Sei sulla pagina 1di 5

16 setembro

Patologi a

201 1
Fisiopatologi a da Colelitase

Esse trabalho pretende realizar uma discusso dos principais mecanismos fisiopatolgicos envolvidos no surgimento da colelitase.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL PROFESSORA CLAUDIA NUNES OLIVEIRA

FISIOPATOLOGIA DA COLELITASE

ANA CLARA BATISTA AZEVEDO FERNANDA MABEL BATISTA DE AQUINO JSSICA MAYARA DE FIGUEIRDO OSAS JOCEKLEYTON RAMALHO DA SILVA LGIA ALVES BARRETO DA COSTA MARIANA DAVIM FERREIRA GOMES SUELISSON DA SILVA ARAJO

1. Introduo:

Os clculos biliares so depsitos de cristais que se formam na vescula biliar ou nos canais biliares (vias biliares). Quando os clculos se alojam na vescula biliar, o processo denomina-se colelitase; A maioria dos portadores so assintomticos e o diagnstico estabelecido casualmente, durante uma cirurgia abdominal ou por uma investigao radiolgica de sintomas vagos como pirose, plenitude e intolerancia gordurosa. Alguns portadores so oligossintomaticos e uma minoria desenvolve quadro agudo com clicas vesiculares recidivantes, podendo evoluir para colecistite aguda, empiema, perfurao da vescula e fstulas biliares. Em 10% a 15% dos portadores de litiase vesicular, h passagens de clculo para o coldoco, podendo resultar em pancreatite aguda.
2. Fisiopatologia:

Os clculos podem ser de dois tipos prinicpais: (1) clculos de colesterol, que contm cristais de colesterol monoidratado - cerca de 80% - e (2) os demais so resultado da calcificao da bilirrubina e so chamados - clculos de pigmentos. Os cristais de colesterol se formam quando a capacidade de solubilizar o colesterol ultrapassada pela sua concentrao na bile - supersaturao. Para sua formao ocorrem as seguintes condies: Supersaturao da bile com colesterol, que pode ocorrer por:

Aumento da secreo de colesterol por sntese aumentada; Diminuio da secreo de sais biliares pelo fgado; Diminuio dos fosfolipdeos da bile.

Formao de stios de nucleao a partir de microprecipitados de sais de clcio. Hipomobilidade da vescula biliar estase. Hipersecreo de muco, que aprisiona os cristais, facilitando a formao dos clculos. A formao dos clculos pigmentares est relacionada a presena de bilirrubina no conjugada na bile. Esse forma da bilirrubina se precipita como sais insolveis de bilirrubinato de clcio, que origina o clculo.

Vale ressaltar que na colelitase frequente observar a formao da lama biliar e a mucosa da vescula est comumente ulcerada, com cicatrizes, podendo haver aderncias com as vsceras adjacentes. 3. Fatores de risco: De acordo com estudos realizados, o aumento da idade est ligado a uma maior incidncia de clculos biliares. De uma forma geral, na populao peditrica raro colelitase, porm as crianas com distrbios hematolgicos (alguns tipos de anemia, como a anemia falciforme), e com dificuldade de absoro de sais biliares esto predispostas formao de clculos biliares. Nota-se uma incidncia maior de colelitase nas mulheres, e deve estar ligado a fatores hormonais, j que h um aumento do nmero de casos com a gravidez e uso de anticoncepcionais orais. Esta variao hormonal alteraria a motilidade da vescula biliar, causando uma dificuldade de esvaziamento, assim como a alterao do metabolismo do colesterol, pois o estrgeno, aumenta a sntese e captao hepticas de colesterol, levando a uma secreo biliar excessiva desse composto. A obesidade e a rpida perda de peso tambm so fatores de risco, pois esto associados a secreo biliar aumentada. A diabetes tambm causa um aumento na incidncia dos clculos na vescula biliar, devido a uma supersaturao do colesterol.

4. Manifestaes clnicas: Muitos pacientes com colelitase so assintomticos (mais de 50%) diminuindose o risco de aparecimento de sintomas com o passar do tempo. Nos casos sintomticos, a obstruo do ducto da vescula biliar por um clculo pode causar dor no abdome, principalmente do lado direito prximo s costelas, caracterizando a clica biliar. A obstruo do ducto promove um resistncia que acarreta a contrao da vescula biliar originando a clica que normalmente surge de 30 a 60 minutos depois das refeies. Persistindo a obstruo, pode haver a evoluo para uma inflamao aguda da vescula biliar (colecistite aguda). A colelitase tambm pode se apresentar como m digesto, desconforto abdominal vago, nuseas e vmitos, ou mesmo flatulncia. Este quadro se agrava com a ingesto de alimentos gordurosos, mas todos os alimentos podem desencadear sintomas.

Dentre as complicaes mais graves da colelitase est impiema, perfurao, fstulas, inflamao da rvores biliar e colestase obstrutiva ou pancreatite. 5. Tratamento: No h consenso sobre como se deve tratar os pacientes assintomticos. Alguns mdicos defendem que eles devem ser operados, outros propem que devem ser simplesmente acompanhados. Para auxiliar a deciso a ser tomada deve-se levar em considerao os riscos advindos das complicaes e os riscos cirrgicos nestes casos. Entretanto, a deciso final ser do paciente com base nas orientaes mdicas adequadas. Quando se opta pela cirurgia (para pacientes assintomticos ou sintomticos), podem ser usadas duas tcnicas, a cirurgia aberta ou a cirurgia por via laparoscpica. A colecistectomia aberta realizada com uma inciso que varia de 10 a 30 cm ficando o paciente internado em mdia 3 dias e demorando cerca de 30 dias o perodo de recuperao. J na colecistectomia videolaparoscpica so feitas quatro punes sendo a vescula retirada por um desses orifcios. A recuperao mais rpida e o paciente geralmente apresenta menos dor no ps-operatrio. Hoje em dia este o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes. Em pacientes com colelitase oligossintomtica e com grande risco cirrgico pode-se utilizar o cido ursodesoxicoclico e o cido chenodesoxicoclico para se dissolver clculos vesiculares radiotransparentes de colesterol.
6. Referncias:

ROBINS, Stanley L., Patologia Bsica, 8 Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. URL: http://www.abc.med.br/p/56355/colelitiase+diagnostico+e+tratament.htm. Acesso em 13 de setembro de 2011. URL: http://medmap.uff.br/mapas/colelitiase/Patologia.html. Acesso em 13 de setembro de 2011. URL: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/20751. Acesso em 13 de setembro de 2011.

Potrebbero piacerti anche