Sei sulla pagina 1di 2

O perodo da Baixa Idade Mdia, sec.

XI e XV, marcado pelo aparecimento daquelas que sero as grandes caractersticas da Idade Moderna Desenvolvimento das grandes cidades,ento chamadas de burgos; Aparecimento de um novo e cada vez mais importante setor social, a burguesia. Crescimento demogrfico ; Busca de novos produtos Cruzadas Possibilitaram aos ocidentais o contato com importantes conhecimentos produzidos pelos mulumanos no campo da matemtica medicina e astronomia. Reformas na igreja catlica, com isso alguns movimentos, considerados hereges, comearo a surgir ; o caso dos Valdenses que pregavam o evangelho na lngua vermicular e no no latim. Dos Ctaros que negavam a condio divina de Jesus Cristo e diziam que ele era apenas um anjo. E a Ordem Dominicana que se tornou um dos principais beros dos telogos catlicos,pois defendia a idia que pessoas bem preparadas intelectualmente podem combater melhor as heresias. Construo da Inquisio; Crise do feudalismo; Grande fome Peste negra Revoltas camponesas Guerra dos cem anos Trovadorismo; Ideais da cavalaria na literatura;

A escola, como instituio, que a gente conhece hoje, um produto da idade mdia.A prpria palavra schola, significa, nesta poca, lugar de reunio, uma militis. A Igreja e seu papel. Com a queda do Imprio Romano (sc. V), deu-se a formao de inmeros reinos brbaros cujo os chefes pouco a pouco foram sendo convertidos ao cristianismo, surgindo assim uma soberana influncia da Igreja na educao do mundo ocidental. A meta da escola no se restringe transmisso de conhecimentos, mas a formao moral. A educao na idade mdia se fundava na concepo do homem como uma criatura divina, de passagem pela Terra e que deve cuidar, em primeiro lugar, da salvao da alma e da vida eterna. Pela possvel contradio entre f e razo,se era recomendado respeitar sempre o princpio da autoridade, que exigia humildade para consultar os grandes sbios e intrpretes, autorizados pela igreja, sobre a leitura dos clssicos e dos textos sagrados. Evitando, assim, a pluralidade de interpretaes e se mantendo a coeso da igreja. Essa sociedade mantm at na educao uma forte hierarquia: ela exclua dos propsitos educacionais a grande massa popular. Mas no reflorescimento geral da vida social tambm os mosteiros se renovavam e se renovam as Regulae, propondo o problema da instruo dos monges e,especialmente, dos oblatos. A EDUCAO PATRSTICA Essa educao baseava-se na exposio racional da doutrina religiosa, preocupando-se principalmente com a relao entre f e cincia, com a vida moral, com a natureza de Deus e da alma. Escolas paroquiais. Limitavam-se formao de eclesisticos, sendo o ensino ministrado por qualquer sacerdote encarregado de uma parquia, que recebia em sua prpria casa os jovens rapazes e medida que a nova religio se desenvolvia, passava-se das casas privadas s primeiras igrejas nas quais o altar substitui a tribuna. Mais adiante esta tarefa foi pelos eclesisticos transferida para um scholasticus ou magischola com o inicio da Educao Escolstica.

Escolas Monsticas Nos mosteiros

Formao de futuros monges. Regime de internato. o Estas escolas abriram mais tarde escolas externas com o propsito da formao de leigos cultos (filhos dos Reis e os servidores tambm). O programa de ensino elementar o Aprender a ler escrever, conhecer a bblia (se possvel de cor), canto e um pouco de aritmtica foi-se enriquecendo de forma a incluir o ensino do latim, gramtica, retrica e dialtica. Escolas Episcopais Nas cidades,dependncia da habitao do bispo. Visavam, em especial, a formao do clero secular (parte do clero que tinha contato direto com a comunidade) e tambm de leigos instrudos que assim eram preparados para defender a doutrina da Igreja na vida civil.

A EDUCAAO ESCOLASTICA Um novo conceito de educao. Foi na Educao Escolstica que se comeou a especular sobre a f, porm aceitando o que a razo no explicava. No permitiam ao estudante ,ainda,e aos pensadores o livre pensar, o que era passvel de severas e rigorosas punies. Este perodo, denominado de a fase do magister dixit, que em latim significa o mestre disse, marcada por um rigoroso controle, feito pelo Santo Ofcio (Inquisio), rgo da Igreja que examinava o carter hertico das doutrinas. As obras julgadas proibidas eram colocadas numa lista, o Index. Caso considerassem o caso muito grave, o prprio autor era julgado, e se condenado, queimado vivo. Se a leitura fosse permitida, recebia a nihi obsta (nada obsta), e podia ser divulgada. Os Eclesiasticos transferiram seus conhecimentos para os scholasticus .Este foi um cargo cuja dignidade cresceu com o tempo, tanto que o magischola acabou assumindo na igreja funes mais elevadas transmitindo atravs de uma espcie de investidura, a funo de ensinar a um substituto o proscholus. Porem,nessa poca era comum o costume de o magischola vender a autorizao de ensinar ,a licentia docendi, e cobrar pelos ensinamentos dados aos alunos que tinham conseguido essa licena; dois casos, em certo sentido , de simonia j que nessa epoca eles defendiam a ideia de que a cincia era um dom de DEUS , portanto , no se podia ser vendida. Escolas Palatinas Fundada por Carlos Magno,Escola Palatin. As sete artes liberais repartidas no trivium e no quadrivium. o O trivium abraava as disciplinas formais: gramtica, retrica, dialtica, esta ltima desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o O quadrivium abraava as disciplinas reais: aritmtica, geometria, astronomia, msica, e, mais tarde, a medicina. Escolas Catedrais Escolas urbanas, sadas das antigas escolas monsticas (que alargaram o mbito dos seus estudos), Criao de benefcios para a remunerao dos mestres, prosperando nesse mesmo sculo. A atividade intelectual abre-se ao exterior, ainda que de forma lenta, absorvendo elementos das culturas judaica, rabe e persa, redescobrindo os autores clssicos, como Aristteles e, em menor escala, Plato. Universidades Originalmente, estas instituies eram chamadas de studium generale, agregando mestres e discpulos dedicados ao ensino superior de algum ramo do saber (medicina, direito, teologia). Porm, com a efervescncia cultural e urbana da Baixa Idade Mdia, logo se passou a fazer referncia ao estudo universal do saber, ao conjunto das cincias, sendo o nome studium generale substitudo por universitas. A forma que as Universidades nasceram foi muito variada assim como a forma que ela era organizada. Umas eram sociedades ou agrupamentos de mestres.,outras de mestres e estudantes,mas em geral sempre acabavam recebendo privilgios dos Papas,como isenes de impostos direitos de greve ,direitos de conceder graus ou licena pra ensinar.

Potrebbero piacerti anche