Sei sulla pagina 1di 45

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 1 Estamos em guerra! O que significa um entorpecimento espiritual?

a condio que no permite que o crente veja que est sob ataque ou sob qualquer tipo de opresso do inimigo. Ns no estamos habituados a encarar a realidade do mundo espiritual com a seriedade que seria necessria. Como no vemos, com os olhos carnais, o que est acontecendo nas regies celestes, ou seja, na esfera espiritual, muitas vezes a ignoramos totalmente, e deixamos de ser sbrios, espiritualmente. H ainda a prpria ao do adversrio sobre ns, que de certa forma nos "cega" para que no vejamos determinadas coisas. O que temos que vigiar a ao do nosso inimigo, porque ele est ao nosso derredor. Temos que vigiar, seguramente, a nossa vida para que no venhamos a dar brecha alguma para ele. Porque, conforme diz Pedro, o nosso adversrio est procurando algum que tenha alguma brecha, e que assim possa atingi-lo. As brechas so de vrios tipos, mas a principal delas o pecado. Um pecado no confessado uma brecha, mediante a qual o inimigo pode atingir-nos. Essa luta real. Como estamos em guerra, o inimigo no est para brincadeira. Ele no usa balas de festim. Ele tenta lanar contra ns uma munio real! O importante, portanto, saber como estamos nos saindo nesta guerra. Estamos tendo somente vitrias, ou ser que estamos sendo atingidos? Algo est errado! "... eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundncia." (Joo 10.10) J ouvi um irmo "explicar" isso dizendo que Jesus se referia a que, no cu, sim, teremos uma vida em abundncia, e que foi isso que ele disse nessa passagem. Disse-me aquele irmo ainda que "deve ser da vontade de Deus todos os problemas porque estou passando em minha vida". D para aceitar isso, que Deus um ser que queira que seus filhos estejam passando por dores, por problemas de toda sorte?Voc poder encontrar na Bblia centenas de versculos que dizem o contrrio. Para se interpretar corretamente qualquer versculo na Bblia temos que olhar o contexto em que ele aparece. E no contexto Jesus est falando da ao de Satans e seus demnios, que vieram para roubar, matar e destruir. Em que lugar eles vieram atuar? Na terra, e no no cu! claro que no cu teremos uma vida plena, mas se jesus estivesse referindo-se ao cu, ele estaria "chovendo no molhado", e no haveria por que dizer isso logo em seguida ao que disse. No, ele quis contrastar a sua ao com a de Satans sobre ns neste mundo. Com isso nao temos que depreender que ns, crentes no passamos por aflies ou provaes. Pela promessa de Jesus, ele veio dar-nos uma vida em abundncia aqui na terra, e que esta a vontade de Deus para ns. Assim, se os crentes no esto vivendo uma vida em abundncia, porque algo est errado! A questo das enfermidades certo que a cincia explica que as doenas so causadas por diversas causas fsicas, entre as quais as bactrias, vermes, micrbios, vrus, e outros agentes qumicos, fsicos e biolgicos atuando no corpo humano. Isso o que ocorre na esfera fsica. O que a cincia no pode detectar o que ocorre na esfera espiritual.

E o que podemos depreender da ao daquele que veio para roubar, matar e destruir que ele especialista em trazer enfermidades. No caso de J, a Bblia diz com toda clareza que foi Satans quem levou, alm de todas as tragdias na vida dele, aquela terrvel enfermidade. "Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo" Ento as pessoas que ele curou eram oprimidas do diabo. E nem sempre as curas feitas por Jesus envolviam a expulso de demnios! Contudo o texto acima diz que as pessoas que foram curadas eram oprimidas do diabo. O que d a entender que, tal como aconteceu com J, a enfermidade trazida por um demnio, e depois ela segue o seu curso. Algo est errado! Constatamos que os crentes, de uma maneira geral, esto sofrendo, alm de enfermidades fsicas, uma srie de coisas que no deveriam estar sofrendo. Esto sendo vtimas da ao de Satans e de seus demnios, em vez de desfrutarem aquilo que tm por direito, dado por Jesus Cristo: uma vida em abundncia. Se estamos sendo destrudos (sofrendo a ao de Satans e seus demnios), uma das razes porque nos falta conhecimento. Que conhecimento? Da Palavra! E conhecimento da Palavra no significa apenas um conhecimento intelectual. Voc pode j ter lido a Bblia inteira dez vezes, e no conhecer a Palavra. Porque o sentido de conhecer viver, experimentar a Palavra em sua vida. Conhecer intelectualmente, sem aplicar a Palavra, no basta. Em primeiro lugar, o que necessrio para sermos vitoriosos sobre todos os ataques de Satans e seus demnios que conheamos a Palavra, sabendo que estamos numa luta contra um inimigo, que se chama Satans. Precisamos saber como aplicar a Palavra em nossa vida, isto , precisamos saber como lutar. E aplicar a Palavra, o que a Bblia chama de entendimento. No Salmo 32 Deus promete dar-nos conhecimento e instruir-nos no caminho que devemos seguir. Isso ele o faz basicamente atravs da sua Palavra e mediante a atuao do Esprito Santo em ns. Ns temos que saber como decidir o que fazer na prtica, temos que tomar o caminho certo, sem a necessidade de Deus estar tendo que nos puxar para aqui e para l! Temos que saber, por ns mesmos, como aplicar a Palavra (a instruo do Senhor) nossa vida.

Concluindo, precisamos ter conhecimento e entendimento da Palavra. Se algo est errado em nossa vida, se estamos passando por problemas de toda sorte, se estamos enfrentando dificuldades financeiras, se estamos sofrendo enfermidades, se estamos com tristeza,com angstia, com ira, com todas aquelas coisas negativas acima mencionadas, porque h alguma falha em ns. Porque Deus j fez tudo o que era necessrio para que fssemos vencedores. Ns que ainda temos coisas por fazer, para sermos vitoriosos, para no sermos destrudos e roubados pelo inimigo. Com certeza a Bblia no est errada. As palavras de Jesus - que ele providenciou para ns uma vida em abundncia - so verdadeiras. Se h algo errado, repito, ento o erro est em ns: falta-nos conhecimento e entendimento da Palavra.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 2

Jesus Cristo Rei dominar o anticristo, o inimigo, que no resistir. Os nossos pensamentos no se podem comparar com os pensamentos de Deus. Direo dada pela Palavra e pelo Esprito Santo Na vida prtica, para sabermos o que no devemos fazer (e tambm muitas coisas que devemos fazer, que a Bblia ordena especificamente que faamos - como o exemplo de que o marido deve amar a esposa), temos que conhecer a Palavra. "Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmo 119:125) O texto est dizendo que a Palavra me esclarece sobre o que certo fazer. Se houver uma pedra no caminho, a sua luz vai fazer com que eu veja, e assim me desvie dela. Quando existir um perigo, ela sem dvida vai advertir-me quanto a isso. Quando no houver perigo algum, ela no ter nada para chamar minha ateno. "Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus."(Romanos 8:14) Se voc filho de Deus, ento voc guiado pelo Esprito de Deus. O Esprito Santo tambm nos guia. Ele fala ao nosso esprito, e sempre nos alerta quando h algum perigo. O Esprito tambm nos dirige a fazer certas coisas em certos momentos e concede-nos dons espirituais que so extremamente teis na nossa luta espiritual. Os demnios, quando presentes na vida de algum, impem um pesado jugo sobre a pessoa. Tanto assim que Jesus disse: "Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve" (Mateus 11:30). Somente o jugo de Jesus suave. A Palavra tambm nos diz que a uno despedaa o jugo: "E acontecer, naquele dia, que a sua carga ser tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoo; e o jugo ser despedaado por causa da uno". (Isaas 10:27). "Na verdade, fez Jesus diante dos discpulos muitos outros sinais que no esto escritos neste livro. Estes, porm, foram registrados para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." (Joo 20:30-31). Ele disse que basta olharmos para os sinais que Jesus fez, basta olharmos para as experincias pelas quais eles, os apstolos, passaram, e que isso seria suficiente para crermos nessa verdade sobre quem Jesus!Agora, ser que Deus no opera ainda hoje sinais, que so base para que creiamos em algo como sendo a sua vontade? Creio que sim! Os demnios esto totalmente sujeitos a ns, conforme o poder que nos foi dado pelo Senhor. Sabemos que quando Deus est abenoando, a sua beno no traz dores: "A beno do Senhor que enriquece; e no traz consigo dores." (Provrbios 10:22) Portanto, se voc no est sendo abenoado em alguma atividade, busque diante do Senhor se essa atividade da vontade dele, se est debaixo da beno dele. Porque quando estamos debaixo da beno, enriquecemos, e a atividade no nos traz dores!

Lembro-me de um irmo em Cristo que tinha uma pequena empresa, mas que no era abenoado. Orava e orava a Deus, jejuava, chegou at mesmo a ungir a empresa. Sua orao constante era: "Senhor, abenoa os meus caminhos!" Um dia o Senhor lhe respondeu: "Por que voc me pede para abenoar os seus caminhos? Venha para o meu caminho, que j est abenoado!" Mas normalmente estamos sofrendo dores e tendo problemas porque no estamos debaixo da beno do Senhor em muitas reas da nossa vida, e isso por razes que ns mesmos demos ao inimigo para que ele pudesse atuar. A experincia, o que estamos vivendo a cada dia, isso um meio pelo qual o Senhor nos alerta de que algo no est certo em nossa vida, que h brechas, pelas quais o inimigo pode estar atuando.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 3

O nosso inimigo Como estamos numa guerra espiritual, bvio que temos um inimigo. E tambm lgico que, em toda guerra, quanto mais conhecermos o nosso inimigo, quo melhor soubermos quem ele , o que ele roubou de ns, e como ele atua, melhores condies teremos para enfrentlo. Conhecer o inimigo vital para uma ao eficiente na guerra. Porque procurar conhecer o inimigo No consigo entender como certa irm que conheci podia dizer: "No me falem do diabo, no quero saber nada a respeito dele; falem-me s de Jesus!" claro que temos que ouvir bastante, e bastante mesmo, sobre Jesus. Mas temos que ouvir falar de Satans tambm. Sabe que Satans e seus demnios so citados na Bblia mais de duzentas vezes? Isso nos revela que Deus de fato tem algo a nos dizer sobre eles! Temos que conhecer as intenes e as formas enganosas como ele age, para que no sejamos vencidos por ele. A nossa vitria certa, na luta contra o nosso inimigo. Mas temos que entender que, mesmo assim, Deus quer que conheamos o nosso adversrio. Espiar o inimigo tem dois propsitos bsicos: conhecer tudo o que o inimigo retm consigo, e conhecer quem de fato o inimigo. As benes retidas pelo inimigo A verdade que o inimigo tem em seu poder coisas que, quando o vencermos, passaro para ns, coisas que sero benos em nossa vida! Conhecer o inimigo implica em ficarmos conhecendo muitas coisas de que ele se apropriou, que so benos para ns, mas que somente passaro para a nossa vida depois que o subjulgarmos! importante conhecermos primeiro tudo aquilo que est nas mos dele, tudo aquilo que ele roubou de ns, homens, e que ns temos que conquistar! Fico impressionado quando vejo pessoas que, no sabem que a beno na sua vida no est acontecendo porque o inimigo a retm consigo. No sabemos muitas vezes, orar como convm. H circunstncias em que no para apenas pedirmos a Deus que faa alguma coisa, que cure ou liberte algum; o que necessrio enfrentarmos o inimigo diretamente! Malaquias 3:10 mostra-nos que o devorador est solta na vida daquele que tem roubado a Deus nos dzimos e ofertas. Devorador refere-se a um demnio que age na vida financeira do crente que infiel nos dzimos e ofertas, devorando todo o fruto do seu trabalho. A pessoa trabalha, trabalha, chega a ganhar dinheiro, mas o dinheiro entra por um bolso e sai pelo outro. Nunca d para saldar todas as contas. A beno da prosperidade financeira est sendo impedida pelo devorador. ele que est retendo a beno! Tudo o que Satans nos traz alguma coisa m. Ele o agente, o portador de todos os males deste mundo. Portanto, se alguma coisa m ocorre em sua vida, no finja que foi Deus que lhe trouxe isso que mau. Sim, a vontade de Deus boa, perfeita e agradvel. Se a vontade de Deus boa, no pode ser uma coisa m. E se agradvel, isso significa que no algo que chamemos de "mal". claro que os males que nos atingem no so agradvel. So, pelo contrrio, detestveis.

Se no estamos tendo uma vida cheia de benos, porque h demnios que com certeza esto segurando essas benos. Para voc conhecer, ento, o inimigo, no que se refere a tudo aquilo que ele est segurando, retendo, impedindo, na sua vida, ento voc tem de conhecer quais so as benos que nos so prometidas na Palavra. Temos que saber quo poderoso o inimigo , e temos que conhecer quem so de fatos os nossos inimigos, isto , os seus nomes! Ou seja, no nosso caso, isso quer dizer conhecer os nomes dos demnios que esto atuando! Saber que o problema tinha origem espiritual e repreender o demnio pelo seu nome. No adianta s conhecer o inimigo. Em todo o tempo temos que agir com f, crendo em tudo o que a Palavra nos diz. Deus onisciente, e tudo o que aconteceu est dentro do seu plano. Desde o princpio ele jamais quis criar seres que o adorassem sem a possibilidade de o rejeitarem. Deus jamais quis receber a adorao de robs ou de seres que fossem programados para ador-lo, e que no tivessem o livre arbtrio. Satans caiu por causa do orgulho. Foi lanado terra para ser o "sedutor de todo o mundo". Sendo o orgulho o primeiro pecado, que aconteceu num ambiente puro e perfeito, com este pecado que Satans tenta aqueles que esto numa condio semelhante que ele se encontrava: com uno e como uma vida quase perfeita! O orgulho, tal como aconteceu com Satans, precede a queda! Portanto, meu irmo, se voc tem uno, se a sua vida est 100% cuidado com o orgulho! Alm do orgulho, que foi o primeiro pecado, o segundo foi a cobia: a cobia de ter aquilo que no era dele e, pior, de ter o que exclusivamente de Deus. Desde o momento em que pecou, o que mais Satans procura ser adorado como Deus. Ele inventa todo estratagema, todo engano, toda sutileza para ser adorado em lugar de Deus. Os que adoram imagens, santos, os que invocam espritos, os que fazem oraes no a Deus mas a santos, a entidades, a espritos, seja o que for que no Deus, esto na realidade servindo, invocando e adorando Satans. Por isso o grande primeiro mandamento de Deus : "No ters outros deuses diante de mim". Um tero dos anjos de Deus caram juntamente com Satans, esses seres espirituais que se corromperam so os demnios, como hoje os denominamos. E esto organizados numa hierarquia que foi copiada da hierarquia angelical de Deus. No somente Satans submisso totalmente a Deus - podendo agir, somente naquilo que Deus lhe permite agir, e sob as condies determinadas por Deus - mas tambm todos os principados e potestades tambm o so. As Escrituras nos dizem que Jesus Cristo agora detm o domnio completo sobre eles. o que significa a expresso "cabea de" no seguinte versculo: "Ele (Jesus) o cabea de todo principado e potestade". - Satans no onipresente. Suas estratgia, de forma a simular uma onipresena, espalhar por toda parte seus anjos cados (os demnios) que lhe reportam o que esteja acontecendo. - Satans no onisciente. Ele somente toma conhecimento daquilo que lhe reportado pelos demnios. Quando, com a autoriedade de Jesus, selamos um determinado local, colocando uma barreira espiritual, os demnios que se acham presentes no podem informar seus superiores e, neste caso, Satans no fica sabendo do que ali se passa.

- Satans no onipotente. Suas aes so limitadas pelo que Deus permite. - Satans no eterno. Como vimos, um ser criado. O carcter de Satans totalmente maligno. Ele ope-se a Deus e ao povo de Deus, alis, como sabemos, seu nome significa exatamente isso: adversrio. Ele tambm caluniador, acusador e pai da mentira. Satans inimigo declarado de Deus e dos homens, porque para ele no h perdo. O homem tem a reconciliao com Deus, atravs do Senhor Jesus Cristo. Ns, que somos lavados pelo sangue do Cordeiro, somos os maiores inimigos de Satans, porque temos autoridade sobre ele e sobre os seus anjos cados. Seu dio contra a humanidade declarado por meio de guerras, destruies, fome, misria, enfermidades e toda espcie de males que vemos neste mundo. Para cada pecado existe um demnio que est associado ao mesmo.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 4

O direito de tentao A grande maioria dos crentes est de fato tendo problemas que so caractersticos de uma ao demonaca: sofrem enfermidades, so roubados, tm sentimentos de tristeza, angstia, medo, ansiedade, agressividade, ira, e assim por diante. Conceituando o direito de tentao Direito de tentao o direito que Satans e seus demnios tm de tentar o homem e de atingir a sua mente com idias e pensamentos malignos, tendo como objetivo fazer com que o homem ceda e eventualmente venha a pecar. Deus criou o homem para que este o adorasse e o glorificasse. No criou, porm,como um rob que fosse programado para ador-lo mecanicamente. Isso no teria sentido. Deus quis receber uma adorao e glorificao que fosse autntica; em outras palavras, receber o louvor e a adorao de homens que, mesmo tendo a possibilidade de escolher servir a Satans, e por este tendo sido tentados de todas as formas, optaram por servir ao Senhor de livre e expontnea vontade. O direito de tentao de Satans e seus demnios abrange tudo o que eles podem fazer incitando o homem ao pecado, mesmo quando no existe brecha alguma na vida da pessoa. Seu objetivo , portanto, fazer com que o homem tome uma deciso de fazer alguma coisa que proibida por Deus. Pois o pecado a quebra da lei de Deus. E se o homem decide fazer algo errado, isso significa que a sua vontade foi contaminada. Toda a batalha, no nvel da tentao, ocorre, portanto, no nvel da mente (da vontade). Quanto mais o homem deixa contaminar a sua mente com sujeiras (pornografia, violncia, terror, filmes e novelas que no prestam, etc.) mais fcil ser para Satans e seus demnios terem xito em seus ataques de tentao. A mente j est toda contaminada... eles no tero trabalho algum! Satans e seus demnios procuram atingir a vontade carnal (o prazer carnal, a satisfao das necessidades do corpo), a vontade da alma (tudo aquilo que os olhos vem e a alma passa a cobiar) e o orgulho (contaminao no esprito do homem). Satans atua atravs do engano No h quem procure o mal para a sua vida. Todas as pessoas, no mundo inteiro, esto atrs de coisas boas. Se eu convidasse o leitor a lanar sobre si mesmo uma maldio, ser que voc acataria a minha sugesto? claro que no! Voc no precisa nem me responder. Mas se eu lhe dissesse: "Faa a seguinte orao, pedindo que Deus o abenoe". Certamente voc concordaria. Toda inteno de Satans trazer-nos o mal. Mas para isso ele sempre procura oferecer-nos algo que aparentemente no seja um mal. Assim, a forma pela qual Satans e seus demnios exercem qualquer tentao atravs do engano. Engano fazer-nos crer que algo verdadeiro, quando no verdadeiro; ou que algo bom, quando no bom.

Toda mentira gerada por ele, pelo diabo. Uma das formas pelas quais ele tenta nos enganar , ento, pela mentira, ou seja, procurando fazer com que tomemos como verdade o que falso. Na presente era as pessoas tm perdido o conceito de que a verdade absoluta. Dizem: "Voc fica com a sua verdade, que eu fico com a minha". Ou ento, dizem: "Todas as religies so boas, todas so verdadeiras, cada uma a seu modo." Ou ainda: "Isso pode ser verdade para voc; para mim no ". No mundo moderno, ou "ps-moderno", as pessoas consideram a verdade como algo relativo. Entretando a Bblia nos revela que a verdade um conceito absoluto. Uma coisa ou no . Aconteceu ou no aconteceu. Jesus disse: "Seja, porm, a tua palavra. Sim, sim, no, no. O que disto passar vem maligno." (Mateus 5:37) Jesus Cristo disse: "Eu sou a verdade", isto no importa o que outros digam ou pensem a respeito. Pois se a Bblia ensina que somente h salvao para quem est em Cristo - e cremos que a Bblia diz a verdade - ento todas as demais pessoas esto perdidas. E todas as demais "religies" no levam a Deus - ou melhor, religio nenhuma leva a Deus - somente somos levados a Deus por Jesus Cristo, pois ele disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim." (Joo 14:6) Uma coisa para ser verdadeira tem que estar, ento, de acordo com o que dizem as Escrituras, antes de mais nada. Qualquer pensamento que nos venha mente, que no esteja de acordo com a Palavra de Deus tem que ser rejeitado, pois uma tentativa de engano. Quantas heresias h no mundo, e quantas seitas e religies, por causa do engano em relao verdade! Estamos vivendo nos ltimos tempos, quando os espritos enganadores, que ensinam heresias, esto atuando. E muitas delas infiltram-se at mesmo dentro da igreja evanglica. Satans muitas vezes apresenta-nos algo que 90% verdadeiro e 10% falso. "Se passar, passou!" Assim ele consegue contaminar-nos um pouco que seja. Um pastor era tambm enganado, e at mesmo ensinava a sua postura: "Eu no me meto contra o diabo. Deixo-o em paz, e assim ele tambm me deixar em paz". Que engano! A que o diabo tem como agir. A Palavra nos diz que, para que ele saia da nossa vida, no deixando-o em paz, mas resistindo-lhe: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs." (Tiago 4:7) Os satanistas se passam por crentes, sabem fingir orar, sabem de cor muitos versculos bblicos, vestem-se como crentes, mas s aparncia. Chegam at mesmo a fazer "curas" (pelo poder de Satans) e a "expulsar demnios" (na realidade transferem para outra pessoa, pelo poder das trevas), e fazem tudo isso usando o nome de Jesus! E muitos so enganados, achando que foi pelo poder do Esprito Santo! Meu irmo, "sinais e maravilhas" nunca foi o critrio bblico para poder discernir o verdadeiro do falso obreiro do Senhor! Temos que ver frutos. E os frutos que temos que analisar so: Como a vida dessa pessoa: uma vida de conformidade com a Palavra? H evidncias do fruto do Esprito em sua vida? A sua vida (no a pessoa) tem levado as pessoas a glorificarem ao Senhor? A pessoa humilde (sem soberba)? "No pode a rvore m produzir frutos bons."

Um consolo que temos, quando injustamente somos criticados e tachados com algum rtulo negativo que o prprio Jesus nos advertiu que os verdadeiros crentes passariam por perseguies. Ele mesmo tambm passou. O engano do que parece ser "bom" Satans tudo faz para que tomemos como bom aquilo que no bom. Para falar francamente, Satans tem at uma certa facilidade em enganar-nos desta forma, fazendo-nos crer que alguma coisa boa, quando no . Isso ocorre porque ns aprendemos, desde criana, a chamarmos de bom aquilo que nos agrada. Este uso da palavra "bom", que todos ns fazemos, facilita muito a Satans em seu propsito de nos enganar. Porque ele vem, por exemplo, atravs de um amigo, e diz: "Experimente fumar este cigarro, bom, voc vai gostar." A pessoa pega o cigarro, fuma, e acha "bom". E foi enganada!Caro leitor, atente para o seguinte: Bom no aquilo que me agrada. Bom o que agrada a Deus. Bom o que agrada a Deus - e no o que me agrada - e o que agrada a Deus eu encontro na Palavra de Deus. Porque no algo de acordo com a natureza. Tudo o que vai contra o planejamento de Deus no agrada a Deus, e portanto no bom. No do agrado de Deus qualquer ato de feitiaria. Saiba que, atravs desse engano, os demnios podem at curar, mas eles cobram caro. Depois eles sempre trazem algo pior. Para no sermos enganados, temos que conhecer a vontade de Deus, temos que conhecer o que agrada a Deus, que bom. Para isso, temos que conhecer as Escrituras. Elas nos indicam o que agrada a Deus. O Esprito ajuda-nos na luta contra a tentao E sempre que estivermos em perigo de cair num engano, temos ainda o Esprito Santo, que nos alerta a respeito. Sim, quando o Esprito Santos nos d paz em nosso corao, tudo bem. Mas quando no temos paz, cuidado! Ele est nos alertando. Trata-se de engano. Trata-se de falsa profecia. O Esprito Santo aquele que nos ajuda a discernir quando h engano. que o Esprito tem a funo de nos convencer do pecado, da justia e do juzo. Tudo o que fizermos tem que ser com f. "Na dvida, no ultrapasse". A dvida o oposto f. E a Palavra diz "Sem f impossvel agradar a Deus". Que bom que a carne fraca, porque o nosso esprito j est pronto, isto , o nosso esprito, o nosso homem espiritual, este forte. E, portanto, a vontade do esprito tem tudo para prevalecer sobre a vontade da carne, pois esta fraca! Assim, por ser a vontade da carne fraca, na realidade isso no uma desculpa para pecar. uma razo para no pecarmos! Temos que estar sempre vigilantes, desviando-nos do mal. A Palavra mostra-nos que sero felizes, ou bem-aventurados, os que guardarem os caminhos de Deus. E guardar os caminhos de Deus significa no pecar, ou seja, resistir a toda tentao. A Palavra nos diz ainda trs coisas: no tomar conselhos dos mpios, no se deter no caminho dos pecadores e no se assentar na roda dos escarnecedores.

Se seguirmos o que a Palavra nos manda, quo mais difcil ser para Satans enganar-nos. "Abstende-vos de toda a aparncia do mal." (1 Tessalonicenses 5:22) Devemos fugir at da aparncia do mal, quanto mais do que visivelmente mau! Temos que estar atentos para no sermos enganados e no cairmos na tentao. Temos que afastar-nos at mesmo da aparncia do mal, no andando no conselho dos mpios, no nos detendo no caminho dos pecadores, no nos assentando junto com os escarnecedores, mas tendo tempo para meditar na Palavra de Deus.E tambm orando em todo tempo. Se cairmos na tentao, estaremos dando uma brecha: o inimigo passa a ter um outro direito de agir em nossa vida, o direito de trazer-nos um mal ou uma maldio.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 5

O direito de posse O que acontece quando o homem cede, deixando-se enganar, ou mesmo sabendo que aquilo que est sendo tentado errado e ainda assim decide praticar o pecado? E qual o "interesse" de Satans e seus demnios que o homem peque? Apresso-me a dizer que o maior interesse de Satans, dentro de seus malignos propsitos, o de adquirir um direito maior, um direito sobre a vida da pessoa que pecou. Chamo-o de "direito de posse", porque Satans passa a ter de fato direito de posse sobre uma determinada rea da vida da pessoa, podendo permanecer e atuar na vida dela. "Quem comete o pecado do diabo; porque o diabo peca desde o princpio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 Joo 3:8) Aquele que peca do diabo? Sim. Isso significa que o diabo tem alguma posse, ou seja, tem o direito de agir na vida da pessoa, assim como quem tem posse de uma casa tem o direito de agir dentro dela. Tem ainda o direito de levar para essa casa o que ele quiser; e d para imaginar o que ele leva... nunca ser nada de bom. Ento, o crente que peca d direito ao diabo para agir na sua vida? D! Quer dizer que o diabo tem a posse de alguma coisa na vida do crente que pecou? Sim. Somos - os crentes em Jesus - povo de propriedade exclusiva de Deus. Jesus comprou-nos com o seu sangue na cruz do Calvrio. Ele o nosso proprietrio. Mas existe uma grande diferena entre o direito de propriedade e o direito de posse. Conforme todos ns sabemos, quem tem a posse de uma casa pode no ser o seu proprietrio, pode estar morando "de aluguel". Assim acontece conosco. Apesar de sermos de propriedade exclusiva de Deus, quando pecamos damos um direito de posse ao diabo, sobre uma rea de nossa vida. A limitao do direito de posse O direito de posse do inimigo sobre uma rea da vida da pessoa, a rea que corresponde ao pecado praticado. De nada adiantaria ungir com leo, de nada adiantaria orar para que Deus abenoasse se primeiro no cancelasse o direito legal do demnio. Pedir perdo ao Senhor por nossos pecados. Prontificar a acertar tudo o que estava errado e repreender os demnios. Quem deu brechas numa determinada rea d o direito de posse ao diabo naquela rea. No estou afirmando que algum que cometeu um pecado, e que deu direito a um demnio para agir numa certa rea da sua vida, fica ento endemoniado. "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado escravo do pecado" (Joo 8:34) Jesus disse que aquele que comete pecado escravo do pecado. Isso quer dizer que quem comete pecado escravo. E se escravo, porque existe um "senhor" sobre ele.

"Quem comete o pecado escravo de um demnio que atua na rea em que aquele pecado foi cometido" O que Jesus estava dizendo, portanto, que quem comete um determinado pecado, d direito ao demnio que tem o nome daquele pecado poder agir, pois fica sendo "senhor" sobre a pessoa. Ou seja, a pessoa daquele demnio. Deuteronmio 28 versculos 1 e 2: "Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltar sobre todas as naes da terra. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, viro sobre ti e te alcanaro todas estas benos..." So benos prometidas por Deus ao seu povo. Mas havia duas condies para isso acontecer: 1) Ouvir a voz de Deus; 2) Guardar todos os seus mandamentos. Ouvir a voz de Deus significa obedecer voz do Esprito Santo, quando ele fala ao nosso corao. Ns, que somos filhos de Deus, somos guiados pelo Esprito. Jesus veio para cumprir a lei por ns. E por isso que somos salvos - ns que aceitamos o seu sacrifcio, que ele apresentou diante de Deus Pai. O crente no tem que ir atrs de benos. As benos que "viro at ns e nos alcanaro". Voc pode at tentar escapar delas, mas elas correro ao seu encalo, at alcan-lo! Mas, lembre-se, para que isso acontea, necessrio cumprir as duas condies: ouvir a voz de Deus e cumprir os seus mandamentos. "E todos os povos da terra vero que s chamado pelo nome do Senhor e tero medo de ti" "O Senhor te por por cabea e no por cauda; e s estars em cima e no debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. No te desviars de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires." O texto deixa claro que, quando deixamos de ouvir a voz de Deus, quando no cumprimos os mandamentos do Senhor ( isto , quando pecamos), na realidade estamos servindo a outros deuses, isto , a demnios! E "servir" um demnio significa que somos servos dele, obviamente. Ouvir a voz de Deus e cumprir os seus mandamentos. As benos somente acontecero quando as duas condies forem satisfeitas. Este o segredo de uma vida abenoada, de uma vida em abundncia: a nossa santificao. Jesus quem nos justificou; ele cumpriu a lei por ns e por isso somos salvos. Mas a lei expressa a vontade do Senhor para a nossa vida, no ? E quando cumprimos a vontade de Deus, isso significa que amamos a Deus. Seriam palavras totalmente vazias dizer que amamos a Deus e no fazer o que lhe agrada! E Jesus nos ordenou a amar a Deus em primeiro lugar, em nossa vida. O importante que busquemos a santificao em nossa vida. Os santos so aqueles que guardam a f em Jesus e tambm so os que guardam os mandamentos de Deus! As mesmas condies das benos, quando no cumpridar, acarretaro maldies, em nossa vida.

Quando Deus disse tudo isso, atravs de Moiss, declarando que as maldies alcanariam o povo e se os mandamentos no fossem guardados e se a voz de Deus no fosse obedecida, na realidade Deus estava dando direito legal quele que o agente das maldies para poder agir. Assim que, por causa dessas palavras, Satans (e seus demnios) no precisam pedir autorizao alguma a Deus para agir diante do pecado (o no guardar a lei). Essa autorizao j est dada! "Aquele que comete o pecado do diabo" e tambm que "todo o que comete pecado escravo do pecado". O direito de posse a graa de Deus Para que o inimigo no tenha o direito de posse sobre rea nenhuma em nossa vida, temos, portanto, de ser sbrios e vigilantes, para no cairmos em tentao. Se, porm, pecarmos, o que fazer? "Se todavia, algum pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia" (1 Joo 1:10, 2:1, 1:9) Joo nos diz que no devemos pecar. Mas se pecarmos, ele nos lembra que temos um Advogado, Jesus, que cumpriu a lei por ns. Mas ele no pra ai. Ele diz que temos que confessar o nosso pecado. Quando recebi Jesus Cristo em minha vida, l no cu ele escreveu o meu nome no livro da vida. L no cu ele me arrolou como estando coberto pelo seu sangue, vertido na cruz do Calvrio. Mas aqui na terra o meu corpo pode estar todo impuro ainda, pelos pecados que eu cometi. Quando confessamos algo acontece em ns aqui na terra, isto , no nosso corpo. Temos que "nos purificar de toda injustia". E por que necessria essa purificao? Porque a impureza a marca que fica em ns e que indica aos demnios que eles podem vir contra ns. Eles sabem que tm direito de posse sobre ns por causa dessa impureza. Mas quando eu confesso, sou purificado de toda injustia, de toda marca espiritual maligna que estava sobre mim, decorrente daquele pecado. A necessidade que temos que confessar todo pecado, no tem nada a ver com a nossa salvao. Tem a ver com a nossa santificao. Um pecado confessado perdoado, e todo o seu efeito sobre o nosso corpo cessa.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 6

O direito de provao Se voc tem algum amigo crente que esteja passando por problemas, seja de sade, seja financeiro, seja o que for, no chegue diante dele com o dedo em riste, acusando-o: "H pecado ento em sua vida!" Sabe quem que acusa os crentes? Isso mesmo, Satans. E voc quer fazer o papel de Satans? Espero que no! O Esprito convence-nos do pecado; jamais nos acusa. E voc pode ser usado por Deus para orar com aquela pessoa que est tendo problemas, para que o Esprito Santo a convena de que h pecado, se que h pecado. Voc pode orar ento com aquela pessoa, e o Esprito poder mostrar se se trata de uma provao ou se realmente consequncia do pecado. Deus no nos livra da fornalha, ele nos livra na fornalha! As provaes na Bblia so tambm chamadas de aflies. E a Palavra nos diz: "Muitas so as aflies do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Salmo 34:19) H situaes em que passamos por aflies que no so decorrentes do pecado, mas que decorrem de no termos pecado, que Deus na sua sabedoria permite que por elas passemos. E se Deus que as permite, porque para o nosso bem, para que nos tornemos perfeitos e ntegros, em nada deficientes, conforme diz Tiago. Vemos como importante no blasfemar contra Deus! Quantos crentes abrem brechas enormes, porque ficam reclamando de tudo, quando a Bblia nos diz: "Em tudo dai graas, porque esta a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18) Existem situaes em que passamos por aflies que no so decorrentes do pecado, no havendo brechas. A razo, nesses casos, outra: uma provao. Existe o direito de provao, dado por Deus a Satans, e que no decorrente do pecado. Na provao de J, todos os males lhe foram levados por Satans por uma permisso especial de Deus, que na sua sabedoria sabia que tudo aquilo acabaria se tornando uma beno na vida dele. J estava totalmente protegido por Deus; nem ele nem todas as suas coisas podiam ser atingidas por Satans! A nossa vida em santidade faz com que haja uma proteo, uma sebe em torno de ns, que impede qualquer ataque do inimigo! Satans no tinha o direito de posse sobre J, ele no podia ir contra ele, porque J era ntegro e reto. Portanto, Satans somente pde agir contra J quando recebeu autorizao especial. O estado final de J foi muito mais abenoado do que o inicial. Deus permite que uma provao ocorra porque sabe que, em vez de ser um mal, ela redundar em um bem muito maior. A aflio de J no foi um castigo.

"Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vs. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs." (Mateus 5:11-12) O que vemos que Deus, na sua sabedoria, considera em casos de sofrimento por causa dele que muitas vezes a morte compensadora, e faz parte da vitria! Entendendo as provaes Diante de uma provao, o que mais importa termos pacincia, e confiarmos no Senhor, porque ele misericordioso e piedoso. A provao nos faz aprender a termos perseverana. algo glorioso o passarmos por provaes, principalmente quando estivermos sofrendo por causa do Senhor. Um grande pecado que o crente pode praticar quando est passando por uma provao o pecado da murmurao. Deus soberano, e sabe o que faz. Se estamos passando por uma provao, ela constitui um bem e no um mal em nossa vida. O galardo que nos espera no cu, a coroa da vida, algo extremamente compensador! Passaremos por uma aflio, que da vontade de Deus. O objetivo da aflio uma provao: tem o objetivo de testar a nossa fidelidade, tem o objetivo de nos dar um grande galardo. O resultado de uma provao so sempre benos: tanto aqui na terra como no cu. "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injrias, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, ento, que sou forte" (2 Corntios 12:10) Paulo tinha aprendido que as aflies pelas quais ele passava capacitaram-no a ser um vaso que Deus podia usar para trazer as revelaes que eram necessrias, no somente para ele, mas para toda a igreja. E mais, com as aflies (quando sou fraco) que ele recebia mais poder espiritual ( que sou forte); era quando ele recebia mais uno do Senhor! O nosso maior interesse ser o de saber o que podemos fazer contra o nosso inimigo, ou seja, que autoridade temos, e como fazer uso dela.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 7

"Toda autoridade me foi dada no cu e na terra." (Mateus 28:18) A palavra traduzida por "autoridade" no grego exousia. Como o sentido de exousia "autoridade com poder", isso significa que exousia quer dizer que a mesma pessoa que tem autoridade tem como fazer com que a sua autoridade se cumpra. Consequentemente, quando o texto nos diz que Jesus tem toda exousia sobre o cu e a terra, isso quer dizer que ele tem tanto toda autoridade como tambm todo poder para executar o que a sua autoridade tenha determinado. Paulos nos diz que Jesus, estando assentado direita de Deus Pai, nos lugares celestiais, acha-se acima de todo principado, e potestade, e poder, e domnio, e de todo nome que se possa referir no s no presente sculo, mas tambm no vindouro [isto , Jesus est acima de todo nome]. Inclusive Satans, portanto, est debaixo da autoridade e poder, este texto confirma, assim, que toda exousia foi dada a Jesus Cristo. A igreja (corpo) acha-se ligada a Cristo (cabea), e assim a ao do corpo todo processa-se da seguinte maneira: - Cristo, sendo a cabea do corpo, quem d as ordens; ou seja, toda ao feita pelo corpo (a Igreja) tem que ser uma ao segundo a vontade de Jesus Cristo. - O corpo quem executa as ordens emanadas da cabea: o corpo que tem pernas para ir aonde a ao necessria; o corpo que tem braos e mos para executar as aes. - O corpo no pode agir se estiver desligado da Cabea. Espiritualmente seria um corpo morto! Como o corpo (a Igreja) est ligado quele que tem exousia, ento o corpo tem autoridade de agir sobre tudo o que est debaixo da autoridade da cabea, ou seja, o corpo tem autoridade para agir sobre todo principado, e potestade, e poder, e domnio, e sobre todo nome. Todas as coisas foram postas debaixo dos ps da Igreja, isto , dos nossos ps, como participantes desse corpo. Mas no nos esqueamos: esta condio prevalece somente naquilo que a vontade da Cabea, ou seja, naquilo que da vontade de Jesus Cristo. Toda nossa ao para ser feita em nome de Jesus Cristo. No temos nem autoridade nem poder algum em nosso prprio nome. Todo poder tambm emana do Senhor. O lugar em que Cristo se assenta o seu trono. E, portanto, como Paulo disse, Deus foi rico em misericrdia para conosco, e foi por causa do grande amor com que nos amou... que ele nos deu essa posio espiritual. "Eis que vos dou PODER para pisar serpentes e escorpies, e toda a fora do inimigo, e nada vos far dano algum" (Lucas 10:19) Jesus, aquele que tem toda exousia (toda autoridade e todo poder) nos d poder para pisarmos serpentes e escorpies, e pisarmos sobre toda fora do inimigo!

Sim, recebemos a autoridade e o poder, e assim quando comandamos, em nome de Jesus, que um demnio saia de uma pessoa, isso fazemos porque temos autoridade para faz-lo, e o Senhor nos deu tambm o poder, porque imediatamente os anjos do Senhor entram em ao, e ai do demnio que no obedecer! Pelo exerccio da nossa autoridade sobre qualquer demnio, Jesus nos disse que nada do inimigo nos causaria qualquer dano. Mas isso no quer dizer - se o crente que exerceu autoridade sobre o reino das trevas tem brechas em sua vida - que ele no poder ser atingido por causa daquelas brechas. Satans e seus demnios no nos podero causar mal algum pelo simples fato de estarmos guerreando, desde que no haja brechas em nossa armadura. Se a nossa armadura estiver intacta, sem brecha alguma, nenhum dardo inflamado nos atingir. Se for o pecado da mentira ou falsidade, a brecha est no cinturo da verdade; se forem pecados por pensamento, a brecha est no capacete da salvao; se forem pecados de uma vida no reta, a brecha est na couraa da justia; se for pecado decorrente de onde a pessoa est, a brecha est na sandlia do evangelho da paz; se for incredulidade, a brecha est no escudo da f; se for desconhecimento da Palavra, a brecha est na espada do Esprito. A autoridade total sobre qualquer inimigo prometida ao corpo, ou seja, igreja, e no a um de seus membros (um soldado), quando est agindo fora do corpo. Em nossa luta individual, na libertao de uma pessoa, no temos o que temer, quando estivermos com pelo menos mais um conosco. Nossa autoridade somente prevalece quando a exercemos de acordo com a justia de Deus, porque ela somente pode ser usada em nome de Jesus. Quando um demnio tem algum direito legal, esse direito lhe foi dado por Deus, e portanto no podemos usar o nome de Jesus para comandar algo contrrio quilo que ele tem direito. Esse direito foi dado por Deus. Pelo pecado, uma pessoa d direito de posse a um demnio. Este no pode ser expulso, ento, enquanto estiver com esse direito. E saiba de uma coisa: Deus to justo que respeita at mesmo o direito do demnio, de no sair, quando h pecado no confessado na vida da pessoa. Ser necessrio, ento, primeiro quebrar o direito legal do demnio, para depois expuls-lo. Voc pode mandar embora da vida de algum um demnio, independentemente da vontade dessa pessoa? Digamos que se trata de uma prostituta, que est cheia de pomba-giras, e que no crente. Voc pode comandar, em nome de Jesus, que as pombas-giras saiam? O que voc acha? Vou dizer-lhe o que acontecer. Dificilmente elas sairo, por terem direito legal de permanecerem no corpo da prostituta. Mas, mesmo que sassem, elas voltariam, e em maior nmero! Portanto, o que necessrio cancelar todo direito do demnio atuar na vida da pessoa; isso significa que preciso "destruir aquela casa" que ele tinha.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 8

A uno na libertao Jesus afirmou que havia recebido uma uno para libertao dos cativos e para pr em liberdade os oprimidos, uno dada pelo Esprito Santo. Uma coisa termos recebido do Senhor a exousia, a autoridade e poder para expulsar os demnios; outra coisa receber uma uno especfica para isso. Da mesma forma ocorre com a autoridade que temos para curar que paralela autoridade de expulso de demnios, e que sabemos que todo crente tem. O Esprito Santo pode dar a alguns, "dons de curar". Neste caso,trata-se de uno especial para operar curas. Quanto mais uno, maior a facilidade com que o poder de Deus se manifesta. Em Jesus havia uno "mxima". Ele era cheio do Esprito, a tal ponto que realmente os demnios o respeitavam e submetiam-se a ele completamente. O esprito maligno teve que obedecer em decorrncia da imposio de um poder maior, o poder do nvel espiritual de Jesus. Embora ele tivesse direito de l estar, quem estava ordenando tinha maior poder do que ele! Mas no apenas maior poder, tinha autoridade sobre ele. Quando algum tem status de um soldado raso e defronta-se com um inimigo que tem um status maior do que ele, este inimigo no lhe respeita em nada, a no ser que tenha direito. Se o inimigo no tem direito legal sobre a vida da pessoa a quem ele est afligindo, mesmo sendo um soldado raso quem o est expulsando, o que acontece que todas as hostes de Deus vm em socorro e foram o inimigo a obedecer.Mas se o inimigo tem direito,as hostes celestiais no podem agir! por isso que normalmente quebramos o direito legal do inimigo, o que podemos fazer independentemente do nvel da nossa uno (isto , no importando se somos um soldado raso ou um general). E assim temos plena certeza de que o esprito maligno no poder permanecer na pessoa, porque o seu direito foi quebrado. O que determina se, espiritualmente, um crente "soldado raso", ou "sargento" ou "coronel", ou at mesmo "general" (palavras em sentido espiritual) o grau de uno que possui para a luta espiritual. Jesus Cristo tinha o nvel de "marechal" (ou o que voc queira para definir o grau mximo), uma vez que espiritualmente Cristo tinha (e tem) o status de cabea sobre todo principado e potestade. A autoridade de Jesus era total. A uno de Jesus tinha sido total. Quanto maior for a uno, o que a experincia tem demonstrado que mais rapidamente os demnios saem! Dependendo do grau da uno, alguns demnios do nvel soldado raso saem sem que a pessoa tenha feito as renncias. O direito legal quebrado pelo nvel de autoridade do ministrador, ou seja, pelo nvel de uno que possui.

Em concluso, os demnios podero submeter-se a ns, quer por um ato de guerra (dependendo do nosso nvel espiritual, dependendo da nossa uno), quer por no ter direito legal (independentemente do nosso nvel ou status espiritual). O problema da volta Mesmo que um demnio seja expulso atravs de um ato de guerra o que ocorre que o demnio pode voltar depois, porque ele continua tendo esse direito. Para que o demnio no possa voltar, a sua "casa" na vida da pessoa precisa ter sido destruda tambm. Sabemos que essa "casa" sempre destruda quando h confisso e renncia dos pecados praticados que deram direito legal quele demnio. Isso significa que o ato de guerra precisa tambm tomar todo o direito que o demnio tinha. O problema est em sabermos se temos, de fato, nvel de uno para libertar atravs de atos de guerra (se somos um "mais valente", nas palavras de Jesus). A forma mais segura de se quebrar o direito legal dos demnios mediante a renncia, pela prpria pessoa, com o pedido de perdo a Deus, em relao aos pecados cometidos. Amarrando o inimigo "Ou como pode algum entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrlo? E, ento, lhe saquear a casa." (Mateus 12:29) Amarrar o valente, ou seja, o demnio que tem direito legal sobre a vida de algum, necessrio antes de "entrar na casa" dele. necessrio purificar a vida da pessoa, limpando tudo com o sangue do Cordeiro! Quando amarramos um demnio estamos proibindo o seu movimento. Mediante um simples comando: "Em nome de Jesus Cristo eu os amarro, demnios de nome tal e tal". No seja um livre atirador No posso, portanto, ir sozinho a uma fortaleza espiritual do inimigo (por exemplo, a uma loja manica) e "amarrar" os demnios que l estejam atuando! Uma ao blica assim teria de ser feita reunindo fora sufuciente, que seria alcanada, por exemplo, com a ao de um conjunto de crentes (de uma ou mais igrejas). Por isso que to importante a unio de pastores de uma cidade, por isso que to importante haver unidade entre os crentes! Atos de guerra, em nvel estratgico, no devem ser realizados a no ser em nvel blico compatvel, e por orientao e direo do Esprito Santo de Deus. Toda estratgia quem tem de nos dar o Senhor! Isolando o Campo da Luta Normalmente selamos o lugar em que vamos ministrar, isolando-o espiritualmente dos principados e potestades. Ordenamos, em nome de Jesus, que haja barreiras espirituais de forma que os principados e potestades "no possam enviar reforos" para ajudar seus "companheiros" na luta que se travar naquela sala. Quando a pessoa est impossibilitada de renunciar

Normalmente ministramos apenas as pessoas que, sendo crentes, tm plena conscincia do que pretendem; j conhecem a Palavra o suficiente para poderem resistir depois aos contraataques do inimigo (quando ele volta querendo entrar de novo na vida da pessoa), sabendo que ela tm autoridade para impedir que isso acontea, conhecendo a autoridade que tm sobre os demnios. Expulsar demnios de no-crentes uma prtica que tem se revelado muito perigosa, pois o demnios podem voltar sete vezes piores depois. H situaes em que o Esprito lhe mostrar que voc ter que desalojar diretamente um demnio, para que depois a pessoa possa ter condies de ser ministrada. E algumas vezes o Esprito lhe guiar a ungir, antes de mais nada, as mos e a mente da pessoa. Contudo, o caminho mais seguro sempre o de fazer com que os direitos legais dos demnios sejam quebrados antes, comandando-se depois a expulso.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 9

Entendendo o que a Bblia diz sobre maldies H os seguintes tipos principais de maldies: - Maldies de decorrentes de pecados praticados pela prpria pessoa. - Maldies decorrentes de pecados praticados pela comunidade ou sociedade a que a pessoa pertence. - Maldies de pragas lanadas por algum sobre a pessoa, ou lanadas pela prpria pessoa contra si mesma. - Maldies de trabalhos de feitiaria feitos por algum contra a pessoa. - Maldies especificamente mencionadas na Palavra de Deus. - Maldies hereditrias. necessrio quebrar maldies? Quando que Cristo nos resgata da maldio da lei, no tempo deste mundo fsico? Digo-lhe que isso acontece no momento em que voc faz a quebra dessa maldio com suas prprias palavras! A verdade que, de fato, espiritualmente todas as bnos j nos foram dadas pelo Pai, em Cristo. Mas, para que eu as receba, eu tenho que apropriar-me delas! Por isso eu tenho que orar, para receb-las, por isso eu tenho que abenoar os outros, para que eles a recebam! Se tudo que foi consumado espiritualmente, se toda obra de Cristo na cruz fosse automaticamente lanada sobre a minha vida, eu no precisaria orar! Em outras palavras, eu no precisaria apropriar-me de nada! Mas a Palavra nos ensina exatamente o contrrio: "Orai sem cessar". Assim, porque Deus j nos abenoou espiritualmente que posso crer que, pela minha orao, pela minha palavra de apropriao, eu posso receber, no mundo fsico, aquilo que espiritualmente j me foi dado. A mesma coisa acontece com as maldies: temos que nos apropriar da quebra! As maldies j foram quebradas espiritualmente, mas voc tem que se apropriar dessa quebra, para que na sua vida presente, no dia de hoje, aquilo que j foi feito espiritualmente tenha validade para voc. Apropriar-se significa exercer f. Significa declarar, com a sua boca, que aquilo que a Palavra lhe promete, isso voc cr que verdade no seu caso em particular, no mundo fsico, dentro do tempo. Para que uma maldio que Cristo quebrou - e ele quebrou todas as maldies que estavam sobre ns - no mais tenha efeito em nossa vida, temos ento que nos apropriar dessa quebra. Por isso que oramos, quebrando as maldies, da mesma forma como oramos pela cura de algum, da mesma forma como abenoamos algum. No aceitar isso o mesmo que aceitar que no devemos mais orar. Pois por que voc oraria pedindo uma bno, se voc j a recebeu fisicamente?

Saiba que esta a estratgia de Satans: fazer com que oremos o mnimo possvel. E seu alvo principal fazer com que nos enganemos, achando que no precisamos orar quebrando as maldies, porque esta orao que vai causar um estrago tremendo em seus planos de agir contra ns! Cristo morreu para salvar a humanidade toda, mas somente so salvos os que se apropriam da salvao. necessrio confessar com a boca e crer no corao, para ser salvo. "Eles pois, venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da Palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida". (Apocalipse 12:11) A nossa vitria depende do sangue do Cordeiro (o que Jesus fez na cruz), mas depende tambm da nossa palavra! O fato que muitos crentes esto hoje ainda sofrendo males, que so decorrentes de maldies, por no as terem quebrado. Tenho visto, crentes sofrendo uma srie de problemas em decorrncia de maldies que ainda etso ativas em sua vida. E as vitrias alcanadas por aqueles que foram ministrados, depois da quebra das maldies e depois da libertao, so fatos reais que confirmam tudo o que estou expondo. Maldies decorrentes de nossos pecados Deus determinou que as maldies alcanariam os que no ouvissem a sua voz (no obedecessem vontade de Deus) e no cumprissem os seus mandamentos. Satans, como agente (aquele que leva) as maldies, no precisa pedir autorizao a Deus para levar a algum uma maldio, se h brechas na vida da pessoa, criadas pelo pecado. O pecado traz maldies; ou seja, que o pecado d direito a que os demnios possam agir, trazendo coisas ms! O que so tribulaes e angstia? So maldies! A quem essas maldies atingem? " A qualquer homem que faz o mal". E fazer o mal pecar! At mesmo as enfermidades, podem ser formas de opresso do nosso inimigo. Maldies decorrentes de pecados de outros "Na verdade, a terra est contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliana eterna. Por isso, a maldio consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados..." (Isaas 24:5-6) Todos ns fazemos parte de comunidades (como a da nossa igreja0, e tambm de uma sociedade (a da nossa cidade, a do nosso Pas), e que, por fazermos parte, o pecado dessas comunidades e tambm da sociedade a que pertencemos tem algum efeito sobre ns. O versculo acima bastante claro: "a terra est contaminada por causa dos seus moradores". Por pertencermos a uma comunidade o pecado dessa comunidade nosso pecado tambm. E, diante disso, o inimigo tem direito de trazer maldies a ns, por causa do pecado da nossa comunidade.

Maldies de pragas Pragas so palavras de imprecao lanadas sobre uma pessoa. Podem ser lanadas por outros sobre ns, ou podem ser lanadas pela nossa prpria boca! Uma coisa que tem importncia muito maior do que muitos de ns desconfiam a nossa palavra. A palavra serve basicamente para expressar a nossa vontade, e portanto a nossa palavra que declara se queremos servir a Deus ou a Satans. Quando louvamos ao Senhor, a nossa palavra expressa o nosso desejo de servir a Deus. Quando proferimos uma bno, a nossa palavra expressa o nosso desejo de que a vontade de Deus se cumpra na vida de algum, porque toda bno da vontade de Deus. a palavra que atua no mundo espiritual, ligando ou desligando ligaduras de impiedade (todo direito de Satans) em nossa vida. Quando oramos, ento, que nossa palavra tem mais poder ainda, porque est sendo dirigida diretamente ao Deus todo-poderoso! Quando usamos a palavra para expressar qualquer maldio, qualquer coisa m para algum, a nossa palavra tem o mesmo efeito, mas negativamente. Por meio dela estamos dando direito aos demnios, pois qualquer mal que desejemos, quem est pronto para tornlo uma realidade so os demnios. H bno para quem utiliza a palavra para o bem; h proteo para quem a guarda; mas h uma priso para quem a utiliza mal. Uma maldio foi porferida pelos judeus quando Jesus foi crucificado: "E o povo todo respondeu: Caia sobre ns o seu sangue (de Jesus), e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25) Quando olhamos para o passado e vemos tudo o que o povo judeu tem sofrido desde ento, desde que essa maldio eles mesmo lanaram sobre si, ficamos espantados: o judeus foram espalhados pelo mundo todo, sofreram nas cruzadas, sofreram o holocausto... No se tem notcia de um povo mais perseguido e mais sofredor do que o povo judeu. Mas ele no foi destrudo. A aliana de Deus com Abrao ainda est de p. Uma forma muito comum de maldies que so lanadas por palavras so as pragas, os palavres, e at mesmo palavras negativas que pais dizem a seus filhos. Quantos pais amaldioam seus prprios filhos sem saber! Voc mesmo pode ter lanado maldies sobre a sua prpria vida. E dever quebr-las! Maldies de trabalhos de feitiaria Os demnios so especificamente convocados e at mesmo so "pagos" (com tudo que lhes oferecido: velas, iguarias, bebidas e at mesmo sacrifcios de animais e vidas humanas), para agirem trazendo uma maldio em algum. Muitas vezes eles foram feitos antes da pessoa ser crente. Outras vezes, mesmo depois. A maldio sem causa no se cumpre. O nico caso em que Satans pode agir contra algum sem causa exatamente no caso da provao. Quando no h brechas na vida de algum, toda maldio que seja lanada contra essa pessoa no se cumpre. Mas se o crente tiver brechas, ele j no est debaixo da proteo.

Maldies especificamente mencionadas na Palavra 1) Maldio por roubar a Deus Este um caso muito comum, em que o crente no fiel nos dzimos e nas ofertas. E sua vida financeira um desastre! A palavra promete-nos bnos abundantes, ainda nesta vida, quando somos fiis nos dzimos e ofertas. Essa boa medida feita com a medida que voc usou para dar. Mas para que voc seja abenoado em suas ofertas, no pode haver pecado ao contribuir. Aquele que d para receber tudo de volta multiplicadamente, est dando por ganncia. E ganncia pecado, e este pecado cancela a bno e traz maldio! A distino muito sutil: eu dou, sabendo que serei abenoado, mas no dou para ser abenoado! 2) Coisas abominveis em nossa casa Imagens de santos e santas, crucifixo, imagens de entidades da umbanda e do candombl, imagens de Buda, imagens de deuses das religies orientais (drages, serpentes, etc.), objetos esotricos (pirmides, cristais energticos, gnomos, duendes,...),enfim, tudo que ligado a alguma prtica mstica, e ainda objetos que tenham sido consagrados a Satans ou a alguma entidade. 3)No honrar o nome de Deus Quantos crentes no honram o nome de Deus. A toda hora dizem "Ai, meu Deus!", "Pelo amor de Deus...", "Jesus!", e assim por diante. Isso no honrar o nome de Deus. Os judeus tinham tal reverncia ao nome de IAHWEH que nem mesmo o pronunciavam, e o escreviam s com maisculas! 4) No dar ao pobre e ao necessitado 5) No abenoar o povo de Israel (os descendentes de Abrao) 6) Fazer a obra de Deus relaxadamente 7) Maldies de Deuteronmio Ler Deuteronmio 27:15-26)

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 10

Maldies hereditrias "Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem". (xodo 20:5b) Aqui que muitos entram em parafuso, no entendendo como um "Deus justo" permite que maldies possam passar de uma gerao para outra. Afinal, dizem, "se eu no tenho culpa alguma em relao aos pecados de meus pais, porque terei que "pagar" por esses pecados? No somos ns que temos que definir o que justo. Quem define o que justo Deus. "E a Ado disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da rvore que eu te ordenara no comesses, maldita a terra por tua causa; em fadigas obters dela o sustento durante os dias de tua vida." Deus disse a Ado que, por ele ter pecado, a terra era amaldioada. Portanto, enquanto a terra existir, esta maldio est vigente. Em outras palavras, os homens das geraes seguintes estariam debaixo dessa maldio. "Pois assim como, por uma s ofensa, veio o juzo sobre todos os homens para condenao... (Romanos 5:18) Dizer, ento, "no acho justo eu pagar pelos pecados de meus antepassados, no fui eu que os cometi", seria equivalente a dizer: "no acho justo receber a herana deixada por meus antepassados, afinal eu no fiz nada, eu no trabalhei, no justo!" Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos. Entendendo Ezequiel 18 Para aqueles que esto debaixo da lei, pelo cumprimento da lei que teriam vida (eterna) e os que praticassem a iniquidade teriam a morte (eterna).E foi por esse mesmo motivo que Deus teve que enviar o seu Filho para cumprir a lei em nosso lugar. Todo aquele que se apropria da salvao, crendo no Filho, tem a vida (eterna). So palavras de Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: quem cr em mim tem a vida eterna." (Joo 6:47) No regime da lei, cada um ter a salvao por cumprir a lei; e ter a perdio por no cumprila em sua vida. No Novo Testamento, cada um ter a salvao por receber pessoalmente Jesus Cristo em sua vida como Senhor e Salvador. Ningum ser salvo por ser "filho de crente", e ningum ir para o inferno se, crente, teve pais incrdulos. A maldio algo para este mundo. Na eternidade, "nunca mais haver qualquer maldio" (Apocalipse 22:3); haver a vida eterna e a morte eterna. A iniquiade herdada apenas em termos de maldies "Preparai a matana para os filhos, por causa da maldade de seus pais..."(Isaias 14:21)

"Todas essas maldies viro sobre ti, e te perseguiro, e te alcanaro, at que sejas destrudo, porquanto no ouviste a voz do Senhor, teu Deus, para guardares os mandamentos, e os estatutos que te ordenou. Sero, no teu meio, por sinal e por maravilha, como tambm sobre a tua DESCENDNCIA, para sempre." (Deuteronmio 28: 45-46) O exemplo bblico do povo Judeu As maldies previstas aconteceram na vida dos judeus, pela sua desobedincia voz de Deus, pelo no cumprimento dos mandamentos do Senhor. Deus, em sua sabedoria, considera que em todos esses casos o que acontece justo. o mesmo caso da dor. A dor, em ns, um mal, no ? Mas a dor, aos olhos de Deus, uma bno! Se voc no tivesse dor de dente, uma infeco num dente seu alastraria e voc perderia o dente, e poderia at morrer por causa da infeco! Mas ela nos alerta, e assim vamos logo a um dentista e o mal exterminado de consequncias piores. Sintomas de maldies hereditrias Quando um mal frequente na vida das pessoas de uma famlia, isso um forte indcio de que os problemas originam-se de maldies hereditrias. So situaes tais como as seguintes: muitos na famlia morrem cedo, e normalmente vtimas de acidentes, ou ento vtimas de enfarte; muitos na famlia ou no se casam ou se casam e se separam depois de algum tempo; ou casos de adultrio frequentes em muitos dos casais da famlia; ou problemas finaceiros ou em qualquer outra rea, mas a pessoa no tem brechas que poderiam ser a causa dessa situao; uma enfermidade que comum em vrias geraes. Um caso especial de maldio hereditria a "maldio de bastardo", que decorrente do pecado de gerar um filho fora do casamento. O filho fica debaixo dessa maldio, os netos, os bisnetos, e todas as geraes posteriores, at a dcima gerao, pelo que podemos depreender da seguinte escritura: "Nenhum bastardo entrar na assemblia do Senhor; nem ainda a sua dcima gerao entrar nela." (Deuteronmio 23:2) Se voc foi gerado antes de seus pais estarem casados (o que importa ter sido gerado naquelas condies, mesmo que os pais tenham se casado para "regularizar a situao"), ou se teve pais que nunca se casaram, voc est debaixo dessa maldio, e precisa apropriar-se da quebra feita por Jesus na cruz do Calvrio, se ainda no o fez.E essa quebra feita para a pessoa e para os seus descendentes. A apropriao da quebra de maldies hereditrias algo muito importante, que todo crente deveria fazer, uma vez pelo menos, em sua vida. Pois nao sabemos o que aconteceu nas nossas geraes anteriores, e nada nos impede de declarar que tudo o que tenha porventura vindo de maldio a ns, por causa dos pecados de nossos antepassados, no tem mais efeito, em nome de Jesus! Isso no orar pelos mortos? A orao que fazemos para apropriar-nos da quebra de maldies visa exclusivamente pedir perdo pelos pecados dos nosso antepassados. Quando oramos assim, na realidade o que est acontecendo que cessa o efeito daqueles pecados na nossa vida!

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 11

Como apropriar-se da quebra de maldies "Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicncias..." (1 Pedro 2:1) Todas as coisas que so malignas no foram eliminadas automaticamente da nossa vida, quando da nossa converso. Temos que "quebrar" as maldies que estejam atuando em nossa vida! Temos que despojlas de ns! Quebrando maldies decorrentes de pecados Ter maldies necessariamente no significa, porm, ter demnios, ou estar endemoninhado. Para apropriar-nos da quebra de maldies causadas por pecados praticados por ns no passado basta confessarmos o pecado pedindo o perdo a Deus, e declarando, em nome de Jesus, que as maldies deles decorrentes esto quebradas. A quebra de maldies decorrentes de pecados ento normalmente feita em conjunto com um comando de libertao, mandando embora quaisquer demnios que tenham tido direito de agir na vida da pessoa, por causa dos pecados que foram renunciados. E "mandar embora" significa anular a ao dos espritos malignos, em quaisquer de seus estgios: desde a simples opresso at situaes em que a pessoa j esteja "com demnios". Muitas pessoas que tm passado pela ministrao individual me relatam que, na infncia, receberam numerosas palavras negativas, ou seja, pragas, inclusive dos prprios pais, que inconscientemente os amaldioaram. "Senhor, quero pedir-lhe perdo pelas minhas falhas no estudo, e peo-te perdo tambm pelo pecado de meus pais, quando lanaram palavras negativas sobre mim. E agora eu coloco o sangue de Jesus e o poder da cruz entre a minha vida e todas as palavras de maldio que foram lanadas contra mim por meus pais, cancelando todo o efeito dessas palavras, entre as quais: "seu vagabundo", "voc no vai dar em nada", "voc incapaz", e quaisquer outras semelhantes. Fao isso em nome de Jesus. E eu perdo meus pais, em nome de Jesus, e os abeno." Se voc teve pragas lanadas em sua vida, faa a quebra de forma semelhante substituindo as pragas acima mencionadas por aquelas que aconteceram na sua vida. Em alguns casos h pragas envolvendo muitas reas da vida da pessoa. E muitas vezes a pessoa nem se lembra exatamente de quais foram as pragas que lhe foram lanadas. J o caso de "trabalhos", feitos contra ns, s vezes no temos nem conscincia de que foram realizados. Mas se temos sintomas de maldies em nossa vida que no se explicam por brechas que ns mesmos tenhamos aberto, bem pode ser o caso. Principalmente quando houve situaes em que tivemos um grande desentendimento com algum, que se sentiu "prejudicado" ou "injustiado" e que portanto pode ter feito um trabalho contra ns "para se vingar". E o que foi feito, foi quando tnhamos brechas ou quando no ramos crentes ainda.

Nesses casos a quebra pode ser feita da seguinte maneira: "Senhor, como crente em Jesus Cristo chego at a ti em nome de Jesus e te peo que coloques o sangue de Jesus e o poder da cruz entre a minha vida e todas as maldies que vieram para mim atravs de trabalhos de feitiaria e de macumba realizados contra mim por... (mencionar os nomes de quem os fez, se souber, ou ento dizer: pelas pessoas que os realizaram). Declaro, em nome de Jesus, que todo efeito espiritual desses trabalhos est agora anulado, cancelado e sem efeito, sobre mim, sobre a minha famlia, sobre a minha empresa (se for o caso), e sobre a minha descendncia, principalmente em relao a... (citar os principais sintomas). Declaro que perdo as pessoas que assim agiram contra mim, e as abeno, em nome de Jesus." Se aconteceu de voc mesmo ter se envolvido, mexendo em despachos e trabalhos, ore assim: "Senhor, em nome de Jesus peo-te que me cubras com o sangue do Cordeiro de forma a proteger-me de toda retaliao por ter mexido em trabalhos de macumba e feitiaria. Resisto a todo esprito que tenha vindo contra mim por este motivo, e o probo de continuar atuando em minha vida, em nome de Jesus." Em alguns casos que ministrei, a pessoa tinha bebido a champanhe que estava ofertada para a entidade, ou ento tinha levado para casa alguns daqueles objetos que l estavam! Tendo ocorrido isso, a orao acima tem que ser completada com: "E tambm vomito agora espiritualmente aquela champanhe que tomei, e purifico-me totalmente com o sangue de Jesus. Todos aqueles objetos que tomei eu tambm os desligo agora espiritualmente da minha vida, e peo que o Senhor ordene a seus anjos que os destruam espiritualmente, em nome de Jesus. E peo-te perdo, Senhor, por me ter contaminado." "No meters, pois, coisa abominvel em tua casa, para que no sejas amaldioado, semelhante a ela; de todo, a detestars e, de todo, a abominars, pois amaldioada." (Deuteronmio 7:26) Se voc no deve pr objeto algum abominvel em sua casa, quanto mais em seu corpo! Mas, dir voc, e se aparecer em frente de minha casa um despacho, significando que algum fez um trabalho contra mim? No vou tocar naquelas coisas? O que fazer? Bem, neste caso claro que voc vai ter que destruir e limpar tudo aquilo. Mas voc ter que "se proteger" antes, orando mais ou menos assim: "Senhor, em nome de Jesus eu tomo agora sobre mim e sobre a minha famlia toda a proteo do sangue do Cordeiro, e cancelo todo efeito espiritual do trabalho realizado contra mim e contra minha famlia atravs do ritual cujas oferendas se acham em frente a minha casa. Peo-te que envies teus anjos para destrurem espiritualmente todas aquelas coisas abominveis, e declaro que com a tua proteo, Senhor, vou agora destru-las fisicamente tambm. E abeno as pessoas que fizeram esse trabalho. Em nome de Jesus."

Quebrando maldies hereditrias A apropriao da quebra de maldies hereditrias pode ser feita com as seguintes palavras, de preferncia tendo um ou mais irmos em Cristo presentes, como testemunhas: "Senhor, dou-te graas por todas as boas coisas que herdei de meus pais e de meus antepassados. Agradeo-te tambm porque Jesus Cristo levou sobre si todas as maldies l na cruz do Calvrio, inclusive a s maldies hereditrias, e por isso estou agora apropriandome em minha vida do que ele fez por mim. Senhor, sinto que em minha vida, e na vida dos meus familiares; h os seguintes sintomas de maldies hereditrias: ... (citar os que souber), e ainda pode haver outras maldies, vindas de meus antepassados, que desconheo. Assim, cubro-me com o sangue do Cordeiro para proteger-me nesta orao, e agora declaro, diante do Senhor, dos anjos do Senhor, dos principados e potestades, e dos irmos em Cristo aqui presentes, que peo perdo pelos pecados de meus pais, e coloco o sangue de Jesus e o poder da cruz entre a minha vida e as maldies que vieram para mim por causa dos seus pecados; em nome de Jesus eu quebro, rejeito, anulo, desligo e desfao todas essas maldies, sobre minha vida e sobre a vida de meus descendentes. Coloco tambm o sangue de Jesus, e o poder da cruz, entre a minha vida e as maldies que vieram para mim atravs da gerao de meus avs, dos meus bisavs, dos meus tataravs, da minha quinta gerao anterior, da sexta, da stima, da oitava, da nona, da dcima, da dcima primeira... e de todas as anteriores. Eu quebro, rejeito, anulo, desligo e desfao todas essas maldies; elas no tm mais efeito em minha vida nem na vida de meus descendentes, em nome de Jesus. E resisto agora a todo esprito familiar que tenha vindo atuar na minha vida, em decorrncia destas maldies, e os expulso para o lugar que o Senhor determinar, proibindo-os de atuar em minha vida e na vida dos meus descendentes, em nome de Jesus. Amm." O nmero de geraes que voc deve mencionar deve ser aquele que o Esprito Santo lhe orientar. A expresso "terceira e quarta geraes" no deve ser tomada literalmente, porque na mesma passagem Deus diz: "e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos". Alm disso, na Bblia temos alguns exemplos de maldies que ocorreram depois da terceira ou quarta geraes. Um desses casos a maldio de bastardo. uma maldio hereditria: uma maldio para quem foi gerado fora do casamento, e para a sua descendncia, at a dcima gerao, conforme j vimos. Simplesmente quebrar maldies, porm, no o suficiente, na maioria dos casos. Como o inimigo obteve direito de agir, trazendo a maldio, dependendo do caso ele ainda pode estar aflingindo a pessoa, num dos nveis de atuao, devido ao direito de posse que ele conquistou. Ele poder estar agindo desde uma fraca opresso at fortes opresses, e at mesmo controlando parte da vida da pessoa (casos em que, na libertao, pode ocorrer uma manifestao).

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 12

Entendendo a necessidade de libertao Conforme visto em captulos anteriores, quando o pecador se converte, ele passa a ter direito sobre todas as bnos espirituais em Cristo, conforme promessa registrada em Efsios 1:3. Todas essas promessas gloriosas dependem: - De estar ouvindo (obedecendo) a voz do Senhor e cumprindo os seus mandamentos. (Deuteronmio 28: 1-2); e - De exercer f para receb-las. Temos que nos apropriar delas. Nenhuma das bnos automtica. Todas elas somente so recebidas mediante a nossa palavra, em orao, pela f. O recm-convertido, no momento seguinte ao seu testemunho de que recebeu Cristo em sua vida, a nica coisa de que se apropriou foi a sua salvao. Todas as demais bnos em Cristo na sua vida ainda tero de ser apropriadas, e as brechas que ele tinha aberto precisam ser fechadas. H ento dois tipos de apropriao: 1)reivindicar promessas de bnos;e 2)quebrar as maldies sobre a sua vida. Temos que apropriar-nos da quebra das maldies. E a quebra de maldies no algo a ser pedido a Deus. algo a ser apropriado pela f! Por que no preciso pedir? Porque j me foi dado espiritualmente! O que significa "Que as coisas velhas j passaram" O crente aps a sua converso, continua tendo em si um corpo totalmente contaminado pelo pecado, e inclusive com sequelas e feridas decorrentes dessa contaminao. Uma pessoa que sofre de uma enfermidade qualquer, digamos que sofre que hepatite ao se converter, essa enfermidade desaparece automaticamente? Claro que no. Espiritualmente a cura pode ser apropriada pela f. Essa a promessa que temos. Mas no algo automtico. O crente recm-convertido traz consigo ainda "feridas da alma", que precisam ser curadas: medo, tristeza, preocupaes, agressividade, palavras torpes, vcios, pensamentos impuros, vergonha, rebeldia, ira, amargura, e tantas coisas mais. Todas essas coisas diz Paulo, precisam ser despojadas da nossa vida. O despojar-se em batalha espiritual, chama-se "libertao e quebra de maldies" e "cura fsica". O termo "libertao" e, ento, empregado quando h espritos malignos ainda atuando na vida da pessoa, que precisam ser expulsos. O termo cura interior refere-se cura das feridas da alma. A grande maioria das pessoas, ao se converterem, precisam passar por libertao espiritual, e tambm por cura interior. A experincia e necessidade de libertao Em determinadas situaes, um crente pode estar contaminado em seus esprito por demnios que o esto aflingindo. E que eles precisam ser expulsos.

Se voc no aceitar que existe a possibilidade de um crente ter demnios, como se voc dissesse que, por ser uma nova criatura, o crente "no pode ficar enfermo!". E que, "se algum fica doente, ento esse algum no crente"! Pois essas duas situaes so paralelas em todas as citaes bblicas que nos mostram aquilo que espiritualmente j , mas que na realidade da nossa vida neste corpo atual nem sempre ainda ! Entendendo a tricotomia Esprito/Alma/Corpo No podemos raciocinar com pensamentos do mundo fsico sobre assuntos espirituais! Temos que procurar a revelao da Palavra em todos esses pontos. Se o nosso corpo o templo do Esprito Santo, ou mais precisamente, se em nosso esprito habita o Esprito Santo, pode haver algum esprito maligno habitando ainda em nosso esprito? No nosso esprito pode habitar tanto o Esprito Santo como um esprito maligno. Um fato inquestionvel: todo crente tem o Esprito Santo em si. O que aconteceu na hora da converso? O homem espiritual foi gerado. Este o ser que surgiu com o novo nascimento. Um homem espiritual foi gerado por Deus em nosso esprito. E no homem espiritual que o Esprito Santo habita. Alguns erroneamente tm entendido que o maligno no toca no crente. Jesus disse que h duas naturezas no crente: "O que nascido da carne carne; o que nascido do Esprito esprito". Em outras palavras, somos tanto o homem natural - que possui corpo, alma e esprito - como somos um homem espiritual. que foi gerado por Deus, e que est em nosso esprito, por ser de natureza espiritual. O maligno no toca no homem espiritual, aquele que nascido de Deus. Mas ele seguramente pode tocar no homem natural, que possui um corpo , uma alma e um esprito. Alis foi o que vimos: o crente pode ficar doente, pode sofrer feridas de alma, pode ter manifestaes de demnios, e essas coisas podem ser, ou so, decorrentes de ao demonaca. H duas vontades dentro de ns. E a vontade da carne luta contra a vontade do homem espiritual (que quer o bem, e que no quer o mal). Ou seja, o homem carnal luta contra o homem espiritual. O homem natural pode ainda pecar (por isso o crente ainda pode pecar), mas o homem espiritual, esse no peca. O Esprito Santo, em nosso homem espiritual, pode expandir-se (quando nos enchemos do Esprito Santo)ou pode retrair-se (quando for sendo extinto, quando o "entristecemos" atravs do pecado). "Tendo, pois, amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do esprito, aperfeioando a nossa santidade no temor de Deus." (2 Corntios 7:1) Aqui est ainda mais claro. Paulo diz que temos que nos purificar de toda impureza, tanto da carne (do corpo) como do nosso esprito! Impurezas do esprito? So espritos malignos! Temos que expulsar de nossa vida qualquer demnio que nela tenha entrado, para que nos purifiquemos, e assim o nosso homem espiritual, que tem o Esprito Santo, possa expandir-se, ou seja, e assim nos enchermos completamente do Esprito!

Como atuam os demnios Uma pessoa, ento, que tem demnios atuando em sua vida, isso significa que esses demnios esto exercendo, o direito de "posse" de uma certa rea da vida da pessoa, o que bem diferente se dissssemos que eles tm a posse sobre a pessoa. H, vrios graus, ou nveis, em que os demnios podem atuar, e que so evidenciados pelos seguintes sintomas: - opresso: quando o demnio atua no corpo (enfermidades), na mente (pensamentos pecaminosos) e na alma (abatimento, angstia, etc.). - depresso: caso de opresso em nvel elevado, quando traz a loucura e o desejo de morte. - encantamento: quando contamina a vontade da pessoa, que passa a agir, em determinada rea, segundo a vontade do esprito maligno. - manifestao: sintoma que pode ocorrer em qualquer dos estgios acima, quando o esprito maligno assume o controle do corpo (ou parte do corpo) da pessoa. - controle: quando o demnio atua sobre a mente da pessoa, estando distncia, podendo atingir a sua vontade. Para tanto a pessoa recebe como que "antenas" espirituais atravs das quais os demnios a manobram como se fosse um rob comandado. Um demnio que gosta de manifestar-se (quando no foi deviadamente amarrado) a pomba-gira (que atua na rea do sexo pervertido). Sua forma de manifestao comea com um sorriso sarcstico e vai at fazer "um escndalo", gritando, subindo na mesa, etc. s vezes os demnios se manifestam trazendo um cheiro (horrvel) ao ambiente: de enxofre, de cigarro, de perfume barato, etc. Os demnios manifestam-se, assim, de diversas maneiras: falam, choram, riem, bocejam, vomitam, tossem, assumem o controle sobre partes do corpo da pessoa, transmitem-lhe fora fisica (sobrenatural), alteram a sua vontade, fazem-na "desmaiar", e assim por diante. As pessoas que se convertem a Cristo, depois de um certo tempo de sua converso, devem ser ministradas em libertao e cura interior. Isso tem que ser depois de algum tempo porque, para terem condies de manter a libertao, elas precisam primeiro aprender a autoridade que tm em Jesus, bem como a necessidade de no dar brechas de novo, sabendo como se proteger dos inevitveis contra-ataques que ocorrem na luta espiritual. O ideal seria todos passarem por uma ministrao de libertao, depois de algum tempo aps a converso. Isto porque, mesmo que no haja demnio algum atuando na vida da pessoa, mal nenhum lhe faria passar pela ministrao. Acontece que muitas vezes as pessoas no tem conscincia de que esto com uma opresso em sua vida, e facilmente dizem: "Eu no preciso". Alis, quando h algum encantamento na vida de algum, o demnio que tem acesso vontade dessa pessoa no tem dificuldade alguma de faz-la falar isso, e creia: ela pensa que ela que est dizendo isso, mas na realidade o demnio. Se o critrio fosse ministrar aqueles que acham que precisam ser ministrados, muitos dos que verdadeiramente precisariam no seriam ministrados.

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 13

Veja agora alguns dos sintomas mais importantes, que so tambm fortes indcios de necessidade de uma libertao. Durante a leitura, verifique quais os casos que ocorrem em sua vida (e, se possvel, anote-os, para que depois voc no se esquea e possa tratar deles). * Dificuldade na leitura e entendimento da Bblia A pessoa nunca encontra tempo para ler a Palavra; sempre acontece alguma, sempre tem algo urgente para fazer, ou ento na hora em que pega a Bblia para ler, fica com muito sono. Mesmo esforando-se para ler, no consegue se concentrar. A mente "vagueia": vem pensamentos sobre o compromisso de amanh, sobre o problema com o filho, com mil coisas. E ainda, quando est lendo a Bblia, a pessoa tem dificuldade de entender. * "Escapam" palavres Na vida do crente no pode acontecer de "escapar" palavres, mesmo que "muito raramente", ou "s quando me deixam nervoso"... Porque se "escapou", porque estava l! A boca fala do que est cheio o corao. Se isso acontece, sintoma de opresso demonaca na vida da pessoa. * Mentiras "escapam" De igual forma, no pode acontecer tambm de "escapar" alguma mentira, na vida do crente, nem mesmo aquelas "mentirinhas sem muita importncia". Se isso ocorre, um indcio de que a pessoa est contaminada pelo esprito de mentira. Jesus foi categrico: ele disse que o diabo o "pai da mentira": em outras palavras, toda mentira gerada por ele, pois um pai aquele que gera um filho. Portanto, se na vida de um crente ocorre de "s vezes escapar" uma mentira, este um sintoma de opresso demonaca nesta rea. * Tristeza constante Se a pessoa tem uma tristeza constante, isso tambm um sintoma de opresso. No me refiro o quando aconteceu um fato triste (por exemplo, a morte de um ente querido), mas sim uma tristeza que no tem causa imediata ou conhecida. * Sentimentos de culpa Remorsos e fortes sentimentos de culpa, em razo de alguma coisa que aconteceu no passado, e de que a pessoa se sente culpada. No perdoa a si mesma por algo que aconteceu. * Ressentimentos Se h pessoas em sua vida que voc ainda no perdoou, ento voc ainda est sobre opresso de espritos de ressentimento (so verdadeiros "torturadores"). Se voc diz que perdoou, mas ainda diz: "Perdoei, mas no quero mais nem ver fulano", ento voc no perdoou. Voc precisa ser ministrado nesta rea! * Medo

Medo algo que tambm no pode ocorrer na vida do crente. Ele no pode ter medo da morte, porque tem a certeza de sua salvao; no pode ter medo de perigos, porque a Palavra diz que o nosso Pastor nos protege. Se voc tem algum tipo de medo (no dorme sem a luz acesa; no dirige um carro porque tem medo; no sobre de elevador, etc.), isso tambm um sintoma de opresso. * Preocupao, Ansiedade, Nervosismo, Insnia Quem est sob plena comunho com o Senhor Jesus Cristo s pode estar em paz, porque ele o Prncipe da Paz. Quando no h paz, porque essa comunho est sendo perturbada por espritos malignos. * Confuso, Mente Perturbada, Pesadelos, Loucura H muita confuso mental; chega a duvidar da sua salvao. Tem pesadelos constantes, problemas "psicolgicos". Desmaios e convulses. * Agressividade, violncia, irritao, destruio A pessoa irrita-se facilmente e tem vontade de sair agredindo (se no fisicamente por palavras). Quebra objetos em momentos de ira. Lana pragas e maldies em outras pessoas. * dio Este um sintoma muito grave. A pessoa ainda sente odio por algum ("porque o que ele fez foi demais!"). Falta de perdo. * Ouve "vozes estranhas" e outras sensaes incomuns A pessoa sente estar sendo seguida; v ou pressente que h algo (ou mesmo "vultos") em seu quarto, noite, por exemplo; ouve vozes estranhas; tem pensamentos estranhos, tem pressentimentos ou pressgios, sente ser atacada sexualmente por espritos, e assim por diante. * Sente "inchaes" ou "pontadas" em partes do corpo. No decorrentes de infeces propriamente ditas, mas so impresses. * Melancolia, pensamentos de morte Este um estgio mais avanado do que a "tristeza", e indica a opresso de espritos de morte. Pessoas que perderam o amor pela vida. * Pensamentos impuros claro que se ainda est havendo pecados tais como adultrios, prostituio, homessexualismo, etc., sem dvida a pessoa precisa de libertao. mas tambm so sintomas nesta rea: tentaes muito fortes na rea sexual; dificuldade em no ver pornografia; imaginaes e sonhos libidinosos; cimes; masturbao; quer satisfazer-se sexualmente (mesmo com o cnjuge) comsexo anal ou oral. Todos esses fatores indicam a opresso de espritos que atuam na rea do sexo pervertido. * Vcios: cigarro, drogas, bebidas alcolicas

Muitos crentes ainda ficam com a opresso na rea de vcios algum tempo aps a converso. H demnios atuando em sua vida nessas reas, portanto. * Compulso para fazer coisas estranhas ou fora da vontade de Deus Compulso significa que realmente a pessoa no quer, mas quando se d conta, j fez aquilo que no da vontade de Deus. um sintoma de que h encantamento na pessoa. Ou ento ela no percebe que est agindo fora da vontade de Deus. * Enfermidades constantes, ou enfermidades cujas causas os mdicos no conseguem encontrar H enfermidades que so verdadeiras opresses, causadas por demnios. E h ainda enfermidades que foram causadas por demnios por meio de feitios, comandadas por feiticeiros. * Sofreu roubos, assaltos, teve perdas O ladro veio para roubar e destruir... Obviamente isso um sintoma claro da sua atuao. * Bloqueios na vida profissional e financeira Muitos nunca conseguem equilibrar-se financeiramente: se ganham dinheiro, nunca sobra, e esto devendo para bancos e para outras pessoas. Ou ento no se mantm num emprego, no conseguem ser promovidos. Nesses casos esta rea da sua vida est "amarrada" pelo inimigo. O que voc acha, pelas evidncias que voc constatou em sua vida, h reas que esto sob opresso? Antes de responder, porm, ore assim: "Senhor, peo-te agora que o teu Esprito confirme se h reas em minha vida em que o inimigo tenha algum direito e que assim esteja me oprimindo, para que eu possa ser totalmente liberto. Em nome de Jesus, amm." Se o Esprito lhe mostrar que h reas em sua vida que precisam de libertao, no se envergonhe disso. O que importante voc ser liberto!

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 14

Sendo liberto da ao dos demnios "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti a diabo, e ele fugir de vs." (Tiago 4:7) Voc precisa desalojar todo inimigo que tenha invadido a sua vida no passado, de forma que voc venha a tomar posse de toda a sua herana em Cristo, de toda bno, de tudo o que o Senhor Jesus j conquistou para voc l na cruz do Calvrio, e assim tenha uma vida em abundncia. Ns recebemos uma herana, que a ns foi dada por Jesus. Mas para usufruirmos da nossa herana, h tambm inimigos que temos que desalojar! Ns tambm temos que nos apropriar de cada bno que, espiritualmente, j nos foi dada, e temos que guerrear contra o nosso inimigo, para nos apossarmos da nossa herana. A isso chamamos de libertao. Autolibertao ou ser ministrado? Posso eu mesmo me libertar, ou preciso ser ministrado por algum? Respondo-lhe: voc pode autolibertar-se, mas o ideal voc ser ministrado por algum. Se voc precisa passar por libertao, e realmente no tiver como ser ministrado por outra pessoa, siga de igual forma os passos seguintes. Mas procure, e ore primeiro, para que Deus lhe mostre quem poderia ser usado para ministr-lo. Somente em ltimo caso que pense em se autoministrar, mas, mesmo assim, no o faa sozinho. Tenha pelo menos uma ou duas pessoas, em quem voc pode confiar, que estejam ao seu lado, para servirem de testemunhas de tudo o que voc disser, e para ajud-lo durante todo o processo. A quem ministrar libertao No devemos ministrar qualquer pessoa. A primeira condio que a pessoa seja crente. E somente ministre quem queira ser ministrado. No ministrar um novo convertido antes de ele ter uma certa base bblica para entender a autoridade que possui, que lhe foi dada por Deus. No ministre algum que tendo se convertido, ainda esteja numa situao de pecado. De nada adiantar a libertao, pois os demnios voltaro depois, sete vezes mais. Onde ministrar libertao Evite ministrar em sua prpria casa, primeiro porque nem sempre voc ter um ambiente isolado dos demais membros da famlia, e tambm porque todo lixo (espiritual) que vai ser retirado da pessoa ainda ter que ser removido dali. O local ideal no templo da igreja por ser um local j consagrado ao Senhor, onde a uno poder ser maior. Antes de iniciar a ministrao, ore pedindo a Deus que sele o local, impedindo que os principados e potestades venham a interferir na ministrao, enviando reforos, lanando flechas e qualquer outro tipo de interferncia. No ministrar sozinho

Principalmente se voc for ministrar algum do sexo oposto. Os intercessores, de preferncia, devem ser crentes que tenham um chamado para a intercesso e que tenham tambm um entendimento do que seja uma ministrao de libertao. Os intercessores no devem ser pessoas que o ministrado tenha qualquer constrangimento pela sua presena. Declare, ento, no incio da ministrao, diante do ministrado, que voc e os intercessores mantero total sigilo sobre tudo de que vierem a ter conhecimento sobre a vida dele. Iniciando a ministrao Procure sentar-se frente do ministrado, para que voc possa estar mais prximo e assim captar melhor qualquer sintoma de interferncia e tambm poder facilmente ungi-lo, se o Esprito o levar a fazer isso. Todas as pessoas, devero manter, durante todo o tempo da ministrao, os olhos abertos, mesmo quando estiverem orando. No se vai a uma batalha de olhos fechados! O inimigo poderia surpreender-nos! A primeira coisa pedir pessoa para dizer quem Jesus Cristo. Convm que ela declare, ali, que Jesus seu Senhor e Salvador, que ele pagou o preo da penalidade que ela merecia, com o sangue derramado na cruz do Calvrio. E que o Senhor tambm levou sobre si suas dores e enfermidades, tendo carregado todas as maldies da sua vida. A entrevista Procurar conhecer a vida do ministrado de forma a detectar todo envolvimento, mesmo antes de ser crente, com religies e seitas, com prticas msticas e esotricas, e tambm verificar os sentimentos, atitudes, vcios e outros sintomas presentes em sua vida, que possam indicar a atuao de demnios. Com base nessas informaes, o ministrador ento procurar ter a direo do Esprito Santo para procurar detalhar os pontos mais relevantes e para saber como prosseguir. Renncia, quebra de maldies e expulso de demnios A pessoa dever agora renunciar todos os pecados que, pela entrevista, foram identificados em sua vida, e que nunca tenham sido especificamente renunciados anteriormente. Essa renncia tem que ser feita com arrependimento, confessando os pecados ao Senhor, diante de Deus Pai, Filho e Esprito Santo, diante dos anjos do Senhor, diante dos principados e potestades, e diante dos irmos em Cristo presentes. Depois de mencionar cada pecado (ou aps a confisso dos pecados de uma determinada rea da vida da pessoa), ela tambm deve declarar que todas as maldies que tinham vindo para a sua vida, por causa daqueles pecados, esto quebradas. Normalmente no o ministrador que comanda a expulso, mas sim a pessoa que est sendo ministrada. Isso porque quem tem a maior autoridade em relao sua vida ela mesma, e no o ministrador. Se houver manifestao o ministrante deve amarrar e imobilizar o demnio e pedir ao Senhor que traga de volta a pessoa. Ento ela vai completar a quebra de todo direito legal que aquele demnio tinha sobre ela, e somente depois que ela mesma vai comandar que ele saia, expulsando-o da sua vida e do seu corpo. Cura interior

Numa ministrao normalmente h tambm a necessidade de cura interior. A necessidade de cura interior, que basicamente ministrar a cura, que feita por Jesus, de cada uma das feridas da alma detectadas na pessoa. A cura interior em muitos casos somente ocorrer depois da pessoa liberar perdo a todos os que a ofenderam ou que a trataram com injustia, ou que dela abusaram, e assim por diante. O objetivo ser ento o de liberar perdo a elas. Muitas vezes a pessoa no consegue perdoar. "Senhor, eu no quero perdoar fulano, mas eu quero querer perdoar. Faa-me querer perdoar, Senhor, em nome de Jesus." Uma vez liberado o perdo, a cura interior poder concretizar-se, em relao quela ferida. Normalmente se houve traumas na infncia, por exemplo, muitas vezes os mesmos foram brechas pelas quais entraram demnios. Um dos casos mais comuns de traumas com brechas a ocorrncia de abuso sexual na infncia, em que a pessoa foi contaminada por algum de mais idade, quando um demnio pode ter entrado na sua vida por transferncia, mesmo que a criana, no caso, no tenha tido culpa alguma. Assim, neste caso, antes de ser feita a renncia dos pecados na rea do sexo, se houve abuso, necessrio fazer a cura interior desse trauma, inclusive ordenando que saia, em nome de Jesus, qualquer esprito maligno que tenha passado para a pessoa. Mas este apenas um exemplo. O Esprito quem nos guia, nunca demais repetir, sobre o que fazer, em que ordem, e todo o mais que possa ser necessrio, como o que passo a mencionar em seguida. Uno e desligamentos O Esprito nos tem guiado a ungir a pessoa com leo (consagrado ao Senhor, normalmente base de azeite de oliva, levemente perfumado) nos casos em que detectado um forte jugo sobre ela, ou quando ela foi ligada em sua mente por "antenas espirituais". Normalmente a uno feita nas mos e na cabea, desligando aquelas "antenas". Quando a pessoa teve abertura de chacras, quando recebeu "energias csmicas" e "energias mentais", ou ainda "energias da natureza", quando fez uso de cristais e pirmides, e assim por diante, tenho sido guiado pelo Esprito a, alm de ungir as mos e a mente, ungir os pontos do corpo por onde essas energias foram captadas: na mente, na testa, no pescoo sobre a tireoide, no corao, no bao, no umbigo e na coluna. Nos casos em que houve envolvimento com o poder da mente, em que houve esvaziamento de mente, meditao oriental, contacto com extraterrestres, maonaria, rosa cruz, e outras prticas relacionadas com a Nova Era, tambm deve ser desligado tudo o que foi ligado na mente da pessoa, ungindo toda a nuca com leo, alm de ungir as mos da pessoa. Desligando Encantamentos O encantamento como uma contaminao maligna na vontade da pessoa, de forma que ela passa a fazer coisas que no so da vontade de Deus, e sim da vontade do diabo. O encantamento pode ser de dois tipos: consciente e inconsciente. No encantamento consciente a pessoa sabe que tem um determinado problema, de algo que foge do seu controle.

"Em nome de Jesus Cristo, eu tomo a espada do Esprito e fao separao entre a minha alma o meu esprito, cortando todas as ataduras da servido que o inimigo colocou para poder atingir a vontade da minha alma, os meus pensamentos e as minhas emoes. Estas ataduras esto rompidas, e agora a minha vontade, os meus pensamentos e as minhas emoes no mais sero controladas pelos demnios. E purifico ainda, com o sangue do Cordeiro, toda parte da minha vontade que foi contaminada, desligando assim todo encantamento do poder das trevas, inclusive o encantamento que me fazia ...(exemplo: ver pornografia)." H casos de encantamento, porm, que ocorrem numa pessoa e que ela no tem conscincia de que est sob esse encantamento. Esses casos so difcies de detectar: somente por revelao do Esprito. Para o leitor, recomendo ento fazer a seguinte orao: "Senhor, eu te peo que, se houver algum encantamento em minha vida, se houver alguma parte da minha vontade que esteja contaminada e que eu no esteja vendo, se de alguma maneira, o inimigo me tem enganado, eu te peo que tu me reveles isso, para que esse encantamento seja desligado, e assim eu esteja em tudo fazendo a tua vontade. Em nome de Jesus, amm." Quebrando vcios Se, apesar de convertida, a pessoa ainda no conseguiu vencer o vcio do fumo, ento ela deve pedir perdo pelo pecado do fumo, deve expulsar os demnios que estavam oprimindo nessa rea, e ainda deve fazer o desligamento desse encantamento (o fumo um exemplo dos mais frequentes de encantamento consciente na pessoa). Deve desfazer ainda tudo o que foi "reprogramado" por Satans em sua mente, em seus reflexos, e deve pedir ao Senhor que elimine toda contaminao da sua vontade, que a tornava escrava daquele vcio. Depois disso ela deve ratificar a sua deciso, dizendo que, custe o que custar, no mais fumar nem mesmo um cigarro, nunca mais!(Se ela sair com a idia de que "como fumo um mao por dia, vou reduzir para meio mao nesta semana, e depois reduzirei para apenas trs cigarros por dia na outra semana, e assim por diante", isso no dar certo, pois ela, ao colocar na boca o primeiro cigarro depois da ministrao, estar cancelando tudo o que foi feito para a sua libertao desse vcio, e da no ter vitria sobre o cigarro). "Senhor, declaro a ti que, pela minha soberana e livre vontade, os pecados que renuniciei esto banidos da minha vida, e a minha deciso irrevogvel de no mais praticar nenhum deles, custe o que custar /citar os principais/. Por isso peo-te ainda que me guies em todo processo de santificao em minha vida. Sonda o meu corao, Senhor, v se h em mim algum caminho mal, para que dele tambm eu me desvie, guiando-me e dando toda a sabedoria para que eu no saia jamais da tua vereda eterna. Em nome de Jesus, amm." Um ato de deciso De agora em diante ela se compromete a temer o Senhor, e no mais dar brechas, pois sabe que isso teria uma consequncia terrvel: os demnios voltariam, e sete vezes piores. Enchendo-se do Esprito Devemos pedir que o Senhor apague, na memria da pessoa, a lembrana de todos os pecados que foram confessados, uma vez que o prprio Senhor deles se esquece por completo.

Devemos pedir ainda que toda sujeira e veneno espirituais que tenham cado sobre o seu corpo sejam tambm limpos, tudo o que foi resultado de flechas que o inimigo tenha lanado sobre a pessoa. E que ela se dispa de toda velha roupa (espiritual) que ainda estava sobre si, retirando as roupas que tinha usado no espiritismo, na maonaria, nas artes marciais etc. Depois de toda limpeza na alma e no esprito da pessoa, devemos pedir ao Senhor que encha com o seu Esprito Santo. Que ele possa ocupar todos os espaos que antes estavam contaminados ou profanados pela presena de espritos malignos, de encantamentos e de sujeiras espirituais. Tomando a armadura de Deus Que a pessoa sendo ministrada tome a armadura de Deus. "Quanto ao mais, eu me fortaleo no Senhor e na fora do seu poder. Eu me revisto de toda armadura de Deus, para poder ficar firme contra as ciladas do diabo; porque a minha luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e postestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestes. Portanto, eu tomo toda armadura de Deus, para que eu possa resistir no dia do mau e, depois de ter vencido tudo, permanecer inabalavel. Estou, pois, firme, cingindo-me com a verdade e vestindo-me com a couraa da justia. Calo os ps com a preparao do evangelho da paz; embrao sempre o escudo da f, com o qual poderei apagar todos os dardos inflamados do Maligno. E tomo tambm o capacete da salvao e a espada do Esprito, que a palavra de Deus; com toda orao e suplica, orando em todo tempo no Esprito e para isto vigiando com toda perseverana e splica por todos os santos e tambm por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o ministrio do evangelho, pelo qual sou embaixador, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre faz-lo."

Vida em abundncia! - Milton Azevedo Andrade - part. 15

Vida em abundncia! "Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Romanos 8:37) Apocalipse 12:11 diz: "Eles (os cristos), pois, o venceram (isto , venceram a Satans) por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida." Cada rea da nossa vida que, por brechas que tnhamos dado no passado a Satans, temos agora que, com a nossa palavra, dar o testemunho de que ele no tem mais direito sobre ela, e isso porque j fizemos a confisso do nosso pecado a Deus e o nosso pedido de perdo. Devemos declarar isso toda vez que discernirmos qualquer tentativa do inimigo de querer nos atingir, no importa como. O cinturo da verdade De nada adiantar termos declarado que tomamos o cinturo da verdade se, em nossa vida, ainda ocorrer alguma mentira! Aquele que mente, ento, est cometendo um adultrio espiritual, do qual resulta o fruto da mentira. Quando o pecado da mentira cometido, o nosso cinturo da verdade cai por terra. E saiba de uma coisa, o cinturo que segura as outras partes da armadura. A mentira tem efeito de escravizar a pessoa, de amarr-la, pois ela substitui o cinturo da verdade, que "amarra" a pessoa com a verdade. Se a mentira escraviza, ento a verdade atua ao contrrio: "...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar." (Joo 8:32) A couraa da justia A palavra "justia" a tem o sentido de "retido". O sentido de "procedimento correto". No podemos to somente declarar que tomamos a couraa da justia, se estivermos vivendo uma vida no reta. O verdadeiro significado do que reto o que Deus considera reto. Ns, seres humanos, podemos nos enganar. E o que Deus considera reto, ou justo, encontramos na sua Palavra. Quando cometemos qualquer pecado, isso significa brecha em nossa couraa da justia. E de nada adianta declararmos que nos revestimos com a couraa da justia, se no estivermos vivendo uma vida reta: essa couraa estar toda esburacada! E assim as maldies nos atingiro. Os calados da preparao do evangelho da paz O que temos que fazer sermos treinados no evangelho: temos que conhecer tudo o que Jesus propiciou na cruz para ns. Temos que saber que ele nos conferiu exousia, ou seja, a autoridade e o poder sobre principados e potestades, temos que saber que espiritualmente

estamos assentados com Cristo direita de Deus Pai, nos lugares celestiais, conforme Efsios 2:5, temos que conhecer, enfim, tudo o que o evangelho nos tem assegurado; em outras palavras, precisamos estar muito bem equipados. Para onde os seus ps o esto levando? Para lugares em que voc pode se preparar com o evangelho da paz? Ou ser que voc tem frequentado lugares impuros, lugares sujos? O capacete da salvao E na mente que Satans atua de maneira especial. Por isso ela precisa estar bem protegida. Temos que nos revestir do "capacete da sanidade", isto , de uma mente s. E, assim, quando deixamos a nossa mente receber, atravs dos nossos sentidos, qualquer coisa que no seja s, ou sadia, estamos abrindo uma brecha em nosso capacete! Muitas vezes temos deixado entrar em nossa mente pensamentos no puros, no respeitaveis, no justos, no amveis, e assim por diante. H uma diferena entre voc receber um pensamento impuro e na mesma hora rejeit-lo, em relao a ficar "curtindo" a coisa. Toda vez que voc for exposto a algo impuro, ou sujo, sabe o que voc pode fazer? Digamos, voc sai de casa e algum lhe fala um palavro. Voc tem ento a oportunidade ali de ser "sal da terra". Ore a Deus, dizendo: "Senhor, perdoa essa pessoa pelo que ela acaba de dizer. Eu a abeno, e reinvindico a sua vida para o Senhor Jesus! E limpo da minha mente a sujeira que ela lanou. Em nome de Jesus, amm." A cada situao de imundcie voc tem uma oportunidade de ser sal! Se voc viu que algo impuro atingiu a sua mente, ore de imediato, pedindo que o Senhor a limpe. O escudo da f Quando temos f, a nossa f funciona como um escudo, que impede os dardos inflamados do inimigo nos atingirem. O inimigo lana em voc um dardo de insegurana: tendo voc que pagar um determinado compromisso daqui a dez dias, ele lana o seguinte dardo: "Acho que no vou ter dinheiro para pagar aquela conta." Mesmo que voc no tenha feito nada de errado, e portanto a sua couraa da justia est intacta, quando voc aceitou esse dardo, de algum modo voc foi atingido por ele! O que voc deveria ter feito? Deveria ter usado o escudo da f, dizendo algo mais ou menos assim, quando aquele pensamento lhe veio na mente: - A Palavra de Deus diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele far." Portanto, eu entrego o meu caminho a ti, Jesus, e sei que tu cuidars deste meu problema. Voc vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para solucion-lo, mas com uma diferena: sem preocupao, sem ansiedade. Voc confia que o Senhor lhe dar a soluo. Se o inimigo lanar uma seta de desnimo, diante de um objetivo que voc tem diante de si, colocando em sua mente o seguinte pensamento: "Acho que no vou conseguir!", o que voc deve fazer? Imediatamente rejeite esse pensamento com o escudo da f. Diga:

- Tudo posso em Cristo que me fortalece! - ou ento: - Tudo possvel ao que cr!

Se voc receber uma seta de medo, e de repente sentir-se ameaado por algum perigo, tome o escudo da f e diga: - Eu rejeito este medo, porque mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, no temerei mal nenhum, porque Jesus est comigo; ele o meu Pastor! A Espada do Espirito A Palavra tem uma dupla funo: quando eu creio na Palavra, estou usando o escudo. Quando eu declaro a Palavra, estou usando a espada. Paulo diz que o incrdulo tem uma venda que lhe tampa a viso espiritual, de forma que ele no pode ver a luz do evangelho. Voc pode, porm, usar a espada do esprito, aplicando o versculo de ligar e desligar nessa situao. Voc pode dizer: - Em nome de Jesus, eu desligo, cancelo, anulo toda venda espiritual que o prncipe deste sculo colocou em fulano, para que agora ele possa ver a luz do evangelho. A espada da Palavra no , assim, algo que sabemos, ou em que cremos, mas quando dizemos a Palavra contra o inimigo. A espada do esprito no est em nossas mos, est em nossa boca. Orando em todo tempo Orar em todo o tempo significa que voc deve permanecer o dia todo em sintonia com Deus. Esteja preparado para qualquer contra-ataque Sim, a luta que enfrentamos real. O inimigo tudo far para tentar atingi-lo. Se o inimigo vier ento a voc - que passou por libertao - e acus-lo de um pecado de que voc j confessou, diga para esse esprito opressor: - Este pecado j foi lavado com o sangue do Cordeiro. Este um assunto que est com o meu Advogado, Jesus Cristo. V se entender com Ele, se voc puder! Vitria em sua vida Jesus veio trazer-nos de fato uma vida em abundncia, uma vida vitoriosa. Espero que voc tenha entendido que, quando voc se converteu a Jesus Cristo, foi ento que uma nova vida se iniciou, mas uma vida em meio a uma luta espiritual. "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:22) Voc tem que conquistar a sua herana em Cristo Jesus. A salvao pela graa, mas a conquista pela luta! A Bblia faz distino entre "salvo" e "vencedor". Ao salvo prometida a vida eterna. Mas ao vencedor so prometidos galardes celestiais. Sim, para sermos vencedores temos que lutar; para conquistarmos toda a nossa herana, temos que lutar.

"Eu vim para que tenham vida e a tenham em ABUNDNCIA." (Joo 10:10)

Potrebbero piacerti anche