Sei sulla pagina 1di 16

Fevereiro/2011

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova B02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.

Nas ilhas Mascarenhas Maurcio, Reunio e Rodriguez , localizadas a leste de Madagscar, no oceano ndico, muitas espcies de pssaros desapareceram como resultado direto ou indireto da atividade humana. Mas aquela que o prottipo e a tatarav de todas as extines tambm ocorreu nessa localidade, com a morte de todas as espcies de uma famlia singular de pombos que no voavam o solitrio da ilha Rodriguez, visto pela ltima vez na dcada de 1790; o solitrio da ilha Reunio, desaparecido por volta de 1746; e o clebre dod da ilha Maurcio, encontrado pela ltima vez no incio da dcada de 1680 e quase certamente extinto antes de 1690. Os volumosos dods pesavam mais de vinte quilos. Uma plumagem cinza-azulada cobria seu corpo quadrado e de pernas curtas, em cujo topo se alojava uma cabea avantajada, sem penas, com um bico grande de ponta bem recurvada. As asas eram pequenas e, ao que tudo indica, inteis (pelo menos no que diz respeito a qualquer forma de voo). Os dods punham apenas um ovo de cada vez, em ninhos construdos no cho. Que presa poderia revelar-se mais fcil do que um pesado pombo gigante incapaz de voar? Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os primeiros navegadores trouxeram porcos e macacos para as ilhas Mascarenhas, e ambos se multiplicaram de maneira prodigiosa. Ao que tudo indica, as duas espcies se regalaram com os ovos do dod, alcanados com facilidade nos ninhos desprotegidos no cho e muitos naturalistas atribuem um nmero maior de mortes chegada desses animais do que ao humana direta. De todo modo, passados os primeiros anos da dcada de 1680, ningum jamais voltou a ver um dod vivo na ilha Maurcio. Em 1693, o explorador francs Leguat, que passou vrios meses no local, empenhou-se na procura dos dods e no encontrou nenhum.
(Extrado de Stephen Jay Gould. O Dod na corrida de comit, A montanha de moluscos de Leonardo da Vinci. So Paulo, Cia. das Letras, 2003, pp. 286-8)

1.

Mas aquela que o prottipo e a tatarav de todas as extines tambm ocorreu nessa localidade... (1 pargrafo) A frase acima transcrita deve ser entendida como indicao de que a extino das espcies de pombos que no voavam das ilhas Mascarenhas (A) seria um modelo a ser utilizado pelos homens no futuro, quando decididos a erradicar espcies inteis ou prejudiciais. (B) uma das primeiras extines de animais vinculadas ao direta ou indireta dos homens de que se tem notcia. (C) teria ocorrido muito tempo antes do verdadeiro incio da extino de espcies por conta de aes humanas diretas ou indiretas. (D) um episdio to antigo na histria das relaes entre homens e animais que pode ser considerado singular e ultrapassado. (E) deu origem a um padro para as futuras extines de animais, que estariam sempre ligadas colonizao humana de novas terras.

TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


2. As asas eram pequenas e, ao que tudo indica, inteis... (2 pargrafo) Ao que tudo indica, as duas espcies se regalaram com os ovos do dod, alcanados com facilidade nos ninhos desprotegidos no cho... (ltimo pargrafo) A expresso grifada nas frases acima transcritas deixa transparecer, em relao s afirmaes feitas, (A) (B) (C) (D) (E) 3. a sua comprovao cientfica irrefutvel. a certeza absoluta que o autor quer partilhar com o leitor. o receio do autor ao formular um paradoxo. a sua pequena probabilidade. o seu carter de hiptese bastante provvel.
o

Esto empregados no texto com idntica regncia os verbos grifados em: (A) Os dods punham... (2 pargrafo) / ... sua extino ocorreu... (ltimo pargrafo) o (B) ... muitas espcies de pssaros desapareceram... (1 pargrafo) / Os primeiros navegadores trouxeram... (ltimo pargrafo) o (C) Uma plumagem cinza-azulada cobria... (2 pargrafo) / ... e no encontrou nenhum. (ltimo pargrafo) o (D) Os volumosos dods pesavam ... (2 pargrafo) / ... no foi a captura... (ltimo pargrafo) o (E) ... a tatarav de todas as extines tambm ocorreu... (1 pargrafo) / ... e muitos naturalistas atribuem... (ltimo pargrafo)
o

4.

Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) Contudo Conquanto Em que pese isso Apesar disso Por isso no obstante. por que. embora. visto que. porquanto.

5.

O segmento cujo sentido est corretamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) se multiplicaram de maneira prodigiosa = cresceram ilusoriamente. as duas espcies se regalaram = os dois gneros se empanturraram. uma famlia singular = um conjunto variegado. que selou o destino = que indigitou a fatalidade. empenhou-se na procura = dedicou-se com afinco busca.

6.

Leia as afirmaes abaixo sobre a pontuao utilizada no texto.

I. Em Maurcio, Reunio e Rodriguez , os travesses poderiam ser substitudos por parnteses, sem prejuzo
para o sentido e a coeso da frase.

II. O travesso empregado imediatamente depois de voavam (1o pargrafo) pode ser substitudo por dois
pontos, sem prejuzo para o sentido e a coeso da frase.

III. Em o explorador francs Leguat, que passou vrios meses no local, empenhou-se na procura dos dods, a
retirada das vrgulas no implica prejuzo para o sentido e a correo da frase. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.
TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 7 a 9 referem-se ao texto abaixo. Lavadeiras de Moor As lavadeiras de Moor, cada uma tem sua pedra no rio; cada pedra herana de famlia, passando de me a filha, de filha a neta, como vo passando as guas no tempo. As pedras tm um polimento que revela a ao de muitos dias e muitas lavadeiras. Servem de espelho a suas donas. E suas formas diferentes tambm correspondem de certo modo figura fsica de quem as usa. Umas so arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas tm ar prprio, que no se presta a confuso. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se unifica ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma cano, percebe-se que a pedra a acompanha em surdina. Outras vezes, parece que o canto murmurante vem da pedra, e a lavadeira lhe d volume e desenvolvimento. Na pobreza natural das lavadeiras, as pedras so uma fortuna, jias que elas no precisam levar para casa. Ningum as rouba, nem elas, de to fiis, se deixariam seduzir por estranhos. Obs.: manteve-se a grafia original, constante da obra citada.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.128)

7.

Evidencia-se no texto (A) a presena da pedra como smbolo da rotina pesada de uma vida sem perspectivas de melhora da maioria das mulheres brasileiras. (B) o primitivismo das condies de trabalho em alguns lugares, que impede a necessria alterao dos costumes familiares. (C) a extrema pobreza em que vivem muitas famlias brasileiras, sem qualquer condio de sobrevivncia mais digna. (D) a associao ntima e at mesmo afetiva entre ser humano e elemento da natureza, identificados por um tipo de trabalho dirio. (E) a identificao entre o rio e a pedra, prefigurando os obstculos sociais que impedem a ascenso econmica de muitos brasileiros.

8.

Umas so arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas tm ar prprio, que no se presta a o confuso. (1 pargrafo) A relao semntica existente entre as expresses grifadas na afirmativa acima percebida tambm entre os dois elementos grifados em: (A) que revela a ao de muitos dias e muitas lavadeiras. (B) um ente especial, que se divide e se unifica ao sabor do trabalho. (C) a pedra a acompanha em surdina... parece que o canto murmurante vem da pedra. (D) e a lavadeira lhe d volume e desenvolvimento. (E) as pedras so uma fortuna, jias que elas no precisam levar para casa.

9.

Considere as observaes seguintes sobre a associao de palavras no texto e o sentido decorrente dessa associao:

I. No segmento passando de me a filha, de filha a neta, como vo passando as guas no tempo h uma
comparao, que associa a transmisso de costumes ao fluxo das guas do rio.

II. As referncias s pedras, especialmente no 2o pargrafo, atribuem a elas qualidades humanas. III. Na frase Servem de espelho a suas donas possvel entender o sentido literal, como referncia ao reflexo da
gua sobre as pedras, e o sentido contextual, como identidade e cumplicidade entre a mulher e a pedra. Est correto o que se afirma em: (A) II, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
4
TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 10 a 13 referem-se ao texto abaixo. Gesso Esta minha estatuazinha de gesso, quando nova

O gesso muito branco, as linhas muito puras


Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). H muitos anos tenho-a comigo. O tempo envelheceu-a, carcomeu-a, manchou-a de ptina [amarelo-suja. Os meus olhos, de tanto a olharem, Impregnaram-na da minha humanidade irnica de tsico. Um dia mo estpida Inadvertidamente a derrubou e partiu. Ento ajoelhei com raiva, recolhi aqueles tristes fragmentos, [recompus a figurinha que chorava. E o tempo sobre as feridas escureceu ainda mais o sujo [mordente da ptina... Hoje este gessozinho comercial tocante e vive, e me fez agora refletir Que s verdadeiramente vivo o que j sofreu. Manuel Bandeira

10. A ao do tempo sobre a esttua de gesso vista pelo poeta como (A) o que acabou por torn-la mais vivaz e expressiva, pelo menos at que um acidente a fizesse perder essa vivacidade. (B) responsvel por danos que levaram uma obra de arte a perder sua pureza e vivacidade originais. (C) um elemento que, juntamente com os danos causados por um acidente, d vida e singularidade ao que era inexpressivo e vulgar. (D) o causador irremedivel do envelhecimento das coisas e da consequente desvalorizao dos objetos pessoais mais valiosos. (E) capaz de transformar um simples objeto comercial em uma obra de arte que parece ter sido criada por um escultor genial.

11. Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido (A) adversativo. (B) concessivo. (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal.
TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


12. Um dia mo estpida Inadvertidamente a derrubou e partiu. Ento ajoelhei com raiva, recolhi aqueles tristes fragmentos, [recompus a figurinha que chorava. E o tempo sobre as feridas escureceu ainda mais o sujo [mordente da ptina... Sobre os versos acima transcritos INCORRETO afirmar: (A) mo estpida pode ser aluso do poeta a si prprio e carregaria assim algum matiz da raiva que o teria acometido quando derrubou a esttua. (B) Inadvertidamente tem o sentido de de modo descuidado, indicando o carter acidental do episdio. (C) em recompus a figurinha que chorava, o poeta se vale de uma ambiguidade para sugerir o sofrimento da esttua com a queda. (D) com a aluso s feridas causadas esttua, o poeta se refere aos sinais visveis da juno dos pedaos dela depois de reconstituda. (E) com a expresso o sujo mordente da ptina, o poeta alude transformao da esttua de sofredora em causadora de sofrimento. 13. O valor que atribumos ...... coisas resultado, no raro, de uma histria pessoal e intransfervel, de uma relao construda em meio a acidentes e percalos fundamentais. Assim, nosso apreo por elas no corresponde absolutamente ...... valorizao que alcanariam no mercado, esse deus todo-poderoso, que, no entanto, resta impotente quando ao valor econmico se superpe ...... afeio. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) (B) (C) (D) (E) s - as - as - a s - a s - a a a

14. Embora pudesse estar estampada na primeira pgina de um jornal, a manchete fictcia que traz deslize quanto concordncia verbal : (A) Economistas afirmam que em 2011 haver ainda mais oportunidades de emprego na indstria e no comrcio do que em 2010. (B) Os que insistem na minha culpa havero de se arrepender pela injustia cometida, declara o secretrio exonerado. (C) Expectativas em relao ao aumento da inflao faz bolsas carem ao menor nvel este ano. (D) Crescem no Brasil a venda e o comrcio de produtos importados ilegalmente. (E) Ergueram-se mais edifcios nos ltimos dois anos do que nos cinco anos anteriores, constata estudo sobre o mercado imobilirio. 15. Considerando-se as qualidades exigidas na redao de documentos oficiais, est INCORRETA a afirmativa: (A) A conciso procura evitar excessos lingusticos que nada acrescentam ao objetivo imediato do documento a ser redigido, dispensando detalhes irrelevantes e evitando elementos de subjetividade, inapropriados ao texto oficial. (B) A impessoalidade, associada ao princpio da finalidade, exige que a redao de um documento seja feita em nome do servio pblico e tenha por objetivo o interesse geral dos cidados, no sendo permitido seu uso no interesse prprio ou de terceiros. (C) Clareza e preciso so importantes na comunicao oficial e devem ser empregados termos de conhecimento geral, evitando-se, principalmente, a possibilidade de interpretaes equivocadas, como na afirmativa: O Diretor informou ao seu secretrio que os relatrios deveriam ser encaminhados a ele. (D) A linguagem empregada na correspondncia oficial, ainda que respeitando a norma culta, deve apresentar termos de acordo com a regio e com requinte adequado importncia da funo desempenhada pela autoridade a quem se dirige o documento. (E) Textos oficiais devem ser redigidos de acordo com a formalidade, ou seja, h certos procedimentos, normas e padres que devem ser respeitados com base na observncia de princpios ditados pela civilidade, como cortesia e polidez, expressos na forma especfica de tratamento.
6
TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Noes de Microinformtica 16. Nos computadores atuais existe um tipo de memria cuja funo atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memria (A) principal. (B) ROM. (C) cache. (D) RAM. (E) EEPROM.

17. Em relao ao Windows Explorer, do Windows XP, INCORRETO afirmar: (A) Tela de trabalho pode ser dividida em trs partes, sendo que a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema so exibidas na poro esquerda da tela. (B) Os botes Voltar, Avanar e Acima, presentes na Barra de Ttulo, permitem a navegao entre as diversas pastas criadas no sistema. (C) Barra de Ttulo, Barra de Menu e Barra de Ferramentas esto localizadas na rea superior da janela. (D) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras. (E) direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela.

18. No BrOffice.org 3.2 Writer, a execuo da funo do cone Galeria pode ser ativada, tambm, no menu (A) Ferramentas. (B) Inserir. (C) Formatar. (D) Arquivo. (E) Editar.

19. No BrOffice.org 3.2 Calc, INCORRETO afirmar (A) os nmeros contidos numa clula so alinhados direita. (B) os textos contidos numa clula so alinhados esquerda. (C) a poro de texto que no cabe na clula no exibida. (D) nmeros com quatro ou mais dgitos recebem o separador de milhar. (E) a expresso 2/2 alterada para um campo do tipo data, no formato dd/mm/aa.

20. Em relao Internet e correio eletrnico, correto afirmar: (A) No Internet Explorer 7 possvel navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, no necessitando, portanto, a abertura de vrias janelas. (B) Redes wireless, embora permitam conexo Internet no so configurveis no ambiente de Intranet. (C) Correios eletrnicos possuem recursos nativos que impedem a propagao de vrus enviados por e-mail. (D) Em Intranet no permitido operaes de download, dada s facilidades oferecidas pela rede local. (E) Uma das vantagens do webmail que as mensagens, ao chegarem, so imediatamente baixadas para o computador do usurio.
TRERN-Conhec.Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Administrao Pblica 21. O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi (A) reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenao e regulao do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais. (B) implantar a gesto por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ao governamental. (C) aprofundar a participao direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia. (D) propor a substituio do modelo patrimonial pela administrao pblica, com foco no cidado, reforando os sistemas de controles burocrticos. (E) fortalecer os rgos centrais de planejamento estratgico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.
_________________________________________________________

24. Com relao passagem do modelo racional-legal ao paradigma ps-burocrtico, considere as afirmativas abaixo. I. Apesar da forte tendncia de flexibilizao, no houve ruptura com o modelo burocrtico, tendo em vista que a lgica de ao predominante nas organizaes continua sendo voltada para o clculo utilitrio de consequncias, associado racionalidade formal. II. As organizaes ditas ps-burocrticas ainda esto fortemente vinculadas autoridade racional-legal, base do modelo criado por Max Weber. III. A organizao ps-moderna teria como principais caractersticas a centralizao e a estruturao em redes hierarquizadas conectadas pelas tecnologias de informao. IV. A liderana nas organizaes ps-burocrticas facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseando-se na abertura, participao, confiana e comprometimento. V. O tipo organizacional ps-burocrtico representado por organizaes simbolicamente intensivas, produtoras de consenso por meio da institucionalizao do dilogo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) II e IV. (C) III, IV e V.

22. A gesto pblica, ao contrrio da gesto privada, obrigada a (A) respeitar a Constituio Federal. (B) agir apenas de acordo com o que a lei permite. (C) seguir o princpio da Pluralidade. (D) oferecer seus servios gratuitamente. (E) publicar periodicamente balanos sociais.
_________________________________________________________

23. A incorporao do paradigma do cidado como cliente na gesto pblica depende (A) da rejeio das burocracias pblicas, pois estas visam a atender seus interesses corporativos antes dos interesses dos cidados. (B) da alterao do princpio da universalizao dos servios pblicos, por meio do atendimento prioritrio s clientelas com maior renda. (C) da compatibilizao do dever de atender com qualidade todos os cidados, independentemente de sua condio financeira, com as limitaes oramentrias do poder pblico. (D) do aprofundamento do processo de privatizao do setor pblico, pois seu sucesso depende da eliminao do modelo patrimonial de gesto. (E) da retirada de princpios constitucionais da administrao pblica como a impessoalidade, a equidade e a universalidade.
8

(D) I, II, IV e V. (E) I, II, III e IV.


_________________________________________________________

25. A aplicao da tcnica de reengenharia gesto pblica visa a (A) mudanas estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizaes. (B) introduo contnua de mudanas organizacionais visando a reduo de custos. (C) extino da estrutura departamental das organizaes. (D) descentralizao da gesto do conhecimento estratgico das organizaes. (E) racionalizao e centralizao dos processos organizacionais.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Administrao Financeira e Oramentria 26. Com relao ao ciclo oramentrio brasileiro a partir da Constituio Federal de 1988, considere as afirmativas abaixo.

I. A tripartio oramentria meramente instrumental, pois, por fora do princpio constitucional da unidade, o
oramento uno. II. A Lei Oramentria Anual (LOA) uma lei ordinria, cuja validade abrange somente o exerccio fiscal a que se refere, exceto quando h inscrio de empenhos de despesas como restos a pagar em um exerccio seguinte, ocorrendo a extenso da validade dessa Lei. III. Os programas e as aes, cujas prioridades e metas so definidas pela LDO, constituem um detalhamento plurianual das metas estabelecidas no PPA. IV. O Plano Plurianual (PPA) repete o antigo Oramento Plurianual de Investimentos (OPI) ao incluir, alm do montante relativo aos dispndios de capital, as metas fsicas, que devem ser alcanadas ao final do mandato, discriminadas por tipo de programa e ao. V. O PPA detalha as despesas que possuem durao continuada, condicionando, portanto, a programao oramentria anual ao planejamento de longo prazo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e IV. II, III, IV e V. I, II e V. II e IV. I, II, III e IV.


o

27. Com relao aos princpios da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n 101/2000), assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Se for constatado que, ao final de um bimestre, a realizao da receita no permitir o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subsequentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. (B) Segundo a LRF, o montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria. (C) O Poder Executivo deve estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso at trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias. (D) A LRF determina que os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. (E) considerada obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de ato normativo que fixe para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a trs exerccios. 28. De acordo com a Constituio Federal de 1988, as peas que compem o Oramento Geral da Unio so: (A) os Oramentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento das Empresas Estatais Federais. (B) os Oramentos Monetrio, Fiscal e Social, alm do Plano Plurianual (PPA). (C) o Oramento Fiscal, o Plano Plurianual e a Lei Oramentria Anual. (D) a Lei de Diretrizes Oramentrias e os Oramentos Fiscal e de Investimento das Empresas Estatais Federais. (E) a Lei Oramentria Anual e o Oramento Fiscal. 29. Os recursos derivados da arrecadao de Impostos e Contribuies denominam-se (A) (B) (C) (D) (E) Transferncias Correntes. Receitas de Capital. Mutaes Patrimoniais. Receitas Correntes. Transferncias Financeiras.
9

TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Administrativo 30. No que concerne s penas disciplinares, correto afirmar: (A) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de trs e cinco anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (B) Ser aplicada a sano de advertncia ao servidor que utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. (C) A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita penalidade de demisso, no podendo exceder sessenta dias. (D) Ser punido com suspenso de at vinte dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. (E) A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infraes sujeitas apenas penalidade de demisso.
_________________________________________________________

32. A tomada de preo, modalidade de licitao que exige publicidade, destina-se contratao de (A) vulto mdio e no permite que o administrador opte por realizar a concorrncia quando o vulto contratual comportar tomada de preos. (B) grande vulto, apenas a interessados devidamente cadastrados, e no exige a qualificao. (C) vulto mdio, a interessados devidamente cadastrados ou que atenderem s condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. (D) vulto mdio, a interessados devidamente cadastrados ou que atenderem s condies exigidas para cadastramento at o quinto dia anterior data do recebimento das propostas. (E) grande vulto, no exige a qualificao do interessado e permite que o administrador opte por realizar a concorrncia quando o vulto contratual comportar tomada de preos.
_________________________________________________________

33. Quanto s espcies de atos administrativos, correto afirmar: (A) Certides e Atestados so atos administrativos classificados como constitutivos, pois seu contedo constitui determinado fato jurdico. (B) Autorizao ato declaratrio de direito preexistente, enquanto licena ato constitutivo. (C) Admisso ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao reconhece ao particular o direito prestao de um servio pblico. (D) Licena ato administrativo unilateral e vinculado, enquanto autorizao ato administrativo unilateral e discricionrio. (E) Permisso, em sentido amplo, designa ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao, sempre de forma onerosa, faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico.
_________________________________________________________

31. No processo administrativo, (A) se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado de smula vinculante, no caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar razes de aplicabilidade ou no da smula, cabendo tal atribuio apenas ao rgo competente para decidir o recurso. (B) quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. (C) o recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, no podendo, nessa fase processual, juntar documentos. (D) os cidados no tm legitimidade para interpor recurso administrativo sobre direitos difusos, sendo legitimadas, nessa hiptese, apenas as associaes. (E) o recurso no ser conhecido quando interposto perante rgo incompetente.
10

34. O princpio segundo o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos entes da Administrao Indireta denomina-se (A) finalidade. (B) controle. (C) autotutela. (D) supremacia do interesse pblico. (E) legalidade.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Constitucional 35. Pedro, governador em exerccio do Estado X, pretende concorrer ao cargo de Presidente da Repblica. Neste caso, Pedro (A) dever renunciar ao respectivo mandato at trs meses antes do pleito. (B) dever renunciar ao respectivo mandato at seis meses antes do pleito. (C) dever renunciar ao respectivo mandato at dois meses antes do pleito. (D) dever aguardar o final de seu mandato, sendo vedada a renncia com este objetivo. (E) poder renunciar ao mandato a qualquer tempo, no havendo limite constitucional pr-estabelecido.
_________________________________________________________

38. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais ser composto por membros do Ministrio Pblico com mais de (A) dez anos de carreira e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes, contendo dois nomes de seus integrantes. (B) cinco anos de carreira e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. (C) cinco anos de carreira e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista trplice pelos rgos de representao das respectivas classes. (D) sete anos de carreira e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de sete anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. (E) dez anos de carreira e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes.
_________________________________________________________

36. Cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia e proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos so competncias (A) comuns da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (B) privativas da Unio. (C) concorrentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (D) concorrentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e privativa da Unio, respectivamente. (E) privativa da Unio e comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, respectivamente.
_________________________________________________________

Direito Eleitoral 39. Os Tribunais Regionais Eleitorais so compostos por sete membros. Quatro deles so escolhidos mediante eleio secreta no mbito do Tribunal de Justia, sendo dois desembargadores e dois juzes de direito. Um membro do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal ou, na ausncia, um juiz federal escolhido pelo Tribunal respectivo. Os dois ltimos membros so escolhidos pelo (A) Governador do Estado entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista da Ordem dos Advogados do Brasil, os quais devem ser aprovados pelo Senado Federal. (B) Governador do Estado entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Tribunal de Justia, os quais devem ser aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado. (C) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Tribunal de Justia, os quais devem ser aprovados pelo Senado Federal. (D) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Tribunal de Justia. (E) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Supremo Tribunal Federal.
11

37. Compete ao Conselho Nacional de Justia (A) processar e julgar originariamente o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio. (B) processar e julgar originariamente a extradio solicitada por estrangeiro. (C) rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano. (D) processar e julgar originariamente, nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica e o Vice-Presidente. (E) processar e julgar originariamente, nas infraes penais comuns, os membros do Congresso Nacional.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


40. A diplomao ato de inegvel relevncia no mbito do direito eleitoral, pelo fato de ter como efeito (A) o reconhecimento do resultado das eleies, habilitando o eleito a assumir seu cargo com a posse. (B) a qualificao do cidado perante a Justia Eleitoral, inserindo-o como membro do eleitorado nacional. (C) a investidura do indivduo no cargo para o qual foi eleito, iniciando o exerccio do mandato. (D) o reconhecimento da capacidade eleitoral passiva do cidado, considerando atendidos os requisitos necessrios para que exera um mandato poltico. (E) a filiao do indivduo a um partido poltico, requisito indispensvel para que concorra no pleito eleitoral.
_________________________________________________________

42. O Cdigo Eleitoral prev como direito subjetivo de qualquer candidato o cancelamento do registro, devendo faz-lo mediante petio com firma reconhecida. Ocorrendo tal hiptese, caber ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral ou ao Juiz, conforme o caso, dar cincia imediata ao partido que tenha feito inscrio, o qual (A) poder substituir o candidato que pleiteou o cancelamento, seja no caso de eleies majoritrias, seja no caso de eleies proporcionais, sem limitao temporal, desde que observadas todas as formalidades exigidas para o registro. (B) no poder substituir mais o nome, uma vez que tal substituio fica restrita hiptese de falecimento, cabendo-lhe cobrar perdas e danos do candidato que cancelou o registro. (C) poder substituir o candidato, ainda que em perodo inferior a 60 dias antes das eleies, desde que se trate de eleies majoritrias e que se observem todas a formalidades exigidas para o registro. (D) somente poder substituir o candidato, seja no caso de eleies majoritrias, seja no caso de eleies proporcionais, se observadas todas as formalidades exigidas para o registro e atendido o prazo mnimo de 60 dias antes do pleito. (E) poder substituir o candidato, ainda que em perodo inferior a 60 dias antes das eleies, desde que se trate de eleies proporcionais e que se observem todas as formalidades exigidas para o registro.
_________________________________________________________

41. Peculiaridade da Justia Eleitoral a prerrogativa normativa conferida ao Tribunal Superior Eleitoral. Em relao a tal funo, correto afirmar que o TSE exerce funo de (A) legislador primrio, com a possibilidade de inovar na ordem jurdica, e que, no que tange ao pleito eleitoral, h limitao temporal para o exerccio de referido poder normativo, sendo o dia 05 de maro do ano da eleio seu termo final. (B) natureza secundria, regulamentar somente, cabendo-lhe expedir as instrues necessrias fiel execuo da lei eleitoral. Considerando que a prerrogativa do TSE meramente regulamentar, no h limitao temporal para o exerccio de referida funo em relao ao pleito eleitoral. (C) legislador primrio, com a possibilidade de inovar na ordem jurdica. Considerando a natureza de tal funo, no h limitao temporal para seu exerccio em relao ao pleito eleitoral. (D) natureza secundria, regulamentar somente, cabendo-lhe expedir as instrues necessrias fiel execuo da lei eleitoral. No que tange ao pleito eleitoral, h limitao temporal para o exerccio pelo TSE de referido poder normativo, sendo possvel exerc-lo at o dia 05 de maro do ano da eleio. (E) legislador primrio, inovando na ordem jurdica, com a funo regulamentar, cabendo-lhe, neste ltimo caso, expedir as instrues necessrias fiel execuo da lei eleitoral. Em relao a esta ltima prerrogativa, h limitao temporal correspondendo o dia 05 de maro do ano da eleio, ao termo final.
12

43. O candidato, no momento da eleio, tinha seu registro deferido. Posteriormente, a Justia Eleitoral verificou irregularidade que acarretou o indeferimento de seu registro. Em consequncia de tal fato, os votos conferidos ao candidato devem ser considerados (A) nulos em relao ao candidato e, apenas em eleies proporcionais, vlidos em favor do partido responsvel pelo registro do candidato. (B) vlidos para todos os efeitos, uma vez que o indeferimento do registro ocorreu apenas aps a eleio. (C) nulos para todos os efeitos, tanto nas eleies majoritrias quanto proporcionais, no sendo aproveitveis ao candidato e ao partido. (D) nulos em relao ao candidato e, apenas em eleies majoritrias, vlidos em favor do partido responsvel pelo registro do candidato. (E) vlidos em relao ao candidato, porm nulos em relao ao partido, uma vez que no momento da eleio o candidato estava devidamente registrado.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Processual Eleitoral 44. O instrumento processual que tem como objetivo a desconstituio do pronunciamento judicial, que deferiu a homologao do resultado das eleies, por afrontar determinados requisitos constantes em lei, (A) (B) (C) (D) (E) a ao de impugnao ao mandato eletivo. a ao de impugnao de registro de candidato. a ao de prestao de contas. a ao de investigao judicial eleitoral. o recurso contra a expedio de diploma.

45. A Emenda Constitucional n 45, de 2004, inseriu, no inciso LXXVIII do artigo 5 da Constituio Federal, norma expressa assegurando a razovel durao do processo, tanto no mbito judicial quanto administrativo, bem como estipulou ao legislador ordinrio a obrigao de prever os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. No mbito eleitoral, tal princpio tem relevncia destacada, especialmente no processo que possa resultar em perda do o mandato eletivo. Sob tal premissa, a Lei n 12.034/09 trouxe importante inovao, qual seja a (A) fixao de um critrio objetivo para a conformao do princpio da durao razovel do processo, considerando como tal o lapso temporal mximo de 1 ano, contado da apresentao do processo Justia Eleitoral. (B) previso de prazos mais curtos de tramitao para cada fase processual, os quais so diminudos pela metade em relao aos demais processos eleitorais. (C) irrecorribilidade das decises interlocutrias e o recebimento dos recursos apenas no efeito devolutivo. (D) relativizao do princpio da motivao das decises judiciais, permitindo aos juzes eleitorais a adoo de fundamentao sucinta e a dispensa do relatrio no julgamento dos feitos. (E) adoo de procedimento sumarssimo de instruo e julgamento, exigindo a concentrao da produo das provas em um nico ato e a lavratura da sentena pelo juiz no prazo mximo de 5 dias aps a audincia.
o

46. O artigo 22 da Lei complementar n 64/90 prev que qualquer partido poltico, coligao, candidato ou Ministrio Pblico Eleitoral poder representar Justia Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indcios e circunstncias, e pedir abertura de investigao judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econmico ou do poder de autoridade, ou utilizao indevida de veculos ou meios de comunicao social, em benefcio de candidato ou de partido poltico. Tal norma veicula a chamada ao de investigao judicial eleitoral (AIJE), a qual (A) constitui procedimento de investigao, de natureza inquisitorial, voltado coleta de provas acerca das condutas narradas no dispositivo. (B) tem como objeto a excluso da disputa eleitoral, por meio da sano da inelegibilidade, de candidatos e de pessoas que tenham contribudo ou se beneficiado das prticas narradas no dispositivo. (C) apenas declarar a inelegibilidade dos envolvidos, caso a sentena seja proferida at a proclamao dos eleitos. (D) admite no polo passivo somente candidatos concorrentes no pleito, no sendo instrumento apto a apurar a conduta de no candidatos. (E) permite a investigao de fatos ocorridos antes do registro da candidatura, como, por exemplo, abuso de poder econmico para vencer a conveno.

47. No mbito da disputa eleitoral, busca-se a captao do sufrgio de maneira lcita. Entretanto, quando a captao ocorre de forma ilcita, mediante artimanhas ou outros meios escusos, cria-se risco ao princpio da igualdade de oportunidades no pleito eleitoral e claro prejuzo democracia. No intuito de evitar tais consequncias, a lei eleitoral prev como captao ilcita de sufrgio (A) (B) (C) (D) (E) a realizao de comcios destinados promoo de candidatura. o aluguel de bens particulares para veiculao, por qualquer meio, de propaganda eleitoral. a realizao de despesas com transporte de pessoal a servio das candidaturas. a gratificao de qualquer espcie a pessoal que preste servios candidatura. a realizao de despesas com hospedagem e transporte de eleitores.
13

TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Civil 48. No momento da concluso de um contrato, Marta, uma das partes, reservou a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigaes dele decorrentes. Se outro prazo no tiver sido estipulado, essa indicao deve ser comunicada outra parte no prazo de (A) cinco dias da concluso do contrato. (B) dez dias da concluso do contrato. (C) quinze dias da concluso do contrato. (D) sessenta dias da data da assinatura do contrato. (E) dez dias da data da assinatura do contrato.
_________________________________________________________

51. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, (A) modifica a lei anterior, apenas. (B) revoga a lei anterior, apenas. (C) no revoga nem modifica a lei anterior. (D) derroga a lei anterior. (E) revoga ou modifica a lei anterior.
_________________________________________________________

Direito Processual Civil 52. Com relao modificao da competncia, considere:

49. Nas obrigaes de dar coisa (A) incerta, nas coisas determinadas pelo gnero e pela quantidade, a escolha pertence ao credor, se o contrrio no resultar do ttulo da obrigao. (B) incerta, antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito. (C) certa, at a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais no poder exigir aumento no preo. (D) certa, os acessrios dela no mencionados no esto abrangidos pela obrigao, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso. (E) certa, deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, o credor dever aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu, no podendo resolver a obrigao.
_________________________________________________________

I. D-se a continncia entre duas ou mais aes


sempre que h identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.

II. A competncia, em razo do valor, no poder


modificar-se pela conexo.

III. A competncia, em razo do territrio, no


poder modificar-se pela conexo ou continncia.

IV. A competncia, em razo da matria e da hierarquia, inderrogvel por conveno das partes. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e III. (B) I, II e III. (C) II e IV. (D) I, II e IV. (E) I e IV.
_________________________________________________________

50. Margarida, com dezessete anos de idade, dirigindo a moto de seu pai, sem autorizao, atropelou Jair, causando-lhe graves ferimentos. O pai de Margarida (A) responsvel pela reparao civil da metade dos danos causados a Jair. (B) responsvel pela reparao civil dos danos causados a Jair e poder reaver de Margarida a totalidade do que houver pago. (C) no responsvel pela reparao civil dos danos causados a Jair, tendo em vista que Margarida no absolutamente incapaz de exercer os atos da vida civil. (D) responsvel pela reparao civil dos danos causados a Jair e poder reaver de Margarida apenas metade do que houver pago. (E) responsvel pela reparao civil dos danos causados a Jair, porm no poder reaver de Margarida o que houver pago.
14

53. Joo perito judicial e recebeu ofcio para proceder percia no processo A. Porm, Joo pretende escusar-se do encargo. Neste caso, ele dever (A) apresentar a escusa dentro de 15 dias, contados da intimao, independentemente de fundamentao. (B) cumprir o ofcio, tratando-se de ordem judicial inescusvel. (C) apresentar a escusa dentro de 15 dias, contados da intimao, alegando motivo legtimo. (D) apresentar a escusa dentro de 5 dias, contados da intimao, alegando motivo legtimo. (E) apresentar a escusa dentro de 10 dias, contados da intimao, alegando motivo legtimo.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


54. Mrio e Mariana se casaram ontem (domingo), e na manh de hoje (segunda-feira) receberam oficial de justia para cit-los em ao ordinria de cobrana. Neste caso, em regra, o oficial de justia (A) dever cit-los normalmente, no havendo impedimento legal. (B) no poder cit-los, tendo em vista que o casal contraiu matrimnio ontem. (C) dever cit-los, mas fornecer prazo de quarenta e oito hora para assinatura do mandato. (D) s poder cit-los se decorreram vinte e quatro horas da cerimnia matrimonial, tendo em vista a proteo legal existente no Cdigo de Processo Civil. (E) s poder cit-los se decorreram doze horas da cerimnia matrimonial, tendo em vista a proteo legal existente no Cdigo de Processo Civil. Direito Penal 55. Se o clculo da pena de recluso resultar em 2 anos, 6 meses, 2 dias e 10 horas, o juiz dever (A) desprezar a frao de 10 horas. (B) pode ser decretada pelo Ministrio Pblico. (B) incluir a frao de 10 horas. (C) arredondar para 3 dias. (D) desprezar a frao de 2 dias e 10 horas. (E) arredondar para 2 anos e 7 meses.
_________________________________________________________

Direito Processual Penal 58. Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico, nos casos em que caiba a ao penal (A) popular. (B) pblica condicionada requisio do Ministro da Justia. (C) pblica condicionada representao do ofendido. (D) de iniciativa privada. (E) pblica incondicionada.

__________________________________________________________________________________________________________________

59. A priso preventiva (A) no pode ser decretada na fase do inqurito policial.

(C) no pode ser decretada por convenincia da instruo criminal. (D) pode ser decretada como garantia da ordem econmica. (E) revogada pelo juiz no pode, em nenhuma hiptese, ser de novo decretada.
_________________________________________________________

56. Paulo fez uma ligao clandestina no relgio de seu vizinho e subtraiu energia eltrica para a sua residncia. Paulo (A) no responder por crime contra o patrimnio, pois a energia eltrica bem de uso comum. (B) responder por crime de estelionato. (C) responder por crime de furto. (D) responder por crime de roubo. (E) responder por crime de apropriao indbita.

60. Considere:

I. Competncia em razo da matria. II. Competncia por prerrogativa de funo. III. Competncia territorial.
Considera-se absoluta APENAS a competncia que est contida em (A) I e III. (B) I e II. (C) II e III. (D) I. (E) III.
15

_________________________________________________________

57. Quem se ope execuo de ato legal, mediante ameaa ao funcionrio competente para execut-lo, comete crime de (A) resistncia. (B) desobedincia. (C) desacato. (D) exerccio arbitrrio das prprias razes. (E) coao no curso do processo.
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


PROVA DISCURSIVA REDAO Ateno: Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Escolha UMA (apenas uma) das propostas para o seu texto e identifique na Folha de Redao o nmero da proposta escolhida. Proposta I Fazer mais com menos deve ser a meta de todo bom administrador, sobretudo na administrao pblica. Nesse sentido, a licitao desempenha papel fundamental, e o modo como ela levada a termo tem reflexo direto na promoo do desenvolvimento nacional sustentvel a que o artigo 3o da Lei no 8.666/93, no por acaso, faz referncia.

Discuta em um texto dissertativo-argumentativo, o papel da licitao pblica para o desenvolvimento sustentvel do pas.
Proposta II A proposta de implantao de um cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, despertou polmica. De um lado, h os que acreditam que esse cadastro possa levar discriminao contra consumidores; por outro, h aqueles que comemoram o fato de que as informaes do cadastro permitem a insero de mais pessoas no crdito, com menores encargos.

Redija um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relao aceitao ou no do cadastro positivo de consumidores.


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
16
TRERN-Anal.Jud.-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche