Sei sulla pagina 1di 3

Solo O solo, tambm chamado terra, tem grande importncia na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim

como o ar, a gua, o fogo e o vento. do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construmos as nossas casas. Formao do solo

O solo formado a partir da rocha (material duro que tambm conhecemos como pedra), atravs da participao dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, lquens e outros) vo transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, at transform-la em um material mais ou menos solto e macio, tambm chamado de parte mineral.

Como os seres vivos ajudam na formao dos solos Logo que a rocha alterada e formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o prprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo. Eles atuam misturando a matria orgnica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas fornea alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta. Alm disso os seres vivos quando morrem tambm vo sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo. Deste modo o solo representado pela seguinte expresso:

composio do solo O solo ou terra como tambm chamado, composto de quatro partes, a saber: ar; gua; matria orgnica (restos de pequenos animais e plantas); e parte mineral que veio da alterao das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianas escorregarem. Estes quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matria orgnica est misturada com a parte mineral e com a gua.

Dentro do solo existem pequenos buraquinhos, que chamamos de poros do solo, onde fica guardada a gua e o ar que as razes das plantas e os outros organismos necessitam para beber e respirar.

Como o solo estudado O solo estudado nas pesquisas dividindo a parte mineral em trs fraes principais, de acordo com o seu tamanho, a saber : Areia - a parte mais grosseira; Silte - uma parte um pouco mais fina, ou seja o limo que faz escorregar; e Argila - uma parte muito pequena que para ser visualizada necessita de microscpios muito possantes, ou seja a mesma que gruda no sapato. Clique aqui e veja uma fotografia tirada com microscpio eletrnico de varredura, de argilas da regio de Itabora RJ, que so usadas para a construo de cermicas.

. Como o solo organizado Assim como o nosso corpo, o solo tambm tem uma organizao. Para podermos entender esta organizao, primeiro vamos imaginar um bolo de aniversrio que tem vrias camadas, uma em cima da outra, como: uma camada de chocolate, uma de morango e uma de baunilha. O solo tambm tem as suas camadas que so chamadas de horizontes do solo. Em cada uma destas fotos, podemos ver as diferentes camadas do solo, sendo cada uma de uma cor diferente. Estas camadas so os horizontes do solo, assim como as camadas do bolo de aniversrio. Clique aqui e voc poder ver uma figura contendo trs fotografias de tipos de solos com seus respectivoshorizontes. Estes horizontes podem apresentar cores diferentes, como nas fotos ou no. Quase sempre o primeiro horizonte mais escuro que os outros. Isso porque nele onde normalmente plantamos os nossos vegetais. Os vegetais (frutas, verduras, legumes e rvores) e os pequenos animais quando morrem vo se misturando com este primeiro horizonte dando a ele uma cor escura.

Ao viajar de carro observa-se grandes diferenas no tipo de vegetao e plantaes. Estas diferenas so em grande parte decorrente dos diversos tipos de solos que ocorrem na natureza. Essas diversidades de solos refletem as variaes que ocorre na natureza dos fatores de formao, descrito naexpresso de solo anterior. Assim, estes solos se apresentam na natureza com diferentes cores, como por exemplo:

amarelo, vermelho, marrom, preto, cinza, azulado, esverdeado e branca. Lembram da areia da praia? Ela branca, no ! Alm de possuir cor diferente, um determinado horizonte pode ser mais duro que outro, filtrar a gua mais rpido e/ou deixar que as razes cresam mais ou menos depressa, etc.

Tipos de Solo

Solo Argiloso Possu consistncia fina e impermevel a gua. Um dos principais tipos de solo argiloso a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de So Paulo, Paran e Santa Catarina. Este tipo de solo bom para a prtica da agricultura, principalmente para a cultura de caf. Na regio litornea do Nordeste encontramos o massap, solo de cor escura e tambm muito frtil. Solo Arenoso Possui consistncia granulosa como a areia. Muito presente na regio nordeste do Brasil, sendo permevel gua. Solo Humoso Presente em territrios com grande concentrao de material orgnico em decomposio (hmus). muito utilizado para a prtica da agricultura, pois extremamente frtil (rico em nutrientes para as plantas). Solo Calcrio um tipo de solo formado por partculas de rochas. um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo muito comum em regies de deserto.

Potrebbero piacerti anche