Sei sulla pagina 1di 19

EM423 Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Mecnica UNICAMP


1o Semestre de 2007

Trabalho: Relatrio de ensaio de trao com materiais polimricos.

Grupo:
Atahualpa Moura Mendes Gustavo Henrique Rossini Hermann J. B. D. Simon Murilo Lahr Tatiana Ramos Pacioni 042117 043911 044028 045465 046591

NDICE 1) 2) 3) OBJETIVOS........................................................................................................... 3 INTRODUO ...................................................................................................... 3 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ...................................................................... 5 3.1) ENSAIOS DE TRAO.......................................................................................5 3.2) MATERIAIS POLIMRICOS ............................................................................6 4) 5) 6) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ................................................................ 7 ANLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSO ................................................. 8 MEMRIA DE CLCULO ................................................................................ 14 A) Clculo do mdulo de elasticidade....................................................................14 B) Clculo da resistncia mxima ou no escoamento ............................................14 C) Clculo da deformao na resistncia mxima ou no escoamento ..................15 D) Clculo da resistncia na ruptura .....................................................................15 E) Clculo da deformao na ruptura ...................................................................15 F) Clculo da tenacidade........................................................................................16 7) 8) CONCLUSO ...................................................................................................... 16 REFERNCIAS BIBIOGRFICAS ................................................................... 18

Caracterizao de Materiais Polimricos

1) OBJETIVOS A caracterizao de materiais polimricos permite a obteno de propriedades importantes destes materiais. Nesta experincia foi utilizado um ensaio para a obteno das propriedades dos polmeros: o ensaio de Trao que relacionou as caractersticas dos polmeros atravs da resposta dos mesmos quando submetidos a diferentes tenses e deformaes.

2) INTRODUO O Ensaio de Trao amplamente utilizado para o levantamento de informaes bsicas sobre a resistncia dos materiais e como um teste de aceitao de materiais que se faz pelo confronto das propriedades determinadas pelo ensaio e ajustes especificados em projeto. O ensaio consiste na aplicao de uma carga uniaxial crescente a um corpo de prova especificado, ao mesmo tempo em que so medidas as variaes no comprimento. As especificaes quanto forma e dimenses dos corpos de prova, velocidade de tensionamento, base de medida, etc., so ditadas pela norma tcnica correspondente, que no caso de materiais metlicos a NBR 6152 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

No ensaio de trao, uma amostra do material (corpo de prova) submetida a um esforo longitudinal (figura 1). As extremidades recebem garras do equipamento de medio. A figura a seguir mostra um arranjo bsico e apenas ilustrativo, sem escalas.

Figura 1 - Ilustrao de um corpo de prova submetido a um ensaio de trao.

Caracterizao de Materiais Polimricos

A partir das medidas de cargas e os respectivos alongamentos, constri-se a curva tenso-deformao, como mostra a figura 2, a qual mostra essa relao para diferentes tipos de polmeros.

a b c

Figura 2 - Tenso versus deformao para polmeros (a) frgeis, (b) plsticos, (c) elastmeros. Um material dito ter comportamento elstico se, uma vez removido o esforo, as dimenses retornam quelas antes da aplicao do mesmo, isto , no h deformaes permanentes. O trecho 0-L da figura 3 a regio elstica do material, ou seja, o comprimento retorna ao valor L0 se o ensaio for interrompido nessa regio. A tenso mxima na mesma o limite de elasticidade L do material. Dentro da regio elstica, no trecho 0P, a tenso proporcional deformao, isto , o material obedece lei de Hooke.

Figura 3 - Regio elstica de um material. A partir do ponto L tem-se o incio da regio plstica ou escoamento do material, em que as deformaes so permanentes. usual considerar incio ou limite de escoamen

Caracterizao de Materiais Polimricos

to E a tenso que produz uma deformao residual = 0,002 ou 0,2% (ponto E conforme figura 4). Depois do limite de escoamento h uma significativa reduo da rea da seo transversal e a tenso real segue algo como a curva tracejada da figura 4. Mas a conveno usar tenso aparente, em relao rea inicial.

Figura 4 - Regio plstica. Em B da figura 4 tem-se a tenso mxima e, em R, a ruptura do corpo de prova. A tenso B a tenso mxima, tambm denominada resistncia trao do material. A tenso em R a tenso de ruptura. 3) EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 3.1) ENSAIOS DE TRAO Para os ensaios de trao utilizou-se uma Mquina de Ensaio modelo DL-2000 da EMIC Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda., com velocidade de deslocamento de at 500 mm/min e clula de carga com capacidade mxima de at 200 kgf. Atende s normas da ASTM e ABNT. A figura a seguir mostra os componentes bsicos de uma mquina de ensaios.

Caracterizao de Materiais Polimricos

Figura 5 - Mquina de ensaios de trao A mquina de trao hidrulica, movida pela presso de leo, e est ligada a um dinammetro que mede a fora aplicada ao corpo de prova. Os modelos mais antigos possuem um registrador grfico que vai traando o diagrama de fora e deformao em papel milimetrado medida que o ensaio realizado. 3.2) MATERIAIS POLIMRICOS Para os ensaios de trao utilizaram os polmeros PEBD, HIPS e PP cujas caractersticas esto especificadas a seguir. Polietileno de Baixa Densidade (PEBD): O polietileno de baixa densidade preparado por polimerizao do etileno sob presso (200-350 MPa) a alta temperatura (200 C) em presena de oxignio e perxido (MANO, 1999). A polimerizao do etileno extremamente rpida e altamente exotrmica (KRESSER, 1969). um slido parcialmente cristalino (50-60%) que se funde a aproximadamente 115C e se decompe numa faixa de temperatura de 340-440C. Sua temperatura de transio vtrea est em torno de 90C, com densidade na faixa 0,9140,928 (DANIELS, 1989). Em 1940, com o avano da espectroscopia de infravermelho revelou-se que o PEBD contm cadeias ramificadas, sendo poucas ramificaes de cadeias longas e muitas de cadeias curtas (BILLMEYER JR., 1984).

Caracterizao de Materiais Polimricos

Polipropileno (PP): Os processos de polimerizao industriais do polipropileno baseiam-se atualmente

em catlise heterognea, utilizando catalisadores Ziegler-Natta de quarta gerao. O polipropileno possui um alto grau de cristalinidade, devido a isso apresenta um alto ponto de fuso, resistncia qumica e mecnica e rigidez. Essa combinao de propriedades permite que o polmero seja orientado durante o processamento atravs de estiramento, podendo ser transformado em fibras, artigos moldados por injeo ou por extruso. Sua temperatura de transio vtrea est em torno de 10C, com densidade igual a 0,902 (McMillan, 1996). Poliestireno (PS): O poliestireno um homopolmero resultante da polimerizao do monmero de estireno. Trata-se de uma resina, do grupo dos termoplsticos, cuja caracterstica reside na sua fcil flexibilidade ou moldabilidade sob a ao do calor. Os processos de moldagem so principalmente a termoformagem a vcuo e a extruso. Sob a ao do calor a resina toma a forma lquida ou pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde. duro e quebradio com transparncia cristalina, semelhante ao vidro. O poliestireno de alto impacto (HIPS) contm de 5 a 10% de elastmero, que incorporado atravs de mistura mecnica ou diretamente no processo de polimerizao atravs de enxerto na cadeia polimrica. Obtm-se desse modo uma blenda. 0 4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O procedimento descrito a seguir foi realizado para o PEBD, o polipropileno (PP) e o poliestireno de alto impacto (HIPS). Todo o ensaio foi controlado pelo software Mteste, disponvel no microcomputador ao lado do equipamento. O equipamento foi ligado antes da execuo do software. Colocou-se adequadamente o corpo de prova preso s garras, ajustando manualmente a altura da barra tracionada, de modo que as garras estivessem alinhadas e que no houvesse nenhuma fora atuando na clula de descarga. Definiu-se no software MTest o mtodo no qual foi realizado o ensaio (trao ou compresso), as dimenses do corpo de prova, velocidade do ensaio e de retorno, os limites de operao do equipamento, a forma de apresentao dos resultados, entre outros. Caracterizao de Materiais Polimricos 7

5) ANLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSO O ensaio de trao foi realizado de maneira totalmente computadorizada, utilizando-se a mquina de ensaio modelo DL-2000 da EMIC Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda., com velocidade de deslocamento de at 500 mm/min, clula de carga com capacidade mxima de at 2000 kgf e que atende s normas da ASTM e ABNT. Os corpos de prova utilizados procuraram atender norma ASTM D638 e suas dimenses encontramse especificadas na tabela 1. Tabela 1 Dimenses dos corpos de prova utilizados no ensaio de trao. Dimenso Ensaio PP 13,00 13,00 13,00 13,00 3,25 3,25 3,25 3,25 42,25 42,25 42,25 42,25 PEBD HIPS 13,05 13,00 13,00 13,00 13,01 3,30 3,25 3,25 3,25 3,26 43,06 42,25 42,25 42,25 42,45 13,10 13,10 13,10 13,10 3,25 3,25 3,25 3,25 42,58 42,58 42,58 42,58

1 2 Largura 3 (mm) 4 Mdia 1 2 Espessura 3 (mm) 4 Mdia 1 2 3 rea de seco transversal (mm) 4 Mdia

O software conectado mquina de ensaio, MTest forneceu os seguintes grficos relacionando a fora aplicada longitudinalmente ao corpo de prova deformao absoluta por este sofrida:

Caracterizao de Materiais Polimricos

Figura 2 - Grfico da variao de fora em funo da deformao para corpos de prova de PP.

Figura 3 - Grfico da variao de fora em funo da deformao para corpos de prova de PEBD.

Caracterizao de Materiais Polimricos

Figura 4 - Grfico da variao de fora em funo da deformao para corpos de prova de HIPS. A anlise deste grfico permite que seja calculado o mdulo de elasticidade ou mdulo de Young. O mdulo de elasticidade medido pela razo entre a tenso e a deformao relativa, dentro do limite elstico, em que a deformao totalmente reversvel e proporcional tenso. Poderia ser encontrado pela tangente da parte linear da curva caso os eixos fossem adaptados para tenso versus deformao. A tenso pode ser obtida dividindo-se a fora pela rea transversal do corpo de prova, e a deformao relativa seria obtida dividindo-se a deformao absoluta (incremento no comprimento do corpo de prova), pelo comprimento til do corpo de prova.
F / A = D x / L

(1)

Em que: = mdulo de elasticidade = tenso D = deformao F = Fora aplicada longitudinalmente ao corpo de prova A = rea de seco transversal do corpo de prova L = comprimento til do corpo de prova x = deformao absoluta

Caracterizao de Materiais Polimricos

10

Pontos no incio do ensaio no devem ser avaliados para a obteno do mdulo de Young, pois a mquina parte da velocidade inicial zero e no atingiu ainda a velocidade determinada para o ensaio. A parte elstica corresponde quela em que a deformao proporcional tenso aplicada, logo, deve apresentar comportamento linear nos grficos obtidos. Os clculos para obteno do mdulo de elasticidade foram realizados pelo prprio software da mquina de ensaio e encontram-se na tabela 7. Tabela 5 Mdulo de Elasticidade () dos polmeros. Polmero HIPS Corpo de prova 1 2 3 1 2 3 4 1 2 3 Mdulo de elasticidade (kgf/mm2) 25,36 25,33 26,45 2,554 3,041 3,188 3,529 20,66 19,37 19,73 Mdulo de elasticidade mdio (kgf/mm2) 25,71

PEBD

3,078

PP

19,92

O programa Mtest tambm fornece os valores de fora mxima executada durante o ensaio. Esse um dado importante, uma vez que permite obter a resistncia mxima max, a qual determina a tenso mxima na qual um polmero pode se submeter sem que sofra deformao plstica (irreversvel), sendo, portanto, um parmetro importante a ser avaliado no momento da seleo de materiais. A resistncia mxima obtida atravs da seguinte relao:
mxima = Fmxima A

(2)

Em que: mxima = tenso mxima Fmxima = fora mxima aplicada A = rea transversal do corpo de prova A deformao absoluta na tenso mxima tambm um dado fornecido pelo programa. Atravs dela pode-se obter a deformao na resistncia mxima, correspondente relao entre deformao absoluta e o comprimento til do corpo de prova:

Caracterizao de Materiais Polimricos

11

resist max =

resist max L

Em que:

resist max = deformao na resistncia mxima resist max = incremento longitudinal do corpo de prova na resistncia mxima
L = comprimento til do corpo de prova

Essa deformao na tenso mxima indica o ltimo ponto em que a deformao no corpo de prova elstica. Ou seja, se o corpo se deformar alm deste valor, isto indica que as cadeias polimricas esto se movimentando entre si e, caso a tenso cesse, o corpo no mais retornar s dimenses iniciais, sofrendo deformao permanente. Os valores obtidos experimentalmente para a resistncia mxima e deformao na resistncia mxima encontram-se na tabela 6. Tabela 6 - Resistncia mxima ou no escoamento (max) e deformao na resistncia mxima. Corpo de Polmero prova HIPS 1 2 3 Mdia 1 2 3 4 Mdia 1 2 3 Mdia Fora mxima (kgf) 133,8 134,2 134,2 134,1 39,81 39,67 39,50 36,33 38,33 160,5 155,3 157,2 157,7 max kgf/mm) 3,142 3,152 3,152 3,149 0,925 0,939 0,935 0,860 0,915 3,799 3,676 3,721 3,732 Deformao na max (mm) 7,14 8,07 7,56 7,59 66,31 62,42 57,82 86,92 68,37 12,66 13,74 14,03 13,48 Deformao na max (adimensional) 0,143 0,161 0,151 0,152 1,326 1,248 1,156 1,738 1,367 0,253 0,275 0,281 0,270

PEBD

PP

Analogamente resistncia mxima e deformao na resistncia mxima, podemse calcular os valores de resistncia e deformao no momento da ruptura atravs dos dados de fora aplicada e deformao absoluta no momento da ruptura, ambos fornecidos pelo programa. A resistncia de ruptura a tenso mxima que o polmero suporta antes de se romper. Valores calculados para resistncia e deformao no momento de ruptura esto disponveis na tabela 7. Caracterizao de Materiais Polimricos 12

Tabela 7 - Resistncia na ruptura (rup)e deformao na ruptura Polmero Fora na Deformao na Deformao na rup Corpo ruptura (kgf) (kgf/mm) ruptura (mm) ruptura (adimensional) de prova 1 2 3 Mdia 1 2 3 4 Mdia 1 2 3 Mdia 124,5 127,7 127,5 126,6 35,36 36,74 35,89 32,04 35,01 139 80,98 80,5 100,2 2,924 2,999 2,994 2,972 0,821 0,870 0,849 0,758 0,825 3,290 1,917 1,905 2,371 38,11 42,56 49,6 43,423 88,20 87,14 76,89 105,5 89,43 18,41 25,41 25,37 23,06 0,762 0,851 0,992 0,868 1,764 1,743 1,538 2,110 1,789 0,368 0,508 0,507 0,461

HIPS

PEBD

PP

Ainda foi possvel determinar a tenacidade dos materiais, ou seja, a energia mecnica ou impacto necessrio para levar um material ruptura. Se um material tenaz ele pode sofrer um alto grau de deformao sem romper. Tais resultados podem ser encontrados na tabela abaixo: Tabela 8 Tenacidade dos materiais Tenacidade Corpo Polmero de prova (kgf/mm) PP 1 2 3 1 2 3 4 1 2 3
51,1 64,9 64,1 72,2 73,1 64,2 77,5 99,2 107,0 130,3 112,2

Tenacidade mdia (kgf/mm)

60,0

PEBD

71,8

HIPS

Caracterizao de Materiais Polimricos

13

6) MEMRIA DE CLCULO Clculos realizados para o poliestireno de alto impacto (HIPS) A) Clculo do mdulo de elasticidade O mdulo de elasticidade medido pela razo entre a tenso e a deformao, dentro do limite elstico, em que a deformao totalmente reversvel e proporcional tenso.
= F / A = D x / L

(11)

Em que: = mdulo de elasticidade = tenso D = deformao F = Fora aplicada longitudinalmente ao corpo de prova A = rea de seco transversal do corpo de prova L = comprimento til do corpo de prova x = incremento no comprimento do corpo de prova Para os clculos, so utilizados dois pontos aleatrios do primeiro ensaio do grfico da figura 9, coletados numa regio onde o comportamento do ensaio linear: 42,58 mm 2 = 25,36kgf/mm (5,833 4,167)mm 50 mm 2 (96 60)kgf (12)

B) Clculo da resistncia mxima ou no escoamento

A resistncia mxima ou no escoamento pode ser obtida dividindo-se a fora mxima, Fmax, pela rea da seo transversal, A. Utilizando-se os dados do ensaio 1, temos:
mxima = Fmxima 133,8 kgf = = 3,142 kgf / mm 2 A 42,58 mm

(13)

Caracterizao de Materiais Polimricos

14

C) Clculo da deformao na resistncia mxima ou no escoamento A deformao na resistncia mxima a relao adimensional entre a deformao na fora mxima e o comprimento til de prova.
resist max = resist max L

Em que:

resist max = deformao na resistncia mxima resist max = incremento longitudinal do corpo de prova na resistncia mxima
L = comprimento til do corpo de prova

O incremento longitudinal do corpo de prova corresponde deformao fornecida pelo programa MTest, e deve possui a mesma unidade de L. Portanto, para o corpo de prova 1 do HIPS, a deformao ser dada por:

resist mx =

7,137mm = 0,143 50 mm

D) Clculo da resistncia na ruptura

A resistncia mxima ou no escoamento pode ser obtida dividindo-se a fora no momento da ruptura pela rea da seo transversal (A). Utilizando-se os dados do primeiro ensaio, temos: ruptura = Fruptura A = 124,5 kgf = 2,924 kgf / mm 2 42,58 mm (14)

E) Clculo da deformao na ruptura

Analogamente ao clculo da deformao na resistncia mxima:


ruptura = Em que: ruptura L

ruptura = deformao na resistncia de ruptura ruptura = incremento longitudinal do corpo de prova na resistncia de ruptura

Caracterizao de Materiais Polimricos

15

L = comprimento til do corpo de prova

Portanto:
ruptura = 38,11 mm = 0,762 50 mm

F) Clculo da tenacidade

A energia mecnica necessria para levar um determinado material ruptura pode ser calculada atravs da rea num grfico tenso versus deformao do material, portando basta integrar a curva que define o material, da origem at a ruptura. Como se desconhecia a funo que relaciona essas duas variveis, a determinao foi feita a partir da estimativa da rea que se encontra abaixo das curvas obtidas. Esta estimativa foi realizada dividindose a rea sob a curva do grfico de fora versus deformao em quadrados e somando-se a rea destes. Para se obter a relao tenso versus deformao, basta dividir a o valor encontrado pela rea de seco transversal At. A contribuio de cada quadrado para a tenacidade tem valor A. Para o HIPS:

A' =

F x At 15kgf 5mm = 1,7614kgf / mm 42,58mm Para o corpo de prova 1, foram contados 56,3 quadrados sob a rea da curva. Logo,

A' =

a tenacidade ser dada por: Tenacidade = n x A = 56,3 kgf/mm.1,7614 = 99,2 kgf/mm


7) CONCLUSO

De maneira geral, pode-se afirmar que os resultados dos ensaios conduzidos foram bastante satisfatrios. Foi possvel investigar as co-relaes existentes entre as propriedades dos materiais polimricos. Ainda foi possvel entender porque tais caractersticas devem ser conhecidas para que o material mais adequado para um dado

Caracterizao de Materiais Polimricos

16

servio seja selecionado levando ainda em considerao a combinao de outros fatores: custo, disponibilidade, vida til e etc. A anlise visual dos corpos de prova empregados nos ensaios de trao permitiu observar que todas as fraturas ocorreram na parte superior destes, porm ainda na regio a qual dado o nome de comprimento til. Tal fato pode ser explicado pela no realizao de um tratamento prvio das amostras, o que ocasionalmente gera acmulo de tenso em regies em que existem falhas, que por sua vez, esto relacionadas a problemas de injeo dos corpos de prova, como a temperatura do molde, a presso de injeo e o recalque entre outras variveis que devem ser adequadamente selecionadas para o sucesso da moldagem. Alm disso, notou-se que todo o comprimento til dos corpos de prova do poliestireno de alto impacto ficou esbranquiado antes da ruptura. Isso se deve submisso do HIPS a uma energia de impacto com o ensaio. Parte de tal energia dissipada pelo material sob a forma de calor, pela vibrao trmica de seus tomos e pelos movimentos de relaxao de segmentos da macromolcula. A energia restante se dissipa com a formao de diversas microfissuras na interface da matriz com a borracha. Essas microfissuras se propagam at que uma nova partcula de borracha seja encontrada na qual a energia ser novamente dissipada sob a forma de calor e novas microfissuras podero assim ser nucleadas, num processo de redistribuio da energia de impacto (GRASSI, 2001). Esse mecanismo de formao de microfissuras o principal responsvel pela alta tenacidade do HIPS. A fratura ainda pode ser classificada como frgil tendo em vista que a superfcie em que ocorreu a ruptura mostrou-se lisa e perpendicular direo em que a tenso foi aplicada. No foi observada a formao de pescoo, fenmeno caracterizado pela reduo da rea transversal. No caso do polietileno de baixa densidade, no foi observada a ocorrncia de crazing em nenhum dos corpos de prova submetidos ao ensaio. Por outro lado, ocorreu a formao de pescoo e notou-se deformao caracteristicamente plstica na regio da fratura, o que prprio da fratura dctil. Foi visto ainda que a reduo da rea no ocorreu somente na regio da fratura, mas tambm em grande parte do comprimento til. A observao dos campos de prova do polipropileno permitiu notar a ocorrncia de crazing em todos eles. A superfcie de ruptura do campo de prova 1 assemelha-se em alguns aspectos as do poliestireno de alto impacto: praticamente reta e perpendicular direo em que a tenso aplicada e o fenmeno de pescoo pouco pronunciado. Por outro lado, rugosa. J as amostras 2 e 3, apresentaram fraturas rugosas, com pescoo

Caracterizao de Materiais Polimricos

17

pronunciado e deformao plstica. Nesse caso, a caracterizao da fratura pode ser dada como dctil. A anlise dos grficos obtidos com os ensaios de trao permitiu o levantamento de inmeras informaes. O polietileno de baixa densidade apresentou mdulo de Young relativamente baixo e baixa tenacidade, o que restringe seu uso em aplicaes em que o material submetido a esforos mecnicos. A menor resistncia ao escoamento pode ser explicada pelo menor grau de cristalinidade que tal material apresenta em comparao com os demais. O poliestireno de alto impacto o que requer maior energia para se romper (mais tenaz), o que justifica a incorporao de material elastomrico (borracha) ao poliestireno. tambm aquele que apresentou menor deformao na tenso mxima e a segunda maior deformao no momento da ruptura. Enquanto que o polipropileno foi aquele que apresentou menor deformao no momento de ruptura e por outro lado apresentou a maior fora mxima aplicada. O grupo metila dificultaria a cristalizao, resultando em caractersticas mecnicas inferiores, porm grande parte do polipropileno comercializado do tipo "isottico", em que a maioria das unidades de propeno est com a "cabea" unida "cauda", formando uma cadeia com todos os grupos metila orientados para o mesmo lado. Esta estrutura estereorregular favorece o desenvolvimento de regies cristalinas, que, dependendo das condies de processamento, permite obter uma cristalinidade entre 40 e 70%, o que explica caractersticas superiores as do polietileno de baixa densidade.
8) REFERNCIAS BIBIOGRFICAS

(1) BILLMEYER JR., F. W. Hydrocarbon Plastics and Elastomers. In: Textbook of

Polymer Science. 3 ed., John Wiley & Sons, 1984. Cap. 13, p. 361-380.

(2) DANIELS, C. A. Polymers: Structure and Properties. Pennsylvania: Technomic Publishing Company, 1989. (3) GRASSI, Vincius G.; FORTE, Maria Madalena C.; DAL PIZZOL, Marcus F..
Morphologic Aspects and Structure-Properties Relations of High Impact Polystyrene.

Polmeros.,

So

Carlos,

v.

11,

n.

3,

2001.

Disponvel

em:

<

Caracterizao de Materiais Polimricos

18

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010414282001000300016&lng= en&nrm=iso >. Acesso em: 06 May 2007. Pr-publicao. (4) KRESSER, T. O. J. Polyolefin Plastics. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1969.

(5) MANO, E. B., MENDES, L. C. Introduo a Polmeros. 2 ed. So Paulo: Edgard Blncher Ltda., 1999.

(6) McMillan, F. M. Polymeric Materials Enciclopedia. J. C. Salamone ed., electronic edition (CD-ROM), CRC Press Inc, 1996.

(7) Poliestireno. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliestireno>. Acesso em 01 de maio de 2007.

(7) Ensaios de Trao. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/ciemat/cie_mat1.asp#introd> Acesso em 27 de abril de 2007.

Caracterizao de Materiais Polimricos

19

Potrebbero piacerti anche