Sei sulla pagina 1di 27

EDIFICAO DA FAMLIA

Relacionamentos entre Solteiros


2011

De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra. Guardo no corao as Tuas palavras para no pecar contra Ti (S. 119.9,11).

Relacionamentos entre solteiros __________________________________

NDICE

1 LIO: O PADRO DE DEUS PARA OS SOLTEIROS . . . . . . . . . . . .


A BNO DE ESTAR SOLTEIRO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . RELACIONAMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS PELOS SOLTEIROS . . . . . . . . A BNO DO CASAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

02
02 04 06

2 LIO: O CURSO DESTE MUNDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


COMO O MUNDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NAMORO? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . FICAR ? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . PORQUE NO AO NAMORO E AO FICAR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

08
08 09 09 10

3 LIO: O PADRO DE DEUS PARA SE DAR INCIO AO CASAMENTO . .


O COMPROMISSO DE CASAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . CONDIES PARA SE INICIAR O COMPROMISSO PARA CASAMENTO . . . . . . . . ETAPAS PARA SE CHEGAR AO CASAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

13
13 14 16

4 LIO: ALGUMAS CONSIDERAES IMPORTANTES . . . . . . . . . . . . . .


NA ETAPA DE OBSERVACO, O QUE OBSERVAR? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ATITUDE E COMPORTAMENTO NA ETAPA DE COMPROMISSO PARA CASAMENTO . O PAPEL DOS PAIS NOS RELACIONAMENTOS DE SEUS FILHOS . . . . . . . . . . .

20
20 21 23

Relacionamentos entre solteiros __________________________________

RELACIONAMENTOS ENTRE SOLTEIROS


1 LIO O PADRO DE DEUS PARA OS SOLTEIROS

A BNO DE ESTAR SOLTEIRO a)


Estar solteiro muitas vezes visto como algo indesejvel, um estado que ningum deveria estar. A compreenso errada desse fato pode levar pessoas a se sentirem no realizadas e infelizes. Porm, no isso o que o dizem as Escrituras. Paulo no estava casado quando disse:

... porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu prprio dom; um de uma maneira e outro doutra (1Co 7.7). ... O que realmente eu quero que estejais livres de preocupaes. Quem no casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar esposa, e assim est dividido (1Co 7.32)
b) A vontade de Paulo era que as pessoas ficassem solteiras, pois estariam livres de preocupaes para servir ao Senhor sem impedimentos. Ele via o estado de solteiro como uma bno, como algo precioso. assim, tambm, que devemos ver. Muitas vezes dizemos assim a uma pessoa solteira: Confie no Senhor, Ele vai lhe dar o cnjuge prometido. Ao falarmos assim, podemos estar induzindo a pessoa a pensar que o estado de solteiro algo indesejvel, incompleto, e que a pessoa s vai ser realizada se vier a se casar. Porm, o casamento no propriamente uma obrigao na vida das pessoas. Pode-se perfeitamente viver a vida de solteiro na plenitude da vontade de Deus. Uma pessoa pode estar solteira por trs motivos: o primeiro quando a pessoa ainda no tem as condies de maturidade fsica, emocional, espiritual e financeira para assumir qualquer relacionamento com outra pessoa, como trataremos em detalhe nos prximos captulos; o segundo quando a pessoa tem o dom de solteiro, e fica naturalmente solteira; o terceiro o ocasionado pelas circunstncias da vida, onde a pessoa, apesar de querer se casar, ainda no encontrou a pessoa certa. Em qualquer dessas situaes, a pessoa deve encarar seu estado como uma

c)

d)

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


bno, uma grande oportunidade de servir ao Senhor com todas as suas foras. e) A algumas pessoas dado o dom de solteiro. Elas no tm necessidade de se casar, tendo uma vocao especial para dedicar-se inteiramente ao Senhor, assim como Paulo afirmou em 1Co 7.7. Jesus tambm falou sobre isso ao tratar com seus discpulos sobre a questo do divrcio:

Disseram-lhe seus discpulos: Se assim a condio do homem relativamente mulher, no convm casar. Ele, porm, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas s aqueles a quem foi concedido. Porque h eunucos de nascena; h outros a quem os homens fizeram tais; e h outros que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos cus. Quem pode receber isso, que o receba (Mt 19.10-12).

f)

Outras pessoas tm o desejo de se casar, mas ainda no encontraram a pessoa certa. Enquanto isso no acontecer, no devem sentir-se no realizadas, amarguradas e infelizes. Pelo contrrio, devem se alegrar no Senhor por poder servi-lo melhor. Enquanto est solteira, a pessoa deve ser agradecida a Deus e realizada no Senhor, entregando-se totalmente a Ele, sabendo que Deus s quer o melhor para cada um de ns. do Senhor que vem a pessoa certa:

g) h)

A casa e os bens vm como herana dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente (Pv 19.14).

i)

Se algum tem o desejo de se casar, ore colocando esse fato diante de Deus, procurando ter um corao tranqilo, agradecendo ao Senhor qualquer que seja sua resposta.

No andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porm, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peties, pela orao e pela splica, com aes de graas (Fl 4.6).

j)

Tudo tem seu tempo certo. Devemos esperar este tempo colocando nossa vida nas mos do Senhor. Quando Rebeca foi trazida por Deus para Isaque ele estava esperando junto ao poo de Beer-Laai-Roi, que significa " poo daquele que vive e me v" (Gn 24.62-67). junto desse poo que devemos esperar. natural querer se casar, mas, se a pessoa aprender a ser feliz como solteira, estar estabelecendo slidas bases para ser feliz depois de casada. Pode ser que uma pessoa nunca se case, mas isso deve ser encarado como uma escolha de Deus, o que, certamente, o melhor para ela. Se os pais aqui da Terra querem o melhor para seus filhos, quanto mais o Pai Celestial que nos criou, aquele que mandou Seu nico Filho morrer em nosso lugar. Ficar solteiros pode ser a manifestao do amor de Deus para conosco. O segredo da felicidade est em nossas mos. Se conhecermos o amor de Deus seremos felizes em quaisquer circunstncias. Se uma pessoa no sente a necessidade de se casar, para com isso se dedicar mais intensamente ao Senhor, no est fazendo nada de errado, mas errado desejar estar

k) l)

m)

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


solteiro pelos seguintes motivos: 1-

23-

Egosmo: a pessoa no quer dividir seu tempo, seu dinheiro e seus bens. Por decepo com seus prprios pais, ou outros relacionamentos. Por achar que no necessrio e somente quer curtir a vida.

RELACIONAMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS PELOS SOLTEIROS a)


Relacionamento com Deus: a prioridade para todo cristo, mas especialmente os jovens solteiros devem dedicar bastante tempo para orao e meditao na Palavra de Deus. Essa a fase da vida mais propcia para o crescimento espiritual, onde so plantadas as bases que daro sustentao sua vida futura. Mais tarde, com famlia constituda, ser bem mais difcil a construo dessas bases, pois estar dividido, tendo muitas outras responsabilidades (1Co 7.32-33).

E um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo: Mestre, qual o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento (Mt 22.35-38). De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra (Salmos 119:9).

b)

Relacionamento com os pais: imprescindvel que os jovens solteiros aprendam a desenvolver uma relao de amor e honra para com seus pais.

" Vs, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto justo. Honra a teu pai e a tua me (que o primeiro mandamento com promessa), para que te v bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Ef 6.1-3).
O texto acima diz para que te v bem, significando a promessa de Deus de ter uma vida bem sucedida queles que obedecem e honram seus pais. Se os solteiros querem desenvolver lares abenoados, primeiro devem abenoar seus pais, sendo-lhes sujeitos e honrando-os. Nesse sentido, todo solteiro jamais deve iniciar qualquer relacionamento com i sexo oposto sem a aprovao e o consentimento de seus pais. A maior honra que os pais podem receber de seus filhos quando estes os procuram para conversar sobre a possibilidade de assumirem compromisso visando casamento e saber deles como pensam de determinada pessoa que esto interessados.

c)

Relacionamento com jovens na igreja: o relacionamento de jovens cristos, especialmente de adolescentes, deve ser livre de interesse do chamado namoro (depois trataremos desse tema). Rapazes e moas devem procurar desenvolver entre si uma grande amizade, com toda a liberdade e pureza, como irmos, que, de fato, so.

No repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moos, como a irmos; s mulheres idosas, como a mes; s moas, como a irms, com toda a pureza (1Tm 5.2).

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


Esta fase da vida apropriada para se conhecerem bem entre si e para se exercitarem na comunho, no estudo da Palavra e no servio da igreja. Paulo escreve assim ao jovem Timteo:

"Ningum despreze a tua mocidade, mas s um exemplo para os fiis na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza (1Tm 4.12).
Os sentimentos amorosos que possam surgir entre eles devem ser guardados no corao para o momento certo. Quando chegar o tempo de Deus para aprofundar o relacionamento entre um rapaz e uma moa, todo o processo deve estar em absoluto acordo com a orientao dos pais e mes, especialmente dos pais. O padro bblico sempre aponta a figura paterna como elemento chave no relacionamento de seus filhos. Eles devem participar de cada etapa, que deve ser cuidadosamente considerada. Os jovens cristos devem compartilhar com seus pais at mesmo os sentimentos preliminares que venham a surgir em seus coraes. O aprofundamento do relacionamento sentimental entre um rapaz e uma moa dever sempre ter em vista um compromisso de casamento. Sendo assim, somente dever ser iniciado quando j se conhecerem bem e houver condies mnimas para que o casamento possa vir a ser concretizado.

d)

Relacionamento com jovens do mundo: o relacionamento de jovens cristos, com jovens do mundo deve ser com muito cuidado e vigilncia:

Andai em sabedoria para com os que esto de fora, usando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre com graa, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4.5-6). Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite (Sl 1.1-2),
Por outro lado, qualquer envolvimento afetivo com pessoas do mundo contraria a vontade Deus e deve, de antemo, ser rejeitado no corao de todo solteiro cristo, antes que seja enganado por suas emoes. Ele deve fugir desse mal:

No entres na vereda dos mpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, no passes por ele; desvia-te dele e passa de largo (Pv 4.14-15). O sbio teme e desvia-se do mal, mas o tolo arrogante e d-se por seguro (Pv 14. 16) " No vos prendais a um jugo desigual com os incrdulos; pois que sociedade tem a justia com a injustia? ou que comunho tem a luz com as trevas? (2 Co 6.14),
Muitas pessoas, ao verem que no esto conseguindo algum cristo para relacionar-se, abrem sua vida para relacionamentos com pessoas no crists. Isso um grande engano e uma afronta a Deus. Poder haver verdadeira comunho entre elas? O casamento da resultante, contrrio vontade de Deus, invariavelmente ter grandes conflitos,

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


especialmente com a chegada dos filhos.

Vi tambm naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas, e moabitas; e seus filhos falavam no meio asdodita, e no podiam falar judaico, seno segundo a lngua de seu povo. Contendi com eles, e os amaldioei; espanquei alguns deles e, arrancando-lhes os cabelos, os fiz jurar por Deus, e lhes disse: No darei vossas filhas a seus filhos, e no tomareis suas filhas para vossos filhos, nem para vs mesmos. No pecou nisso Salomo, rei de Israel? Entre muitas naes no havia rei semelhante a ele, e ele era amado de seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Contudo mesmo a ele as mulheres estrangeiras o fizeram pecar. E dar-vos-amos ns ouvidos, para fazermos todo este grande mal, esta infidelidade contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? (Ne. 13:23-27)
Alguns se justificam, afirmando que investiro na converso do cnjuge incrdulo. Porm, embora isso possa acontecer ocasionalmente pela misericrdia de Deus, no acontece na grande maioria das vezes, e nunca o casamento foi aprovado por Deus como plataforma de evangelismo. mero sofisma! Na verdade, a pessoa que age assim est desprezando a vontade de Deus e fazendo aquilo que suas carncias e sua vontade esto ditando. Outros, racionalizam, afirmando que esto buscando a felicidade, e o que importante ser feliz. Mas, isso puro engano! Como ser feliz sem fazer a vontade de Deus?

Feliz aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de suas mos comer, feliz ser, e tudo lhe ir bem. Sua esposa, no interior de sua casa, ser como a videira frutfera; seus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. Eis como ser abenoado o homem que teme ao SENHOR! (Sl 128. 1-4)
Se algum que est lendo este material est se envolvendo com pessoa incrdula, por melhor que parea, hora de arrependimento! Pode ser uma pessoa honesta, amvel, trabalhadora, respeitosa e responsvel, mas a vontade de Deus que est em jogo. hora de tomar a Cruz de Cristo e entrar pela porta estreita e pelo caminho apertado (Mt 7.13-14). Saia dessa enquanto pode! E continue esperando junto ao poo de Beer-LaaiRoi.

A BNO DO CASAMENTO a)
Deus nos fez seres sexuados e isso foi abenoado por Deus, a fim do homem e da mulher cumprirem o propsito de estender Seu reino sobre a Terra. A regra geral de Deus o casamento.

Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e sobre todo animal que rasteja pela terra. ... Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manh, o sexto dia (Gn 1.27,28,31).

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


b) Aqueles que se casam, tornam-se uma s carne, significando uma unio profunda, feita por Deus e que no deve ser desfeita.

Ento, respondeu ele: No tendes lido que o Criador, desde o princpio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixar o homem pai e me e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne? De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que Deus uniu, no o separe o homem (Mt 19.46).
c) A unio entre um rapaz e uma moa, quando realizado segundo o padro de Deus, algo maravilhoso.

H trs coisas que so maravilhosas demais para mim, sim, h quatro que no entendo: o caminho da guia no cu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela ( Pv 30.18-19).
O texto acima compara esse relacionamento a um caminho. Todo caminho tem um destino, um alvo. Este alvo o casamento e o estabelecimento da famlia, mas, para alcan-lo necessrio percorrer o caminho, e suas etapas, como veremos nos prximos captulos.

PERGUNTAS 1) 2)
3) 4) 5) Que tipos de relacionamentos uma pessoa solteira deve cultivar? A Bblia ensina que o casamento para todos? H alguma regra geral? H exceo? E se algum diz que deseja permanecer solteiro, est sempre certo? Se uma pessoa solteira sente-se frustrada por ainda no ter se casado, como voc conversaria com ela sobre essa situao? Certa jovem crist j bastante madura iniciou um relacionamento com um colega de trabalho, uma pessoa honesta, amvel, trabalhadora, respeitosa e responsvel, porm no cristo. Ela deve avanar nesse relacionamento? Por que? O que voc diria a ela? Como voc poderia explicar, com exemplos, o texto de 1Co 7.32?

6)

Relacionamentos entre solteiros __________________________________

2 LIO O CURSO DESTE MUNDO


COMO O MUNDO a)
Este mundo anda segundo um caminho planejado e definido por Satans. certamente um caminho largo (Mt 7.13-14), fcil e prazeroso.

Ele vos deu vida, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe da potestade do ar, do esprito que agora atua nos filhos da desobedincia; entre os quais tambm todos ns andamos outrora, segundo as inclinaes da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos, por natureza, filhos da ira, como tambm os demais (Ef 2.1-3).

b)

Segundo o esprito que opera nos filhos da desobedincia: A forma que Satans utiliza para implementar seus planos atravs dos seus sditos, ou seja, os filhos da desobedincia. Por exemplo, quem dita a moda so pessoas de carter moral deturpado, que vivem em rebelio contra todo ensino bblico de santidade, e de forma consciente; a maioria dos cientistas de ateus declarados; praticamente todos os cantores populares ou so esotricos ou tm desvios serssimos de conduta moral; a mesma coisa pode-se falar dos diretores de TV e de filmes de cinema. Essas pessoas exercem influncia sobre milhares e milhares de pessoas. A mente de Satans ento impregnada sobre uma grande massa humana no mundo todo. o Curso do Mundo em operao. O Mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19). Segundo a inclinao da nossa carne: O caminho preparado por Satans apela para agradar a natureza decada da nossa carne. por isso que Jesus nos manda vigiar e orar (Mt 26.41) e entrar pela Porta Estreita e pelo Caminho Estreito (Mt 7.13-14). Isso significa crucificar a carne com suas paixes e desejos (Rm 13.14; Gl 5.24). O Curso deste Mundo , portanto, totalmente incompatvel com o caminho cristo.

c)

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


d)
Fazendo a vontade da carne e dos pensamentos: Esse objetivo principal de Satans, que a pessoa pense que ela a dona de si. A referncia agora o que ela pensa e gosta, o que lhe parece legal. Satans chegou ento onde queria. A palavra bblica que descreve esse estado a palavra psquico, traduzida por natural, animal e sensual, referindo-se quilo que controlado pelo lado natural, animal e sensual (dos sentidos fsicos): 1Co 2.14-15; Tg 3.14-15; Jd 1.17-21. Lamentavelmente, muitas das coisas do mundo tm se introduzido na igreja. Precisamos ser humildes o suficiente para reconhecer que muitas das nossas prticas no so coerentes com o ensino bblico e que nossa pregao, nossos conceitos e nosso estilo de vida esto impregnados do Humanismo e do Secularismo que o mundo dita como regra. Portanto, tornase cada vez mais urgente que retornemos s verdades e ao padro estabelecido pelo Senhor para sua Noiva, a fim de v-la sem mancha e sem ruga (Ef. 5:27), pronta para receber o Noivo. Isso exigir de ns coragem e perseverana para resistirmos tentao de conduzir a Igreja segundo nossos prprios conceitos ou cedermos aos apelos feitos pela maioria para que abaixemos o padro estabelecido por Deus.

e)

NAMORO? a)
O mundo estabelece um conceito e um padro para o incio do relacionamento entre os solteiros e o define como namoro. Entende-se como namoro aquele perodo de relacionamento onde as pessoas, implicitamente, adquirem certas liberdades que no teriam como amigos. Geralmente um relacionamento que se desenfreia na lascvia, onde o rapaz e a moa se envolvem fisicamente tocando no corpo um do outro e provocando defraudao mtua. Beijar e abraar de maneira sensual, trocar carcias ntimas e at a prtica de relaes sexuais so aceitos normalmente pela sociedade atual como sendo parte do processo natural desse relacionamento. Hoje em dia comum ver pais permitirem seus filhos dormirem juntos com seus namorados em suas casas. O nvel de comprometimento entre as partes muito superficial e o fato de terem esse grau de intimidade no garante um relacionamento estvel e duradouro. comum o trmino da relao de forma leviana, no havendo necessidade de se dar satisfao a ningum. E, assim, parte-se para outro namoro. Tudo pensado de forma imediatista, onde o que vale o agora, o prazer do momento, no se tendo nenhuma perspectiva de mdio e longo prazo. Normalmente, inicia-se o namoro sem ter em mente o casamento. As aes e os pensamentos so direcionados para a busca da satisfao emocional e/ou fsica de cada um.

b)

c)

FICAR? a)
Nos ltimos anos, surgiu no meio da juventude, no curso do mundo, uma forma alternativa do namoro chamada de Ficar. Ficar uma expresso popular que designa uma relao

10

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


afetiva sem compromisso e sem cobranas, que normalmente tem natureza efmera. Envolve beijos (mais ou menos ardentes), abraos e toda sorte de carcias fsicas, podendo at mesmo haver relaes sexuais, muitas vezes com pessoas que mal tenham acabado de se conhecer. Pode acontecer em qualquer lugar: na praia, no clube, no cinema, no Shopping, em festinhas, etc.

b)

Ficar diferencia-se de namorar porque o namoro envolve certo compromisso de fidelidade e, ao menos teoricamente, tem como caracterstica de maior durabilidade (pelo menos de meses), enquanto o ficar (ou a ficada) acontece por minutos ou horas. A pessoa com a qual se fica denominada ficante. Quando duas pessoas ficam por vezes sucessivas, sem comear um namoro, isto , fazem um "namoro sem compromisso", existe outra expresso: ficar de rolo. O termo rolo vem do verbo enrolar, por causa da situao, que indefinida.

c)

PORQUE NO AO NAMORO E AO FICAR


a) Porque so condenados por Deus:

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que no mais andeis como tambm andam os gentios, na vaidade dos seus prprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios vida de Deus por causa da ignorncia em que vivem, pela dureza do seu corao, os quais, tendo-se tornado insensveis, se entregaram dissoluo para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza (Ef. 4. 17-19). Mas a prostituio e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vs, como convm a santos (Efsios 5:3).
Nos textos acima, os termos dissoluo (lascvia) , prostituio e impureza referem-se a pecados de natureza sexual, incluindo os praticados fora do casamento por solteiros.

b)

Porque no existe na Palavra de Deus a idia de namoro, mas sim de casamento. No se admite um homem se aproximar de uma mulher com um interesse intermedirio que no fosse o de se comprometer para casar-se. Porque, geralmente, so originados pela atrao sexual, pela aparncia fsica, pelo corpo. Exemplo de Sanso:

c)

Desceu Sanso a Timnate; e vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua me, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher (Jz 14.1-2);

d)

Porque, quase sempre, esto enraizados no egosmo, na auto-satisfao.

Responderam-lhe, porm, seu pai e sua me: No

h, porventura, mulher

11

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


entre as filhas de teus irmos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vs tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porm, Sanso a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada (Jz 14. 3);

e)

Porque so como uma licena para permissividade fsica, o que resultar em defraudao mtua. A palavra "defraudar" significa excitar ou despertar desejos sexuais em outra

pessoa, que no possam ser satisfeitos dentro da vontade de Deus, que no casamento.
Porque esta a vontade de Deus, a saber, a vossa santificao: que vos abstenhais da prostituio, que cada um de vs saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, no com o desejo de lascvia, como os gentios que no conhecem a Deus; ningum iluda ou defraude nisso a seu irmo, porque o Senhor vingador de todas estas coisas, como tambm antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus no nos chamou para a imundcia, mas para a santificao (1Te 4.3-7).

f)

Porque nossos corpos so templo do Esprito Santo, feitos para o Senhor, no para a imoralidade.

Os alimentos so para o estmago e o estmago para os alimentos; Deus, porm aniquilar, tanto um como os outros. Mas o corpo no para a impureza (fornicao), mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo... Ou no sabeis que o que se une meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois sero uma s carne. Mas, o que se une ao Senhor um s esprito com ele. Fugi da impureza (fornicao). Qualquer outro pecado que o homem comete, fora do corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o seu prprio corpo. Ou no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que habita em vs, o qual possus da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por preo; glorificai pois a Deus no vosso corpo (1Co 6.13,16-20).

g)

Porque todo envolvimento sentimental e/ou fsico provoca uma ligao de coraes, que, quando rompido, traz dano alma. como tentar separar duas folhas de papel que foram coladas: sempre ficaro marcas desses relacionamentos. A alma ento, para se proteger, procura outro relacionamento, e assim, o problema vai se tornado cada vez maior. Resultado: aps vrios relacionamentos afetivos no teremos mais o corao inteiro para oferecer ao cnjuge que Deus um dia nos dar. Porque muitos tero dificuldades e bloqueios na vida de casados provocados por pecados decorrentes de namoros anteriores. O namoro, portanto, no preparao para o casamento, mas pode ser uma preparao para o divrcio. Porque nossos corpos esto reservados para aqueles que sero nossos cnjuges:

h)

i)

A mulher no tem autoridade sobre o seu prprio corpo, mas sim o marido; e tambm da mesma sorte o marido no tem autoridade sobre o seu prprio corpo, mas sim a mulher (1 Co 7.4);

12

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jias preciosas. O corao do seu marido confia nela, e no lhe haver falta de lucro. Ela lhe faz bem, e no mal, todos os dias da sua vida ( Pv 31.10-12).
Os solteiros que so filhos de Deus no esto disponveis para qualquer um, mas reservados para aqueles que Deus vai indicar. Devem procurar estar puros no apenas sexualmente, mas tambm emocionalmente, para seus futuros cnjuges. Se preservarem-se, certamente estaro se preparando para um casamento sadio e abenoado. Quem pratica o ficar com promiscuidade de beijos expe seu corpo a diversas doenas como: gengivite, meningite, crie dental, mononucleose (causa fadiga, inchao nos gnglios, inflamao no fgado e incurvel), herpes labial e doenas sexualmente transmitveis, inclusive a AIDS. Ser que assim que estaremos reservando nossos corpos para aqueles que sero nossos cnjuges?

j)

Porque no h objetivo a longo prazo. O amor romntico no olha para o futuro. Sanso um exemplo de pessoa que teve vrios relacionamentos fugazes, que vieram a destru-lo. Esse tipo de amor, cego e surdo, no o verdadeiro amor que vem do corao de Deus. Mas, seria bom fazer uma ressalva sobre o termo namorar: no dicionrio, ele tambm aparece como galantear, cortejar, atrair, cativar, inspirar, que seriam significados positivos da palavra. Portanto, poderamos afirmar que, deste ponto de vista, o termo se aplicaria perfeitamente a uma outra fase do relacionamento, ou seja, depois do casamento. Nessa etapa (depois de casados) devemos estimular o romantismo entre os cnjuges, como uma das formas de estabelecer um casamento sadio.

k)

PERGUNTAS 1)
2) 3) 4) 5) Como voc entende o termo Curso deste Mundo em Ef. 2.1? Quem dita a moda em nossa sociedade? Como cristos, devemos andar na moda? Como voc se relaciona com ela? Hoje, entre jovens e adolescentes, est na moda o ficar e o namorido (mistura de namorado com marido). O que voc diria ao seu filho a esse respeito? Que relao o ficar e o namoro tem com as palavras prostituio e defraudar em 1Te 4.3-7? Se tivermos revelao clara que nosso corpo templo do Esprito Santo, como isso deve mudar minha atitude em relao ao ficar e o namoro? (1Co 6.13,16-20). Apresente, no mnimo, cinco razes para dizer no ao ficar e ao namoro?

6) 7)

13

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


8) Onde voc pode encontrar namoro na Bblia?

3 LIO O PADRO DE DEUS PARA SE DAR INCIO AO CASAMENTO


O COMPROMISSO DE CASAMENTO a)
No encontramos na Bblia nenhuma base para o assim chamado namoro, que, em nossa sociedade, se tornou o padro de conduta para iniciar o relacionamento de um rapaz com uma moa Os caminhos de Deus, como encontramos nas Escrituras, so muito diferentes. No so os caminhos do mundo com padres mais elevados. Por isso, no podemos falar de um namoro cristo. Os caminhos de Deus tm uma natureza diferente, outra essncia. Muitos tentam adaptar os princpios da Palavra, falando sobre pureza no namoro. Mas como purificar algo que mundano? Poderia algum roubar com a beno de Deus? Poderia algum enganar de forma santificada? No adianta abrir as comportas da represa e

b)

14

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


depois tentar salvar a plantao. Precisamos de coragem para nos posicionarmos contra a prtica do namoro no meio da igreja.

c)

Que risco corremos tendo a coragem de dizer no ao namoro? A nica coisa que os solteiros vo perder a oportunidade de se defraudarem e serem impuros. Ser que isso um mal? No um sinal evidente que os verdadeiros discpulos, nascidos de novo, desejam ser santos? Satans quer destruir as vidas destruindo a famlia. A sua estratgia implantar valores falsos nas mentes dos homens. Os pais, por exemplo, muitas vezes se sentem obrigados a entregar suas filhas para namorar para no serem antiquados. Precisam acompanhar o sistema! Muitos esto caindo nesse engano! Entendemos que esse assunto (com quem vou passar o resto da minha vida?) o mais importante depois da nossa deciso por Jesus e, portanto, s pode ser entendido e praticado de maneira conveniente por aqueles que j esto no Reino de Deus e assumiram sua condio de discpulos de Jesus, recebendo-O como Senhor de suas vidas. No existe na Palavra a idia de namoro, mas sim de casamento. No se admitiria de um homem se aproximar de uma mulher com um interesse intermedirio que no fosse o de se comprometer para casar-se. Essa argumentao j deveria ser suficiente para convencer os discpulos solteiros. Algum que est no Reino no pode expressar o seu desejo dizendo eu quero namorar, mas sim eu quero me casar. Nas Escrituras, o nico correspondente que poderamos admitir como situao intermediria entre solteiros e casados o desposamento, ou seja, o compromisso para casamento:

d)

e)

f)

Ora, no sexto ms, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galilia, chamada Nazar, a uma virgem desposada com um varo cujo nome era Jos, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria (Lc 1.27);

g)

O aprofundamento do relacionamento sentimental entre um rapaz e uma moa dever sempre ter em vista um compromisso para casamento. Sendo assim, somente dever ser iniciado quando j se conhecerem bem e houver condies mnimas para que o casamento possa ser concretizado. Assumir um compromisso de casamento ter cincia, ter certeza em Deus, de que algum deve ser seu cnjuge, inclusive, pelo que voc conhece dessa pessoa, da sua vida, da sua f, dos seus ideais, alvos, atitudes e carter.

CONDIES PARA SE INICIAR O COMPROMISSO PARA CASAMENTO O padro do mundo para se iniciar um relacionamento entre um rapaz e uma moa quando eles despertam para o sexo oposto, e isso, lamentavelmente, tem acontecido cada vez mais cedo. Mas esse no o padro que vemos nas Escrituras. Alm do despertamento para o sexo oposto, h outras condies que devem ser atendidas:
a) Estar no tempo de Deus

Tudo tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo propsito debaixo do cu: h tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraar e

15

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


tempo de afastar-se de abraar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz (Ec 3.1-8).

Para todas as coisas h um tempo determinado. H tambm um tempo certo para que o amor seja despertado em ns. H um tempo certo para buscar um relacionamento que visar uma nova famlia.
Conjuro-vos, filhas de Jerusalm, que no acordeis, nem desperteis o amor, at que este o queira (Ct 8.4). "Por isso deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne" (Gn 2:24).

Devemos evitar todo o tipo de torcida organizada, dando os famosos empurres e incentivando relacionamentos que ainda no esto amadurecidos no corao do rapaz e da moa. Isso pode causar constrangimentos e pression-los a tomar decises precipitadas, fora do tempo de Deus. Faz parte do tempo de Deus o tempo gasto em conhecer muito bem a pessoa com a qual pretende-se estabelecer o compromisso de casamento, como estudaremos com maiores detalhes no prximo item. b)
Maturidade Fsica

Ento, disse Jud a Tamar, sua nora: Permanece viva em casa de teu pai, at que Sel, meu filho, venha a ser homem (Gn 38.11).

Adolescentes (= aqueles que esto crescendo), ainda no tm maturidade fsica para pensarem em casamento. S um homem e uma mulher esto preparados fisicamente para o casamento (Gn 2.24).
c) Maturidade Emocional

Uma pessoa equilibrada em seus sentimentos sabe suportar dificuldades e presses, sabe exatamente o que quer na vida. Est preparado para mudanas radicais, tais como deixar os pais (geograficamente e financeiramente), os amigos, a liberdade de solteiro, para assumir as responsabilidades domsticas.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino (1Col 13.11).

Ao jovem Timteo, Paulo escreve:


Quanto aos moos, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padro de boas obras. No ensino, mostra

16

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


integridade, reverncia, linguagem sadia e irrepreensvel, para que o adversrio seja envergonhado, no tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito (1Tm 2.6-8).
d) Maturidade Espiritual Um discpulo maduro espiritualmente tem como seu maior objetivo fazer a vontade de Deus e est comprometido com Deus e com a famlia de Deus. algum que entende que o casamento um relacionamento para dar e no somente para receber, para servir e no somente para ser servido. Sabe diferenciar entre o que seja o verdadeiro amor e a paixo romntica. uma pessoa que possui discernimento das coisas espirituais.

Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porm o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo no julgado por ningum (1Co 2.14-15).
e) Maturidade Profissional e Financeira Esta etapa importante para as moas, mas principalmente para os rapazes. Como o relacionamento entre um rapaz e uma moa deve sempre ter em vista o casamento, somente deve ser iniciado quando eles tm horizontes claros de ter condies mnimas para sustentar uma famlia sem depender dos outros. Por exemplo, o rapaz pode estar no ltimo ano da Faculdade e com possibilidade de, a curto prazo, ter um bom emprego.

Contudo, vos exortamos, irmos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranqilamente, cuidar do que vosso e trabalhar com as prprias mos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar (1Te 4.10-12).
f) A falta de maturidade fsica, emocional, profissional ou financeira demonstra que o tempo de Deus ainda no chegou e que ainda o momento de se desenvolver o que est imaturo.

ETAPAS PARA SE CHEGAR AO CASAMENTO

a)

Amizade Os solteiros cristos devem procurar relacionamentos ricos em comunho, amizade, orao, evangelismo e lazer com irmos no Corpo de Cristo, no s com outros solteiros, mas, tambm, com casais jovens.

Foge, outrossim, das paixes da mocidade. Segue a justia, a f, o amor e a paz com os que, de corao puro, invocam o Senhor (2Tm 2.22)
Seu interesse genuno deve ser sua integrao no corpo de Cristo, onde devem se oferecer

17

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


para servir ao Senhor com todo o seu corao.

... O que realmente eu quero que estejais livres de preocupaes. Quem no casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar esposa, e assim est dividido (1Co 7.32).
Agindo assim, tanto o rapaz como a moa estaro plantando fundamentos slidos para sua vida futura e alcanando bom testemunho entre os irmos.

"Ningum despreze a tua mocidade, mas s um exemplo para os fiis na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza (1Tm 4.12).
Servindo dessa maneira, o jovem ter contacto com muitos outros jovens solteiros, e tambm com muitas famlias crists que lhe serviro de modelos a serem seguidos. Tambm, aprender os verdadeiros valores do Reino de Deus e o que deve ser buscado num relacionamento que vise um futuro casamento. Se for fiel a Deus, ter muito mais condies espirituais de se deparar com pessoas que vivem a mesma realidade diante de Deus e que tenham os mesmos valores espirituais. b) Observao Nesse ambiente de comunho e amizade pode surgir algum interesse especial por alguma pessoa do sexo oposto. Porm, se um dos dois ainda no tiver as condies para estabelecer um compromisso para casamento, esse sentimento no deve ser desenvolvido. Ainda tempo de espera! Muitos ficam inseguros, alegando que se no iniciarem algum tipo de relacionamento, podero perder a pessoa amada. Porm, isso puro engano. Deus sempre fiel para com seus filhos.

Conjuro-vos, filhas de Jerusalm, que no acordeis, nem desperteis o amor, at que este o queira (Ct 8.4).

Por outro lado, se j chegou o tempo certo, hora de se observar mais atentamente a pessoa, para conhec-la melhor e de orar especificamente para certificar-se que esta a pessoa escolhida por Deus, Em seguida, deve-se buscar conselho dos pais e de irmos mais maduros (eles vem mais longe e podero confirmar se esta pessoa ser um cnjuge adequado). Todo o processo, desde o incio, deve estar em absoluto acordo com a orientao dos pais/mes, especialmente dos pais. O padro bblico sempre aponta a figura paterna como elemento chave no casamento de seus filhos. Eles devem participar de todo o processo. Os jovens cristos deveriam compartilhar com seus pais at mesmo os sentimentos preliminares que venham a surgir em seus coraes.

18

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


tempo para sarem juntos em amizade juntamente com outros jovens (antes de conversarem sobre o interesse de casamento) pois somente dessa forma a pessoa ser espontnea, dando oportunidade de ser conhecida melhor. O ser humano tem uma grande capacidade de representar, quando isso lhe convm. interessante participarem juntos de algum esporte, como vlei ou futebol. Muitas das boas e ms qualidades afloraro, viro tona: egosmo, impacincia, aborrecimento ou altrusmo, pacincia e o considerar o outro. Participem juntos das reunies da igreja, pois assim voc poder ver se a pessoa realmente ama ao Senhor, se sua f real ou fingida. Observe se a pessoa fica sentada no fundo do local de reunio, conversando com outros e no prestando ateno no compartilhar dos louvores e da palavra. No tenha pressa em procurar conhecer bem a pessoa. A paixo, se no for bem controlada, se no estiver nas mos de Deus, pode atropelar o tempo de Deus e dar origem a um mau casamento. O irmo Christian Chen costuma dizer a frase: Antes de se casar, olho bem

aberto; depois de se casar, olho fechado. Com isso, quer dizer que devemos observar muito
bem a pessoa pretendida antes de assumir qualquer compromisso, e que, depois do casamento efetuado, j tarde para descobrir qualquer coisa indesejvel. Deve-se ser discreto para no criar expectativas precipitadas no corao da pessoa envolvida. Deve-se ter cuidado com os flertes, paqueras e cantadas, que podem mexer indevidamente com os sentimentos do outro (Pv. 26:18 e 19). Se houver prudncia nessa fase, mesmo que o interesse pela pessoa deixe de existir, isso no vai deixar marcas ou feridas, mantendo-se a mesma amizade.

c)

Observao com maior Aproximao (tambm chamada de Corte) A prxima etapa consiste num aprofundamento da anterior. Para isso, deve-se procurar responder as seguintes perguntas: 1. J a(o) conheo o suficiente? 2. Tenho segurana de meus sentimentos? 3. Sei qual a direo de Deus para mim? 4. Essa a pessoa com quem poderia me casar? 5. Tenho a aprovao dos meus pais e dos irmos que cuidam da minha vida para iniciar um relacionamento com ela? Se as respostas a essas perguntas forem todas sim, significa que a pessoa est convicta de seus sentimentos, intenes e est pronta para ir adiante no seu relacionamento, a Corte. Chegou o momento do rapaz e da moa conversarem sobre a possibilidade de assumirem um compromisso para casamento. Pode ser que, nessa conversa, a pessoa venha a

19

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


perceber que no correspondida em seus sentimentos. Esse fato pode ser bem dolorido, mas no deve abalar a f da pessoa. Antes deve se conformar vontade de Deus, pois dele que vem nosso cnjuge (Pv 19.14) e no se isolar da comunho do Corpo de Cristo. Por outro lado, se for correspondido, hora do rapaz procurar os pais da moa e pedir-lhes permisso para se aproximar de sua filha a fim de conhec-la melhor, manifestando suas intenes quanto a um possvel futuro casamento. Deve deixar claro que ainda no um compromisso para casamento, mas apenas um pedido de permisso para estar mais prximo de sua filha, a fim de que eles no estranhem o fato dele estar mais junto dela em diversas situaes, especialmente aquelas ligadas vida da igreja. Deve deixar claro tambm que, nessa aproximao, no haver nenhum toque fsico, nem sequer o pegar nas mos. Essa hora da presso, em que muitas pessoas vo perguntar: E ento, j assumiram compromisso?, Por que ainda no esto de mos dadas? Todos querem dar uma forcinha, o que, no fundo, demonstra uma falta de entendimento de quo cuidadoso deve ser o incio desse relacionamento santo. Ainda tempo de afastar-se de abraar:

... tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraar e tempo de afastar-se de abraar (Ec 3.1-5).
Nessa fase de Corte, as famlias do rapaz e da moa no devem considerar a relao de seus filhos como j compromissados. uma fase em que ainda esto se conhecendo melhor e, por isso mesmo, com a possibilidade do relacionamento no progredir. Se as famlias j estiverem festejando a unio de seus filhos, podero se decepcionar e poder haver muito mal estar. A Corte um relacionamento com propsito, que procura aprofundar o relacionamento de amizade para poder explorar a possibilidade de casamento, em esprito de orao. tempo de se aprender a respeito dos valores e metas do outro e interagir no nvel espiritual. tempo de conhecerem-se um ao outro sem presso.

d)

Compromisso para Casamento Dados todos esses passos e havendo interesse recproco, hora de oficializar a relao. Agora chegou a hora do rapaz procurar os pais da moa para pedi-la em casamento e estabelecer o compromisso para casamento, marcando uma data provvel para o noivado (que no deve ser muito distante). Este um momento conveniente para o rapaz comear a freqentar a casa da moa e viceversa, dando incio a um aprofundamento das relaes familiares (ainda preliminares).

Noivado: o momento dentro do compromisso para casamento quando se marca a data do


casamento (que no deve ser muito distante) em um encontro festivo que rene as duas

20

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


famlias, com troca de alianas. Agora o momento apropriado para o inter-relacionamento das famlias, pois o compromisso de casamento est bem estabelecido. Esse encontro importante, porque sos os pais que do os seus filhos em casamento. conveniente que o perodo de tempo compreendido desde o inicio do compromisso para casamento, at a realizao do casamento, no seja muito longo, para evitar muito tempo de aproximao e o conseqente abrasamento: Mas, se no podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se (1Co 7.9). por essa razo que o compromisso de casamento s deve ser estabelecido se houver condies mnimas para que o casamento possa ser realizado em horizonte de tempo definido.

PERGUNTAS
1) O que h de errado nos termos namoro cristo e pureza no namoro? Se na Bblia no existe a idia de namoro, existe alguma coisa que defina a situao intermediria entre solteiros e casados? O que voc entende por desposamento em Lc 1.27? Que diferenas voc pode apontar entre namoro e compromisso para casamento? Que condies devem ser obedecidas para se dar incio ao compromisso para casamento? Em sua opinio, qual valor mnimo que um rapaz deve receber para sustentar uma famlia? Que etapas um solteiro cristo deve percorrer at chegar a se casar? Explique detalhadamente.

2)
3) 4) 5)

6) 7)

4 LIO ALGUMAS CONSIDERAES IMPORTANTES


NA ETAPA DE OBSERVACO, O QUE OBSERVAR? a)
Certificar-se primeiramente se uma pessoa verdadeiramente crist, se um(a) discpulo(a) de Cristo, se tem o temor do Senhor no corao, pois essa a principal premissa de um casamento bem sucedido.

Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!

21

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


Do trabalho de suas mos comer, feliz ser, e tudo lhe ir bem. Sua esposa, no interior de sua casa, ser como a videira frutfera; seus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. Eis como ser abenoado o homem que teme ao SENHOR! (Sl 128. 1-4)

b)

Submisso ao ensino da Palavra: se obedece prontamente o que aprende; se quebrantado(a) e no se pe a justificar quando confrontado(a), pois maturidade espiritual no se mede pelo conhecimento, mas sim pela obedincia. Submisso s autoridades: se o princpio de autoridade espiritual est estabelecido em seu corao; como reage autoridade dos pais e das autoridades delegadas, seja as do mundo e, principalmente, da igreja. Se a pessoa tem dificuldade de submeter-se a conselhos no um bom sinal. bom fugir daqueles que dizem que s se submetem a Deus. Em casa: se obediente aos pais; se os trata bem, com dignidade e respeito; se tem bom relacionamento com os irmos; se gosta mais de dormir e passear do que de trabalhar; se responsvel pelas tarefas domsticas. No trabalho: se responsvel; se desempenha suas atividades com interesse e presteza; se bom (boa) colega de trabalho. Na escola: se dedicado(a) aos estudos; se no "cola" nas provas, no "mata" aulas. Com os amigos: se trata as pessoas com gentileza e respeito; se tem uma linguagem santa e irrepreensvel; se tem uma conversa agradvel e interessante; Nos encontros da igreja: se participa efetivamente das reunies ou se fica sempre pela periferia, sentado(a) nas ltimas cadeiras ou at mesmo fora do local de reunio; se assduo(a) e pontual. Servio na Igreja: se comprometido(a) com a obra de Deus; se est sempre disposto(a) a lavar os ps dos santos; se relaciona-se bem com todos os irmos, mostrando carga pela edificao do Corpo de Cristo. Seu carter: se pessoa de palavra, honesta, fiel em seus compromissos financeiros; se cumpridor de horrios; se pessoa limpa e higinica. Seus valores pessoais: quais so seus objetivos de vida; como administra o dinheiro; como gasta seu tempo; quais suas preferncias; se tem algum hobbie; se tem algum vcio (jogos, cigarros, bebida), Deve-se cuidar muito bem para que, particularmente na questo relacionada aos objetivos da vida, haja uma verdadeira identidade entre as pessoas que pretendem se casar. Por exemplo, um aspira ser missionrio em outra nao e o outro no; um deseja ter muitos filhos, o outro no; um quer ter um modo de vida simples, o outro no.

c)

d)

e) f) g) h)

i)

j) k)

"Andaro dois juntos, se no houver entre eles acordo?" (Am 3.3).

l)

Sua famlia: importante conhecer bem, no apenas a pessoa que lhe chama a ateno, mas, tambm, sua famlia, pois, via de regra, esta tem um peso considervel sobre os valores e as

22

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


atitudes do seu futuro cnjuge.

m)

Nos rapazes: se amoroso (Ef 5.25), no iracundo; se tem domnio de suas emoes; se tem convices definidas acerca do que quer profissionalmente; se tem estabilidade financeira e sabe administrar bem suas finanas; se mostra diligncia no trabalho; se perseverante no que busca; se no acomodado. Nas moas: se boa dona de casa (Pv 31.10-30; Ti 2.3-5); se organizada e caprichosa; se no dada a vaidades e futilidades (1Pe 3.3); se sujeita a seus pais (Ef 5.22); se no reclamona e rixosa (Pv 21.19; 27.15); se recatada e prudente (Pv 19.14).

n)

ATITUDE E COMPORTAMENTO NA ETAPA DE COMPROMISSO PARA CASAMENTO

a)

Santidade e Pureza Na etapa do relacionamento onde j existe um compromisso para casamento, os jovens envolvidos devero guardar, mais do que nunca, os princpios de Santidade e Pureza que os guiar a uma conduta dentro da vontade de Deus.

Finalmente, irmos, ns vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de ns recebestes, quanto maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instrues vos demos da parte do Senhor Jesus. Porque esta a vontade de Deus, a saber, a vossa santificao: que vos abstenhais da prostituio (fornicao), que cada um de vs saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, no com o desejo de lascvia, como os gentios que no conhecem a Deus; ningum iluda ou defraude nisso a seu irmo, porque o Senhor vingador de todas estas coisas, como tambm antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus no nos chamou para a imundcia, mas para a santificao (1Te 4.3-7).
No podem se esquecer que, at o dia do casamento, so solteiros (irmos em Cristo) e devem se portar como tal. Isso implica que no devem trocar carcias e beijos que estimulem a sensualidade e os faam defraudar um ao outro, como ocorre no chamado namoro. A regra : s fazer aquilo que fariam se estivessem na frente dos seus pais, ou, no fazer em oculto o que no fariam diante dos outros. Esse um tempo para exercitar o domnio prprio (fruto do Esprito). Essa etapa destina-se primeiro comunho espiritual, depois comunho intelectual e emocional; a comunho fsica fica para depois do casamento. Por causa disso, no devem se isolar ou ficar sozinhos em lugares desertos. Devem desconfiar de si mesmos e no dar brechas para que o inimigo se aproveite da situao e os faa pecar. A palavra de Deus nos fala de fugirmos at mesmo da aparncia do mal

23

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


(1Te 5.22). Nesse sentido, recomendvel que no andem sozinhos de automvel, pois, alm de no ser conveniente, pode-se dar aparncia de mal. Uma terceira pessoa, que sirva de vela, uma soluo maravilhosa para resolver muitas situaes conflitantes. Deve haver muita firmeza nesse posicionamento para que esse padro de comportamento no seja afrouxado. O perodo de noivado onde se mais tentado a fazer o que desagrada a Deus. Mas, noivado no casamento! O noivado pode ser desfeito a qualquer momento, porque no um compromisso indissolvel. Portanto nada deve ser feito que possa trazer grandes constrangimentos e vergonha caso o compromisso se desfaa. Todas as vezes que h defraudao, o resultado um conflito moral e um sentimento de acusao que impede de desenvolvermos integralmente nosso chamado e interrompe nossa comunho com Deus e com os irmos. preciso que haja, rapidamente, arrependimento, confisso e uma mudana nas atitudes e hbitos para evitar novas situaes semelhantes. Na igreja no precisamos de coao, represso ou proibies "puritanas", mas de conscientizao quanto ao lugar que devemos ocupar em nossa condio de discpulos de Cristo. Santidade no que se refere vida sexual deve ser uma opo livre dos sditos do Reino de Deus.

b)

Conselhos Prticos para a etapa de Compromisso para Casamento:

No convm ficarem sozinhos em ambientes com a porta fechada; No convm irem para casa um do outro quando todos tiverem sado; No convm que viajem sozinhos; No convm que andem de automvel sozinhos; somente quando for realmente necessrio, uma emergncia; No convm que fiquem longos perodos a ss, o que pode estimular os impulsos

sexuais. Procurar planejaratividades que envolvam participao em grupo;


Restringir o toque fsico. Evitar abraos para que seus corpos no fiquem encostados e causem excitao sexual; Vigiar em relao presena de cenas erticas em filmes ou revistas, cenas estas que costumam ficar impregnadas na mente e so objetos de tentao na rea sexual; Evitar conversas ntimas sobre sexo com a pessoa comprometida, para que no sejam tentados; Estabelecer um pacto de ajuda mtua, onde cada um tem liberdade e o dever de avisar ao outro se sentir que algum limite foi ultrapassado;

24

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


Procurar manter sempre um dilogo aberto e constante com os seus pais; Se no se conseguirem alcanar esse dilogo com seus pais, procurar um casal cristo maduro, em quem possam confiar, para auxili-los em quaisquer dificuldades, bem como instru-los em tudo o que necessrio para a futura relao conjugal;

Individualmente, procurar manter um perodo dirio de meditao a ss para ler a Bblia e orar;

"De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra"; ... "Guardo no corao as Tuas palavras, para no pecar contra Ti (SI. 119:9,11).

Manter hbito de orar juntos (porm no isolados); Participar constantemente das reunies da igreja; Lembrar constantemente: "estou me guardando para meu cnjuge"; Lembrar sempre que as paixes carnais fazem guerra contra a alma. Por isso "vigiar e orar" a palavra de ordem.

O PAPEL DOS PAIS NOS RELACIONAMENTOS DE SEUS FILHOS a)


Talvez a maior dificuldade na restaurao do padro bblico para o relacionamento de solteiros esteja nos pais. Isso porque viveram num mundo em que o namoro sempre foi o modelo de iniciao da vida a dois que aprenderam e experimentaram. Eles nunca experimentaram outra realidade. Torna-se necessrio, portanto, uma renovao de entendimento e uma mudana de atitude para nos adequarmos vontade de Deus.

E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

b)

Em primeiro lugar, os pais precisam aprender pelas Escrituras, que so eles que do seus filhos em casamento. Isso no significa que so eles que escolhem com quem seus filhos vo se casar, mas que eles devem participar ativamente da escolha feita por seus filhos.

c)

Em segundo lugar, devem supervisionar e ajudar seus filhos em todas as etapas do relacionamento, desde a etapa de observao, at o planejamento e a efetivao do casamento.

d)

Ao liberar seus filhos para o compromisso de casamento, necessrio que j exista, ao menos, um prazo pr-estabelecido (no muito longo) para o casamento e metas para que

25

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


esse prazo seja alcanado. Os noivos devem ser acompanhados pelos pais, que os ajudaro a cumprir as metas estabelecidas como, por exemplo, onde morar, o que falta comprar, preparativos para o dia do casamento, propsito para a famlia, papel de cada cnjuge, etc..

e)

Quando um casal estiver sob compromisso de casamento, os pais devem exercer sobre eles, tanto quanto estiver ao seu alcance, constante e cuidadosa superviso. No que dependa deles, no devem permitir que os jovens fiquem a ss por longo perodo de tempo e cuidar para no ficarem sozinhos em alguma situao que possa surgir. Andar de automvel sozinhos deve ser evitado, e no pode ser uma prtica corriqueira.

f)

Os pais tambm devem cuidar do nvel de toque fsico que seus filhos esto manifestando em seu relacionamento, exortando-os se perceberem algum excesso.

g)

importante que, num mundo em que a realidade bem diversa daquela de sua poca, lembrem-se de suas prprias experincias e problemas quando jovens nessa questo de namoro e colaborem com seus filhos de modo compreensivo, discreto, mas firme. Se, em sua experincia pessoal de namoro se envolveram em defraudao e pecados sexuais, isso no pode ser um impeditivo para que agora, perdoados por Deus e com entendimento renovado, requeiram outro padro de conduta a seus filhos.

h)

Pais com entendimento e bom senso sabero como ajudar os jovens em sua batalha por uma vida pura na presena de Deus. E os jovens precisaro, nessa batalha, de todo o apoio que lhes puder ser dado.

PERGUNTAS 1)
2) 3) Se a Bblia condena o casamento de um crente com um incrdulo, como saber se uma pessoa verdadeiramente um discpulo do Senhor Jesus? Na etapa de observao, o que deve ser observado na vida da pessoa com a qual se pretende estabelecer um compromisso para casamento? O que um rapaz deve observar na vida de uma moa? E vice-versa?

26

Relacionamentos entre solteiros __________________________________


4) Que atitudes prticas devem ser tomadas a fim de guardar pura a relao de um casal em compromisso para casamento? Voc acha uma atitude muito radical se um determinado pai restringir o toque fsico de sua filha na etapa de compromisso para casamento ao ficarem de mos dadas? Em sua opinio, conveniente iniciar um compromisso para casamento, e depois um noivado, sem um horizonte definido para celebrar as npcias? O noivado pode ser desfeito? E o casamento? Qual o papel dos pais no processo de casamento de seus filhos?

5) 6)
7) 8)

BIBLIOGRAFIA 1) 2) 3)
Relacionamento entre os solteiros Site da Igreja em So Vicente; Namoro? O Comeo Errado de uma Vida a Dois - Waltir Pereira da Silva. Vitria, ES. 1995; Compromisso para Casamento apostila de origem desconhecida.

27

Potrebbero piacerti anche