Sei sulla pagina 1di 9

ESCOLA DE ENSINO FUND.

E MDIO TENENTE RGO BARROS DIRETORA: DEUSLIA NOQUEIRA PROFESSOR: POMPEU ALUNO(a): _____________________________________________ N_____ TURMA: 32A_ DATA: __/02/2011 SRIE: 3o Ano

REFLEXO DA LUZ ESPELHOS PLANOS 1. Reflexo A reflexo da luz o retorno da luz ao meio no qual ela se propagava, ao atingir a superfcie que separa dois meios materiais. A reflexo obedece a leis experimentais denominados leis da reflexo. 2. As Leis da Reflexo Consideremos um raio de luz propagando-se num meio 1 e incidindo sobre uma superfcie S o que separa o meio de um meio 2. B. Reflexo Difusa Quando a superfcie de separao entre dois meios irregular, e a luz volta ao seu meio de origem de modo no ordenado, diz-se que a reflexo difusa. Por exemplo, numa sala, uma lmpada ilumina um ambiente. A luz refletida de modo difuso pelas paredes da sala.

Na figura, temos: RI: raio de luz incidente no ponto de incidncia I da superfcie S; RR: raio de luz refletido pela superfcie S; i: ngulo de incidncia, formado pelo raio incidente (RI) com a normal (N) no ponto de incidncia I; r: ngulo de reflexo, formado pelo raio refletido (RR) com o normal (N) no ponto de incidncia I. 1 Lei da Reflexo O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a normal (N), no ponto de incidncia, esto no mesmo plano.

Note que as leis da reflexo continuam valendo para cada raio de luz refletido.

1. Um raio luminoso incide sobre um espelho plano formando um ngulo de 30 com sua superfcie refletora. Qual o ngulo formado entre os raios incidente e refletido? 2. O esquema representa a reflexo de um raio luminoso em um espelho plano:

2 Lei da Reflexo O ngulo de incidncia (i) igual ao ngulo de reflexo (r). Esse resultado evidencia o fato de que a luz vai de um ponto a outro no menor tempo possvel. Na reflexo, a velocidade da luz no se altera, portanto, o caminho de menor tempo o mais curto". A. Reflexo Regular Quando a superfcie de separao entre dois meios uma superfcie regular, a luz ir voltar ao meio de origem de modo ordenado.

Determine: a) o ngulo de incidncia da luz; b) o ngulo formado entre o raio refletido e o espelho. 3. (Esam-RN) Na figura a seguir, considere: E1 espelho plano vertical E2 espelho plano horizontal r1, r2 e r3 segmentos de um raio luminoso que incide sucessivamente em E1 e E2

Nas condies indicadas, quanto respectivamente, os ngulos 1 e 2?


www.estudefisica.com.br/etrb

valem,
1

4. Observe a figura:

3. Formao de Imagens no Espelho Plano Consideremos um objeto real situado diante de um espelho plano, conforme ilustra a figura a seguir.

Em um dia de cu claro, o Sol estava no horizonte (0) s 6 h da manh. s 12 h, ele se encontrava no znite (90). A que horas a luz solar, refletida no espelhinho plano M deitado sobre o solo, atingiu o ponto P? 5. Dois espelhos planos formam entre si um ngulo de 60. Um raio de luz monocromtica incide no espelho E1, reflete-se, incide no espelho E2, reflete-se e emerge do sistema conforme ilustra a figura. Qual o valor do ngulo ? O valor de depende do ngulo de incidncia da luz em E1?

A luz emitida pelo objeto sofre reflexo no espelho e atinge os olhos do observador, que tem a impresso de que a luz vem de trs do espelho.

Consideremos um objeto virtual para um espelho plano, conforme a ilustrao a seguir.

6. Na figura, os espelhos planos E1 e E2 so perpendiculares. Um raio luminoso incide no espelho E1 formando 30 com a superfcie refletora, conforme est indicado:

A luz proveniente do Sol converge, aps sofrer refrao na lente. Se o espelho no existisse, os raios de luz refratados iriam se encontrar no ponto P. No entanto, os raios de luz ao incidirem no espelho se refletem, formando a imagem real P.

Copie a figura em seu caderno e represente a trajetria da luz at que esta deixe o sistema de espelhos. 7. Considere a caixa cbica representada abaixo, em que a face ABCD espelhada, de tal modo que a superfcie refletora seja voltada para dentro da caixa. Suponha que um raio luminoso penetre na caixa pelo vrtice E e incida no ponto O, centro do espelho.

4. Propriedade Fundamental Em um espelho plano, objeto e imagem simtricos em relao superfcie refletora. De fato:

so

Voc poder, ento, afirmar que o correspondente raio refletido sair da caixa pelo vrtice: a) C b) G c) F d) H e) A
www.estudefisica.com.br/etrb

Os tringulos PEI e PEi so congruentes, portanto:


2

2 passo Ligue o simtrico de um ponto ao outro.

Observao importante: Em razo da simetria, a imagem de um objeto extenso, embora seja idntica ao objeto, no superponvel a ele como, por exemplo, as mos direita e esquerda de uma pessoa.

3 passo Trace o raio incidente, fazendo-o atingir o espelho no ponto I.

As figuras (1) e (2) so equivalentes. Objeto e imagem no espelho plano so chamados de figuras enantiomorfas. Imagem de um Corpo Extenso simtrica ao corpo em relao ao espelho, e no se sobrepe. 6. Campo Visual de um Observador num Espelho Plano Campo visual de um espelho a regio espacial que um observador consegue ver atravs do espelho.

Mesmo tamanho que o objeto. Mesma distncia do espelho ao objeto. 5. Construo Fundamental A soluo de muitos problemas de espelhos planos, via de regra, recai no traado de um raio de luz que, partindo de um ponto A, sofre reflexo no espelho e atinge um ponto B.

O campo visual de um espelho plano pode ser encontrado atravs do seguinte procedimento: seja O o observador, o espelho plano E e O a imagem do observador O em relao ao espelho. Atravs de O e das bordas do espelho E, traamos retas que delimitam o campo visual do observador pelo espelho plano E.

1 passo Considere o simtrico de A ou B.

Situaes como a que foi mostrada ocorrem freqentemente no trnsito. Um motorista, deslocando-se, v pelo espelho retrovisor a imagem de algum em repouso, em relao ao solo. A imagem da pessoa se desloca, em relao ao observador, com velocidade igual ao dobro da velocidade do carro, em relao ao solo.
www.estudefisica.com.br/etrb 3

8. No esquema, o observador deseja visar a imagem da rvore por meio do espelho plano AB deitado sobre o solo:

11. (Fuvest-SP) Um feixe de luz entra em uma caixa retangular de altura L, espelhada internamente, atravs de uma abertura A. O feixe, aps sofrer 5 reflexes, sai da caixa por um orifcio B depois de decorrido 1,0108 segundo.

Qual deve ser o menor comprimento x do espelho para que o observador veja a imagem completa da rvore, isto , do topo at o p? 9. Um garoto, cujo globo ocular est a uma altura h em relao ao solo, observa que a imagem completa de um prdio de altura H, situado a uma distncia D da vertical do seu corpo, abrange toda a extenso L de um espelho-dgua existente defronte do prdio.

Os ngulos formados pela direo do feixe e o segmento AB esto indicados na figura. a) Calcule o comprimento do segmento AB. Dado: c = 3,0108 m/s. b) O que acontece com o nmero de reflexes e com o tempo entre a entrada e a sada do feixe se diminuirmos a altura da caixa L pela metade? 12. A imagem fornecida por um espelho plano ser: a) real, se o objeto for real; b) virtual, se o objeto for virtual; c) virtual, se o objeto for real, e real, se o objeto for virtual; d) sempre virtual; e) sempre real. 13. Considere o esquema seguinte, no qual P um ponto luminoso, E um espelho plano e O o olho de um observador:

Sabendo que h = 1,5 m, L = 3,2 m e D = 3,6 m, calcule o valor de H. 10. Uma tela opaca de grandes dimenses apresenta um pequeno furo onde est instalada uma lmpada pontual de grande potncia. Um espelho plano quadrado de lado igual a 40 cm fixado paralelamente tela, a 1,5 m de distncia em relao a ela, conforme representa a figura. Desconsiderando a existncia de outras fontes de luz no local do experimento, determine, em metros quadrados, a rea iluminada na tela.

correto afirmar que: a) em relao a E, P imagem real; b) em relao a E, P imagem imprpria; c) em relao a O, P imagem real; d) em relao a O, P imagem virtual; e) em relao a O, P se comporta como objeto real. 14. (Ufal) Um espelho plano est no piso horizontal de uma sala com o lado espelhado voltado para cima. O teto da sala est a 2,40 m de altura e uma lmpada est a 80 cm do teto.

Com esses dados, pode-se concluir que a distncia entre a lmpada e sua imagem formada pelo espelho plano , em metros, igual a: a) 1,20 b) 1,60 c) 2,40 d) 3,20 e) 4,80
4

www.estudefisica.com.br/etrb

15. (UFF-RJ) Dois espelhos planos paralelos, E1 e E2, esto frente a frente separados pela distncia de 20 cm. Entre eles h uma fonte luminosa F, de pequenas dimenses, na posio indicada na figura:

19. (UFPR) Um espelho plano fornece, de um dado objeto em relao ao espelho, uma imagem real, projetvel sobre um anteparo. Pode-se, ento, afirmar, sobre o objeto e sobre o feixe incidente que o define, respectivamente, que: a) real e divergente. b) virtual e convergente. c) virtual e divergente. d) real e convergente. e) real e paralelo. 20. (UFPI) Dois espelhos planos, paralelos, um defronte ao outro, esto separados por uma distncia D = 2,0 m. O objeto O est situado entre eles, a uma distncia d = 0,50 m de B (veja a figura a seguir). A distncia que separa as duas primeiras imagens formadas em A e a distncia que separa as duas primeiras imagens formadas em B so, respectivamente:

a) Calcule a distncia entre a primeira imagem fornecida pelo espelho E1 e a primeira imagem fornecida pelo espelho E2. b) A distncia calculada no item a depende da posio de F em relao a E1 e E2? 16. (Fuvest-SP) A figura representa um objeto A, colocado a uma distncia de 2,0 m de um espelho plano S, e uma lmpada L, colocada distncia de 6,0 m do espelho:

a) Copie a figura e desenhe o raio emitido por L e refletido por S que atinge A. Explique a construo. b) Calcule a distncia percorrida por esse raio. 17. (Vunesp-SP) Um estudante veste uma camiseta em cujo peito se l a inscrio seguinte: UNESP a) De que forma a imagem dessa inscrio aparece para o estudante quando ele se encontra frente a um espelho plano? b) Suponha que a inscrio esteja a 70 cm do espelho e que cada letra da camiseta tenha 10 cm de altura. Qual a distncia entre a inscrio e sua imagem? Qual a altura de cada letra da imagem? 18. O esquema representa um espelho plano diante do qual se encontram cinco objetos luminosos: A, B, C, D e E. O ponto O corresponde posio do globo ocular de um observador.

a) 0,50 m e 1,5 m b) 1,5 m e 3,5 m c) 2,0 m e 4,0 m d) 1,0 m e 3,0 m e) 2,0 m e 2,0 m 21. (UEL-PR) A figura representa um espelho plano E vertical e dois segmentos de reta AB e CD perpendiculares ao espelho:

Supondo que um raio de luz parta de A e atinja C por reflexo no espelho, o ponto de incidncia do raio de luz no espelho dista de D, em centmetros: a) 48 b) 40 c) 32 d) 24 e) 16 22. Um homem com 1,80 m de altura deseja mirar-se dos ps cabea em um espelho plano quadrado, disposto verticalmente e com sua base paralela ao solo. Sendo a altura de seus olhos ao solo igual a 1,70 m, calcule: a) a menor medida admissvel para o lado do espelho, a fim de que o homem consiga seu objetivo; b) a distncia da borda inferior do espelho ao solo, no caso de o homem estar se vendo no espelho de corpo inteiro. 23. O esquema abaixo representa um homem de frente para um espelho plano S, vertical, e de costas para uma rvore P, de altura igual a 4,0 m. Qual dever ser o comprimento mnimo do espelho para que
5

Que ponto (ou pontos) o observador no poder ver pela reflexo da luz no espelho?
www.estudefisica.com.br/etrb

o homem possa ver nele a imagem completa da rvore?

Rotao do raio refletido Um espelho E, inicialmente na posio 1, gira de um ngulo at atingir a posio 2. O raio de luz refletido gira de um ngulo .

24. (FEI-SP) Um objeto vertical AB, de altura AB = 80 cm, encontra-se diante de um espelho plano vertical E. Sabe-se que a imagem do ponto B se encontra a 30 cm do espelho. Um raio de luz, partindo do ponto B, encontra o espelho num ponto C, segundo um ngulo de incidncia , e reflete-se passando pelo ponto A. Qual o valor de sen?

No tringulo ABC, temos que 2 = 1 + . No tringulo ABD, temos que 22 = 21 + . Das equaes acima, temos: = 2 - 1 e = 22 - 21 = 2.( 2 - 1) = 2 Assim, se o espelho gira de um ngulo , o raio refletido gira de 2. 7. Translao de um Espelho Plano Consideraremos um caso de translao de um espelho plano. Um objeto O colocado frente ao espelho E que se encontra na posio 1. Deslocamos o espelho at a posio 2, ao mesmo tempo que podemos observar a imagem O deslocar-se da posio i a f. Rotao da imagem de um objeto provocada pela rotao de um espelho plano Considere um espelho plano E, um objeto O e sua imagem I, como nos mostra a figura abaixo:

Se girarmos o espelho de um ngulo , a imagem ir girar de um ngulo .

D = 2y 2x

D = 2 (y x)

D = 2d

Note que, se o espelho foi afastado de d, a imagem movimenta-se o dobro do deslocamento do espelho, ou seja, 2 d. Como ambos os deslocamentos ocorrem simultaneamente, pode-se deduzir que a velocidade da imagem o dobro da velocidade de deslocamento do espelho, em relao a um objeto em repouso. 8. Rotao de um Espelho Plano No caso da rotao de um espelho plano, ocorre:
www.estudefisica.com.br/etrb 6

Note que o ngulo entre as retas OI1 e OI2 , e que as distncias do eixo de rotao do espelho aos pontos O, I1 e I2so iguais. Podemos dizer que O, I1 e I2 esto colocados sobre uma mesma circunferncia de centro no eixo de rotao do espelho. Assim:

Observaes:

Se

360 0 360 0

um nmero par, o objeto pode estar

colocado em qualquer posio entre os espelhos.

Se

um nmero mpar, para se obter N

imagens o objeto deve estar sobre o plano bissetor do ngulo .

Como se pode perceber na figura acima, o ngulo inscrito e o ngulo correspondente ao mesmo arco I1I2. Logo, o ngulo igual ao dobro do ngulo . 4. Associao de espelhos planos Espelhos planos justapostos em ngulo Quando dois espelhos planos so associados, formando entre si um ngulo, obtemos um sistema ptico capaz de gerar imagens mltiplas de um objeto. Um exemplo o caleidoscpio, formado pela associao de trs espelhos planos, formando entre si ngulos de 60.

25. No esquema seguinte, PQ um espelho plano, AB um objeto linear e AB a imagem de AB conjugada pelo espelho:

Para que um observador de dimenses desprezveis veja a imagem AB inteira, deve colocar-se: a) nas regies I, II ou III, indiferentemente; b) nas regies I ou II, indiferentemente; c) exclusivamente na regio I; d) exclusivamente na regio II; e) exclusivamente na regio III. 26. Juliana est parada no ponto A, indicado na figura a seguir, contemplando sua imagem num espelho plano vertical E, de largura 3,0 m. Rodrigo, um colega de classe, vem caminhando ao longo da reta r, paralela superfcie refletora do espelho, com velocidade de intensidade 2,0 m/s.

Para um ngulo qualquer, o nmero de imagens formadas N para um nico objeto ser dado sob certas condies, pela expresso:

Desprezando-se as dimenses de Juliana e de Rodrigo, responda: a) Por quanto tempo Juliana poder observar a imagem de Rodrigo em E? b) Se Juliana estivesse na posio B, qual seria o tempo de observao da imagem de Rodrigo? 27. (UEL-PR) A figura representa um espelho plano vertical e um eixo horizontal onde esto os pontos A, B, C, D, E, F, G e H, equidistantes entre si:

em que o ngulo entre os espelhos e N o nmero de imagens.

www.estudefisica.com.br/etrb

Se o espelho plano sofrer uma translao, passando do ponto C ao ponto D, a imagem de A vai passar do ponto: a) D para o ponto E. b) E para o ponto G. d) E para o ponto H. c) E para o ponto F. e) F para o ponto G. 28. Dois espelhos planos so associados de modo que suas superfcies refletoras formem um ngulo diedro de 45. Um objeto luminoso colocado diante da associao. Determine: a) o nmero de imagens que os espelhos conjugam ao objeto; b) o nmero de imagens enantiomorfas e o nmero de imagens iguais ao objeto. 29. Diante de dois espelhos planos que formam entre suas superfcies refletoras um ngulo de 90, um rapaz coloca um relgio, cujo painel dotado de traos no lugar dos nmeros. Sabendo que o experimento realizado s 4 h 10 min, determine: a) 4 e) 22 b) 9 d) 18 c) 14

32. Um caminho trafega em uma estrada retilnea com velocidade de 40 km/h. Olhando no espelho retrovisor plano, o motorista contempla a imagem de um poste vertical fixo na estrada. a) Qual a velocidade da imagem do poste em relao ao solo? b) Qual a velocidade da imagem do poste em relao ao motorista do caminho? 33. A figura a seguir representa um espelho plano que pode girar em torno de um eixo contendo seu centro C.

a) o nmero de imagens que os espelhos conjugam ao relgio; b) quantas imagens tm o aspecto da figura I e quantas tm o aspecto da figura II. 30. (Fuvest-SP) Na figura, F indica um ladrilho colocado perpendicularmente a dois espelhos planos que formam um ngulo reto: Estando na posio E1, o espelho capta a luz proveniente de uma fonte pontual A, fixa no anteparo, refletindo-a de volta ao ponto de partida. O espelho sofre, ento, uma rotao equivalente a um ngulo , passando para a posio E2. Nesse caso, ao receber a luz emitida por A, reflete-a para o ponto B. Sabendo que AB = 3 AC, calcule o ngulo . 34. O esquema a seguir representa um pndulo. Na extremidade do fio, est preso um espelho plano. Incrustada no anteparo h uma lmpada pontual F que emite um pincel luminoso cilndrico na direo horizontal para a esquerda. O pndulo posto a oscilar, fazendo com que o espelho passe pelas posies E1 e E2 e varra, de uma para a outra, um ngulo = 30 no plano da figura: 31. (UFC-CE) A figura abaixo mostra um objeto O diante do espelho plano E, em posio vertical. Originalmente, o espelho est na posio P, a uma distncia d do objeto. Deslocando-se o espelho para a posio P1, a distncia da imagem de O at o espelho de 7 cm. Se o espelho deslocado para a posio P2, a distncia da imagem de O at o espelho passa a ser de 11 cm. P1 e P2 esto igual distncia de P. A distncia original, d, entre o espelho e o objeto vale, em cm: Calcule a extenso do anteparo percorrida pelo pincel luminoso proveniente de F e refletido pelo espelho, quando o espelho vai de E1 para E2.
www.estudefisica.com.br/etrb 8

Indique a alternativa que corresponde s trs imagens formadas pelos espelhos.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

120o a) 30o e b) 60o 60o e 120o 9h = 60 e O valor de independe do valor de .

7. b 8. 3 m 9. 12 m 10. 0,64 m2 11. a) 1,5 m; b) O tempo no se altera e o nmero de reflexes passa de 5 para 11. 12. c 13. e 14. d 15. a) 40 cm e b) no depende. 16. a)

b) 10 m e b) 140 cm; 10 cm 17. a) 18. Ele no poder ver os pontos D e E, da mesma maneira que no ver a imagem do seu olho. 19. b 20. d 21. c 22. a) 90 cm e b) 85 cm 23. 1,0 m 24. sen = 0,80 25. d 26. a) 6,0 s e b) 6,0 s 27. d 28. a) 7 imagens e b) 4 imagens enantiomorfas e 3 imagens iguais ao objeto 29. a) Trs imagens; b) Figura I: uma imagem; Figura II: duas imagens. 30. c 31. b 32. a) 80 km/h e b) 40 km/h 33. 30 34. 2 3 m

www.estudefisica.com.br/etrb

Potrebbero piacerti anche