Sei sulla pagina 1di 5

PROVA DE BIOLOGIA

QUESTO 01

Basta um fruto podre para estragar todo o balaio.

Considerando-se os conhecimentos da Biologia sobre o assunto, INCORRETO afirmar que esse ditado popular se justifica, porque os microrganismos A) decompem os carboidratos dos frutos de que retiram seu alimento. B) degradam as clulas dos frutos, pela ao de enzimas. C) preferem frutos mais maduros, porque, neles, a concentrao de acares maior. D) transformam acares em amido, alterando a textura e o sabor dos frutos.

PROVA DE BIOLOGIA - 1a Etapa - Caderno 1

QUESTO 02
Considere o processo representado nesta figura:

INCORRETO afirmar que, para esse processo ocorrer, preciso haver, no solo, A) matria orgnica. B) oxignio disponvel. C) suprimento hdrico. D) temperatura adequada.

QUESTO 03
No Brasil, travaram-se, recentemente, intensos debates a respeito das pesquisas que envolvem o uso de clulas-tronco para fins teraputicos e da legislao que regulamenta esse uso. assinale, entre os seguintes argumentos mais freqentemente apresentados nesses debates, aquele que, do ponto de vista biolgico, INCORRETO. A) O blastocisto a ser utilizado em tais pesquisas um emaranhado de inmeras clulas sem chance de desenvolvimento. B) O comrcio de embries assemelha-se muito quele que pe venda rgos de crianas. C) O embrio, apesar do pequeno tamanho, contm toda a informao gentica necessria ao desenvolvimento do organismo. D) O incio da vida ocorre quando, a partir da fuso do vulo com o espermatozide, se forma o zigoto.
2
PROVA DE BIOLOGIA - 1a Etapa - Caderno 1

QUESTO 04

1
A ruazinha lagarteando ao sol. O coreto de msica deserto Aumenta ainda mais o silncio.
Mrio Quintana

A expresso lagartear deitar-se ao sol resultou da observao de um comportamento comum aos lagartos. CORRETO afirmar que, do ponto de vista biolgico, esse comportamento se explica com base no fato de que os lagartos A) dependem de fonte externa de calor para a regulao da temperatura, o que os torna muito ativos ou muito lentos. B) evitam a dessecao por meio de placas crneas e de corpo revestido por pele grossa, o que lhes dificulta a locomoo. C) excretam uria, composto voltil e txico, que requer gua para ser eliminada e induz a um estado de paralisia. D) possuem pequena superfcie pulmonar para uma troca gasosa eficiente, o que os torna sonolentos e preguiosos.

QUESTO 05
Chamam-se produtos orgnicos aqueles que so produzidos sem adio de agrotxicos. Considerando-se essas informaes e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que um dos benefcios da produo orgnica consiste na A) ampliao da biodiversidade dos ecossistemas naturais. B) manuteno das condies fsico-qumicas do solo e da gua. C) oferta de alimentos mais saudveis, com boa qualidade nutricional. D) preservao da dinmica ecolgica das populaes naturais.

PROVA DE BIOLOGIA - 1a Etapa - Caderno 1

QUESTO 06
Se ingerirem alimentos contaminados por fezes de gatos portadores do Toxoplasma gondii, as mulheres grvidas podem transmitir esse agente ao filho. Considerando-se essas informaes e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que a toxoplasmose assim transmitida se inclui no grupo das doenas A) congnitas. B) genticas. C) infecciosas. D) parasitrias.

QUESTO 07
Duas irms, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, aps extraes de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmo das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. CORRETO afirmar que essa situao reflete, mais provavelmente, um padro de herana A) dominante ligada ao cromossoma Y. B) dominante ligada ao cromossoma X. C) recessiva ligada ao cromossoma X. D) restrita ao cromossoma Y.

PROVA DE BIOLOGIA - 1a Etapa - Caderno 1

QUESTO 08
O tratamento de esgoto pode resultar na produo de fertilizantes ricos em nitrognio e potssio. Para testar, do ponto de vista sanitrio, a eficincia de um determinado mtodo de tratamento de esgoto, um pesquisador contou o nmero de ovos por espcies de helmintos em duas amostras uma colhida antes do tratamento e outra, depois dele. Analise, nestes grficos, os dados obtidos nessa pesquisa:

Nmero de ovos

Nmero de ovos

1 2 3 4 5 6 7 Espcies antes do tratamento

1 2 3 4 5 6 7

Espcies

Depois do tratamento

A partir da anlise desses dois grficos e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que A) a produo de fertilizantes favorece a diversidade de espcies de helmintos e a proporo de ecloso de ovos. B) a relao entre o nmero de ovos e o nmero de espcies de helmintos menor antes do tratamento do esgoto. C) as espcies 1, 4 e 5 podem ser usadas como indicadores de qualidade ambiental, pois so mais tolerantes a altas taxas de matria orgnica. D) as espcies 2, 3 e 6 so vulnerveis ao tratamento do esgoto, o que possibilita o uso de fertilizantes.

PROVA DE BIOLOGIA - 1a Etapa - Caderno 1

Potrebbero piacerti anche