Sei sulla pagina 1di 15

Marey e a visibilidade do invisvel

Prof. Dr. Hlio Augusto Godoy-de-Souza

Etienne-Jules Marey O potencial de investigao da realidade pelo documentrio sofreu uma contestao significativa por parte de crticos e tericos da rea cinematogrfica entre as dcadas de 60 e 80; principalmente quando se considera um tipo de crtica ideolgica inaugurada pelos crticos da revista Cahiers de Cinm e Cinthique. De acordo com aqueles crticos a possibilidade de manipulao da linguagem cinematogrfica destruiria a capacidade de investigao objetiva da realidade atravs dos sistemas audiovisuais. Embora aquele pensamento crtico tenha retirado a reflexo a respeito do cinema de um certo estgio ingnuo, hoje ele j no consegue responder aos fatos decorrentes das atitudes investigativas de muitos documentaristas. Na tese intitulada Documentrio, Realidade e Semiose, os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento (Godoy-de-Souza, 1999), ficou demonstrada a fragilidade daquelas crticas, reafirmando-se a capacidade de investigao objetiva da realidade atravs dos aparatos tcnicos audiovisuais. A histria do desenvolvimento do documentarismo tem fornecido exemplos concretos da utilizao tica do documentrio como instrumento de produo de conhecimento a respeito da realidade planetria. Se a histria do documentrio passa pela contribuio da atividade documentria dos irmos Lumire, a prpria histria da inveno do cinematgrafo passa tambm pela considerao dos experimentos fotogrficos desenvolvidos pelo fisiologista francs EtienneJules Marey, no final do sculo XIX, que ficaram conhecidos como Cronofotografias. Todavia, o que se pretende demonstrar aqui que no caso de Marey, alm de apenas mais um aparato tcnico-fotogrfico em desenvolvimento, tratava-se de uma abordagem investigativa mais ampla, que tambm poder ser encontrada at hoje, em atividades documentrias, cientficas ou no-cientficas, que se desenvolveram posteriormente. Dessa forma, possvel afirmar-se que um bom exemplo da utilizao do processo fotogrfico-documentrio, como mtodo de investigao da realidade, remonta s prprias origens do cinema.

A investigao cientfica do movimento animal a base sobre a qual ergue-se a construo de complexos aparatos tecnolgicos no final do sculo XIX. Etienne-Jules Marey (1830 - 1904) foi um cientista que se dedicou ao registro do movimento criando variados aparelhos, mas, mais especificamente, foi atravs da cronofotografia que ele despontou como um dos precursores do cinema. Marey era antes de tudo um fisiologista preocupado em ver o invisvel. As fotografias de Marey, como os produtos de seu mtodo grfico, foram desenvolvidos para capturar aspectos da realidade que no podem ser percebidos com os olhos ns. Como signos do invisvel inscrito nelas mesmas, elas marcam, no sculo XX, o comeo da incurso dentro do invisvel. (Braun,Marta. The Photographic Work of E.J.Marey. Studies in Visual Communication, inverno 1983, vol 9 n 04 - pg. 18). Marey teve formao mdica e sua tese de 1859 versa sobre a circulao do sangue. Ele passa a rejeitar os mtodos de anlise de sintomas que se utilizem apenas dos sentidos, prefere as mquinas que deixam sua prpria escrita, que produzem seus prprios signos, signos da prpria natureza. So esses signos que devem ser analisados pelo mdico para a apreenso do funcionamento do organismo. Aps um perodo em que foi assistente de Jean-Baptiste Chauveau (1827-1917), chefe de trabalhos de anatomia da Escola Veterinria de Lyon, Marey desenvolve seus prprios instrumentos melhorando e aperfeioando outros aparelhos relacionados com a medio da circulao sangunea. Teve como influncias a Escola Alem de Fisiologia do sec XIX que j havia desenvolvido variados instrumentos de medio; alguns fsicos, como Watt (17361819), que desde o sculo XVIII desenvolviam sistemas de registro e notaes de movimentos de mquinas; alm de uma srie de inventos que pretendiam fazer o registro do som emitido por instrumentos musicais.

FIGURA N 01 : Esfimgrafo O primeiro aparelho desenvolvido por Marey foi o esfigmgrafo (sphigmographe) em 1860 [FIGURA N 1], que permitia o registro das ondas de compresso sangunea das pulsaes humanas. O aparelho era composto por um captador sensvel que apoiava-se sobre o pulso e que

era ligado a uma alavanca de metal bem leve. Essa alavanca deixava seu rastro inscrito sobre um papel esfumaado que era tracionado por um mecanismo de relgio. Apesar de suas posies abertamente pr-mecanicistas, essa mquina aponta uma tendncia do trabalho de Marey que era a condenao de todo processo de viviseco para obteno da dados sobre o funcionamento do corpo. Apesar dessa posio Marey no deixou de colaborar com Cheauvaux na construo de aparelhos que forneciam os dados a partir da colocao dos sensores no interior dos animais atravs de intervenes cirrgicas. Construiram conjuntamente um cardigrafo [FIGURA N2] que se constituia de trs tubos flexveis com ampolas sensoras nas extremidades. Essas ampolas eram introduzidas respectivamente na aurcula, no ventrculo e entre o corao e a parede torxica. Cada tubo estava ligado por sua vez a um sistema de alavancas que impressionavam um papel sobre um cilindro que rodava. Marey afirmava ento que atravs desse mtodo era possvel saberse tudo sobre o funcionamento do corao. Evidentemente esse mtodo no era utilizado em seres humanos, somente em cavalos que eram mais resistentes aos procedimentos cirrgicos necessrios para a instalao dos sensores.

FIGURA N 02: Cardigrafo Os resultados obtidos a partir dos seus aparelhos (as curvas inscritas sobre o papel) eram utilizados para se revelar informaoes como frequncia, fora e velocidade do fluxo sanguneo. Como consequncia de seus esforos para ver o interior do corpo a partir de dados obtidos no exterior, surge um outro aparelho denominado Polgrafo [FIGURA N3]. O sensor desse aparelho consistia de uma capsula de madeira com uma escavao concava onde era instalado uma mola sobre uma pequena placa de marfim que absorvia as vibraes cardacas ou pulmonares. A transmisso para alavancas inscritoras era feita atravs do ar por um tubo de borracha, como no cardigrafo. Ao contrrio deste ltimo, o Polgrafo no necessitava de tcnicas cirrgicas para ser usado. Alm disso podia fornecer signos de vrios orgos internos que pudessem produzir algum tipo de vibrao qual a capsula fosse sensvel.

FIGURA N 03: Polgrafo Marey desejava que o conhecimemnto sobre o interior orgnico fosse possvel a partir do exterior; prope no somente a escritura dos fundamentos dos fenmenos ( atravs dos sensores, transmissores e inscritores ); mas tambm sua interpretao; para ele importante descobrir o significado oculto atrs de cada curva obtida em seus aparelhos. Elabora sua posio comparando o estudo das cincias naturais ao trabalho dos arquelogos que decifram inscries escritas em uma lingua desconhecida, que ensaiam, um aps outro, muitos sentidos para cada signo... [apud Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazancollection 35/37, s/data. pag 48] Assim, sobre o pensamento de Marey acerca de seu mtodo grfico, Dagonet afirma: O grafismo quer ser explicitamente a linguagem mesma do fenmeno; e no se pode conhec-lo (o fenmeno) seno atravs deste tipo de falaescritura. [ Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazan-collection 35/37, s/data. pag 49] As posies de Marey a esta altura, j prenunciam suas consequncias para os futuros trabalhos. A prpria cronofotagrafia que se desenvolve entre 1880 a 1890 uma consequncia de seu ponto de vista. Isto aponta para uma questo: as cronofotografias so um novo suporte para um mtodo de investigao que j estava presente desde os primeiros trabalhos desse cientista. Refora-se a idia de que o uso da fotografia (ou dos sistemas audiovisuais) para a revelao de fenmenos e para a produo de conhecimento sobre a realidade deve ser precedida por um mtodo e principalmente por uma postura epistemolgica que se coloque a frente dos aparelhos e procedimentos utilizados *** At o ano de 1870 Marey dedicou-se s anlises dos orgos e sistemas do interior dos seres vivos. Neste ano ocorre uma mudana em seus trabalhos, pois passava a dedicar-se a aspectos do comportamento locomotor. Iniciou seus estudos pelo comportamento dos tipos de marcha desenvolvidas pelo cavalo. O cavalo foi a animal escolhido em funo de sua importncia nos transportes do sculo XIX. J existiam numerosos estudos e descries cientficas sobre a marcha

desse animal, incluindo inclusive formas de escrituras para descrever os movimentos das patas. Todavia nenhum desses estudos estava baseado no registro da marcha feito por alguma mquina. Foi desenvolvido ento um aparelho denominado Crongrafo [FIGURA N4], que tinha a capacidade de registrar os diferentes momentos nos mais diferentes tipos de marcha como trote ou o galope. O aparelho constituia-se de quatro bulbos de borracha que eram colocados sob as patas do animal; esses bulbos comunicavam-se, atravs de tubos, com inscritores ligados a um cilindro em movimento sobre o qual um papel marcava as variaes dos inscritores. Quando o animal se desloca, cada pisada implica na compresso de cada bulbo, cujo repentino aumento de presso transmitido aos inscritores. Como esse aparelho sofria um desgaste acentuado dos bulbos de borracha, Marey aperfeioou os captadores, evitando o desgaste ao colocar quatro ampolas de borracha, uma para cada pata, presas com tiras de couro proximos a regio do jarrete. Assim a presso dos tendes sobre as ampolas de borracha eram transmitidas at os inscritores.

FIGURA N 04: Crongrafo Esse aparelho contribui para os estudos sobre o cavalo, na medida em que ele permitia visualizar, atravs da notao tambm desenvolvida por Marey, a passagem de um tipo de marcha para outra, por exemplo do galope ao trote ou do trote a andadura. Assim ficou comprovado o fato de que durante o galope h um momento em que nenhuma das patas est tocando o solo. Esta informao foi publicada em 1873 no livro Le Machine Animale editado por Marey. At aqui seus esforos foram endereados para a compreenso da movimentao de um animal terrestre. Ainda nos anos 1870, o fisiologista passou a se interessar pelo vo dos pssaros. Comeou a desenvolver mecanismos que permitiam a anlise da locomoo area, atravs do estudo dos movimentos das asas de pombos. Utilizou pela primeira vez um sistema de captao eletromagntico. Uma espcie de interruptor era colocado nas asas de um pombo e a cada batida ocorria a passagem de corrente eltrica que acionava os eletroims que estavam ligados s alavancas inscritoras. Alm disso o sistema desenvolvido para captao da variao de presso usado no cavalo era adaptado para a anlise dos movimentos de contratura da musculatura peitoral responsvel pelo batimento das asas. Cada um desses sensores e as repectivas alavancas inscritoras deixavam seus registros sobre o cilindro com papel esfumaado [FIGURA N5].

FIGURA N 05: Migrafo para musculatura de aves Mas a compreenso dessa locomoo necessitava da anlise do movimento que as asas realizavam nos diferentes eixos do espao. Para isso desenvolveu um sistema que permitia certa liberdade de movimentos alares para o pombo, mas que ao mesmo tempo possibilitava o manejo do vo pelo investigador. Assim o sistema de sensores de variao de presso foi adaptado para a captao dos movimentos ortogonais das asas. O pombo entrava dentro do sistema de sensores que localizava-se na ponta de uma haste. Quando o cientista executava o manejo do aparelho, o pombo que estava atrelado ao equipamento, executava os movimentos das asas [FIGURA N6 e N7].

FIGURA N 06: Equipamento para anlise dos movimentos do vo

FIGURA N 07: Operador do equipamento para anlise dos movimentos do vo ***

Marey todavia necessitava de um novo instrumento que permitisse o registro do vo das aves. partir de 1880 ele iniciou seus estudos fotogrficos que passaram a permitir uma aproximao mais eficiente do movimento. Mas para Marey a fotografia teve uma funo um pouco diferente daquela representada para a maioria dos fotgrafos. De acrdo com Dagognet: A fotografia, a qual ns fazemos aluso, e que se desenvolveu largamente depois de um quarto de sculo, dedica-se a captar os instantneos. Ora, Marey se especializou nos registros com indicaes contnuas. Ele visa os movimentos, no os momentos [ Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazan-collection 35/37, s/data. pag 67 ] Antes de desenvolver a atividade fotogrfica com a construo de novos aparelhos (cmeras fotogrficas), o fisiologista j havia deixado claro seu mtodo de trabalho com a publicao de um livro em 1878 denominado La Mthode Graphique dans les Sciences Experimentales et Particulirement en Physiologie et en Mdecine. De acrdo com Braun : Quando ele comeou a fazer fotografias no comeo da primavera de 1882, ele no estava abandonando seu Mtodo Grfico, mas simplesmente adicionando uma nova mquina para isso.(Braun - 1983) . [Braun,Marta. The Photographic Work of E.J.Marey. Studies in Visual Communication, inverno 1983, vol 9 n 04 - pg. 06 ]. Portanto para esse cientista o uso da tcnica fotogrfica incluia-se dentro da perspectiva cientfica qual ele estava se dedicando. A questo do mtodo precede a tcnica seja do ponto de vista cronolgico em sua obra, seja do ponto de vista da prpria produo do conhecimento. Fatos importantes marcam a trajetria de Marey rumo a fotografia. Marey teve acesso ao trabalho do fotgrafo da Califrnia Eadward James Muybridge (1830 - 1904). Atravs da revista La Nature, revista de divulgao cientfica, que em 1878, publicou uma srie de imagens obtidas a partir de fotografias desenvolvidas por aquele fotgrafo, onde era possvel observar-se as diferentes fases do galope do cavalo.

FIGURA N 08: Os trabalhos de Muybridge Este trabalho fora encomendado por Ledit Stanford, ex-governador do estado da California e grande criador de cavalos de corrida. Stanford teve acesso s informaes sobre a

marcha dos cavalos fornecidas por Marey atravs de seu livro La Machine Animale de 1873, traduzido para o ingls. O criador de cavalos queria uma prova definitiva sobre o processo do galope e contratou o fotgrafo Muybridge para fotografar e fixar os momentos da corrida de um cavalo[FIGURA N8]. O fotgrafo utilizou para isso uma srie de at 30 cmeras dispostas ao longo de uma pista de corrida por onde passava o animal com seu jquei. Ao passar, o animal disparava atravs de um fio, um mecanismo eltrico que aciona o obturador da cmera, um de cada vez. A tecnologia utilizada denominava-se obturador eltrico. Marey entusiasmou-se com os resultados obtidos e solicitou ao editor da revista La Nature, Gaston Tissandier, um contato com o fotgrafo Muybridge. O cientista passou a considerar a possibilidade de utilizar o mtodo para registrar movimentos do vo dos pssaros, chegando mesmo a solicitar a Muybridge alguns ensaios. A prpria revista La Nature na figura de seu editor Tissandier tambm exerceu influncia em Marey. Essa revista publicou ensaios sobre mtodos de fotografia astronmica que tambm passaram a lhe interessar. Mas a influncia mais significativa desse perodo veio do astrnomo Janssen, diretor do Observatrio de Meudon. Ele desenvolveu um aparelho denominado revlver fotogrfico astronmico que foi utilizado pela primeira vez em 1874 no registro do eclipse do planeta Vnus. O prprio Janssen sugeriu o uso desse instrumento para o registro do vo das aves, em uma revista especializada em fotografia em 1876.

FIGURA N 09: Culatra do fuzil fotogrfico

FIGURA N 10: Fuzil fotogrfico Marey desenvolveu partir dessas influncias seu prprio mtodo cronofotogrfico a comear pela criao de seu fuzil cronofotogrfico em 1882. O aparelho era uma cmera foto-

grfica com uma objetiva que se localizava ao longo de um cano, cuja culatra era constutuida por um tambor onde existia um obturador circular com fendas e que giravam a uma frequncia de 12 vezes por segundo (Braun - 1984) . Atrs do obturador situava-se uma placa de vidro mvel (giratria) recoberta com material fotograficamente sensvel. Tanto a placa de vidro como o obturador eram acionados por um mecanismo de relojoaria [FIGURA N9 e N10]. O que passa ento a diferenciar o trabalho de Marey do trabalho de Muybridge o fato de Marey utilizar uma nica cmera para obter multiplas imagens; no caso do fuzil utiliza uma nica placa mvel. Essa passar a ser a caracterstica dos trabalhos fotogrficos de Marey. Muybridge chegou a se encontrar com Marey em 1881 em Paris e lhe apresentou o resultado de algumas fotos de passaros em vo que no chegam a satisfazer o cientista; ele mesmo passaria a desenvolver a tcnica fotogrfica. Nesse perodo foi construida em Paris uma Estao Fisiolgica, composta por pistas, hangares e estdio, destinada s experincias de Marey. A deciso envolveu o prprio Ministro da Instruo Pblica Jules Ferry. Essa ao do estado francs demonstra claramente o crescente prestgio e reputao que estava sendo atribuido aos trabalhos cientficos de Marey. Ser nessa estao fisiolgica que os mais importantes trabalhos cronofotogrficos sero desenvolvidos. Marey desenvolve a partir de 1882 uma tcnica que ele denominou plaque momentanament fixe. Utilizou uma cmera fotogrfica com um obturador circular com fendas que permitiam exposies com intervalos entre 5 a 10 vezes por segundo. Iniciava-se assim sua cronofotografia em placa nica; fotografava os objetos deslocando-se sob um fundo escuro com iluminao solar apenas sobre o objeto; as inmeras exposies proporcionadas pelo obturador com fendas permitia que a imagem fosse registrada na forma de uma repetio do objeto, em posies diferentes e equidistantes; esclarecia-se o papel dos movimentos musculares e sseos necessrios para o deslocamento; inscrevia-se a trajetria do movimento.

FIGURA N 11: Cronofotografia

FIGURA N 12: Le photographie partielle Abandonava dessa forma seu fuzil fotogrfico; ao invez de fotografias isoladas de cada parte do movimento produzidas na placa mvel passava a produzir uma nica placa com muitas partes do movimento nela representadas [FIGURA N11]. Apesar de ser uma tcnica bem diferente das utilizadas anteriormente pode-se afirmar que em seus fundamentos o mtodo grfico

continua sendo preservado; a prpria natureza que se inscreve no papel fotogrfico, ndices do movimento. Antes eram necessrios um captador, um transmissor e um inscritor que deixavam seu registro sobre o papel, com a cronofotografia a luz mediada pela cmera (objetiva e obturador de fendas) inscrevia-se sobre o papel deixando ali o registro das diferentes fases do movimento. Alguns problemas de ordem tcnica foram enfrentados de modo a obter-se a melhor representao das fases do movimento. Com o aumento do nmero de exposies havia sobreposio de partes do corpo, fato este que impedia a visualizao perfeita das partes componentes. Inicialmente Marey tentou resolver o problema fotografando o movimento com frequncias menores, mas como perdia fases importantes do movimento passou a vestir seus modelos com roupas, metade brancas e metade pretas, isolando uma componente anatmica. Mas a soluo epistemologicamente mais criativa para recuperar as etapas perdidas, foi vestir de preto seus modelos e sobre a roupa colar botes metlicos sobre as articulaes e ripas estreitas de madeira branca sobre a posio ocupada pelos ossos [FIGURA N 12]. Desse modo ele conseguia resolver o problema da sobreposio de imagens e ao mesmo tempo ganhar uma maior quantidade de fases do movimento. Ele utilizou esse procedimento com modelos humanos, mas aplicou-o tambm em cavalos negros que eram pintados com negro-de-fumo, sobre os quais colava as ripas e os botes; chegou a aplicar o mtodo tambm em elefantes. Marey denominou esse mtodo de le photographie partielle e a descrevia da seguinte forma : As fotografias parciais so teis pois elas permitem multiplicar bastante o nmero das atitudes representadas...Essa disposio permite multiplicar por dez facilmente o nmero de imagens captadas em um tempo dado sobre a mesma placa; assim em lugar de 10 fotografias por segundo, pode-se fazer 100. [ Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazan-collection 35/37, s/data. pag 80 ] No vero de 1883 so construidas novas instalaes com um hangar maior e uma nova camera instalada sobre trilhos. Essa cmera possuia um obturador de 1.1 m de dimetro e permitia a produo de fotografias mais detalhadas e luminosas que aquelas produzidas pela cmera anterior. Em 1886 foi construido um terceiro hangar maior que os anteriores, onde foi instalado uma torre para suportar uma nova cmera que permitia fotografar a trajetria do vo de pssaros sob o ponto de vista dos trs eixos espaciais [FIGURA N13]. Essas imagens contribuiram para que Marey elaborasse uma representao tridimencional do vo na forma de uma escultura, inicialmente produzida em cera e posteriormente em bronze [FIGURA N14]. Chegou a desenvolver esse mesmo mtodo de representao para movimentos humanos, embora a elaborao da escultura tenha sido entregue para um artista associado Estao Fisiolgica.

FIGURA N 13: Vo de ave

FIGURA N 14: Representao tridimensional do vo de ave Como resultado desses trabalhos cronofotogrficos publicou em 1890 Le vol des oiseaux, onde apresentava seus estudos completos sobre o mecanismo do vo nos pssaros. Sem deixar de prestar contas a seu mtodo, Marey inclui descries de pequenas mquinas que simulam o movimento das asas de aves, da mesma forma como fizera anteriormente ainda quando estava estudando a circulao sanginea e desenvolvera modelos de bombas mecnicas que simulavam as situaes fisiolgicas de bombeamento do sangue. Pode-se dizer portanto que tambm caracterstica do mtodo de Marey a produo de uma sntese aps os processos de anlise. O estudos sobre o vo dos pssaros influenciaram o pensamento do final do sculo XIX inclusive no que diz respeito aos estudos de locomoo area dos mais pesados que o ar, dando contribuies para o desenvolvimento de modelos de avies. No pela simples imitao do vo das aves mas a partir da compreenso do prprio mecanismo do vo e do papel que as asas exercem sobre o ar. Infelizmente, pelo fato de que Marey foi um cientista francs e de que a maioria dos estudos sobre o assunto foram feitos em lingua inglesa, contribuiu para uma divulgao muito mais intensa dos trabalhos fotogrficos sobre movimento desenvolvidos por Muybridge. Todavia devese ter em mente que os trabalhos desse fotgrafo carecem de um mtodo cientfico to elaborado como os de Marey e que isto promove uma viso distorcida sobre as possibilidades de apreenso da realidade proporcionada pelos sistemas audiovisuais. *** necessrio abrir-se um pequeno parenteses na anlise da obra de Marey para observar-se algumas questes relacionadas importncia do conhecimento cientfico para a obra desse cientista. Fica claro ao se comparar a obra de Muybridge com a de Marey que o primeiro no

possuia os conhecimentos necessrios para desenvolvimento de um mtodo que tivesse rigor cientfico e que pudesse fornecer resultados confiveis sobre o movimento. Aps Muybridge ter terminado o trabalho sobre a locomoo dos cavalos de Ledit Stanford, iniciou uma srie de encontros com cientistas e artistas europeus, alm de palestras sobre o seu trabalho, sob o financiamento do prprio Stanford, no perodo de 1881 a 1882. Muybridge rompe com o ex-governador assim que foi publicado The Horse in Motion(1882), pois no se fazia meno ao seu nome na obra. O fotgrafo tentou conseguir apoio na Europa para continuar a desenvolver seu trabalho, porm s obteve xito junto a Universidade da Pensilvnia em 1883. Este trabalho pretendia analisar atitudes de animais e do homem em movimento, com atores desempenhando essas atividades. A universidade condicionou o desenvolvimento do trabalho superviso de uma Comisso Universitria para se garantir a qualidade da investigao. Ao final do processo foi publicada a obra Animal Locomotion (Muybridge, 1887), uma coleo de placas, com sries de imagens parciais de atitudes desenvolvidas por pessoas e por animais. Esse trabalho foi recebido entusiasticamente pelo meio artstico e de entretenimento, todavia o meio cientfico recebeu a obra com reservas. Considerou-se as fotografias muito inexatas uma vez que, pelo fato de terem sido utilizadas mais de uma cmera para o registro das diferentes fases do movimento, havia mudana de perspectiva e no havia equidistncia nos intervalos de tempo. Marey afirma a respeito desse trabalho que Muybridge no poderia evitar os erros os quais inverteram as fases do movimento e deram aos olhos e espritos daqueles que consultavam estas belas placas uma deplorvel confuso. [ apud Marta Braun. Muybridge`s Scientific Fictions, Studies in Visual Communications, vero 1984, vol 10 n 3 pgina 04 ] Suas imagens foram produzidas a partir de trs baterias de 12 cmeras sincronizadas. O trabalho subsequente produo das imagens era de montagem das diferentes imagens segundo uma lgica sequencial (nem sempre respeitada). Montava-se assim as trs sries sendo que uma correspondia ao ponto de vista lateral, outra ao ponto de vista frontal e o ltimo ao ponto de vista da retaguarda. Ele refotografava essa montagem e assim produzia sua placa com a sequncia do movimento.

FIGURA N 15: Movimento humano de Muybridge, os terceiros quadros da esquerda para a direita, no correspondem entre si O leitor deveria reconstruir mentalmente o movimento quadro a quadro; a percepo do movimento parte da crena de que a sequncia est correta, a crena que cria a noo de

movimento. As sequncias foram organizadas de tal forma que eventuais faltas de fotogramas no fossem percebidas. [FIGURA N15]. A aparente consistncia das sries parece ser promovida por tticas de montagem, como no caso da insero de uma imagem diferente daquela obtida no outro ponto de vista. Ainda que as fotografias no possam se configurar claramente como uma investigao cientfica elas nos fornecem material referente histria social e tambm em muitos casos aspectos de fantasia ertica. De acrdo com Braun: Muybridge usou sua cmera para expor aqueles aspectos da atividade humana que usualmente permaneciam escondidos: escondidos, no por que invisvel ao olho nu, mas sim por causa de convenes sociais e de determinaes morais as quais permaneciam ocultas exceto no imaginativo mundo da fantasia privada. [ apud Marta Braun. Muybridges Scientific Fictions, Studies in Visual Communications, vero 1984, vol 10 n 3 pgina 18 ] Dessa forma justifica-se o ponto de vista de que as investigaces fotogrficas de Marey foram bem mais profundamente cientficas que as de Muybridge. Mesmo considerando-se o fato de que o fisiologista francs utilizava as imagens no como uma finalidade em si mesma mas como ndice do processo que estava investigando, seus resultados eram apresentados na forma de livros que obedeciam um mtodo objetivamente formulado. *** Retomando-se a anlise do caso Marey, em 1888 surge no mercado europeu, dentre as variadas inovaes do crescente mercado fotogrfico, rolos de papel sensvel que so utilizados por Marey. Chegou a elaborar um equipamento fotogrfico de tracionamento do rolo de papel, atravs de um mecanismo que produzia 23 quadros por segundo. O mecanismo no conseguia produzir essas imagens em posies equidistantes, porm mesmo assim o cientista chegou a mont-las em um zootrope, uma mquina de animao comum no final do sculo XIX. Essa montagem de animao guarda relao com a busca da sntese caracterstica de seu mtodo. Em 1890 desenvolveu uma cmera para uso duplo, esse equipamento aceitavava tanto a placa nica fixa, como o rolo de papel sensvel. O ltimo livro de Marey intitulava-se Le Movement (1894) e apresentava o seu ltimo captulo com o ttulo Synthse des Movements Analyss par la Chronographie; chega a propor a construo de um aparelho projetor de cronofotografias que criaria a iluso do movimento; ele afirma o princpio da cinematografia da segiuinte forma: A pelcula em banda ela mesma...pode dar lugar a uma srie de projees sucessivas, sucedendo-se a intervalos de tempo to curtos que o espectador

ver o movimento se reproduzir com todas as suas fases [ Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazan-collection 35/37, s/data. pag 117 ] As pesquisas de Marey podem ser consideradas como a teorizao necessria para a concretizao do invento de Louis Lumire, o Cinematgrafo, que recebeu sua patente em 13 de fevereiro de 1895. Todavia ocorre um aparente desinteresse de Marey pelo processo de sntese do movimento realizado pelo aparelho dos Lumire, de acrdo com Braun: Seu interesse foi a gravao do que o olho no conseguia captar, e no a reproduo do que ele normalmente percebe. Todavia a fotografia de altavelocidade e outras aplicaes cientficas do filme foram claramente previstos por ele e se desenvolveram no seu laboratrio no perodo de sua morte[ Braun,Marta. The Photographic Work of E.J.Marey. Studies in Visual Communication, inverno 1983, vol 9 n 04 - pg. 18 ]. Esse desinteresse pela reproduo daquilo que olho j percebe normalmente guarda relao com a posio de Marey quanto ao mtodo cientfico, o qual definia como sua verdadeira caracterstica a possibilidade de suprir a insuficincia de nossos sentidos e de corrigir seus erros.[ apud Franois Dagognet. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. s/ed. Paris, Hazancollection 35/37, s/data. pag 119 ] Desde essa poca da publicao de Le Movement at o perodo de sua morte Marey desenvolveu estudos sobre o movimento do ponto de vista puramente fsico, isto sem os sujeitos biolgicos. Utilizou sua cronofotografia para realizar imagens do comportamento aro e hidrodinmico de objetos slidos. Para fazer isto construiu sistemas hidrulicos com marcadores brilhantes misturados agua que permitiam a obteno de imagens; e tneis de vento com sistemas de produo de fumaa cujos slidos ali imersos produziam zonas de turbulncia [FIGURA N16].

FIGURA N 16: Anlise de aerodinmica O mtodo grfico de Marey e seu processo Cronofotogrfico abriram ao sculo XX as possibilidades tericas dos usos de aparelhos hoje bastante comuns como o eletrocardigrafo ou o eletroencefalgrafo. Mas, o que interessa desenvolver aqui sua contribuio para o uso das

imagens fotogrficas e cinematogrficas com o objetivo da produo de conhecimento. O potencial desse uso, inaugurado pelo seu mtodo atinge hoje praticamente todas as reas de conhecimento, particularmente, do ponto de vista cinematogrfico, aquelas que lidam especificamente com questes relacionadas ao comportamento tais como a antropologia visual ou a etologia. Com a anlise do caso Marey e sua Cronofografia, possvel afirmar-se que alm da tcnica, porm funcionalmente ligado a ela, encontra-se um mtodo investigativo da realidade. Este fato por si s, j garante que, eticamente, as manipulaes e recriaes oriundas da prpria tcnica, tenham um compromisso maior com a coerncia entre o real e o documentariamente representado. Bibliografia BARNOW, Erick. Documentary, a history of the non-fiction film. 2ed. Nova Iorque, Oxford Un. Press, 1993 BAUDRY, Jean Louis Cinema: efeitos ideolgicos produzidos pelo aparelho de base. em Xavier,Ismail (org). A experincia do cinema. Rio de Janeiro. Graal / Embrafilme, 1983. BRAUN, Marta. The Photographic Work of E.J.Marey. Em Studies in Visual Communication, n 04, vol 9, inverno 1983. BRAUN, Marta. Muybridges Scientific Fictions. Em Studies in Visual Communication, n 03, vol 10, vero 1984. DAGONET, Franois. Etienne-Jules Marey, la passion de la trace. Paris, Hazan-Collection 35/37, s/data. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico. Campinas, Papirus, 1994 GODOY-DE-SOUZA, H. A. Documentrio, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. Tese de Doutorado. PUC-SP. 1999. MACHADO, Arlindo. A Arte do Vdeo. 2 ed. So Paulo, Brasiliense, 1990. MACHADO, Arlindo. A iluso especular, introduo fotografia. So Paulo, Braziliense, 1984. NICHOLS, Bill. Representing Reality, issues and concepts in documentary. Indiana, Indiana University Press, 1991.

Potrebbero piacerti anche