Sei sulla pagina 1di 33

O potencial humano ilimitado, o limite a sua crena. (prprio autor) Logo, tudo posso nAquele que me fortalece.

Dedicatria
Dedico este esmero a Deus, aos meus pais, Zilma Falco Pimentel e Ernani Bastos Pimentel, a quem devo a minha educao.

Agradecimentos
Agradeo a Deus, o qual deu-me luz e robustez para galgar mais um patamar em minha vida. A estimulao recebida dEle na difcil proposta a que me lancei, no poderia esquecer a gratido famlia, aos professores e colegas de trabalho, que transmitiram suas experincias e conhecimento.

Sumrio
Introduo Justificativa Objetivo Oratria/Histrico Nos dias de hoje Determinao e Treinamento A respirao Vencendo a barreira pblico Dez erros de linguagem oral Posturas e Gestos Regra Geral Postura Os ps e as pernas Quando sentado Os braos e mos O tronco A cabea O semblante A boca A importncia do sorriso A comunicao visual Sexo Idade Nvel scio cultural Ambiente, acomodao e tamanho do auditrio Conquistando o pblico Consideraes gerais Conquiste-o, como? 08 09 10 11 12 15 16 17 17 19 20 20 20 21 21 22 22 22 22 23 23 24 24 25 26 26 26 26 6

O que o orador no deve fazer? A forma de proceder corretamente Aproveitando as circunstncias Atualizao e vocabulrio Prepara e fazer palestras Fazer Palestras Introduo Preparao Assunto Central Concluso Entrevista Microfone Concluso Referencial Bibliogrfico ***

26 27 27 28 29 29 29 29 29 29 32 32 33 34

Introduo
A presente dissertao, a despeito de contar com inmeras e variadas sees, versa sobre um nico tema, qual seja, a oratria ou a arte de falar em pblico, conjunto de regras que constituem a habilidade do bem dizer, a qual, fundamenta-se em princpios de conduta. Dominar a tcnica da eloqncia na atualidade significa estarmos integrados no movimento do mundo. Sem dvida, a oratria alterou o rumo da histria e vem tornando-se cada vez mais relevante, tendo em vista que as pessoas possam expressar pela palavra seu conhecimento de maneira correta e segura.

O homem apenas metade de si mesmo, a outra a sua expresso. Oratria A arte de falar em pblico, Silvia Brun; jan/98, pg. 5.
Logo, a oratria a capacidade da expresso verbal, que d vestidura ao pensamento, e o palestrante dever escorar-se no vigor e na determinao.

Justificativa O uso da palavra falada deixou de ser um privilgio dos religiosos, polticos, advogados, e alastrou-se a todos. O homem precisa escrever e falar bem a fim de enfrentar as mais variadas situaes, e tambm se adequar s novas exigncias do mercado global. Exemplificando: comandar subordinados, fazer e agradecer

homenagens, dar entrevistas para emissoras de rdio e televiso, esboar uma imagem social e profissionalizante, dentre outros. Hoje, observa-se que falar bem significa expressar com entusiasmo e de forma clara um pensamento organizado. Frente a esta realidade, o projeto em tela pretende aumentar a confiana e a segurana do prprio indivduo. Assim sendo, auxiliando sua progresso no mercado de trabalho e socialmente. medida que o cidado aprende a falar ou comunicar bem, tornar-se- mais firme e consistente, motivando-se e incorporando novas possibilidades profissionais a sua carreira. Portanto, a proposta de trabalho se basear no livro de Reinaldo Polito COMO FALAR, 68a edio corretamente e sem inibies, tendo como premissa os seguintes aspectos: preparar e fazer palestras, conhecer e conquistar platias e controlar o medo de falar em pblico. Falar em pblico uma habilidade complexa; que para ser desenvolvida, necessita de treinamento sistematizado. No entanto, no basta s treinar: fundamental ter conscincia dos potenciais que precisam ser trabalhados para se obter um bom resultado.

Deus nem sempre chama pessoas qualificadas; contudo qualifica a quem convocou. Objetivo A proposta tem como objetivo desenvolver a capacidade que existe dentro de cada um, para que se torne um palestrador mais persuasivo, tranqilo, desembaraado diante de qualquer platia, aperfeioando a habilidade de falar em pblico, com atitude firme, a fim de enfrentar platias e controlar a timidez. Com enfoque sempre no desenvolvimento do autoconhecimento e na descoberta da imensa capacidade sinestsica humana, uma vez que a oratria visa desenvolver as aptides empticas do palestrante. Toda informao transmitida pelo discursador deve ser elaborada de forma consciente e verdadeira, considerando sempre o interesse da platia. Em resumo, a conscincia de si mesmo possibilita o fortalecimento do potencial nato do orador, habilitando-o a trabalhar com ousadia numa palestra utilizando todos os canais da comunicao destinando alcanar o pblico de forma emptica e ldica.

10

Oratria/Histrico
impossvel precisar quando e como nasceu a oratria. No entanto, Atenas foi o terreno frtil da oratria (436 a 338 a.C), implantando a disciplina da retrica no currculo escolar dos estudantes atenienses. Demstenes, considerado um dos maiores oradores da Antiguidade, obteve xito na arte de falar depois de superar dificuldades impostas pelas suas prprias deficincias naturais. Os problemas respiratrios, articulao e postura no lhe creditavam condies para tornar-se um grande orador. Quando falava, erguia seguidamente um dos ombros, e era motivo de constantes zombarias. No tempo em que iniciou sua preparao, isolou-se para evitar ser perturbado e poder atingir uma concentrao completa. Aperfeioou sua respirao com longas e cansativas corridas. Corrigiu sua dico com seixos na boca, com os quais procurava pronunciar corretamente as palavras. Para controlar o vcio do movimento defeituoso, resolveu fazer seus treinamentos em frente ao espelho; quando executava esta ao, era espetado por uma espada, ocasionando ferimentos horrveis. Aps toda esta dedicao, transformou seu sonho em realidade: foi o maior orador que a Grcia pde conhecer. Os romanos no sculo II a.C. sofreram influncia cultural grega, inclusive na arte da eloqncia, embora ocorresse uma resistncia a isto em divergentes perodos, chegando a ponto de fechar todos os estabelecimentos que ensinavam a falar. No entanto, no se arrefeceu o interesse dos romanos, posto que passaram a gostar mais do estudo da oratria. Assim, o Imperador Crasso permitiu a reabertura das escolas.

11

Nos dias de hoje


Na atualidade, com o final do sculo e o incio de um novo milnio, o homem encontra-se bastante preocupado com o ato ou efeito de conhecer, a fim de ser um indivduo seguro.

De nada adianta qualquer conhecimento se no ousamos em reparti-lo. Oratria A arte de falar em pblico, Silvia Brun; jan/98 pg. 05.
Nos dias de hoje, o maior poder a palavra, a qual est disponvel a todos.

Os sinais que acompanharo aos que crerem: em meu nome expulsaro demnios, falaro lnguas novas, pegaro serpentes e, se beberem veneno, no lhes far mal. Imporo as mos sobre os enfermos, e estes sero curados". Marcos 16:17;18. O poder das palavras so como veculos para o sucesso. Encontra-se no site: http://www.oratoriaonline.com.br
O homem um ser privilegiado. Atravs da palavra escrita ou verbal, pode expressar os seus sentimentos, mudar a sua realidade e o mundo ao seu redor, como Ritler demonstrou nas suas atitudes na 2a Guerra Mundial. Na perspectiva da platia, o palestrante uma imagem real, e atualmente vivemos no mundo dos cones de poder. O discursador moderno um smbolo forte que representa uma determinada esttica de robustez submetendo-se a encantar o pblico; caso contrrio, perde legitimidade e se desautoriza quando no atende a expectativa das pessoas que esperam um desempenho herico, uma liderana valente e decidida. 12

Dominando o poder da palavra, desenvolve a auto-estima, constri um propsito de vida, traa objetivos e cumpre-os; consegue avistar o futuro, estabelece um compromisso consigo, buscando o sucesso, e principalmente d a sua contribuio para o mundo.

A palavra de Deus a fonte da criao. Dicionrio Bblico, Bblia de Estudo Almeida, Revisada e Atualizada Sociedade Bblica do Brasil 1998, pg. 74. Disse Deus: - Haja luz. E houve luz. Gen. 1:3.
O mtodo da eloqncia desenvolveu-se a partir da perspectiva que todos j dispem de um determinado potencial para se expressar em pblico. Logo, o projeto em tela apresenta uma proposta nova que desenvolve a aptido do leitor atravs do autoconhecimento e do aprendizado emptico em relao platia. Com tcnicas objetivas e a premissa bsica do respeito individualidade de cada um, o projeto ir proporcionar um desenvolvimento eficaz do seu potencial abrangendo os conhecimentos primordiais que um palestrante de sucesso precisa dominar.

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Pv 3:13.
O palestrador deve exercer o ato ou efeito da comunicao, a qual o instrumento pelo qual nos relacionamos. Para que esta ocorra preciso: EMISSOR------------------------ MENSAGEM----------------------------- RECEPTOR Emissor: aquele que fala, d as informaes. Receptor: aquele que ouve. Mensagem: a idia que se transmite. Meios: so a linguagem, os gestos, a postura e a voz. 13

A estrutura interior precede a linguagem transmitida, pois a capacidade de pensar aproximadamente 4 (quatro) vezes, mais rpida que a fala (Polito).

Na comunicao, quando o ouvinte estiver bem preparado para receber bem a comunicao, no h mais o que preparar, transmita-a. COMO FALAR, 68 edio corretamente e sem inibio, ed. Saraiva, 1999, Reinaldo Polito, pg. 140.
Para permitir uma boa compreenso do receptor, o orador deve fazer o melhor uso da voz, ou seja, da comunicao verbal e no-verbal. Esta se manifesta atravs da apresentao pessoal, gestos, posturas e smbolos. Aquela por meio da linguagem oral ou escrita.

Criar esforar-se em sair do lugar comum, forar a imaginao a encontrar caminhos desconhecidos para despertar os sentidos dos ouvintes e mant-los presos fora da comunicao. COMO FALAR, 68 edio - corretamente e sem inibio, ed. Saraiva, 1999, Reinaldo Polito, pg. 51.
A dico a qualidade suprema da voz , pois sem o aparelho fonador no possvel a fala. Para obter uma boa dico, preciso dominar o flego. Em proveito de melhorar a dico, recomenda-se leitura em voz alta com obstculos na boca, como o lpis ou dedo ou qualquer outro que possa dificultar a pronncia dos vocbulos durante o treinamento.

14

Sem contar que a luta pelos espaos profissionais comea cada vez mais cedo, e a comunicao um dos principais ingredientes para ser bem-sucedido., FALE MUITO MELHOR 2o edio ,Reinaldo Polito, So Paulo, ed. Saraiva 2003, pg. 16.

Determinao e Treinamento
Aprendizagem um fenmeno individual, que surge como resultado de esforos do prprio indivduo, ocorrendo dia aps dia. O autor desta obra uma forma exemplar de determinao e treinamento para a aquisio de habilidade, atravs da repetio. Como necessidade de sua reabilitao por ser portador da Sndrome de Wilson, que, por sua vez, prejudica todas as funes motoras, inclusive a dico, comeou tratamento de fonoaudiologia. No decurso da terapia, soube que a fala no depende s da face, boca e respirao, mas sim de toda a harmonia do corpo. Desta fonoaudiloga, recebeu orientao sobre a importncia da natao para pessoas comuns e em seu prprio caso, uma vez que todo o corpo importante comunicao. Quando procurou este esporte, claro que tentou uma turma de adultos e jovens. Foi um horror, porque no acompanhava os colegas. Por iniciativa prpria, passou para uma classe de discentes bem mais novos, de 07 (sete) a 10 (dez) anos (coleguinhas). No se deixava atingir pelas crticas negativas, por gozaes. Tinha conscincia que aquela atividade era necessria; no se importava com os obstculos que precisava superar.

15

Hoje, domina o nado craw, peito e BUTTERFLY. Em relao ao ltimo estilo, imagine a dificuldade que enfrentou, posto que atualmente, nesta modalidade, capaz de nadar 500 m.

A persistncia o caminho do xito. (Charles Chaplin) Oratria & Comunicao Verbal Como Falar em Pblico Sintec Sistema Nacional de Cursos, Ed. Ltda., 2003, Maurcio Krammer, pg. 05.
Portanto, treinar adquirir habilidade no objetivo que temos como alvo. Para melhor dico, recomenda-se respeitar a pronncia correta das palavras; e o timbre de voz deve concordar com o sentimento que se procura expressar. A respirao A base da voz a respirao. Sem uma boa respirao, no possvel falar bem. Como desenvolver uma respirao correta: Levantado, equilibre o corpo sobre as pernas meio abertas. Coloque as mos na cintura abaixo das costelas. Inspire somente pelo nariz e expire lentamente pela boca, mantendo os lbios ligeiramente fechados. Pressionando o abdmen, com a mo abaixo do umbigo, introduza o ar nos pulmes. Solte-o em pequenos jatos, golpeando o msculo do abdmen. Voc tambm pode fazer o exerccio acima deitado.

16

Vencendo a barreira pblico


Alguns procedimentos: O medo de falar em pblico o inimigo nmero 1 (um) do orador. Quando o medo aparecer, encare-o normalmente, pois todos os homens possuem medo. Controle o nervosismo, relaxando o corpo. Tenha uma atitude correta. Vigie seus movimentos. Antes de pensar como, saiba o que falar. No decore, leia notas (numeradas) breves, em outras palavras, leve sempre um roteiro com os principais passos da apresentao, para lhe dar mais segurana. Planeje e treine frente ao espelho, segundo as tcnicas que sero apresentadas. Afaste os estmulos negativos. No adquira vcios: a, n, t, e, h, , , dentre outros. Chame a voz pela respirao. No tenha pressa para iniciar. Apenas a prtica ir proporcionar-lhe o reflexo confiana. A melhor maneira de combater o medo agir: inicie.

Dez erros de linguagem oral


1) Exemplo: "Haja visto o progresso da cincia...". Explicao: a forma "haja visto" no se aplica a este caso. O correto "haja vista", e no varia. "Rubens Barrichello poder ser campeo, haja vista o progresso que tem feito com o novo carro". 2) Exemplo: "Para mim no errar..." Explicao: "mim" no pode ser sujeito, apenas complemento verbal ("Ele trouxe a roupa para mim"). Tambm pode completar o sentido de adjetivos: "Fica difcil para mim...". 3) Exemplo: "Vou estar enviando o fax..." Explicao: embora no seja gramaticalmente incorreto, o gerndio uma praga. inconveniente e desnecessrio. Argumente: "Vou enviar o fax". 17

4) Exemplo: "Ir ao encontro de...", "ir de encontro a...". Explicao: muitas pessoas pensam que as duas expresses significam a mesma coisa. Errado. "Ir ao encontro de..." o mesmo que estar a favor. "Ir de encontro a..." significa estar contra, discordar. 5) Exemplo: "Eu, enquanto diretor de marketing...". Explicao: tambm inadequado. Com mais exatido argumente: "Eu, como diretor de marketing..." 6) Exemplo: "Fazem muitos anos..." Explicao: quando o verbo "fazer" se refere a tempo, ou indicar fenmenos da natureza, no pode ser flexionado. Recite: "Faz dois anos que trabalho na empresa", "Faz seis meses que me casei". 7) Exemplo: "A nvel de Brasil...". Explicao: "a nvel de" uma expresso intil. Pode ser suprimida ou substituda por outras. Em vez de: "A empresa est fazendo previses a nvel de mercado latinoamericano", use "A empresa est fazendo previses para o mercado latino-americano". A nvel (medida) do mar, em nvel (comparao) de Brasil. Esta a forma correta de falar e escrever. 8) Exemplo: "No tive qualquer inteno de errar" Explicao: no se deve usar "qualquer" no lugar de "nenhum" em frases negativas. O certo exclamar: "No tive nenhuma inteno de errar". 9) Exemplo: "H dez anos atrs..." Explicao: redundncias enfeiam o discurso. Melhor dizer: "H dez anos" ou "Dez anos atrs". "H dez anos atrs" o mesmo que "um plus a mais". 10) Exemplo: "ramos em oito na reunio" Explicao: no se usa a preposio "em" entre o verbo ser e o numeral. O correto : "ramos oito". Fonte: http://www.polito.com.br

18

Posturas & Gestos


Os gestos falam mais do que voc imagina. Uma boa dico e postura valorizam a imagem do orador. A ao de gesticular deve acompanhar as palavras ou corresponder a uma idia predominante do texto e no a cada palavra pronunciada. Assim sendo, para uma frase, deve existir um gesto que vem antes ou junto da orao, nunca depois. As gesticulaes so o toque de acabamento e os responsveis pelo sucesso de uma fala. No apenas as mos e o antebrao, mas sim todo o corpo deve participar da fala. Ao falar, todos gesticulam. Na oratria o expositor que no sabe gesticular torna a sua pea fria e inexpressiva. A gesticulao dever ocorrer de forma: Natural, ajustando-se s idias e as palavras que so expressas pelo orador; espontnea, nunca planejada; e moderada. Alguns erros observados: Mos para trs das costas ou nos bolsos . Braos cruzados, pois demonstra a idia de desafio ou espera, dentre outros. Gestos: o abaixo da cintura, apresentam incerteza ou dvida; o acima da cabea com as mos espalmadas para cima ou para o centro; o partindo do cotovelo; e o alheios ao que se fala (maneirismo, ex. caretas). Cotovelos grudados no corpo. (Silva Brun)

19

Regra Geral
O tamanho e a intensidade do gesto deve atender as caractersticas do recinto. Quanto maior o auditrio ou mais inculto seja ele, maiores e mais largos sero os gestos; posto que vice-versa tambm verdadeiro. Todas as tcnicas de voz, vocabulrio, expresses corporais, didtica e o tipo de platia que dever enfrentar so desenvolvidos de acordo com o estilo e potencial do treinado.

Postura
Postura conhecer o que seu corpo expressa. Os cuidados com a postura comeam antes mesmo do incio do discurso. Ao dirigir-se Oratria, caminhe lentamente. No fique a ajustar as roupas.

Os ps e as pernas
Os ps e as pernas do o equilbrio necessrio do palestrante. As pernas devem ficar paradas a maior parte do tempo. Sem que o auditrio perceba, alterne o peso nas pernas. O movimento das pernas tambm deve seguir a idia da frase. A aproximao em relao aos ouvintes dever ocorrer em todos os sentidos. Dependendo da argumentao, movimente-se pela platia moderadamente. Erros mais comuns: Movimentao desordenada. Apoio incorreto na lateral em uma das pernas. Cruzamento dos ps em X. Andar de um lado para outro sem olhar para as pessoas. 20

Ficar temporariamente na ponta dos ps. Balanar como um pndulo. Mant-las rgida (sem dobrar). Modificar a posio delas quando muda a comunicao visual. Vai-e-vem para frente/trs.

Quando sentado:
Manter os ps no cho. Pode cruzar as pernas deixando as coxas apoiadas com um p sem apoio, mas no demasiamente. Quando argumentar ou defender alguma idia, faa com os ps no cho, posto que ter maior liberdade de movimento. Assim sendo, demonstrar convico no seu comportamento. As mulheres, quando usarem saias, podero colocar uma das pernas frente da outra, embora deix-las levemente afastadas no seja errado. Os homens, de jeito algum podero colocar os ps para trs da cadeira. A poltrona no espreguiadeira.

Os braos e mos
A gesticulao das mos e braos devem ser expressiva, atendendo a elucidao da mensagem com naturalidade, integrando-se suavemente no conjunto da Expresso Verbal. No entanto, determinados gestos, exagerados ou inconscientes, chegam a ridicularizar a imagem do orador. Vale acrescentar: na tribuna no se encosta os braos e cotovelos, mas sim o dedo polegar para dentro e outros para fora da mesma, na lateral.

21

O tronco
Devero ser evitados os 2 (dois) extremos: postura relaxada ou ensoberbecida. Desta forma, o palestrador estar em condies de desenvolver uma atitude simptica e participativa ao se comunicar.

A cabea
A posio da cabea manter o equilbrio com o restante do corpo e servir para indicar idias negativas e positivas, contribuindo, assim, eficincia da comunicao.

O semblante
Este a parte mais expressiva de todo o corpo. Vigora como uma tela onde as imagens internas so apresentadas em todas as dimenses, demonstrando e indicando sinceridade nas palavras do discursador. O semblante deve estar vista e no escondendo necessrias expresses faciais. Logo, os olhos, a boca, as mos, a cabea, os braos, o modo de andar e os movimentos gerais so tambm uma forma de expresso.

A boca
Determina a simpatia do semblante, e comunica tanto calado quando se fala.

Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silncio. (Provrbio indiano). Fonte: http://pensamentos.com.sapo.pt/palavra.htm

22

A importncia do sorriso
O sorriso sincero poder quebrar barreiras. Ele desarma adversrios, conquista o inimigo, muda opinies e abre coraes. um elemento especial na comunicao.

A comunicao visual
Ela no s recebe o feedback dos ouvintes, demonstra os sentimentos e valoriza a presena dos ouvidores, visto que os olhos tambm exercem a finalidade de conversar com o auditrio. Os olhos possuem importncia mais evidenciada ao sucesso da Expresso Verbal. O orador no deve olhar apenas com os olhos, mas com o corpo todo.

calando que se aprende a ouvir; ouvindo que se aprende a falar; depois, falando que se aprende a calar. (Autor desconhecido). Fonte: http://pensamentos.com.sapo.pt/palavra.htm
Conhecendo e conquistando o pblico que ir ouvi-lo Sem pblico no h orador. o auditrio que determina o rumo a ser conquistado pelo expositor, o qual analisar o terreno, levando em conta o que a platia deseja ouvir e a forma como ela gostaria de v-lo.

O pblico um animal feroz; temos que o subjugar ou fugir dele. (Voltaire). COMO FALAR, 68 edio - corretamente e sem inibio, ed. Saraiva, 1999, Reinaldo Polito, pg. 104.
Cada pblico possui suas prprias caractersticas. Logo, cabe ao discursador conhec-las, quando possvel, antes do preparativo da sua exposio. 23

Consideraes sobre o pblico: Sexo As mulheres aceitam elogios quando sinceros e os homens no se incomodaro, visto que a mulher obra prima de Deus e o homem foi o rascunho. Os homens j no apreciam colocaes emocionais. So influenciados pela voz e gestos. Evitar atitudes efeminadas, exclamaes exageradas, dentre outros. Lembre-se: quando estiver frente do auditrio, voc o alvo. A idade O vocabulrio, a postura e o assunto a ser tratado devem ir ao encontro da faixa etria, dentro de seu prisma de interesse. Infantil Possui pouca pacincia e grande distrao. Quanto mais rpida a exposio, maiores chances de captao da mensagem. O orador deve valer-se de pequenos contos, fbulas, dentre outros, facilitando assim a compreenso da criana. Juvenil A mocidade moderna obtm uma viso diversificada da gerao anterior. O varo tem sede de conhecimento e de realizaes. Assimila informaes com mais facilidade. Gostar daquele que o tratar no como criana, mas respeitando e valorizando seus ideais. Portanto, o palestrante deve demonstrar identidade e vibrao nos temas a serem abordados.

24

Adulto Contem experincia e seu vocabulrio de certa forma encontra-se estruturado. Entretanto, cuidado ao tratar o auditrio pelas aparncias de idade, porque h adultos que no possuem formao e vivncia. Idoso Interessa muito por suas conquistas. mais difcil que se empolguem por projetos futuros. Possui um esprito desconfiado e crtico. Nvel scio-cultural Pessoas ignorantes ou despreparadas Caracterizam-se por muita dificuldade de entendimento. A colocao emocional mais relevante que a razo. Bastante influenciados pela tonalidade da voz e gestos.

Se estiver em dvida entre a bondade e a verdade, opte pela bondade. (Autor desconhecido).
J os indivduos despreparados envolvem-se com informaes que vo ao encontro de suas idias e expectativas. Logo, o orador para facilitar a compreenso deste pblico, dever usar termos comuns que expressem conceitos concretos com raciocnios curtos. Pblico culto uma platia mais preparada e exigente, receptiva s colocaes racionais. Porm, se o expositor no estiver preparado, os ouvintes descobriro. Assim sendo, desinteressam pelo assunto.

25

Ambiente, acomodao e tamanho do auditrio Se possvel, conhea o local antes da apresentao. O ideal manter uma distncia entre 3 a 5 m da primeira fila. Em ambientes abertos, os cuidados devero ser redobrados. Conquistando o pblico no incio da apresentao que a adrenalina est no sangue. Consideraes gerais Cumprimente os ouvintes. Conquiste-os, como? Sorria e faa um elogio sincero ao auditrio. Reconhea as qualidades da platia e/ou comportamento do orador. Seja benevolente, pois o torne um amigo favorvel. Ponha-se no lugar do pblico. Informe o tema e as partes do assunto. Demonstre conhecimento e relevncia da matria. Faa um retrospecto ou levante um problema relacionado com que voc falar. Apresente a composio com argumentos verdadeiros e concatenados. Concluindo: Recapitule em uma ou duas frases o que acabou de expor; Encerre com informaes consistentes que permitam levar a uma reflexo ou ao. Prometa brevidade e use de criatividade. Como regra: anuncie o que vai falar, discorra, e relate sobre o que falou.

26

O que o orador no deve fazer? Pedir desculpas por problemas fsicos ou de sade, pois demonstra fraqueza. Contar piadas na introduo porque corre o risco de perder a credibilidade, porm um fato bem-humorado no uma piada. Manifestar falta de conhecimento ou preparo da matria. Iniciar com palavras desprovidas de objetividade como: bem, bom, a ento, dentre outras. Firmar posio sobre assunto polmico. O motivo que voc poder perder uma boa parcela do pblico. No abordar temas como a pena de morte, o aborto, a eutansia, dentre outros, visto que normalmente dividem a opinio pblica. Fazer perguntas ao auditrio, pois como diz o ditado: quem pergunta ouve o que no quer. Usar chaves ou frases vulgares porque j perderam a fora na comunicao. Exemplo: uma andorinha s no faz vero. A forma de proceder corretamente Frase ou informao que provoque impacto. Aproveitando as circunstncias So assuntos atuais e presentes na imaginao de todos. O lugar Informaes relacionadas ao elemento fsico, prdio, a cidade, dentre outros. A pessoa Aproveitar a observao de um ouvinte, fazer referncia e comentrios pessoa conhecida.

27

O tempo Conhecimento obtido em relao a datas, perodos, aniversrio da cidade, dentre outros. Aludir a ocasio a mais apropriada para iniciar um discurso. Apresenta o motivo da reunio. Fazer uma citao de: - trechos de livros conhecidos e fceis de serem adquiridos; - um pensamento, preceito ou provrbio; - uma passagem histrica real ou imaginada; - uma afirmao de autoridade no assunto, dentre outros. Criando um campo de neutralidade. Atualizao e Vocabulrio O estudo e o ato de ler a formao do orador. Logo, cuide da gramtica, pois um erro pode ser fatal. A oratria um aprendizado contnuo, em que o palestrante perpetuamente dever atualizar-se com as informaes disponveis, consultando a Internet, Intranet e Extranet. Pesquisando tambm em bibliotecas, livrarias e arquivos de jornais. O vocabulrio formulado pela leitura de um bom livro, com lpis e dicionrio ao lado, redigindo frases com as palavras anteriormente desconhecidas, procurando us-las em outras oportunidades. O vocabulrio ideal aquele simples, claro, sem divagaes, que se adapta a qualquer platia.

28

Preparar e fazer palestras


O preparo de uma boa apresentao compreende duas fases distintas: - Levantar todos os dados que cercam o evento; e iniciar a elaborao do discurso. O roteiro de um bom planejamento inicial inclura informaes apropriadas s circunstncias, conforme: - assunto; - os objetivos; e - caractersticas do pblico. Fazer palestras: Introduo. Preparao. Assunto central. Concluso. Segundo Ccero, o grande orador romano, a introduo prepara o nimo do ouvinte para receber bem o restante do discurso. O orador deve comportar-se de maneira admirvel. - cuidar da aparncia, posto que o primeiro contato com a platia; - conquistar a ateno dos ouvintes; - romper sua resistncia; - cativar sua disposio; - elogiar o auditrio; - ser breve; - ser intimo da matria; 29

- usar uma frase de impacto; - destacar qualidades do adversrio; - usar caractersticas positivas de orador, dentre outros. A preparao facilita o entendimento dos ouvintes. constituda de: - Proposio: a informao de qual o assunto e aonde voc quer chegar. - Narrao: a exposio dos motivos para comover ou convencer. Os principais tipos so: histrico; levantamento de problemas; e soluo de problemas.

a narrao dever iniciar a partir do ponto em que o conhecimento dela pertence ao ouvinte, e no antes. Reinaldo Polito, ASSIM que se FALA como organizar a fala e transmitir idias, 23o Edio Especial, So Paulo, ed. Saraiva 1999, pg. 36.
- A diviso o caminho e etapas do assunto a ser desenvolvido. Assunto central o momento de aplicar o que foi preparado, e desenvolver os recursos e refutar as objees. So os elementos: - a confirmao orienta a exposio ordenada da mensagem ou atravs de argumentos. Exemplo: de premissas, lugares oratrios e testemunhos; - a refutao consiste na defesa de possveis razes expressadas pelos ouvintes. As formas so: negao sem veracidade; defesa - agindo na base, contestando provas contrrias. 30

A concluso o coroamento da qualidade do discurso. o momento de voc emocionar a platia e convoc-la reflexo ou ao. Deve ser forte, breve (menor que a introduo), clara e objetiva. Regra: anuncie sobre o que vai falar, discorra o assunto e resuma o que proferiu. Possui 2 (dois) elementos: a recapitulao conta uma ou duas frases, a essncia do contedo apresentado; o eplogo, as palavras devem ser dirigidas mais ao sentimento do que razo. Voc poder findar a exposio elevando ou decrescendo a velocidade e a intensidade da voz. Algumas formas de concluir: - usar uma citao ou frase potica; - aproveitar um fato bem-humorado; - levantar uma reflexo; - contar um fato histrico; - elogiar o auditrio; - aludir ocasio, dentre outros. Nunca finalize seu discurso com frases vazias, a seguir: - Essas foram as minhas palavras. Muito obrigado!

31

Entrevista
O entrevistado deve olhar na direo do entrevistador enquanto este formula as perguntas. Responda dirigindo o olhar ao mesmo e depois se volte cmara. Quando participar de programas com vrios entrevistadores, dirija os olhos ao pblico de vez em quando. Modere os gestos, seja claro, simples e objetivo. Conhea o lugar.

Microfone
Aprender a usar o potencial do microfone e se transformar num timo colaborador voz e a comunicao. A posio ideal dele aproximadamente 10 cm abaixo da boca, podendo se aproximar ou afastar-se, dependendo da sensibilidade dele. Lembre-se que sua boca deve ficar prxima ao microfone. Portanto, se algum o chamar na lateral ou voc se direcionar a uma pessoa, no gire apenas cabea, mas incline um pouco o corpo a fim que o microfone esteja diante de sua boca. Olhe sempre sobre o microfone.

32

Concluso
O mercado exige um novo operrio. Falar e escrever ainda no saiu da moda. Saber contra-argumentar a garantia de um desempenho positivo no mundo profissional e social. O orador ter a obrigao de buscar; permanentemente, informaes prpria qualificao, porque a oratria um aprendizado contnuo. A oratria a arte de falar em pblico, mas o homem tem pavor de se expressar publicamente. Esse receio est ligado responsabilidade perante as pessoas. No se preocupe: voc normal. Como derrot-lo? Muitos oradores nunca perderam o medo. No espere por Deus; o porqu que Ele s age se voc agir. H uma nica maneira de venc-lo: ousando falar. Com o tempo, seu grau de nervosismo ir minimizar, desenvolvendo a sua confiana e segurana. Aprenda a pensar positivamente. Predisponha a sua mente ao sucesso. Acredite em si prprio. Contudo no tema que vai expor. H poder nas palavras edificao e a destruio. Creia que as suas sero teis e a platia desejar ouvir.

Passar o cu e a terra, porm minhas palavras no passaro. Mt 24:35


Preparar-se uma atitude positiva para a exposio. No tente decorar seu discurso. A memria humana falha. Fale com o corao. Sinta o pblico. O orador necessita de harmonia, posto que discorrer um discurso no o mesmo que recitar um poema. Uma apresentao bem ouvida por boa pronuncia agrada os ouvintes. Seja valente, amplie seus limites, vena os obstculos sempre com um sorriso, uma vez que sem luta no h vitria.

33

Referencial Bibliogrfico
Aurlio, dicionrio eletrnico verso 2.0 agosto,1996. Bblia Sagrada Revisada e Atualizada Sociedade Bblica do Brasil 1998. Brum, Silvia - ORATRIA A ARTE DE FALAR EM PBLICO, jan/98. Correio Brazilense, Braslia, domingo, 12 de setembro de 1999, cad. Emprego & Formao Profissional, pgs. 01 e 02. Dicionrio Bblico, Bblia de Estudo Almeida, Revisada e Atualizada Sociedade Bblica do Brasil 1998. Falco, Renato Pimentel, Projeto Elaborado: Tecnologia e Treinamento como Fatores de Sucesso. 1999. Hoauiss, dicionrio eletrnico da lngua portuguesa, verso1.0 multiusurios, agosto 2002. Krammer, Maurcio - Oratria & Comunicao Verbal Como Falar em Pblico Sintec Sistema Nacional de Cursos, Ed. Ltd, 2003. Loureno, Professora Lindavane. Texto - A estratgia da palavra e como falar corretamente e sem inibies. Polito, Reinaldo ASSIM que se FALA como organizar a fala e transmitir idias, 23o Edio Especial, So Paulo, ed. Saraiva 1999. Polito, Reinaldo COMO FALAR corretamente e sem inibies, 68o Edio Especial, So Paulo, ed. Saraiva 1999. Polito, Reinaldo FALE MUITO MELHOR, 2o Edio , So Paulo, ed. Saraiva 2003. Suma Econmica - 1996, Como falar em Pblico Material de Apoio Didtico, Rua Baronesa do Engenho Novo, 189 Engenho Novo RJ Cep 20.961-210. Na Internet:

Frases & Pensamentos


Coleo de frases celebre, pensamentos e provrbios, divididos por tema. Aceita

contribuies de internautas.
http://pensamentos.com.sapo.pt/palavra.htm

34

Noes de Oratria NOES DE ORATRIA A Comunicao um processo atravs do qual busca-se transmitir informaes pela linguagem, sinais, smbolos e comportamentos. Ela se move na direo de um objetivo especfico. http://www.barroco.com.br/~flavioas/leoclube/orator.htm Oratria LIVRO aborda com clareza e competncia cada fator da oratria. D orientao e segurana ao principiante, meios ... http://www.sintec-cursos.com.br/oratoria.htm Oratria Oratria. Novidades: Artigos: A Oratria por Excelncia - Nelson Moraes http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/oratoria Oratria emocional introduo leia mais produtos & servios fotos opinio mapa Sobre o curso >>Produtos & servios >> Oratria Emocional - Avanado O perfil deste curso foi estruturado para atender profissionais que desejem aprimorar a arte de falar em pblico http://www.oratoriaemocional.com.br/paginas/programa2.htm Oratria Online Aprenda a falar em pblico. Oratria, neurolingstica, comunicao, arte da palavra, autoconfiana, fora interior, motivao, poder da mente, sucesso, formao de multiplicadores, Personal Coach, cursos, palestras, venda de livros e materiais. Cura, depresso e insegurana. http://www.oratoriaonline.com.br ORATRIA SACRA http://www.apl.org.br/Comunicacao/Arquivos/Irineu/Orat%C3%B3ria.ppt

Reinaldo Polito - Artigo no curso de expresso verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito. Escolha o mais apropriado para voc - Cursos ... http://www.polito.com.br Treinamentos e cursos de oratria sacra grtis treinamentos, cursos, treinamento, curso de oratria sacra, para pregador voluntrio, seminrio, cristo. http://www.jesusvoltara.com.br/treinamentos.htm

Renato Falco Pimentel


Servo do Senhor Jesus Cristo rpimente@stj.gov.br rfpimente@hotmail.com

35

Potrebbero piacerti anche