Sei sulla pagina 1di 9

Vulcanismo e Sismologia

Vulcanologia
Vulcanismo primrio: caracteriza-se pela ocorrncia de erupes vulcnicas.

Vulcanismo central: o aparelho vulcnico chama-se vulco.

Cone vulcnico: elevao de forma cnica, resultante da acumulao libertados durante uma erupo.

Chamin vulcnica: canal no interior do aparelho vulcnico, que estabelece a comunicao entre a cmara magmtica e o exterior.

Cratera: abertura do cone vulcnico, em forma de funil, que se localiza no topo da chamin, formada por exploso ou por colapso da chamin.

Cmara magmtica: local situado no interior da Terra, onde se acumula, que se designa magma. Nem todos os vulces possuem esta estrutura. Por vezes, o magma ascende directamente da zona onde formado.

Cones secundrios: pequenos cones vulcnicos localizados nos flancos do cone principal, alimentados pela chamin e pela cmara magmtica deste.

Magma: material rochoso fundido.

Lava: magma aps ter perdido determinada quantidade de gases (alterao da composio qumica).

Caldeira: forma-se por colapso ou exploso da parte superior do cone vulcnico. Se reter a gua das chuvas pode formar uma lagoa.

Como se forma uma caldeira de colapso?

Vulcanismo fissural: as erupes ocorrem ao longo de fracturas da superfcie terrestre.

Piroclastos: materiais resultantes da solidificao de lava.

Cinzas: fragmentos muito finos, facilmente transportados pelo vento.

Lapilli ou bagacina: pequenos fragmentos angulares arredondados que podem ser expelidos em estado slido ou plstico (semifundido).

Bombas: grandes pedaos de lava solidificada. Tm uma forma muito particular, devido ao seu trajecto areo.

Escria vulcnica: fragmentos com o mesmo tamanho das bombas, irregulares na forma e pouco densas.

em relao quantidade de slica a lava pode ser classificada em:


- bsica (pouca slica) - intermdia (quantidade intermdia de slica) - cida (grande percentagem de slica)

a lava pode ser viscosa (temperatura prxima da de solidificao, cida, rica


em gases) ou fluida (temperatura superior de solidificao, bsica, pobre em gases).

Solidificao de lavas fluidas:

- lavas encordoadas ou pahoehoe : lavas muito fluidas que se deslocam facilmente - lavas escoriceas ou aa : lavas fluidas que se deslocam lentamente - lavas em almofada ou pillow lavas: lavas fluidas que arrefecem dentro de gua

Solidificao de lavas viscosas e fenmenos associados: - agulhas vulcnicas : quando a lava muito viscosa solidifica na chamin - domos ou cpulas : a lava viscosa solidifica sobre a abertura vulcnica, obstruindo a cratera - nuvens ardentes : massas densas de cinzas e gases, libertadas de modo explosivo e dotadas de grande mobilidade. Muito destrutivas porque se deslocam prximo da superfcie terrestre e os gases expelidos combinam-se entre si e com a gua formando cidos txicos.

Tipos de erupo vulcnica tendo em conta as suas caractersticas: - efusivo : lavas fluidas, que permitem que os gases se escapem lentamente, associam-se a erupes calmas. - explosivo : lavas viscosas, que retm os gases, associam-se a erupes violentas que podem destruir, total ou parcialmente, o aparelho vulcnico. - misto : alternncia de episdios efusivos e pouco explosivos.

Vulcanismo secundrio ou residual: manifestaes de actividade vulcnica de modo menos violento que as erupes.

Nascentes termais: fontes de libertao de guas quentes, ricas em sais minerais.

guas magmticas ou juvenis: quando as guas libertadas resultam do arrefecimento e consequente condensao do vapor de gua que se liberta do magma.

guas termais: resultam da infiltrao e acumulao de gua em rochas ou do aquecimento de gua pluviais.

Fumarolas: emisses de vapor de gua. Podem ser sulfataras (emisso de gases ricos em enxofre) ou mofetas (emisso de gases txicos).

Giseres: emisses descontnuas de gua e de vapor de gua a altas temperaturas atravs de fracturas.

Utilizao do calor geotrmico libertado pelo vulcanismo secundrio: - balneoterapia/termalismo - aquecimento ambiente (climatizao) - aquecimento de guas - piscicultura - culturas de estufa - confeco de alimentos - secagem da madeira - secagem de alimentos - converso do calor em electricidade (fins domsticos, industriais, etc.)

Vulcanismo de subduco (O-O): Nas zonas de subduco h formao de magma (pouco profundo e viscoso). Este magma depois libertado atravs de episdios eruptivos do tipo explosivo. Originam-se arcos de ilhas vulcnicas.

Vulcanismo de subduco (O-C): Nas zonas de subduco h formao de magma (pouco profundo e muito viscoso). Este magma depois libertado atravs de episdios eruptivos do tipo explosivo. Originam-se cadeias montanhosas costeiras com actividade vulcnica.

Vulcanismo de intraplaca ocenica: Os magmas (profundos) ascendem superfcie no meio de uma placa. Desencadeiam erupes do tipo misto ou efusivo. Originam ilhas no meio das placas ocenicas.

Vulcanismo de intraplaca continental: Os magmas (profundos) ascendem superfcie no meio de uma placa. Desencadeiam erupes do tipo misto ou efusivo. Originam vulces.

Vulcanismo de vale de rift: o magma penetra pelas fissuras criadas pelos limites divergentes e ascende at superfcie, onde gera erupes do tipo no explosivo.

Distribuio dos vulces: limites de placas tectnicas, nomeadamente anel de fogo do pacfico, a crista mdia ocenica, o Rifte Valley africano.

Aores: juno tripla de placas.

Perigos associados a erupes vulcnicas Perigo Escoadas de lava Danos Minimizao de riscos - raramente constituem ameaa - identificao de possveis pontos directa para o Homem emissores de lava - destruio de estradas, edifcios, - antecipao do padro terrenos de cultivo escorrncia da escoada - incndios de

Projeco piroclastos

- controlo do avano das escoadas atravs de barreiras, canais e - cortes de vias de comunicao arrefecimento de lava com gua de - destruio de estradas e de - as pessoas devem manter-se edifcios afastadas do vulco em actividade - incndios problemas oculares - intoxicaes - perigo para a aviao civil e militar - intoxicao - as pessoas devem manter-se afastadas da fonte de emisso dos respiratrios - uso de capacete de proteco e - proteco dos olhos e das vias respiratrias

Libertao de gases

- envenenamento Sismos vulcnicos Tsunamis

gases

- asfixia - proteco das vias respiratrias - colapso das edificaes por - construo prova de sismo efeito de fadiga - inundao das zonas litorais - suster a construo desenfreada nas zonas litorais

Sismologia
Sismos: movimentos vibratrios com origem nas camadas superiores da Terra, provocados por uma libertao de energia

Ressalto elstico: os movimentos tectnicos fazem com que se acumulem, nas fronteiras das placas, grandes quantidades de energia. A determinado momento, as rochas do interior da Terra comeam a deformar-se enquanto a sua elasticidade o permitir. Quando as rochas chegam ao seu limite, fracturam e libertam a energia sob a forma de ondas ssmicas e provocam a vibrao das partculas. Esta energia faz com que a falha sofra um deslocamento, em sentido oposto ao das foras deformadoras.

Sismos quanto s causas que os provocam: - naturais (vulcnicos, tectnicos ou de colapso) - artificiais (escavaes em minas, enchimento/ esvaziamento de barragens, bombas)

Limites convergentes: foras compressivas Limites divergentes: foras distensivas Limites conservadores: foras de cisalhamento

Abalos premonitrios Sismo

Rplicas

Foco: local do interior da Terra onde ocorre libertao de energia

Epicentro: local na superfcie terrestre situado na vertical do foco

Profundidade focal: distncia entre o foco e o epicentro

Maremoto: ondas gigantes

Raios ssmicos: direces de propagao das ondas ssmicas perpendiculares frente de onda

Frente de onda: superfcie esfrica contendo todos os pontos na mesma fase de movimento ondulatrio

Ondas primrias ou longitudinais (P): ondas com maior velocidade de propagao, tm movimentos de compresso-distenso. As partculas vibram na mesma direco de propagao da onda. As ondas P propagam-se nos trs meios fsicos.

Ondas secundrias ou transversais (S): ondas com velocidade de propagao menor que a das P, tm movimentos de cima para baixo. As partculas vibram perpendicularmente direco de propagao da onda.

Estas ondas so internas.

As ondas superficiais ou longas originam-se por interseco das ondas P e S superfcie.

Sismogramas: registo das ondas ssmicas

Sismgrafos: aparelhos de preciso que registam as ondas ssmicas

Microssismos: vibraes de pequena amplitude

Intensidade e magnitude de um sismo: depende da profundidade do foco, da distncia ao epicentro, da natureza do subsolo, da quantidade de energia libertada no foco (ou magnitude, medida com a escala magnitude de Richter)

Escala Internacional ou de Mercalli Modificada: escala utilizada para avaliar a intensidade de um sismo (I a XII).

Isossistas: linhas que num mapa unem pontos que apresentaram igual intensidade ssmica.

Sismos interplaca: ocorrem nas zonas de fronteira de placas Sismos intraplaca: ocorrem no interior de placas tectnicas, muitas vezes so consequncia da existncia de falhas activas.

Danos - formao de fendas no solo

Minimizao de riscos - identificao das zonas de risco

- colapso de edifcios e infra- - identificao das falhas activas estruturas - monitorizao das principais - inundao/destruio de zonas falhas sismogenticas costeiras na sequncia da - elaborao de cartas de formao de tsunamis isossistas de intensidade mxima - liquefaco de solos - levantamento das edificaes e - escorregamento de terrenos, avaliao do seu risco com possibilidade de - reabilitao/substituio das soterramento edificaes fragilizadas ou - vtimas mortais desprotegidas - falha de electricidade - destruio da rede de gua, -aplicao das normas construo anti-ssmica de

esgotos, gs - incndios

Mtodos para o conhecimento do interior da geosfera: 1. Directos: perfuraes e sondagens; materiais expelidos atravs da actividade vulcnica; materiais da geosfera que chegam superfcie por aco dos movimentos tectnicos; rochas que se formam no interior e que, na sequncia da eroso, afloram superfcie. 2. Indirectos: planetologia e astrologia; geofsica (sismologia, densidade, geotermia, gravimetria, campo magntico terrestre).

Fluxo geotrmico: Corresponde transferncia de calor do interior para o exterior, dado que o interior da Terra est mais quente do que a superfcie

Grau geotrmico: O nmero de metros que necessrio aprofundar para que a temperatura aumente 1 C. (33m/C)

Gradiente geotrmico: variao da temperatura com a profundidade, ou seja, o aumento da temperatura por quilmetro

Potrebbero piacerti anche