Sei sulla pagina 1di 11

Universidade de Braslia (UnB) Faculdade de Comunicao (FAC) Disciplina: tica na Comunicao Professor: Luiz Martins da Silva Aluno: Alanna

de Oliveira Correia Turma: B Matrcula: 10/0047726 Cdigo: 145521

Pr-projeto de Pesquisa

Crianas Fashionistas

1 Apresentao
O trabalho desenvolvido diz respeito a dilemas ticos presentes na rea da comunicao social. O estudo ser realizado a partir de dois casos que ilustram o tema abordado. O tpico escolhido busca tratar da forma como a mdia vem transformando crianas em modelos fashionistas, modelos usados para lanar novas modas e produtos. Levando-se em considerao a condio de crianas, farei uma anlise sobre como as campanhas no esto respeitando a infncia. No se trata de publicidade para um pblico infantil, mas da maneira como os modelos mirins so retratados. As crianas que trabalham nessas campanhas ou que apenas esto sendo lanados na mdia como pequenas celebridades, recebem o ttulo de Crianas Fashionistas. Os casos escolhidos para representao do tema abordado sero expostos na prxima seo.

2 Problematizao
Os exemplos utilizados para retratar essa nova situao s quais diversas crianas esto sendo submetidas sero: A marca australiana Witchery fez em outubro de 2010 uma campanha infantil em que as crianas modelos posam como adultas. Trata-se de um ensaio de adulto com crianas. A edio de dezembro de 2010 da revista Vogue francesa lanou um editorial de moda onde as modelos so meninas de cerca de seis anos de idade. No ensaio as meninas aparecem com roupas de adulto, maquiagem pesada, acessrios e poses que no so indicadas para a idade.

3 Justificativa
A relevncia do tema tratado est no fato de que a infncia uma fase importante para o ser humano, uma vez que nela que se desenvolve a personalidade do indivduo. A infncia deve ser uma fase respeitada e dever de todos zelar por ela. Os casos ilustrados so exemplos claros de como essas marcas esto pondo em risco o desenvolvimento dessas crianas, uma vez que esto interferindo, atravs da forma de tratamento, na infncia desses pequenos modelos. Alm de forar um amadurecimento precoce nos modelos, essa representao adulta de produtos infantis tambm influencia as crianas que esto suscetveis a tais campanhas. Forar os modelos em poses adultas um risco para infncia tanto deles, como das crianas que

assistem as campanhas, pois elas so influenciadas a querer crescer mais rpido, saindo da fase infantil antes do tempo.

4 Objetivos
Os objetivos do tema proposto : Denunciar sobre como tais campanhas podem atrapalhar o desenvolvimento infantil de diversas crianas, alm dos prprios modelos. Fazer refletir acerca da preocupao pela manuteno da infncia.

5 Metodologia
A pesquisa ser realizada segundo a metodologia descrita a seguir: Realizao do clipping com imagens das campanhas realizadas pela Vogue e pela Witchery e reportagens sobre o tema, incluindo o uso da imagem de filhos de celebridades e outras campanhas de produtos infantis. Anlise dos casos ilustrativos. Resultado da anlise do contedo.

Clipping
1.

Fofo ou inapropriado? 'Vogue' francesa publica editorial polmico com crianas


ASSUNTOS: Editoriais, Moda

meninas de seis anos em atitude de gente grande


Um ensaio recente publicado na Vogue Paris tem tudo o que um bom editorial de moda deve ter: meninas, maquiagem carregada, salto alto, joias, poses ousadas e muito, muito caro. Mas, com um olhar mais atento, nota-se algo diferente: as modelos das fotos so crianas que, certamente, no passam dos seis anos de idade. Em atitude de gente grande, as meninas causaram alvoroo entre os sites especializados, que recriminaram a revista por retratar situaes inadequadas para a idade das modelos. Em vez de meninas brincando de se vestir no closet da me, essas fotos mostram crianas crescendo rpido demais, diz o colunista Justin Fenner, do Styleite.com. O ensaio faz parte da edio especial da Vogue Paris editada pelo estilista Tom Ford, repleta de editoriais polmicos. Um deles, em contraste com as crianas, traz um casal de idosos em cenas quentes. O americano tambm colocou nas pginas da publicao a modelo Crystal Renn toda enfaixada e deu um beijo no fotgrafo Terry Richardson para um ensaio cheio de sadomasoquismo.

2.
A ltima Vogue Paris desse ano est um prato cheio para os comentrios na mdia. S o editor escolhido j d o que falar: o ilustrssimo convidado, Tom Ford, que protagoniza uma cena de tirar o folgo nas pginas na revista: um beijo gay com o fotgrafo Terry Richardson. Alm disso, a revista apostou em modelos de faixa etria bem mais elevada, desbancando as novinhas, mas ao mesmo tempo, trouxe um editorial com trs crianas maquiadas, esmaltadas e cheias de jias. E sobre este ltimo que queremos chamar ateno. No a primeira campanha de 2010 que traz crianas como adultos fashionistas. Em outubro oVirgula Lifestyle falou sobre a polmica campanha da marca Witchery. Lembra? Houve uma forte crtica sobre a tendncia da moda em forar as crianas a crescerem muito rpido. A questo no se restringe s campanhas, basta lembrarmos de alguns nomes de celebridades infanto-juvenis citadas algumas vezes por aqui, como Willow Smith, Lourdes Maria (filha da Madonna), Noah Cyrus (irm de Miley Cyrus), e a

blogueira Tavi Gevinson. Embora ainda bem novas, essas meninas j ganharam destaque no mundo da moda. Sem contar com futuras apostas como Suri Cruise e outras mini celebridades. Conte para ns o que voc acha dessa onda? Acima, veja o editorial com crianas veiculado na ltima Vogue Paris. O stylist de Melanie Huynh e as estrelas infantis so Lea, Prune e Thylane.

3. Aproveitando o clima de dia das crianas que est quase chegando, vamos falar de uma polmica que est rolando no mundo fashion kids. A marca australiana Witchery lanou uma campanha infantil onde as crianas aparecem com poses de adulto e as fotos no agradaram algumas instituies protetoras dos menores, sendo apontadas como muito maduras para a idade dos modelos. Acho que o anncio tem um direcionamento realmente perigoso. Acho ofensivo. A infncia um perodo que deve ser alegre e livre. Hoje em dia, crianas de cinco anos fazem dietas e se preocupam com a aparncia o que no deveria ser uma questo nessa idade, disse Noni Hazlehurst, representante do grupo britnico Barnados, em entrevista ao Herald Sun. Ele acredita que uma atitude muito arriscada retratar crianas como adultos fashionistas e ridculo for-las a crescerem rpido". Julie Gale, representante do grupo Kids Free 2B Kids, concorda com Noni: Me pergunto como a Witchery no sabe que existe uma onda de pais e profissionais de desenvolvimento da criana que lutam e concordam que esta no a direo correta para nossos filhos, disse ABC.

4.

Crianas fashionistas: to famosas quanto seus pais

adoxx e Suri: capas de revista / Reproduo

Romeo Beckham, de Victoria e David; Suri Cruise, de Tom e Katie Holmes e Maddox, de Angelina Jolie e Brad Pitt. Estes trs so alguns exemplos de que at mesmo crianas podem ser superfashionistas. E, por isso, filhos de celebridades acabam se tornando o foco das atenes, so perseguidos pelos paparazzi e tm fotos de seus modelos divulgadas

pela internet. Alguns resolvem at entrar para valer no universo da moda. Conhea as crianas fashion mais faladas: Romeo Beckham Atualmente, s se fala do filho de Victoria e deDavid Beckham. O motivo: ele vai lanar uma grife de culos de sol. E olha que ele tem apenas oito anos! Os modelos sero para crianas e a grife poder se chamar RB de suas iniciais ou ento Bambino Beckham. Veja mais: anncio com modelos mirins provoca polmica entre grupos de proteo criana Suri Cruise Essa j nasceu um cone fashion, sempre perseguida pela imprensa. Causou polmica em 2009, quando foi flagrada usando sandlias com salto alto, ama rosa e fotografada sempre ao lado da me, Katie Holmes. To fashionista que j teve um sapato Louboutin feito sob medida para ela! Maddox Jolie O filho de Angelina e Brad Pitt estiloso desde beb. Charmoso com seu cabelo moicano, que ele j at pintou de azul. Toda a famlia, diga-se de passagem, tem bossa: os filhos Zahara, Shiloh, Vivienne Marcheline e Knox Leon tambm sempre so clicados com bom modelos. Apple Martin Apesar de ser a mais discreta das crianas celebridades, a filha de Gwyneth Paltrow com Chris Martinfaz o jeito romntica. Kingston Rossdale O filho mais velho de Gwen Stefani tem personalidade at com sua atitude diante dos fotgrafos. Marrento, pode aparecer por a de jaquetinha de couro ou com mix de estampas. Willow Smith Alem de fashion, j artista! A filha de Will Smith cantora e assinou com gravadora de JayZ. Seus modelos j renderam muitos cliques e elogios. Sobreposies, cortes de cabelo radicais ... vai longe!

5.

Skinnyjeansinvadeoarmriodebebsecrianasfashionistas
ASSUNTOS: Moda, Jeans

Crianas aderem ao skinny jeans. Foto: Divulgao GAP

Os fs do skinny jeans devem admitir: apesar do toque fashion que emprega ao visual, a pea no das mais confortveis. Agora imagine usar uma delas por cima de... fraldas. Pode parecer inapropriado, mas grandes marcas garantem que bebs e crianas formam o mais novo pblico literalmente que aderiu moda. De acordo com reportagem do Wall Street Journal, osskinny infantis constituem 40% da coleo jeans infanto-juvenil da Gap, e 70% da linha para meninas mais crescidinhas mas nem tanto. Levis, J. Crew,American Eagle Outfitters e Target so algumas das marcas que tambm comercializam o skinny infantil. Marcas ajustam o skinny ao corpo dos pequenos Roupas da moda ficam ainda mais adorveis em tamanhos pequenos, diz Marc Breitbard, vice-presidente da Gap Kids e Baby Gap. E os skinny jeans infantis da marca trazem uma boa notcia para as mames mais preocupadas: o cs das calas mais largo para comportar tranquilamente a fralda volumosa. A vice-presidente da Old Navy, Michelle DeMartini, revela que a marca mandou equipes para observar o comportamento das crianas em playgrounds e, assim, desenvolver uma pea mais confortvel. Adultos podem esquecer o conforto pela moda, mas as crianas, certamente, no, argumenta. Nunca cedo demais para se tornar uma fashion victim!

Caso 1: Witchery Witchery uma marca australiana que em outubro de 2010 lanou uma campanha de roupas infantis polmica. A campanha era representada por modelos crianas que posavam como adultos. Possuam fisionomia sria e poses atpicas para crianas. E esse foi o diferencial da campanha. O comum de se ver em campanhas de produtos infantis uma representao infantil da criana. Uma campanha de roupas infantis deveria mostrar crianas brincando, sendo crianas. No caso da Witchery, os modelos usam a linha de roupas infantil, mas seu comportamento de adulto. Vrias entidades de proteo infncia se manifestaram contra a campanha, entre elas a Barnados e a Kids free 2B kids. Um representante da Barnados disse que o ensaio retira a inocncia das crianas ao represent-las como adultas. Algumas fotografias do ensaio:

Caso 2: Vogue A edio da Vogue Paris de dezembro de 2010, editada pelo estilista Tom Ford, veio cheia de provocaes. Desde ensaios sadomasoquistas at meninas de 6 anos posando como adultas. Definitivamente, uma edio bem polmica. O ensaio foi inspirado na nova tendncia das crianas fashionistas, filhos dos famosos que lanam marcas e grifes com seus nomes e imagem. Sendo crtica, provocao ou no, o fato que a revista traz um editorial com crianas vestidas, maquiadas e em pose de adulto. As meninas usam muita maquiagem e salto alto. Se a inteno de Tom era chocar, ele conseguiu. No entanto, mandar uma mensagem para adultos uma coisa, outra usar a imagem de crianas para isso. difcil para uma criana separar um trabalho editorial de sua vida. A capacidade de abstrao de uma criana no igual de um adulto e, segundo o modelo de desenvolvimento escrito pelo psiclogo Jean Piaget, uma criana de seis anos no tem capacidade de interpretar uma metfora. Ou seja, diante da metfora de gro em gro a galinha enche o papo o que uma criana ver a imagem de uma galinha comendo e no a informao que a frase traz a um adulto. Desse modo, comportando-se como um adulto, a criana pode assimilar esse comportamento a sua personalidade e perder traos importantes da infncia, como a inocncia e a brincadeira. Algumas imagens do ensaio:

Anlise Final comum campanhas publicitrias utilizarem-se de modelos infantis, tanto em publicidade de campanhas infantis, quanto em campanhas com pblico mais amplo, como adultos tambm. No Brasil, no proibido a veiculao de tais campanhas, mas deve-se tomar cuidado com exageros. Crianas no so adultos pequenos. A infncia uma fase de desenvolvimento mental e tambm onde comea a ser traada a personalidade do indivduo. O desenvolvimento que acontece na infncia influenciado por fatores como hereditariedade, maturao neurofisiolgica e o meio qual a criana submetida. O meio aqui considerado o conjunto de atividades que circundam a criana e que influenciam os padres de comportamento do indivduo. Essas atividades so estmulos que podem chegar s crianas atravs da convivncia com outras crianas, com adultos e o acesso que ela tem aos meios de comunicao. Uma criana fashionista est sendo submetida a um meio que cobra dela um porte fsico e um comportamento especfico que no ideal para sua idade. Alm dos fatores que influenciam o desenvolvimento, tambm existem os aspectos do desenvolvimento. Esses aspectos so fsico-motor, o crescimento e a maturao neurofisiolgica; intelectual; afetivo-emocional, como integra suas experincias, a sexualidade tambm faz parte desse aspecto; e social, a forma como reage interao com as pessoas ao seu redor. Durante a infncia, a criana nutre um grande respeito s pessoas que ela considera superior a elas, os adultos. normal que elas queiram imitar os pais, seja usando roupas e acessrios dos pais, seja brincando de imitar. A brincadeira de copiar os adultos constante, mas nem por isso deve-se tratar uma criana como um adulto. Os trabalhos como modelos trazem s crianas um amadurecimento precoce, pois a vaidade comear a ser supervalorizada, e a elas so impostas responsabilidades que no deveriam ter, como controlar o prprio peso. Noni Hazlehurst, representante do grupo britnico Barnados, instituio de apoio e proteo infncia, diz aps ver a campanha da

Witchery: Hoje em dia, crianas de cinco anos fazem dietas e se preocupam com a aparncia o que no deveria ser uma questo nessa idade. A representao dessas crianas em poses adultas cobra uma postura que no deveria ser prpria da infncia. A criana deve brincar e usar da imaginao. Posar como adultas pode estimular um salto no desenvolvimento infantil que poder formar um adulto problemtico por causa de uma infncia reduzida. Da mesma forma que os modelos infantis so forados a amadurecer, as crianas que vm essas campanhas acabam se espelhando nas imagens e comeam tambm a agir como adultos.

Bibliografia http://www.fontedosaber.com/psicologia/a-psicologia-dodesenvolvimento.html http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Anuncio-com-modelos-mirinsprovoca-polemica-entre-grupos-de-protecao-a-crianca.shtml http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Skinny-jeans-invade-o-armario-debebes-e-criancas-fashionistas.shtml http://gnt.globo.com/Estilo/Noticias/Criancas-fashionistas--taofamosas-quanto-seus-pais.shtml http://gnt.globo.com/Estilo/Ensaios/Fofo-ou-inapropriado---Vogue-francesa-publica-editorial-polemico-com-criancas.shtml#gallery http://www.nominuto.com/noticias/cidades/criancas-estao-setornando-adultas-cada-vez-mais-cedo/50734/ http://www.ruadireita.com/outros/info/quando-a-crianca-se-tornaadulta-antes-do-tempo/ http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=580218 http://www.vtower.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=1975 http://www.barnardos.org.uk/ http://www.kf2bk.com/ http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia /psicdesenvcontrteoricas.htm

Potrebbero piacerti anche