Sei sulla pagina 1di 48

Qumica Industrial

EMENTA

Abordagem dos processos de conservao de energia do mbito da Qumica.


II. OBJETIVOS GERAIS Dar condies ao futuro engenheiro de interagir com os principais processos envolvidos nas suas atribuies no exerccio da engenharia como a Lubrificao, a Corroso e a Proteo Contra a Corroso.
1

II. OBJETIVOS ESPECFICOS Capacitar os estudantes de engenharia para a seleo, formas de uso e aplicao dos lubrificantes. Alertar os mesmos quanto s causas da corroso, seus tipos, e as formas de proteo.
III. CONTEDO PROGRAMTICO Lubrificantes industriais. Classificao, origem, composio, principais caractersticas dos mais comuns. Critrios de seleo caractersticas e propriedades.Viscosidade, ndice de Viscosidade, Ponto de Gota das graxas. Noes gerais sobre corroso eletroqumica e sobre a proteo
2

Lubrificao e Lubrificantes

Lubrificao
um dos mais importantes processos de conservao de energia utilizados no mundo atual. a aplicao de uma substncia (lubrificante) entre duas superfcies em movimento relativo para evitar o contato direto.

Evita-se as perdas de energia pela diminuio:


do atrito do desgaste e da gerao de calor
4

Atrito
Um corpo s desliza sobre outro se for vencida a fora contrria imposta pela aspereza ou rugosidade das superfcies de contato dos corpos (fora de atrito)

SLIDO ocorre entre corpos rgidos sem qualquer elemento entre eles FLUIDO se houver um fluido entre as superfcies.
5

Atrito

ESTTICO Enquanto o corpo no se desloca DINMICO A partir do incio do movimento. menor que o esttico j que no atua mais a fora de inrcia.
6

Tipos de Atrito
DESLIZAMENTO OU ESCORREGAMENTO
Quando uma superfcie desliza sobre a outra (no necessrio
que as superfcies em contato sejam planas).

Tipos de Atrito
Um cilindro que rola sem deslizar sobre uma superfcie horizontal para, porque atua sobre ele a fora de atrito de rolamento.

ROLAMENTO

sempre menor que o atrito de deslizamento para superfcies de mesmo material e sob mesmas condies, portanto mais fcil 8 de vencer. .

Tipos de Atrito
FLUIDO OU VISCOSO
Ocorre no movimento de um corpo em um fluido ou entre duas superfcies em movimento relativo, separadas por uma fina pelcula contnua de fluido.

H o deslizamento entre as molculas do fluido e a resistncia a esse deslizamento o atrito fluido ou viscoso.
uma percentagem mnima do valor do atrito slido e praticamente no causa desgaste.

Esta a base do princpio da lubrificao. O ato de lubrificar est associado aplicao da pelcula do fluido que constitui o lubrificante. 9

A pelcula fluida lubrificante colocada entre duas superfcies em movimento relativo se movimenta. Se o mdulo da velocidade relativa pequeno, o movimento dito laminar (sem turbulncia).

O movimento relativo entre camadas vizinhas com velocidades diferentes faz surgir uma fora de cisalhamento entre as mesmas.
Essa fora tenta frear a camada mais rpida e acelerar a camada mais lenta e chamada de resistncia de cisalhamento. A soma 10 de tais resistncias constitui o atrito fluido.

Tipos de Lubrificao
eficincia do lubrificante = f (adesividade, coesividade) oleosidade = adesividade + coesividade
Basicamente, todos os fluidos so lubrificantes, alguns melhores que os outros.

At a gua um lubrificante, mas a sua oleosidade baixa


11

Tipos de Lubrificao
Assim, a parte mais importante do processo de lubrificao est na escolha do lubrificante adequado.

Os lubrificantes derivados de petrleo se mostram excelentes para a maior parte das situaes. Possuem boas propriedades fsicas, alm de elevada oleosidade.
Hoje, o preparo do lubrificante a ser aplicado complexo devido a alta tecnologia associada ao estudo da lubrificao. H dois tipos bsicos de lubrificao para a grande maioria dos casos. Apenas os mancais de rolamento e alguns mecanismos especiais so tratados particularmente. 12

Lubrificao Limite (ou Restrita)

A espessura da pelcula mnima basicamente a soma das espessuras da rugosidade de cada superfcie, podendo ser monomolecular (~10 m)

Muitas vezes requer o uso de aditivos especficos como agentes de oleosidade, antidesgaste e de extrema 13 presso.

Lubrificao Hidrodinmica (Total ou Plena)

A espessura da pelcula superior soma das espessuras das camadas de rugosidade de cada superfcie , separando-as totalmente.

14

Lubrificao Hidrodinmica (Total ou Plena)


o caso mais comum e encontra aplicao em quase todas as situaes em que h ao contnua de deslizamento sem ocorrncia de presses extremas.
A pelcula contnua de lubrificante apresenta espessura varivel entre 0,025 mm e 0,25 mm, e os valores do coeficiente de atrito so bastante baixos, da ordem de 0,001 0,03. O desgaste insignificante.

15

Lubrificao Mista
Neste caso, podem ocorrer as duas situaes anteriores.
Quando uma mquina est parada, as partes mveis esto apoiadas sobre as partes fixas, havendo uma pelcula insuficiente.

Quando o movimento tem incio a presso hidrodinmica que faz surgir a pelcula que impede o contato.
16

Princpios de Lubrificao

A lubrificao de mancais a mais importante aplicao da LUBRIFICAO HIDRODINMICA.

As rugosidades das superfcies metlicas oferecem resistncia a rotao do eixo no mancal, causando aquecimento e desgaste se no houver a lubrificao.
17

Princpios de Lubrificao
A LUBRIFICAO LIMITE aplicada quando a velocidade de relativa entre as superfcies muito baixa, ou a presso entre as superfcies muito alta ou ainda se o leo no tem viscosidade suficiente para evitar o atrito slido.

o caso de engrenagens submetidas a altas presses (devido a pequena rea de contato dos dentes) e quando h combinao de movimentos como de deslizamento e rotao.

18

Princpios de Lubrificao
A LUBRIFICAO COM GRAXAS usada quando h tendncia do lubrificante fluir ou vazar da rea que est sendo lubrificada.

A graxa um lubrificante fluido engrossado a uma consistncia de gel pela adio de vrios agentes espessantes.

19

Substncias Lubrificantes

Os lubrificantes proporcionam a limpeza das peas, protegendo contra a corroso devida a processos de oxidao, evitam a entrada de impurezas, podem ser agentes de transmisso de fora e movimento. Um lubrificante deve ser capaz de satisfazer aos requisitos da lubrificao industrial.

Tanto os lubrificantes naturais como os sintticos podem ser slidos, semi-slidos ou pastosos, lquidos e gasosos
20

Lubrificantes Gasosos

So de uso restrito geralmente em locais de difcil penetrao ou e em lugares onde no seja possvel a aplicao dos lubrificantes lquidos convencionais.
Alguns dos lubrificantes gasosos utilizados so ar seco , nitrognio e gases halogenados.

Este tipo de lubrificao apresenta problemas devido s elevadas presses requeridas para manter o lubrificante entre as superfcies alm de problemas de vedao
21

Lubrificantes Lquidos

So os preferidos porque penetram entre partes mveis pela ao hidrulica , mantm as superfcies separadas e atuam como agentes removedores de calor.

Podem ser divididos em:

(a) leos minerais (b) leos graxos (vegetais ou animais) (c) leos sintticos
22

leos minerais

Produzidos a partir do petrleo. Composio muito variada, formados por grande nmero de hidrocarbonetos de trs classes principais: parafinicos, naftnicos e aromticos.

A origem do petrleo predominante, acarreta grande variao de caractersticas quanto viscosidade, volatilidade, resistncia oxidao, etc.
23

leos minerais

Os leos lubrificantes so produzidos como alguns tipos de leos bsicos, que constituem a matria prima para a fabricao da grande variedade de leos lubrificantes existentes no mercado. leos minerais aditivados so encontrados normalmente nos postos de servio. Com especificao correta, eles atendem s necessidades da grande maioria dos motores dos carros nacionais.

24

leos graxos

Foram os primeiros lubrificantes a serem utilizados pelo homem. A pequena resistncia a oxidao apresentada pelos leos graxos faz com que os mesmos se decomponham facilmente formando gomas. Foram substitudos pelos leos minerais devido a evoluo das mquinas e das exigncias de desempenho.
25

leos graxos
Quanto a origem, podem ser: vegetais ou animais

Os vegetais normalmente usados so: de rcino, de coco, de oliva, de semente de algodo, de mamona dentre outros. Animal: de baleia, de peixe, de foca, de espermacete, de mocot, de banha (banha de porco). So poucos, pois oxidam facilmente

26

leos sintticos

Mistura complexa de compostos e elementos qumicos. So leos que suportam altas condies de cargas e temperaturas, mantendo estveis suas caractersticas Os mais conhecidos so aqueles a base de glicois polialcalicos (ou polialquilenoglicois).

leos sintticos

Usados em temperaturas que variam desde valores abaixo de zero grau centgrado at 400 C; no formam resinas e no afetam compostos de borracha natural ou sinttica.

Podem ser solveis em gua ou insolveis, dependendo do tipo e apresentam ampla variedade de viscosidade.

leos sintticos

Tendem a manter a viscosidade independentemente da temperatura de funcionamento do motor, o que evita a carbonizao do motor So produtos relativamente caros para uso geral. leos minerais com aditivao sinttica atendem a motores sofisticados, como os importados

29

caractersticas fsicas dos lubrificantes

densidade

densidade 20/4C
Graus API = 141,5/densidade60/60

ponto de fulgor e ponto de inflamao


nmero de desemulso mede a capacidade que possuem os leos de se separarem da gua
30

caractersticas fsicas dos lubrificantes

ponto de nvoa de um leo a temperatura em que a parafina ou outras substncias semelhantes, presentes no leo, comeam a se separar formando minsculos cristais tornando o leo turvo.

ponto de fluidez a menor temperatura na qual o leo ainda pode escoar nas condies do teste.

resduo de carbono
31

caractersticas fsicas dos lubrificantes

perdas por evaporao

extrema presso
viscosidade

classificao SAE de leos para carter de motores classificao ISO (international organization for standartization)

32

aditivos para lubrificantes

A evoluo tecnolgica de mquinas e motores trouxe a necessidade do aumento dos padres de desempenho apresentados pelos lubrificantes a fim de atender a requisitos cada vez mais exigentes. A aditivao tornou-se uma das partes mais importantes da evoluo tecnolgica dos lubrificantes.

33

aditivos para lubrificantes

De acordo com as propriedades que atribuem aos leos, os aditivos so classificados como: detergentes/dispersantes antioxidantes anti-corrosivos anti-espumantes extrema presso aumentadores do ndice de viscosidade
34

Lubrificantes Semi- Slidos ou Graxas

O leo fica preso numa trama de fibras de sabo que se assemelha aos pelos de uma escova pela ao de foras de atrao. Se a graxa submetida a tenses, as foras so vencidas; o arranjo desfeito, o lubrificante flui. Se a fora cessa as fibras de sabo tendem a se agrupar novamente devolvendo graxa a consistncia inicial.

36

Componentes das Graxas

Basicamente as graxas compem-se de um lubrificante lquido e de um agente espessante O lubrificante lquido pode ser: leo mineral ou leos sintticos.

Os agentes espessantes podem ser ou no sabes metlicos.

37

lubrificante lquido

A seleo do lubrificante funo direta da aplicao que dever ser dada a graxa. Temperaturas de trabalho; velocidade e cargas que devero ser suportadas pela graxa relacionam-se com a viscosidade do leo mineral

Os leos sintticos podem substituir os leos minerais, para obteno de produtos especiais como por exemplo, graxas para temperaturas muito baixas (-30 a - 60C) ou temperaturas muito altas (20 a 150C). 38

agente espessante

O mais usado o sabo. O sabo, (ster metlico de um cido graxo), tambm um lubrificante e a formao da pelcula lubrificante se d por polaridade da molcula. Os sabes mais comuns que do consistncia aos leos lubrificantes so os de sdio, clcio, alumnio e ltio. Cada tipo de sabo influencia diferentemente as caractersticas da graxa obtida.
39

Aditivos para Graxas


So compostos qumicos que adicionados ao produto reforam algumas de suas qualidades ou lhe cedem novas ou ainda eliminam as propriedades indesejveis.

Os mais usuais so: inibidores de oxidao, inibidores de corroso, agentes de oleosidade, lubrificantes slidos (grafite, bissulfeto de molibdnio, mica e amianto pulverizado), agentes modificadores da estrutura, agentes de extrema presso, agentes de adesividade.
40

Ensaios e Caractersticas

das Graxas

Os ensaios a que so submetidas as graxas costumam ser divididos em trs grupos: ensaios de carter geral ensaios especiais ensaios de desempenho

41

Consistncia
Consistncia uma medida de qualidade de graxas lubrificantes. O aparelho de ensaio para medir a consistncia de uma graxa o penetrmetro.

Para medir a consistncia usase um cone, um copo com o material a ser analisada e uma escala em dcimos de milmetro. O ensaio feito a 25C e mede-se quantos milmetros o cone penetra na massa.

42

conforme tabela NLGI (National Lubricating Grease Institute).

consistncia de graxas

Classe de consistncia 00 0 1 2 3

Penetrao trabalhada (mm/10) 400 430 355 385 310 340 265 295 235 255

A quantidade de espessante usado na fabricao influencia mais a consistncia do que a viscosidade do leo bsico.
43

Ensaios e Caractersticas das Graxas

ponto de gota estabilidade ao trabalho viscosidade aparente separao de leo corroso oxidao prova de carga capacidade de bombeamento resistncia gua estabilidade
44

Lubrificantes Slidos
A finalidade substituir a pelcula fluda por uma pelcula slida, principalmente em casos de lubrificao limite.

So usados para trabalho em altas temperaturas. Podem sermisturados com lubrificantes lquidos ou pastosos (graxas) para melhorar sua resistncia ao calor gerado pelo atrito entre superfcies.

Os mais utilizados so: grafite coloidal, bissulfeto de molibdnio e teflon 45

grafite
A principal vantagem dos lubrificantes grafitados sua capacidade de formar filmes sobre as superfcies metlicas proporcionando assim baixos coeficientes de atrito.

Nas temperaturas ordinrias, o grafite no atacado por cidos, lcalis e halognios em geral: no se combina com o oxignio at que prevaleam temperaturas de ordem de 593C

46

bissulfeto de molibdnio
usado em p ou misturado com graxas ou leos ou como disperso em gua.

Resiste a presses extremas. A eficcia como lubrificante aumenta com a presso desenvolvida, assegurando a lubrificao em presses superiores a 28.000 kg/cm (muito acima do limite elstico de qualquer metal). Apresenta coeficientes de atrito menores do que o grafite, a temperaturas inferiores a 900C.
47

teflon

O teflon pode ser utilizado como lubrificante, apresentando baixo coeficiente de atrito. Resiste a quase todos os agentes qumicos e apresenta excelente resistncia a oxidao. Pode ser incorporado em forma de p ao metal sinterizado para formar superfcies de mancais.
Vantagens: aumento a vida til das peas, diminuio do custo de manuteno, facilita a limpeza, permite uma lubrificao mais eficiente, mais prolongada e de 48 melhor qualidade

Potrebbero piacerti anche