Sei sulla pagina 1di 6

UnB/CESPE PREVIC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Com relao s normas constitucionais que regem a previdncia social, julgue os itens a seguir.
51

No que se refere Lei Complementar n. 108/2001, julgue os itens seguintes.


60

52

53

54

Da no obrigatoriedade de adeso ao sistema de previdncia privada decorre a possibilidade de os filiados desvincularem-se dos regimes de previdncia complementar a que aderirem, especialmente porque a liberdade de associao comporta, em sua dimenso negativa, o direito de desfiliao. Os ganhos habituais do empregado, inclusive o valor pago, em dinheiro, a ttulo de vale-transporte, incorporam-se ao seu salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios. Na lei, constam dispositivos sobre o sistema especial de incluso previdenciria relativo ao atendimento de trabalhadores de baixa renda e daqueles sem renda prpria que se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencentes a famlias de baixa renda. Por meio desses dispositivos, garante-se o acesso a benefcios de valor igual a um salrio mnimo e veda-se a estipulao de alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do regime geral de previdncia social. Para efeito de aposentadoria, assegura-se a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, hiptese em que os diversos regimes de previdncia social se compensam financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei, visto que a contagem recproca constitui um direito assegurado pela Constituio Federal de 1988 (CF) e o acerto de contas que deve haver entre os diversos sistemas de previdncia social no interfere na existncia desse direito, sobretudo para fins de aposentadoria.

As entidades de previdncia privada patrocinadas por empresas controladas, direta ou indiretamente, pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios e cujos planos de benefcios sejam definidos pela patrocinadora no podem exercer o controle ou participar de acordo de acionistas que tenha por objeto formao de grupo de controle de sociedade annima, sem prvia e expressa autorizao da patrocinadora e do seu respectivo ente controlador. No se aplicam as disposies da referida lei s entidades fechadas de previdncia complementar patrocinadas por empresas privadas permissionrias ou concessionrias de prestao de servios pblicos.

61

Julgue os itens que se seguem, relativos Lei n. 12.154/2009, que criou a Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC), alm de dispor sobre a sua composio.
62

A taxa de fiscalizao e controle da previdncia complementar (TAFIC) tem por fato gerador o exerccio do poder de polcia legalmente atribudo PREVIC para a fiscalizao e a superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e deve ser paga quadrimestralmente. O Conselho Nacional de Previdncia Complementar deve compor-se de dez integrantes cinco representantes do poder pblico, indicados pelo Ministrio da Previdncia Social, e cinco representantes da sociedade civil, indicados pela Cmara dos Deputados com direito a voto e mandato de quatro anos, permitida uma reconduo. No se insere na esfera de competncia da PREVIC a decretao de interveno e(ou) liquidao extrajudicial de entidades fechadas de previdncia complementar, uma vez que tal incumbncia compete ao Ministrio da Previdncia Social. A PREVIC deve ser administrada por uma diretoria colegiada composta por um diretor-superintendente e quatro diretores, escolhidos entre pessoas de ilibada reputao e de notria competncia, a serem indicados pelo ministro de Estado da Previdncia Social e nomeados pelo presidente da Repblica.

63

Julgue os prximos itens, referentes previdncia complementar.


55

56

As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia privada no integram, legalmente, o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no integram a remunerao dos participantes. Veda-se o aporte de recursos entidade de previdncia privada pela Unio, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista, salvo na qualidade de patrocinador, situao em que, em hiptese alguma, sua contribuio normal pode exceder do segurado.

64

65

Em relao Lei Complementar n. 109/2001, julgue os itens subsecutivos.


57

58

59

As entidades abertas de previdncia complementar, institudas sob a forma de fundao ou sociedade civil sem fins lucrativos, podem submeter-se a interveno, quando reconhecida a inviabilidade de recuperao da entidade, devendo o processo interventivo ser encerrado no prazo de sessenta dias. O regime de previdncia complementar operado por entidades de previdncia complementar cujo objetivo principal instituir e executar planos de benefcios de carter previdencirio, de modo que a ao do Estado deve ser exercida com o objetivo precpuo de fiscalizar as entidades de previdncia complementar e suas operaes, bem como de aplicar penalidades. A fim de assegurar os compromissos assumidos junto aos participantes e assistidos de planos de benefcios, as entidades fechadas de previdncia complementar podem contratar operaes de resseguro, desde que no estipulem garantia por meio de fundo de solvncia.

Em relao Lei n. 6.024/1974, que dispe sobre interveno e liquidao de instituies financeiras, julgue os itens subsequentes.
66

O Banco Central do Brasil a instituio responsvel por decidir sobre a gravidade dos fatos determinantes da liquidao extrajudicial em instituies financeiras privadas e pblicas no federais. Considerando as repercusses da liquidao sobre os interesses dos mercados financeiro e de capitais, essa instituio pode, em vez de liquidao, efetuar interveno, se julgar essa medida suficiente para a normalizao dos negcios e para a preservao dos interesses da instituio. vedado ao Banco Central do Brasil intervir de ofcio em instituio financeira privada, de modo que a interveno s pode ocorrer por solicitao dos administradores da instituio, se o respectivo estatuto lhes conferir essa competncia, ou do Ministrio Pblico.
5

67

UnB/CESPE PREVIC

Com relao gesto de pessoas, julgue os itens que se seguem.


68

69

70

71

As prticas de gesto de pessoas devem gerar e sustentar recursos estratgicos, desenvolver capacidades e competncias organizacionais e criar organizaes mais flexveis e inteligentes que as de seus competidores. O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de aes, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os nveis pessoal, grupal e institucional. O gestor, utilizando um processo decisrio mais participativo, tende a liderar com mais eficincia e a aumentar a motivao de seus colaboradores. Entre os principais macroprocessos da gesto de pessoas nas organizaes, incluem-se recrutamento e seleo, remunerao e benefcios, coaching, treinamento e desenvolvimento, aprendizagem e prmios por desempenho.

De acordo com a teoria de sistemas, sistema consiste no conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objetivo e funo. Um sistema compe-se de objetivos, entradas, processo de transformao, sadas, controles, avaliaes e retroalimentao ou realimentao ou feedback.Com base nessas informaes, julgue os itens subsecutivos.
83

As sadas devem ser coerentes e com os objetivos estabelecidos; no entanto, em funo da retroalimentao, no devem ser quantificveis. Entre os objetivos do controle e da realimentao do sistema, inclui-se o de propiciar a ocorrncia de situao em que esse sistema se torne autorregulador. O planejamento estratgico consiste em um sistema e caracteriza-se por tomar a organizao como um todo perante seu ambiente.

84

85

Julgue os itens a seguir, acerca de gesto por competncias e avaliao de desempenho.


72

73

74 75

O planejamento estratgico e o sistema de gesto do desempenho organizacional fornecem insumos relevantes ao processo de avaliao de necessidades de treinamento. O processo de avaliao de desempenho livre de interferncias subjetivas e consiste em uma abordagem racional do ser humano. A avaliao de desempenho e a gesto por competncias so processos dissociados. Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gesto do capital humano da organizao, a gesto por competncias diminui a tomada de decises compartilhadas.

No contexto das organizaes, pesquisadores ligados ao estudo da liderana situacional tm apresentado diversas propostas de modelos para serem aplicados em instituies. Um desses modelos baseia-se em trs aspectos inter-relacionados: o comportamento de tarefa, o comportamento de relacionamento e a maturidade dos subordinados. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, referentes liderana situacional.
86

A maturidade de um grupo ou de um liderado deve ser considerada globalmente, e no somente em relao tarefa especfica a ser realizada. Consideram-se comportamento de tarefa o socioemocional e o encorajamento dado pelo lder. apoio

87

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanas, as organizaes que se sobressairo no futuro sero as que conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a capacidade de aprender. No que concerne aprendizagem organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
76

Julgue os prximos itens, relativos gesto por resultados.


88

77

78

79

Pessoas que usam conhecimentos, habilidades e inteligncia no desempenho de suas atividades laborais compem parte do capital tangvel de uma organizao. As universidades corporativas so responsveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado definio das estratgias de negcio e s competncias essenciais da organizao. As organizaes de pequeno porte sem nenhuma disperso geogrfica tm investido pesadamente em projetos customizados de cursos a distncia. Comparando-se as organizaes orientadas para aprendizagem e as organizaes tradicionais, percebe-se que as primeiras so mais propensas inovao.

A administrao pblica gerencial, que utiliza a orientao para resultados, procura reconhecer os usurios do servio pblico como clientes, ou seja, como cidados que geram renda e divisas para o pas. Por meio da gesto por resultados, direcionam-se as aes de recrutamento e seleo, treinamento e gesto de carreira, entre outras, estratgia da organizao, com o objetivo de captar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessrias para o alcance dos objetivos.

89

Com relao ao dilogo negocial, mediao administrativa e cultura organizacional, julgue os seguintes itens.
90

Com referncia a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes.


80

A cultura nas organizaes auxilia o controle da gesto e a diminuio de divergncias e diferenas; contudo, pode impedir que a organizao se desenvolva, colocando obstculos s mudanas, diversificao e s fuses e aquisies. Considera-se que toda empresa que deseja possuir forte imagem institucional deve compor-se de um departamento de mediao administrativa, visto que a mediao parte da cultura corporativa e deve ser empregada na resoluo de conflitos internos e na integrao dos contratos com clientes e fornecedores.

91

81

82

As atitudes que contribuem para a preveno de conflitos entre grupos incluem a manuteno de uma comunicao intergrupal elevada e frequente, o estmulo rotatividade da equipe e o desencorajamento de situaes do tipo vence-perde. Grupos so conjuntos de pessoas que interagem umas com as outras, so psicologicamente conscientes umas das outras e se percebem como grupo. Uma equipe pode ser definida como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas, com o objetivo de atingir os propsitos de cada um de seus integrantes, e pelos quais se consideram individualmente responsveis.

Julgue o item abaixo, relativo comunicao e ao planejamento estratgico.


92

A comunicao, base de qualquer processo administrativo em uma organizao, influencia fortemente a imagem institucional, por isso, deve compor o planejamento estratgico da organizao.
6

UnB/CESPE PREVIC programa (cod/desc) 0083 previdncia social bsica 0085 qualidade dos servios previdencirios 0086 previdncia complementar 0087 gesto da poltica de previdncia social 0088 indenizaes e penses especiais de responsabilidade da Unio 0089 previdncia de inativos e pensionistas da Unio 0750 apoio administrativo 1009 regimes de previdncia dos servidores pblicos da Unio, estados, municpios e Distrito Federal 1079 educao previdenciria 1401 reparao de violaes e defesa dos direitos humanos total autorizado empenhado 223.604,49 220.989,89 1.004,14 4,83 70,58 1.134,13 63.920,85 3.772,55 18,74 3,16 964,72 294.498,20 592,31 3,12 62,57
101 100

Os impostos cobrados pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios, no mbito de suas respectivas competncias, so tributos cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte. Portanto, o Estado no fica vinculado a nenhuma contraprestao para o contribuinte que pagou o referido imposto. Dos recursos arrecadados pela Unio com as contribuies sociais incidentes sobre o lucro, a receita ou o faturamento das empresas, destinados ao financiamento da seguridade social, permitida a desvinculao de at 20% da arrecadao, o que diminui o montante das receitas que deveriam ser destinadas s polticas de previdncia, sade e assistncia social.

1.061,88 63.659,46 3.750,53 3,20 2,10 954,20 291.079,26

Acerca dos princpios oramentrios, julgue o item subsequente.


102

A legislao brasileira, ao admitir a existncia do oramento da seguridade social e do oramento fiscal, viola o princpio da totalidade oramentria.

Com base nas informaes da tabela acima, referente execuo oramentria, em milhes de reais, da funo previdncia social no oramento de 2009, julgue os itens a seguir.
93

O valor dos restos a pagar de anos anteriores tem contribudo para restrio crescente execuo da lei oramentria do ano em curso. Acerca dos restos a pagar e das despesas de exerccios anteriores, julgue os prximos itens.
103

O ordenador de despesa no mbito do programa previdncia complementar, em carter excepcional e sob sua inteira responsabilidade, pode conceder suprimento de fundos a servidor, obrigatoriamente precedido de empenho na dotao, para atender despesas eventuais em viagens e com servios especiais que exijam pronto pagamento. Apesar de a lei oramentria de 2009 autorizar uma despesa de R$ 4,83 milhes para o programa de previdncia complementar, os valores pagos alcanaram apenas o montante de R$ 3,12 milhes. As despesas liquidadas na funo previdncia na lei oramentria de 2009 podem ser superiores a R$ 294.498,20 milhes, desde que, para cada programa oramentrio, tenha sido extrada a respectiva nota de empenho. As despesas oramentrias executadas na funo previdncia social em 2009 referem-se somente s despesas correntes, pois vedada dotao oramentria para despesas de capital no oramento da seguridade social. Essas despesas devem ser realizadas no oramento de investimento.

Considere que o filho de um servidor pblico tenha nascido no ms de dezembro de 2010, mas que somente em janeiro de 2011 esse servidor tenha solicitado o pagamento do benefcio do salrio-famlia. Nesse caso, o pagamento do benefcio do salrio-famlia do ms de dezembro de 2010 pode ser reconhecido como despesa de exerccio anterior. Em conformidade com as diretrizes oramentrias em vigor no pas, o Poder Executivo pode abrir crditos especiais ao oramento de investimento para atender despesas relativas a aes em execuo no exerccio de 2010, mediante a utilizao, em favor da correspondente empresa estatal, de saldo de recursos do Tesouro Nacional repassados em exerccios anteriores ou inscritos em restos a pagar no mbito dos oramentos fiscal ou da seguridade social. Os restos a pagar so as despesas empenhadas, pendentes de pagamento na data de encerramento do exerccio financeiro, inscritas contabilmente como obrigaes a pagar no exerccio subsequente.

104

94

95

105

96

RASCUNHO

Em relao aos tributos e receita pblica, julgue os itens de 97 a 101.


97

As receitas correntes do oramento pblico incluem, entre outros, a receita tributria, que corresponde oriunda de tributos, conforme o estabelecido na legislao tributria, e os recursos financeiros oriundos da constituio de dvidas. A TAFIC constitui receita da PREVIC a ser recolhida ao Tesouro Nacional em conta vinculada autarquia e paga em estabelecimento bancrio integrante da rede credenciada para o recolhimento de tributos federais. Por ser um tributo exclusivo da PREVIC, essa taxa um preo pblico. A dvida ativa da Unio composta pelos crditos da fazenda pblica, tributrios ou no, que, no pagos nos vencimentos, so inscritos em registro prprio, aps apurada sua liquidez e certeza.
7

98

99

UnB/CESPE PREVIC

Julgue os itens seguintes, que versam sobre modalidades de licitao, dispensa e inexigibilidade.
106 107 108

114 115

O gestor pblico pode, unilateralmente, diminuir o valor do contrato administrativo previamente estipulado. Para executar contrato de terceirizao de servios, a contratada deve estar em dia com suas obrigaes trabalhistas e previdencirias, sendo dever do gestor pblico observar se a contratada cumpre essa exigncia, devendo, inclusive, cobrar, quando do processo licitatrio, certides especficas que comprovem a sua situao de adimplente. permitido ao gestor pblico elaborar contrato administrativo sem a clusula de reajustamento. Caso o contratado no consiga executar as atividades previstas em contrato, a administrao pblica poder assumir a execuo do contrato. O contrato administrativo deve ser executado at o fim sem alteraes das condies remuneratrias, mesmo que elas se tornem desvantajosas para o contratado. permitida a interrupo da execuo do contrato administrativo no pago, por parte do contratado, mesmo que por um perodo superior a trs meses. O gestor pblico, ao estabelecer contrato administrativo com particular, obrigado a exigir garantia do contrato, devendo fixar aquela que melhor convier administrao pblica.

possvel ao gestor pblico realizar concorrncia para aquisio de um bem de valor inferior a R$ 50.000,00. permitida a realizao de duas tomadas de preo para um nico servio de valor total igual a R$ 1.500.000,00. O gestor pblico, mesmo visando maior garantia de concorrncia e lisura entre os possveis interessados, no pode combinar as modalidades de licitao existentes para torn-las mais eficientes e eficazes. considerada inexigvel a licitao para a aquisio de um produto de marca consagrada e notoriamente preferida no mbito da organizao pblica que realiza a licitao. A Unio, ao intervir no domnio econmico para normalizar o abastecimento ou regular preos, pode dispensar a licitao. Para participar da modalidade de licitao denominada convite, os participantes devem ser prvia e formalmente convidados pela administrao pblica.

116 117

109

110 111

118

119

Julgue os itens de 112 a 120, relativos administrao de contratos.


112 113

As clusulas do contrato administrativo devem ser negociadas de comum acordo entre a administrao e os interessados. O contrato celebrado pela administrao pblica possui natureza personalssima.

120

UnB/CESPE PREVIC

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Determinado agente pblico, ocupante de cargo em comisso e ordenador de despesas em autarquia federal, deixou de prestar contas a que estava obrigado, por fora de lei, no ano de 2002. Em apurao interna da entidade, promovida no ano de 2009, restou comprovado que essa omisso ocasionou prejuzo ao Errio, no tendo sido verificado enriquecimento ilcito do agente. Em 2010, o Ministrio Pblico Federal ingressou com ao de improbidade administrativa contra o referido agente pblico.

A partir dessa situao hipottica, e considerando que o agente pblico tenha sido exonerado do cargo que ocupava em janeiro de 2003, redija um texto dissertativo acerca de improbidade administrativa. Em seu texto, responda, necessariamente, os seguintes questionamentos.

< < <

Mero ocupante de cargo em comisso pode ser responsabilizado por ato de improbidade administrativa quando no h enriquecimento ilcito? Houve, no caso em comento, prescrio para a ao de improbidade e para o ressarcimento do prejuzo apurado ao Errio? possvel a responsabilizao de agente pblico por ato de improbidade administrativa quando no se verifica, em sua ao, dolo ou culpa, mas apenas irregularidade ou ilegalidade?

UnB/CESPE PREVIC

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

10

Potrebbero piacerti anche