Sei sulla pagina 1di 10

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

Resumo Histrico
Para estudarmos e compreendermos corretamente o direito do trabalho, mister se faz saber a origem da palavra trabalho. A palavra se origina do termo latim tripaliare, ou seja, martirizar com o tripaliu, instrumento utilizado para tortura. Na sociedade pr-industrial existia a escravido, onde o trabalhador no era considerado sujeito de direito pois era considerado como sendo um objeto, uma coisa. J no feudalismo, o senhor feudal oferecia para aqueles trabalhadores que no possuam liberdade, proteo poltica e militar que, como forma de contraprestao pelo uso e permanncia na terra, eram obrigados a entregar parte de sua produo aos senhores feudais. A partir do sculo XVI, a terra perde importncia, os feudos se submetem a um governo central, nascem as primeiras cidades e, com elas, os artesos. Esses mercantilistas contratavam trabalhadores, companheiros e aprendizes, como eram chamados. Eram trabalhadores livres e com razoveis condies de vida, embora no pudessem trabalhar por conta prpria. J no sculo XVIII, com a descoberta da mquina a vapor como fonte de energia, deu-se incio Revoluo Industrial, onde a mquina substitua a fora humana, em mdia, em 20 homens. Porm havia a necessidade de que trabalhadores operassem as mquinas surgindo, ento, o trabalho assalariado. Se de um lado gerava maior lucro ao empresrio, de outro causava desemprego, explorao de mulheres e crianas, jornadas excessivas, piorando significativamente as condies de vida do trabalhador e aumentando a desigualdade social. Nesse contexto, os trabalhadores perceberam que sozinhos no possuam fora alguma e comearam a se reunir, surgindo assim os primeiros sindicatos, onde reivindicavam melhorias nas condies de trabalho, inclusive melhorias salariais. No Brasil, incio do XIX, a influncia dos imigrantes, especialmente dos italianos, e o surgimento da indstria no Brasil do impulso poltica trabalhista de Getlio Vargas. No seu governo, foi promulgada a primeira Constituio Federal com normas trabalhistas, em 1934, e promulgado o decreto que determinou a reunio das leis trabalhistas, que cresciam de forma desordenada e esparsa, em um s diploma legal, em 1943 , era o surgimento da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.

Princpios
Na definio de Mauricio Godinho Delgado, so proposies fundamentais que se formam na conscincia das pessoas e grupos sociais, a partir de certa realidade, e que, aps formadas, direcionamse compreenso, reproduo ou recriao dessa realidade. In Curso de Direito do Trabalho, 3 ed., So Paulo: LTr, 2004, p. 184. So 4 os princpios norteadores do Direito do Trabalho: 1. Princpio protetor: consiste em atribuir uma proteo maior ao plo mais fraco da relao jurdica laboral, o empregado. Pode-se dizer que esse princpio visa atenuar a desigualdade existente entre as partes do contrato de trabalho. Esse princpio engloba outros 3 princpios: 1.1. In dubio pro operario: por meio desse princpio, uma norma jurdica que admite diversas interpretaes, deve ser interpretada da maneira que mais favorea o empregado. Cumpre destacar que esse princpio no possui cunho processual, ou seja, no admitida a aplicao de tal princpio no campo probatrio, devendo ser aplicada as regras atinentes ao nus da prova, em conformidade com o art. 333 do CPC e art. 818 da CLT. 1.2. Aplicao da norma mais favorvel: havendo diversas normas vlidas incidentes sobre a mesma relao jurdica de emprego, deve ser aplicada aquela mais benfica ao trabalhador. A respeito da aplicao da norma mais favorvel, vigora em nosso ordenamento jurdico a teoria do conglobamento que estabelece que os instrumentos normativos devem ser comparados em seu todo, aplicando-se aquele que, no conjunto, for mais benfico ao empregado. 1.3. Condio mais benfica: consagra a aplicao da teoria do direito adquirido. Tal princpio informa ao operador do Direito que as vantagens adquiridas no podem ser retiradas, tampouco modificadas para pior. Assim, as condies mais vantajosas estabelecidas no contrato de trabalho iro prevalecer na hiptese de edio de norma superveniente menos favorvel ao empregado. 2. Princpio da irrenunciabilidade: informa ao operador do Direito que no se admite, em tese, que o empregado renuncie, abrindo mo dos direitos assegurados por lei. Isso porque as normas trabalhistas, em geral, possuem carter imperioso ou cogente, na medida em que so normas de ordem pblica e, por sua vez, no podem ser modificadas pelo empregador. Tal princpio no absoluto, na medida em que pode haver renncia de direitos desde que esses tenham sido estipulados em contrato

e no haja vcio de consentimento (arts. 138 a 165 do CC) e proibio legal para tal. 3. Princpio da primazia da realidade sobre a forma: por meio desse princpio deve prevalecer a efetiva realidade dos fatos e no eventual forma construda em desacordo com a verdade. Vigora no Direito do Trabalho o chamado contrato realidade onde ignora-se a disposio contratual, para examinar-se a realidades dos fatos. 4. Princpio da continuidade da relao de emprego: tem por objetivo preservar o contrato de trabalho, presumindo a contratao por prazo indeterminado, sendo a exceo o contrato com prazo determinado.

natureza Jurdica
Embora haja controvrsia na doutrina, a natureza desse ramo do Direito nos permite dizer apenas que a posio predominante a de que o Direito do Trabalho um ramo do Direito Privado, pois, embora exista um intervencionismo bsico do Estado, os contratantes so livres para estipular as regras contratuais.
Link AcAdmico 1

Fontes do direito do Trabalho


Pois bem, como vimos na exposio histrica do Direito do Trabalho, ao perceberem que sozinhos no possuam fora os trabalhadores se reuniram por meio de sindicatos, pressionando o Estado em busca de melhores condies de trabalho. Essa presso exercida pelos trabalhadores contra o Estado em busca de melhores condies de trabalho, chamada de fonte material, ou seja, as fontes materiais referemse aos fatores sociais, econmicos, histricos e polticos que originam o direito, influenciando na criao da norma jurdica. o momento prjurdico da norma. Por outro lado, as fontes formais representam a exteriorizao das normas jurdicas. a norma materializada e exteriorizada, ou seja, a prpria norma j constituda. As fontes formais se subdividem em: 1. Fontes formais autnomas: so aquelas formadas com a participao imediata dos prprios destinatrios da norma jurdica, sem a interferncia de um agente externo. Aqui os prprios destinatrios na norma jurdica participam diretamente no processo de sua elaborao.

Podem ser citados como exemplos de fontes formais autnomas: a conveno coletiva e o acordo coletivo de trabalho. 2. Fontes formais heternomas: so aquelas formadas com a participao de um agente externo (o Estado), sem a participao imediata dos prprios destinatrios da norma. Em outras palavras, elas decorrem da atividade normativa do Estado. So exemplos: a Constituio Federal, a CLT, leis, sentena normativa, tratados internacionais ratificados pelo Brasil. 3. Fontes supletivas. Alm das fontes de direito do trabalho propriamente ditas, h outros institutos que podem orientar a resoluo de controvrsias trabalhistas. O art. 8. da CLT dispe que, na falta de disposio legal ou contratual o operador do Direito dever se socorrer da analogia, da jurisprudncia, da eqidade, dos princpios, dos usos e costumes e do direito comparado. A analogia a aplicao de uma lei existente a um caso semelhante. No havendo lei especfica para determinado caso concreto, a primeira medida a ser tomada verificar a existncia de outra lei prevista para um caso semelhante. Jurisprudncia o conjunto de decises reiteradas dos tribunais em determinado sentido, revelando o entendimento predominante no Judicirio. O Tribunal Superior do Trabalho manifesta seu entendimento por meio das smulas e orientaes jurisprudenciais (OJs), que orientam os operadores do Direito do Trabalho, embora no possuam fora vinculante. Eqidade o sentimento de justia. Separa-se da lei para atender a circunstncias concretas que se devem levar em considerao. Esse instituto s pode ser invocado pelo juiz nos casos autorizados em lei e em que a aplicao da lei exatamente como prevista provocar injustia no caso concreto.

emprego, devemos levar em conta o elemento subordinao, ou seja, o vnculo de dependncia existente entre os contratantes. Assim, a relao de emprego seria uma espcie de relao de trabalho, diferenciada das demais pela presena da subordinao.

contrato de Trabalho
Requisitos: o art. 442 da CLT, ensina que contrato de trabalho o acordo tcito ou expresso correspondente relao de emprego. Em outras palavras o negcio jurdico em que o empregado presta servios de forma pessoal, subordinada e no eventual ao empregador, mediante o pagamento de uma contraprestao. a) Pessoa fsica: o empregado sempre uma pessoa fsica ou natural. b) Pessoalidade: o empregado no pode fazerse substituir por outra pessoa, pois deve prestar pessoalmente os servios. c) No eventualidade/habitualidade: o trabalho habitual, contnuo, o empregado presta servios continuamente de maneira no eventualmente. d) Subordinao: o trabalho dirigido pelo empregador que exerce o poder diretivo. O empregado um trabalhador cuja atividade exercida sob dependncia de outrem, para quem sua atividade dirigida, ou seja, presta servio subordinado, pois deve acolher o poder de direo do empregador no modo de realizao do labor. e) Onerosidade: o trabalho exercido mediante o pagamento de salrio, ou seja, pelo servio que presta, recebe uma contraprestao. Caso os servios sejam executados gratuitamente, como por exemplo: servios religiosos, voluntrios, comunitrios, filantrpicos etc., no restar configurada a relao de emprego. Ateno: A exclusividade na prestao no uma exigncia legal. Legalmente, nada impede que algum possa ter mais de um emprego.

Formas de relaes de trabalho


Vejamos as espcies mais comuns de relao de trabalho: 1. Trabalhador autnomo: essa espcie de trabalhador no possui subordinao. O trabalhador autnomo desenvolve suas atividades com autonomia, atuando por conta prpria, assumindo ele prprio o risco das atividades. 2. Trabalhador eventual: o trabalhador admitido numa empresa para determinado evento; ou seja, aquele realizado de maneira eventual, de curta durao, cujos servios no coincidentes com os fins normais da empresa. Nessa modalidade de trabalho o elemento da relao de emprego continuidade no se encontra presente. 3. Trabalhador avulso: encontra-se disciplinado na Lei n 8.630/93. So 3 os sujeitos envolvidos nessa relao: a) rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO): rgo gestor que concentra a administrao do trabalho porturio; b) Operador porturio: empresa que explora as atividades porturias e, por ltimo c) Trabalhador porturio: so os prprios trabalhadores, aqueles que exercem as atividades de carga e descarga de navios. A relao de trabalho do avulso de autnomo perante o OGMO que apenas atua na escala dos trabalhadores avulsos nele cadastrados ou registrados, que trabalharam em cargas ou descargas de navios. No existe vnculo de emprego entre o trabalhador avulso com o OGMO, tampouco com o operador porturio. A Constituio Federal assegurou igualdade de direitos entre o trabalhador avulso e aquele que mantm vnculo de emprego permanente, nos termos do art. 7 , XXXIV. 4. Estagirio: est regulado pela Lei n 6.494/77, com as alteraes trazidas pela Lei n 11.788/08. O estagirio no considerado empregado, conforme disposio do art. 4 da Lei n 6.494/77; e consequentemente no possui os direitos previstos na CLT aplicveis s relaes de emprego. Apenas ser considerado empregado caso no estejam presentes os requisitos legais do verdadeiro estgio previstos na citada Lei. 5. Voluntrio: encontra-se disciplinado na Lei n 9.608/98 que definiu no art. 1 o trabalho voluntrio como sendo a atividade no remunerada, prestada por pessoa fsica a entidade pblica de qualquer natureza, ou a instituio privada de fins no lucrativos, que tenha objetivos cvicos, culturais, educacionais, cientficos, recreativos ou de assistncia social, inclusive mutualidade. Importante salientar que o servio voluntrio no gera vnculo empregatcio, nem obrigao de natureza trabalhista previdenciria ou afim.
Link AcAdmico 2

Sujeitos do contrato de trabalho


1. Empregado: o conceito de empregado vem disciplinado no art. 3 da CLT que ensina: considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Podemos destacar algumas espcies de empregados, modalidades especiais de empregados 1.1. Empregados domsticos: disciplinados pela Lei n 5.859/72, com as alteraes trazidas pala Lei n 11.324/06, so aqueles que prestam servios de natureza contnua, pessoa ou famlia, no mbito residencial dessas que no desenvolve atividade econmica. A Lei n 5.589/72, com as alteraes trazidas pela Lei n 11.324/06, fixou, como seus direitos, a anotao da CTPS, frias anuais de 30 dias, vedao contra despedida arbitrria ou sem justa causa da empregada domstica gestante, desde a confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto, e previdncia social; a Lei n 7.195/84 prev a responsabilidade civil da agncia de colocao de empregado domstico, pelos danos que este acarretar aos patres. A Carta Magna de 1988, em seu art. 7, pargrafo nico ampliou os direitos atribudos por lei ordinria, a saber: salrio mnimo; irredutibilidade da remunerao; 13 salrio; repouso semanal remunerado; frias anuais com remunerao acrescida

Relao de emprego e relao de trabalho


Relao de emprego e relao de trabalho so expresses distintas. Isso porque a expresso relao de trabalho possui carter genrico, uma vez que se refere a toda modalidade de contratao de trabalho humano. Todas as relaes jurdicas caracterizadas por terem sua prestao essencial centrada em uma obrigao de fazer consubstanciada em labor humano, em troca de um valor pecunirio ou no-pecunirio, consiste em uma relao de trabalho. Engloba, desse modo, tanto a relao de emprego quanto as relaes de trabalho autnomo, eventual, avulso, temporrio, estgio etc. De outro lado, relao de emprego, por sua vez, espcie de relao de trabalho, firmada por meio de contrato de trabalho. Compe-se da reunio dos elementos ftico-jurdicos previstos nos arts. 2 e 3 da CLT. Para distinguir as relaes de trabalho das relaes de emprego, h que se levar em conta a subordinao, ou seja, o vnculo de dependncia existente entre empregador e empregado. Desta forma, para diferenciarmos as relaes de trabalho das relaes de

em 1/3, licena-gestante de 120 dias; licenapaternidade de 5 dias (art. 10, 1, do ADCT), aviso prvio proporcional ao tempo de servio, no mnimo de 30 dias e aposentadoria. 1.2. Empregado rural: disciplinado pela Lei n 5.889/73 aquele que presta servios nas atividades da agricultura ou da pecuria, a empregador rural, em propriedade rural ou prdio rstico, entendido como sendo o prdio situado em zona urbana, mas dedicado atividade rural. O contrato de trabalho rural pode ter durao determinada e indeterminada; seus direitos foram totalmente equiparados pela Constituio Federal de 1988 aos direitos dos trabalhadores urbanos. 1.3. Empregado em domiclio: como o nome diz aquele que trabalha na sua prpria residncia. O art. 83 da CLT define o trabalho em domicilio e garante salrio mnimo para o empregado em domiclio. Vale lembrar que de acordo com o art. 6 da CLT a prestao de servios no domiclio do trabalhador no descaracteriza o vnculo empregatcio. 1.4. Empregado aprendiz: surge da relao jurdica desenvolvida na empresa, visando formao de mo-de-obra, em que a lei admite a admisso de menores, observadas certas formalidades, para que prestem servios remunerados recebendo os ensinamentos metdicos de uma profisso. Aprendiz definido como o maior de 14 anos e o menor de 24 anos que celebra contrato de aprendizagem, nos termos do art. 428 da CLT. 1.5. Diretor de sociedade: considera-se diretor empregado aquele que, participando ou no do risco do empreendimento, seja contratado ou promovido para cargo de direo, mantendo as caractersticas inerentes relao de emprego. 1.6. Empregado pblico: aquele que ocupa emprego pblico criados por Lei, em decorrncia de aprovao em concurso pblico. Possui vnculo de emprego, sendo regido pela CLT, podendo atuar na Administrao Direta, autarquias, fundaes e associaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista. 1.7. Me social: disciplinada na Lei n 7.644/89 deve ser entendida como aquela que exercer o encargo em nvel social, dentro do sistema de casas-lares, dedicando-se assistncia ao menor abandonado. Casa-lar a unidade residencial sob responsabilidade de me social, que poder abrigar at 10 (dez) menores. 2. Empregador: o conceito pode ser extrado da redao do art. 2. da CLT, empregador a pessoa fsica ou jurdica que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. , portanto, aquele que admite trabalhadores como empregados. Importante destacar que, nos termos do 1 do art. 2, da CLT, so equiparados a empregador os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

3. Grupo de empresas Sempre que uma ou mais empresas estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo comercial, industrial ou de qualquer outra atividade econmica. a teoria do empregador nico onde a empresa principal e cada uma das subordinadas sero solidariamente responsveis, para os efeitos da relao de emprego, exatos termos do art. 2., pargrafo nico, da CLT. Para que se caracterize, dever haver uma relao de coordenao entre as diversas empresas sem que necessariamente exista uma em posio predominante. 4. Formao do contrato de trabalho Como vimos, contrato de trabalho o acordo, tcito ou expresso correspondente relao de emprego. A Lei trabalhista no prescreve, em regra, forma especial, podendo ser pactuado de forma verbal, inclusive tcita. Da podemos dizer que, em regra, o contrato de trabalho no contrato do tipo solene, tendo em visa que a Lei trabalhista no exige nenhuma forma especial para sua validade. Apenas em alguns contratos especiais exige-se forma prescrita, como por exemplo: o contrato de aprendiz, entre outros. Com relao ao agente capaz importante frisar que a Constituio Federal, em seu art. 7, XXXIII probe o trabalho noturno, perigoso e insalubre aos menores de 18 anos e de qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 anos. J em relao ao objeto cumpre distinguir o trabalho lcito do trabalho proibido. O trabalho proibido aquele que, por motivos vrios, a lei impede seja exercido por determinadas pessoas ou em determinadas circunstncias, como por exemplo, o trabalho do menor em condies insalubres. Nessa hiptese, o trabalhador poder reclamar o que lhe devido pelos servios prestados, ainda que o contrato seja nulo. Desta forma, caso um menor seja admitido como empregado, desfeito o contrato sem culpa sua, ter todos os direitos que a lei assegura a quem presta trabalho subordinado e em funo do tempo de servio. Por outro lado, o trabalho ilcito aquele no permitido porque seu objeto consiste na prestao de atividades criminosas e/ou contravencionais. Nele no se cogita vinculo de emprego, pois o respectivo negcio jurdico destitudo de validade, conforme dispe o artigo 104, II, do CC. Se a nulidade decorre da ilicitude do objeto do contratado, o trabalhador j no poder reclamar o pagamento dos servios prestados. Assim, se uma pessoa presta servios a outrem, mas o objeto da prestao ilcito, como por exemplo, o jogo do bicho, no haver relao de emprego. Ser considerado nulo o contrato de trabalho nos mesmos casos de nulidade do ato jurdico em geral, nos termos art. 145 do CC, ou quando concludo com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar as normas de proteo ao trabalho, em conformidade com o art. 9. da CLT. Prazo mximo de experincia: com o advento da Lei n 11.644/08, foi inserido na CLT o art. 442-A, que imps ao empregador um limite temporal para contratao de empregados. Esse novo dispositivo legal impede que o empregador exija, para fins de contratao, mais de 6 (seis) meses de prtica do candidato, ou seja, no poder o empregador exigir dos pretendentes perodo de experincia superior a seis meses para aquela determinada funo. A

nova limitao no pode ser confundida com o prazo de 90 dias estabelecido para o contrato de experincia contido no art. 445 da CLT, que ser estudado em seguida.

caractersticas do contrato de trabalho


Podemos citar como caractersticas do contrato de trabalho: a) Contrato de direito privado - onde as partes so livres para estipular as clusulas, desde que respeitem as normas de proteo existentes na Constituio Federal e na CLT. b)lntuitu personae em relao ao empregado - a prestao de servio deve ser pessoal, sendo vedada a substituio do empregado, salvo concordncia do empregador. c) Consensual - surge da vontade das prprias partes, resultante de um acordo de vontades. d) Sinalagmtico - gera deveres e obrigaes entre cada uma das partes. O empregado tem a obrigao de prestar o servio para o qual foi contratado; dever de obedincia ao poder de direo do empregador. O empregador tem a obrigao de pagar o salrio ajustado e o direito de exigir o servio prestado. e) Sucessivo ou continuado - tal contrato pressupe a continuidade da prestao de servio; a obrigao de fazer no se esgota em uma nica prestao. f) Oneroso - pressupe o pagamento de uma remunerao como contraprestao do servio realizado.

durao dos contratos de trabalho


Os contratos de trabalho podem ser classificados como contratos por prazo indeterminado ou por prazo determinado. Em regra, os contratos de trabalho so por prazo indeterminado, em funo do princpio da continuidade da relao de emprego em que presume-se (presuno relativa - juris tamtum), que o contrato de trabalho tenha sido pactuado por prazo indeterminado, regra do sistema trabalhista brasileiro. Excepcionalmente so admitidos, pela legislao, os contratos a termo ou por prazo determinado. Nos contratos com prazo determinado as partes j sabem de antemo qual ser a data de seu trmino, ou seja, o contrato celebrado por certo lapso temporal. Este tipo de contrato somente poder ser pactuado nos casos permitidos pela legislao em vigor. Podemos destacar os seguintes contratos por prazo determinado: 1. Contrato de trabalho temporrio: disciplinado na Lei n 6.019/74 aquele prestado por pessoa fsica para atender necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou ao acrscimo extraordinrio de servios da empresa. A contratao de um temporrio ocorre por meio da chamada empresa de trabalho temporrio. , portanto, uma relao triangular, onde o trabalhador mantm relao jurdica com a empresa de trabalho temporrio, que o coloca disposio da empresa tomadora de servios. Havendo contratao fora das hipteses em que admitida, formar-se- o vnculo diretamente com a empresa tomadora de servios. Nessa hiptese h responsabilidade

solidria entre a empresa de trabalho temporrio e a tomadora de servios com relao aos crditos trabalhistas do trabalhador. O Contrato de trabalho do temporrio no poder exceder 3 (trs) meses, salvo autorizao de prorrogao conferida pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, pelo mesmo perodo, uma nica vez, desde que justifique que a necessidade transitria de substituio exceder o prazo previsto e que as circunstncias que gerarem o acrscimo extraordinrio dos servios sejam mantidas. 2. Contrato por prazo determinado: duas so as modalidades de contrato por prazo determinado, aquela disciplinada na prpria CLT, em seu art. 443 e pargrafos e aquele disciplinado pela Lei n 9.601/98 a) Contrato por prazo determinado pela CLT: para hipteses de servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; para atividades empresarias de carter transitrio e por contrato de experincia. O contrato de experincia ser estudado em item prprio, a seguir. Servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo, ocorrer quando o servio possui carter transitrio, ou seja, o que levado em considerao a natureza ou a periodicidade do servio prestado, como por exemplo a contratao de um empregado para atender a um aumento transitrio na produo de ovos de pscoa, no perodo de pscoa. J para atividades empresarias de carter transitrio, a prpria atividade da empresa de carter transitrio, ou seja, se relacionam com a atividade realizada pela empresa que possui carter transitrio. Podemos citar como exemplo um restaurante que funciona apenas em certas pocas do ano, como no Natal ou Ano Novo. Em ambas as hipteses, o contrato no poder exceder o perodo de 2 (dois) anos, admitindo-se apenas uma nica prorrogao, desde que obedecido esse prazo mximo, ou seja, mesmo prorrogado o contrato no poder exceder 2 (dois) anos. b) Contrato por prazo determinado da Lei n 9.601/98: diferentemente da modalidade prevista na CLT onde a contratao deve ocorrer para servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo ou para atividades empresarias de carter transitrio, a Lei em comento admite a contratao do obreiro para quaisquer atividades na empresa, porm, a contratao est condicionada prvia negociao coletiva, com a assinatura de acordo ou conveno coletiva e dever representar um acrscimo no nmero de empregados da empresa. O prazo mximo de sua durao de 2 (dois) anos, sendo permitida inmeras prorrogaes, desde que obedecido o prazo mximo de durao. c) Contrato de experincia: disciplinado no art. 443, 2, c, da CLT uma modalidade do contrato por prazo determinado, onde as partes iro se testar mutuamente, ou seja, o empregador verificar se o empregado tem aptido para exercer a funo para a qual foi contratado e o empregado ir verificar se o empregador cumpre com suas obrigaes em dia, se tratado com civilidade etc. O contrato de experincia no poder exceder 90 dias e, tambm, s po-

der ser prorrogado uma nica vez, sempre observado o prazo mximo de sua durao. Dispe o art. 452 da CLT que entre uma contratao e outra deve ser respeitado um perodo mnimo de 6 (seis) meses, sob pena de ser tido como contrato por prazo indeterminado. d) Contrato do trabalhador rural por pequeno prazo: a Lei n 11.718/08 criou a figura do contrato de trabalhador rural por pequeno prazo, acrescentando dispositivos Lei n 5.889/73, a Lei do Trabalho Rural. Trata-se de um contrato por prazo determinado que somente poder ser firmado por pessoa fsica, no sendo admitida a contratao por pessoa jurdica, em razo da prpria redao do art. 14-A da Lei n 5.889/73. O prazo da contratao regulado pelo 1 do art. 14-A que ensina que a contratao no poder exceder, dentro do perodo de 1 (um) ano, 2 (dois) meses e, caso no seja respeitado esse prazo, ser, automaticamente convertido em contrato por prazo indeterminado. O dispositivo em estudo nos mostra, tambm, que permitida a prorrogao do contrato de trabalho rural por pequeno prazo, por quantas vezes se mostrar necessrio, desde que obedea ao prazo mximo de 2 meses, dentro do perodo de 1 ano, sob pena de se tornar contrato por prazo indeterminado. e) Contrato por obra certa: disciplinado pela Lei n 2.959/56, deve ser firmado com o empregador construtor que exera atividade em carter permanente. Essa modalidade de contrato de trabalho esgota-se com o final da obra e submetido s regras gerais do contrato por prazo determinado da CLT.
Link AcAdmico 3

trabalhista nos arts. 10 e 448 consolidados, na defesa dos contratos de trabalho e visando garantia do empregado, estabelece o princpio da continuidade do vnculo jurdico trabalhista, declarando que a alterao na estrutura jurdica e a sucesso de empresas no afetaro os direitos adquiridos por seus empregados, tampouco os respectivos contratos de trabalho. O atual proprietrio responder pelos crditos dos empregados e ex-empregados, pois estes vinculam-se empresa, no aos seus titulares. 2. Transferncia de empregados: decorre do j estudado jus variandi do empregador, onde vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio, nos termos do art. 469 da CLT. A citada transferncia aquela ocorrida dentro do territrio brasileiro, sendo, portanto uma alterao do local de prestao de servio do obreiro. A transferncia do empregado de um estabelecimento para outro pode ser feita, desde que no seja necessria a mudana de seu domiclio. importante esclarecer que no se considera transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana de residncia do obreiro. Desta forma, verifica-se que nas transferncias que importem a mudana de residncia do obreiro dever haver sua anuncia. No entanto, a CLT impe nos pargrafos do citado dispositivo legal, excees a essa regra, ou seja, hipteses em que a transferncia pode ocorrer de forma unilateral pelo empregador, so as seguintes hipteses: a) Empregados que exeram cargos de confiana, isto , aqueles que exeram amplos poderes de mando, de modo a representarem a empresa nos atos de sua administrao; b) Empregados cujos contratos contenham clusulas expressa prevendo essa possibilidade; c) Nos casos em que a transferncia decorra da prpria natureza do servio para o qual o empregado foi contratado, como por exemplo: o viajante, inspetor etc.; d) Tambm ser lcita a transferncia ocorrendo a extino do estabelecimento; e) Necessidade de servio, desde que a transferncia seja provisria, devendo a empresa, nesse caso, pagar ao empregado um adicional, nunca inferior a 25% do salrio percebido na localidade da qual foi transferido, enquanto durar essa situao. Este adicional de transferncia s ser devido na transferncia provisria porque o empregado est fora do seu local de trabalho, necessitando de uma compensao. O adicional de transferncia, no se incorpora ao salrio do empregado, podendo ser suprimido com o trmino da transferncia, ou seja, com o retorno ao local da contratao. Importante destacar que a transferncia provisria depende da real necessidade do trabalho daquele determinado obreiro, de modo que o trabalho desse obreiro no possa ser realizado por outro trabalhador naquela localidade. As despesas em virtude da transferncia possuem natureza de reembolso de despesas, sendo pagas pelo empregador tanto na transferncia definitiva quanto na provisria.

Alterao do contrato de trabalho


Em conformidade com o art. 468 da CLT, que consagra o princpio da inalterabilidade contratual prejudicial ao obreiro, nos contratos individuais de trabalho, em que s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento e, ainda assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente dessa garantia. Pois bem, o empregador que dirige a prestao do labor de seus empregados, ou seja, o empregado subordinado juridicamente ao empregador, podendo ser punido caso cometa falta, ficando sujeito pena de advertncia, suspenso ou, ainda, dispensa por justa causa. Por esse motivo, o legislador permite, em casos especiais, que o empregador realize pequenas modificaes no contrato de trabalho que no venham a alterar significativamente o pacto laboral nem importem prejuzo ao trabalhador. o que chamamos de jus variandi, decorrente do poder de direo do empregador. Como exemplos, poderamos citar a alterao da funo do empregado, de seu horrio de trabalho, do local da prestao de servios, entre outras. 1. Sucesso de empregadores: ocorre com a transferncia da titularidade do negcio pelo titular primrio, chamado de sucedido, para um novo titular, chamado sucessor, que se tornar responsvel por todos os direitos e dvidas existentes at ento. A mudana pode ocorrer na propriedade da empresa, como vimos, podendo ocorrer tambm na alterao de sua estrutura jurdica que a modificao em sua forma ou modo de constituir-se. A legislao

Suspenso do contrato de trabalho


Na suspenso do contrato de trabalho as obrigaes contratuais so suspensas por ambos os contratantes, ou seja, empregado e empregador. Assim, o trabalhador no presta servios ao empregador que, em contrapartida no pagar esse obreiro seu salrio. O ilustre Professor Maurcio Godinho Delgado ensina suspenso contratual como sendo: a sustao temporria dos principais efeitos do contrato de trabalho no tocante s partes, em virtude de um fato juridicamente relevante, sem ruptura, contudo, do vnculo contratual formado. a sustao ampliada e recproca dos efeitos contratuais, preservado, porm, o vnculo entre as partes. Assim, deixando de existir o motivo que determinou a suspenso do contrato, assegurado ao empregado o retomo ao cargo que exercia na empresa anteriormente e, ainda, sendo-lhe garantidas todas as vantagens que, durante sua ausncia, tenham sido atribudas categoria a que pertencia na empresa. Desta forma, se durante a suspenso do contrato surgirem novas vantagens categoria do empregado, decorrentes de lei, acordo ou conveno coletiva, sentena normativa ou at mesmo por espontaneidade do empregador, o empregado ser beneficiado, da mesma forma, a partir do dia em que, cessada a causa do afastamento, retomar ao servio. Podemos destacar as seguintes hipteses de suspenso do contrato de trabalho: a) Acidente de trabalho ou doena, a partir do 16 dia, tendo em vista que o trabalhador percebe o benefcio do auxlio-doena, que pago pela Previdncia Social, art. 59 da Lei 8.213/91; b) Perodo de suspenso disciplinar, que no poder ser superior a 30 (trinta) dias, sob pena de ficar reconhecida dispensa sem justa causa, art. 474 da CLT; c) Aposentadoria por invalidez, nos termos do art. 475 da CLT; d) Greve, direito assegurado a todos os trabalhadores que se encontra previsto no art. 9 da CF senso regulado pela Lei 7.783/89. Dispe o art. 7 da referida Lei que a greve hiptese de suspenso de contrato de trabalho. Poder, no entanto, ser considerada como interrupo do contrato de trabalho, caso haja negociao coletiva, ou at mesmo, sentena normativa, onde se pactue que os dias de paralisao sero remunerados; e) Ausncia para exerccio de cargo pblico, como por exemplo: para cargo poltico eletivo, nos termos do art. 472 consolidado; f) Faltas injustificadas, entre outras.

hipteses de interrupo do contrato de trabalho: a) Acidente de trabalho ou doena at o 15 dia, tendo em vista que o pagamento dos primeiros 15 (quinze) dias de ausncia so de responsabilidade do empregador, art. 60, 3 da Lei 8.213/91; b) Qualquer espcie de licena remunerada; c) Ausncias legais nas hipteses do art. 473 da CLT; d) Frias que se encontram previstas no art. 7, XVII da CF e arts. 129 a 153 da CLT; e) Licena maternidade de 120 dias, podendo ser prorrogada at 180 dias, prevista no art. 7, XVIII, da CF combinado com o art. 71 da Lei 8.213/91, durante esse perodo, so assegurados empregada o emprego e salrios; f) Licena paternidade de 5 dias, prevista no art. 7, XIX da CF combinado com o art. 10, II, 1 do ADCT; g) Licena maternidade para a empregada que obtiver a guarda judicial para fins de adoo, na forma do art. 392-A da CLT; h) Licena remunerada em caso de aborto: apenas o aborto no criminoso, a empregada ter direito a duas semanas de descanso, art. 395 da CLT; i) Descanso semanal remunerado, art. 7, XV da CF; j) Feriados, disciplinados no art. 1 da Lei 605/49; l) Encargos pblicos especficos, como por exemplo: testemunha; atuao como mesrio em eleies; so ausncias consideradas como de servio efetivo, devendo ser pagos os salrios correspondentes; m) Lockout - a paralisao das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociao ou dificultar o atendimento das reivindicaes dos empregados. Caso ocorra, os trabalhadores tero direito percepo dos salrios durante o perodo da paralisao (art. 17 da Lei n. 7.783/89), caracterizando-se portanto, como forma de interrupo do contrato de trabalho. Vale lembrar que em todas as hipteses de interrupo do contrato de trabalho, como as supra mencionadas, sero devidos os respectivos salrios, sendo computadas, tambm, como tempo de servio efetivo. Suspenso e interrupo nos contratos por prazo determinado. Importante lembrar que tanto a suspenso quanto a interrupo no afetam a fluncia do contrato com prazo de terminado, tendo em vista que as partes j conhecem de antemo a data de trmino do contrato.Por esse motivo, apenas se as partes acordarem que esses perodos no sero computados como tempo de afastamento do empregado para a contagem do prazo para o trmino do ajuste, em conformidade com o 2., do art. 472, da CLT. Caso no seja acordado entre as partes referidos perodos iro ser computados como de efetivo servio.

normas de ordem pblica, irrenunciveis pelas partes. Nos termos da Constituio Federal, a jornada normal mxima de 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Todavia, existem situaes especiais de trabalho, consideradas mais penosas para o trabalhador, em que o limite mximo ser reduzido - como, por exemplo, no caso do trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, que tem a jornada limitada em 6 horas. A conveno ou acordo coletivo podero estabelecer limites inferiores para determinadas atividades e funes. 1. Classificao. Podemos classificar em: a) Ordinria: a Constituio Federal fixou como limite, jornada de oito horas dirias e 44 horas semanais, art. 7, XIII combinado com o art. 58 da CLT. possvel ainda fixao mais benfica ao trabalhador, seja por lei, seja por convenes coletivas, que podemos chamar de limites especiais, como por exemplo: advogados e turnos ininterruptos de revezamento, art. 7 XIV da CF. b) Extraordinria: so as horas laboradas acima do limite legal de convencional. c) Diurna: para atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 5 horas at as 22 horas. d) Noturna: no trabalho urbano, compreendese aquele desempenhado entre as 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte. Para o trabalhador urbano existe a chamada hora fictamente reduzida, ou seja, a hora do trabalho noturno no possui 60 minutos, mas sim, fictamente, 52 minutos e 30 segundos. No mbito rural, porm, devemos diferenciar o trabalho exercido nas atividades de agricultura, em que o perodo noturno aquele desenvolvido entre 22 horas de um dia at as 5 horas do dia seguinte; ao passo que na atividade pecuria ser o perodo compreendido entre as 20 horas de um dia at 4 horas do dia seguinte, no se aplicando a regra da hora fictamente reduzida. Importante lembrar que no mbito urbano ser devido ao empregado que cumprir integralmente o trabalho realizado no perodo noturno um adicional de 20% no seu salrio. J no meio rural o adicional em questo ser de 25%. Vale destacar que para atividades de explorao, perfurao, produo e refinao do petrleo tambm no ser aplica a hora reduzida. A palavra jornada vem do italiano giorno que significa dia, assim traduzindo-se ao p da letra jornada de trabalho significa dia de trabalho. Nas lies de Maurcio Godinho Delado em curso de direito do trabalho, 5 edio, Ltr, jornada de trabalho seria o lapso temporal dirio em que o empregado se coloca disposio do empregador em virtude do respectivo contrato. A Constituio Federal prev em seu art. 7, XIII que a durao do trabalho no seja superior a 8 horas dirias, observando o limite de 44 horas semanais, facultando a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. A CLT traz regra semelhante em seu art. 58 onde ensina que a durao normal do trabalho, no poder exceder 8 (oito) horas dirias, desde que no seja fixado expressamente outro limite.

Jornada de trabalho
Jornada de trabalho vem disciplinada no art. 7, XIII e XIV da CF e nos arts. 57 a 75 da CLT e pode ser conceituada como sendo o lapso temporal de em que o empregado est a disposio do empregador, executando ou no o seu labor, nos termos do art. 4., caput, da CLT, ou nas palavras do Ilustre Professor Mauricio Godinho Delgado o lapso temporal dirio em que o empregado se coloca disposio do empregador em virtude do respectivo contrato. , desse modo, a medida principal do tempo dirio de disponibilidade do obreiro em face de seu empregador como resultado do cumprimento do contrato de trabalho que os vincula.. O objetivo da limitao da jornada proteger a sade do trabalhador, evitando assim acidentes do trabalho e doenas ocupacionais, e, por isso mesmo, so

interrupo do contrato de trabalho


Na interrupo do contrato de trabalho o empregado suspende a prestao de servios, mas continua recebendo a remunerao pelo empregador. H uma simples interrupo na prestao de servios pelo empregado, prevalecendo, para o empregador, a obrigatoriedade de pagar os salrios, no todo ou em parte. Assim, embora no trabalhe, ou seja, no preste servios, o empregado continuar recebendo sua remunerao, contando-se esse perodo como tempo de servio. Podemos destacar as seguintes

2. Turnos ininterruptos de revezamento Previsto no inciso XIV do artigo 7 da Constituio Federal, regime de revezamento aquele em que os trabalhadores se sucedem na empresa, pressupe trabalho e horrios com sucessivas modificaes, de modo que o empregado labore ora no perodo noturno, ora no diurno, ora no vespertino. Nesse sentido o TST cristalizou seu entendimenbto na O.J 360 da SDI -1 do TST. O turno ininterrupto de revezamento se caracteriza quando esto presentes, simultaneamente, dois requisitos: sob o ngulo dos empregados, a obedincia a horrios de trabalho alternados em turnos diurnos e noturnos de forma contnua e sob o enfoque da empresa, a natureza ininterrupta de sua atividade como elemento essencial. Para os empregados que laborem em turnos de revezamento em decorrncia da prejudicialidade sade do trabalhador, a Constituio Federal fixou no citado art. 7, XIV, limite dirio de 6 horas, salvo negociao coletiva. Desta forma, havendo negociao coletiva, poder haver jornada superior a 6 horas, limitada a 8 horas dirias. Nesse caso, as horas excedentes no sero pagas como horas extraordinrias, o entendimento cristalizado na smula 423 do TST. Insta esclarecer que o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) expediu a Portaria 412 de setembro de 2007 que em seu art. 1 considera ilcita a alterao da jornada e do horrio de trabalho dos empregados que trabalhem em regime de turnos ininterruptos de revezamento, salvo mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho. 3. Trabalho em regime de tempo parcial Disciplinado no art. 58-A da CLT regime de tempo parcial aquele cuja durao no pode exceder 25 horas semanais. Para os trabalhadores contratados nesse regime de trabalho, o salrio pago ser proporcional quele pago aos empregados que cumpram, na mesma funo, tempo integral, em conformidade com o art. 58-A- 1, da CLT, ou seja, ser proporcional sua jornada de trabalho, entendimento cristalizado na O.J. 358 da SDI 1 do TST, sendo vedado, inclusive, a prestao de horas extraordinrias, nos moldes do art. 59, 4 consolidado. O empregado contratado em regime de tempo parcial possui o perodo de frias diferenciado daquele empregado contratado em regime de tempo integral, nos moldes do art. 130-A da CLT e, ainda, no podero converter um tero de suas frias em abono pecunirio, art. 143, 3, da CLT. 4. Horas in itinere Corresponde ao perodo gasto pelo empregado de ida e volta de sua residncia at o local de trabalho e vice-versa em transporte fornecido pelo empregador. Assim dispe o art. 58, 2, da CLT: O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Importante saber que esse perodo no computado na jornada de trabalho, salvo se o em-

pregador fornecer o transporte e o local de trabalho for de difcil acesso ou no servido por transporte pblico. Sem a coexistncia desses dois elementos no poder falar-se em horas in itinere. Outrossim, a incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera o direito s horas in itinere. Porm, a mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere. Vale lembrar que havendo transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, as horas in itinere remuneradas iro se limitar ao trecho no alcanado pelo transporte pblico. 5. Prorrogao da jornada do trabalho Uma vez estabelecida pela Constituio Federal o limite da jornada de trabalho, qualquer trabalho realizado acima desse limite, importar na prorrogao da jornada de trabalho. So 4 as formas em que se admite a prorrogao da jornada de trabalho: 5.1. Acordo escrito: por acordo escrito devemos entender acordo coletivo e conveno coletiva, ou acordo individual. Nesse caso o limite de horas extraordinrias a serem prestadas de at 2 horas por dia. Assim sempre que houver a prestao de servios extraordinrios ser devido um adicional de no mnimo 50% sobre a hora normal. Importante destacar que uma vez fixada jornada inferior ao limite mximo legal, o trabalho que exceder esse limite ser computado como horas extraordinrias. Na hiptese de horas extraordinrias serem prestadas habitualmente durante 1 ano, pelo menos, assegurado ao trabalhador uma indenizao correspondente a 1 ms para cada ano ou frao igual ou superior a 6 meses de prestao de servio acima da jornada normal, entendimento cristalizado na smula 291 do TST 5.2. Acordo de compensao de jornadas: banco de horas - corresponde a compensao do excesso de horas trabalhadas em um dia,pela correspondente diminuio em outro dia. Deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva, a teor da smula 85 do TST. Uma vez celebrado o acordo de compensao de jornada, h prorrogao da jornada, porm no h pagamento de horas extraordinrias, tendo em vista que essas horas sero abatidas em outro dia como descanso para o obreiro, ou seja, o obreiro trabalha mais em alguns dias para descansar em outro dia. Importante destacar que por meio da O.J. 323 da SDI 1 o TST admite o sistema de compensao de jornada conhecida como jornada de trabalho espanhola onde o trabalhador alterna sua jornada de trabalho laborando uma semana com 40 horas semanais e outra com 48 horas. Entende-se que essa forma de compensao no viola os arts. 59, 2, da CLT e 7, XIII, da CF/1988 desde que o seu ajuste seja mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. A compensao dever ser feita num perodo de at 1 (um) ano respeitando a soma das jornadas semanais do trabalho nesse perodo. Caso no sejam observados os requisitos formais, o empregado no ter direito ao pagamento das horas extraordinrias trabalhadas, mas apenas far jus ao adicional de horas extras, ou seja, o trabalhador no recebe a hora trabalhada, mas recebe to somente o adicional referente as horas excedentes. 5.3. Necessidade imperiosa: prevista no art.61 da

CLT gnero do qual so espcies: a) Realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo ao empregador, como por exemplo o trabalho em jornada suplementar para a confeco de uma fantasia de carnaval. O trabalho no poder extrapolar 12 horas, ou seja, 8 horas da jornada comum/ordinria e 4 horas de prorrogao. Haver, nesses casos, a necessidade de comunicao ao Ministrio do Trabalho e Emprego no prazo de 10 dias, em consonncia com o art. 61, 1 da CLT. No necessrio que seja feito por acordo individual escrito, acordo coletiva ou conveno coletiva, tendo em vista que no havia como prever tal situao ou; b) Motivo de fora maior, como por exemplo o trabalho do pessoal em um resgate de acidente areo, ou desmoronamento de prdios. Embora a norma no fixe limite de horas extras a serem prestadas, podemos aplicar face ao mandamento contido no art. 59 consolidado, o limite de prorrogao para os casos de servios inadiveis, qual seja, 4 (quatro) horas. 5.4. Para recuperar tempo de no realizao do trabalho: so casos que a realizao do trabalho impossibilitada por causas acidentais ou de fora maior, como por exemplo a catstrofe no Estado de Santa Catarina. Em razo da impreviso, no se exige que seja feita por acordo individual, acordo coletivo e conveno coletiva. Poder ser prorrogada apenas pelo nmero de dias indispensveis para a recuperao do trabalho perdido, no podendo exceder em 45 dias por ano e no mximo 2 horas por dia. Deve haver autorizao prvia do ministrio do trabalho. 6. Empregados excludos do controle de jornada do trabalho. Em seu art. 62 a CLT traz um rol em que determinados empregados so excludos do captulo referente a durao do trabalho. A consequncia que esses empregados no faro jus ao recebimento de horas extraordinrias, no tem direito limitao de jornada, ou seja, no faro jus a toda proteo existente no captulo de durao do trabalho constante na CLT. Assim, os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, desde que essa condio seja anotada na CTPS e no Livro de Registro de Empregados, assim como os gerentes, diretores ou chefes de departamento no esto abrangidos pelas regras da durao do trabalho. Importante destacar que os empregados esto excludos no apenas das horas extraordinrias, mas sim de todo o captulo da durao do trabalho, inclusive adicional noturno, intervalos para descanso, entre outros. So eles: a) Empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrios, como os motoristas; b) Empregados gerentes, considerados como tal os gerentes de cargo de gesto, diretores e chefes de departamento. Esses empregados possuem um vnculo de confiana gerencial por parte do empregador. Para que se configure o cargo de confiana o empregado deve possuir poderes para tomar decises importantes para empresa, poderes

de direo interno como: admitir e demitir empregados, impor penalidades etc. Deve possuir, tambm, poderes de direo externa como: compras ou vendas em nome do empregador e, ainda, receber no mnimo 40% a mais que o salrio efetivo.

intervalos para descanso


o perodo destinado ao repouso e a alimentao do empregado, no sendo computado na durao do trabalho. A todo trabalho corresponde um descanso, que visa garantir a reposio das energias psicofsicas do trabalhador. Existem intervalos dentro de um dia de trabalho, os chamados intervalos intrajornada; h aquele entre uma jornada e outra, o chamado intervalo interjornada, h tambm o descanso aps uma semana, ou seja, o Descanso Semanal Remunerado (DSR) e, por ltimo o repouso anual, que so as frias. Para os trabalhadores que cumpram jornada de trabalho superior a 4 horas e inferior a 6 horas, o intervalo para repouso e alimentao ser de 15 minutos, nos moldes do art. 71, 1, da CLT; para aqueles cuja jornada seja superior a 6 horas, o descanso de 1 a 2 horas, em consonncia com o art. 71 da CLT. Para os trabalhadores que possuam jornada de at 4 (quatro) horas no haver intervalo para refeio e descanso. Obs: O intervalo de 2 horas pode ser dilatado por acordo ou conveno coletiva, porm, s poder ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, aps consulta Secretaria de Segurana e Sade do Trabalhador, se se verificar que: a) O estabelecimento atende s exigncias legais concernentes organizao de refeitrios; b) Os empregados no esto cumprindo jornada prorrogada. 1. Intervalo intrajornada: so intervalos ocorridos dentro da jornada de trabalho e tem como objetivos a alimentao e o descanso do empregado. Existem 2 situaes diferentes para o referido perodo de descanso: a) Para jornada superior a 6 horas: ser devido um intervalo de no minimo 1 hora e no mximo 2 horas, conforme art. 71 caput da CLT; b) Para atividades que excedam 4 (quatro) horas mas que no for superior 6 (seis) horas, ser devido um intervalo para alimentao e repouso de 15 minutos. Importante esclarecer que em ambos os casos esse intervalo no computado na jornada de trabalho do obreiro. Para atividades que no excedam 4 (quatro) horas no ser devido intervalo para alimentao e descanso. Mister saber que, nos termos da O.J. 307 da SDI 1 do TST a no-concesso total ou parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, implica o pagamento total do perodo correspondente, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. Existem descansos computveis na jornada e devidos aos empregados que trabalhem em condies especiais, visando compensar o trabalho mais penoso e prevenir doenas profissionais, como, por exemplo: a) Mecanografia - art. 72 da CLT - a cada 90 minutos de trabalho o obreiro deve receber um intervalo

de 10 minutos descanso no computados na jornada normal de trabalho; b) Cmeras frigorficas - art. 253 da CLT - o trabalhador submetido a atividades que envolvam o deslocamento em ambientes com variao de temperatura significativa tem direito a um intervalo de vinte minutos a cada uma hora e quarenta minutos de atividade contnua, computado como de trabalho efetivo; c) Minas de subsolo - art. 298 da CLT - a cada 3 horas de trabalho ser devido um intervalo de 15 minutos descanso, que ser computado como de trabalho efetivo; d) Mulher para amamentar o prprio filho - art. 396 da CLT - at que o filho complete 6 meses de idade, ela ter direito a 2 (dois) descansos especiais de 30 minutos cada um no deduzidos de sua jornada de trabalho. 2. Intervalo interjornada: aquele que que ocorre entre uma jornada e outra de trabalho em conformidade com o art. 66 da CLT. Assim, entre o final de um dia de trabalho e o incio de outro, o empregado dever ter um descanso mnimo de onze horas. O desrespeito ao intervalo mnimo interjornadas previsto no art. 66 da CLT acarreta, por analogia, os mesmos efeitos previstos no 4 do art. 71, da CLT e na Smula n 110 do TST, devendo-se pagar a integralidade das horas que foram subtradas do intervalo, acrescidas do respectivo adicional. Assim, no concedido o intervalo interjornada de 11 horas na sua integralidade , acarretar ao empregador o pagamento de horas extraordinrias com decrscimo de 50%. 3. Descanso semanal remunerado. O repouso semanal remunerado regulado pela Lei n 6.05/49 e regulamentado pelo Decreto 27.048/49 e pode ser entendido como uma hiptese de interrupo do contrato de trabalho. um perodo de descanso semanal remunerado de 24 horas, preferencialmente aos domingos. Porm a remunerao somente ser devida se o empregado cumprir a jornada semanal integral. Assim, caso o empregado no cumpra jornada semanal integral, perder to somente, a respectiva remunerao, mas nunca o direito ao repouso. Importante lembrar que para as atividades de comercio em geral assegurado ao trabalhador um descanso aos domingos a cada 3 semanas. 4. Frias. As frias correspondem a um direito irrenuncivel assegurado a todos os trabalhadores urbanos e rurais no art. 7, XVII, da CF. A legislao infraconstitucional cuida da matria nos arts. 129 e seguintes da CLT. Assim, todos trabalhadores urbanos e rurais; servidores pblicos, art. 39, 3, da CF; membros das foras armadas, art. 142, 3, VIII, da CF e empregados domsticos, art. 7, pargrafo nico, da CF, tem o direito ao gozo de um perodo de frias anualmente, sem prejuzo de sua remunerao. Para obter o direito s frias, o empregado deve cumprir o que chamamos de perodo aquisitivo, ou seja, um perodo de 12 meses de trabalho contados da data de sua contratao. Em outras palavras, aps cada perodo de 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias. O perodo de durao das frias est definido no art. 130 consolidado e ir depender do nmero de faltas injustificadas que cada empregado teve no perodo aquisitivo das frias. Em se tratando de trabalhador

que labore em regime de tempo parcial (regime de trabalho cuja durao no ultrapasse 25 horas por semana) o perodo de frias est definido no art. 130-A da CLT. Uma vez cumprido o perodo aquisitivo pelo empregado surge ao empregador a obrigao de conceder as frias, o que se chama de perodo concessivo. Em outras palavras, nos 12 meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito, as frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo. Importante ressaltar que cabe exclusivamente ao empregador escolher o perodo de concesso de frias, nos termos do art. 136 da CLT. A concesso ser por escrito, noticiada ao empregado, com antecedncia de, no mnimo, 30 dias, em conformidade com o art. 135 da CLT, para que possa planejar e preparar suas frias. As frias devero, ainda, ser anotadas na CTPS (art. 133, 1, da CLT c/c art. 135, 1 e 2, da CLT). Nos termos do art. 133 da CLT, perder o direito a frias, o trabalhador que: deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 dias subseqentes sua sada; tirar permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; ficar afastado do servio, durante o perodo aquisitivo, decorrente da concesso pelo INSS de auxlio doena, previdencirio ou acidentrio, ultrapassando 6 meses sejam contnuos ou descontnuos. Importante frisar que ao perder o direito a frias, inicia-se nova contagem do perodo aquisitivo, ao retornar ao servio. A lei veda a converso total de frias em pagamento em dinheiro, mas permite o chamado abono de frias, encontra-se disciplinado no art. 143 da CLT, que dever ser requerido 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo. Importante esclarecer que a percepo desse abono uma opo do empregado e uma vez requerido independe da concordncia do empregador, por constituir um direito potestativo do empregado. 4.1. Frias coletivas. O art. 139 da CLT prev as frias coletivas ao dispor que: Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As frias coletivas podero ser gozadas em 2 perodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a 10 dias corridos. Para tanto, o empregador dever comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho e Emprego, com a antecedncia mnima de 15 dias, as datas de incio e fim das frias, informando quais os estabelecimentos ou setores participaro das frias coletivas Nesse mesmo prazo, o empregador dever encaminhar cpia da comunicao aos Sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, providenciando, a afixao de aviso nos locais de trabalho. Em se tratando de frias coletivas, o abono de frias, dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o Sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independentemente do requerimento individual do empregado.
Link AcAdmico 4

Remunerao e salrio
Segundo a redao do art. 457 da CLT remunerao consiste na somatria da contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em pecnia, seja em utilidades, com a quantia recebida pelo obreiro de terceiros a ttulo de gorjeta. Assim, compreende-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio as gorjetas que receber. Desta forma, a remunerao a soma do salrio + gorjeta. Portanto, remunerao o gnero que engloba as espcies: salrio e gorjetas. 1. Salrio: contraprestao paga diretamente pelo empregador ao empregado pelos servios prestados, seja em dinheiro, seja em utilidades, como por ex: habilitao, alimentao, vesturio. Salrio , portanto a contraprestao paga diretamente pelo empregador ao empregado em dinheiro e/ou utilidades. O salrio formado pela soma do salrio bsico + sobre-salrio, de acordo com o art. 457, 1 consolidado. O sobre-salrio corresponde complementos do salrio bsico que integraro o salrio do trabalhador, como por exemplo: o adicional noturno, o adicional insalubridade. Temos assim: S = SB + SS. O salrio bsico (SB), a soma do salrio em dinheiro (SD) com o salrio in natura (SIN). Temos assim: SB = SD + SIN 1.1. Salrio in natura ou salrio utilidade como tambm conhecido, para ser reconhecido como tal, dois requisitos devem ser levados em considerao. O primeiro deles ensina que a utilidade deve ser habitual; e o segundo deles que essa utilidade seja fornecida de forma gratuita. Assim, no sendo habitual e gratuito o fornecimento da utilidade ao empregado, restar descaracterizado como sendo parte integrante do salrio, ou seja, sendo a utilidade fornecida de forma eventual e onerosa ao empregado no poder ser considerada como salrio utilidade. Para definir se uma prestao ser ou no considerada como salrio in natura, segundo orientao doutrinria, devemos analisar se a prestao concedida como uma vantagem pelo trabalho ou para a prestao do trabalho. Assim, se a vantagem for concedida pelo trabalho prestado, como por exemplo um veculo concedido pela empresa, no apenas para a prestao do servio, ser considerada como salrio utilidade. Por outro lado sendo a utilidade fornecida para o trabalho, como por exemplo o fornecimento de Equipamento de Proteo Individual, no poder ser considerada como salrio in natura, tendo em vista que a utilidade fornecida para a prestao do labor. Algumas utilidades no podem ser consideradas como salrio in natura, nos termos do art. 458, 2, da CLT, como: a) Fornecimento de bebidas alcolicas, drogas nocivas; b) Vesturios, equipamentos, outros acessrios; c) Educao; d) Transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno; e) Assistncia mdica, hospitalar e odontolgica; f) Seguro de vida; g) Previdncia privada; h) Alimentao fornecida de acordo com o programa

alimentao do trabalhador; i) Vale alimentao. ATENO: O pagamento de cesta bsica, se estiver em norma coletiva no poder ser considerado como salrio. No entanto, caso seu fornecimento seja espontneo por parte do empregador passar a ter natureza salarial. 2. Gorjeta: previstas no art. 457, 3, da CLT, correspondem a importncia paga, por terceiros ao empregado, que pode ser de forma espontnea ou cobrada pela empresa. Em outras palavras a importncia cobrada do cliente pela empresa, a qualquer ttulo e destinada distribuio aos empregados, como por exemplo: os 10% sobre a conta de um restaurante; bem como importncia dada espontaneamente pelo cliente ao empregado, como por exemplo as caixinhas, ou cobrada pela empresa ao cliente.

dncia de qualquer outro crdito. 1. Princpios sobre a proteo salarial. a) Princpio da irredutibilidade salarial - art. 7, VI, da CF. Em regra o salrio irredutvel, no sendo permitida sua reduo. No entanto, o legislador constituinte permitiu que em determinadas situaes o salrio pode ser reduzido, mediante negociao coletiva. Essa idia reforada pelo art. 468 CLT que probe, sob pena de nulidade, qualquer alterao que cause prejuzo ao trabalhador. b) Princpio da intangibilidade salarial - art. 462 da CLT. No poder haver desconto no salrio do obreiro, que deve receber seu salrio de forma integral, sendo proibido ao empregador efetuar descontos no salrio de seu empregado, salvo se resultar de adiantamento, de dispositivos de Lei ou de contrato coletivo, como por exemplo a contribuio sindical, prevista no art. 580 da CLT. No obstante, o TST atravs da smula 342 entendeu ser lcito o desconto no salrio do obreiro desde que haja autorizao expressa por escrito e espontnea por parte do empregado,como por exemplo plano de sade. Entende ser lcito, ainda, o desconto se o trabalhador ocasionar dolosamente dano ao empregador. No entanto, sendo o dano ocasionado por culpa do empregado, o desconto ser legal desde que com autorizao expressa do contrato de trabalho.

Parcelas salariais
O art. 457, 1, da CLT ensina que integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. Essas parcelas salariais correspondem ao que chamamos de sobre-salrio que so complementos do salrio bsico que iro integrar o salrio do trabalhador. 1. Salrio complessivo: a forma de ajustar um s salrio, globalizando todas outras parcelas variveis, ou seja, nada mais do que o salrio pago globalmente, sem especificao, no recibo, do que est sendo pago. Esta prtica ilegal, sendo o ato tido como nulo, nos termos do art. 9 da CLT, visto que o obreiro tem direito de saber a quantia que est recebendo e a que ttulo ela est sendo remunerada. juridicamente impraticvel, entendimento cristalizado na smula 91 do TST que entende ser nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou porcentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador.

Equiparao salarial
Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio. Esta a expresso do art. 461 da CLT, que tem como fundamento o inciso XXX, do art. 7, da CF, o qual probe a diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso, por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. Desta forma, a todo trabalho de igual prestado por trabalhadores que laborem na mesma funo, para um mesmo empregador e, ainda, na mesma localidade, corresponder igual salrio. Para se pleitear a equiparao salarial, mister se faz, ento, o preenchimento de alguns requisitos, a saber: a) Trabalho de igual valor: aquele desenvolvido com a mesma produtividade e perfeio tcnica, entre trabalhadores cuja diferena no tempo de servio na mesma funo no seja superior a 2 anos, entendimento cristalizado na smula 6, item II, do TST; b) Mesmo empregador: deve ser o mesmo empregador. No ser possvel se o paradigma for empregado de outra empresa do mesmo grupo econmico. Importante ressaltar que a teor da smula 6, item IV, do TST desnecessrio que ao tempo da reclamao trabalhista, ambos trabalhadores, paradigma e paragonado, estejam trabalhando na mesma empresa, desde que o pedido se relacione com a situao pretrita; c) Identidade de funes: a equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tem, ou no, a mesma denominao; d) Mesma localidade: o conceito de mesma

normas de proteo do salrio


O art. 7, X, da CF leciona que so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, a proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa. A legislao infraconstitucional traz diversos dispositivos que visam a proteo do salrio do obreiro, seja em face do prprio empregador, seja em face dos credores do empregado ou, ainda, proteo em face dos credores do empregador. Como exemplo de proteo do salrio em face do empregador podemos citar que o pagamento do salrio no pode ser estipulado por perodo superior a um ms, devendo ser efetuado at o 5 dia til subsequente ao ms vencido, salvo quanto s comisses, percentagens ou gratificaes. Com relao proteo em face dos credores do empregado, o exemplo mais comum est previsto no art. 649, IV, do CPC que dispe ser o salrio impenhorvel, salvo para pagamento de penso alimentcia. Por ltimo, a proteo em face dos credores do empregador, podemos destacar as regras contidas na Lei n 11.101/05 e dentre elas, a regra de que os crditos trabalhistas devidos aos trabalhadores que, mesmo aps a decretao da falncia da empresa, continuarem a trabalhar nela, sero considerados extraconcursais e devero ser pagos com prece-

localidade de que trata o art. 461 da CLT refere-se, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana; e) Inexistncia de quadro de carreira: existindo quadro de carreira na empresa, onde as promoes so realizadas por antiguidade e merecimento, o trabalhador no far jus equiparao. Exige-se, no entanto, que esse quadro de carreira seja homologado pelo Ministrio do Trabalho, salvo em se tratando de pessoa jurdica de pblico interno.
Link AcAdmico 5

Trmino do contrato de trabalho


O diploma consolidado utiliza o termo resciso do contrato de trabalho para abarcar todas as modalidades de terminao do contrato de trabalho. Desta forma, temos que o contrato de trabalho pode terminar por 3 formas: resilio, resoluo e resciso. 1. Resilio. Ocorrer resilio do contrato de trabalho sempre que uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. A primeira forma de resilio do contrato a dispensa sem justa causa do empregado, que ocorre quando o vnculo empregatcio rompido imotivadamente pelo empregador. Nesse caso o empregado far jus aos seguintes direitos: aviso prvio; saldo de salrio; frias proporcionais, simples ou em dobro mais 1/3; 13 salrio; multa de 40%; levantamento do FGTS e seguro-desemprego. Outra modalidade de resilio o pedido de demisso por parte do empregado, que nada mais que o pedido de rompimento do contrato de trabalho pelo prprio empregado. Ao fazer o pedido de demisso surge para o obreiro o dever de prestar o aviso prvio para seu empregador, a falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao prazo respectivo, em conformidade com o art. 487, 2, da CLT. Ao fazer o pedido de demisso o empregado far jus aos seguintes direitos: saldo salrio; frias proporcionais, simples ou em dobro, acrescido do tero constitucional e 13 salrio. Os demais direitos, quais sejam: aviso prvio; multa de 40%; levantamento do FGTS e seguro-desemprego, no sero devidos, tendo em vista que o prprio obreiro que rompeu o pacto laboral. A ltima forma de resilio do contrato de trabalho o distrato que a terminao do contrato empregatcio por vontade de ambas as partes, ou seja, por mtuo acordo entre os contratantes. Ocorre que, em razo dos princpios trabalhistas que visam proteger o trabalhador, parte hipossuficiente na relao de trabalho, devem ser assegurados ao trabalhador todos os direitos como se a terminao do contrato tivesse ocorrido, imotivadamente, por vontade do empregador. 2. Resoluo. Ocorrer a resoluo do contrato de trabalho sempre que uma ou ambas as partes praticarem uma falta. Assim, a resoluo do contrato est

relacionada com inexecuo do contrato, ou seja, um ato faltoso. Desta forma, podemos ter a resoluo do pacto laboral por dispensa por justa causa do empregado; por resciso indireta ou ainda, por culpa recproca. A dispensa por justa causa ocorrer sempre que o empregado cometer falta considerada como grave. Ocorrendo falta considerada grave, poder o empregador dispensar seu empregado por justa causa, nas hipteses prevista no art. 482 da CLT. A falta grave deve ser provada pelo empregador, devendo constar de forma expressa na carta de despedida o motivo pelo qual o contrato de trabalho est sendo extinto. So causas de justa causa do empregado: a) Ato de improbidade: a improbidade revela mau carter, maldade, desonestidade, m f, que cause prejuzo ou at risco integridade do patrimnio do empregador, como por exemplo: furto ou roubo de bens da empresa; b) Incontinncia de conduta: comportamento desregrado ligado vida sexual do obreiro, comportamento este que traz perturbaes ao ambiente de trabalho, como por exemplo visitas a sites pornogrficos na internet; c) Mau procedimento: comportamento incorreto ligados aos demais atos que no podem ser enquadrados em nenhuma das demais alneas do art. 482 da CLT, configurando-se, portanto, em uma atitude irregular do empregado; d) Negociao habitual: tem como pressupostos a ausncia de autorizao do empregador, a concorrncia empresa ou prejuzo ao servio, e a habitualidade; e) Condenao criminal: somente caracteriza quando a sentena j tiver transitado em julgado, ou ainda, quando esta no tenha concedido a suspenso da execuo da pena (sursis). Se o empregado tem possibilidade de dar continuidade ao emprego, no pode haver a dispensa por falta grave; f) Desdia no desempenho das respectivas funes: hiptese em que o empregado deixa de prestar o servio com zelo, interesse, empenho, passando a laborar com negligncia; g) Embriaguez habitual ou em servio: decorrente de lcool ou drogas. Desmembra-se em duas situaes. O empregado embriaga-se de maneira contumaz fora do servio, transportando conseqncias para o local de trabalho, ou mesmo que a embriaguez no seja habitual, quando ela realizada em servio, nesses casos restaro configuradas faltas graves; h) Violao de segredo da empresa: trata-se da violao do dever de fidelidade do empregado para com o empregador; i) Ato de indisciplina ou de insubordinao: a indisciplina consiste no descumprimento de ordens gerais de servio. A insubordinao, por sua vez consiste no descumprimento de ordens pessoais de servio; j) Abandono de emprego: configura-se por faltas reiteradas ao servio, sem justo motivo e sem a autorizao do empregador. Importante ressaltar que de acordo com a smula 32 do TST: presume-se o abandono de emprego se o trabalhador no retornar ao servio no prazo de 30 (trinta) dias aps a cessao do benefcio previdencirio nem justificar o motivo de no o fazer.; l) Ato lesivo da honra ou da boa fama contra qualquer pessoa: o ato em que o empregado

atinge ou fere a honra de outros empregados ou de terceiros, salvo quando o fizer em legtima defesa; m) Ato lesivo da honra ou da boa fama contra empregador e superior hierrquico: a mesma hiptese da situao acima, porm aqui a ofensa dirigida ao empregador ou seu superior hierrquico; n) Prtica constante de jogos de azar: necessria a prtica habitual, no importando se o jogo a dinheiro ou no. Importante ressaltar que para se configurar justa causa a prtica de jogos de azar deve interferir no ambiente de trabalho, no configurando a justa causa se a prtica de jogos for realizada fora do ambiente de trabalho.

Aviso Prvio
a comunicao de uma parte a outra, da inteno de romper o contato do trabalho, estabelecendo um termo final ao contrato de trabalho. Em regra utilizado para os contratos com prazo indeterminado e sendo utilizado o contrato de trabalho torna-se contrato com prazo determinado. Poder , porm, ser utilizado nos contratos com prazo determinado, caso tenham as partes ajustado a chamada clusula assecuratria do direito recproco da resciso, prevista no art. 481 da CLT hiptese em que sero aplicadas as regras dos contratos com prazo indeterminado, sendo devido, portanto, o aviso prvio. O aviso prvio visa evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador a reposio de um empregado para o cargo vago e ao empregado sua nova insero no mercado de trabalho, ou seja, para que as partes possam se adequar ao trmino do contrato de trabalho. A CF estabelece no art. 7, XXI como direito dos trabalhadores urbanos e rurais, aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei. A falta do aviso prvio por parte do empregado da ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao respectivo perodo nos termos do art. 487, 2, da CLT. No entanto, se a falta do aviso prvio for do empregador, ter o empregado o direito aos salrios referentes ao prazo do aviso, sendo esse perodo computado como tempo de servio para todos os fins. Caso o empregador opte pela dispensa no cumprimento do aviso prvio ou quando da ausncia do respectivo perodo ou ainda da indenizao do mesmo, o pagamento das parcelas constantes no instrumento de resciso ou recibo de quitao dever ser efetuado at o dcimo dia, contado da data da notificao da demisso, ou dispensa de seu cumprimento. No entanto, se o aviso prvio for cumprido, ou seja, caso o empregador no dispense o empregado do cumprimento do respectivo perodo, as verbas rescisrias devero ser quitadas at o 1 dia til imediato, em conformidade com o art. 477, 6, alneas a e b, da CLT. Sempre que o empregador manifestar o desejo de romper o

contrato de trabalho, o empregado ter direito e poder optar entre a reduo de sua jornada de trabalho, em duas horas dirias, ou pela no prestao de servios por sete dias corridos, a teor do art. 488 da CLT. Em se tratando de empregado rural, caso o empregador conceda o aviso prvio, nos moldes do art. 15 da Lei n 5.889/73, o empregado ter direito a faltar um dia por semana, sem prejuzo de seu salrio. Importante ressaltar que nos termos da smula 230 do TST considerado ilegal substituir o perodo que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prvio, pelo pagamento das horas correspondentes, tendo em vista que esse lapso tem como objetivo assegurar ao obreiro tempo suficiente para buscar um novo emprego. Outro ponto que merece destaque o fato de que o registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio no lhe assegura a estabilidade no emprego, em razo de ser inaplicvel a regra contida no 3, do art. 543, da CLT.

podero sofrer despedida arbitrria, entendendo-se como tal a que no se fundar em motivo tcnico, econmico ou financeiro. Importanter ressaltar que o TST por meio da smula 339, item I entende que essa estabilidade extendida ao suplente ao ensinar que: O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, a, do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. 2. Empregada gestante. A estabilidade da empregada gestante vem disciplinada no art. 10, inciso II, b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Esse direito assegurado toda emprega gestante, inclusive a empregada domstica, desde a confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto. Imperioso observar que que o desconhecimento do estado gravdico por parte do empregador no afasta o direito a estabilidade, teoria acolhida pelo TST na smula 244, item I. 3. Empregado acidentado. A Lei n 8.213/91 em seu artigo 118 assegura estabilidade no emprego ao trabalhador que sofrer acidente de trabalho, pelo prazo mnimo de doze meses aps o afastamento pela Previdncia Social. A estabilidade se estende aos casos de acidente ocorrido no trajeto entre a residncia e o trabalho e do trabalho residncia do obreiro e, ainda, doena profissional ou do trabalho. Desta forma, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantido, pelo prazo mnimo de 12 meses, a manuteno de seu contrato de trabalho, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente da percepo de auxlio-acidente. Para a aquisio da estabilidade decorrente de acidente de trabalho ou doena profissional, a Lei prev dois requisitos bsicos: a ocorrncia de acidente de trabalho ou doena laboral e a percepo do auxlio-doena acidentrio, entendimento consubstanciado na smula 378 do TST. 4. Comisso de conciliao prvia. O art. 625-B, 1, da CLT dispe ser vedada a dispensa dos representantes dos empregados na Comisso de Conciliao Prvia, titulares e suplentes, desde o registro da candidatura e, se eleitos, at um ano aps o fim do mandato, salvo se cometerem falta grave. 5. Empregados membros do conselho curador do FGTS. Aos membros efetivos do Conselho Curador do FGTS e aos seus suplentes, enquanto representantes dos trabalhadores, assegurada a estabilidade no emprego, da nomeao at um ano aps o trmino do mandato, somente podendo ser demitidos por motivos de falta grave, regularmente comprovada. Assim dispe a Lei n 8.036/90, no seu art. 3, 9 Aos membros do Conselho Curador, enquanto representantes dos trabalhadores, efetivos e suplentes, assegurada a estabilidade no emprego, da nomeao at um ano aps o trmino do mandato de representao, somente podendo ser demitidos

por motivo de falta grave, regularmente comprovada atravs de processo sindical 6. Empregados membros do Conselho Nacional de Previdncia Social. Preceitua o art. art. 3, 7, da a Lei n 8.213/91 que aos membros do CNPS, enquanto representantes dos trabalhadores em atividade, titulares e suplentes, assegurada a estabilidade no emprego, da nomeao at um ano aps o trmino do mandato de representao, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada atravs de processo judicial. 7. Empregados eleitos diretores de sociedades cooperativa. A Lei n 5.764/71 que trata da poltica nacional de cooperativismo, estabeleceu no seu art. 55 que os empregados de empresas que sejam eleitos diretores de sociedades cooperativas pelos mesmos criados gozaro das garantias asseguradas aos dirigentes sindicais. Importante lembrar que a lei trata apenas dos diretores de sociedades cooperativas e no seus suplentes.
Link AcAdmico 6

Estabilidade
A estabilidade uma das garantias fundamentais conferidas ao trabalhador, se origina do princpio trabalhista da continuidade da relao de emprego e do princpio da proteo. A estabilidade impossibilita a dispensa arbitrria ou abusiva. Nas lies de Gustavo Felipe Barbosa Garcia em sua obra Curso de Direito do Trabalho, 2 edio, estabilidade pode ser conceituada como o direito do empregado de permanecer no emprego, restringindo o direito do empregador de dispens-lo sem justa causa ou de forma arbitrria, s autorizando a cessao contratual em caso de falta grave, fora maior, fora maior que determine a extino da empresa, ou cessao das atividades da empresa. Em outras palavras podemos dizer que a estabilidade o direito do obreiro continuar em seu trabalho, mesmo que contra a vontade de seu empregador. Passamos a analisar as principais estabilidades: 1. Estabilidade decenal. O art. 492 da CLT dispe que, aps 10 anos na mesma empresa, o empregado no poder ser despedido seno por motivo de falta grave, devidamente apurada por meio de reclamao trabalhista que se denomina inqurito judicial para apurao de falta grave, nos termos do art. 853 da CLT, que dever ser proposta pelo empregador no prazo decadencial de 30 dias contados da suspenso do empregado. Como se refere o art. 7, I, da CF, fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes, desde o registro da sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. A legislao infraconstitucional, art. 165 da CLT dispe que: os titulares da representao dos empregados nas CIPAs no

A coleo Guia Acadmico o ponto de partida dos estudos das disciplinas dos cursos de graduao, devendo ser complementada com o material disponvel nos Links e com a leitura de livros didticos. Direito Individual do Trabalho 1 edio 2009 Autor: Hermes Cramacon da Lavra, Advogado especialista em direito do trabalho, professor de graduao e ps graduao em direito do trabalho e professor de cursos preparatrios para exame de ordem. A coleo Guia Acadmico uma publicao da Memes Tecnologia Educacional Ltda. So Paulo-SP. Endereo eletrnico: www.memesjuridico.com.br Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial desta publicao, por qualquer meio ou processo, sem a expressa autorizao do autor e da editora. A violao dos direitos autorais caracteriza crime, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

10

Potrebbero piacerti anche