Sei sulla pagina 1di 9

Ana Rita Matosinhos

O que a hepatite?
A hepatite engloba qualquer doena que afecte, s e apenas, o fgado da possuir vrias variantes (A, B, C, D, E, F, etc.), sendo algumas delas letais. A hepatite pode ter causa vrica ou pode advir de outros factores (drogas, distrbios metablicos, entre outros). As hepatites mais conhecidas so vricas e, apesar de existirem outras doenas (tambm causadas por vrus) que afectam o fgado, como o vrus de Epstein-Barr, o citomegalovrus, etc., no so consideradas hepatites visto infectarem outros stios do corpo. O vrus da Hepatite foi o primeiro vrus a ser identificado como transmissvel por transfuso sangunea, permitindo assim que as pessoas portadoras fossem proibidas de doar sangue. Este vrus, ao atacar o fgado (matando-lhe as clulas), est a atacar o rgo responsvel pelas funes vitais do organismo, como o metabolismo e produo de hormonas e protenas, da ser to perigoso e causar a morte de milhares de pessoas por ano. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS, 2007), aproximadamente 30% da populao mundial, cerca de dois bilhes de pessoas j foram infectadas pelo vrus da Hepatite B, das quais 350 milhes tornaram-se portadoras crnicas, levando ao bito de 470 mil pessoas por ano. As hepatites distinguem-se tambm em agudas e crnicas, (PESQUISAR AQUI)

Porto 2008/2009

Hepatites mais comuns

vricas

Os tipos de hepatites vricas que mais afectam a populao mundial so o A, B, C , D e E. E as que mais afectam a populao mundial so as trs primeiras, a hepatite A, a B e a C. Portanto irei abordar a etimologia, diagnstico, preveno e transmisso dessas apenas. Em baixo apresento uma tabela com as principais caractersticas das cinco hepatites que referi, de forma a dar uma pequena introduo ao seu estudo.

Tabela 1. Principais Caractersticas das Hepatites Virais Porto 2008/2009

Hepatite A
A hepatite A uma infeco no fgado causada por um vrus, o HAV. Normalmente esta doena, que o tipo mais comum de hepatite, faz com que o fgado fique inflamado durante um tempo, contudo no costuma evoluir para casos muito graves e os doentes recuperam sem demais problemas. Este tipo de hepatite s poder ser contrado uma vez, depois disso, o indivduo ficar imune ao vrus para o resto da vida. O diagnstico feito atravs de exames ao sangue especficos, como: Enzimas do fgado: Quando o fgado atacado pelo vrus e as clulas comeam a ser destrudas, as enzimas presentes dentro dessas clulas elevam-se na corrente sangunea. Os mdicos fazem um teste sanguneo que mede o nvel da enzima ALT (alanina aminotransferase) e AST (aspartato aminotransferase). O prximo passo determinar se um vrus da hepatite que causa o aumento do nvel de enzimas hepticas. Anticorpos: Os anticorpos so produzidos pelo sistema imunolgico para responder ao ataque de invasores ao organismo. Os mdicos fazem um teste anti-HAV para detectar se h presena do anticorpo produzido contra o vrus, caso haja o paciente apresenta o vrus da hepatite. Tratamento da hepatite A: Como a maioria das infeces causadas pelo VHA so agudas, o tratamento mdico no necessrio para eliminar o vrus. Apesar disso, os mdicos podem prescrever medicamentos para tratar os sintomas provocados pela doena, como dor de cabea e nuseas, ou dar soro para prevenir a desidratao. Porto 2008/2009

A preveno da hepatite A deve ser feita atravs

Hepatite A: Virologia, Epidemiologia, Transmisso, Diagnstico, Tratamento/ preveno e Recomendaes

Porto 2008/2009

Hepatite B
A hepatite B trata-se do tipo mais letal de hepatite e o seu contgio pode ser facilmente efectuado. O conhecimento desta mais rigoroso devido ao que referi anteriormente, portanto irei desenvolver mais o estudo sobre este tipo de hepatite.

Figura 4. Vrus da Hepatite B e os seus antignios

Porto 2008/2009

As figuras 5 e 6 mostram a representao esquemtica das partculas virais do HBV no soro de pessoas infectadas. Figura 5. Representao Esquemtica das Partculas Virais do HBV Encontrada no Soro de Pessoas Infectadas

Figura 6. Representao esquemtica do HBV

Porto 2008/2009

Figura 8. Microscopia Eletrnica do HBV

1.1.2 Ciclo Replicativo do HBV O HBV, de acordo com Levinson e Janetz, possui especificidade para as clulas hepticas podendo esta ser baseada em duas propriedades: os receptores vrusespecficos presentes na membrana das clulas hepticas, que facilitam assim a invaso, e factores de transcrio encontrados somente no hepatcito, o que refora a sntese do mRNA viral logo aps a entrada. A figura 9 demonstra as etapas de replicao do HBV.

Porto 2008/2009

Figura 9. Ciclo de Vida do HBV

Porto 2008/2009

Potrebbero piacerti anche