Sei sulla pagina 1di 49

O DO-IN um completo sistema de autotratamento que rene o que h de melhor e mais acessvel nas prticas de mobilizao energtica chinesas.

. Guiado pela perspectiva taosta do refinamento espiritual, o DO-IN, mais que um mtodo de preveno e correo de enfermidades, uma saudvel proposta que visa resgatar da passividade o mais importante personagem da cena teraputica: o paciente. Atravs do dilogo tctil com o prprio corpo o praticante, geralmente buscando consumir superficial e instantaneamente uma nova tcnica, surpreendido pela constatao de que cada um de ns naturalmente dotado do poder de reagir e restabelecer os desequilbrios que nos afligem. Ainda mais importante que eliminar uma dor ou promover o bem estar usando as prprias mos, a constatao de que a cura um processo em grande medida auto-gerado. Seu sucesso envolver sempre, em maior ou menor grau, a participao ativa da prpria pessoa - em ltima anlise, o verdadeiro autor da doena. A conscincia de que cabem ao sujeito as primeiras iniciativas nos cuidados com sua sade, o permite avaliar com mais clareza suas possibilidades e limitaes pessoais. A partir da, a deciso de quando buscar ajuda externa pode ser determinada de forma mais abalizada e responsvel. Mas no apenas ao leigo que o Do-In se dirige. Ao promover a canalizao energtica, suas tcnicas se mostram igualmente valiosas como preparao para o trabalho teraputico com energia. E, como se norteia pela sofisticada perspectiva da psicossomtica chinesa, sua investigao terica permite um facilitado ingresso ao simbolismo do corpo, induzindo ao conhecimento de outros mapeamentos bioenergticos, com seus pontos de contato e interseces.

Meridianos
Na medicina chinesa a Energia a essncia de todas as coisas, a primeira manifestao do universo sensvel. Esta energia - Chi, para os orientais - resulta da combinao de duas foras opostas - Yang, ativa ou positiva e Yin, passiva ou negativa - que surgem continuamente do Tao, a Unidade Primordial, origem do universo de pluralidades. Yang e Ying, os dois princpios antagnicos da Unidade se juntam pela fora de atrao dos opostos em combinaes variadas e criam a energia, que se condensa formando a matria e todas as concrees fsicas. A energia Chi desloca-se, no nvel subcutneo, atravs de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combinaes Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementarmente no corpo, constituindo um sistema responsvel pela defesa, regulao e ressonncia do organismo em relao s influncias csmicas. Sade implica, em primeiro lugar, na circulao adequada da fora vital atravs de canais livres e desimpedidos. Cada meridiano formado por um nmero determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vrios tipos de meridianos conforme a funo que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 meridianos principais e 2 meridianos extras. Os demais destitudos de pontos prprios, so os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patolgicos e os meridianos de ligao denominados Vasos Secundrios. Meridianos principais: So pares e simtricos; cada meridiano representa um rgo ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundrios. Nas extremidades todos os meridianos principais se interligam formando a Grande Circulao de Energia. So constitudos de: 6 meridianos Yin (condutores de energia com predominncia da fora Yin) correspondentes aos rgos de elaborao, que transformam os elementos externos em energia e sangue => Pulmes, Bao-Pncreas, Corao, Rins, Fgado e a funo Circulao-Sexo;

6 meridianos Yang (condutores de energia com predominncia Yang) correspondentes aos rgos que controlam a purificao e a circulao do sangue e da energia no organismo => Intestino Grosso, Estmago, Intestino Delgado, Bexiga, Vescula Biliar e a funo Triplo-Aquecedor. Meridianos extras: So mpares e passam pelo centro do corpo. Interligam-se formando a Pequena Circulao de Energia, um sistema regulador destinado a manter o equilbrio energtico da Grande Circulao. Os dois meridianos extras so: Vaso da Concepo e Vaso Governador.

Pontos de Energia
Todas as prticas chinesas incluem, direta ou indiretamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vrtices energticos transmitem o chi atravs de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligao ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispe de um certo nmero invarivel de pontos. O meridiano um trecho ao longo do circuito energtico, uma faixa de representao fisioenergtica com estreitas conexes com o rgo material que lhe d o nome. Alinhados verticalmente no territrio somtico, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulao de Energia - a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos mpares da Pequena Circulao, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos. Alm desses, um grande nmero de pontos extrameridianos, pontos dos microsistemas da orelha, do nariz, das mos e dos ps completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas. O que de fato ocorre quando da estimulao dos pontos - com agulhas, calor ou presses - algo que somente a perspectiva energtica chinesa esclarece. Mas os pontos no se nivelam em importncia. Cada um deles tem seus efeitos e indicaes especficas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos teraputicos muito semelhantes. Basicamente todo ponto tem propriedades locais e sistmicas mais ou menos pronunciadas. O efeito local refere-se a uma contingncia anatmica: independentemente do meridiano a que pertence, um ponto ir influir na rea do corpo onde se localiza. Sua estimulao promove o descongestionamento local, beneficiando afeces da estrutura e ainda influindo nas disfunes de um rgo que se localiza naquela regio. A ao sistmica mais abrangente: por diferentes motivos, um ponto ter relaes especficas com certas funes pertinentes ao seu meridiano; sua estimulao trar subsdios para a regularizao da funo alterada.

Cronobiologia Chinesa
Orientada essencialmente a partir da tica do equilbrio energtico, a cincia mdica chinesa tem no conceito de biorrtmo um dos fundamentos bsicos da sua teraputica. A existncia de um "relgio biolgico" em direta dependncia dos rtmos csmicos uma noo coerentemente presente na viso taosta que percebe na energia a constante universal em ao em toda a natureza. Dos diversos biorrtmos conhecidos e mapeados pela tradio chinesa, merece destaque o padro rtmico desenvolvido pela energia Yong Chi, atravs dos meridianos principais. Nas 24 horas do dia, cada um dos 12 meridianos que compem a Grande Circulao exibe um perodo de duas horas em que seu caudal energtico se mostra exaltado. Nessa fase de atividade mxima o rgo primrio correspondente fica mais propenso a manifestar sua condio funcional atravs de sintomas e manifestaes caractersticas da sua natureza psicossomtica. Por outro lado, cada meridiano tem um perodo de atividade mnima que coincide com a fase de atividade mxima do meridiano que lhe est em oposio de doze horas no relgio biolgico.

Nesse perodo de relativo recesso o rgo-meridiano pode manifestar suas disfunes mascaradas por sintomas caractersticos do seu oposto.

Perodo de cada meridiano


03 - 05: Pulmo 05 - 07: Intestino Grosso 07 - 09: Estmago 09 - 11: Bao-Pncreas 11 - 13: Corao 13 - 15: Intestino Delgado 15 - 17: Bexiga 17 - 19: Rins 19 - 21: Circulao-Sexo 21 - 23: Triplo-Aquecedor 23 - 01: Vescula-Biliar 01 - 03: Fgado Fonte: www.geocities.com

Do-in
Do-in, sistema de auto tratamento

O DO-IN um sistema de auto tratamento completo, que rene o que h do melhor e mais acessvel nas prticas chinesas de mobilizao energtica. Guiado pela perspectiva taoista do refinamento espiritual, o DO-IN, mais que um mtodo de preveno e correco de enfermidades, ele uma saudvel proposta que visa resgatar de passividade o mais importante personagem da cena teraputica: o paciente. Atravs do dilogo tctil com o prprio corpo o praticante, geralmente buscando consumir superficial e instantaneamente uma nova tcnica, surpreendido pela constatao de que cada um de ns naturalmente dotado do poder de reagir e restabelecer os desequilbrios que nos afligem.

Ainda mais importante que eliminar uma dor ou promover o bem-estar usando as prprias mos, a constatao de que a cura um processo em grande medida auto-gerado. Seu sucesso envolver sempre, em maior ou menor grau, a participao ativa da prpria pessoa - em ltima anlise, o verdadeiro autor da doena. A conscincia de que cabem ao sujeito as primeiras iniciativas nos cuidados com sua sade, o permite avaliar com mais clareza suas possibilidades e limitaes pessoais. A partir da, a deciso de quando buscar ajuda externa pode ser determinada de forma mais abalizada e responsvel. Mas no apenas ao leigo que o Do-In se dirige. Ao promover a canalizao energtica, suas tcnicas se mostram igualmente valiosas como preparao para o trabalho teraputico com energia. E, como se norteia pela sofisticada perspectiva da psicossomtica chinesa, sua investigao terica permite um facilitado ingresso ao simbolismo do corpo, induzindo ao conhecimento de outros mapeamentos bioenergticos, com seus pontos de contato e interseces.

1 - Conceito
Desenvolvida na China h aproximadamente 5000 anos, o Do-In uma massagem que est relacionada com a energia do corpo. Pela sua teoria, a sade est relacionada com a condio energtica de nosso corpo e dos rgos. Se essa energia no circula devidamente, ficando estagnada, gera doenas. Se houver deficincia de energia, sinal de que a atividade de determinado rgo est baixa. Se ao contrrio, o rgo projetar uma hiperatividade, porque h excesso de energia. Em geral, os sintomas deste excesso so dor, inflamao, contrao e aquecimento. J os sintomas de falta so: hipotenso (presso baixa), flacidez, suor frio e inchaos. A volta do equilbrio, depende de um movimento especfico para cada rgo afetado. Essas massagens, que tonificam ou sedam o meridiano correspondente, amenizando os sintomas, so feitas com frices, presso dos dedos.

2 - Tcnica do Do-In
Definio: Ao contrrio do que se possa imaginar, o termo Acupuntura no se limita no Oriente, a designar a tcnica teraputica que utiliza agulhas aplicadas nos pontos sensveis dos meridianos chineses de energia. Por se tratar da cultura oriental que mais vigorosamente atingiu os povos do Ocidente, a terminologia que prevaleceu foi a adotada no Japo. L as tcnicas medicinais de origem chinesa recebem o nome de Kampo e se subdividem em quatro reas a saber: 1 Acupuntura (Chen chiu, Tien chiu, Shinkiu, etc..) 2 - Moxa (termoterapia) 3 Shiatsu (Do-ln) 4 - Anma (massagem semelhante massagem ocidental) No ocidente, essas tcnicas foram encaradas como segmentos teraputicos distintos e receberam diferentes designaes como segue: Acupuntura:

Esse termo usado para designar exclusivamente a utilizao de agulhas aplicadas nos pontos meridianos chineses de energia com objetivos teraputicos. Atualmente completamente isolada das outras trs tcnicas a acupuntura tem sido ensinada em universidades ocidentais como alternativa medicina aloptica tradicional. O termo acupuntura deriva dos termos latinos acus = agulha e punctus = puncionar, perfurar; portanto literalmente acupuntura significa perfurar com uma agulha. Moxabusto: Termo usado para designar uma tcnica teraputica que se vale do calor obtidopela queima de cones, varetas ou aglomerados de folhas secas de Artemsia (conhecida como moxa no Japo) para tratamento de diferentes afeces, principalmente as algias. O termo moxa em japons significa erva-pai (mo = erva, xa = pai), numa sutil referncia disciplina paterna que embora s vezes dolorosa til para corrigir comportamentos inadequados do filho. Digitopressura: Nome que se d s diferentes tcnicas que utilizam a presso dos dedos sobre os pontos energticos como recurso teraputico. A origem filolgica do termo tambm latina, a saber: digitus = dedos, pressum = comprimir. Termos tais como digitopuntura (perfurar com os dedos) e acupressura (pressionar com agulha) so completamente incoerentes. O termo japons shiatsu tambm significa digitopressura (shi = dedo, atsu = presso) e, segundo Toku Shiro Namikoshi, fundador da Nippon Shiatsu School, tem origem chinesa e se distingue do Do-In apenas porque acrescentou s presses teraputicas, movimentos da massagem tradicional (anma) e deslizamentos e puxes tpicos das tcnicas de trao fisioteraputica. Massagem Teraputica: a tcnica anma, semelhante a outras tcnicas de origem sueca, conhecida no ocidente simplesmente como massagem teraputica ou fisioterapia. A Digitopressura Do-In uma tcnica de massagem de origem chinesa que visa a preservao ou recuperao da sade, atravs da presso exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura. Em chins o Do-In mais conhecido como Tui-ah ou Tui-nah e rene tcnicas ancestrais de massagem teraputica que se originaram em distintas pocas da histria chinesa. 3 - Vantagens do Do-in: Simplicidade: os nicos equipamentos necessrios so as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemsia (no caso da moxa) ou os dedos no cada do Do-In. Facilidade: as tcnicas e as teorias so extremamente fceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar. Eficcia: na maioria das afeces o efeito instantneo e duradouro. Ausncia de efeitos colaterais. Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a durao da convalescncia. Versatilidade: devido ausncia de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstncias ambientais.

Veja abaixo alguns exemplos de pontos para dores na fronte e nuca. Os pontos marcados com vermelho servem para dor na fronte, azul na nuca, verde ocipital e amarelo temporal. O Shiatsu, tal qual a acupuntura usa centenas de pontos. Porm somente mostrarei o mapa da planta do p.

O Do-In um complexo sistema de autotratamento que rene o que h de melhor e mais acessvel nas prticas de mobilizao energtica chinesas. Guiado pela perspectiva taosta do refinamento espiritual, o DO-IN, mais que um mtodo de preveno e correo de enfermidades, uma saudvel proposta que visa resgatar da passividade o mais importante personagem da cena teraputica: o paciente.

Atravs do dilogo tctil com o prprio corpo o praticante, geralmente buscando consumir superficial e instantaneamente uma nova tcnica, surpreendido pela constatao de que cada um de ns naturalmente dotado do poder de reagir e restabelecer os desequilbrios que nos afligem. Ainda mais importante que eliminar uma dor ou promover o bem estar usando as prprias mos, a constatao de que a cura um processo em grande medida autogerado. Seu sucesso envolver sempre, em maior ou menor grau, a participao ativa da prpria pessoa em ltima anlise, o verdadeiro autor da doena. A conscincia de que cabem ao sujeito as primeiras iniciativas nos cuidados com sua sade, o permite avaliar com mais clareza suas possibilidades e limitaes pessoais. A partir da, a deciso de quando buscar ajuda externa pode ser determinada de forma mais abalizada e responsvel. Mas no apenas ao leigo que o DoIn se dirige. Ao promover a canalizao energtica, suas tcnicas se mostram igualmente valiosas como preparao para o trabalho teraputico com energia. E, como se norteia pela sofisticada perspectiva da psicossomtica chinesa, sua investigao terica permite um facilitado ingresso ao simbolismo do corpo, induzindo ao conhecimento de outros mapeamentos bioenergticos, com seus pontos de contato e interseces. Meridianos: Na medicina chinesa a Energia a essncia de todas as coisas, a primeira manifestao do universo sensvel. Esta energia - Chi, para os orientais - resulta da combinao de duas foras opostas - Yang, ativa ou positiva e Yin, passiva ou negativa - que surgem continuamente do Tao, a Unidade Primordial, origem do universo de pluralidades. Yang e Ying, os dois princpios antagnicos da Unidade se juntam pela fora de atrao dos opostos em combinaes variadas e criam a energia, que se condensa formando a matria e todas as concrees fsicas. A energia Chi desloca-se, no nvel subcutneo, atravs de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combinaes Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementarmente no corpo, constituindo um sistema responsvel pela defesa, regulao e ressonncia do organismo em relao s influncias csmicas. Sade implica, em primeiro lugar, na circulao adequada da fora vital atravs de canais livres e desimpedidos. Cada meridiano formado por um nmero determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vrios tipos de meridianos conforme a funo que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 meridianos principais e 2 meridianos extras. Os demais destitudos de pontos prprios so os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patolgicos e os meridianos de ligao denominados Vasos Secundrios.

Meridianos principais: So pares e simtricos; cada meridiano representa um rgo ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundrios. Nas extremidades todos os meridianos principais se interligam formando a Grande Circulao de Energia. So constitudos de: 6 meridianos Yin (condutores de energia com predominncia da fora Yin) correspondentes aos rgos de elaborao, que transformam os elementos externos em energia e sangue => Pulmes, Bao-Pncreas, Corao, Rins, Fgado e a funo Circulao-Sexo; 6 meridianos Yang (condutores de energia com predominncia Yang) correspondentes aos rgos que

controlam a purificao e a circulao do sangue e da energia no organismo => Intestino Grosso, Estmago, Intestino Delgado, Bexiga, Vescula Biliar e a funo Triplo-Aquecedor. Meridianos extras: So mpares e passam pelo centro do corpo. Interligam-se formando a Pequena Circulao de Energia, um sistema regulador destinado a manter o equilbrio energtico da Grande Circulao. Os dois meridianos extras so: Vaso da Concepo e Vaso Governador.

4 - Pontos de Energia Todas as prticas chinesas incluem, diretas ou indiretamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vrtices energticos transmitem o chi atravs de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligao ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispe de um certo nmero invarivel de pontos. O meridiano um trecho ao longo do circuito energtico, uma faixa de representao fisioenergtica com estreitas conexes com o rgo material que lhe d o nome. Alinhados verticalmente no territrio somtico, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulao de Energia - a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos mpares da Pequena Circulao, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos. Alm desses, um grande nmero de pontos extrameridianos, pontos dos microsistemas da orelha, do nariz, das mos e dos ps completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas. O que de fato ocorre quando da estimulao dos pontos - com agulhas, calor ou presses - algo que somente a perspectiva energtica chinesa esclarece. Mas os pontos no se nivelam em importncia. Cada um deles tem seus efeitos e indicaes especficas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos teraputicos muito semelhantes. Basicamente todo ponto tem propriedades locais e sistmicas mais ou menos pronunciadas. O efeito local refere-se a uma contingncia anatmica: independentemente do meridiano a que pertence, um ponto ir influir na rea do corpo onde se localiza. Sua estimulao promove o descongestionamento local, beneficiando afeces da estrutura e ainda influindo nas disfunes de um rgo que se localiza naquela regio. A ao sistmica mais abrangente: por diferentes motivos, um ponto ter relaes especficas com certas funes pertinentes ao seu meridiano; sua estimulao trar subsdios para a regularizao da funo alterada.

Ansiedade: Sedao com a unha do polegar.

Asma: Sedao com a polpa do polegar.

Bronquite / Dor de garganta / Resfriados / Angina aguda: Sedao com a polpa do polegar.

Caimbras Musculares: Tonificao com a polpa do polegar. Clicas em geral / Nusea: Sedao com a unha do polegar.

Citica: Sedao com a polpa do polegar.

Clicas do Estmago / Vertigem: Sedao com a polpa do polegar.

Congesto Nasal / Sinusite: Sedao com a unha do polegar (tambm se deve alm do ponto mencionado, sedar outro ponto mais acima e outro no buraco das rbitas sempre junto ao nariz; outra opo colocar os dedos em espada - indicador junto com o mdio, e esfregar os lados do nariz ao mesmo tempo).

Depresso: Tonificao com a polpa do polegar.

Desmaio: Tonificao com a unha do polegar.

Dor de Cabea: Sedao com a polpa do polegar.

Dor de Dentes: Sedao com a polpa do polegar

Fgado: Tonificao com a polpa do polegar.

Gastrite: Sedao com a polpa do polegar (ATENO, nunca carregar no apndice xifide: extremidade inferior do esterno).

Hemorragia: Sedao com a polpa do polegar.

Impotncia: Tonificao com a polpa do polegar.

Menstruao: Sedao com a polpa do polegar.

Nevralgia: Sedao com a polpa do polegar.

Presso Alta: Sedao com a unha do polegar (h mais 4 tcnicas para a presso alta: fazer o ponto primeiro da ansiedade; com uma caneta tipo Bic usar a parte de trs da mesma e fazer presso na base do dedo grande do p; verticalmente s orelhas, no topo da cabea, colocar um polegar e esfregar enquanto

se coloca outro polegar no ponto do meio das sobrancelhas; fazer sedao no dedo mindinho, com o polegar e o indicador ao mesmo tempo, de cada lado da unha).

Presso Baixa: Tonificao com a polpa do polegar.

Priso de Ventre: Sedao com a polpa do polegar.

Problemas Respiratrios: Tonificao com a polpa do polegar (abaixo da clavcula).

Ressaca: Sedao com a unha do polegar.

Soluo: Sedao com a unha do polegar.

Meridianos

MERIDIANOS PRINCIPAIS Pulmes Intestino Grosso Estomago Bao-Pncreas Corao Intestino Delgado Bexiga Rins Circulao-Sexo Triplo-Aquecedor Vescula-Biliar Fgado MERIDIANOS EXTRAS Vaso da Concepo Sistema Nervoso

SMBOLO P IG E BP C ID B R CS TA VB F

PONTOS 11 20 45 21 09 19 67 27 09 23 44 14

VC SN

24 28

ATENO! AS FIGURAS DOS MERIDIANOS RETRATAM DE FORMA GENERALIZADA AS LINHAS DOS MERIDIANOS. PARA MAIORES DETALHES, SUGERIMOS A CONSULTA EM MATERIAL IMPRESSO VENDIDO EM LIVRARIAS OU EDITORAS Os meridianos so canais onde flui o KI sendo determinados por pontos localizados profundamente na pele que captam a energia csmica. Os meridianos considerados mais importantes pela medicina chinesa so catorze: doze meridianos principais associados a doze rgos e dois meridianos extras que funcionam como um reservatrio de energia. Os doze meridianos principais so pares e simtricos, ou seja, se reproduzem dos dois lados do corpo. Os dois meridianos extras so mpares, passando verticalmente pelo centro do corpo e regulam o fluxo energtico dos outros doze meridianos.

Tcnicas

O congestionamento em um determinado ponto do meridiano provoca o excesso ou a deficincia de energia, tanto no meridiano como no rgo a que este se relaciona. Excesso de Ki: dor, espasmos, quentura, contrao, hipertenso, inflamao,convulso, hiperatividade. Deficincia de KI: frio, flacidez, hipotenso, suor frio, inchao, paralisia, torpor, e inatividade. Em caso de distrbios causados pelo excesso de energia, precisamos SEDAR o ponto de cura. SEDAR significa pressionar profunda e continuamente o ponto durante um a cinco minutos. Na deficincia precisamos TONIFICAR o ponto de cura. TONIFICAR significa pressionar repetidamente e em intervalos de um segundo o ponto durante um a cinco minutos. ATENO: No ultrapasse cinco minutos em cada ponto massageado.

Cuidados

Deve-se evitar o tratamento logo aps uma refeio pesada, nos casos de problemas cardacos srios e massagem abdominal durante a gravidez. Tambm contra-indicado em reas onde existem contuses, erupes ou varizes. A massagem pode ser aplicada por outra pessoa desde que esta esteja em boas condies fsicas e de sade, pois o massagista transmite sua reserva energtica e recebe a energia desequilibrada. ATENO: Durante a GRAVIDEZ no pressionar ou massagear o ventre, assim como os pontos BP6 - E36 IG4 que so pontos ABORTIVOS.

BP6

E36

IG4

As imagens acima so meramente ilustratias. Para localizar os pontos em seu corpo, oriente-se pela imagem e localize um ponto dolorido prximo ao ponto visto no desenho.

Esttica

Massagear os pontos no sentido circular (IG20) para prover uma sustentao das bochechas e a regio entre o nariz e os lbios

Massagear os pontos no sentido circular (E4) para prover uma sustentao nas regies localizadas prximas ao queixo

Esse ponto (VC24) tambm age no sentido de prover uma sustentao nas regies localizadas prximas ao queixo

Massagear os pontos no sentido circular (E1) para prover uma sustentao das plpebras inferiores

Massagear os pontos no sentido circular (B1) para prover uma sustentao das plpebras superiores

Massagear os pontos no sentido circular (VB14) para amenizar linhas de expresso tanto horizontais como verticais

Deslize os dedos por todo o rosto para diminuir as linhas de expresso e reduzir a tenso. Massagem originria da China, tambm conhecida como Tui-Na.

Tcnica Oriental de Auto-massagem


Hoje o DO-IN no s auto-massagem como tambm diagnose e rpida cura do corpo praticada por aqueles que desejam operar grandes transformaes dentro de si e lutam para se manter em harmonia com a natureza. A prtica do DO-IN indispensvel a todos que desejam aprimorar suas funes orgnicas, e em especial aos que dispendem muito talento ou energia em suas atividades.

Massagem Teraputica

A tcnica anma, semelhante a outras tcnicas de origem sueca, conhecida no ocidente simplesmente como massagem teraputica ou fisioterapia. A Digitopressura Do-In uma tcnica de massagem de origem chinesa que visa a preservao ou recuperao da sade, atravs da presso exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura. Em chins o Do-In mais conhecido como Tui-ah ou Tui-nah e rene tcnicas ancestrais de massagem teraputica que se originaram em distintas pocas da histria chinesa.

Vantagens do Do-in
Simplicidade: os nicos equipamentos necessrios so as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemsia (no caso da moxa) ou os dedos no caso do Do-In. Facilidade: as tcnicas e as teorias so extremamente fceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar. Eficcia: na maioria das afeces o efeito instantneo e duradouro. Ausncia de efeitos colaterais. Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a durao da convalescncia. Versatilidade: devido ausncia de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstncias ambientais. Grficos dos pontos e meridianos para tratamento da cefalia. Veja abaixo alguns exemplos de pontos para dores na fronte e nuca. Os pontos marcados com vermelho servem para dor na fronte, azul na nuca, verde occipital e amarelo temporal.

Faa voc mesmo sua massagem nas plantas e dedos dos ps, pois importantssima, dada a quantidade e variedade de pontos a encontrados.

A prtica do DO-IN pode ser complementada por mtodos paralelos de alimentao natural, renovao constante de energia fsica e meditao bem orientada. A maioria das doenas provm dos problemas da Coluna Fonte: www.bethynha.com.br

Do-in
Origem
A origem do Do-In est relacionada com o incio da humanidade, quando um homem ao bater o p em uma pedra e massage-lo sentiu um alvio imediato.Desde ento, percebeu-se uma relao direta entre determinados pontos distribudos pelo corpo humano e a energia que flui entre esses. O conhecimento desses pontos proporcionou a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prtica autoestimuladora, transmitida de gerao em gerao. Atribuiu-se ao Imperador Amarelo, Huang-Ti, cujo reinado data de mais de cinco mil anos atrs, ser o formulador de toda a Medicina Tradicional Chinesa. Embora a origem da tcnica seja chinesa, a palavra Do-In japonesa, cujo significado o caminho de casa, sendo casa o corpo, morada do esprito e do Ki (palavra em japons) ou Tchi (em chins) que significa energia da vida, sendo Yin e Yang os plos opostos, porm complementares, que compem esta energia. O Yin significa a noite, o frio, o feminino, o molhado, a terra, o negativo, etc. O Yang o dia, o calor, o masculino, o seco, o cu, o positivo... Portanto, contnua a atrao que Yin exerce sobre Yang e vice-versa. Essas duas expresses do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando sade fsica, mental e emocional. Quando a pessoa apresenta mais energia Yin ou Yang, temos um congestionamento ao longo dos canais (meridianos) e este bloqueio caracteriza-se por uma srie de sintomas sem causa aparente, desfazendo todo o equilbrio interno, debilitando o organismo, destruindo sua imunidade e gerando um distrbio.Um distrbio, segundo a tradio oriental, a desarmonia do fluxo Ki em alguma parte de nosso corpo. Dessa forma, atravs da automassagem de alguns pontos especficos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distrbios, principalmente os que se encontram em estgios iniciais.

Falanges: 1) Crebro, cabea. 2) Garganta, laringe. 3) Braos, mos, ombros. 4) Plexo, seios, assimilao. 5) Estmago, diafragma. 6) Ventre, intestinos. 7) Rins, espinha dorsal, ndegas 8) Sexo, vias urinrias. 9) Coxas, cadeiras, nus. 10) Joelhos, curvas da perna. 11) Pernas, tornozelos. 12) Ps, dedos dos ps. Montes: 13) Circulao do sangue, fgado, sistema digestivo, lquido seminal. 14) Joelhos, ossos, dentes, bao, articulaes, reumatismo. 15) Corao, sangue, vitalidade. 16) Crebro, braos, sistema nervoso, pulmes, brnquios. 17) Sexo externo, msculos, tendes, bile, nariz. 18) Estmago, peito, sistema linftico, tumores. 19) Seios, garganta, sexo interno, urina Fonte: www.figueiraconsultores.com

O Do-In um dos mtodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, alm de oferecer um diagnstico, pode servir para orientar o planejamento das atividades do dia, da dieta alimentar e mesmo, como um guia de conduta. A tcnica de do-in, transmitida de gerao para gerao, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japo, recebeu o nome de do-in, que significa O caminho de casa (casa o corpo, morada do esprito e do ki, a energia vital). Muito fcil de ser entendido e aplicado, o tratamento pelo do-in baseia-se na simples presso com o polegar sobre os centros ou pontos de captao, armazenamento e fazendo a distribuio de energia. O congestionamento em um determinado ponto da complexa rede de canais que transportam a energia ki pelo corpo, gera um excesso ou uma deficincia de energia. Quando a energia condensada dispersa, o rgo afetado se acalma, ocorrendo ento a sedao. Para sedar basta pressionar profunda e continuamente o ponto especfico do meridiano, atravs do qual se trata o distrbio, durante cinco minutos. O inverso a tonificao, que aumenta o volume do fluxo energtico do meridiano, ativando o rgo deficiente. Para tonificar, pressiona-se repetidamente o (os) ponto (os), em intervalo de um segundo, durante um a cinco minutos. A prtica do do-in no apresenta qualquer contra-indicao. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas ser temporrio, pois indica somente, que o processo de melhora est em andamento. Evidentemente, os resultados do do-in sero mais eficazes e duradouros nas pessoas que utilizam outras tcnicas naturais e controlam adequadamente a sua dieta. A teoria de Do-In baseada no conceito chins de que o universo um organismo vivo e dinmico, constitudo de uma energia csmica primordial da qual derivam todas as coisas existentes. O organismo humano uma cpia do universo e como tal est sujeito s mesmas leis que regem a natureza. Desse modo o corpo humano no apenas contm energia, mas ele ENERGIA manifestada como matria slida viva. Esta fora csmica, o Chins chamou de Ki. Ela flui incessantemente por canais definidos, transmitindo a vida atravs das clulas e colocando o organismo em harmonia com o mundo que o rodeia. J que o organismo um complexo digestivo, a energia vital se renova atravs da assimilao de alimentos, da respirao e das vibraes que os sentidos captam. No entanto a forma primordial do Ki energia csmica pura, captada continuamente por determinados pontos distribudos na pele. Assim o funcionamento adequado do organismo humano estaria ligado a perfeita captao e ao fluxo de energia Ki atravs do corpo. Segundo a idia Chinesa da criao do universo, no incio existia somente Ki, a unidade. Para que o nosso mundo relativo fosse criado, a unidade manifestou-se em seus dois aspectos opostos e complementares, negativo e positivo, a que os Chineses denominaram Yin e Yang. Yin o princpio negativo, que se manifesta pela expanso; Yang o princpio positivo que contrai, sendo que todos os fenmenos ocorrem a partir da interao constante destas foras opostas. Portanto, eterna e contnua a atrao que Yin exerce sobre Yang e vice-versa, formando um nmero infinito de combinaes que constituem o Uni-verso, a diversificao da Unidade.

Estas duas expresses do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando sade fsica e mental. Quando o fluxo de energia Ki bloqueado, aparecem sinais no corpo que seriam o que ns chamamos de sintomas de doena. Estas surgem justamente quando o equilbrio interno se desfaz, debilitando o organismo e destruindo suas imunidades. Existem dois tipos de energia: Yin e Yang. Eles so simbolizados pelo TAI CHI, onde o lado branco representa o princpio masculino-positivo e o preto, o princpio feminino-negativo, respectivamente Yang e Yin. Este smbolo, de origem Taosta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo. Tao Yin e Yang

EXERCCIOS DE DO-IN
Depois de saber um pouco mais sobre essa tcnica oriental de automassagem, hora de aprender a executla. Siga cada um dos passos propostos.

1 Antes de tudo, sente-se sobre os calcanhares e procure respirar lenta e profundamente. Mantenha esse ritmo por alguns minutos.

2 Com a mo em forma de concha, golpeie o brao com vigor, em toda a sua extenso. O objetivo ativar os meridianos.

3 A seguir, v pressionando os vrios pontos do antebrao concentrando naqueles mais doloridos, que so os que contm energias acumuladas.

4 Gire cada um dos dedos e puxe-os delicadamente.

5 Incline cada um dos dedos para trs, o mximo possvel. Depois, dobre-os para frente. Esses exerccios ativam as energias das extremidades superiores.

6 - De acordo com a orientao da fotografia, pressione o ponto indicado, que corresponde ao intestino grosso. Se manifestar dor, sinal de problemas digestivos. Insista nos exerccios a fim de melhorar essa funo.

7 Massageie bem essa regio abaixo do dedo na palma da mo, de grande importncia, pois corresponde aos pulmes. Pressionando os pontos logo abaixo dos dedos, possvel ajudar a dissipar a ansiedade e depresso.

8 As pontas dos dedos devem ser massageadas para estimular a circulao sangunea no meridiano do corao.

9 O prximo passo agora, friccionar vigorosamente as bochechas, at sentir uma sensao de calor. O objetivo vitalizar o estmago e os intestinos.

10 Para aliviar os sintomas de resfriados e sinusites e tambm para os problemas de vescula e do sistema nervoso, friccione a ponta do nariz utilizando as pontas dos dedos. Batidas de leve e presso no nariz, so uma forma de aliviar a congesto nasal.

11 Com as mos ao redor dos lbios, exera uma pequena presso. Esse exerccio indicado para tratar problemas de gengiva, estmago, bexiga e casos de inapetncia. Utilizando os polegares, pressione com profundidade a regio sob as mandbulas. A manifestao de dor nesse local indica concentrao de energia devido ao consumo exagerado de alimentos pouco saudveis, como acar, laticnios, carne vermelha, etc.

12 Os rgos sexuais e a vescula podem ser estimulados, beliscando vrias vezes a parte superior do nariz. Depois, com as duas mos, puxe os cabelos para cima. Se sentir dor, sinal de concentrao de energia na cabea. Esse exerccio excelente para eliminar a tenso e a ansiedade, alm de estimular o raciocnio e favorecer a memria.

13 Puxes de orelha para cima e para baixo tambm podem ser bons para a sade. preciso massage-las com as pontas dos dedos, batendo em sua parte posterior, empurrando a cartilagem para frente. Repita o exerccio vrias vezes.

14 Agora vamos para os ps. Friccione bem uma mo na outra at aquec-las. Coloque uma das mos sobre o peito do p e a outra sob a planta. Faa massagens firmes com as duas mos desde os dedos at o tornozelo e depois volte ao ponto inicial.

15 Trabalhe profundamente a planta do p com os polegares, fazendo peque-nos movimentos circulares para relaxar os tendes e os msculos.

16 Apie o p com uma das mos e com a outra massageie as articulaes dos dedos (de cima a baixo) entre o polegar e o indicador para relax-los completamente.

17 - Massageie lentamente os dedos e depois gire cada um individualmente, em sentido horrio e anti-horrio, para aumentar a flexibilidade.

18 Massageie ao redor de toda a articulao do tornozelo usando os polegares e a ponta dos dedos, fazendo pequenos movimentos circulares para ativar a produo do lquido sinovial, que um lubrificante natural.

19 Apie o p com uma das mos e gire devagar o tornozelo em sentido horrio e anti-horrio. Isso alivia o peso do corpo que os ps suportam.

20 Massageie bem esta regio acima do malolo interno. Exatamente 4 dedos acima se localizam pontos de acupuntura, que quando estimulados, trazem grandes benefcios aos rgos femininos, como tero e ovrios, e tambm aos rgos masculinos, como a prstata.

21 Usando a ponta dos dedos, massageie o p devagar desde os dedos at o tornozelo. Coloque o p entre a palma das mos e aperte-o delicadamente.

22 Em uma bacia redonda, coloque gua morna em uma temperatura bem agradvel, um punhado de sal grosso e vrias bolas de gude. Sente-se e role a sola dos ps suavemente sobre as bolinhas at a gua esfriar. Isso timo para quem chega em casa cansado depois do trabalho.

23 - Para quem sofre de clicas menstruais, encha uma garrafa (tipo pet) com gua morna e coloque-a, com o fundo para baixo, em cima do ventre e faa uma pequena presso. Faa em toda regio dolorida. A presso e o calor diminuiro a dor.

24 O stress e as olheiras, bem como alguns tipos de dor de cabea, podem ser amenizados, fazendo um ch de camomila bem forte e colocando vrias pedras de gelo dentro. Depois, use os saquinhos

como compressa nos olhos ou chumaos de algodo embebidos nessa infuso.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DE CADA MERIDIANO E SUAS INDICAES


PULMO
P5: Localizado na dobra do cotovelo, lateral do tendo bceps braquial. Indicao: Dor de cabea (frontal); rigidez na nuca, tosse; asma; paralisia facial; dor no peito. P9: Localizado na linha do pulso, sobre a artria radial. Indicao: Asma; tosse; dor no peito e mamas; amidalite; dor no brao. P11: Localizado no ngulo ungueal lateral do polegar. Indicao: Amidalite; coma; derramamento de sangue no nariz; diarria infantil.

INTESTINO GROSSO
IG1: Localizado no ngulo ungueal lateral do dedo indicador, prximo ao polegar. Indicao: amidalite, dor de dentes; glaucoma; dor no ombro; dedos adormecidos. IG4: Localizado no ngulo formado pelo polegar e pelo indicador. Indicao: Dor de cabea; de dente; rinite; bronquite; gripe; insnia; paralisia facial; nervosismo. IG11: Localizado no ngulo externo do cotovelo. Indicao: dores em geral; febre; presso alta; conjuntivite; problema de pele; hemiplegia. IG15: Localizado na ponta do ombro (com o brao levantado, forma-se um buraco no ombro). Indicao: Bursite no ombro; hemiplegia; urticria; furunculose.

ESTMAGO
E36: Localizado a 4 dedos abaixo da patela. Fica na depresso abaixo da cabea da tbia. Indicao: Dor de estmago; disenteria; gastrite: epilepsia; paralisia facial; frigidez; impotncia. E45: Localiza-se no ngulo ungueal lateral do 2 artelho, prximo ao 3 dedo do p. Indicao: gengivite; paralisia facial; excesso de sonhos; comportamento manaco; ansiedade.

BAO-PNCREAS
BP2 e BP3: localizados antes e depois da junta metatarso-falangeal do hlux pela face medial. Indicao: distenso e clicas abdominais; lombalgia; gota; cansao no corpo; hemorridas. BP6: localizado a 4 dedos acima do malolo interno na borda interna do tornozelo. Indicao: distrbios nos rgos genitais; impotncia; frigidez; falta de apetite; inchao da perna.

CORAO
C1: Localiza-se no oco da axila.

Indicao: Dores no brao, ombro e peito; dor no corao; nevralgia; mau cheiro na axila. C3: Localizado no ngulo interno do cotovelo (ponta interna da dobra do cotovelo). Indicao: Dores de dente, cabea, nuca e antebrao; torcicolo; zumbido; tremor nos braos. C7: Localizado na linha do pulso, ao lado do tendo do dedo mnimo Indicao: Ansiedade; Palpitao; dor de cabea e tontura; insnia; epilepsia; dor na garganta. C9: Localizado no ngulo ungueal do dedo mnimo, prximo ao anular. Indicao: Palpitao; dor no peito; dor de garganta; AVE; coma.

INTESTINO DELGADO
ID3: Localiza-se na ponta da linha do corao quando fechamos o punho (ponta da dobra). Indicao: Dor nas costas; rigidez; dor na nuca; zumbido; surdez: epilepsia; transpirao noturna.

BEXIGA
B54: Localiza-se no centro da dobra do joelho (cavo poplteo). Indicao: Citico; lombalgia; paralisia da perna; dor no joelho; AVE; hipertranspirao. B60: Localiza-se entre o malolo externo e o tendo calcneo, na borda superior do calcneo. Indicao: Dor de cabea; rigidez na nuca; lombalgia; citica; dor no cccix; distrbio no parto.

RINS
R1: Localizado na ruga plantar, quando da flexo dos artelhos. Indicao: Cefalia parietal; tontura; fobias; insnia; diabete; presso alta; convulso infantil.

CIRCULAO E SEXUALIDADE
CS3: Localizado na dobra do cotovelo medial do tendo central. Indicao: Palpitao; tosse; vmito; tremor nos braos; febre; coma. CS6: Localiza-se a 2 dedos da linha do pulso, entre o rdio e a ulna. Indicao: Dor no corao; presso no peito; palpitao; ansiedade; histeria; insnia; soluo. CS8: Localiza-se na palma da mo entre as juntas do 3 e 4 metacarpos (no centro da mo). Indicao: Dor corao; sede; calor; anorexia; ansiedade; soluo; depresso; preguia; cansao.

TRIPLO AQUECEDOR
TA5: Localiza-se a 2 dedos acima da dobra dorsal do pulso, entre o rdio e a ulna. Indicao: Cefalia; dor na nuca; adormecimento e paralisia dos dedos; dor intercostal; surdez.

VESCULA BILIAR
VB20: Localizado abaixo da base do occipital, fora da nuca, na margem do cabelo.

Indicao: dor de cabea; dor na nuca; tontura; vertigem; hipertenso; enxaqueca; insnia. VB38: Localiza-se a 4 polegadas acima do malolo externo, fora da tbia, em cima do pernio. Indicao: Enxaqueca; espasmo muscular; sensao de frio na regio lombar.

FGADO
F3: Localizado no dorso do p, no ngulo formado pelo 1 e 2 metatarsianos.

Potrebbero piacerti anche