Sei sulla pagina 1di 3

3.

6 Fisso Quando um ncleo pesado se divide em dois mais leves, a liberao de energia e muito grande, devido maior estabilidade dos ncleos mais leves. A Fisso um evento extremamente raro, mesmo entre os tomos de urnio. No caso do 235 U, porem, a fisso induzida quando o ncleo absorve um nutron. No s o ncleo se subdivide em dois menores, mas ocorre tambm a liberao de dois ou trs nutrons. Um exemplo de trajetria de fisso :
1 235 144 89 1 n+ U = Ba + Kr + 3 n 0 92 56 36 0

Os ncleos mais leves so chamados produtos de fisso. Como mais de um nutron liberado por fisso pode haver uma reao nuclear em cadeia em que o numero de ocorrncias de fisso rapidamente aumenta. A sustentao de uma reao em cadeia depende principalmente da quantidade de urnio presente, j que alguns nutrons escapam do sistema antes de serem absorvidos pelos ncleos de urnio. Essa tendncia diminui a medida que a razo superfcie/volume da amostra diminui, ou seja a massa do urnio aumenta. Uma massa critica quantidade de urnio para a probabilidades k igual a um. Os produtos de fisso so altamente radioativos. Nem todas as colises de nutrons com ncleos de urnio acarretam fisso. Em geral os nutrons so simplesmente absorvidos gerando ncleos mais pesados. A combinao de produtos de fisso intensamente radioativos com actindeos de vida longa produz o complicado potencial de impacto ambiental que caracteriza a era nuclear. a.Reatores de gua pressurizada. o projeto mais comum de reator nuclear, seus bastes de combustvel contem pletes de urnio ou oxido de urnio. Em torno dos bastes de combustvel e de controle de gua h um recipiente de gua que atua tanto como liquido refrigerador, para dissipar a energia gerada na reao de fisso quanto como moderador, ou seja, uma substncia que desacelera os nutrons para aumentar a probabilidade de fisso. A probabilidade de ocorrncia de fisso quando um nutron colide com um tomo 235U mxima quando a energia do nutron esta prxima da energia termal, a energia mdia das molculas circundantes. Os nutrons de fisso so liberados com elevada energia (velocidade) e devem ser desacelerados para propagar eficientemente a reao em cadeia. A gua no reator circula atravs de trocador de calor que gera vapor em um refrigerador de gua secundrio; esse vapor depois usado para mover uma turbina e gerar eletricidade. Basicamente, o reator um gerador a vapor convencional em que a fonte de calor fissiona urnio ao invs de queimar carvo. b.Separao de istopos. Como os istopos se um dado elemento possui a mesma qumica, sua separao deve se basear nas ligeiras diferenas em suas propriedades resultantes da diferena de massa. Quanto maior a razo de massa dos istopos mais fcil ser explorar essas diferenas. A razo de massa entre 235U e o 238U

prxima demais de um para se usar as diferenas em velocidade de reao, mas as separaes fsicas que so sensveis a essa razo podem se operadas em varias etapas sucessivas de modo a produzir um enriquecimento gradual. O primeiro mtodo a ser desenvolvido foi difuso gasosa. A difuso de gs tem sido largamente substituda pela centrifugao. A aplicao de fora centrifuga oferece uma rota mais eficiente para a separao do istopo, porque, para uma dada velocidade e raio de centrifugao a fora diretamente proporcional a massa, entretanto a alternativa mais promissora o enriquecimento isotpico a laser que um dispositivo produz luz de energia muito bem definida monocromtica. A separao isotpica de baixo custo melhoraria a relao custo beneficio da energia nuclear, embora o efeito se limite ao custo do combustvel. c.Reator regenerador possvel ampliar o suprimento de combustvel nuclear por meio da converso do istopo de urnio dominante, o 238U em outro istopo fissionvel, o 239Pu. Isso se d pela simples irradiao do urnio com nutrons e acordo com as reaes nucleares. A principal diferena em relao a um reator de fisso comum que o refrigerador a gua e substituda por sdio liquido. Por serem mais pesador do que os tomos de hidrognio os tomos de sdio desaceleram menos os nutrons e o sdio liquido retira eficientemente o calor do reator. O uso de um reator regenerador amplia o suprimento de um combustvel de urnio por um fator mnimo de 50 e transforma a fisso nuclear em um recurso energtico muito maior do que carvo. d. Reprocessamento Em um reator de gua pressurizada aps um ano os bastes de combustvel devem ser substitudos por novos. Na usina de reprocessamento de combustvel os bastes so cortados em pedaos e dissolvidos em acido e a soluo resultante submetida a sucessivas etapas de extrao de solvente e troca de ons, para se fazer a separao dos elementos. A qumica simples, porm, a tecnologia complicada, por causa da necessidade de manuseamento remoto do material intensamente radioativo.

3.7 Riscos da energia nuclear H um risco no manuseio da energia nuclear pois pode ocorrer vazamentos acidentais, um reator mdio contem tanto material radioativo quanto a bomba atmica de Hiroshima. Se ocorrer um vazamento de gua ou o no reabastecimento em caso de esgotamento pela prpria ebulio, a temperatura pode subir a nveis desastrosos permitindo a liberao de matrias altamente radioativas. H mecanismos emergenciais de suporte para o reabastecimento de gua, mas esses sistemas podem sofrer falha tcnica ou erro humano. Em maro de 1979 os bastes de combustvel na usina nuclear de Threee Mile Island, prximo a Harrisburg derreteram quando houve perda de gua de refrigerao. Uma bomba do sistema de refrigerao primaria falhou, as bombas auxiliares no estavam operantes e o sistema de

refrigerao emergencial estava momentaneamente desligado por um erro do operador. Em 26 de abril de 1986 em Chernobil, um reator pegou fogo e explodiu em pedaos, provocando uma grande nuvem de destroos radioativos que espalharam radioistopos por grande parte da Europa e regies da sia. O reator continuou a queimar por cerca de dez dias, chegando a liberar 10 milhes de curies de radioatividade no meio ambiente. H novos projetos de reatores em desenvolvimento que trazem a promessa de melhoria nas margens de segurana por um fator de dez ou mais. Esses reatores seriam passivamente estveis por serem projetados a se bloquearem automaticamente em caso de acidente. b. Proliferao de armas Uma questo predominante que impe a energia nuclear civil como evitar seu uso na fabricao de armas. O combustvel de 235U para uso em armamento exige o enriquecimento isotpico, um processo altamente tecnolgico que envolve um considervel comprometimento de recursos. Como o urnio altamente enriquecido usado somente em armas, os meios de proteo contra desvio do 235U so diretos. A suspeita de que o Iraque planejava a produo clandestina de uma arma de 235U foi o fator que desencadeou a guerra do Golfo em 1990. O 239Pu o principal istopo de plutnio gerado em um reator de urnio, e nenhum enriquecimento necessrio podendo ser usado o extrado de usinas de reprocessamento., com apenas 5 Kg pode ser moderada em uma arma rstica com um tero da potencia da bomba de Hiroshima. Os estoques militares tm hoje 107 toneladas a mais de Pu que as suas necessidades. c. Descarte de resduos nucleares No inicio do ciclo, a minerao de urnio em si uma ocupao de risco. Os mineradores correm alto risco de desenvolver cncer de pulmo por inalarem p e radnio. Mais adiante no ciclo a disperso de materiais radioativos constitui um risco na usina de reprocessamento de combustvel, onde os bastes gastos de combustvel so dissolvidos em acido para separarem-se os produtos de fisso dos elementos contaminantes pesados, antes que o urnio ou plutnio seja enviado a usinas de fabricao. O reprocessamento produz resduo nuclear de alto nvel que altamente radioativo e temperatura alta. Esses resduos tem-se acumulado em usinas de reprocessamento por quase meio sculo. O problema controverso porque o lixo nuclear deve ser isolado do ambiente humano por perodos excessivamente longos. Para produtos de fisso esse intervalo de algumas centenas de anos. difcil encontrar um local de despejo em que a perturbao por terremotos ou a infiltrao da gua subterrnea estejam descartadas durante esse perodo.

Potrebbero piacerti anche