Sei sulla pagina 1di 2

TRABALHADOR ESTUDANTE

CONHECE OS TEUS DIREITOS! CONTACTA O TEU SINDICATO!

TRABALHADOR ESTUDANTE

AS NOVAS LEIS DISPEM

DEFENDE O TEU CONTRATO COLECTIVO!


duro ser trabalhador e estudar. Pois com o Cdigo do Trabalho, o patronato julga poder criar-te ainda mais dificuldades e fazer-te bazar da escola! No pode!

QUEM TRABALHADOR-ESTUDANTE

Todo o trabalhador por conta de outrem, ao servio de uma entidade pblica ou privada, que frequente qualquer nvel de educao escolar em instituio de ensino (pblica ou privada), incluindo cursos de ps-graduao. Para isso deve apresentar: Junto da entidade empregadora Prova de matrcula no estabelecimento de ensino; Horrio escolar; Prova do respectivo aproveitamento escolar (no final de cada ano lectivo). Junto do estabelecimento de ensino Documento comprovativo da respectiva inscrio na Segurana Social Ao trabalhador por conta prpria; aos que frequentem cursos de formao profissional ou programas de ocupao temporria de jovens (com durao igual ou superior a seis meses) e aos trabalhadores que, estando abrangidos pelo estatuto do trabalhador-estudante, sejam colocados em situao de desemprego involuntrio e estejam inscritos nos centros de emprego, aplica-se o regime do trabalhador-estudante com as necessrias adaptaes.

NO VS NISSO! ESCLARECE-TE INFORMA-TE MOBILIZA-TE

O Cdigo do Trabalho entrou em vigor. Contem matria que te interessa. Aos trabalhadores estudantes respeitam os art.s 79 a 85 do Cdigo e art.s 147 a 156 da Regulamentao Lei 35/04, de 29 de Julho. Entretanto, o que de mais favorvel os contratos colectivos de trabalho tm, continua a vigorar. importante que saibas bem os teus direitos. H patres que se aproveitam e querem conseguir retirar direitos. Por isso, no demores a contactar o teu sindicato!

SABE OS TEUS DIREITOS. TENS TUDO A GANHAR!

ESTATUTO DO

HORRIO DE TRABALHO E DISPENSA PARA AULAS

ESTATUTO DO

TRABALHADOR ESTUDANTE

PRESTAO DE PROVAS DE AVALIAO

5
DIREITOS RELATIVOS AO ENSINO
O Trabalhador-estudante: No est sujeito a frequncia de um nmero mnimo de disciplinas de determinado curso, nem a regimes de prescrio; No est sujeito a regimes que faam depender o aproveitamento escolar da frequncia de um nmero mnimo de aulas por disciplina; No est sujeito a limitaes quanto ao nmero mnimo de exames a realizar na poca de recurso (no havendo poca de recurso, tem direito, na medida em que for legalmente admissvel, a uma poca especial de exame em todas as disciplinas); Na medida do possvel, os estabelecimentos de ensino com horrio ps-laboral deve assegurar que as provas de avaliao, bem como os servios de apoio ao trabalhador-estudante, decorram nesse horrio; Tem direito a aulas de compensao ou de apoio pedaggico que sejam consideradas imprescindveis pelos estabelecimentos de ensino.

O trabalhador-estudante tem direito a faltar justificadamente ao trabalho para prestao de provas de avaliao: At 2 dias por cada prova de avaliao, sendo um o da realizao da prova e o outro o imediatamente anterior (incluindo sbados, domingos e feriados) No caso de provas em dias consecutivos ou de mais de uma prova no mesmo dia, os dias anteriores so tantos quanto as provas a efectuar. Os dias de ausncia no podem exceder um mximo de 4 dias por disciplina em cada ano lectivo. Notas: Estes direitos s podem ser exercidos em 2 anos lectivos relativamente a cada disciplina; Consideram-se provas de avaliao os exames e outras provas escritas ou orais, bem como a apresentao de trabalhos, quando estes os substituem ou os complementam, desde que determinem directa ou indirectamente o aproveitamento escolar. Para alm das faltas justificadas referidas, o trabalhador-estudante, na estrita medida das necessidades impostas pelas deslocaes para prestar provas de avaliao, independentemente do nmero de disciplinas, pode faltar at 10 dias, justificadamente mas com perda de remunerao.

PERDA DE DIREITOS E REGALIAS

Os trabalhadores-estudantes devero ter horrios especficos, ajustveis frequncia das aulas e deslocao para o estabelecimento de ensino. Se tal for impossvel, tero direito a ser dispensados nos termos seguintes: At 3 horas semanais trabalho de durao igual ou superior a 20 horas e inferior a 30 horas semanais; At 4 horas semanais trabalho de durao igual ou superior a 34 horas semanais; At 5 horas semanais trabalho de durao igual ou superior a 34 horas e inferior a 38 horas semanais; At 6 horas semanais trabalho igual ou superior a 38 horas semanais. Notas: O trabalhador por turnos pode usufruir destes direitos, desde que no sejam totalmente incompatveis com o trabalho em regime de turnos. Neste caso tem preferncia na ocupao de postos de trabalho no regime normal e que sejam compatveis com a sua aptido profissional. O trabalhador-estudante no obrigado a prestar trabalho suplementar, excepto por motivo de fora maior, nem em regime de adaptabilidade, se os horrios colidirem com o seu horrio escolar ou com a prestao de provas de avaliao. Caso preste trabalho suplementar, o descanso compensatrio igual, no mnimo, ao nmero de horas de trabalho suplementar prestado. Caso trabalhe em regime de adaptabilidade tem direito a um dia por ms de dispensa, que conta como trabalho efectivamente prestado.

Os direitos dos trabalhadores-estudantes, relativos a horrio de trabalho, frias e licenas cessam quando estes no concluam com aproveitamento o ano escolar respectivo. Os restantes direitos cessam quando estes no tenham aproveitamento em dois anos consecutivos ou trs interpolados. Os direitos dos trabalhadores-estudantes cessam imediatamente no ano lectivo em curso em caso de falsas declaraes (no que respeita atribuio do estatuto e dos prprios direitos), bem como quando estes tenham sido utilizados para fins diferentes.

7 CONCEITO DE
APROVEITAMENTO ESCOLAR
Considera-se aproveitamento escolar o trnsito de ano ou aprovao em, pelo menos, metade das disciplinas em que o trabalhador-estudante esteja matriculado ou, no mbito do ensino recorrente por unidades capitalizveis no 3. ciclo do ensino bsico e no ensino secundrio, a capitalizao de um nmero de unidades igual ou superior ao dobro das disciplinas em que aquele se matricule, com um mnimo de uma unidade de cada uma das disciplinas. considerado com aproveitamento escolar o trabalhador que no satisfaa o acima referido, por motivo de gozo de licena de maternidade ou parental no inferior a um ms ou devido a acidente de trabalho ou doena profissional.

FRIAS E LICENAS

O trabalhador-estudante tem direito a gozar 15 dias de frias interpoladas, sem prejuzo dos restantes dias a que tenha direito, salvo se da resultar comprovada incompatibilidade com o mapa de frias da empresa. O trabalhador-estudante pode utilizar em cada ano civil, seguida ou interpoladamente, at 10 dias teis de licena sem retribuio, desde que o requeira: Com 48 horas de antecedncia ou, logo que possvel, no caso de 1 dia de licena; Com 8 dias de antecedncia no caso de 2 a 5 dias de licena; Com 15 dias de antecedncia no caso de mais de 5 dias de licena.

Potrebbero piacerti anche