Sei sulla pagina 1di 6

INSTITUTO DE CINCIAS BIOMDICAS ABEL SALAZAR

A AD O LES C NC I A
O ADOLESCENTE, ESSE DE SCONHECIDO

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA SADE MENTAL

A ADOLESCNCIA
HISTRIA CLNICA
IDENTIFICAO
R.S., 18 anos, sexo feminino, caucasiana, natural do Porto, residente em Gondomar, solteira, estudante (a frequentar o 12 ano de escolaridade). Fonte: A prpria (fidedigna)

MOTIVO DA CONSULTA
Proviso de Contracepo Oral

HISTRIA DA DOENA A CTUAL:


Adolescente, com vida sexual activa, recorre ao Espao Jovem, na Maternidade de Jlio Dinis, no dia 24 de Maro de 2011, para o fornecimento gratuito de contracepo oral. Iniciou a toma desta medicao em Outubro de 2010, por iniciativa prpria. Iniciou a sua vida sexual em 2008, com o seu primeiro namorado, um ano mais velho e estudante, tendo esta relao terminado no mesmo ano. Refere ter utilizado sempre o preservativo como barreira de proteco. Actualmente, encontra-se numa relao amorosa com outro parceiro, com 22 anos de idade, estudante-trabalhador, desde Maio de 2009. Com este mantm uma vida sexual activa, referindo utilizar, para alm da ACO que lhe disponibilizada, o preservativo, por mtuo acordo entre o casal. Refere nunca terem realizado exames serolgicos para despiste de infeces virais sexualmente transmissveis.

HISTRIA MDICA PASSADA:


- Nega episdios mdicos significativos na infncia - Plano de vacinao actualizado.

- Histria Ginecolgica:
Menarca: 11 anos; Interlnios: regulares; Durao habitual dos catamnios: 4 dias, com dores abdominais espordicas, que aliviam com o recurso a paracetamol de 1g; Contracepo oral: incio em Outubro de 2010 Inicio das relaes sexuais: 2008 1 consulta ginecologia: Janeiro de 2011. Realizou Citologia Cervical, mas no tem conhecimento dos resultados. No entanto, assume que no tenha revelado alteraes, uma vez que no a contactaram posteriormente.

CARACTERIZAO DO ESTADO DE SADE:


- Nega alergias. - Nega hospitalizaes prvias.

- No faz qualquer tipo de medicao diariamente. - Realiza 5 refeies dirias. Tem uma alimentao variada e equilibrada, sem qualquer tipo de restries. - Sem alteraes do ciclo sono-viglia. - Pratica natao, futsal e tem aulas de dana semanalmente. - Actualmente sem hbitos tabgicos. Contudo, refere ter fumado durante 1 ms, nos seus 16 anos. - Nega o consumo de drogas ilcitas. - Consome bebidas alcolicas apenas socialmente.

HISTRIA PESSOAL
Nvel de desenvolvimento:
Adolescente com um bom ambiente familiar e escolar. Desenvolvimento psicomotor dentro dos parmetros normais nos diferentes escales etrios at actualidade. Incio do seu percurso educativo aos 6 anos, na escola do 1 ciclo N5 de Cedro, em Vila Nova de Gaia. Posteriormente frequentou o 5 e 6 anos na escola EB 2 de Canelas, em Vila Nova de Gaia. Frequentou o 7 ano no Brasil, embora no se tenha conseguido adaptar a esta ida para outro Pas. Como afirma a adolescente teve influncia nos meus estudos e da eu estar com mdia baixa, fui a nica prejudicada. Aps ter regressado a Portugal, frequentou o 8 e o 9 anos na escola de Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde o 10 ano de escolaridade que estuda na Escola Secundria Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, sendo que est inscrita apenas na disciplina de Matemtica do 12 ano. Refere que a escola est em obras e que anteriormente no dispunha de boas condies em termos de higiene, da agora estarem a arranjar, porque a escola j tem alguns anos. Nunca teve problemas de falta de docentes ou de elevada rotatividade de professores. Estes mantiveram-se sempre os mesmos durante todo o decorrer do ano lectivo, embora, no seu ponto de vista, os mesmos nunca se tenham interessado pelos alunos, principalmente na disciplina de matemtica, no ligavam muito aos alunos e principalmente a matemtica, da agora eu estar um bocado mal, eles punham muito parte os melhores e os piores, e no ajudavam os piores. Apesar disso, sempre manteve um bom relacionamento com os docentes e discentes das escolas que frequentou e frequenta. Possui uma boa relao com os pares, tenho o meu grupo de amigos e Tenho muitos amigos fora da escola. Nunca teve problemas em se relacionar com os outros e em estabelecer amizades. A adolescente refere ser uma boa aluna, estou com mdia de 14, por causa da matemtica, tendo recorrido apenas este ano a apoio extracurricular de matemtica. Pretende continuar o seu percurso educativo no ensino superior, eu queria Medicina, mas tenho mdia muito baixa, pelo que deseja realizar a sua formao na rea de Enfermagem. No se sente muito realizada em termos de estudos porque queria seguir Medicina, mas no conseguir devido mdia que tem. No entanto refere que afecta-me mais o facto de eu ter medo de no conseguir este ano no acabar matemtica e no entrar para enfermagem, porque isso que eu vou tentar seguir neste momento. Menciona ainda que turismo poder ser uma opo de escolha para progresso na sua formao, mas s em ltimo caso. Refere ainda que a

universidade privada poder ser uma opo, se no conseguir ingressar na universidade pblica, pois os seus pais tm suporte financeiro suficiente para que se consiga formar no ensino superior privado. A adolescente acrescenta que os seus pais apoiam a sua escolha e no a induzem na seleco de um curso superior especfico.

Adolescncia e autonomia
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Decorar a parte da casa onde durmo como quiser (10 anos) Usar a roupa e o penteado que gosto (9 anos) Gastar o meu prprio dinheiro como quiser (18 anos) Sair noite (16 anos) Sair sem dizer onde vou (16 anos) Sair e entrar s horas que quero (16 anos) Passar fins-de-semana fora de casa (16 anos) Passar frias sem a companhia de familiares (16 anos) Namorar (14 anos) Resolver os meus prprios assuntos ou problemas sem interferncia dos pais (14 anos) 11. Seguir as minhas prprias ideias (15 anos)

Histria psicossocial:
Famlia nuclear constituda pelos seus pais e irmo. A adolescente menciona que os seus progenitores so uns pais muito presentes e que teve sempre um bom ambiente familiar. Por motivos profissionais do seu pai, foi viver para o Brasil, com os pais e o irmo, durante 1 ano. Nessa altura, a adolescente tinha 13 anos e refere amos tentar viver no Brasil, mas para mim no dava, no estava a conseguir adaptar-me e, por isso, voltamos, no me conseguia adaptar, era difcil, tudo l era diferente, era tudo muito confuso, o 7 ano l o 5 ano aqui, no me estava a conseguir adaptar, tendo posteriormente regressado sua casa em Gondomar, onde reside desde esse momento. O seu irmo trabalha em cruzeiros e regressa por perodos de tempo variveis a casa dos pais. Quando o irmo arranjou este emprego a adolescente refere ter sentido muito a ausncia do irmo, embora os pais no a tenham sentido da mesma forma, dizendo mesmo eu senti, eles no, pois o seu irmo j tinha trabalhado noutros locais longe da sua residncia habitual e os seus pais j estavam habituados. Refere ainda que mantm o contacto com o irmo semanalmente. Afirma que no tem problemas em sair com os seus contactos sociais, pois os seus pais so tolerantes s suas sadas, desde que saibam com quem ela vai sair, referindo a adolescente normalmente tenho de dizer, posso sempre esquivar-me um bocadinho, mas digo as horas a que chego, com quem vou e aonde vou. A adolescente menciona que no futuro no ter problemas em sair de casa por trabalho ou estudos, pois os seus pais no sentiro muito muito a sua ausncia, na medida em que so uns pais muito liberais. Mantm uma boa relao com as famlias materna e paterna. APGAR Familiar de 8 Pontos, sendo uma famlia altamente funcional. Iniciou a sua vida sexual em 2008, com o seu primeiro namorado, um ano mais velho e estudante. Refere ter usado sempre preservativo como mtodo barreira. Esta relao terminou no mesmo ano.

Actualmente, encontra-se numa relao amorosa com outro parceiro, com 22 anos de idade, estudante-trabalhador, desde Maio de 2009. O seu namorado vive com os avs e trabalha na indstria automvel, estando actualmente a frequentar o ensino secundrio noturno. Iniciou a toma de contraceptivos orais em Outubro de 2010, por iniciativa prpria e aps recurso ao Espao Jovem. Nunca realizaram exames serolgicos para despiste de infeces virais. O seu pai no sabe que o namorado namorado, mas sabe que a adolescente namora, no interferindo com as opes da mesma. A me sabe que a adolescente namora, mas s tem conhecimento do que necessrio. O seu irmo o seu principal confidente. A adolescente afirma ainda que os pais tm uma ideia, no querem que eu namore e estude ao mesmo tempo, porque acham que destabiliza um bocado, mas basicamente, eles tm a noo que eu namoro, percebem, mas no se metem no meio, deixam-me viver como se fosse, para eles o amigo, mas no nada de mais. Os pais no probem a relao que mantm com o namorado, pois esta no interfere com o sucesso escolar da adolescente, caso contrrio, a adolescente acredita que a proibiriam de o fazer. Nos seus tempos livres sai, vai ao cinema com os amigos, faz natao, futsal e dana.

Histria familiar:
Pais casados h 25 anos, com bom ambiente familiar e sem problemas financeiros, vivendo somente com o salrio do pai. Me, 46 anos, saudvel, sem hbitos tabgicos ou alcolicos. 6 ano de escolaridade. Trabalhou com o seu marido durante alguns anos, encontrando-se actualmente desempregada. Pai, 47 anos, saudvel, sem hbitos tabgicos ou alcolicos. 6 ano de escolaridade, trabalha em negcios internacionais. Irmo, 24 anos, saudvel, sem hbitos tabgicos ou alcolicos. Trabalha na rea de Turismo. Av materna fez gastrectomia parcial, por lcera gstrica. Tia materna fez gastrectomia total, por lcera gstrica. Sem antecedentes de histria psiquitrica na famlia.

EXAME FSICO:
IMC= 23,2 (normal)

Aspecto geral:
Consciente, colaborante, vgil e comunicativa, com boa orientao espao-temporal. Idade aparente aproximadamente semelhante idade cronolgica. Apresentao e postura adequadas. Aspecto cuidado (higiene e vesturio adequados). Discurso coerente, fluente, organizado, com comportamento adequado, normoactiva, sem alteraes quantitativas ou qualitativas. Sem alteraes da linguagem ou da articulao da fala. Sem alteraes motoras. Humor objectivo sem oscilaes.

Concentrao preservada. Sem alteraes da memria de reteno, evocao ou fixao. Sem alteraes sensrio-perceptivas. Sem alteraes de natureza ou fluxo do pensamento. Sem actividade heterloga evidencivel. Sem alteraes da conscincia do corpo. Sem alteraes do sono, do apetite e do peso recentes.

Exame neurolgico:
No realizado.

CENRIO CLNICO:
Adolescente do sexo feminino, 18 anos, recorre ao espao jovem da Maternidade Jlio Dinis para proviso de contracepo oral, iniciada em Outubro de 2010. Nega queixas orgnicas e no apresenta alteraes psicolgicas ou patologias crnicas. Vive num bom ambiente familiar, com uma famlia aparentemente funcional tendo em conta o APGAR 8. Sem antecedentes de patologias psiquitricas na famlia. A principal preocupao da adolescente concluir o 12 ano para conseguir ingressar no ensino superior, tendo, no entanto, a frustrao de no conseguir ingressar no curso de medicina, devido baixa mdia que possui do ensino secundrio.

Factores de proteco
Ambiente familiar apoiante Vinculao segura Bom nvel socioeconmico Desenvolvimento psicomotor normal Identificao com os pares

Factores de Risco
Insucesso escolar Me desempregada Reduzida formao escolar dos pais

Trabalho realizado por: Ana Filipa Pires ngela Valongo Daniela Magalhes Patrcia Leito

Potrebbero piacerti anche