Sei sulla pagina 1di 21

INTRODUO AO ESTUDO DA FISIOLOGIA VEGETAL

Prof Tnea Maria Bisognin Garlet 5 perodo Curso de Cincias Biolgicas

Todos os seres vivos que habitam a terra dependem, para seu sustento, de forma direta ou indireta, dos vegetais que cobrem a superfcie dos continentes ou que se desenvolvem nas guas. Toda a carne j foi relva. Anualmente, as plantas extraem trezentos bilhes de toneladas de carbono a partir do CO2 da atmosfera, que assimilado no seu organismo atravs da fotossntese. Tambm, em cada ano, uma quantidade aproximadamente igual de C se transforma em outras formas de matria viva, que voltam outra vez ao ar em forma de CO2. As plantas da superfcie terrestre se encontram em constante dinamismo, aumentando sua matria orgnica mediante a fotossntese e cedendo continuamente matria para ser utilizada por outros seres vivos.

O que guia a vida ... um pequeno fluxo, mantido pela luz do Sol.
Albert Szent-Gyorgyi (1893-1986), fisiologista hngaro ganhador do prmio Nobel em Medicina ou Fisiologia de 1937, por seus estudos relacionados ao cido ascrbico (vitamina C).

Local da fotossntese

OBJETIVOS DA FISIOLOGIA VEGETAL


Estudar o funcionamento das plantas. Estudar os processos fisiolgicos envolvidos com o desenvolvimento e comportamento dos vegetais, assim como o exame dos fatores internos e externos mediante os quais realizam seus mltiplos e complexos processos de sntese qumica e a forma como se integram esses mecanismos. explicar o porqu dos fenmenos observados

Quando se consideram os aspectos fisiolgicos relacionados com o desenvolvimento das plantas cultivadas, muitas dvidas surgem. Por que nem todas as sementes germinam logo aps a maturao na planta-me? Por que certas espcies de plantas florescem na primavera, outras s no vero ou no outono e, ainda, algumas durante todo o ano?

Por que os caules das plantas tm crescimento areo e as razes crescimento subterrneo? Onde e como as plantas obtm os seus nutrientes? Como a planta utiliza os produtos elaborados nas vrias fases de crescimento? Quais so os mecanismos pelos quais a gua, os nutrientes e os gases entram nas plantas? Em que tecidos e de que maneira se movem as substncias de um rgo da planta para outro?

Que substncias so utilizadas como fontes de energia e quais so as que so incorporadas definitivamente na estrutura da clula? De que depende a induo das plantas florao? Como os frutos amadurecem? Qual o mecanismo responsvel pelo envelhecimento e morte das plantas? Como podem existir frutos sem sementes? Por que algumas plantas perdem todas as folhas no inverno?

A VIDA VEGETAL
A grande diversidade de tamanhos e de formas vegetais familiar a todos ns. Os vegetais variam em tamanho de menos de 1 cm at mais de 100m de altura. A morfologia diversa.

A vida vegetal: princpios unificadores


1) Os produtores primrios da Terra, as algas verdes, so os coletores bsicos da energia solar. Elas captam a energia da luz solar, convertendo a energia luminosa em energia qumica, a qual armazenada nas ligaes formadas durante a sntese de carboidratos, a partir do dixido de carbono e da gua.

2) Com exceo de certas clulas


reprodutivas, os vegetais no so mveis. Em substituio mobilidade, eles desenvolveram a capacidade de crescer em busca dos recursos essenciais, tais como luz, gua e nutrientes minerais, durante todo o seu ciclo de vida.

3) As plantas verdes so estruturalmente reforadas para dar suporte sua massa, medida que elas crescem em direo luz e contra a fora da gravidade.

4) As plantas terrestres perdem gua continuamente por evaporao e desenvolveram mecanismos para evitar a dessecao.

5) As plantas terrestres apresentam mecanismos para transportar gua e sais minerais do solo para os locais de fotossntese e crescimento, bem como para transportar os produtos da fotossntese para os tecidos e rgos no-fotossintetizantes.

Viso geral da estrutura vegetal:


Espermatfitas: gimnospermas (700 espcies) e angiospermas(250.000 espcies). Corpo vegetativo composto de trs rgos:
Folha Caule Raiz

O corpo da planta formado por trs sistemas de tecidos principais:


Drmico Fundamental Vascular

CLULA VEGETAL

As clulas vegetais apresentam dois tipos de parede: primria e secundria. As paredes celulares primrias so tipicamente finas (menos de 1 m), caracterizando clulas jovens e em crescimento. As paredes celulares secundrias, mais espessas e resistentes que as primrias, so depositadas quando a maior parte do crescimento est concluda. As paredes secundrias devem sua resistncia e rigidez lignina. Aberturas circulares na parede secundria originam pontoaes simples, as quais sempre ocorrem de forma oposta nas paredes secundrias adjacentes. Pontoaes simples contguas denominam-se pares de pontoaes. A evoluo das paredes celulares lignificadas proporcionou aos vegetais o reforo estrutural necessrio para crescerem verticalmente acima do solo e conquistarem o ambiente terrestre. As brifitas, que no apresentam paredes celulares lignificadas, so incapazes de crescer mais que poucos centmetros acima da superfcie do solo.

O crescimento vegetal ocorre apenas em determinados tecidos, conhecidos como meristemas, tecidos de crescimento ou gemas. O crescimento conhecido como o processo irreversvel de aumento de volume ou tamanho (combinao de diviso e expanso celular), geralmente acompanhado pelo aumento da matria seca (biomassa) O desenvolvimento caracterizado como o processo de crescimento em que a planta passa pelas diversas fases fenolgicas: fase vegetativa e fase reprodutiva.

PRINCIPAIS PROCESSOS FISIOLGICOS RESPONSVEIS PELO DESENVOLVIMENTO VEGETAL


Germinao das sementes Sementes a vida embrionria pode ser quase suspensa e posteriormente retomada para o novo desenvolvimento. Fotossntese/ Respirao + 6H2O 6CO2 Florao/ Fotoperiodismo Movimento de compostos orgnicos na planta Nutrio das plantas Transpirao/ gutao Absoro de gua

luz, clorofila

C6H12O6 +

6O2

Potrebbero piacerti anche