Sei sulla pagina 1di 6

CONSTRUO DE UM ANALIZADOR DE ESPECTRO DE RF: 1 A 90 MHZ

Mrio Mateus, CT1AHM. mario_mateus@netcabo.pt

Embora um analisador de espectro no seja um equipamento que normalmente se encontre disposio no shack dos amadores, este sem dvida um aparelho de indiscutvel utilidade, principalmente para aqueles que se dedicam s construes e afinao de circuitos de RF. No me sendo possvel adquirir um dos dispendiosssimos analisadores de espectro, cuja frequncia de anlise se estende at aos GHz, decidi-me pela construo de uma verso, embora muito mais modesta, mas que para as minhas experincias se tem demonstrado perfeitamente adequado. O esquema deste simples analisador de espectro, cujo autor G4PMK, pode ser encontrado em diversas publicaes, tendo sido inicialmente publicado na revista Radio Communication, em Novembro de 1989. Aps algumas buscas na internet, descobri que a firma JAB Electronic Components, em Inglaterra, vende um kit que inclui todo o material necessrio bem como as placas de circuito impresso.

Descrio geral da montagem:

O circuito geral do analisador de espectro, mostrado na figura 1, corresponde basicamente a um receptor cuja sintonia efectuada de forma contnua e automtica.

Figura 1 Diagrama de blocos do analisador de espectro

O sinal de entrada no analisador, aps passar num filtro passa baixo, entregue ao 1 misturador (IC1a). O seu sinal de sada passa atravs de um filtro helicoidal (FL1), cuja frequncia central 145 MHz, e entregue ao 2 misturador (IC2).

Figura 2 Circuito do receptor e FI

O segundo estgio de frequncia intermdia de 10,7 MHz, contm dois filtros com banda passante seleccionvel, um Narrow de 250KHz (cermico) e outro Wide de 15KHz (cristal). O sinal novamente passado atravs de um filtro cermico de 10,7MHz antes de entrar no detector (IC1b). O detector de sinal proporciona uma tenso contnua proporcional ao logaritmo da tenso RF na entrada da FI que, depois de passar pelo amplificador operacional IC 11, aplicado entrada Y de um osciloscpio utilizado para visualizar a imagem do espectro. Com este sistema, a altura de uma quadrcula corresponde, aproximadamente, a 10dBm.

Figura 3 Circuito de varrimento do receptor

Na sada X encontra-se disponvel o sinal dente de serra que, para alm de ser utilizado para fazer o varrimento da frequncia do VCO, utilizado tambm para fazer o varrimento horizontal do osciloscpio. O comutador S2 permite seleccionar varrimentos entre 10MHz/div e 50 KHz/div, permitindo esta ltima, conjugada com uma banda passante de 15 KHz, uma anlise muito detalhada dos sinais.

Montagem do circuito: Para alm dos componentes fornecidos com o Kit, fazem tambm parte trs placas de circuito impressas de dupla face, de grande qualidade. Uma das placas destina-se montagem do circuito do receptor, outra aos circuitos associados ao gerador de varrimento e a terceira destinada aos circuitos dos marcadores de frequncia e fonte de alimentao.

Figura 4 a) Placa de RF, receptor.

Figura 4 b) Circuitos de varrimento

Terminada a montagem, as placas devem ser encerradas dentro de uma caixa metlica de forma a garantir boa imunidade ao rudo elctrico. Para tal, foi utilizada uma caixa de um transceptor comercial que h um tempo atrs tinha desmantelado. Todos os acessrios foram cuidadosamente distribudos sobre o painel, tendo utilizado um programa de CAD. A figura 5 mostra o desenho do painel frontal.

Figura 5 - Desenho o painel frontal do analisador de espectro.

Uma vez impresso em pelcula transparente autocolante, esta colada sobre o painel frontal de alumnio, previamente furado, permitindo assim a obteno de um painel com uma qualidade e apresentao quase profissional.

Figura 6 - Painel frontal do analisador de espectro aps finalizao.

Figura 7 Montagem finalizada e montado na caixa

Ensaio do analisador de espectro: O circuito possui uma alta sensibilidade permitindo visualizar os sinais de RF captados por uma antena. As figuras 8 e 9 correspondem visualizao de sinais de emissoras comerciais na Banda I (FM). O sinal mais forte, que aparece no lado direito do ecr do osciloscpio, corresponde emisso da RFM (91,7MHz) e o que se destaca do lado mais esquerda o sinal da emisso da ANTENA 1 (87,9MHz).

Figura 8 Visualizao de espectro de potncia com o filtro de largura 15KHz

Os mesmos sinais so visualizados na figura 9, mas agora com um filtro de largura de banda de 250KHz.

Figura 9 Visualizao de espectro de potncia com o filtro de largura 250KHz

Concluso: Pelos vrios ensaios j efectuados, este analisador, embora no possa competir com os seus congneres de fbrica, tem permitido obter bons resultados e tem-se demonstrado um auxiliar precioso na anlise de vrios circuitos amplificadores. Quando o sinal de entrada excede -20dBm, comeam a ser visveis os produtos das intermodulaes no misturador de entrada (IC1a), pelo que os sinais a aplicar devem sem convenientemente atenuados, utilizando para isso os atenuadores que foram incorporados ou atravs de qualquer outro que se ligue externamente.

Referncias: Simple Spectrum Analyzer. R. Blackwell, G4PMK, Radio Communication, November 1989

Potrebbero piacerti anche