Sei sulla pagina 1di 2

EB 2, 3/S D.

PEDRO I
Matriz de Testes de Avaliao Sumativa 3 Ciclo 2011/12 ESTRUTURA DOS TESTES/ Francs
Os testes so constitudos por trs partes: A primeira parte consta de um texto cujo contedo dever remeter para questes relacionadas com um dos temas inseridos no programa em vigor e por exerccios sobre esse texto. Nesta primeira parte, pode igualmente inserir-se um exerccio acerca de um texto lido, para testar a capacidade de compreenso oral. Podem, ainda, incluir-se exerccios que visem testar os conhecimentos de carcter cultural. A segunda parte consta de exerccios de funcionamento da lngua. A terceira parte consta de uma composio sobre um de dois ou trs tpicos.

TIPOLOGIA DAS QUESTES


PRIMEIRA PARTE

O primeiro grupo incluir um exerccio que visa testar a compreenso global do texto atravs de:

escolha de um ttulo entre vrios ; e/ou ordenao de frases de acordo com o texto; e/ou verdadeiro / falso, cuja escolha poder ser justificada com frases do texto; e/ou identificao da(s) parte(s) do texto onde se encontra a informao previamente fornecida; e/ou escolha mltipla

Um segundo grupo poder incluir o mesmo tipo de exerccios, incidindo sobre um texto escutado e no
lido. Um terceiro grupo poder incluir duas a trs perguntas sobre o texto, podendo algumas ser de resposta directa e outras de resposta aberta. Um quarto grupo poder incluir um exerccio que vise testar conhecimentos culturais dos alunos acerca da Frana e da cultura e vivncias francesas;

SEGUNDA PARTE
Este grupo incluir exerccios de transformao de frases atravs de uma estrutura gramatical paralela, podendo ou no ser sugeridas pelo incio das frases a completar ou por uma nova palavra ou expresso de uso obrigatrio; e/ou Exerccio(s) de completamento de frases ; e/ou Exerccio(s) de formao de palavras e/ou identificao de categorias gramaticais.

TERCEIRA PARTE
Consta de uma ou mais composies que incidiro sobre um ou mais tpicos para escolha: A tpico relacionado com a temtica do texto introduzido por um breve enunciado / questo; B tpico relacionado com outras reas temticas do programa, introduzido por um breve enunciado; C tpico relacionado com a obra de leitura extensiva.

OBJECTIVOS a) b) Os objectivos que vo ser avaliados tm como referncia o programa em vigor; Os testes avaliaro, designadamente, as seguintes capacidades/ competncias: descodificar enunciados de carcter informativo e/ou literrio; produzir enunciados com uma certa fluncia e observncia da lngua, em linguagem formalmente adequada ao tipo de actividades propostas; revelar conhecimentos das reas temticas abordadas at ao momento; aplicar conhecimentos dos itens gramaticais leccionados at ao momento.

CLASSIFICAO E CRITRIOS GERAIS DE CORRECO A classificao ser expressa numa escala de 0 a 100% de acordo com a seguinte distribuio: COTAES CRITRIOS 1 grupo: O objectivo deste exerccio testar a compreenso do texto; Certo / Errado 2 grupo: O objectivo deste exerccio testar a compreenso do texto. Certo / Errado 3 grupo: O objectivo deste exerccio testar a compreenso do texto e/ou a capacidade de expresso sobre um tema; Dever valorizar-se essencialmente a adequao da resposta ao contedo da questo, pelo que o peso da correco lingustica dever ser relativo sua contribuio para a clareza da mensagem; Sugere-se o desconto de algumas dcimas de valor por erros que no perturbem a comunicao. 4 grupo: O objectivo deste exerccio testar a compreenso do texto e/ou a capacidade de expresso sobre um tema;

PRIMEIRA PARTE

50%

SEGUNDA PARTE

30%
TERCEIRA PARTE

1 grupo: O objectivo deste exerccio testar os conhecimentos gramaticais especficos, bem como a capacidade de estruturar uma frase com um contedo lgico. Requer, portanto, que, para alm de formalmente correctas, as solues sejam adequadas ao contexto. 1 grupo: 0 5 deficiente organizao de ideias; inexistncia de posicionamento crtico; muitos erros de estrutura impeditivos da comunicao; vocabulrio muito restrito e muitos erros de ortografia; 5 10 pontos: incoerncia na organizao das ideias; fundamentao insuficiente; alguns erros de estrutura no impeditivos da comunicao; vocabulrio apropriado ainda que pouco variado e alguns erros de ortografia; 10 15 pontos: organizao coerente das ideias; capacidade de anlise crtica; erros de estrutura irrelevantes; utilizao de vocabulrio apropriado e variado. 15 20 pontos - irrepreensvel Nota: No dever ser atribuda qualquer pontuao a composies que no obedeam ao tema proposto. A repetio de erros irrelevante.

20%

60% forma 40% contedo

Nota: A cotao de cada grupo poder variar consoante o nmero e tipo de exerccios dos testes.

Potrebbero piacerti anche