Sei sulla pagina 1di 11

CENTRO EDUCACIONAL ADALBERTO VALLE.

VITOR CANDEIA TALO ROSSELINI MATEUS NAVARRO SWAMYA MARA

II GUERRA MUNDIAL

O CONFLITO HISTRICO

MANAUS 2009

CENTRO EDUCACIONAL ADALBERTO VALLE.

VITOR CANDEIA TALO ROSSELINI MATEUS NAVARRO SWAMYA MARA

II GUERRA MUNDIAL

O CONFLITO HISTRICO

Trabalho de informtica para obteno de nota relativa ao terceiro trimestre do ano letivo

Prof. Orientador: Helenise.

MANAUS 2009

SUMRIO
INTRODUO...................................................................................................04 II GUERRA MUNDIAL.......................................................................................05 CAUSAS DA GUERRA...........................................................................05 ECLOSO DA GUERRA.........................................................................05 O AVANO PARA A EUROPA CENTRAL.............................................05 REPBLICA DE VICHY..........................................................................06 O EIXO A CAMINHO DO LESTE............................................................06 O AVANO DOS ALIADOS....................................................................06 OS EUA ENTRAM NA GUERRA............................................................06 FINAL E CONSEQUNCIAS..................................................................07 CONCLUSO....................................................................................................08 REFERCIAS BIBLIOGRFICAS

INTRODUO
Ao decorrer deste trabalho iremos falar a respeito da segunda guerra mundial, comentando sobre o que impulsionou a guerra, o decorrer do conflito, os participantes do conflito, os seus objetivos e as causas que foram terrveis, tanto para os vencedores como para os perdedores. Neste trabalho tambm ir constar, detalhadamente, os principais pontos da historia sobre a segunda guerra envolvendo tpicos para o melhor entendimento da historia completa.

04

II GUERRA MUNDIAL
Causas da guerra: A Primeira Guerra Mundial transformou-se no ponto de partida de novos e irreconciliveis conflitos, pois o Tratado de Versalhes (1919) disseminou um forte sentimento nacionalista, que culminou no totalitarismo nazi-fascista. As contradies se aguaram com os efeitos da Grande Depresso. Alm disso, a poltica de apaziguamento, adotada por alguns lderes polticos do perodo entre guerras e que se caracterizou por concesses para evitar um confronto, no conseguiu garantir a paz internacional. Sua atuao assemelhou-se da Liga das Naes: um rgo frgil, sem reconhecimento e peso, que deveria cuidar da paz mundial, mas que fracassou totalmente. Assim, consolidaram-se os regimes totalitrios. O germnico de origem austraca Adolf Hitler defendia que a Alemanha necessitava mais espao vital, e por isso queria estabelecer uma fronteira com a Unio Sovitica. Hitler anexou ao Reich alemo a ustria, seguido da Tchecoslovquia. A essas anexaes, as potncias ocidentais europias no responderam, mas quando Hitler avanou sobre a Polnia, foi declarado um conflito, e iniciou-se a Segunda Guerra Mundial. Ecloso da guerra: Invaso na Polnia Nos primeiros meses no houve confronto real entre as foras da Alemanha e seus adversrios. Enquanto isso tropas alems avanavam sobre o territrio polons e em menos de um ms a Polnia desapareceu do mapa europeu. A ocupao nazista na Polnia foi devastadora, pois cerca de 400 mil poloneses foram levados a Alemanha para trabalhar em um regime de semiescravido. Foi ai que os alemes aplicaram a poltica da soluo final, ou seja, extermnio dos judeus. O avano para a Europa central: Os combates comearam de fato quando os alemes partiram para a conquista da Escandinvia. A conquista da Escandinvia foi rpida e mais tarde Noruega e Dinamarca j estavam ocupadas pela Alemanha. Enquanto havia conflita na Noruega, Hitler iniciou a conquista da Blgica e da Holanda com o objetivo de criar uma base area contra os inimigos, para assim conquistar a Frana. Tal operao, com o feito de intensos bombardeios era dirigido pela Luftwaffe. Munidos de armas pesadas e bastante soldados a Alemanha venceu rapidamente a resistncia francesa. Em junho as tropas nazistas colocaram em Paris uma bandeira com o smbolo da sustica no topo da Torre Eiffel.

05

Repblica de Vichy: No comando da situao, Hitler exigiu que o acordo de paz com a Frana fosse assinado no mesmo vago em que os alemes tiveram que aceitar o tratado de Versalhes. Foi ai que os alemes estabeleceram a diviso da Frana em duas partes: um sobre o domnio alemo e o outro sobre o governo Frances, sediado na cidade de Vichy. O eixo a caminho do Leste: Em junho de 1940, Mussolini entrou na guerra ao lado da Alemanha e avanou para o norte da frica. Nessa regio o socorro da Alemanha poupou os italianos de uma derrota contra os ingleses. O prximo passo foi conquistar os Blcs, pois era importante fornecedor de petrleo e trigo. As tropas nazistas conquistaram a Romnia e a Bulgria e em 1941 ocuparam a Grcia e a Iugoslvia. Em meados de 1941, boa parte da Europa estava nas mos dos nazistas, ou de governos aliados de Hitler, assim ele podia voltar-se para sua maior ambio, a URSS. O governo sovitico comandado por Stalin acreditava que estava segura pelo pacto nazi-sovitico de no-agresso feito junto a Alemanha. Contudo Stalin errou o clculo e foi tomado de surpresa pela Alemanha, ainda que receberam avisos da Orquestra Vermelha (eficiente rede de espionagem sovitica). O avano dos aliados: Operao Barbarossa. Invaso da URSS, conhecida com Operao Barbarossa, tinha como objetivo: a derrota do comunismo sovitico e controlar os recursos do pas. Com a chegada dos alemes no territrio sovitico a campanha se complicou no final de 1941, quando os mesmo chagaram as portar de Moscou. Foi ento, diante do exrcito vermelho, Hitler sofreu a sua primeira grande derrota e foram obrigados a recuar. Os EUA entram na guerra: No pacfico, o Japo estava em guerra com a China. Ento os EUA procuraram resolver pela diplomacia os conflitos com o Japo, porm, o Japo disposto a afastar a influncia norte-americana tomou a deciso que o levou guerra. Em dezembro daquele ano a marinha e a aviao japonesa atacaram a base norte-americana de Pearlharbor, no Hava. Em seguida os EUA declararam guerra contra o Japo e assim, a Alemanha, Itlia e Japo, que compunham o bloco do eixo, declararam guerra ao mesmo. Brasil e Mxico foram arrastados pelos EUA, fortalecendo o bloco dos aliados, que j era composto por EUA, Frana, URSS e Gr-Bretanha. A guerra tornou-se mundial. 06

Ento os Aliados tomam ofensiva, conquistando assim, os territrios conquistados pela Alemanha. Final e Conseqncias: Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendio da Alemanha e Itlia. O Japo, ltimo pas a assinar o tratado de rendio, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atmicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ao desnecessria que provocou a morte de milhares de cidados japoneses inocentes, deixando um rastro de destruio nestas cidades. Os prejuzos foram enormes, principalmente para os pases derrotados. Foram milhes de mortos e feridos, cidades destrudas, indstrias e zonas rurais arrasadas e dvidas incalculveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentrao e mataram aproximadamente seis milhes de judeus. Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organizao das Naes Unidas), cujo objetivo principal seria a manuteno da paz entre as naes. Inicia-se tambm um perodo conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e Unio Sovitica. Uma disputa geopoltica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo sovitico, onde ambos pases buscavam ampliar suas reas de influncia sem entrar em conflitos armados.

Foto tirada durante a Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler

Nuvem em formato de cogumelo resultado da exploso nuclear sobre Nagasaki.

07

CONCLUSO
Ao final deste trabalho conclu-se que tanto para os perdedores como para os ganhadores a segunda guerra mundial foi desastrosa, causando assim, milhares de mortes e cidades em runas, alm de prejuzos que duram at hoje. Observamos tambm que o Japo teve uma grave destruio causada pela desnecessria bomba que os Estados Unidos jogaram sobre eles fazendo com que o mesmo se rendesse para assim, determinar o fim da Guerra.

08

REGERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Sites: Mundo Vestibular. Acesso em 11 de setembro de 2009. Disponvel em <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRAMUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html> Wikipdia. Acesso em 11 de setembro de 2009. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial> Brasil Escola. Acesso em 11 de setembro de 2009. Disponvel em <http://www.brasilescola.com/geografia/resumo-segunda-guerra-mundial.htm> Sua Pesquisa. Acesso em 11 de setembro de 2009. Disponvel em <http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/> Livro: Projeto Ararib: historia/ ensino fundamental obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna; editora executiva Maria Raquel Apolinrio 2. Ed. So Paulo: Moderna, 2007.

II GUERRA MUNDIAL Causas da guerra: A Primeira Guerra Mundial transformou-se no ponto de partida de novos e irreconciliveis conflitos, pois o Tratado de Versalhes (1919) disseminou um forte sentimento nacionalista, que culminou no totalitarismo nazi-fascista. As contradies se aguaram com os efeitos da Grande Depresso. Alm disso, a poltica de apaziguamento, adotada por alguns lderes polticos do perodo entre guerras e que se caracterizou por concesses para evitar um confronto, no conseguiu garantir a paz internacional. Sua atuao assemelhou-se da Liga das Naes: um rgo frgil, sem reconhecimento e peso, que deveria cuidar da paz mundial, mas que fracassou totalmente. Assim, consolidaram-se os regimes totalitrios. O germnico de origem austraca Adolf Hitler defendia que a Alemanha necessitava mais espao vital, e por isso queria estabelecer uma fronteira com a Unio Sovitica. Hitler anexou ao Reich alemo a ustria, seguido da Tchecoslovquia. A essas anexaes, as potncias ocidentais europias no responderam, mas quando Hitler avanou sobre a Polnia, foi declarado um conflito, e iniciouse a Segunda Guerra Mundial. Ecloso da guerra: Invaso na Polnia Nos primeiros meses no houve confronto real entre as foras da Alemanha e seus adversrios. Enquanto isso tropas alems avanavam sobre o territrio polons e em menos de um ms a Polnia desapareceu do mapa europeu. A ocupao nazista na Polnia foi devastadora, pois cerca de 400 mil poloneses foram levados a Alemanha para trabalhar em um regime de semiescravido. Foi ai que os alemes aplicaram a poltica da soluo final, ou seja, extermnio dos judeus. O avano para a Europa central: Os combates comearam de fato quando os alemes partiram para a conquista da Escandinvia. A conquista da Escandinvia foi rpida e mais tarde Noruega e Dinamarca j estavam ocupadas pela Alemanha. Enquanto havia conflita na Noruega, Hitler iniciou a conquista da Blgica e da Holanda com o objetivo de criar uma base area contra os inimigos, para assim conquistar a Frana. Tal operao, com o feito de intensos bombardeios era dirigido pela Luftwaffe. Munidos de armas pesadas e bastante soldados a Alemanha venceu rapidamente a resistncia francesa. Em junho as tropas nazistas colocaram em Paris uma bandeira com o smbolo da sustica no topo da Torre Eiffel. Repblica de Vichy: No comando da situao, Hitler exigiu que o acordo de paz com a Frana fosse assinado no mesmo vago em que os alemes tiveram que aceitar o tratado de Versalhes. Foi ai que os alemes estabeleceram a diviso da Frana em duas partes: um sobre o domnio alemo e o outro sobre o governo Frances, sediado na cidade de Vichy. O eixo a caminho do Leste: Em junho de 1940, Mussolini entrou na guerra ao lado da Alemanha e avanou para o norte da frica. Nessa regio o socorro da Alemanha poupou os italianos de uma derrota contra os ingleses. O prximo passo foi conquistar os Blcs, pois era importante fornecedor de petrleo e trigo. As tropas nazistas conquistaram a Romnia e a Bulgria e em 1941 ocuparam a Grcia e a Iugoslvia.

Em meados de 1941, boa parte da Europa estava nas mos dos nazistas, ou de governos aliados de Hitler, assim ele podia voltar-se para sua maior ambio, a URSS. O governo sovitico comandado por Stalin acreditava que estava segura pelo pacto nazi-sovitico de noagresso feito junto a Alemanha. Contudo Stalin errou o clculo e foi tomado de surpresa pela Alemanha, ainda que receberam avisos da Orquestra Vermelha (eficiente rede de espionagem sovitica). O avano dos aliados: Operao Barbarossa. Invaso da URSS, conhecida com Operao Barbarossa, tinha como objetivo: a derrota do comunismo sovitico e controlar os recursos do pas. Com a chegada dos alemes no territrio sovitico a campanha se complicou no final de 1941, quando os mesmo chagaram as portar de Moscou. Foi ento, diante do exrcito vermelho, Hitler sofreu a sua primeira grande derrota e foram obrigados a recuar. Os EUA entram na guerra: No pacfico, o Japo estava em guerra com a China. Ento os EUA procuraram resolver pela diplomacia os conflitos com o Japo, porm, o Japo disposto a afastar a influncia norteamericana tomou a deciso que o levou guerra. Em dezembro daquele ano a marinha e a aviao japonesa atacaram a base norte-americana de Pearlharbor, no Hava. Em seguida os EUA declararam guerra contra o Japo e assim, a Alemanha, Itlia e Japo, que compunham o bloco do eixo, declararam guerra ao mesmo. Brasil e Mxico foram arrastados pelos EUA, fortalecendo o bloco dos aliados, que j era composto por EUA, Frana, URSS e Gr-Bretanha. A guerra tornou-se mundial. Ento os Aliados tomam ofensiva, conquistando assim, os territrios conquistados pela Alemanha. Final e Conseqncias: Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendio da Alemanha e Itlia. O Japo, ltimo pas a assinar o tratado de rendio, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atmicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ao desnecessria que provocou a morte de milhares de cidados japoneses inocentes, deixando um rastro de destruio nestas cidades. Os prejuzos foram enormes, principalmente para os pases derrotados. Foram milhes de mortos e feridos, cidades destrudas, indstrias e zonas rurais arrasadas e dvidas incalculveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentrao e mataram aproximadamente seis milhes de judeus. Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organizao das Naes Unidas), cujo objetivo principal seria a manuteno da paz entre as naes. Inicia-se tambm um perodo conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e Unio Sovitica. Uma disputa geopoltica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo sovitico, onde ambos pases buscavam ampliar suas reas de influncia sem entrar em conflitos armados.

Potrebbero piacerti anche