Sei sulla pagina 1di 3

CENTRO UNIVERSITRIO DO DISTRITO FEDERAL- UDF

FICHAMENTO 04 LARAIA, Roque de Barros. CULTURA um conceito antropolgico, Jorge Zahar, 2006. Captulo 1. Se oferecssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhe parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus prprios costumes, to convencidos esto de que estes so melhores do que todos os outros. (p.11) Os homens tm uma concepo de que sua cultura melhor do que as outras. Mesmo havendo milhares de culturas no planeta, o homem tende a avaliar a sua cultura como a melhor, a mais aceitvel, e isso j em si uma caracterstica de sua cultura. Para estudar as diferenas culturas que h na sociedade, no necessrio voltar a mil anos atrs, nem mesmo ir para um extenso trabalho de campo onde muitas civilizaes aborgenes sero os objetos de estudo. Voc pode fazer todos estes estudos, apenas comparando os costumes de nossos contemporneos que vivem em nossa sociedade. So velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades especficas inatas a raas ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nrdicos so mais inteligentes do que os negros; que os alemes tm mais habilidade para a mecnica; que os judeus so avarentos e negociantes; que os norte americanos so empreendedores e interesseiros; que os portugueses so muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses so trabalhadores, traioeiros e cruis; que os ciganos so nmades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguia dos negros, a imprevidncia dos ndios e a luxria dos portugueses. (p.17)

Ficha 04

Citao

Resumo

Citao

Resumo

Para os antroplogos nada nasce somente em uma raa, ou somente em um grupo. A cultura no uma caracterstica somente de uma determinada regio, de um determinado pas. A cultura adquirida de acordo com a convivncia de uma pessoa a uma determinada sociedade, grupo. No existe correlao dos caracteres genticos e a distribuio dos comportamentos culturais de uma determinada pessoa. O comportamento e a formao de uma pessoa junto a uma cultura dependem de um aprendizado.

Citao

A partir de 1920, antroplogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitao na influencia geogrfica sobre os fatores culturais. E mais: que possvel e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente fsico. (p.21)

Resumo

Apesar de o determinismo geogrfico falar que a diversidade cultural uma conseqncia das diferenas do ambiente fsico. Os antroplogos dizem que este determinismo est equivocado, eles vo fundamentar que podem existir diversidades culturais em uma mesma sociedade. As diversidades culturais existem em um determinado grupo, as culturas no esto limitadas a somente um determinado grupo. O conceito de Cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi portanto definido pela primeira vez por Tylor. Mas o que ele fez foi formalizar uma idia que vinha crescendo na mente humana. A idia de cultura, com efeito, estava ganhando consistncia talvez mesmo antes de John Locke (1632-1704) que, em 1690, ao escrever Ensaio acerca do entendimento humano, procurou demonstrar que a mente humana no mais do que uma caixa vazia por ocasio do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, atravs de um processo que hoje chamamos de endoculturao. (p.25/26) A citao acima mostra mais uma refutao a teoria do determinismo geogrfico. O ser humano nasce com a mente vazia, de acordo com a convivncia com uma cultura de um grupo, ele vai adquirindo conhecimentos que podemos classificar de cultura. Esse aprendizado como foi descrito na citao acima chamado de endoculturao.

Citao

Resumo

Citao

A primeira definio de cultura que foi formulada do ponto de vista antropolgico; como vimos, pertence a Edward... Tylor procurou, alm disso, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemtico, pois trata-se de um fenmeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma anlise capazes de proporcionar a formulao de leis sobre o processo cultural e a evoluo. (p. 30)
Nesta parte ele afirma que a cultura pode ser considerada um objeto de estudo por que a cultura acontece naturalmente atravs do convvio do homem com uma determinada cultura. Os seus comportamentos no so pr-determinados, eles dependem de como foram criados, e como foram impostas as morais ao longo de sua vida.

Resumo

Crtica

Este captulo abordou amplamente o termo cultura, foram vastos os conceitos, e foi de suma importncia para o aperfeioamento de nosso conhecimento. Podemos concluir de acordo com o texto que o homem age de acordo com os padres sociais que lhe foi imposto ao longo de sua vida. E que a cultura pode ser observada em vrios ambientes ecolgicos, observa-se que em um nico ambiente provvel que haja mais de uma nica cultura. O autor atingiu seu objetivo, que era de informar claramente o leitor, sobre a cultura, suas caractersticas e de tudo que liga a este tema que de extrema importncia para a nossa formao acadmica.

Potrebbero piacerti anche