Sei sulla pagina 1di 3

A gesto da produo pode ser compreendida pelas seguintes funes: gesto da demanda, planejamento do negcio, planejamento operacional (envolvendo

o planejamento das necessidades de materiais e de capacidade dos recursos) e controle da produo. Vamos tomar como exemplo um disk-pizza, um modelo interessante, pois ele tem funes claras de manufatura e de servios ao mesmo tempo. A gesto de demanda uma funo de interface entre a produo e o mercado. Ela exercida muitas vezes pelo setor de vendas, pois est relacionada estreitamente com a rea comercial da empresa. Entre as atividades clssicas esto as previses de demanda a longo, mdio e curto prazos e a administrao dos pedidos. As previses de demanda podem ser baseadas no histrico de vendas ou em percepes que o setor de vendas tem do mercado consumidor. Seu objetivo muito importante, porque atravs das informaes de demanda e dos pedidos efetivamente que a empresa vai saber como a produo deve ser implantada. A funo da demanda participante da definio de poltica de preos e de promoo de produtos, para tornar a demanda da empresa mais estvel, barata e fcil de ser produzida. Para montar um disk-pizza, necessrio conhecer bem o mercado e saber se existe uma quantidade suficiente de clientes, estimar a quantidade de pizzas a serem vendidas por ms e gerenciar os pedidos das pizzas que sero feitos quando o negcio estiver funcionando. (RENTES, 2008) O planejamento do negcio responsvel pelos recursos de manufatura e de necessidades de materiais que a empresa necessitar a longo prazo. A quantidade de espao fsico, mquinas, equipamentos mo-de-obra, etc. necessria para executar a produo planejada, que so definidos a partir de uma demanda prevista e da especificao dos produtos desenvolvidos. Essa funo tambm atua na rea de volume de matria- prima, define peas e componentes que sero fabricados e os que sero comprados por terceiros. Enfim, nessa fase so desenvolvidos ou definidos, junto com a rea de compras da empresa, os fornecedores de materiais que atendero produo prevista e os fornecedores de servios para as operaes terceirizadas. No disk-pizza no diferente, primeiramente tem que saber fazer pizza, desenvolver um cardpio, ter a receita e os ingredientes e pizzaiolos, os quais dominaro o processo de fabricao. Deve-se montar uma estrutura de produo e de entrega de pizzas, determinar a quantidade de recursos de fabricao como tambm a quantidade de pessoas na produo ao longo do dia. A disposio fsica dessa estrutura de produo tambm muito importante, sem contar com o atendimento telefnico, onde se possa fazer pedidos, cadastrar clientes e seus endereos e contratar pessoas determinadas para fazer isso (telefonistas, garons, motoboys, entre outros). Ento o planejamento do negcio pode ser definido como: (RENTES, 2008)

Processo de planejamento do sistema de disk-pizza. Definio da demanda ( quantidades a serem produzidas). Identificao do processo de fabricao. Definio dos recursos de fabricao necessrios. Definio do leiaute de produo (disposio fsica dos equipamentos). Definio do sistema de entrega. Definio do sistema de atendimento ao cliente.

O planejamento operacional um planejamento de curto prazo feito com base na demanda prevista mais imediata ou nos pedidos que foram feitos pelos clientes. responsvel por definir exatamente como a demanda vai ser atendida pela produo, por definir quando e quanto de matria-prima e componentes devem ser comprados para atender produo, pela definio de manuteno ou no de estoques de produtos acabados ou de matriasprimas como tambm pela definio do sistema de controle e reposio de estoque. No exemplo do disk-pizza, o planejamento operacional pode ser visto nos estoques de massas e de molhos, que servem para agilizar a fabricao da pizza, em que se possa obter uma entrega rpida ao cliente. Mas esses estoques devem ser produzidos em horrios que no sejam de pico como os fins de semana, e necessrio saber certinho a quantidade que dever ser guardada de acordo com a demanda de pedidos. Considerando esses dias e horrios de pico, vai ser recomendvel fazer uma escala de trabalho para os atendentes, pizzaiolos e motoboys, de forma a garantir a qualidade do atendimento. A freqncia de compras de materiais e seus fornecedores devem ser acompanhados com ateno, de maneira que no falte ingredientes no momento da produo. Ento planejamento operacional pode ser definido como: (RENTES, 2008)

Definio da poltica de planejamento da produo. Planejamento dos recursos de produo Planejamento da entrega do produto. Planejamento da compra de matrias-primas para a produo.

O controle da produo responsvel por garantir que o sistema atenda adequadamente os clientes, permitindo a correo de falhas e desvios nos padres estabelecidos. Compreende as funes de acompanhamento do processo produtivo e de entrega dos produtos. Dessa forma, o controle da produo monitora e avalia a produo, dando base para o planejamento

operacional. Essas informaes permitem a atualizao de dados que levam a um novo ciclo de planejamento. Para o disk-pizza, o controle da produo entra a partir do momento em que ocorre a produo e a entrega, que devem ser acompanhadas para garantir o recebimento do produto pelo cliente que o esperava e com isso, resolver os problemas observveis no sistema. Dentre esses problemas podemos citar o tempo de entrega das pizzas, a rota dos motoboys (se so as mais longas ou no), a temperatura das pizzas, a demora na fabricao das pizzas (envolve prioridade de pedidos), entre outros. A resoluo desses tipos de problemas vem com o estabelecimento de um tipo de indicador de desempenho, onde os processos possam ser gerenciados e corrigidos. Outra funo do controle da produo o acompanhamento da utilizao dos insumos, que essencial para a reposio dos mesmos dia aps dia. importante ressaltar tambm a questo dos funcionrios, escala de trabalho, recursos humanos, ergonomia, cumprimento de horrios. Esse acompanhamento da mo-de-obra uma funo importante do controle da produo. Logo, o controle da produo pode ser definido como: (RENTES, 2008)

Acompanhamento da produo. Medio de desempenho das operaes do sistema. Acompanhamento da utilizao das matrias-primas e componentes.

Acompanhamento da utilizao dos recursos de produo. Esse foi um exemplo simples de gesto da produo, pois certamente a pessoa no precisa ser engenheiro de produo para projetar e gerenciar um disk-pizza.

Potrebbero piacerti anche