Sei sulla pagina 1di 3

O filme E Seu Nome Jonas, foi lanado no ano de 1979 nos Estados Unidos, categoria Drama, com a direo

o de Richard Michaels.

Depois de passar trs anos em uma instituio para retardados, menino tem diagnstico de que possui apenas surdez e assim famlia unida busca aprender a se comunicar usando a linguagem de sinais. O filme se divide em trs fases: o menino no hospital, sendo inserido na sua prpria famlia e sua me buscando maneiras de se comunicar e assim ajudar a seu filho.

O filme E Seu Nome Jonas retrata a histria de vida de um garoto que nasce com deficincia auditiva em uma poca onde as pessoas no tinha tanto convvio com este tipo de deficincia, embora j existisse h muito tempo. Jonas passou trs anos em uma instituio para pessoas com retardo mental, depois deste tempo diagnosticado que Jonas possui apenas surdez. Sua famlia busca inseri-lo em seu meio, porem buscando fazer com que Jonas se adapte ao mundo deles, de inicio um tremendo fracasso. interessante ver que mesmo sabendo que o problema de Jonas a surdez, as pessoas o confundiam frequentemente com um retardado, e agiam como se ele no pensasse, e no tivesse sentimentos. O fato de seu pai no aguentar a presso de ter uma pessoa com este tipo de problema por perto o levou a abandonar a famlia, mas isso no afetou a determinao da me de Jonas de tentar compreender a vida diferente do seu filho. Buscando algumas formas diferentes de ajudar Jonas, mas sem sucesso, sua me conhece algumas pessoas com a mesma deficincia de Jonas e percebe que eles possuem uma vida completamente normal, porem com um tipo de linguagem diferente, a linguagem dos sinais. Da em diante ela percebe que pode ajudar a seu filho a se comunicar melhor com o mundo, e as pessoas que convivem com Jonas mudam seu ponto de vista sobre a sua deficincia, melhorando seus relacionamentos com Jonas e sua famlia.

Este filme promove grandes emoes no espectador, mas a historia de Jonas e toda a sua trajetria na busca de ser entendido e de entender o mundo em que vive, serve como uma

alerta sobre a necessidade das pessoas aprenderem no somente a fala sonora, ou varias outras lnguas, como o ingls entre outras, mas buscar aprender tambm a se comunicar atravs de sinais que a linguagem deles, e assim inserir cada vez mais os surdos na sociedade.

Recomendo este filme a todas as pessoas de um modo geral, sem distino de raa ou profisso, pois necessrio que aprendamos a lidar com todo e qualquer tipo de pessoas independente de suas limitaes.

Mria Zilda Soares Moura Roberto, estudante das Faculdades Adventista da Bahia, 4 Perodo do curso de psicologia.

FACULDADE DE PSICOLOGIA FADBA


MRIA ZILDA SOARES MOURA ROBERTO

4 PERODO MATUTINO

RESENHA
FILME: E SEU NOME JONAS

CACHOEIRA BA 2011

Potrebbero piacerti anche