Sei sulla pagina 1di 18

UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paran

Grupo 6 Filosofia, Sociologia e Redao


Candidato: Curso: Lngua Estrangeira: Local de Prova: Cidade de Prova: Sala de Prova: inscrio - nome do candidato cdigo - nome / turno - cidade nome da lngua Nmero do ENEM: N / No Informado nome do local de prova municpio de prova numero Carteira de Prova: nmero

Observaes
1. CADERNO DE PROVAS: Este caderno possui a prova de REDAO e a prova de CONHECIMENTOS ESPECFICOS do concurso vestibular, sendo esta ltima constituda por duas matrias (apresentadas em ordem alfabtica), dentre as quais podem estar Biologia, Espanhol, Filosofia, Fsica, Geografia, Histria, Ingls, Literatura, Matemtica, Portugus, Qumica, Sociologia de acordo com a escolha do curso feita pelo candidato; cada matria possui doze questes objetivas; cada questo tem cinco alternativas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma est correta. Verifique agora se a impresso deste caderno est perfeita e se contm as 24 questes que deve conter e o caderno relativo Prova de Redao. 2. CARTO DE RESPOSTAS: A partir das 9:30 horas, voc receber o carto de respostas personalizado com seu nome e nmero de inscrio e a folha da verso definitiva da redao. Verifique se esto corretos o seu nome e o seu nmero de inscrio. Se esses dados estiverem corretos, assine somente o carto. Caso haja algum erro, notifique-o imediatamente ao fiscal. Em seguida, leia as instrues para o correto preenchimento das respostas. 3. PREENCHIMENTO DO CARTO DE RESPOSTAS: Somente uma alternativa pode ser assinalada. Ser anulada a questo sem alternativa assinalada ou com duas ou mais alternativas assinaladas. Para preencher, necessrio utilizar a caneta de tinta preta fornecida pelos fiscais, sendo vedado o uso de qualquer outro tipo de caneta. 4. PERMANNCIA NA SALA: vedado sair da sala de provas antes das 10:00 horas, sob pena de desclassificao. O trmino da prova s 12:30 horas, impreterivelmente, sob pena de desclassificao. No h previso de horrio extra para o preenchimento do carto de respostas. 5. ENTREGA DO MATERIAL E GABARITO: Ao retirar-se da sala, voc dever entregar o caderno de provas, o carto de respostas e a verso definitiva da redao. Pode, contudo, levar consigo a folha de identificao da carteira, onde permitido anotar as respostas dadas (para depois conferir com o gabarito a ser fornecido pela Unioeste). 6. TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS QUMICOS: A tabela consta no final da prova de Qumica e pode ser consultada, se for necessrio.

FILOSOFIA
1. A filosofia nasceu como uma forma de pensar especfica, como interrogao sobre o prprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades mticas e religiosas e procurou uma explicao racional para a sua existncia e a existncia das coisas. (A. A. P. Mendes) Sobre a Filosofia, INCORRETO afirmar que (A) a Filosofia uma reflexo crtica sobre o conhecimento, sobre a ao e sobre o Ser. (B) a cincia atual superou completamente o pensamento filosfico. (C) a Filosofia pode ser considerada a superao do pensamento mtico. (D) a Filosofia nasceu na Grcia do sculo VI a.C. (E) a Filosofia sofreu mudanas desde seu surgimento. 2. A ignorncia mais condenvel no essa de supor saber o que no se sabe? talvez nesse ponto, senhores, que difiro do comum dos homens; se nalguma coisa me posso dizer mais sbio que algum, nisto de, no sabendo o bastante sobre o Hades, no pensar que o saiba. (Plato) Neste texto, Plato apresenta a concepo socrtica de Filosofia. Sobre ela, seguem as seguintes afirmaes: I A verdade torna o homem melhor, pois tem como resultado ultrapassar o homem comum. II Saber que nada se sabe o primeiro passo para se atingir a verdade. III O mtodo socrtico (a maiutica) irnico, porque pressupe saber que nada se sabe. IV O saber que nada se sabe permite ao indivduo livrar-se dos preconceitos e abrir caminho at o conhecimento verdadeiro. V O constante questionamento deve ser a atividade fundamental do filsofo. Das proposies feitas acima (A) apenas II e IV so corretas. (B) I, II e V so corretas. (C) II, III e IV so corretas. (D) todas elas so corretas. (E) todas elas so incorretas.

3.

O termo biotica foi, primeiramente, utilizado pelo mdico norte-americano V. R. Potter no incio da dcada de 1970. [...] Nos ltimos trinta anos, a biotica cresceu rapidamente como rea de conhecimento e tornou-se particularmente importante nas cincias relacionadas com a vida humana, tais como a medicina, a enfermagem, a biologia, o direito etc., apesar de ser um objeto de estudo interdisciplinar e ter ocupado tambm lugar central na filosofia moral. (D. Dall'Agnol) Tendo em conta o ponto de vista da Biotica, correto afirmar que (A) questes relacionadas interveno na natureza e ao uso de recursos naturais so independentes das que dizem respeito segurana, ao meio ambiente e ao bem-estar comum. (B) a conduta humana no mbito das cincias da vida e da sade no precisa ser analisada luz dos valores e princpios morais. (C) preciso discutir a questo da responsabilidade e da autoridade da cincia e do mdico em relao s intervenes e limites de certas experincias, tais como o aborto induzido, a esterilizao, a eutansia, a clonagem, as clulas-tronco, etc. (D) o conhecimento cientfico, exatamente por tratar da verdade, no pode sofrer limitaes por questes ticas e, portanto, independente de valores morais. (E) a cincia uma atividade imparcial, neutra e desinteressada.

4.

Enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era to firme e to certa [...], julguei que podia aceit-la, sem escrpulo, como o primeiro princpio da Filosofia que procurava. (Descartes) Sobre a questo do conhecimento, seguem as seguintes afirmaes: I Descartes, por meio da dvida metdica, buscava uma primeira verdade para, a partir dela, fundamentar todo o conhecimento. II A dvida cartesiana mostrou que impossvel aos homens atingir o conhecimento verdadeiro. III Descartes acreditava que devamos conhecer primeiro o que era mais complexo para depois atingir as coisas mais simples. IV O penso, logo existo a primeira verdade, para Descartes, porque sempre verdadeiro que, mesmo quando duvido, eu penso e preciso que eu exista para poder pensar. V As verdades mais evidentes e primeiras, para Descartes, dizem respeito aos objetos fsicos ou materiais. Das proposies feitas acima (A) apenas I e IV so corretas. (B) III, IV e V so corretas. (C) I, III e IV so corretas. (D) todas elas so corretas. (E) todas elas so incorretas.

5.

At agora se sups que todo nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos; porm, todas as tentativas de mediante conceitos estabelecer algo a priori sobre os mesmos, atravs do que o nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob esta pressuposio. Por isso tente-se ver uma vez se no progredimos melhor nas tarefas da Metafsica admitindo que os objetos tm que se regular pelo nosso conhecimento a priori, o que assim j concorda melhor com a requerida possibilidade de um conhecimento a priori dos mesmos que deve estabelecer algo sobre os objetos antes de nos serem dados. (Kant) De acordo com o pensamento de Kant, correto afirmar que (A) o conhecimento resulta da ao dos objetos sobre nossa capacidade perceptiva, de modo que todo conhecimento deriva da experincia. (B) nada pode ser estabelecido sobre os objetos que no seja dado por eles ou por meio deles. (C) nosso conhecimento regulado por princpios que se encontram em nossa mente; como tais, so anteriores e independentes de toda experincia. (D) dispensvel fazer uma crtica da Razo e dos limites e possibilidade do conhecimento. (E) a Metafsica se constituiu h muito tempo como disciplina que encetou o caminho seguro de uma cincia (Kant).

6.

Segundo Aristteles, [...] a funo prpria do homem um certo modo de vida, e este constitudo de uma atividade ou de aes da alma que pressupem o uso da razo, e a funo prpria de um homem bom o bom e nobilitante exerccio desta atividade ou a prtica destas aes [...]. O bem para o homem vem a ser o exerccio ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelncia, e se h mais de uma excelncia, de conformidade com a melhor e mais completa entre elas. Mas devemos acrescentar que tal exerccio ativo deve estender-se por toda a vida [...]. Assinale a alternativa que NO corresponde concepo aristotlica do bem prprio do ser humano. (A) O bem prprio do homem consiste em conduzir a vida em conformidade com a razo e em conformidade com a excelncia mais completa. (B) A funo prpria do homem o exerccio ativo da atividade racional. (C) Bem viver e bem agir so elementos constitutivos na realizao da finalidade ltima e do bem supremo do ser humano. (D) O modo de vida que torna o homem bom relaciona-se exclusivamente com a realizao de aes determinadas por suas paixes e desejos. (E) O bem para o homem se realiza no exerccio ativo de sua funo prpria numa vida completa.

7.

Jean-Paul Sartre um dos filsofos mais representativos do Existencialismo, com sua defesa incondicional da liberdade e do sentido tico da existncia do ser humano. Assinale a alternativa que NO corresponde concepo de liberdade deste filsofo. (A) Sartre afirma que h uma esfera objetiva de valores absolutos que determinam a liberdade. (B) A existncia precede a essncia o princpio fundamental do existencialismo sartreano. (C) O ser humano absolutamente responsvel pelas suas escolhas por ser liberdade enquanto tal (Sartre). (D) A angstia o sentimento que surge no ser humano por ter de fazer escolhas e de ser o nico responsvel pelas escolhas que faz. (E) O fundamento de todos os valores humanos a liberdade, pois o significado das escolhas, em circunstncias concretas, a procura da liberdade enquanto tal (Sartre).

8.

Segundo Norberto Bobbio, a concepo poltica do contratualismo (jusnaturalismo) clssico baseia-se na dicotomia estado (ou sociedade) de natureza/estado (sociedade) civil, sendo que a passagem de um estado para o outro se realiza atravs de um contrato (pacto) dos indivduos entre si para a constituio do poder soberano. Thomas Hobbes um dos principais filsofos que elaboram esta concepo poltica. Assinale a alternativa que NO corresponde ao pensamento poltico de Hobbes. (A) O estado de natureza pensado como um estado no poltico ou antipoltico, por nele predominar o direito de todos a todas as coisas. (B) O Estado (sociedade) civil surge como anttese ao estado de natureza, com a finalidade de corrigir ou eliminar os problemas existentes neste estado. (C) No estado de natureza, os homens so todos iguais tanto no que diz respeito s faculdades do corpo quanto s faculdades do esprito, como tambm na esperana de atingir seus prprios fins. (D) O poder soberano, no Estado civil, no absoluto e inalienvel. (E) O estado de natureza um estado de guerra de todos contra todos.

9.

Locke um dos principais representantes do contratualismo clssico. Tem como ponto de partida de seu pensamento poltico o estado de natureza, de modo que, atravs do contrato (pacto) social, realiza-se a passagem para o Estado civil. Assinale a alternativa que NO corresponde concepo liberal de poltica de Locke. (A) O estado de natureza um estado de guerra generalizada de todos contra todos. (B) No estado de natureza, todos os homens so livres e iguais, tendo todos o direito vida, liberdade e propriedade. (C) O estado de natureza um estado de relativa paz, por falta de um juiz imparcial que julgue os possveis conflitos entre os indivduos. (D) O Estado civil tem sua origem e fundamento no pacto de consentimento unnime de indivduos livres e iguais, sendo que na escolha da forma de governo segue-se o princpio da maioria. (E) No centro do pensamento poltico de Locke se encontra a defesa dos direitos naturais inalienveis do indivduo vida, liberdade e propriedade, que devem ser garantidos e protegidos pelo Estado civil.

10. A superfcie da Lua na maior parte desigual, devido s muitas elevaes e depresses que nela se percebem graas ao telescpio: elevaes das quais existem muitas em tudo e por tudo similares s nossas mais speras e escarpadas montanhas, e percebem-se algumas que se prolongam por centenas de milhas; outras esto reunidas em grupos mais prximos, e existem tambm muitos cumes agudos e solitrios, muito altos e escarpados [...]. (Galileu) Tendo em conta o texto acima, INCORRETO afirmar que (A) a constatao de que a Lua tem superfcie irregular e de que ela e o Sol possuem manchas serviu de argumento para Galileu criticar a distino entre a perfeio do cu e as irregularidades da Terra, feita pelos defensores do sistema geocntrico. (B) Galileu considerou suas observaes astronmicas questionveis, j que poderiam ser resultantes de iluses criadas pelas lentes de seu telescpio. (C) o telescpio um exemplo bem-sucedido de introduo de instrumentos que aumentam nossa capacidade de conhecer e de integrao entre cincias distintas. (D) o conhecimento cientfico, para Galileu, deveria ser construdo por meio da experimentao guiada pela razo, e no pela autoridade dos sbios antigos e da Igreja. (E) a matemtica, para Galileu, podia ser aplicada tambm aos corpos terrestres, e no apenas aos celestes, como admitiam seus adversrios, j que ambos tinham a mesma natureza.

11. Sobre os impulsos estticos que se unem de modo especfico na Tragdia, diz Nietzsche: Teremos ganho muito a favor da cincia esttica se chegarmos no apenas inteleco lgica mas certeza imediata da intuio [Anschauung] de que o contnuo desenvolvimento da arte est ligado duplicidade do apolneo e do dionisaco, da mesma maneira como a procriao depende da dualidade dos sexos, em que a luta incessante e onde intervm peridicas reconciliaes. Sobre o pensamento trgico de Nietzsche, INCORRETO afirmar que (A) h dois impulsos artsticos: o apolneo (artes plsticas, dilogo) e o dionisaco (msica). (B) o apolneo e o dionisaco so tambm impulsos csmicos. (C) esses dois impulsos esto freqentemente em luta, mas, periodicamente, reconciliam-se. (D) a tragdia formada pela reconciliao desses dois impulsos: dilogo (apolneo) e coro musical (dionisaco). (E) para apreendermos esses dois impulsos, devemos utilizar apenas a intuio (Anschauung). 12. A busca da beleza e a melhor forma de represent-la fazem parte do universo de preocupaes humanas. Beleza essa que pode ser contemplada nas obras de arte, em objetos do uso cotidiano e no prprio corpo humano. Na histria da humanidade, entretanto, pode-se notar que os padres de beleza mudam de acordo com diferentes culturas e pocas e que esses padres no esto somente presentes nas obras de arte. (L. E. Kaminski) Sobre arte e beleza, considerando principalmente o texto acima, seguem as seguintes afirmaes: I Na histria da humanidade, o padro de beleza sempre foi o mesmo. II Plato considerava que no havia um belo absoluto e imutvel. III Aristteles considerava que a tragdia a arte superior, porque ela imita a ao dos deuses. IV Na Idade Mdia, sob a influncia da Igreja, a arte valorizava os aspectos materiais e corporais do homem. V A beleza sempre esteve associada apenas s obras de arte. Das proposies feitas acima (A) II, III e IV so corretas. (B) apenas I e III so corretas. (C) II, III e V so corretas. (D) todas elas so corretas. (E) todas elas so incorretas.

SOCIOLOGIA
13. Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir: I. Trata-se de um conjunto de idias, valores ou crenas que orientam a percepo e o comportamento dos indivduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e polticos. II. Na perspectiva marxista, a ideologia um conceito que denota falsa conscincia: uma crena mistificante que socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefcio das classes dominantes. III. A ideologia consiste em idias explcitas, fruto da reflexo coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos. IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a viso das pessoas sobre determinado assunto ou questo. Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas. (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, II e IV. (D) II e IV. (E) II, III e IV. 14. De acordo com o Art. 44 da Constituio Federal, o Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da Unio (rgo que presta auxlio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalizao externa). Com base na Constituio Federal correto afirmar que (A) uma das atribuies do Congresso Nacional nomear Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da Repblica. (B) da competncia do Congresso Nacional processar e julgar aes de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. (C) da responsabilidade do Congresso Nacional zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia aos direitos assegurados na Constituio Federal, promovendo as medidas necessrias a sua garantia. (D) cabe ao Congresso Nacional elaborar as leis e proceder fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da Administrao direta e indireta. (E) cabe ao Congresso Nacional sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo.

15. De acordo com Maria da Glria Gohn, movimentos sociais so: aes coletivas de carter sociopoltico, construdas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo poltico de fora social na sociedade civil. Suas aes estruturam-se a partir de repertrios criados sobre temas e problemas em situaes de: conflitos, litgios e disputas. As aes desenvolvem um processo social e polticocultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da fora do princpio da solidariedade e construda a partir da base referencial de valores culturais e polticos compartilhados pelo grupo. (GOHN, Maria da Glria. In: Teoria dos Movimentos Sociais. So Paulo: Loyola, 1995, p. 44). Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Os movimentos sociais so agenciados por organizaes no governamentais (ONGs), se caracterizam por serem socialmente homogneos e por representarem interesses coletivos especficos. (B) Os novos movimentos sociais tm cumprido um importante papel no processo de construo de novas concepes e identidades, e no questionamento de padres e valores que impedem o exerccio da plena cidadania. (C) O movimento feminista um exemplo de como as aes coletivas fomentam uma identidade coletiva e contribuem para o desenvolvimento de relaes sociais simtricas e eqitativas. (D) Os movimentos sociais apresentam composio socialmente heterognea, pois incluem membros de diferentes segmentos sociais, a exemplo do que se v nos movimentos estudantil e ecolgico. (E) Os novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, tm se destacado no combate s indstrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amaznica, dentre outros. 16. Leia o texto a seguir: O coronel, antes de ser um lder poltico, um lder econmico, no necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vnculo no obedece a linhas to simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem pblica. Segundo esse esquema, o homem rico o rico por excelncia, na sociedade agrria, o fazendeiro, dono da terra exerce poder poltico, num mecanismo em que o governo ser o reflexo do patrimnio pessoal. (FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formao do patronato poltico brasileiro. Vol. 2, SP: Globo, 2000, p. 242). Com base no texto de Faoro assinale a alternativa que NO corresponde aos fenmenos polticos referenciados acima. (A) Relaciona-se ao coronelismo, fenmeno tpico da Repblica Velha, que se manifesta na troca de proveitos entre o chefe poltico local e o governo estadual. (B) Relaciona-se ao patrimonialismo, que se amplia nos municpios com o uso indevido do poder pblico para fins particulares. Nesse caso, no h distino entre o que pblico e o que privado. (C) Relaciona-se ao mandonismo, caracterstica da poltica tradicional, que se refere existncia de estruturas oligrquicas e personalizadas de poder. (D) Relaciona-se ao clientelismo, fenmeno que perpassa toda a histria poltica do Brasil, que indica um tipo de relao entre atores polticos e sociais envolvendo a concesso de benefcios pblicos em troca de apoio poltico, sobretudo na forma de voto. (E) Trata-se do nepotismo, fenmeno poltico que caracteriza-se pela contratao de parentes em cargos pblicos, e que recentemente (agosto/2008) foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal nos trs poderes.

17. Leia o texto a seguir: No a religio enquanto conservao e permanncia que deve interessar sociologia, mas sim a religio em mudana, a religio como possibilidade de ruptura e inovao, a mudana religiosa e, portanto, a mudana cultural. (PIERUCCI, Antonio F.; PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religies no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1996, p. 9). Com base no texto, podemos afirmar que I. II. III. IV. A religio um fenmeno social muito mais abrangente do que as pessoas supem. A religio contm elementos de conservao e transformao. O fenmeno religioso dinmico e complexo. A religio, em sentido sociolgico, no importando qual seja ela e nem quantas sejam elas, est estreitamente relacionada prpria experincia da sociedade.

Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas. (A) I e II. (B) I, II e III. (C) III e IV. (D) I, II, III e IV. (E) I e IV.

18. Leia a letra de msica a seguir: FAMLIA (Arnaldo Antunes /Toni Bellotto - Tits) Famlia! Famlia! Papai, mame, titia Famlia! Famlia! Almoa junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-po Filha de famlia se no casa Papai, mame No do nem um tosto... Famlia h! Famlia ah! Famlia! oh! h! h! h! Famlia h! Famlia ah! Famlia!... Famlia! Famlia! Vov, vov, sobrinha Famlia! Famlia! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando o nen Fica doente U! U! Procura uma farmcia de planto O choro do nen estridente U! U! Assim no d pr ver televiso... Famlia h! Famlia ah! Famlia! oh! h! h! h! Famlia h! Famlia ah! Famlia! hi! hi! hi!... Famlia! Famlia! Cachorro, gato, galinha Famlia! Famlia! Vive junto todo dia Nunca perde essa mania... A me morre de medo de barata U! U! O pai vive com medo de ladro Jogaram inseticida pela casa U! U! Botaram cadeado no porto... Famlia h! Famlia ah! Famlia! Famlia h! Familia ah! Famlia! oh! h! h! h! Famlia h! Famlia ah! Famlia! hi! hi! hi!...

Com base na letra de msica Famlia e nos seus conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar que I. II. III. IV. A famlia continua sendo uma instituio social valorizada em nossa sociedade. A famlia descrita na msica extensa e monogmica. A famlia descrita na msica de um tipo alternativo, fora dos padres tradicionais. Na famlia os papis sociais so muito bem definidos.

Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas. (A) I, II e IV. (B) II e III. (C) II, III e IV. (D) I e IV. (E) I, II , III e IV.

19. Desde o surgimento das Cincias Sociais (antropologia, poltica e sociologia) no Brasil, autores como: Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala), Srgio Buarque de Holanda (Razes do Brasil), Florestan Fernandes (A organizao social dos Tupinamb), Darcy Ribeiro (O povo brasileiro), e vrios outros, pensaram e estudaram o Brasil e o ser brasileiro. Os principais temas abordados at os anos 1960 nestes estudos foram: I. II. III. IV. V. Mundo rural brasileiro e transformao do rural para urbano Povos indgenas; populao negra Movimentos sociais e partidos polticos Migrao; identidade nacional e religio Participao popular e organizaes no-governamentais.

Assinale a alternativa que contm todas as alternativas corretas. (A) I, II e III. (B) IV e V. (C) I, II e IV. (D) I, II, III e IV. (E) III e V. 20. Na construo da famlia, os povos constituem sua organizao social, suas relaes de parentesco, de modos diferentes. Os estudos da sociologia indicam as seguintes classificaes quanto ascendncia e descendncia dos membros de uma famlia: I. II. III. IV. Patrilineares, famlias que seguem a linhagem paterna. Sem linhagens, famlias que no seguem nenhuma linhagem. Bilineares, famlias que seguem ambas as linhagens. Matrilineares, famlias que seguem a linhagem materna.

Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas. (A) I e II. (B) I, III e IV. (C) III e IV. (D) I e III. (E) I e IV. 21. Os xinguanos propriamente ditos (Kamayura, Kalapalo, Trumai, Waura etc.) desprezam toda a reserva de protenas existente nos grandes mamferos, cuja caa lhes interditada por motivos culturais, e se dedicam mais intensamente pesca e caa de aves. Os Kayabi, [que habitam o norte do parque] so excelentes caadores e preferem justamente os mamferos de grande porte, como a anta, o veado, o caititu, etc. (LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005). O fragmento de texto acima CONTRARIA claramente a noo de (A) etnocentrismo. (B) evolucionismo. (C) determinismo geogrfico. (D) estruturalismo. (E) funcionalismo.

22. Em Casa Grande & Senzala, primeira obra da trilogia em que Gilberto Freyre analisa a formao da famlia patriarcal brasileira, NO possvel observar (A) o elogio da colonizao portuguesa no Brasil. (B) a defesa da idia de que a interao entre os grupos tnicos teria ocorrido em relativa harmonia, a despeito das relaes de poder. (C) a presena da influncia culturalista de uma perspectiva que valoriza traos e prticas culturais dos diferentes grupos que constituem o povo brasileiro (D) a noo de que a origem do atraso da sociedade brasileira seria a mestiagem. (E) a idia de que os altos ndices de miscigenao observados na sociedade brasileira estariam associados capacidade de adaptao do empreendedor portugus, quando comparado a outros povos colonizadores.

23. Muito tem sido dito acerca da pluralidade das manifestaes culturais encontradas na sociedade brasileira. Seramos uma sociedade cada vez mais diversificada na qual se verificaria a interao de grupos com identidades culturais, plurais variadas e dinmicas. Em documento elaborado pelo Ministrio da Cultura do governo Lula lemos que: No por acaso o conceito de antropofagia, originrio do modernismo brasileiro, apontaria para uma peculiar capacidade de reelaborao de smbolos e cdigos culturais de contextos variados. Diferentes de outros povos do mundo, temos a nosso favor uma notvel capacidade de acolhimento e transformao enriquecedora daquilo que nos inicialmente alheio. (Caderno Diretrizes Gerais para o Plano Nacional de Cultura, Braslia, 2007) O mesmo documento fornece as seguintes informaes:

Mais de 66% dos brasileiros nunca tiveram acesso internet. O ndice decorre de diversos fatores. A oferta de provedores, por exemplo, alcana apenas 45% dos municpios, enquanto os computadores esto disponveis em menos de 20% dos domiclios.

Os aparelhos de rdio esto presentes em 90% dos lares do pas. Por sua vez, os monitores de televiso so encontrados em 97% dos domiclios. A distribuio das emissoras reflete, entretanto, as desigualdades regionais: os estados do Sul e Sudeste abrigam mais de 50% das geradoras e retransmissoras de televiso aberta e das estaes de rdio AM e FM (comerciais e educativas).

Considere as seguintes afirmativas: I. A diversidade cultural um dos problemas que o Brasil precisa superar. II. Como em outros domnios, no campo da produo e divulgao cultural ocorre no Brasil m distribuio dos meios. III. A pluralidade de manifestaes culturais convive, no Brasil, com a restrio do acesso de largas parcelas da populao a determinados bens culturais. IV. Ao contrrio do que ocorre com a internet, h maior equilbrio entre as regies no que se refere distribuio das emissoras de rdio e TV no territrio brasileiro. Com base em seus conhecimentos e nas informaes dispostas acima assinale a alternativa que contm as afirmativas corretas.

(A) I e II . (B) I e III . (C) I e IV . (D) II e III . (E) III e IV .

24. Observe o grfico a seguir:

Apesar do que informa o grfico acima, Relatrio da ONU de 2005 afirma que o Brasil recordista em desigualdade de renda. Os mais ricos ganham 32 vezes mais que os mais pobres. Estudo realizado pelo IPEA afirma que os ganhos dos 10% mais ricos so vinte vezes maiores do que os dos 40% mais pobres. De acordo com a teoria sociolgica e as informaes fornecidas pode-se afirmar que (A) a concentrao de renda na sociedade brasileira reflexo da aptido e maiores capacidades intelectuais dos membros das classes dominantes. (B) a sociedade brasileira experimentou distribuio de renda nos ltimos anos, mas mantm suas desigualdades histricas. (C) os baixos nveis de remunerao das chamadas classes populares devem-se tendncia de seus membros de buscarem postos de trabalho que demandem pouco esforo. (D) a curva ilustrada no grfico indica uma queda na renda dos mais pobres na primeira metade dessa dcada. (E) o grfico e as informaes que o acompanham demonstram a impossibilidade de diminuio da desigualdade social sem crescimento econmico.

REDAO
Vestibulando: A seguir, constam as orientaes para realizar a Prova de Redao. Leia-as atentamente, escolha um tema e faa o rascunho (se achar necessrio) no espao reservado para isso. Ainda que este caderno deva ser devolvido ao final da prova, o seu rascunho de redao no considerado para efeitos de aferio de nota no vestibular, valendo apenas o texto que voc escrever na folha de verso definitiva. Alm deste caderno, voc receber, portanto, a folha de verso definitiva. Nela, voc deve passar a limpo o texto definitivo da sua redao, pois a folha de verso definitiva que a Banca de Redao ir avaliar. Quanto folha de verso definitiva:

No preencha o canto superior direito, pois esse espao est reservado para o lanamento da nota pela Banca de Redao! No escreva seu nome, nem seu nmero de inscrio em nenhuma parte desta folha, pois a folha j est personalizada no rodap! Assine no rodap da folha. Redija com a caneta fornecida pelos fiscais.

Orientao Geral
H duas propostas sugeridas para redao. Voc deve escolher uma delas e desenvolvla conforme as determinaes solicitadas: tipo de texto, destinatrio, linguagem mais apropriada, objetivo que deve ser alcanado.

Os textos apresentados nas propostas foram extrados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opinies e argumentos relacionados com o tema de cada proposta. Eles no apresentam necessariamente a opinio da Banca de Redao: so textos como aqueles que esto disponveis na sua vida diria de leitor de jornais, revistas ou livros.

Ao elaborar sua redao, consulte a coletnea e a utilize segundo as instrues especficas de cada proposta. Atente, entretanto, para o fato de que no basta simplesmente copiar passagens ou partes de maneira aleatria. Elas s devem ser utilizadas de forma articulada posio que voc pretende defender. Voc poder se utilizar de outras informaes e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento de seu texto.

PROPOSTA 1
Duzentos e cinqenta projetos, em tramitao na Cmara e no Senado, pretendem limitar nos meios de comunicao a publicidade de certos produtos e o uso de imagens apelativas de pessoas. Elabore um texto dissertativo, para ser publicado em um jornal, manifestando sua opinio sobre

A RESTRIO PARA AS PUBLICIDADES BRASILEIRAS


1. a prpria Constituio Federal brasileira que admite a restrio da propaganda de bebidas alcolicas, entre outros produtos com potencial lesivo sade e ao meio ambiente. Por isso, pedimos aos senhores deputados federais que no se deixem levar pela campanha desesperada e pelo lobby agressivo da indstria da cerveja, das grandes emissoras de TV e das agncias de publicidade. Afinal, esto movidos unicamente pelo temor da queda de faturamento e pela perda de parte da capacidade de convencer novos consumidores. Fiquem conosco, com a sade e a vida de nossos jovens.
(Adaptado de H. C. Gonalves; M. Lazarini; R. Laranjeira. Notcia Brasil, agosto/2008)

2. A publicidade est sendo considerada causa de problemas complexos, como diabetes, obesidade, alcoolismo e mortes no trnsito. Esse o diagnstico simplista daqueles que se intitulam xerifes da sade e do bem-estar da populao uma minoria que se julga mais esclarecida e, por isso, quer tutelar o cidado comum. Mas o que realmente parece incomodar os xerifes no so os anncios. a liberdade: eles experimentam insuportvel sofrimento quando confrontados com pessoas livres, decididas, capazes de votar, casar, manejar o oramento domstico, etc. Diante do conjunto de iniciativas oficiais mirando a publicidade de automveis, bebidas alcolicas, medicamentos, alimentos, refrigerantes e produtos destinados a crianas, entre outras categorias, os menos avisados acabaro acreditando que o Brasil padece da epidemia de anncios enganosos e abusivos. No verdade. (Adaptado de G. C. Leifort, Folha de So Paulo, Seo Tendncias/Debates, julho/2008) 3. Por um ditame capitalista, o corpo tornou-se produto comercializvel e fonte de renda, altamente explorvel enquanto imagem e imagem lucrativa. Na sociedade do consumo, o corpo tambm mercadoria, logo, percebe-se acentuado redirecionamento de valores morais. (Fabiana Siqueira. Adaptado do texto Sexo, mulher e mdia da ps-modernidade. Retirado de http://www.canaldaimprensa.com.br) 4. doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, troc-la por mil, aambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos de mercado. (...) J no me convm o ttulo de homem, meu novo nome coisa, eu sou a coisa, coisamente.
(Fragmento do poema Eu etiqueta. Carlos Drummond de Andrade)

PROPOSTA 2
REFUGIADOS AMBIENTAIS

Em dezembro de 2004, um tsunami varreu a costa de diversos pases asiticos e africanos, deixando aproximadamente 300 mil mortos e milhes de desabrigados. Vilas inteiras foram destrudas, enormes quantidades de sobreviventes precisaram caminhar at os abrigos temporrios onde muitos vivem ainda hoje. Oito meses depois, foi a vez do furao Katrina chegar costa do golfo do Mxico e colocar um milho de norte-americanos na estrada. Nem seis semanas haviam se passado quando um terremoto de grandes propores atingiu o sul da sia, numa tragdia que gerou inclusive acordos diplomticos entre ndia e Paquisto inimigos h dcadas para que a abertura da fronteira na regio da Caxemira permitisse o fluxo de pessoas afetadas. Est cada vez mais claro que situaes como estas so apenas a ponta de um grande iceberg. Segundo estimativa da Universidade das Naes Unidas, at 2010 o mundo ter 50 milhes de pessoas obrigadas a deixar seus lares, temporria ou definitivamente, por problemas relacionados ao meio ambiente. Uma conta que inclui no somente as vtimas de grandes desastres, mas tambm comunidades inteiras que esto sendo silenciosamente impelidas a migrar devido a problemas como a degradao de solos e guas freqentemente para nunca mais voltar. Como dar assistncia a essas pessoas? Quais devem ser as obrigaes dos pases em relao a elas? E quem realmente pode ser considerado um refugiado ambiental? Andr Campos
(Retirado de http://www.reporterbrasil.com.br)

Escreva uma CARTA a Andr Campos, apresentando sua opinio sobre o tema REFUGIADOS AMBIENTAIS ATENO: Sua carta deve ter, no mnimo, 20 linhas escritas. Assine sua carta como Joo ou Maria.

RASCUNHO (Opcional)

TTULO:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
limite mximo! No se esquea de transcrever este texto para a folha de verso definitiva! Ao sair, deixe este caderno de provas na sala, com a folha do rascunho da redao. limite mnimo!

Potrebbero piacerti anche