Sei sulla pagina 1di 2

Introduo ao Budismo/Introduo

Introduo ao Budismo/Introduo
acima: <<<Introduo ao Budismo | prximo: Fundamentos do Budismo>>>

Bem-Vindo ao Curso de Introduo ao Budismo da Wikiversidade !


Seja bem vindo ao curso de Introduo ao Budismo da Wikiversidade. Nos prximos mdulos estudaremos os prncipios bsicos desta filosofia (considerada por alguns tambm como religio), analisando sua histria, seu fundador, ramificaes e tradies. Este curso busca ser imparcial no tratamento das informaes ensinadas, e pretende fornecer informaes bsicas que sirvam ao aluno como base para qualquer estudo futuro sobre o tema. Caso queira aprofundar-se mais em seus estudos no hesite em ver os outros cursos de Budismo da Wikiversidade.

O que Budismo?
Budismo um conjunto de escolas e ensinos que se focam na figura de Buda. Buda (snscrito-devanagari: , transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") um ttulo dado na filosofia budista aquele que despertou plenamente para a verdadeira natureza dos fenmenos, reconhecendo a origem do sofrimento e como super-lo atingindo o Nirvana. Geralmente este ttulo relacionado Siddhartha Gautama, o fundador do Budismo, mas diversas escolas do Budismo reconhecem outros Budas em diversas eras. Apesar da venerao prestada por algumas escolas budistas, um Buda no considerado como uma divindade, sendo que a condio de Buda pode ser atingida por qualquer ser humano que se proponha isto (a forma de se obter este estado que varia de escola para escola).

Resumo
Budismo um conjunto de escolas e ensinos que se focam na figura de Buda. Buda significa em snscrito o Desperto e um ttulo dado na filosofia budista aquele que despertou plenamente para a verdadeira natureza dos fenmenos, reconhecendo a origem do sofrimento e como super-lo atingindo o Nirvana. Geralmente este ttulo relacionado a Siddhartha Gautama, o fundador do Budismo, mas diversas escolas do Budismo reconhecem outros Budas em diversas eras. O Budismo uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda no pretendia converter as pessoas, mas ilumin-las. O Budismo uma religio prtica, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Por ser uma maneira de viver que extrai os mais altos benefcios da vida, freqentemente chamado de "Budismo Humanista".

Referncias e Bibliografia
Budismo, artigo da Wikipdia Lusfona
acima: <<<Introduo ao Budismo | prximo: Fundamentos do Budismo>>>

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Introduo ao Budismo/Introduo Fonte: http://pt.wikiversity.org/w/index.php?oldid=29447 Contribuidores: Nevinho, Ozymandias, Sir Lestaty de Lioncourt, 2 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http:/ / creativecommons. org/ licenses/ by-sa/ 3. 0/

Potrebbero piacerti anche