Sei sulla pagina 1di 4

LITERATURA PROF.

WAGNER LEMOS

O Vampiro que Descobriu o Brasil Ivan Jaf


O enredo vai do Descobrimento do Brasil aos dias atuais, passando por fatos e personagens mais conhecidos como Tiradentes, Dom Pedro I e Getlio Vargas. O autor usa uma linguagem simples e concisa, que leva o leitor diretamente para o centro dos acontecimentos, com muito humor. O taberneiro Antnio Brs mordido por um vampiro na Lisboa de 1500. Desesperado, descobre que para desfazer a maldio precisa encontrar seu agressor. Enraivecido por no poder mais ser um mortal como seus pares, busca a soluo para o seu terrvel problema. Descobre que seu agressor est entre a tripulao de Pedro lvares Cabral, a caminho das ndias. Antnio consegue se infiltrar no navio, levando uma informao que poder ajud-lo na caada: o vampiro que o mordeu tem tanta sede de sangue quanto de poder (perceba nisso uma crtica a certos polticos). Antnio descobre que o Velho, como conhecido esse vampiro, sempre utiliza personagens famosos para incorporar sua alma. Do desembarque inicial nas terras descobertas, passando pela invaso dos

holandeses, pela Inconfidncia Mineira, pela Independncia, o Estado Novo e o perodo da Ditadura Militar, chegando ao perodo do Plano Real, uma trama bem armada que utiliza a figura de um vampiro desajeitado para criticar os momentos mais dramticos da no menos atrapalhada histria brasileira, povoada de "chupadores de sangue". Segundo o prprio autor em entrevista, concedida ao professor Wagner Lemos, sobre como surgiu a histria desse romance: O Vampiro surgiu da necessidade de contar os 500 anos do Brasil visto por um nico personagem. Ele precisava ser imortal. Acho que me inspirei em tudo que j li e assisti sobre os vampiros. Sobre as suas intenes ao escrever a obra: Eu quis passar em revista a histria do Brasil nesses ltimos 500 anos, de uma maneira crtica e, espero, divertida, como um incentivo a que os leitores se aprofundem mais no assunto. Eu acredito que saber sobre a Histria do homem branco nestas terras faz a pessoa querer mudar as coisas, tentar impedir que elas no se repitam. O objetivo central dessa narrativa em terceira pessoa , atravs de uma histria bem humorada, estabelecer uma viso crtica de fatos marcantes da Histria do Brasil. Assim, com fins didticos, vamos dividir a narrativa por fases da Histria brasileira. Sntese:

Apoio Cultural:

LITERATURA PROF. WAGNER LEMOS

Antonio que trabalha em uma taberna em Portugal pensa na vida, quando um homem que ficara por muito tempo no estabelecimento e que no parecia querer ir embora, ao ser informado de que a taberna iria fechar se transtorna, seus olhos se tornam bolas vermelhas brilhantes e surgem em sua boca caninos grandes e ataca Antonio. A partir de ento Antonio se torna um vampiro e s tem certeza disso ataca uma ratazana para beberlhe o sangue num ato impetuoso. Depois foi informado de sua nova condio por um outro vampiro chamado Domingos, que se dizia ser amigo de Antonio e no concordar com que o Velho fizera ao taberneiro dizendo-lhe que para solucionar sua vida retornando condio humana teria que enfiar uma estaca de carvalho no corao do vampiro que o mordera. Domingos tambm informou que o Velho gostava de estar em lugares importantes junto a pessoas e eventos de mesmo modo importantes. Assim comea uma srie de perseguies e escapadas fantsticas do Velho. Durante a invaso holandesa, Antonio teve seu segundo encontro com o Velho. O vampiro estava usando o corpo de Calabar, personagem histrico, que traiu o Brasil para ficar ao lado dos holandeses. Reeleio de Fernando Henrique Cardoso, cujo nome no citado, mas apenas indicado cronologicamente em: Antnio chegou a Braslia num final de tarde seco, em janeiro de

1999. O Presidente reeleito tomara posse h poucas semanas. (23) Desfecho com a morte do vampiro que havia mordido o protagonista. Antonio marca um encontro com o vice-presidente, o qual se dirige ao escritrio de Antonio e l eles conversam sobre o que acontecera ao antigo taberneiro. Numa astuciosa armadilha preparada na poltrona em quer estava o vice-presidente o vampiro malfeitor morto. (24) Dicas: A lenda da mula-sem-cabea justificada de maneira criativa no romance. Uma mula teria se tornado vampira aps servir de fonte de alimento para Antonio, uma vez que ele no queria se alimentar de sangue humano. O animal comeou a atacar cavalos e foi surpreendido por soldados que, aprisionando-o, cortaram sua cabea. Surgindo assim a famosa mula-sem-cabea. Outra dica: Antonio vai se cansar de ser pobre e viver vagando por a e vai comear a ganhar dinheiro usando o seu sentido sobrenatural de vampiro (a princpio jogos e depois investimentos financeiros). Enriquecendo, ele acredita que ser mais fcil de encontrar com o Velho, haja vista que, este gosta de andar junto ao poder.

FASES HISTRICAS Inicio da colonizao

Apoio Cultural:

LITERATURA PROF. WAGNER LEMOS

Invaso Holandesa: Explorao de Minrios e Inconfidncia Mineira (9-11): Chegada da famlia real portuguesa ao Brasil e o inicio do Primeiro Reinado (12-15): Segundo Reinado, abolio da escravatura e Proclamao da Repblica, crise do caf (16-18) Era Vargas: (19) Dcada de 60 sculo XX (20) Eleio de Jnio Quadros e golpe militar de 64. Progresso e decadncia da ditadura militar com a abertura poltica, includo nisso o movimento Diretas J (21) Eleio e morte de Tancredo Neves e conseqente ascenso de Jos Sarney ao poder (22) Inicio da sculo 21 com a reeleio de FHC. Binmio mudana/permanncia como fio condutor da leitura bem humorada, mas crtica, do Brasil numa perspectiva histrica. - Leitura do "Brasil/Atualidades" atravs dos fatos histricos. Segundo o setor educacional da editora tica existem essas possveis abordagens interdisciplinares: Lngua Portuguesa - Foco narrativo em terceira pessoa com narrador onisciente, onipresente e intruso com inseres provocativas criticidade do leitor-cidado (ver trechos em itlico nas pginas do livro).

- A lngua portuguesa de Portugal e do Brasil: semelhanas e diferenas. Os regionalismos. Histria - A realidade socioeconmica do Brasil atual como conseqncia dos diferentes fatos histricos que permearam nossas relaes de poltica interna e externa. - O poder poltico e o poder econmico. - Os ciclos econmicos mundiais e as diferentes etapas da histria do Brasil. Cincias (Biologia) - A lenda do vampiro (sculo XV ao XIX) na Europa oriental, as epidemias de raiva e sua relao com o morcego. Geografia Os acontecimentos econmicos que marcaram a histria do mundo e em particular a do Brasil numa perspectiva geopoltica (o espao e o poder, o Estado e o territrio). Ainda segundo a mesma editora, so temas transversais: tica - As atitudes e os valores que organizaram as relaes humanas ao longo da nossa histria. As mudanas e as permanncias desses valores no momento atual da histria do Brasil. Pluralidade Cultural

Apoio Cultural:

LITERATURA PROF. WAGNER LEMOS

- O povo brasileiro como produto do entrelaamento de vrias culturas. Meio Ambiente A soberania das questes econmicas na relao homem e meio ambiente ao longo do processo histrico. Trabalho e Consumo - As relaes entre poder econmico, trabalho e consumo ao longo da histria do Brasil.

O poltico que, segundo o romance teria sido hspede do vampiro na fase final, seria o ex-vice-presidente Marco Maciel, descrito como magro, alto e esguio. Veja a foto ao lado que comprova essa descrio.

Sobre o autor: Ivan Jaf


Escritor: autor, roteirista e editor. Nascido no Rio de Janeiro (1957). Faculdades de Filosofia e Comunicao, UFRJ (incompletas). Roteirista de histrias em quadrinhos (terror e fico cientfica), revistas nacionais e Skorpio, Itlia, 1980/98. Roteirista de cinema. Filme MALEITA, roteiro premiado pelo Sundance Institute, 1998 Teatro: Adaptao de O OUTONO DO PATRIARCA, de Gabriel Garcia Marques - leitura dramatizada, teatro do Palcio do Catete, direo Expedito Barreira, 1997. Adaptao de Lembrar Resistir, de Analy Alvarez e Isaas Almada Presdio da Rua da Relao, direo de Nelson Xavier, 2001. QUEM SERIA ESSE VAMPIRO SEGUNDO O DESFECHO DO ROMANCE?

VEJA ENTREVISTA IVAN JAF EM

COM

WWW.WAGNERLEMOS.COM.BR

Apoio Cultural:

Potrebbero piacerti anche