Sei sulla pagina 1di 25

Prebisch (1949): contestao teoria econmica convencional e utopia reformadora?

Paulo de Tarso P. L. Soares (1)

1) A contestao terica e a utopia reformadora de Prebisch (1949), segundo Furtado (1985) e Moraes (1995)............................................................................ 3 2) Questionamento a Furtado (1985) e a Moares (1995)....................................... 5 2.1) Prebisch (1949): no uma contestao teoria convencional do comrcio internacional .......................................................................................................... 6 2.2) Prebisch (1949): industrializao para repor a livre concorrncia................. 8 2.3) Prebisch (1949): defesa da superioridade do comrcio multilateral .............. 9 2.4) Prebisch (1949): um exerccio marshalliano................................................ 11 3) Desdobramentos iniciais da tese aqui defendida............................................. 13 3.1) O descolamento entre o contedo e as interpretaes correntes .................. 13 3.2) A oposio dos EUA CEPAL ................................................................... 15 3.3) A continuidade do equvoco na leitura de Prebisch (1949) ......................... 16 3.3.1) Colocao indevida no contexto histrico ................................................ 17 3.3.2) Comparao indevida com a maneira atual de se fazer teoria econmica 19 4) Utopia reformadora na perspectiva marxista .................................................. 19 5) Resumo e concluso: a originalidade de Prebisch (1949).............................. 21

(1)

Prof. Dr. no Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo (FEA/USP). O autor agradece aos colegas Eleutrio Prado, Gilberto Tadeu Lima e Jos Francisco de Lima Gonalves pelas observaes, eximindo-os, obviamente, dos erros e omisses remanescentes.

Resumo Autores importantes vem, na obra de Ral Prebisch, caractersticas contestadoras teoria econmica convencional (neoclssica) e anunciadoras do futuro (constituintes de uma utopia reformadora). O presente texto contesta a presena dessas caractersticas no artigo clssico O desenvolvimento da Amrica Latina e seus principais problemas, publicado em 1949 na Revista Brasileira de Economia. Argumenta que Prebisch (1949) um exerccio de anlise econmica no mtodo marshalliano de aplicar a teoria econmica. Sugere algumas hipteses para explicar o surgimento e a manuteno das teses aqui contestadas. Mostra, ao analisar Prebisch (1949) sob a tica marxista, que no uma mera tentativa de resgatar o texto em tela para a ortodoxia econmica. Aponta em que sentido Prebisch (1949) uma obra original e indica a continuidade dessa linha de pesquisa.

Abstract Distinguished authors see in Raul Prebisch's works ideas that are not only visionary (in a reformist utopia) but that also collide with the conventional, or neoclassical economic theory. This paper argues against the existence of such ideas in the classic text ``Development in Latin America and its main challenges'', published in 1949 in Revista Brasileira de Economia. The paper also argues that in fact, Prebisch's article is solely an exercise of economic analysis in the ``Marshall-method'' of applying economic theory. By analyzing Prebisch's text through a Marxist approach, the paper does not intend to rescue Prebisch's article to the economic orthodoxy, but yet to point to what is in fact original in his 1949 work and to what is the continuity of his research approach.

3 1) A CONTESTAO TERICA E A UTOPIA REFORMADORA DE PREBISCH (1949), SEGUNDO FURTADO (1985) E MORAES (1995) A tese de que existe um rompimento, ou pelo menos distanciamento, da teoria cepalina em relao teoria convencional tem defensores com a estatura intelectual do grande mestre Celso Furtado. Num livro autobiogrfico, ao tratar da chegada de Ral Prebisch CEPAL, comentou que seu primeiro texto procurava mostrar a contribuio do fechamento da economia norte-americana (reduo do coeficiente de importaes) para os desequilbrios da economia mundial, nos dois ltimos decnios, alm, obviamente, da guerra. O segundo texto produzido por Prebisch, na CEPAL, explicitava melhor o carter contestador de sua teoria: O ponto de partida era um grito de guerra: <<A realidade est destruindo na Amrica Latina aquele velho sistema de diviso internacional do trabalho/ .../ que seguia prevalecendo doutrinariamente at h bem pouco tempo>>. O ataque ordem internacional existente e seus idelogos era direto: nessa ordem <<no cabia a industrializao dos pases novos>>. Reconhecia que ns latino-americanos estvamos longe de ter uma <<correta interpretao terica>> da realidade, mas j sabamos que para obt-la necessitvamos abandonar a <<tica dos centros mundiais>>. Com um claro gesto na direo da nova gerao assinalava a carncia de economistas <<capazes de penetrar com critrio original os fenmenos concretos latino-americanos>>. E acrescentava enftico que no bastava envi-los s universidades da Europa e dos Estados Unidos pois <<uma das falhas mais srias de que padece a teoria econmica geral, contemplada da periferia, seu falso sentido de universalidade>>. [Furtado (1985; pp. 60 e 61)] Os argumentos do fechamento da economia norte-americana e suas conseqncias e da necessidade de abandonar a tica dos centros mundiais esto presentes no artigo clssico publicado por Prebisch na Revista Brasileira de Economia, em 1949. A tese do rompimento com a teoria econmica convencional est melhor desenvolvida num interessante ensaio escrito pelo Prof. Reginaldo Moraes que, referindose a Prebisch (1949), assim afirmou: Nele se contesta a tese clssica sobre as vantagens econmicas da diviso internacional do trabalho, argumentando que ela se baseia numa premissa falsa: a de que o fruto do progresso tcnico tende a se repartir igualmente por toda a coletividade humana, atravs do nvel de vida das massas (salrios) e das foras de capitalizao (remunerao do capital). Prebisch considera correta a tese exatamente oposta a essa: existe uma defasagem significativa entre as remuneraes dos fatores nos pases centrais e perifricos [Moraes (1995; p. 36); grifo no original)

4 A novidade contida em Moraes (1995), que torna seu trabalho interessante, so os motivos pelos quais tal rompimento com a teoria convencional estariam ocultos. Ao reafirmar sua adeso teoria convencional, Prebisch (1949) estaria simplesmente escondendo a face contestadora do seu esforo terico que, tinha importantes desdobramentos polticos e econmicos: A tese de Prebisch contestava a <<teoria pura do comrcio internacional>>. Apontava a necessidade de uma poltica econmica intervencionista, protecionista e industrializante. E mais: indicava essa poltica (e o sistema internacional que dela resultaria) como a nica esperana de sobrevivncia para um mundo que desejasse combinar estabilidade, controle social e liberdade de iniciativa [Moraes (1995; p. 36)] ... a diviso internacional do trabalho tanto quanto a diviso social do trabalho no interior de cada pas seria em grande parte gerida e demarcada previamente a partir da telescopia do Estado e de organismos internacionais constitudos para assistncia e ajuda dos planos e no pelas exclusivas decises de microorganismos (empresas, indivduos) ou de polticas nacionais definidas isoladamente. A sociedade mundial planificada, nos estudos da Cepal, um elemento que vem para ficar [Moraes (1995; p. 50)] Trs hipteses so apresentadas para explicar porque o carter contestador dessas teses estaria escondido em Prebisch (1949). Uma delas a ao meramente ttica, um simples malabarismo ideolgico. Essa hiptese, no entanto, foi descartada pelo autor, por recusar uma interpretao restritiva da obra de Prebisch: Por que, ento, os documentos cepalinos, nas suas declaraes de f e demarcao ideolgica neles inseridas, afirmam a mera instrumentalidade do plano e procuram apoiar-se em programas do governo norte-americano visivelmente antagnicos ou pelo menos muito distantes do seu projeto? Seria esse apenas um malabarismo ideolgico e um sacrifcio ttico, conscientemente assumido? No me parece fcil sustentar essa interpretao restritiva. [Moraes (1995; p. 50)] Uma outra possibilidade, que no foi desenvolvida por Moraes (1995), que o prprio Prebisch no tinha plena conscincia do contedo contestador de suas proposies: A reviso, se levada s ltimas conseqncias, no consiste em meramente contestar o mbito dos conceitos clssicos, mas o seu prprio fundamento. Deve-se, portanto, relativizar as declaraes de Prebisch de que no pretende substituir ou destruir o mercado. Em outras palavras, no se deve julgar o seu projeto apenas pelo que ele pensa e diz de si mesmo, mas por aquilo que implica (e at mesmo pelo que obsessivamente recusa admitir) [Moraes (1995; p. 42); grifos no original] A explicao escolhida por Moraes (1995) que Prebisch e a Cepal defrontavam-se com o paradoxo poltico da utopia reformadora:

5 O paradoxo poltico da utopia reformadora o seguinte: como convencer os homens de hoje, imersos na guerra comercial que incendeia os continentes, a ver como vantajosos esse novo mundo, apenas imaginado? Afinal, para melhor julgar as transformaes propostas hoje eles devem se conduzir e pensar como homens de amanh [Moraes (1995; p. 45); grifos no original] O projeto Prebischiniano/Cepalino implicava uma agenda de numerosas intervenes, constitua uma complexa partida de xadrez, necessitava um demiurgo que conduza a obra pois, como se obteria das camadas privilegiadas o consentimento para inverter o rumo <<natural>> das coisas? Assim, no confronto entre os interesses e a razo, foi escolhida uma ttica de adoar as conseqncias (a expresso minha): Os cepalinos parecem perceber desde logo que no poderiam conseguir para sua poltica um consentimento que dependesse apenas da ordem das razes, mas tambm, e sobretudo, da confiana das imagens ... afirma-se, no clculo poltico dos reformadores cepalinos, a distncia entre os que pensam pelas demonstraes e aqueles que crem pelas imagens. Para aqueles que so incapazes (ainda que momentaneamente) de compreender pelas primeiras, valem as segundas. Numa variante limitada desse enredo, o pensamento cepalino, que se apresenta como economia da razo, deve recorrer a uma poltica de persuaso, qual no seria interdita a boa mentira. ... O poltico, diz Mannhein, precisa utilizar uma linguagem persuasiva e demonstrar uma certeza que o conhecimento cientfico no autoriza plenamente [Moraes (1995; pp. 51 e 52); grifos no original]. Em suma, Prebisch e a CEPAL defrontavam-se com o paradoxo poltico da utopia reformadora (2). Precisavam convencer os homens de hoje a se comportarem como homens de amanh, o que exigia uma poltica de persuaso que no poderia ser impedida pelo prurido de no contar uma boa mentira. O carter contestador da teoria precisava, portanto, estar oculto. 2) QUESTIONAMENTO A FURTADO (1985) E A MOARES (1995) Alguns trechos de Prebisch (1949) sugerem uma forte contestao teoria do comrcio exterior. Exemplo disso a afirmativa de que a realidade est destruindo na Amrica Latina aqule velho esquema da diviso internacional do trabalho que, aps haver adquirido grande vigor no sculo XIX, seguiu prevalecendo, doutrinriamente, at bem pouco tempo e, logo em seguida, a afirmativa de que apesar disso, a discusso doutrinria est longe de haver terminado pois, em matria econmica, as ideologias
(2)

Essa hiptese se distingue da primeira porque no traz o carter doloso, solerte, ali contido. A utopia reformadora est imbuda de uma generosidade no presente no taticismo da primeira hiptese.

6 costumam seguir, com certo atraso, os acontecimentos ou sobreviver-lhes

demasiadamente [Prebisch (1949; p. 47)]. Outras afirmativas nesse mesmo texto, no entanto, apontam na direo inversa da registrada no pargrafo anterior. Exemplo disso est na afirmativa de que certo que a argumentao relativa s vantagens econmicas da diviso internacional do trabalho de validade terica inobjetvel [Prebisch (1949; p. 47); o grifo meu] e, mais frente, na afirmativa de que se no fora suficiente o raciocnio para persuadir-nos da estreita conexo entre desenvolvimento econmico e o intercmbio, certos fatos que esto ocorrendo bastariam para p-la em evidncia [Prebisch (1949; p. 49)]. Haveria, ento, uma contradio no texto de Prebisch? Como possvel, afinal, afirmar que a realidade est destruindo uma teoria que tem validade inobjetvel? O elogio da teoria convencional seria, ento, parte integrante da poltica de persuaso para a dominncia da economia da razo? Ele seria uma boa mentira, necessria para esconder o carter contestador da teoria imbuda de uma utopia reformadora? 2.1) PREBISCH (1949):
NO UMA CONTESTAO TEORIA CONVENCIONAL DO

COMRCIO INTERNACIONAL

Colocando-se o foco na continuidade do trecho imediatamente acima transcrito temse subsdios para responder negativamente a todas as questes colocadas no pargrafo anterior. Na seqncia da citao anteriormente transcrita l-se: certo que a argumentao relativa s vantagens econmicas da diviso internacional do trabalho de validade terica inobjetvel. Mas, esquecese, via de regra, que se baseia em uma premissa terminantemente negada pelos fatos. Segundo essa premissa, o fruto do progresso tcnico tende a repartir-se igualmente em tda a coletividade, seja pela baixa dos preos seja pela alta equivalente das remuneraes. Por meio do intercmbio internacional, os pases de produo primria obtm sua parte nesse fruto. No necessitam, portanto, de industrializar-se. Pelo contrrio, sua menor eficincia f-los-ia perder irremissivelmente as vantagens clssicas do intercmbio. [Prebisch (1949; p. 47)]. preciso, em primeiro lugar, chamar ateno para que a repartio promovida pela baixa dos preos e/ou pela alta das remuneraes no a premissa terminantemente negada pelos fatos. A equalizao dos ganhos da troca no uma premissa mas, um resultado terico. Coloque-se, ento, o foco na terceira frase do trecho acima transcrito, a que se inicia com a expresso segundo essa premissa. Perceba-se, por conseguinte, que as palavras subsequentes a essa expresso, referentes repartio dos ganhos da troca, descrevem o resultado dessa premissa.

7 A exegese de Prebisch (1949), apresentada no presente texto, a seguinte: 1) a prtica est mostrando a inutilidade da hiptese de concorrncia perfeita, que permite a deduo de que os ganhos sero repartidos entre os participantes da troca; 2) dadas as condies do mercado mundial, a hiptese de concorrncia perfeita aplica-se apenas a situaes muito restritas; 3) a apropriao desigual do progresso tcnico, mediante o mecanismo de deteriorao dos termos de troca, resultado da existncia de monoplio em alguns mercados e de concorrncia perfeita em outros. Para se compreender a tese aqui defendida, em primeiro lugar, coloque-se o foco no trecho em que Prebisch (1949) explica a deteriorao dos termos de troca: ... como se explica que com o andar do tempo e atravs dos ciclos, os ingressos no centro tenham crescido mais que na periferia? /.../ Os preos primrios sobem com mais rapidez que os finais na crescente, mas tambm descem mais que estes na minguante; dessa forma, os preos finais se vo apartando, progressivamente, dos preos primrios. /.../ A razo muito simples. Durante a crescente, uma parte dos benefcios se foi transformando em aumento de salrios, pela concorrncia dos empresrios uns com os outros e pela presso sbre todos les das organizaes operrias. Quando, na minguante, o benefcio tem que comprimir-se, aquela parte que se transformou em ditos aumentos perdeu, no centro, sua fluidez, em virtude da conhecida resistncia baixa dos salrios. A presso se desloca ento para a periferia com maior fra que a naturalmente exercvel caso no fossem rgidos os salrio e os benefcios no centro, em virtude da limitao da concorrncia. Assim, tanto menos possam comprimir-se as remuneraes, no centro, tanto mais tero que faz-lo na periferia. /.../ Nisto est a chave do fenmeno pelo qual os grandes centros industriais, no apenas retm para si o fruto da aplicao das inovaes tcnicas sua prpria economia, mas, ainda, esto em posio favorvel para captar uma parte do que surge no progresso tcnico da periferia [Prebisch (1949; pp. 58 e 59); o grifo meu]. O trecho acima pode ser assim resumido: 1) nos pases centrais, monoplio no mercado de produtos (industrializados) e de fatores (sindicatos); nos pases perifricos, concorrncia no mercado de produto (primrios) e de fatores (massas operrias desorganizadas); 2) um ganho de produtividade na produo dos produtos industrializados ser repartido exclusivamente entre os empresrios e os trabalhadores dos pases centrais; a falta de concorrncia no mercado de produto no far com que o ganho de produtividade seja repassado, via reduo de preo, para os consumidores; os consumidores nos pases centrais, no entanto, apropriar-se-o de parte desse ganho, mediante o aumento das remuneraes; e, 3) um ganho de produtividade na produo dos produtos primrios ser apropriado integralmente pelos consumidores nos pases centrais. A elevada concorrncia

8 no mercado de produto far com que o ganho de produtividade, mediante a queda nos preos, seja transferida para os consumidores. Concluso: a questo do subdesenvolvimento, ou melhor, do desenvolvimento desigual, vista como resultado de assimetrias nas condies de mercado (de fatores e de produtos). Uma assimetria que decorre do fato de que um particular pas conseguiu condies especiais para sua indstria e passou a liderar o mundo. 2.2) PREBISCH (1949): INDUSTRIALIZAO PARA REPOR A LIVRE CONCORRNCIA Na raiz do problema das disparidades entre as naes estava o maior dinamismo da indstria norte-americana, que a colocava numa posio de monoplio em relao aos demais pases. Essa diferena de produtividade a favor de certos ramos da indstria dos EUA criava um desequilbrio interno que, por sua vez, criava a necessidade de proteo da concorrncia externa para certos setores no to dinmicos: O progresso tcnico um dos fatores que mais contribuem para a explicao dsse fenmeno. Ainda que parea paradoxal, a maior produtividade contribuiu para que aqule pas prossiga e acentue sua poltica protecionista, depois de haver alcanado a etapa da maturidade econmica. A explicao simples. O progresso tcnico, numa poca determinada, no atua por igual em tdas as indstrias. Mas, ao extender s indstrias de menor progresso os maiores salrios provocados pela grande produtividade das indstrias avanadas, as primeiras perdem sua posio favorvel para competir com as indstrias estrangeiras, que pagam menores salrios. Se se recorda que hoje os salrios nos Estados Unidos so duas ou duas vzes e meia maiores que na Gr-Bretanha, ter-se- uma idia do significado dsse fato. /.../ no obstante o grande aperfeioamento da tcnica agrcola, houve necessidade de proteger a agricultura para defender alguns de seus setores importantes, em razo de suas remuneraes relativamente altas, comparadas com as dos competidores estrangeiros [Prebisch (1949; pp. 61 e 62)] Essa posio monopolista tendia a se perpetuar, pelas livres regras do mercado Primeiro: Como o progresso tcnico maior nos Estados Unidos do que em qualquer outra parte, a procura de bens de capital que a industrializao traz consigo, trata de satisfazer-se, preferencialmente, nesse pas. Segundo: O desenvolvimento tcnico se manifesta, continuamente, em novos artigos que, ao modificar as formas de existncia da populao, adquirem o carter de novas necessidades, de novas formas de gastar a renda da Amrica Latina, as quais, geralmente, substituem formas de gasto interno. Terceiro: Alm dsses artigos, que representam inegveis vantagens tcnicas, h outros para os quais se desvia a procura, em virtude da considervel fra de penetrao da publicidade comercial. Criam-se novos gostos, que exigem importaes, em prejuzo de gostos que poderiam satisfazer-se internamente [Prebisch (1949; p. 62)].

9 Maior dinamismo que leva monopolizao de certos mercados no conduz equalizao dos ganhos da troca mas deteriorao dos termos de troca e perpetuao das desigualdades. A industrializao da periferia, nessa perspectiva, a maneira de repor as condies de livre concorrncia. O sentido da industrializao da Amrica Latina pode, ento, ser entendido como um libelo para os pases novos trilharem caminhos j trilhados com sucesso: ... industrializao para os pases novos/ .../ no um fim em si mesma, mas o nico meio de que se dispe para captar uma parte do fruto do progresso tcnico e elevar progressivamente o nvel de vida das massas [Prebisch (1949; p. 48)] ... Se, por um lado, com o progresso tcnico, se consegue aumentar a eficcia produtora, e se a industrializao e uma adequada legislao social por outro lado vo elevando o nvel do salrio real, poder-se- corrigir, gradualmente, o desequilbrio de remuneraes entre o centro e a periferia, sem prejuzo dessa atividade econmica essencial (a agricultura) [Prebisch (1949; p. 53)] Trilhar os caminhos j trilhados com sucesso era, pois, uma maneira de se repor as condies de concorrncia e fazer valer a teoria convencional do comrcio exterior. A industrializao da Amrica Latina era uma maneira de promover a concorrncia: Quando a Gr-Bretanha demonstrou, com fatos, as vantagens da indstria, seguiram-na outros pases. Mas, o desenvolvimento industrial, aguilhoado por uma ativa concorrncia, realizou-se, em favor de certas formas, caractersticas de especializao, que fomentaram um proveitoso intercmbio entre os diferentes pases. A especializao favorecia o progresso tcnico e este permitia distribuir crescentes remuneraes. Contrriamente ao que ocorre, quando se trata de um confronto entre pases industriais e pases de produo primria, cumpriam-se as vantagens clssicas da diviso do trabalho: da diviso do trabalho entre iguais ou quase iguais [Prebisch (1949; p. 53); o grifo meu] Em suma, a origem das desigualdades entre os pases estava na diferena das estruturas de mercado de produtos e de fatores, originria do maior dinamismo de um particular pas e a industrializao da periferia era a maneira de repor a livre concorrncia no mercado internacional e propiciar, num comrcio multilateral, a equalizao dos ganhos da troca para seus participantes, melhorando a vida de todos. 2.3) PREBISCH (1949): DEFESA DA SUPERIORIDADE DO COMRCIO MULTILATERAL A defesa do comrcio multilateral uma decorrncia lgica da proposio de se industrializar a periferia para repor a livre concorrncia no mercado internacional e propiciar a equalizao dos ganhos da troca. Um comrcio internacional em condies de livre concorrncia, multilateral, um tema recorrente em Prebisch (1949).

10 O captulo IV de Prebisch (1949), intitulado O problema da escassez de dlares e suas repercusses na Amrica Latina, uma crtica direta aos EUA, por continuarem fechando-se ao mundo, reduzindo seu coeficiente de importaes e impedindo o desenvolvimento dos demais pases. No se trata de agradar aos Estados Unidos, dizendolhes que aumentar suas exportaes mas, de exigir que eles aumentem seu coeficiente de importaes, para colocar dlares no mundo e permitir a expanso do comrcio mundial: Os Estados Unidos so, agora, o principal centro cclico do mundo, como em outros tempos foi a Gr-Bretanha. Sua influncia econmica sbre outros pases manifesta. E nessa influncia, o ingente desenvolvimento da produtividade daquele pas desempenhou papel importantssimo: tem afetado intensamente o comrcio exterior e, atravs de suas variaes, o rtmo de crescimento econmico do resto do mundo e a distribuio internacional do ouro [Prebisch (1949; p. 60)] ... O aumento da renda conseguido at agora (pelos pases da Amrica Latina), j se est vendo, significa acentuar a ao daqueles fatres sobre a procura de importaes em dlares. Quanto mais aumenta a renda dstes pases, em conseqncia, maior se faz a necessidade de importaes. Por esta forma, volta a apresentar-se a questo da escassez de dlares, cuja importncia aconselha especial considerao [Prebisch (1949; p. 63)] ... Est aqui, portanto, o fator principal do problema. No aumentando tal coeficiente, bvio que a Amrica Latina ver-se- forada a desviar suas aquisies dos Estados Unidos para aqueles pases que subministrem divisas para pag-las. Soluo muito precria, por certo, pois significa, com freqncia, ter que optar em favor de importaes mais caras ou inadequadas s suas necessidades [Prebisch (1949; p. 49] ... J existe uma experincia suficiente para persuadir-nos de que o comrcio multilateral o que mais convm ao desenvolvimento econmico da Amrica Latina. Poder vender e comprar nos melhores mercados, ainda que diferentes, sem dividir o intercmbio em departamentos estanques, constitui, sem dvida, a frmula ideal. Ter que compensar as vendas Europa mediante compras estritamente Europa e, mais ainda, a cada um dos pases europeus, sem poder empregar os saldos para comprar nos Estados Unidos o que mais satisfizesse s necessidades de nosso desenvolvimento econmico, no uma soluo que tenha as inegveis vantagens do multilateralismo [Prebisch (1949; p. 69)]. Coloque-se o foco na tentativa de fugir das limitaes das compras nos pases europeus, com instrumentos de produo menos eficientes do que os norte-americanos. Uma tentativa que s faz sentido se o objetivo uma industrializao competitiva no mercado internacional. No se trata de industrializar a qualquer preo mas, de ter uma indstria competitiva no mercado internacional, de poder aproveitar dos benefcios de um comrcio internacional onde reine a competio: Quanto mais ativo o comrcio exterior da Amrica Latina, tanto maiores sero as possibilidades de aumentar a produtividade de seu trabalho,

11 mediante intensa formao de capitais. A soluo no est em crescer custa do comrcio exterior e, sim, em saber extrair de um comrcio exterior cada vez maior, os elementos propulsores do desenvolvimento econmico [Prebisch (1949; p. 49)] ... Se se tem em vista um ideal de autarquia, no qual as consideraes econmicas passam a um segundo plano, seria admissvel qualquer indstria que eliminasse importaes. Mas se o propsito aumentar o que se chamou com justeza de bem estar mensurvel das massas, convm ter presente os limites alm dos quais uma industrializao maior poderia significar perda de produtividade [Prebisch (1949; p. 52)] Em suma, a industrializao da Amrica Latina, segundo os preceitos da vantagens comparativas, sem uma correspondente abertura dos EUA para o comrcio exterior, restringiria a multilateralidade e os benefcios do livre comrcio. 2.4) PREBISCH (1949): UM EXERCCIO MARSHALLIANO A afirmativa da inutilidade de uma das premissas da teoria convencional motivo suficiente para afirmar-se um distanciamento ou um rompimento com essa teoria? Existe algo de contestatrio em se reconhecer que a hiptese de livre-concorrncia no til para explicar o que estava acontecendo no mercado internacional? A resposta a essa questo pode ser fornecida com o recurso a um famoso texto sobre metodologia cientfica escrito por Milton Friedman. Friedman (1974; p. 35) comea por lembrar que Alfred Marshall levou em considerao o mundo como ele ; ele tentou construir um mecanismo para analis-lo e no uma reproduo fotogrfica dele. Assim, construiu a hiptese de que, para muitos problemas, as firmas podem ser agrupadas em indstrias, se as similaridades entre elas eram mais importantes do que as diferenas. O modelo abstrato correspondente a essa hiptese contm dois tipos ideais de firmas: firmas atomisticamente competitivas, agrupadas em indstrias e firmas monopolistas. A indstria constituda por um grupo de firmas produzindo um nico produto, definido como uma coleo de unidades com perfeita substituio entre elas. Diferentes unidades constituem um mesmo produto quando a elasticidade de substituio entre elas infinita. Uma firma competitiva quando a elasticidade de demanda pelo seu produto infinita. Se a curva de demanda no for perfeitamente elstica a firma monopolista e a prpria indstria. O que caracteriza a concorrncia perfeita e o monoplio a elasticidade da curva de demanda. Na concorrncia perfeita a curva de demanda perfeitamente elstica. Como nenhuma curva de demanda perfeitamente elstica, a questo relevante se uma dada

12 elasticidade grande o suficiente para ser dita perfeitamente elstica. Concorrncia perfeita e monoplio so tipos ideais e, como tal, no foram construdos para descrever situaes mas, para isolar as caractersticas cruciais do problema. O critrio para se definir se num particular mercado vigora a concorrncia perfeita ou o monoplio emprico, de ordem prtica: The ideal types are not intended to be descriptive; they are designed to isolate the features that are crucial for a particular problem. / .../ No observed curve will ever be precisely horizontal, so the estimated elasticity will always be finite. The relevant question always is whether the elasticity is <<sufficiently>> large to be regarded as infinite, but this is a question that cannot be answered, once for all, simply in terms of the numerical value of the elasticity itself / .../ Similarly, we cannot compute cross-elasticities of demand and then classify firms into industries according as there is a <<substantial gap in the cross-elasticities of demand>>. As Marshall says, <<The question where the lines of division between commodities {i.e., industries} should be drawn must be settled by convenience of the particular discussion>> (3) Everything depends on the problem; there is no inconsistency in regarding the same firm as if it were a perfect competitor for one problem, and a monopolist for another ... [Friedman (1974; p. 36)] Nada existe de contestador em se reconhecer que uma das hiptese da teoria convencional no est presente no mundo real, em se reconhecer que o modelo de concorrncia perfeita no o mais adequado para prever eventos no mundo real. Isto est em absoluta concordncia com a metodologia marshalliana. Prebisch (1949), na tradio marshalliana, levou em considerao o mundo como ele . No mercado internacional predomina o monoplio e no a livre concorrncia. O monoplio, fruto do maior dinamismo de um particular pas, se for deixado por si s, no se transforma em seu contrrio. A soluo, ento, intervir para industrializar a periferia, para repor as condies de livre concorrncia. No uma industrializao que feche os pases para o comrcio exterior mas para permitir um comrcio internacional multilateral e a equalizao dos ganhos da troca. Dito de outra maneira, Prebisch (1949), com a industrializao da Amrica Latina objetivava aumentar a concorrncia, desenvolver um comrcio multilateral entre quase iguais, de maneira que, para cada participante, a elasticidade preo da demanda fosse grande o suficiente para ser dita perfeitamente elstica (concorrncia perfeita). A industrializao da A. L. uma maneira de evitar que ela continue vendendo um produto
(3)

MARSHALL, Alfred. Principles of political economy. Ashley ed.; Longmans, Green & Co. 1929, p.100, conforme citao em Friedman (1974).

13 (primrio) em que o preo igual ao custo marginal e comprando um produto (industrializado) com um preo superior ao custo marginal. Em suma, Prebisch (1949): no uma contestao diviso internacional do trabalho pois sua proposta de industrializao tinha o objetivo de repor as condies de livre concorrncia, uma vez que o comrcio multilateral superior ao comrcio bilateral. Prebisch (1949) um exerccio marshaliano de aplicao da teoria econmica convencional. 3) DESDOBRAMENTOS INICIAIS DA TESE AQUI DEFENDIDA Um desdobramento imediato da tese aqui defendida o seguinte: por qu, ento, Prebisch (1949) considerado, at hoje, um cone da heterodoxia econmica? 3.1) O DESCOLAMENTO ENTRE O CONTEDO E AS INTERPRETAES CORRENTES O primeiro ponto a ser ressaltado que, uma vez produzido e publicado um texto, perde-se o controle da interpretao e do uso que feito dele. Existe, portanto, a possibilidade de haver uma expressiva distncia entre seu contedo e sua interpretao corrente (4). Na Argentina, por exemplo, segundo Furtado (1985; p. 101), durante o governo peronista, Prebisch era visto como o <<homem da oligarquia>>, <<dos interesses ingleses>>, <<do Pacto Roca Runcinam de 1933>>, que teria contribudo para dar uma sobrevida ao imperialismo ingls. Isso, ento, contaminou a imagem que os argentinos faziam da CEPAL. No Brasil pode-se destacar dois exemplos opostos de imagem de Prebisch. Um deles a do Prof. Eugnio Gudin, que no s aprovou a publicao do texto objeto de estudo neste artigo como solicitou ao Prof. Celso Furtado que convidasse-o Prebisch para ajud-lo na reforma do sistema monetrio que estava preparando: Terminada a traduo do texto de Prebisch, segui para o Rio, onde tomei contato com Arisio Viana, diretor da Revista Brasileira de Economia. As decises sobre o que valia ou no a pena publicar eram tomadas pelo Professor Eugnio Gudin. Este, quando soube que se tratava de um texto de Prebisch, mostrou grande interesse. ... Tomou-o nas mos e observou: <<a verdade que ns economistas no lemos uns aos outros. Na mesma poca em que Prebisch comeou a falar de periferia eu aqui me referi a economias reflexas ... Diga a ele que no perca tempo com esse tipo de organizao internacional, que no leva a coisa nenhuma. Precisamos
(4)

Talvez o caso mais famoso seja o da obra de Karl Marx.

14 muito da ajuda dele aqui, para a reforma do sistema monetrio que estamos preparando com a criao de um Banco Central. Transmita-lhe o meu convite>> [Furtado (1985; p. 65)]. Uma leitura diferente da de Gudin foi realizada pelos lderes industriais agrupados na FIESP e na Confederao das Indstrias. O libelo pela industrializao, contido em Prebisch (1949), convenientemente utilizado, fornecia uma justificativa terica para a continuidade, a qualquer preo, da fase substitutiva de importaes de produtos industriais:: Com a chegada da Misso Abbink endurecera a posio dos que pretendiam <<curar o pas dos excessos de uma industrializao de altos custos>>. As idias da CEPAL armaram ideologicamente os opositores dessa doutrina: a industrializao no seria propriamente uma opo, era a nica sada para prosseguir com o desenvolvimento [Furtado (1985; p. 103)] Note-se que, apesar das reiteradas crticas industrializao no competitiva internacionalmente, com altos custos, Prebisch (1949) estava servindo de arma ideolgica para os que combatiam essa mesma industrializao com altos custos. No demais, portanto, repetir a citao em que Prebisch critica o tipo de industrializao para a qual o estavam usando como inspirador: Se se tem em vista um ideal de autarquia, no qual as consideraes econmicas passam a um segundo plano, seria admissvel qualquer indstria que eliminasse importaes. Mas se o propsito aumentar o que se chamou com justeza de bem estar mensurvel das massas, convm ter presente os limites alm dos quais uma industrializao maior poderia significar perda de produtividade [Prebisch (1949; p. 52)] Como no de se esperar que o Prof. Eugnio Gudin tivesse publicado um artigo sem l-lo, pode-se entender a publicao e o convite para seu autor ajud-lo na reforma do sistema monetrio nacional como uma indicao de que Prebisch (1949) no contm teses que afrontassem a teoria econmica convencional. A menos que se imagine que o Prof. Gudin foi enganado pela estratgia de exposio salientada em Moraes (1995). Tem-se, ento, uma situao interessante: a retrica engana ao Prof. Gudin mas no engana aos lderes industriais. N o presente texto, como era de se esperar, entende-se que os lderes industriais fizeram uma interpretao livre de Prebsich (1949), apropriaram-se livremente desse texto. Em prol do entendimento apresentado neste texto cabe fazer referncia a um trabalho apresentado recentemente, por Brulio Cerqueira, num seminrio sobre desenvolvimento econmico, em homenagem a Ral Prebisch. Cerqueira (2001) chama a

15 ateno que, na obra de Prebisch, as assimetrias produtivas so o fundamento terico para a defesa do protecionismo
(5)

. Para expor as assimetrias produtivas, o autor recorre a dois

textos de Prebisch, publicados em 1949 e em 1950 (6). J para expor os argumentos em prol do protecionismo, o autor recorre a dois outros textos de Prebisch (7), publicados em 1954 e em 1959. O procedimento de Cerqueira (2001) no deve ser fruto do acaso e pode, portanto, ser entendido como uma indicao de que, entre 1949 e 1954, h uma alterao matriz terica de Prebisch que acaba reforando a leitura livre que via em Prebiisch (1949) uma contestao teoria econmica convencional. 3.2) A OPOSIO DOS EUA CEPAL Furtado (1985) informa que houve uma forte reao negativa norte-americana a constituio e manuteno da CEPAL. O motivo fundamental da reao norte-americana, no entanto, parece estar no plano poltico e no no econmico. O que preocupava os EUA eram as repercusses polticas, muito mais do que as econmicas, especificamente a possibilidade do deslocamento do foro dos problemas latino-americanos da OEA para as Naes Unidas: A CEPAL era vista como uma instituio que atropelava a Organizao dos Estados Americanos, de docilidade comprovada, localizada em Washington, com um pessoal latino-americano que se deslumbrava com as maravilhas do padro de vida <<yankee>> ... O Conselho Interamericano Econmico e Social (CIES) simbolizava a cmoda, ainda que falsa, harmonia nas relaes hemisfricas. Porque desviar para as Naes Unidas, essa arena to menos segura, assuntos que vinham sendo tratados com xito no mbito pan-americano? Essa a razo pela qual o governo de Washington empenhara-se em evitar a criao da CEPAL, abstivera-se no momento da votao e fazia <<dmarches>> para liquid-la [Furtado (1985; p. 107)] certo que o prof. Celso Furtado refere-se reao negativa dos EUA orientao que assumiu o Secretariado dessa instituio internacional e rpida penetrao de suas idias mas, a continuidade desse pargrafo minimiza a importncia

(5) (6)

(7)

Ver, especialmente, a seo Elementos tericos em favor do protecionismo. O texto de 1949 El desarrollo econmico de la Amrica latina y algunos de sus principales problemas e o texto de 1950 Crecimiento, desequilibrio y disparidades: interpretacin del proceso de desarrollo econmico, ambos reproduzidos em GURRIERI, A. La obra de Prebisch en la Cepal, Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1982, conforme referncia de Cerqueira (2001). O texto de 1954 La cooperacin internacional en la poltica de desarrollo latinoamericana e o texto de 1959 Comercial policy in the underdevelopment countries, ambos reproduzidos em Gurrieri, op. cit, conforme referncia de Cerqueira (2001).

16 desse fatores pois afirma que seria na verdade imputar demasiada acuidade aos funcionrios do Departamento de Estado [Furtado (1985;p. 106)]. A continuidade da leitura de Furtado (1985) parece reforar a hiptese de que a produo e divulgao das idias desenvolvidas na CEPAL no preocupavam tanto aos EUA. O Departamento de Estado, naquela poca, no parecia ver tanta heterodoxia nas teses cepalinas, a julgar pela exposio do posicionamento do Panam, que expressava na realidade a posio dos EUA, quando, conforme previsto na sua criao, aps trs anos se voltou a discutir a continuidade da CEPAL: Vinham em seguida os rituais elogios alta qualidade tcnica dos estudos que estava produzindo o Secretariado; acima de tudo era necessrio preservar essa equipe, patrimnio da Amrica Latina. O Conselho Interamericano Econmico e Social teria de assumir o compromisso de contrat-la em bloco e de preservar-lhe a autonomia, etc. [Furtado (1985; p. 113)] A reao negativa dos EUA pode ter dado CEPAL uma aura de contestao ao imperialismo e, como diz Furtado (1985; p. 101), em muitos pases da Amrica Latina a imagem da instiuio no se diferenciava da de Prebisch. Essa imagem, ento, pode ter passado para a obra inicial de Prebisch. Pode estar a a explicao para o incio das leituras de Prebisch (1949) como um pea de contestao teoria econmica convencional. Os condicionantes polticos podem ter contaminado as anlises econmicas. 3.3) A CONTINUIDADE DO EQUVOCO NA LEITURA DE PREBISCH (1949) Keith Tribe, num artigo questionando a literatura recente que v Adam Smith como um terico crtico do capitalismo, fornece a base para se criticar o entendimento de Prebisch (1949) como uma contestao teoria convencional e como uma utopia reformadora. O referido artigo critica o modo como os economistas fazem histria do pensamento econmico, dizendo que eles no levam em conta o ambiente da poca e descartam, como simples contradio do autor, tudo aquilo que no se encaixa no arcabouo conceitual que lhes familiar no presente: Histories of economics are generally written by economists for other economists. They use the language and analytical approaches with which they are familiar, and in so doing convert past theories into variants of those with which they are already familiar. Past texts in the corpus of <<economic writings>> are read as though they are all addressing a similar set of problems articulated in terms of a standard vocabulary; perceived deviations from apparently rational argument will be attributed to <<mistakes>> or <<confusion>> on the part of the authors. This is very different from the approach of a historian, whose reconstruction of past events and arguments presumes that their significance and meaning is not

17 immediately accessible to us. By the standard of modern historiography, much history of economics is just bad history ... [Tribe (1999; p. 615)] Atribuir um carter contestador e uma utopia reformadora, ao artigo publicado por Prebisch, em 1949, na Revista Brasileira de Economia, significa coloc-lo indevidamente no contexto em que foi escrito e/ou reduzir sua comparao ao tipo de trabalho que vem sendo predominantemente produzido pelos economistas formados nos programas de doutoramento em economia nos EUA, ou sob sua inspirao. 3.3.1) COLOCAO INDEVIDA NO CONTEXTO HISTRICO A identificao entre Prebisch e Keynes pode ser comprovada pelo livro, escrito pelo primeiro, de introduo obra do segundo
(8)

. A legitimidade da interveno estatal,

no entanto, no veio s de Keynes. Conforme lembra Anne Kruegger, no j referido discurso de abertura do centsimo encontro da American Economic Association, a Grande Depresso, o perodo de guerra e o sucesso da Unio Sovitica, no seu desenvolvimento e na sua aspirao industrializante, deram uma importante contribuio para o prestgio da interveno estatal na economia: Partly as a legacy of the Great depression, partly because of the belief that the Soviet Union had succeeded in its developmental and industrial aspirations through central planning and partly because of the perceived success of wartime controls, there was widespread agreement in developed and developing countries alike that the state should play a major role in economic activity ... [Krueger (1997; p. 2)] A prpria criao da Organizao das Naes Unidas (ONU), segundo o trabalho de Michael Hardt & Antonio Negri sobre o que eles designam Imprio, foi a culminao do processo de constituio da ordem internacional cujo processo de legitimao, para fazer cumprir os acordos e tratados entre os pases independentes, pressupunha a transferncia do direito de soberania para um centro supranacional (p. 5). Comentando a passagem da ordem internacional para a ordem global (Imprio), os referidos autores salientam: It is widely recognized that the notion of international order that European modernity continually proposed and reproposed, at least since the Peace of Westphalia, is now in crisis. It has in fact always been in crisis, and this crisis has been one of the motors that has continuously pushed toward Empire. /.../ The birth of the United Nations ... merely reinitiated, consolidated, and extended this developing international juridical order ... in effect, can be regarded as the culmination of this entire constitutive process, a culmination that both reveals the limitations of the notion of <<international>> order and points beyond it toward a new notion of
(8)

Ver PREBISCH (1947)

18 <<global>> order. /.../ On the one hand, the entire U.N. conceptual structure is predicated on the recognition and legitimation of the sovereignty of individual states, and thus planted squarely within the old framework of international right defined by pacts and treatises. On the other hand, however, this process of legitimation is effective only insofar as it transfers sovereign right to a real <<supranational>> center [Hardt & Negri (2000; pp. 4 e 5)] O keynesiansimo, ao longo dos anos 1950, era dominante nos programas de doutoramento das principais universidades norte-americanas, a julgar pela resenha que William J. Barber fez do livro Pinochets Economists: the Chicago School in Chile Universidade Catlica do Chile
(10) (9)

sobre a influncia do departamento de economia da Universidade de Chicago na e, posteriormente, na ditadura militar chilena. O departamento de economia da Universidade de Chicago foi escolhido para ajudar a influenciar os economistas chilenos exatamente porque era um dos poucos, se no o nico, departamento de prestgio que no estava sob a influncia do keynesianismo. A fora do keynesianismo era to grande que uma das razes pelas quais Chicago aceitou essa misso
(11)

que, naquela poca, no conseguia atrair os melhores alunos para seu programa de What, then, did Chicago economists find attractive about this scheme? Valds account remind us that Keynesianism was still in high fashion on the American academic scene at that time. Graduate programs at which this approach was prominently on offer (particularly those in the Ivy League) appeared to have a drawing power superior to Chicagos in the market for the ablest students [Barber (1995; p. 1943)] A subestimao do processo histrico que levou legitimao da interveno

doutoramento em economia:

estatal, percepo da necessidade de uma coordenao mundial e absoro do keynesianismo pelo establishment acadmico nos EUA, podem ter contribudo para a manuteno das leituras de Prebisch (1949) como uma pea de contestao teoria econmica convencional

(9) (10) (11)

VALDS, Juan Gabriel Pinochets Economists: the Chicago School in Chile, Cambridge and New York: Cambridge University Press, 1995, citado em Barber (1995) O primeiro acordo entre a Universidade Catlica do Chile e o Departamento de Economia da Universidade de Chicago foi assinado em 1956. A outra razo era dispor de um laboratrio para experimentar as teses de Theodore Schultz sobre a contribuio do capital humano para o desenvolvimento econmico.

19 3.3.2) COMPARAO
ECONMICA INDEVIDA COM A MANEIRA ATUAL DE SE FAZER TEORIA

Uma importantssima Comisso de Notveis

(12)

, constituda pela American

Economic Association, em 1988, para avaliar os cursos de doutorado em economia, diz, em seu relatrio, que os programas de doutoramento em economia estavam gerando sbios idiotas, doutores em economia capazes de desenvolver os mais sofisticados problemas matemticos mas incapazes de solucionar problemas econmicos elementares: One member of the Commission observed that bright students who have no difficult following complex mathematical arguments nonetheless stumble over standard undergraduate microeconomic questions such as when to cut down a tree. Another member cited students at a leading department who could not figure out why barbers wage have risen over time even though haircutting has exhibited virtually no productivity improvement for over a century. (But these same students could solve a two-sector general equilibrium model with disembodied technical progress in one sector). It appears that mastery of technique has supplanted mastery of the kind of intuitive economic analysis that was once called <<Chicago-style micro>> /.../ The Commissions fear is that graduate programs may be turning out a generation with too many <<idiots savants>>, skilled in technique but innocent of real economic issues [COGEE (1991; p. 1045)] Os programas de doutorado em economia nos EUA, a julgar pelo que diz COGEE (1991; p. 1039), esto muito distantes dos reais problemas econmicos. Prebisch (1949), ento, com seu exerccio marshalliano de anlise de um problema econmico complexo, pode acabar sendo (indevidamente) visto como uma contestao teoria econmica convencional. O julgamento de Prebisch (1949), tendo como referencial a maneira atual de se fazer teoria econmica, permite que a imagem de contestao teoria econmica convencional seja mantida. 4) UTOPIA REFORMADORA NA PERSPECTIVA MARXISTA Para tentar evitar que a tese aqui defendida seja vista como uma mera tentativa de resgatar (ressaltem-se as aspas) Prebisch (1949) para a ortodoxia (ressaltem-se, mais uma vez, as aspas) econmica, a presente seo mostra outro desdobramento dessa tese:

(12)

Essa comisso foi chefiada por Anne O. Krueger, Duke University e teve W. Lee Hansen, University of Wisconsin, como secretrio-executivo. Dela faziam parte uma pleiade de notveis professores tais como: Kenneth J. Arrow, Stanford University; Olivier Jean Blanchard, M.I.T.; Alan S. Blinder, Princeton University; Claudia Goldin, Harvard University; Edward E. Leamer, UCLA; Robert Lucas, University of Chicago; John Panzar, Northwestern University; Rudolph G. Penner, Urban Institute; T. Paul Schultz, Yale University; Joseph E. Stiglitz, Stanford University and Lawrence H. Summers, Harvard University.

20 uma profunda alterao no significado de utopia reformadora, quando o referido artigo analisado sobre a tica da teoria marxista. Lucio Colletti chama a ateno que Karl Marx, nos seus primeiros escritos, critica Hegel por propor ressuscitar e adaptar certos aspectos das sociedade passadas sociedade moderna, para minimizar o carter destrutivo da sociedade moderna: Nonetheless, in spite of these strikingly pre-bourgeois or anti-bourgeois features in Hegels thought, Marx does not take him to be the theorist of the post-1815 Restoration. He is seen, rather, as the theorist of the modern representative state. The Hegelian philosophy of law and the state does not reflect the historical backwardness of Germany but on the contrary expresses the ideal aspiration of Germany to escape from that backwardness [Colletti (1977; p. 29)] ... Hegel tends, as has often been pointed out, to contaminate modern institutions with pre-bourgeois social forms and ideas. But this must not be seen as a symptom of his immaturity, or inability to grasp the problems of modern society. On the contrary, what it does display is his very acute perception of just these problems, and the urgent need to find corrective remedies for them. /.../ It is precisely <<because>> Hegels vision of the contradictory and self-destructive character of modern society is so lively that he tried so hard to resuscitate and adapt to modern conditions certain aspects of the <<organic>> feudal order which still survived in the Prussia of his day [Colletti (1977; p. 30)] Prebisch (1949), ao tentar ressuscitar a livre concorrncia, comportou-se como Hegel. No pode, consequentemente, ser visto como o terico do futuro. Deve ser classificado como um terico da sociedade contempornea pois, seu objetivo no era antecipar o futuro mas salvar o presente. No h, nele, uma utopia reformadora com o sentido atribudo por Moraes (1995), como uma antecipao do futuro.. Mais ainda, se Prebisch (1949) um exerccio marshalliano tambm podem ser a ele aplicadas as consideraes de Lnin sobre os que defendiam a volta da livreconcorrncia. A proposio de ser repor condies caractersticas de um passado do capitalismo, de faz-lo voltar sua fase competitiva, expressa uma postura fadada ao fracasso e reacionria no sentido histrico filosfico: O velho capitalismo caducou. O novo constitui uma etapa de transio para algo diferente. Encontrar <<princpios firmes e fins concretos>> para a <<conciliao>> do monoplio com a livre-concorrncia , naturalmente, uma tentativa voltada ao fracasso [Lnin (1979; p. 609)] ... No compete ao proletariado diz Hilferding opor poltica capitalista mais progressiva a poltica passada da poca do livre-cmbio e da atitude hostil para com o Estado. A resposta do proletariado poltica econmica do capital financeiro, ao imperialismo, no pode ser o livre-cmbio, mas apenas o socialismo. O objectivo da poltica proletria no pode ser actualmente a restaurao da livre concorrncia que se converteu agora

21 num ideal reaccionrio -, mas unicamente a destruio completa da concorrncia mediante a supresso do capitalismo [Lnin (1979; p. 659)] O fundamento dessa crtica est em que o monoplio surge exatamente da livre concorrncia. A livre concorrncia leva grande produo e ao monoplio: O que h de fundamental nesse processo (de transio para o imperialismo), do ponto de vista econmico, a substituio da livre concorrncia capitalista pelos monoplios capitalistas. A livre concorrncia a caracterstica fundamental do capitalismo e da produo mercantil em geral; o monoplio precisamente o contrrio da livre concorrncia, mas esta comeou a transformar-se diante dos nossos olhos em monoplio, criando a grande produo, eliminando a pequena, substituindo a grande produo por outra ainda maior, e concentrando a produo e o capital a tal ponto que do seu seio surgiu e surge o monoplio: os cartis, os sindicatos, os trusts e, fundindo-se com eles, o capital de uma escassa dezena de bancos que manipulam milhares de milhes. Ao mesmo tempo, os monoplios, que derivam da livre concorrncia, no a eliminam, mas existem acima e ao lado dela, engendrando assim contradies, frices e conflitos particularmente agudos e intensos. O monoplio a transio do capitalismo para um regime superior [Lnin (1979; p. 641)]. A crtica de Prebisch ao sistema econmico mundial, ento, de acordo com outra obra de Lnin, seria um mero protesto pequeno-burgus: Precisamente esta circonstancia principal la protesta contra el capitalismo sin abandonar el terreno de las proprias relaciones capitalistas es lo que hace de los populistas ideolgicos de la pequea burguesa, la cual no teme el dominio de la burguesia, sino su acentuaccin, que es lo que lleva a cambios radicales [Lnin(1974; p. 234)] A utopia reformadora, ento, no est num alegado carter contestador que pretende fazer com que os homens de hoje, em nome da razo, se comportem como homens de amanh. A utopia reformadora no est na tentativa de antecipar o amanh, de trazer o amanh para hoje. A utopia reformadora est em imaginar que o que consertaria o presente seria ressuscitar e adaptar traos do passado, uma tentativa fadada ao fracasso e reacionria no sentido histrico filosfico. 5) RESUMO E CONCLUSO: A ORIGINALIDADE DE PREBISCH (1949) Prebisch (1949), segundo Furtado (1985), uma contestao teoria econmica convencional. O discurso econmico convencional ali encontrado, segundo Moraes (1995), um recurso de persuaso para levar os homens de hoje a se comportarem como os homens de amanh. As vantagens da competio e da troca, tantas vezes enfatizadas por Prebisch (1949) no passariam de imagens constituintes da poltica de persuaso para a

22 dominncia da economia da razo. Essas imagens seriam uma boa mentira, necessria para esconder o carter contestador da teoria imbuda de uma utopia reformadora. A tentativa de trazer o amanh (mais racional) para o hoje (no to racional), de trazer para o presente o que seriam as condies futuras do capitalismo (interveno governamental e planejamento), que constituiriam essa utopia reformadora. O presente texto, no entanto, argumenta que, no artigo publicado por Prebisch, em 1949, na Revista Brasileira de Economia, no existe qualquer abandono/negao da teoria convencional. A tese contida na referida obra, em essncia, que as diferenas nas estruturas de mercado, fruto de um dinamismo desigual entre pases, explicam as desigualdades entre as naes. O reconhecimento de que resultados tericos derivados da hiptese de concorrncia perfeita nem sempre so vlidos no mundo real no constitui qualquer distanciamento/negao da teoria econmica convencional. A industrializao dos pases da periferia uma maneira de repor as condies de concorrncia e permitir que, mediante o comrcio multilateral, os benefcios da troca sejam igualmente distribudos. Prebisch (1949) um texto escrito por economista na tradio marshalliana, tradicional, ortodoxo, convencional. Se existe alguma utopia reformadora, ela est tentar ressuscitar e adaptar traos do passado (livre concorrncia) para salvar o presente; uma tentativa reacionria, no sentido histrico-filosfico, fadada ao fracasso. As teses de contestao terica e de utopia conservadora resultam de uma leitura contaminada por fatores polticos, que se mantm no tempo ajudada pela colocao indevida do referido texto no contexto histrico e/ou por uma comparao indevida com a maneira atual de se fazer teoria econmica. O enquadramento de Prebisch (1949) como um exerccio na tradio marshaliana implica em retirar dessa obra qualquer originalidade? A resposta : no! O fundamento para tal resposta est em dois textos escritos pelo Prof. Fernando Henrique Cardoso. Num texto intitulado A Dependncia Revisitada (13), escrito para rebater as insinuaes de que o clssico Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina: ensaio de interpretao sociolgica (14) seria um plgio, o Prof. Fernando Henrique Cardoso ressalta que quase todos os conceitos utilizados nas cincias sociais provm de obras de autores que, por critrios vrios, so considerados clssicos, mas uma teoria pode ser

(13) (14)

Cardoso (1980-a) mas publicado originalmente em 1972. Cardoso & Faletto (1970)

23 considerada original quando repensa processos sociais antigos ou quando recorre a velhas abordagens e noes para caracterizar processos sociais emergentes: Quase todos os conceitos manejados pelas cincias sociais podem remontar a autores que, por critrios vrios, so considerados clssicos. Parece-me destitudo de sentido enobrecer uma idia pela antiguidade dela. As noes bsicas tm uma longa tradio. Mas o que conta para avaliar a vitalidade intelectual delas a recolocao que passvel sofrer sempre que alguma corrente intelectual vigorosa trata de repensar processos sociais antigos ou, servindo-se de velhas abordagens e noes, trata de caracterizar processos sociais emergentes [Cardoso(1980-b; p. 57)] J num texto posterior, intitulado A originalidade da cpia: a CEPAL e a idia de desenvolvimento (15), o Prof. Fernando Henrique Cardoso ressalta que a interpretao criativa que, na periferia, se dava ao que era produzido nos centros de cultura: Alguns dos mais argutos tericos da literatura brasileira (como Antnio Cndido de Mello e Souza (16) e Roberto Schwarz (17)) vm procurando mostrar que a mesma idia, uma vez transferida dos centros de produo internacional de cultura para a periferia, vira outra coisa [Cardoso (1980-b; p. 17), sublinhado no original] O exemplo polar dessa criatividade progressista, mais reformista do que reacionria, seria a transferncia das idias do positivismo comteano para a Amrica Latina (18): A ntida conotao conservadora do positivismo no sculo XIX europeu /.../ modificou-se bastante na Amrica Latina. O inspito habitat latinoamericano /.../ gerou uma deformao simptica no positivismo. Tornou-o paladino da idia de progresso. A diferena de habitat cultural no pde cortar pela raiz a a outra idia da filosofia poltica positivista, a de ordem. Mas, pelo menos, mitigou seus mpetos uniformizadores. /.../ e tornou o positivismo ideologia mais reformista do que reacionria [Cardoso (1980b; pp. 17 e 18)] A originalidade do pensamento cepalino estava na construo terica para explicar (19) porque o comrcio internacional perpetuava as desigualdades entre as naes, que foi a base para um conjunto de polticas incentivadoras da industrializao: ... no consistiu simplesmente em acentuar a existncia de uma tendncia reproduo das desigualdades entre as naes atravs do comrcio
(15) (16) (17) (18) (19)

Cardoso (1980-b) mas publicado originalmente em 1977. Antnio Cndido de Melllo e Souza Formao da Literatura Brasileira, So Paulo: Livraria Martins, 1959, citado em Cardoso (1980-b). Roberto Schwarz As Idias Fora do Lugar, in Estudos CEBRAP, So Paulo, no. 3, jan/1973, citado em Cardoso (1980-b) A fonte desta afirmativa Joo Cruz Costa Contribuio Histria das Idias no Brasil, Rio de Janeiro: Livraria Jos Olmpio Editora, 1956, citado em Cardoso (1980-b). Registre-se que as causas apontadas por Cardoso (1980-b) so diferentes das aqui enfatizadas.

24 internacional e de t-las explicado pela existncia de taxas diferenciais de salrios e graus distintos de progresso tcnico entre o Centro e a Periferia. Isto, por si s, j constitui uma perspectiva de anlise mais abrangente do que a implcita nas interpretaes alternativas ento vigentes. Mas a originalidade da CEPAL reside tambm no esforo para transformar esta interpretao na matriz de um conjunto de polticas favorveis industrializao. Nesse sentido, o pensamento da CEPAL gerou ideologias e motivou a ao, abrindo-se prtica poltica [Cardoso (1980-b; p. 54) sublinhado no original] Prebisch (1949) atende ao critrio exposto em Cardoso (1980-a). uma contribuio original, porque utiliza mtodos tradicionais (anlise marshalliana) para interpretar processos sociais emergentes (manuteno do desenvolvimento desigual). Prebisch (1949) tambm atende ao critrio exposto em Cardoso (1980-b). O mtodo tradicional marshalliano teve uma utilizao mais reformista do que reacionria pois no foi utilizado para fazer o elogio das condies vigentes do comrcio internacional mas, para mostrar que elas perpetuavam o desenvolvimento desigual. No foi utilizado para o elogio do status quo mas, para alter-lo. Mais ainda, a industrializao da periferia a maneira proposta em Prebisch (1949) para repor as condies de concorrncia e fazer valerem os resultados da teoria convencional do comrcio internacional e, sendo assim, pode ser visto como a matriz de um conjunto de polticas favorveis industrializao. No entanto, as propostas que fogem da com a teoria econmica convencional e com ela se confrontam foram escritas anos depois da obra que, aqui, foi objeto de anlise. Assim, onde muitos vem continuidade, entre Prebisch (1949) e a obra posterior cepalina, h, na realidade uma mutao. romper com a teoria convencional? ptsoares@usp.br Segue-se da, ento, a indagao norteadora da continuidade do presente estudo: quando e quais motivos levaram Prebisch e a CEPAL a

25

Referncias Bibliogrficas BARBER, Willian J. Chile con Chicago: a review essay, Journal of Economic Literature, vol. XXXIII, Nashville: American Economic Association, dezembro de 1995. CARDOSO, Fernando Henrique & FALETTO, Enzo - Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina: ensaio de interpretao sociolgica, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1970 CARDOSO, Fernando Henrique - A Dependncia Revisitada, in As Idias e Seu Lugar: ensaios sobre as teorias do desenvolvimento, Cadernos CEBRAP no. 33, Petrpolis: Vozes/CEBRAP, 1980-a. CARDOSO, Fernando Henrique A originalidade da cpia: a CEPAL e a idia de desenvolvimento, in As idias e seu lugar: ensaios sobre as teorias do desenvolvimento, Cadernos Cebrap no. 33, Petrpolis: Vozes/Cebrap, 1980-b. CERQUEIRA, Brulio Santiago - Consideraes acerca dos argumentos analticos em prol do protecionismo perifrico em Prebisch, texto apresentado na jornada Nacional sobre Desenvolvimento, organizada pela UNICAMP, PUC-SP e UFMG, realizada no Rio de Janeiro, entre 30/08/2001 e 01/09/2001 COGEE Report of the Commission on Graduate Education in Economics, Journal of Economic Literature, vol. XXIX, Nashville: American Economic Association, setembro de 1991. COLLETTI, Lucio Introduction, in Early Writings of Karl Marx, New York:Penguin / New Left Review (Pelican Marx Library), 1977. FRIEDMAN, Milton - The methodology of positive economics. in Essays in positive economics, 8a. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1974. FURTADO, Celso - A fantasia organizada. 5a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (Coleo Estudos Brasileiros; v. 89) 1985. HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Empire. Cambridge/London: Havard University Press, 2000. KRUEGGER, Anne O. Trade policy and economic development: how we learn. American Economic Review, vol. 87, no. 1, Nashville: American Economic Association, maro de 1997. LNIN, V. I. - O Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo (Ensaio Popular), in Obras Escolhidas de Lenine, Tomo 1, So Paulo: Alfa-Omega, 1979. LNIN, W. I. - Contenido econmico del populismo y su critica en el libro del Seor Struve: reflejo del marxismo en la literatura burguesa. Escritos Econmicos (1892-1899), vol. I, Madrid/Mexico: Siglo Veintiuno, 1974. MORAES, Reginaldo C. Corra de - Celso Furtado: O subdesenvolvimento e as idias da Cepal. So Paulo: Editora tica, 1995. PREBISCH, Ral Introduo a Keynes. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1947. PREBISCH, Raul - O desenvolvimento da Amrica Latina e seus principais problemas, Revista Brasileira de Economia, ano 3, no.3, Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, setembro de 1949. TRIBE, Keith Adam Smith: critical theorist?, Journal of Economic Literature, vol. XXXVII, Nashville: American Economic Association, junho de 1999.

Potrebbero piacerti anche