Sei sulla pagina 1di 5

Estudo de Caso: Implantao do Adempiere no IFMT

Mrcio Sales Santana1, Ed' Wilson Tavares Ferreira1


1

Diretoria Gesto e Tecnologia da Informao Instituto Federal de Educao do Estado de Mato Grosso (IFMT) Cuiab MT Brazil
{marcio.santana,edwilson.ferreira}@ifmt.edu.br

Abstract. This article describes the steps followed by the development of the IFMT's site, presenting a solution based on Adempiere. This solution was used for another systems: Certificates Systems and Systems for Selection Peoples to Work on Concourses. Good results was obtained using this framework in IFMT. Palavras chaves: ERP, Software livre, CMS, CRM.

1. ERP Adempiere
Enterprise Resource Planning ERP, um conjunto de softwares modulares, responsvel pelo controle gerencial do negcio, com objetivo de integrar os diversos setores da organizao e facilitar o fluxo de informaes, que pode ser implementado com o uso de um banco de dados de baixo ou alto custo Thomson (2010), Davenport (1998). O compiere, um aplicativo que possui cdigo aberto, adaptvel como uma proposta de soluo para o gerenciamento de negcio das instituies, Castro (2009). Diferente de outras propostas que foram o negcio a mudar sua forma de funcionamento e adaptar-se ao aplicativo, o compiere permite possui facilidade para customizao do aplicativo para adaptar-se ao negcio, geralmente sem a necessidade de utilizao de linguagens programao. A estrutura geral do Compiere apresentada na Figura 1, Compiere Inc (2008).

Figura 1: Estrutura Geral e Funcionalidades do Compiere (Fonte: Compiere Inc 2008)

Este aplicativo foi disponibilizado no ano de 2000 com objetivo inicial de atender a empresa Goodyear na Alemanha, e foi concebido sob os preceitos de Software Livre. A exemplo de outros projetos que contam com o desenvolvimento atravs de grupos baseados em cdigo aberto, em 2006, devido a problemas internos, que ocasionou o descontentamento de parte da comunidade, ocorreu a ruptura do grupo, o que gerou uma bifurcao ou ramificao do projeto. A ramificao, como apresentado em Neville-Neil (2011), uma cpia do cdigo fonte do aplicativo e que a partir deste momento, um grupo independente de desenvolvedores deram incio a outro projeto. Este novo projeto originou o Adempiere, com desenvolvimento autnomo, alm de recursos de um ERP, tambm implementa POS, CRM, SCM, BI, gerenciamento de projetos, gerenciamento de recursos humanos e framework para o desenvolvimento de novos formulrios e campos, sem a necessidade de edio de cdigo fonte, como apresentado na Figura 2. Parte destes mdulos eram desenvolvidos como projetos independentes para complementao das funcionalidades do compiere e se integraram ao projeto principal do Adempiere aps sua criao. Todas as transaes podem ser acessadas atravs de trs modelos de interface (Servlet Java, HTML/Ajax e Cliente Swing).

Figura 2: Estrutura do Adempiere (Fonte: Adempiere 2011)

2. Implementao de uma Soluo Mista baseada no ERP Adempiere


O Dicionrio disponibilizado no aplicativo permite customizao no sistema de forma rpida e no independente da alteraes no cdigo fonte. Este framework permite a criao de outras aplicaes a partir da base instalada do Adempiere, com o uso do esquema do banco de tabelas e colunas, organizados em janelas que podem ser associadas a uma rvore de menus. Alm de ter um esquema de segurana com login controlado por regras que permite acesso a menus, janelas, processos e relatrios. A modelagem da aplicao deve ter compulsoriamente as seguintes colunas nas tabelas: 1. AD_Client_ID Nvel mais alto que distingue as organizaes

2. AD_Org_ID Subnvel do cliente 3. Created Data e hora que o registro foi criado 4. CreatedBy Usurio que criou o registro 5. Updated Data e hora da ltima atualizao 6. UpdatedBy Usurio que alterou o registro 7. IsActive Indica se o registro est ativo ou no. Estas informaes so de uso do Adempiere para controle de multiempresa, segurana e validao de dados.

3. Estudo de Caso: Site Institucional do IFMT


No dia 29 de dezembro de 2008 foi sancionada a lei n. 11.892 que criava os Institutos Federais de Educao Profissional, Cientifica e Tecnolgica, e poucos meses depois, o MEC divulgou o padro visual dos sites dos Institutos. O IFMT define o uso do vRaptor com banco de dados PostgreSQL para desenvolver o site, Caelum (2011). Aps a disponibilizao deste aplicativo para gerenciar os sites institucionais, e seu uso pela comunidade em geral, foi detectado problemas srios de desempenho no servidor de aplicao, que causou instabilidade e em diversos momentos, a indisponibilidade completa. Diversos ajustes finos foram realizados no Servidor baseado no Tomcat e tambm no sistema de banco de dados, mas no foram suficientes. Foi detectado que a verso utilizada no Framework vRaptor no finalizava a conexo com o banco de dados, e assim, consumia todo os recursos de memria, o que provocava a exausto no sistema. No havia correo do Framework para este problema. A equipe de desenvolvimento do IFMT tinha desenvolvido alguns aplicativos baseado no Adempiere: Sistema de Registro de Diplomas e Sistema de Seleo de Fiscais para Concursos. Estes aplicativos funcionavam corretamente e atendia as expectativas dos usurios. Decidiu-se ento pela implementao dos Sites Corporativos baseados no Adempiere. O novo sistema de gerenciamento de sites foi desenvolvimento em apenas 2 meses, utilizando apenas um analista em regime de 6h dirias de trabalho. A migrao de plataforma antiga, de todas as postagens realizadas tambm durou 2 meses. Ao trmino da migrao, foram necessrios ajustes no aplicativo e no sistema de gerenciamento de banco de dados. Todo o processo, desde o incio do desenvolvimento at a disponibilizao dos sites, com todas as postagens do sistema antigo consumiu apenas 4 meses e meio. Este tempo foi contabilizado incluindo finais de semanas e feriados. Atualmente o sistema atende 22 sites: Reitoria, Pr-Reitorias, Campi e Diretorias, como apresentado na Figura 3. Diferente da situao anterior, todos os sites so integrados, uma notcia que deve ser divulgada em toda a instituio cadastrada uma nica vez e o usurio indica em quais sites esta postagem deve ser visualizada. Alm disso, existe o controle de perfil de usurios, onde possvel informar quais so os sites que o usurio possui permisso para divulgao de notcias, banners e customizao dos menus. Esta aplicao eliminou as duplicidades e retrabalhos dos usurios.

Foi desenvolvido e est sendo aguardado a homologao pelo usurio, o sistema de CRM para atendimento do Fale Conoscodo site. Anteriormente, utilizava-se apenas um formulrio que encaminhava a mensagem atravs de correio eletrnico. Com esta implementao, cada comunicao oriunda do Fale Conosco ser atribudo um chamado e ser tratado dentro do IFMT, com a atribuio para determinados grupos de usurios, responsveis pela resposta do mesmo.

Concluses e Trabalhos Futuros


O ERP Adempiere fornece um conjunto bsico de funcionalidades ligadas ao comrcio, mas apresenta uma estrutura bastante robusta para a utilizao em outros tipos de aplicaes. Aps a aprendizagem inicial, a customizao do framework e o desenvolvimento de novas aplicaes relativamente rpido e simples. Em alguns casos, a interface padro, disponibilizada ao usurio no adequada, torna-se necessrio o desenvolvimento de formulrios para melhorar a experincia e a usabilidade para o usurio. Como trabalhos futuros ser implementado o gerenciador de estatsticas de uso dos aplicativos, identificar o perfil do usurio do site e exibir informaes especficas pra ele (aluno, professor, tcnico administrativo, usurios da sociedade) e melhorar a acessibilidade do site.

Figura 3: Site da Reitoria do IFMT, publicado no endereo http://www.ifmt.edu.br

Referncias Bibliogrficas
Adempiere (2011) Adempiere. http://www.adempiere.org, Setembro. Caelum (2011) vRaptor. http://vraptor.caelum.com.br/, Setembro. Castro, S. J, E. (2009) Caracterizao da adoo de Sistemas ERP nas Grandes Empresas Portuguesas, Dissertao de Mestrado, Universidade de Trs-os-Montes e

Alto Douro, Vila Real. Compiere Inc (2008) Compiere Capabilities Overview, Redwood Shores, USA. Davenport, T.H. (1998) Putting the Enterprise into the Enterprise System, http://www.im.ethz.ch/education/HS08/davenport_hbr_98.pdf. Neville-Neil, G. V. (2011) Think before you fork. In Communications of the ACM, ACM, p34-35. Thomson, J. D. (2010) Enterprise Resource Planning: An E-Entrepreneurial Challenge, Melbourne, Australia.

Potrebbero piacerti anche