOS

Indicador Dimenso Infra-estrutura COD IE1 IE2 IE3 INF1 INF2 INF3 DID1 DID2 DID3 ALIM1 ALIM2 Descrio

Informtica Recursos didticos Alimentao Formao dos docentes

Possui esgoto adequado Possui gua adequada Possui iluminao Eltrica Possui Computador Possui laboratrio de Informtica Possui acesso a Internet Possui biblioteca Possui quadra de esportes Possui laboratrio de cincias Possui cozinha Possui refeitrio Proporo de funes docentes de nvel superior maior que DOC1 50%

Fonte: Elaborados pelos autores

Resultados e Discusses
A varivel dummy, indicadora dos municpios do Norte Fluminense recebedores de rendas petrolferas, foi significante para os modelos que testavam o indicador de Desenvolvimento da Educao Bsica - IDEB, o indicador de Aproveitamento (Aprovao) e o Indicador de Infra-estrutura das Escolas IIEE. Em todos os modelos testados, a localizao das escolas em quaisquer dos municpios pertencentes regio de estudo diminui o valor estimado para a varivel dependente, em relao mdia das demais escolas da regio Sudeste do pas (Tabela 7). O parmetro estimado para a varivel Royal negativo em todos os modelos testados, ou seja, mantida todas as demais variveis constantes, o pertencimento da escola a municpios recebedores dos maiores volumes de Royalties e Participaes da regio da bacia de Campos, reduz os valores do IDEB, das Taxas de Aproveitamento e dos Indicadores de infra-estrutura. Este resultado, considerando os dados utilizados, refuta a hiptese de que os recursos provenientes das rendas petrolferas tm sido capazes de alterar a qualidade da educao fundamental nesses municpios. A varivel dependente IIEE a nica que considera dois pontos no tempo (2000 e 2006) enquanto as demais variveis dependentes esto fixadas em 2005. No caso desta varivel observou-se que o parmetro estimado para a varivel ROYAL, embora negativo, diminui em nvel, no perodo entre 2000 e 2006. Esta constatao poderia revelar que, embora a estimativa do parmetro ainda seja negativa em 2006, o valor estimado para o parmetro nos dois pontos denota uma pequena melhoria no perodo.

TABELA 7 RESULTADOS DAS ESTIMATIVAS PARA A VARIVEL DUMMY ROYAL, INDICADORA DOS MUNICPIOS SELECIONADOS PARA O ESTUDO. RIO DE JANEIRO, 2000, 2005 E 2006

Varivel Dependente Varivel Perodo Estimate IDEB (Anos Iniciais do Fundamental) 2005 -0.2942 IDEB (Anos Finais do Fundamental) 2005 -0.1928 Proficincia em matemtica na 4 srie 2005 -1.1696 Proficincia em matemtica na 8 srie 2005 -0.1817 Proficincia em portugus na 4 srie 2005 -2.1852 Proficincia em portugus na 8 srie 2005 -2.2834 Aproveitamento Inicial 1 a 4 sries 2005 -5.4412 Aproveitamento Inicial 5 a 8 sries 2005 -4.4709 Indicador de Infra-estrutura em 2000 2000 -0.0730 Indicador de Infra-estrutura em 2006 2006 -0.0345
Fonte: Dados trabalhados pelos autores

Estimativas Chi-Square Pr > ChiSq 21.0900 <.0001 6.5300 0.0106 0.6500 0.4203 0.0100 0.9175 2.3900 0.1225 2.2800 0.1310 89.7400 <.0001 25.3100 <.0001 43.6900 <.0001 18.6500 <.0001

Consideraes Finais
Dez anos depois de as prefeituras dos municpios analisados aumentarem substancialmente suas receitas em virtude da abundncia das rendas petrolferas no se verifica efeito positivo sobre os indicadores de educao daqueles municpios, que indicassem esforo diferenciado de investimentos no setor. Seria de se esperar que o coeficiente da varivel indicadora de recebedor de royalties fosse positivo e que produzisse variaes positivas significativas nos indicadores testados. Ao contrrio, veja que o fato de o municpio ser recebedor de rendas petrolferas, mantidas as demais variveis constantes, diminui em 5,44 pontos a valor estimado do aproveitamento da primeira quarta srie e em 4,47 o aproveitamento da quinta a oitava srie. O menor impacto negativo se verifica sobre o indicador de infraestrutura em 2006. Os resultados sugerem que apesar das vantagens oramentrias desses municpios, a lgica da alocao dos recursos no tem produzido justia social por meio de acesso igualitrio aos sistemas de sade, habitao e particularmente de educao. No parece fazer parte da agenda dos gestores desses recursos, por um lado, investir na qualidade da populao com vistas a preparar pessoal qualificado para assumir a oferta de trabalho regional em torno da indstria do petrleo no futuro. Ou, por outro lado, investir em formao diferenciada preparando a populao infanto-juvenil para um futuro incerto quanto ao determinismo geogrfico dos recursos naturais. Seria uma forma de deixar uma herana por meio da justia intergeracional, entretanto, a realidade e os dados indicam que at o momento, o que se v uma poltica de injustia intergeracional. .

Anexo
Resultados das regresses por as variveis dependentes

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Categoria

ES MG RJ SP 0 25 50 100 250 500 1000 Estadual Federal Municipa l Rural Urbana

IDEB Inicial D Estimat F e 1 4.7040 1 -0.2942 1 -0.7297 1 -0.2263 1 -0.6280 0 0.0000 1 -0.1831 1 -0.0416 1 -0.0607 1 0.0098 1 -0.1817 1 -0.1055 0 0.0000 1 1 0 1 0 1 0.0144 2.4128 0.0000 -0.4551 0.0000 -0.0034

ChiSquare 19686.9 21.09 407.85 103.41 726.44 . 39.81 1.57 3.79 0.11 33.67 10.19 . 0.5 53.83 . 26.92 . 13.73

Pr > ChiS q <.0001 <.0001 <.0001 <.0001 <.0001 . <.0001 0.21 0.0514 0.7358 <.0001 0.0014 . 0.4815 <.0001 . <.0001 . 0.0002

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Categoria

ES MG RJ SP 0 25 50 100 250 500 1000 Estadual Federal Municipa l Rural Urbana

IDEB Final D Estimat F e 1 3.9475 1 -0.1928 1 -0.3991 1 -0.4983 1 -0.5933 0 0.0000 1 0.0038 1 0.0881 1 0.1050 1 0.0925 1 -0.1545 1 -0.0753 0 0.0000 1 1 0 1 0 1 -0.1678 2.8319 0.0000 -0.1098 0.0000 0.0051

ChiSquare 8148.06 6.53 75.39 216.48 298.75 . 0.01 4.56 7.48 6.29 17.75 3.5 . 46.85 109.21 . 1.07 . 21.73

Pr > ChiS q <.0001 0.0106 <.0001 <.0001 <.0001 . 0.9121 0.0328 0.0062 0.0121 <.0001 0.0613 . <.0001 <.0001 . 0.3002 . <.0001

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Proficincia em matemtica na 4 srie Categori D Chi- Pr > ChiS a F Estimate Square q 187.578 7 1 60979.1 <.0001 1 -1.1696 0.65 0.4203 ES 1 -6.4939 62.92 <.0001 MG 1 -1.1593 5.29 0.0215 RJ 1 -3.3302 39.79 <.0001 SP 0 0.0000 . . 0 1 4.4249 45.3 <.0001 25 1 5.7689 58.93 <.0001 50 1 5.1779 53.75 <.0001 100 1 5.7268 75.27 <.0001 250 1 0.2005 0.08 0.7775 500 1 0.7994 1.14 0.2858 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 -2.0800 54.0946 0.0000 12.6614 0.0000 -0.0470 20.07 52.71 . 40.58 . 5.2 <.0001 <.0001 . <.0001 . 0.0226

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Proficincia em matemtica na 8 srie Categori D Chi- Pr > ChiS a F Estimate Square q 238.025 3 1 54703.7 <.0001 1 -0.1817 0.01 0.9175 ES 1 3.0661 8.22 0.0041 MG 1 4.8138 37.31 <.0001 RJ 1 1.8351 5.28 0.0216 SP 0 0.0000 . . 0 1 5.5107 47.38 <.0001 25 1 5.9622 38.49 <.0001 50 1 6.9386 60.33 <.0001 100 1 7.5749 77.98 <.0001 250 1 0.0386 0 0.9639 500 1 0.4581 0.24 0.6246 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 -4.6914 80.1945 0.0000 -6.5200 0.0000 0.1012 67.64 161.72 . 6.99 . 15.92 <.0001 <.0001 . 0.0082 . <.0001

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Proficincia em portugus na 4 srie Categori D Chi- Pr > ChiS a F Estimate Square q 181.154 1 6 59840.9 <.0001 1 -2.1852 2.39 0.1225 ES 1 -6.3323 62.95 <.0001 MG 1 -1.8319 13.89 0.0002 RJ 1 -2.9857 33.65 <.0001 SP 0 0.0000 . . 0 1 1.2100 3.56 0.059 25 1 4.8829 44.42 <.0001 50 1 4.4919 42.57 <.0001 100 1 5.6416 76.86 <.0001 250 1 0.8254 1.42 0.2328 500 1 1.9865 7.4 0.0065 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 -2.6046 52.9082 0.0000 10.7405 0.0000 -0.0402 33.11 53.05 . 30.73 . 3.99 <.0001 <.0001 . <.0001 . 0.0457

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Proficincia em portugus na 8 srie Categori D Chi- Pr > ChiS a F Estimate Square q 224.232 1 1 65391.2 <.0001 1 -2.2834 2.28 0.131 ES 1 0.1261 0.02 0.8912 MG 1 1.3648 4.04 0.0444 RJ 1 3.9987 33.75 <.0001 SP 0 0.0000 . . 0 1 1.7070 6.12 0.0133 25 1 3.7279 20.27 <.0001 50 1 5.3502 48.31 <.0001 100 1 6.2432 71.35 <.0001 250 1 0.5052 0.47 0.4921 500 1 2.0563 6.5 0.0108 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 -2.1116 62.2188 0.0000 -6.4141 0.0000 0.0890 18.46 131.12 . 9.11 . 16.6 <.0001 <.0001 . 0.0025 . <.0001

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Aproveitamento Inicial 1 a 4 sries D Estimat Chi- Pr > ChiS F e Square q Categoria 1 95.6673 111327 <.0001 1 -5.4412 89.74 <.0001 ES 1 10.9807 1096.03 <.0001 MG RJ SP 0 25 50 100 250 500 1000 Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 1 1 1 1 1 0 1 1 0 1 0 1 -4.2741 10.4905 0.0000 -3.6202 -2.7793 -3.0660 -1.9047 -2.8014 -2.3677 0.0000 1.9919 0.9368 0.0000 -0.9283 0.0000 -0.0312 566.5 2668.93 . 185.31 85.27 114.63 53.11 101.94 61.02 . 171.11 0.13 . 1.95 . 15.39 <.0001 <.0001 . <.0001 <.0001 <.0001 <.0001 <.0001 <.0001 . <.0001 0.7151 . 0.1626 . <.0001

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Aproveitamento Inicial 5 a 8 sries D Estimat Chi- Pr > ChiS F e Square q Categoria 1 89.1777 40724.9 <.0001 1 -4.4709 25.31 <.0001 ES 1 11.8312 629.01 <.0001 MG 1 13.4594 2996.9 <.0001 RJ 1 15.3557 2652.86 <.0001 SP 0 0.0000 . . 0 1 1.4899 17.18 <.0001 25 1 1.7547 17.75 <.0001 50 1 0.5968 2.26 0.1326 100 1 0.5859 2.69 0.1012 250 1 -1.1792 10.01 0.0016 500 1 -1.1914 8.56 0.0034 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 -1.8459 60.36 26.4 . 5.44 . 13.67 <.0001 <.0001 . 0.0197 . 0.0002

1 14.3903 0 1 0 1 0.0000 2.4631 0.0000 0.0436

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Indicador de Infra-estrutura em 2000 D Estimat Chi- Pr > ChiS Categoria F e Square q 1 0.6243 14914.8 <.0001 1 -0.0730 43.69 <.0001 ES 1 -0.0940 230.34 <.0001 MG 1 -0.0260 63.53 <.0001 RJ 1 -0.0008 0.05 0.8279 SP 0 0.0000 . . 0 1 -0.0548 133.34 <.0001 25 1 -0.0464 72.81 <.0001 50 1 -0.0341 43.01 <.0001 100 1 -0.0368 62.08 <.0001 250 1 -0.0423 71.64 <.0001 500 1 -0.0184 11.41 0.0007 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 0.0731 0.2008 0.0000 -0.1179 0.0000 0.0058 727 26.7 . 231.98 . 1843.58 <.0001 <.0001 . <.0001 . <.0001

Parmetr o Intercept ROYAL UF UF UF UF CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP CATPOP DEPAD M DEPAD M DEPAD M LOC LOC TAM

Indicador de Infra-estrutura em 2006 D Estimat Chi- Pr > ChiS Categoria F e Square q 1 0.7421 36988.5 <.0001 1 -0.0345 18.65 <.0001 ES 1 -0.0258 30.64 <.0001 MG 1 -0.0480 405.14 <.0001 RJ 1 -0.1106 1591.66 <.0001 SP 0 0.0000 . . 0 1 -0.0357 105 <.0001 25 1 -0.0152 14.78 0.0001 50 1 -0.0040 1.13 0.2878 100 1 -0.0157 21.01 <.0001 250 1 -0.0036 0.96 0.3265 500 1 0.0178 19.81 <.0001 1000 0 0.0000 . . Estadual Federal Municipa l Rural Urbana 1 1 0 1 0 1 -0.0025 0.1628 0.0000 -0.0638 0.0000 0.0032 1.56 29.32 . 44.13 . 836.08 0.2122 <.0001 . <.0001 . <.0001

Referncias Bibliogrficas
INEP. Prova Brasil: Avaliao de Rendimento Escolar. Braslia: INEP, 2008. Disponvel em: http://provabrasil.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Item id=98 Acesso em 07-abril-2008. BARROS, Ricardo Paes de, CARVALHO; Mirela de; FRANCO, Samuel, O ndice de Desenvolvimento da Famlia (IDF), Texto para Discusso. Rio de Janeiro: IPEA, n 986, outubro de 2003. FERNANDES, Reynaldo. ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB). Texto para Discusso Braslia: INEP, n 26, 2007. ISSN 1414-0640. BRAGA, Tnia Moreira; SERRA, Rodrigo; TERRA, Denise Cunha Tavares. Sobrefinanciamento e desenvolvimento institucional nos municpios petro-rentistas da Bacia de Campos. In: PIQUET, Roslia; SERRA, Rodrigo (Org.). Petrleo e Regio no Brasil: o desafio da abundncia. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. 352 p. ISBN 978-85-7617-129-4. GIVISIEZ, Gustavo Henrique Naves; OLIVEIRA, Elzira Lcia. A pobreza e a riqueza nas cidades do petrleo. In: PIQUET, Roslia; SERRA, Rodrigo (Org.). Petrleo e Regio no Brasil: o desafio da abundncia. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. 352 p. ISBN 978-85-7617-129-4. BARBOSA, Dcio Hamilton. (coord geral) Guia dos royalties do petrleo e do gs natural, Rio de Janeiro :ANP,2001 156 p.: il.ISBN: 85-88286-03 Disponvel em http://www.anp.gov.br/doc/conheca/Guia_Royalties.pdf <acesso em 17-abril-2006> GUTMAN, Jos; LEITE, Getlio. Aspectos legais da distribuio regional dos royalties. In: PIQUET, Roslia (Org.). Petrleo royalties e regio, Rio de Janeiro, Garamond, 2003.

Potrebbero piacerti anche