Sei sulla pagina 1di 5

Curso de Mandalas

O sentido literal da palavra mandala crculo ou centro. Mandala uma representao geomtrica da dinmica entre o homem e o cosmos. Sua estrutura de combinaes variadas de crculos, quadrados e tringulos em torno de um centro simbolizam a unio do plano espiritual com o material, servindo para organizar vises religiosas do mundo,sistemas csmicos e simblicos,assim como fatores de nossa psique. Estamos criando o curso de Mandalas ,para que possamos desenvolver nosso auto-conhecimento O objetivo facilitar o despertar do ser humano para o seu auto-conhecimento atravs de atividades reflexivas e criativas; buscar a ampliao da conscincia liberta dos afs mundanos que no possibilitam o indivduo vivenciar e aceitar os aspectos positivos de sua vida por meio da sensibilizao e harmonizao com atividades prticas de auto expresso artstica as Mandalas. A Mandala pode ser utilizada na decorao de ambientes, na arquitetura ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Desenhar terapeuticamente Mandalas faz com que a pessoa expresse emoes, como amor, prazer, alegria, dor, tristeza, medo, raiva e tambm bloqueios e traumas acumulados durante a vida. A Mandala retrata a psique de quem a desenha, e a histria de vida da pessoa: o perodo intra-uterino, as fases do desenvolvimento infantil, adolescncia e maturidade. O que se ganha trabalhando com mandalas? .previne e preserva a sade mental .aumenta a capacidade de concentrao .aumenta a receptividade .maior harmonia e calma .integra emoes conflituosas . previne o estresse .organiza e harmoniza a vida psquica

As mandalas representam Deus, o ser humano, a vida e a criao. A forma circular um smbolo chamado arqutipo, uma imagem ancestral que faz parte do nosso subconsciente coletivo, a humanidade, e que rege a ordem interior da natureza. O psiclogo suo Carl Gustav Jung estudou exaustivamente o efeito curativo das imagens circulares na alma. Confirmou que pintar mandalas tranqiliza e acalma as pessoas saudveis e doentes. Colorir mandalas tambm melhora nosso estado de nimo e nos faz participar de um sentimento de xito.

Efeitos nas Crianas As crianas dependem das explicaes que as imagens lhes proporcionam porque a sua capacidade de compreenso se desenvolve no decorrer de vrios anos e a linguagem dos adultos no lhes permite entender totalmente o mundo. Especialmente as crianas, que no tem a confiana e o sossego interior imprescindveis para a plena autoconfiana, encontram, por meio da pintura, as razes de sua personalidade. Contatou-se que crianas nervosas se tranqilizam e as tenses em geral se reduzem. Observou-se que, enquanto se pinta, os medos profundamente adormecidos no subconsciente desaparecem, por causa do estado de total relaxamento, e aos poucos se transformam. Quando medita, a criana d um passo para o desenvolvimento do ncleo da personalidade, o prprio Eu. Ela pode mudar o seu comportamento mas o seu interior se mantm fiel a si mesmo. Esta a grande mensagem a que conduz a pintura e criao de mandalas.

Mandala: uma porta para a conscincia em evoluo

Presentes nas rosceas dos suntuosos vitrais coloridos das milenrias catedrais europias, nos misteriosos calendrios maias, nos mais longnquos monastrios tibetanos onde servem de suporte meditao, no yoguismo tntrico como instrumento de contemplao, as mandalas so tambm encontradas nas mais antigas inscries e desenhos da humanidade. Em tudo, elas representam a totalidade do cosmos e o lugar que o homem ocupa nele. Parece que os nossos ancestrais de todos os tempos sabiam intuitivamente que a estrutura fundamental do universo uma mandala. Basta que observemos a natureza para identific-las sob todas as formas, tamanhos e coloridos.

Intuitivamente, os nossos ancestrais sabiam que a estrutura fundamental do universo uma mandala A palavra MANDALA, no velho snscrito, significa o centro, o crculo mgico, o mistrio. geralmente descrita como uma figura geomtrica representada por um crculo sobre um quadrado ou vice-versa, mas pode ser tambm construda ou desenhada em forma de um crculo, um quadrado ou um retngulo, subdividido por quatro ou mltiplos de quatro, de maneira mais ou menos regular, incluindo-se ou no outras formas. Sua caracterstica mais importante que seu traado feito em torno de um centro, geralmente obedecendo eixos de simetria e pontos cardeais. Entretanto, seu contorno exterior no forosamente circular, mas d a idia de irradiar-se de um centro ou mover-se em direo a ele. Por isto, quando uma pessoa observa uma mandala tem a sensao de que ela se move e pulsa.

Um caminho em direo ao centro Na Psicologia Moderna, o clebre psiclogo C. G. Jung, criador da Psicologia Analtica, ao estudar as mandalas orientais e sua utilizao como instrumento de culto e de meditao, passou a desenh-las, descobrindo o efeito de cura que elas exerciam sobre ele mesmo. Aps anos de pesquisa e aprofundamento no conhecimento do psiquismo humano, ele passou a utilizar a construo de mandalas como mtodo psicoteraputico. Seus estudos o levaram a defini-la como um crculo mgico que representa simbolicamente o Eu ou Self arqutipo da Unidade Interior. Na Psicologia Analtica, a mandala um crculo mgico que representa a Unidade Interior Investigando o uso das mandalas nas tradies budistas, Jung descobriu que os contedos das mandalas tibetanas derivam dos dogmas lamaicos. Na doutrina dos lamas ou lamaismo, elas no tm significado particular porque so apenas representaes exteriores. Para os lamas, a verdadeira mandala sempre uma imagem interior gradualmente construda pela imaginao ativa nos momentos em que o equilbrio psquico est perturbado, ou quando um pensamento no pode ser encontrado e deve ser procurado porque no est contido na doutrina sagrada. Como so de grande importncia enquanto instrumento de culto, as mandalas tibetanas geralmente contm, em seu centro, uma figura do mais alto valor religioso como, por exemplo, Shiva ou Budha.

Entretanto, como instrumento teraputico, a mandala utilizada, desde os tempos primitivos, pelos chams indgenas da Amrica e aborgenes da Austrlia que, ainda nos tempos atuais, as gravam e desenham em areia colorida. Tambm, msticos ocidentais e orientais de quase todas as culturas, ao longo de toda a histria da humanidade, j utilizavam mandalas como um caminho para reencontrar seu prprio centro.

Mandalas Csmicas Existem, portanto, trs tipos de mandalas: as de culto, as de meditao e as teraputicas. Elas se diferenciam em funo do seu uso e finalidade, mas tambm segundo o estado de conscincia do indivduo no momento da sua criao, isto , estado de culto, de meditao, de cura teraputica e de expanso da conscincia, como instrumento de auto-conhecimento e transformao interior. Entretanto, em nossas pesquisas com tcnicas de Expanso de Conscincia, identificamos o que Gilles Guattari denominou mandala csmica uma reproduo da dimenso csmica da conscincia da criao. As mais conhecidas mandalas csmicas do mundo so criadas pelo francs Stefan Nowak. A criao de uma mandala csmica s ocorre num estado especial de conscincia, chamado estado visionrio, em que a pessoa se torna canal da conscincia universal que Jung chama de arqutipo, isto , representao, no psiquismo individual, da parte herdada da psiqu coletiva. Esse chamado estado visionrio* pode ser alcanado atravs da conscincia expandida, mas a sua manifestao prtica exige um intenso trabalho interior de auto-conhecimento e descoberta dos prprios potenciais de realizao exterior. No estado visionrio, a conscincia cotidiana do indivduo se expande e, holograficamente, capta a dimenso csmica da conscincia da criao. Por isso, geralmente as mandalas csmicas parecem exploses de luz.

A mandala csmica uma representao da dimenso csmica da conscincia da criao. Algumas pessoas procuram envolver a construo de uma mandala csmica numa aurola mstica, como se a pessoa que a produz fosse tomada por uma energia especial que dirige sua mo, independentemente da participao de sua mente, do seu ego, do seu psiquismo. Entretanto, como estamos vivendo a era do conhecimento, preciso desmistificar, pois o estado de conscincia expandida pode ser alcanado por qualquer pessoa que o queira. A elaborao de uma mandala csmica, isto , no seu processo de criao, a pessoa, alm do estudo e experimentao das cores, utiliza tambm instrumentos de medida, como compasso, rgua e etc. E exatamente por isso que ela capaz de transformar a sua viso csmica, captada num determinado instante do tempo, em uma obra de arte nica, indita e extraordinariamente perfeita. Esse tipo de mandala representa a ordem e a

harmonia existentes no universo e durante o seu trabalho o psiquismo da pessoa se reestrutura internamente, unificando-se na dualidade. Isto significa simplesmente que a construo de uma mandala csmica nos ajuda a liberar as nossas foras interiores de auto-cura, pois esse processo capaz de desencadear em ns a ordem e a harmonia no lugar do caos.

Um novo e significativo todo Portanto, alm de possibilitar o auto-conhecimento e a conquista da unidade interior/exterior, reconciliando e integrando os opostos, o trabalho com mandalas traz, tambm, como consequncia, uma vida simblica mais intuitiva, mais criativa e individualmente mais livre, pois ajuda a pessoa a entrar em sintonia com seu potencial interior, aceitando e enriquecendo seu imaginrio. Para se realizar uma mandala preciso aprender a perceber a idia que vem de dentro e integr-la percepo exterior, tornando-a visvel atravs de uma representao grfica construda intuitivamente ou desenhada com instrumentos. O foco da atividade a auto-expresso do inconsciente, quando a pessoa rene diversos elementos de suas experincias pessoais. O resultado final um novo e significativo todo.

Ao construir uma mandala, a pessoa expressa a sua criatividade, reinventando-se e reconstruindo-se na direo de um novo e significativo todo. Sendo representao exterior de imagens do mundo interior que obedece a uma dinmica de reestruturao constante, as mandalas so sempre individualmente diferentes e nenhuma se parece com outra, sendo impossvel reproduzi-las, mesmo pelo seu prprio autor. Isto porque, ao construir uma mandala, a pessoa vivencia sua criatividade, expressa-se atravs dos seus prprios meios, construindo os prprios cdigos, reinventando o que j existe e criando novos caminhos, pois a auto-expresso tambm um caminho de construo e reconstruo do sujeito. Portanto, seja qual for a tcnica utilizada em sua construo individual ou em grupo, seja qual for seu uso ou finalidade estudo, meditao, auto-conhecimento, todo trabalho com mandalas contribui para a harmonia e o equilbrio da conscincia em evoluo. Artigo publicado na ntegra na Revista Sintonia Holstica ano II, No. 11; e sntese publicada na Revista Guia Lotus, outubro de 2001 MANDALAS O GRAFISMO DA ESSNCIA SOBRENATURAL

A mandala expresso primeira da geografia sagrada na arquitetura templria. A forma divina, o mapa csmico, a forma primeira da superficie terrestre. As mandalas cosmificam os edifcios erguidos para receberem o templo, estabelecendo seu centro, tendo a rvore do unverso como eixo, que une os trs principais planos do unverso.

Em particular no Budismo Tntrico, o significado da mandala ultrapassa ainda a linguagem da arquitetura, transferindo-se ou projetando-se dentro do prprio corpo humano, onde todas as figuras de sua arquitetura esto representadas em locais apropriados, nas partes do corpo conhecidas por Chakras . No Budismo tntrico, tambm so o foco de tcnicas de meditao. O plano basilar em um templo hindu encontrado na mandala que sustenta o nome de Vastupurusamandala. Seu significado em snscrito : vastu - aquilo que existe em um estado ordenado; purusa - universal, csmico e mandala - a forma numismtica . A Vastupurusamandala quadrada, porque na ndia est a forma perfeita, significando ordem, finitude e perfeio. O crculo emana desse quadrado e importa em movimento e crescimento. O mais espetacular exemplo de forma arquitetnica da mandala encontra-se em Borobudur, no centro de Java, Indonsia. Talvez o mais importante exemplo no mundo, enguido pela dinastia budista de Sallendra, durante os sculos VII e IX, Borobudur encampa tudo que se pode posicionar na arquitetura templria: simbolismo e ritual. Por isso expresso de uma nica forma em montanha e magnfica mandala Tntrica . Borobudur est localizado na Plancie Kedu, na regio central da ilha de Java, ao sul da regio vulcnica da ilha, a uma distncia com a qual est relacionado. Parece ter sido construdo longe de qualquer cidade grande, o que se ajusta perfeitamente idia de um paraso natural e de uma montanha de peregrinao. Adaptado do livro The Temples - meeting place of Heaven and Earth - Thames and Hudson, Ltd London - 1993

Potrebbero piacerti anche