Sei sulla pagina 1di 21

GUITARRA MDULO 1

A GUITARRA ORIGEM DA GUITARRA PARTES DA GUITARRA ESCALA CORDAS AFINAO MO ESQUERDA MO DIREITA CIFRAS NOTAS ENARMNICAS ACORDES E SUA FORMAO TRADES, TTRADES ACORDES MAIORES EXERCCIOS

A Guitarra

O nome guitarra refere-se a uma srie de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora tambm existam em diversos outros formatos), alm de um brao, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem verses acsticas, que possuem caixa de ressonncia e eltricas, que podem ou no possuir caixa de ressonncia, mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento. As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas so construdas pelo luthier. O msico que a executa chamado guitarrista . Segundo os msicos e musiclogos, o termo correto para este instrumento seria guitarra (em consonncia com outras lnguas), provavelmente com origem remota na palavra grega kithara. Mas na lngua portuguesa, o uso completamente diverso. No Brasil o termo guitarra refere-se exclusivamente guitarra eltrica e a palavra violo usado para se referir tanto guitarra clssica, como guitarra acstica, esta segunda com cordas de nylon ou mesmo com cordas de ao, como no caso do violo folk, ou como num violo ovation.

Origem do nome
A palavra guitarra em portugus, se origina do espanhol guitarra e utilizada, com pequenas variaes, na maior parte das lnguas modernas (guitar em ingls, guitare em francs, Gitarre em alemo, chitarra em italiano, entre outras). Acredita-se que o nome se origine do termo grego khetara ou khitara (que tambm originou o nome ctara). Pesquisas lingusticas levam a crer que guitarra pode derivar-se de duas razes indo-europias tambm presentes no nome grego: guit-, similar ao snscrito sangeet, que significa "msica", e -tar, uma raiz presente em vrias lnguas, que significa "corda" ou "acorde". O alade iraniano tradicional chama-se tar em lngua persa, o que colabora esta verso. O tar existe h milhares de anos e pode ser encontrado em verses de 2, 3, 5, 6 , 7, , 8, 9 e 12 cordas. A palavra guitarra tambm pode ser derivada do termo persa qitara, que d nome para vrios membros da famlia dos alades. O nome guitarra teria, assim, sido introduzido pelos mouros durante as invases muulmanas no sculo X. Na maior parte dos pases de lngua portuguesa, o termo guitarra pode se referir a qualquer das variedades do instrumento, seja eltrica ou acstica. No Brasil e em Cabo Verde existe a designao violo para o instrumento acstico com cordas de nylon. provvel que o nome violo tenha surgido devido semelhana com as violas no formato do corpo. Como a ento guitarra era maior, passou a ser chamada popularmente de violo (como aumentativo de viola). Aos poucos o nome se consagrou no Brasil, e o termo guitarra foi quase totalmente substitudo. Apenas no sculo XX o nome guitarra retornou ao vocabulrio corrente dos brasileiros, mas apenas para designar a verso eletrificada. Durante vrios sculos de histria a guitarra acstica ganhou diversas variedades. H grandes variaes em todas as caractersticas dos instrumentos: o tamanho e o formato da caixa de ressonncia, o formato e a quantidade de aberturas frontais, o comprimento do brao, a quantidade das cordas, a extenso e a forma de afinao. Certas variedades se desenvolveram separadamente e se tornaram instrumentos especficos. Alm disso h algumas variedades que so freqentemente associadas ao gnero musical em que so usadas, como as guitarras de blues, folk, jazz e a guitarra clssica. Embora sejam fundamentalmente o mesmo instrumento, a variedade utilizada no flamenco, por exemplo, diferente daquela utilizada na msica clssica.

Segundo Paco de Luca, o inventor da guitarra tal como a conhecemos se chama Zyryab. Nascido em Bagd, ele viveu no fim do sculo VIII na corte de Crdoba. Ele introduziu uma quinta corda ao 'ud rabe e fundou uma escola de msica que exerceu influncia considervel sobre a msica rabe-andaluz. Foi Antonio de Torres, um luthier espanhol do sculo XIX que deu guitarra a forma e as dimenses da guitarra clssica atual, a partir do qual, diversas outras variedades surgiram no sculo XX (como a guitarra de jazz, a guitarra folk e a eltrica). A guitarra eltrica surgiu, independentemente, pela mo de diversas pessoas nos anos 30. Inicialmente a eletrificao consistia em usar o prprio instrumento acstico com um microfone de voz dentro de sua caixa de ressonncia. Mais tarde esse microfone foi substitudo pelo microfone de contato chamado captador ou, em ingls pickup. Por nem sempre ser necessria uma caixa de ressonncia acstica numa guitarra elctrica, surgiram as primeiras guitarras macias (Fender Stratocaster e Gibson Les Paul) nas dcadas de 1950 e 60. As cordas passaram a ser metlicas e captadores magnticos de induo comearam a ser utilizados.

Partes da guitarra
Basicamente as partes de uma guitarra so sempre iguais, mudando apenas alguns detalhes e peas de modelo para modelo. Mas nada de to drstico. Veja a figura:

ESCALA

Lembrando que essa uma afinao standart em Em (Mi menor). Pois se mudarmos essa afinao teremos outras notas, conforme a nota antes do Nut no Headstock.

CORDAS

Afinao em Em (Mi menor)

Essa a ordem das cordas no brao e as respectivas notas. Lembrando que existem vrias afinaes, mas quando estamos utilizando a afinao standart em Em (Mi menor) essas so as notas que valem. A ordem das cordas de baixo para cima, e no de cima para baixo com muita gente pensa e diz. Da corda fina para a grossa, do som agudo para o grave. Importante lembrar tambm que para baixo no brao significa sentido headstock. Quando se diz para cima sentido corpo. No se esquea disso nunca.

AFINAO

Existem vrias formas de se afinar uma guitarra. Essa o modo bsico e que permite tambm ao iniciante trabalhar a percepo dos sons. Coloca-se o dedo na quinta casa da sexta corda como na figura. Apertando a corda (digitando) toque-a e em seguida, com o som da sexta corda ainda soando, toque a quinta corda. Os dois sons devem estar iguais. De repente no incio voc vai achar tudo lindo e maravilhoso, ou que est estranho. Mas assim mesmo. At que seu ouvido acostume com o som. Siga firme praticando esse exerccio de afinao. Faa o mesmo nas outras cordas assim como mostra a figura.

MO ESQUERDA MO DIREITA

Nesse caso, a figura mostra o esquema das mos para destros. Se voc for canhoto s fazer a inverso das letras e nmeros respectivos para cada mo. Mo direita a mo que toca, mo esquerda a mo da digitao (brao).

CIFRAS

A
L

B C
SI D

D E
R MI

F
F

G
SOL

Essas so as letras que representam as notas (acordes). So as sete primeiras letras do alfabeto. Voc deve ter isso decorado pois daqui para frente sempre usaremos esses smbolos para indicar um acorde, uma tonalidade ou uma nota. Se voc tiver dificuldade para memorizar uma dica imprimir essa folha ou mesmo copiar esse esquema em vrias folhas e espalhar pela casa, na contra capa de seu caderno, no painel de seu carro, na cabeceira de sua cama, no espelho do seu banheiro etc. Quanto mais rpido voc decorar essa tabelinha mais fcil ser o seu aprendizado com as cifras.

NOTAS ENARMNICAS

Enarmonia Na msica o grupo de sons de um acorde ou uma linha meldica com intervalos menores do que um semitom (na msica grega antiga), este intervalo seria de um quarto do tom. Na afinao do sistema temperado, o escrito enarmnico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prtica, produzem o mesmo som. Nos instrumentos no temperados, ou de um sistema de afinao com entonao justa, ou de temperamento linear, o intervalo de duas notas enarmnicas, em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).

Instrumentos enarmnicos So aqueles que produzem sons com tons enarmnicos. Notas Enarmnicas Ocorre quando temos nomes e grafias diferentes para notas que representam uma mesma freqncia de som. Uma nota pode ser escrita de mais de uma maneira:

Do# e Db, D# e Eb, F# e Gb, A# e Bb


So notas que tem nomes e grafias diferentes, porem representam o mesmo som. Veja o quadro explicativo:

ACIDENTES

# - SUSTENIDO AUMENTA O SOM EM MEIO TOM b - BEMOL - DIMINUI O SOM EM MEIO TOM
Um sinal, tal como o sustenido (#), o bemol (b) e o bequadro*, usado na notao para modificar a altura da nota, alterando-a para uma nota de modulao ou fora da escala. Um acidente no s altera a nota que o segue mas tambm todas as notas iguais a essa que aparecem no mesmo compasso. Aps a barra de compasso, as notas alteradas voltam ao original.

* - Tema a ser abordado em outro mdulo

Os Acordes Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida: Nota diferente de Acorde pois: Nota: a menor diviso de um acorde, ou seja qualquer barulho uma nota. As notas, por sua vez, esto contidas dentro de uma srie de oito notas musicais com intervalos de tom e semitons entre as notas, comeando e terminando com a mesma nota ! Ex.: D, R, M, F, Sol, L, S, D. Acorde: a unio de vrias notas, em harmonia, formando assim um nico som. Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na msica, foi desenvolvido um sistema, que consiste em representar os acordes pelas letras do nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representao ser a mesma. O grfico mostra o acorde(acima) e a nomenclatura(abaixo). Lembrando que essas so as Cifras dos acordes Maiores ! D C R D M E F F Sol G L A S B

Em sua sequncia : D Maior / R Maior / Mi Maior / F Maior / Sol Maior / L Maior / Si Maior ! Formao de acordes Os acordes so formadas pela parte meldica e pelo baixo, a parte meldica geralmente formada pelas trs primeiras cordas e o baixo feito na casa correspondente nas trs ultimas cordas, ou seja, cada casa representa uma nota, e o baixo feito na casa correspondente ao acorde, elas esto assim dividas. A melodia do acorde formada pela unio de graus como veremos a seguir. Notas Graus C 1o D 2o E 3o F 4o G 5o A 6o B 7o

Sendo assim, montaremos o acorde de D como exemplo, Todo acorde formado pelos 1 Grau , 3 Grau , 5 grau, ou seja, D formado por C, E e G, e todas os outros acordes so formados da mesma maneira.

Os acordes podem ser classificados em: Maiores : So as notas puras, sem nenhuma distoro ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G... Menores : a unio de trs tons e um semitom.( Contm a Tera Menor , o Terceiro Grau menor ) Ex.: Cm ; Fm ; Bm 7 da Dominante : So os acordes Ttrades ( de quatro vozes ) com sua Tera maior e Stima Menor , sendo que a Tera destes acordes pode ser precedida ( supensa ) pela Quarta ! 7 Diminuta : So os acordes de passagem , possuem a Tera menor , Quinta diminuta e stima diminuta. Sustenido : Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc... Bemol : Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc...

Acordes Consonantes e Dissonantes Consonantes : Acordes Consonantes so os primeiros acordes criados , Trades ( Trs sons ) ou Ttrades ( Quatro sons ) que causam uma sensao de Equilbrio aos ouvidos ! So notas que se misturam outras ! Exemplos : C ( D maior ) Am ( L menor ) D ; B ; e ; C/G ; G/F ; Etc. Dissonantes : Acordes Dissonantes so acordes alterados em sua estrutura , que as vezes tocados sozinhos parecem estranhos ! uma nota que causa uma dissonncia e produz uma distoro e no condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao experiente fascinado! Exemplos : C#m7(b5) ; D9 ; E(#5) A4 , B5+, Etc...

Dissonantes As dissonantes so acordes com alterao de graus na sua formao, so elas que do o brilho na msica. Os acordes so formados atravs dos graus 1o, 3o e 5o da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles so considerados dissonantes! Vamos a escala de C (d). Notas Graus C 1o D 2o E 3o F 4o G 5o A 6o B 7o

Ou seja, o acorde de C formado pelos graus 1O , 3O e 5o ou seja, C, E e G ! Agora :C, E e G# formam a C5+ pois o 5o grau foi aumentado em meio tom. E para montar uma dissonncia menor s diminuir o grau! Assim: 1O , 3O e 5o formam o C, mas se baixar-mos a 5o em meio tom ser um C(b5). Os consonantes so um pouco mais fceis de ser montado, basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja! Assim: C= 1O , 3O e 5o graus mais o baixo em C , se voc deseja fazer um C/B s fazer a melodia de C= 1O , 3O e 5o graus e ao invs de fazer o baixo na nota C, fazer no B. Informaes Importantes sobre Intervalos Intervalo a mnima e a mxima distancia entre duas notas quaisquer e os utilizamos acrescentando aos acordes comuns para causar harmonia e dissonncia ! Classificao dos intervalos : Os intervalos classificam-se naturalmente pela quantidade de tons e semitons entre suas notas. Os intervalos de : 2 ou 9 ( Segunda ou Nona ) podem ser Maiores , Menores ou aumentadas ! Ex.: D9 = R maior com nona maior ! no dia a dia lemos s R maior com nona ! D7(b9) Nesse caso o sinal de "b" l-se menor ! Ex.: D7(b9) = R maior com stima e nona menor ! J o sinal "#" l-se aumentada 1 Ex.: C7(#9) = D maior com stima e nona aumentada ! 3 ( Teras ) podem ser Maiores ou menores ! As teras nos acordes tem um papel importante , pois so elas que determinam se o acorde ser maior ou menor , por isso so chamadas Teras Modais se a Tera for maior o acorde ser maior e se a tera for menor o acorde ser menor ! J os sinais so diferente , como elas esto em todos os acordes se o acorde for maior s cifrar o nome dele e se for menor colocar o "m" minsculo na frente ! Ex.: Cm = D menor !

6 ou 13 ( Sexta ou Dcima terceira ) podem ser Maiores ou menores ! Ex.: C6 D maior com Sexta C7(13) = D maior com stima com Dcima terceira ! D7(b13) = R maior com stima e Decima terceira menor ! Em6 = Mi menor com Sexta ! Nesse caso o sinal de "b" tambm l-se menor ! 7 ( Stimas ) podem ser : Maiores , menores e diminutas ! Ex.: C7+ = D Maior com Stima Maior ! E7 = Mi maior com stima menor ( No dia a dia lemos Mi maior com stima ou simplesmente mi com stima ! ) , B ou Bdim = S diminuto , ai esta na verdade o circulo de quatro teras sobrepostas mais se levar-vos em conta o B como fundamental a stima diminuta esta nele !!! Os intervalos de : 4 ou 11 ( Quartas ou Decimas Primeiras ) podem ser Justas , aumentadas ! Ex.: G74 = Sol maior com stima e Quarta Justa ! Cm7(11) = D menor com stima e Decima primeira ! C7(#11)13 = D maior com stima , dcima primeira aumentada e decima terceira ! ( Parece assustador no ?, mais na ora de monta-los so simples quatro dedos ) 5 ( Quintas ) podem ser justas , aumentadas e diminutas ! Ex.: C(#5) = D maior com Quinta aumentada ! Fm7(b5) = F menor com stima e Quinta diminuta ! Observe que nesse caso o sinal "b" l-se diminuto ! e o sinal "#" l-se aumentada ! As quintas justas esto em todos os acordes e no precisa cifrar.

O acorde pode ser formado por trs ou mais notas. Trade: o acorde consistido de trs notas, organizadas para formarem intervalos de teras superpostas. Principais Trades:

Maior - T 3M 5J Menor - T 3m 5J Diminuta - T 3m 5dim Aumentada - T 3M 5aum

Ttrade: o acorde consistido de quatro notas, organizados para formarem intervalos de teras superpostas. Exemplo em Do maior: C7M - T 3M 5J 7M Am7 - T 3m 5J 7m

Um acorde est em seu estado fundamental, quando a tnica (ou fundamental) est no baixo (nota mais grave do acorde).

Inverso: ocorre quando as notas so reorganizadas de modo que, a nota mais grave do acorde no seja a tnica (ou fundamental). Podemos dividir essa reorganizao das notas em trs inverses: 1 Inverso - quando a tera vai para o baixo. 2 Inverso - quando a quinta vai para o baixo. 3 Inverso - quando a stima vai para o baixo.

Veremos a seguir os sete primeiros acordes maiores bsicos para iniciarmos o trabalho. So acordes que tem em sua formao os graus I, II e III (tnica, tera e quinta) basicamente. Estude e pratique o mximo cada um desses acordes. No se preocupe em fazer tudo direito j de cara. Voc no nasceu sabendo. Para isso que necessrio ter perseverana e adquirir prtica. E isso s vem com o estudo e disciplina. Bom estudo.

ACORDES MAIORES

Note os nmeros que esto colocados dentro do desenho do brao. Cada nmero representa um dedo da mo direita que deve ser colocado sobre cada nota na casa / escala. Os sinais so: Nmeros pretos Em cima da escala indicam as casas no brao. Nmeros vermelhos Dedos da mo esquerda. Seta vermelha Pestana. Nesse caso elas so feitas sempre com o dedo indicador. Existem pestanas que podem ser feitas com outros dedos. Crculo com uma seta Indica quais cordas devem ser tocadas pela mo direita.

Assim, voc deve seguir os quadros de acordes e decor-los. Essas so posies para voc montar os acordes. Mas voc tambm consegue fazer o mesmo C por exemplo em outra posio. Nunca confunda posio com acorde. Acorde a unio de mais de uma nota. Posio como voc monta o seu acorde de acordo com a maneira que fique mais confortvel para a sua mo. OBS* Acordes com pestana geralmente do um pouco mais de trabalho no incio, pois eles exigem mais elasticidade dos dedos. Para amolecer os dedos faa exerccios de alongamento abrindo os dedos o mximo que puder.

EXERCCIOS

So 10 exerccios para voc adquirir flexibilidade e mobilidade nos dedos. So exerccios cromticos e de inverso. Faa-os bem devagar e sem pressa. A sonoridade deve ser clara e definida. Cada nota deve soar se rudos de corda mascada ou trastejamento. Faa uma srie de 10 movimentos para cada exerccio, indo e voltando, descendo e subindo na escala. No pare a srie no meio. Tenha disciplina e s pare quando realmente tiver feito toda a srie. Reserve um tempo para voc e seu instrumento. Quando estiver estudando concentre-se o mximo nos acordes, cifras e exerccios e no desvie a sua ateno. Se por acaso alguma coisa que voc estiver estudando comear a dar errado, isso depois de muito tempo de estudo, permitido a voc parar, sair e dar um tempo. V tomar uma gua, alongar o corpo, relaxar. Faa qualquer coisa mas d um tempo. Quando voc retomar a lio ver que o mesmo exerccio ou qualquer coisa que seja vir com mais facilidade. Isso porque quando voc se concentra em determinada coisa, o seu crebro armazena aquela informao. E o tempo que voc d saindo do ambiente que estava em concentrao o tempo necessrio para que essa informao seja canalizada e digerida. Assim quando voltar e ver que tudo parece estar mais fcil. Faa e comprove.

At o prximo mdulo.

Beto Costa

Potrebbero piacerti anche