Sei sulla pagina 1di 6

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica
O QUE COMPUTADOR O computador uma mquina que processa informaes eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. As fases do processamento so: Entrada de Dados (Informaes iniciais) Processamento (Instrues) Sada de Dados (Resultados)

TERMINOLOGIAS Hardware

a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsveis pelo processamento das informaes. Ex: teclado, vdeo, impressora, mouse, caixas de som etc. Software

So programas (conjunto de instrues) necessrios para que o computador possa realizar tarefas, auxiliando e agilizando o trabalho do usurio. Ex: Windows, Word, Excel, Power Point, Corel Draw etc. TIPOS DE COMPUTADORES Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, mdio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portteis (notebooks e handhelds). Conceitualmente todos eles realizam funes internas idnticas, mas em escalas diferentes. Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memria, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhes de instrues por segundo). A classificao de um determinado computador pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de: capacidade de processamento; velocidade de processamento e volume de transaes; capacidade de armazenamento das informaes; sofisticao do software disponvel e compatibilidade; tamanho da memria e tipo de UCP.

MICROCOMPUTADOR uma mquina eletrnica capaz de manipular informaes. As partes bsicas de um microcomputador so:

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica
Monitor (Vdeo) Teclado/Mouse Gabinete - Placa me, UCP (microprocessador), Memrias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rgido (winchester) etc.

DESKTOPS um computador destinado a um local fixo, pode ser removido para um outro local posteriormente, mas no o torna um computador porttil. Os desktops no possuem telas, sendo necessrio lig-los a algum dispositivo que transmita a imagem (Monitores, data-show, etc). Os microcomputadores de mesa, so os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicaes.

NOTEBOOK um computador porttil, leve, designado para poder ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente um laptop contm tela de LCD (cristal lquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, rea onde se desliza o dedo), unidade de disco rgido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD, os mais modernos no possuem mais a entrada para discos flexveis (disquetes), quando h a necessidade de utilizar um desses conecta-se um adaptador uma das portas USB.

COMPONENTES DO MICROCOMPUTADOR PLACA ME (MOTHER BOARD) Principal placa do micro, onde esto conectados todos os chips e placas adcionais. Na placa me se conecta o processador, a memria RAM, o HD, placa de vdeo, udio, rede e demais componetes.

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica

PROCESSADORES O microprocessador, popularmente chamado de processador um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrnicos baseiam-se nele para executar suas funes.

MEMRIA RAM Memria de acesso aleatrio (do ingls Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) um tipo de memria que permite a leitura e a escrita, utilizada como memria primria em sistemas eletrnicos digitais.

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO - HD Disco rgido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado tambm de HD (derivao de HDD do ingls hard disk drive) ou winchester (em desuso), "memria de massa" ou ainda de "memria secundria" a parte do computador onde so armazenados os dados. O disco rigido uma memoria no-voltil, ou seja, as informaes no so perdidas quando o computador desligado, sendo considerada a "memria" propriamente dita (no confundir com "memria RAM"). Por ser uma memria no-voltil, um sistema necessrio para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica

LEITOR E GRAVADOR DE CD O termo compacto deve-se ao seu pequeno tamanho para os padres vigentes, quando do seu lanamento. Tipos dos discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao utilizador normal fazer a suas prprias gravaes uma, ou vrias vezes, respectivamente, caso possua o hardware e software necessrios. Os CD-R e CD-RW, podem armazenar qualquer tipo de contedo, desde dados genricos, video e udio, ou mesmo contedo misto.

LEITOR E GRAVADOR DE DVD DVD (abreviao de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em portugus, Disco Digital de Vdeo ou Disco Digital Verstil). Contm informaes digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia ptica superior, alm de padres melhorados de compresso de dados. O DVD foi criado no ano de 1995. Tipos de DVD DVD-R: somente permite uma gravao e pode ser lido leitores de DVD; DVD+R: somente permite uma gravao, pode ser lido leitores de DVD e lido mais rapidamente para backup; DVD+R DL (dual-layer): semelhante ao DVD+R, mas gravao em dupla camada, aumentando a sua armazenamento. pela maioria de pela maioria de que permite a capacidade de

Os DVD possuem por padro a capacidade de armazenar 4,7 GB de dados, enquanto que um CD armazena em mdia de 700 MB(cerca de 14,6 % da capacidade de um DVD). Os chamados DVD de dual-layer (dupla camada) podem armazenar at 8,5 GB. Apesar da capacidade nominal do DVD comum gravvel,

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica
possvel apenas gravar 4.484 MB de informaes, e com o tamanho mximo de cada arquivo de 1 GB numa gravao normal.

MODO DE LIGAR E DESLIGAR O MICROCOMPUTADOR Os microcomputadores possuem componentes que so sensveis a desligamentos errados, podendo danificar de forma grave desde arquivos at componentes eletrnicos da mquina, por isso preciso cuidados para a preservao do mesmo. Como ligar o computador: Para ligar o computador, antes de tudo verifique se o filtro de linha est ligado (se houver um em sua casa). Feito isto: Se voc for acessar a Internet, conecte o plug telefnico do modem tomada telefnica. Caso no v se conectar, esquea deste passo. Se ainda no tiver certeza, deixe para decidir mais tarde. Nada impede que voc conecte seu micro na linha telefnica mais tarde, quando for acessar a rede. 1) ligue o estabilizador. 2) Pressione o boto Power que fica no gabinete do micro 3) Ligue o monitor, pressionando o boto prprio. Demorar algum tempo para que o sistema operacional seja carregado para a mquina, portanto, aparecero algumas telas pretas e a prpria tela Windows at que tudo se ajeite na tela e voc possa comear a trabalhar. Voc no precisa digitar nada para entrar no Windows, a no ser que tenha criado uma senha. Neste caso, para entrar em sua rea de trabalho especfica, digite sua senha e tecle OK. Como desligar o computador: Depois de ter executado todas as tarefas desejadas (editado e salvo seu texto, navegado pela Internet, trabalhado sua foto, enfim, tiver terminado o seu trabalho) siga os seguintes procedimentos para desligar o computador: 1) Clique no boto Iniciar, situado na barra de tarefas normalmente situada na parte inferior da tela; 2) No menu que aparecer, clique em Desligar 3) Aparecer uma caixa de dilogo, perguntando o que voc deseja fazer, e apresentando 4 opes (pode existir em seu micro mais ou menos opes, dependendo do tipo de instalao que foi feita. colocar o computador em modo de espera

CLICAV UM OLHAR DIGITAL (TURMA 02)

Introduo a Microinformtica
desligar o computador reiniciar o computador reiniciar o computador em modo MS-DOS

Normalmente, se voc no reiniciou o computador anteriormente, a opo que encontrar como padro (aquela preenchida pela bolinha preta) ser mesmo desligar o computador. Neste caso, somente clique em OK. Caso outra opo esteja marcada, desmarque-a, simplesmente clicando com o mouse no crculo correspondente opo desligar o computador. Voc perceber que somente uma opo pode ser preenchida. A seguir clique em OK. Em computadores padro1[1], aparecer um aviso seu computador est sendo desligado e em seguida uma tranqilizadora mensagem: Seu Computador j pode ser desligado com segurana. Somente depois desta mensagem, proceda aos seguintes passos: 1) 2) 3) Desligue o monitor; Desligue o boto Power do gabinete; Desligue o estabilizador.

Potrebbero piacerti anche