Sei sulla pagina 1di 26

LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias. O PRESIDENTE D REP!

"#I$ % &ao saber 'ue o $on(resso Naciona) decreta e eu sanciono a se(uinte )ei* TTULO I - Dos Direitos do Co s!"idor $ P+T,#O I - Disposies .erais rt. /0 O presente $1di(o estabe)ece normas de proteo e de2esa do consumidor% de ordem p3b)ica e interesse socia)% nos termos dos arts. 40% inciso 555II% /67% inciso 8% da $onstituio &edera) e art. 9: de suas Disposies Transit1rias. rt. ;0 $onsumidor < toda pessoa 2=sica ou >ur=dica 'ue ad'uire ou uti)i?a produto ou servio como destinatrio 2ina). Par(ra2o 3nico. E'uipara-se a consumidor a co)etividade de pessoas% ainda 'ue indeterminveis% 'ue @a>a intervindo nas re)aes de consumo. rt. A0 &ornecedor < toda pessoa 2=sica ou >ur=dica% p3b)ica ou privada% naciona) ou estran(eira% bem como os entes despersona)i?ados% 'ue desenvo)vem atividade de produo% monta(em% criao% construo% trans2ormao% importao% eBportao% distribuio ou comercia)i?ao de produtos ou prestao de servios. C /0 Produto < 'ua)'uer bem% m1ve) ou im1ve)% materia) ou imateria). C ;0 Servio < 'ua)'uer atividade 2ornecida no mercado de consumo% mediante remunerao% inc)usive as de nature?a bancria% 2inanceira% de cr<dito e securitria% sa)vo as decorrentes das re)aes de carter traba)@ista.

C#$TULO II - D% $o&'ti(% N%(io %& de Re&%)*es de Co s!"o rt. 90 Po)=tica Naciona) de Re)aes de $onsumo tem por ob>etivo o atendimento das necessidades dos consumidores% o respeito a sua di(nidade% sa3de e se(urana% a proteo de seus interesses econDmicos% a me)@oria da sua 'ua)idade de vida% bem como a transparncia e @armonia das re)aes de consumo% atendidos os se(uintes princ=pios* I - recon@ecimento da vu)nerabi)idade do consumidor no mercado de consumoE II - ao (overnamenta) no sentido de prote(er e2etivamente o consumidor* aF por iniciativa diretaE bF por incentivos G criao e desenvo)vimento de associaes representativasE cF pe)a presena do Estado no mercado de consumoE dF pe)a (arantia dos produtos e servios com padres ade'uados de 'ua)idade% se(urana% durabi)idade e desempen@oE

III - @armoni?ao dos interesses dos participantes das re)aes de consumo e compatibi)i?ao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvo)vimento econDmico e tecno)1(ico% de modo a viabi)i?ar os princ=pios nos 'uais se 2unda a ordem econDmica Hart. /67% da $onstituio &edera)F% sempre com base na boa-2< e e'ui)=brio nas re)aes entre consumidores e 2ornecedoresE I8 - educao e in2ormao de 2ornecedores e consumidores% 'uanto aos seus direitos e deveres% com vistas G me)@oria do mercado de consumoE 8 - incentivo G criao% pe)os 2ornecedores% de meios e2icientes de contro)e de 'ua)idade e se(urana de produtos e servios% assim como de mecanismos a)ternativos de so)uo de con2)itos de consumoE 8I - coibio e represso e2icientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo% inc)usive a concorrncia des)ea) e uti)i?ao indevida de inventos e criaes industriais das marcas e nomes comerciais e si(nos distintivos% 'ue possam causar pre>u=?os aos consumidoresE 8II - raciona)i?ao e me)@oria dos servios p3b)icosE 8III - estudo constante das modi2icaes do mercado de consumo. rt. 40 Para a eBecuo da Po)=tica Naciona) das Re)aes de $onsumo% contar o poder p3b)ico com os se(uintes instrumentos% entre outros* I - manuteno de assistncia >ur=dica% inte(ra) e (ratuita% para o consumidor carenteE II - instituio de Promotorias de Iustia de De2esa do $onsumidor% no Jmbito do Kinist<rio P3b)icoE III - criao de de)e(acias de po)=cia especia)i?adas no atendimento de consumidores v=timas de in2raes penais de consumoE I8 - criao de Iui?ados Especiais de Pe'uenas $ausas e 8aras Especia)i?adas para a so)uo de )it=(ios de consumoE 8 - concesso de est=mu)os G criao e desenvo)vimento das ssociaes de De2esa do $onsumidor. C /0 H8etadoF. C ;L H8etadoF.

C#$TULO III - Dos Direitos B+si(os do Co s!"idor rt. ML So direitos bsicos do consumidor* I - a proteo da vida% sa3de e se(urana contra os riscos provocados por prticas no 2ornecimento de produtos e servios considerados peri(osos ou nocivosE II - a educao e divu)(ao sobre o consumo ade'uado dos produtos e servios% asse(uradas a )iberdade de esco)@a e a i(ua)dade nas contrataesE

III - a in2ormao ade'uada e c)ara sobre os di2erentes produtos e servios% com especi2icao correta de 'uantidade% caracter=sticas% composio% 'ua)idade e preo% bem como sobre os riscos 'ue apresentemE I8 - a proteo contra a pub)icidade en(anosa e abusiva% m<todos comerciais coercitivos ou des)eais% bem como contra prticas e c)usu)as abusivas ou impostas no 2ornecimento de produtos e serviosE 8 - a modi2icao das c)usu)as contratuais 'ue estabe)eam prestaes desproporcionais ou sua reviso em ra?o de 2atos supervenientes 'ue as tornem eBcessivamente onerosasE 8I - a e2etiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais% individuais% co)etivos e di2usosE 8II - o acesso aos 1r(os >udicirios e administrativos com vistas G preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais% individuais% co)etivos ou di2usos% asse(urada a proteo >ur=dica% administrativa e t<cnica aos necessitadosE 8III - a 2aci)itao da de2esa de seus direitos% inc)usive com a inverso do Dnus da prova% a seu 2avor% no processo civi)% 'uando% a crit<rio do >ui?% 2or veross=mi) a a)e(ao ou 'uando 2or e)e @ipossu2iciente% se(undo as re(ras ordinrias de eBperinciasE I5 - H8etadoFE 5 - a ade'uada e e2ica? prestao dos servios p3b)icos em (era). rt. 60 Os direitos previstos neste $1di(o no eBc)uem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de 'ue o "rasi) se>a si(natrio% da )e(is)ao interna ordinria% de re(u)amentos eBpedidos pe)as autoridades administrativas competentes% bem como dos 'ue derivem dos princ=pios (erais do direito% ana)o(ia% costumes e e'Nidade. Par(ra2o 3nico. Tendo mais de um autor a o2ensa% todos respondero so)idariamente pe)a reparao dos danos previstos nas normas de consumo.

C#$TULO I, - D% -!%&id%de de $rod!tos e Ser.i)os, d% $re.e )/o e d% Re0%r%)/o dos D% os Se)/o I - D% $rote)/o 1 S%2de e Se3!r% )% rt. :0 Os produtos e servios co)ocados no mercado de consumo no acarretaro riscos G sa3de ou se(urana dos consumidores% eBceto os considerados normais e previs=veis em decorrncia de sua nature?a e 2ruio% obri(ando-se os 2ornecedores% em 'ua)'uer @ip1tese% a dar as in2ormaes necessrias e ade'uadas a seu respeito. Par(ra2o 3nico. Em se tratando de produto industria)% ao 2abricante cabe prestar as in2ormaes a 'ue se re2ere este arti(o% atrav<s de impressos apropriados 'ue devem acompan@ar o produto. rt. O0 O 2ornecedor de produtos e servios potencia)mente nocivos ou peri(osos G sa3de ou se(urana dever in2ormar% de maneira ostensiva e ade'uada% a respeito da sua nocividade ou pericu)osidade% sem pre>u=?o da adoo de outras medidas cab=veis em cada caso concreto. rt. /7. O 2ornecedor no poder co)ocar no mercado de consumo produto ou servio 'ue sabe ou deveria saber apresentar a)to (rau de nocividade ou pericu)osidade G sa3de ou se(urana.

C /0 O 2ornecedor de produtos e servios 'ue% posteriormente G sua introduo no mercado de consumo% tiver con@ecimento da pericu)osidade 'ue apresentem% dever comunicar o 2ato imediatamente Gs autoridades competentes e aos consumidores% mediante an3ncios pub)icitrios. C ;0 Os an3ncios pub)icitrios a 'ue se re2ere o par(ra2o anterior sero veicu)ados na imprensa% rdio e te)eviso% Gs eBpensas do 2ornecedor do produto ou servio. C A0 Sempre 'ue tiverem con@ecimento de pericu)osidade de produtos ou servios G sa3de ou se(urana dos consumidores% a ,nio% os Estados% o Distrito &edera) e os Kunic=pios devero in2orm-)os a respeito. rt. //. H8etadoF.

Se)/o II - D% Res0o s%4i&id%de 0e&o 5%to do $rod!to e do Ser.i)o rt. /;. O 2abricante% o produtor% o construtor% naciona) ou estran(eiro% e o importador respondem% independentemente da eBistncia de cu)pa% pe)a reparao dos danos causados aos consumidores por de2eitos decorrentes de pro>eto% 2abricao% construo% monta(em% 21rmu)as% manipu)ao% apresentao ou acondicionamento de seus produtos% bem como por in2ormaes insu2icientes ou inade'uadas sobre sua uti)i?ao e riscos. C /0 O produto < de2eituoso 'uando no o2erece a se(urana 'ue de)e )e(itimamente se espera% )evando-se em considerao as circunstJncias re)evantes% entre as 'uais* I - sua apresentaoE II - o uso e os riscos 'ue ra?oave)mente de)e se esperamE III - a <poca em 'ue 2oi co)ocado em circu)ao. C ;L O produto no < considerado de2eituoso pe)o 2ato de outro de me)@or 'ua)idade ter sido co)ocado no mercado. C A0 O 2abricante% o construtor% o produtor ou importador s1 no ser responsabi)i?ado 'uando provar* I - 'ue no co)ocou o produto no mercadoE II - 'ue% embora @a>a co)ocado o produto no mercado% o de2eito ineBisteE III - a cu)pa eBc)usiva do consumidor ou de terceiro. rt. /A. O comerciante < i(ua)mente responsve)% nos termos do arti(o anterior% 'uando* I - o 2abricante% o construtor% o produtor ou o importador no puderem ser identi2icadosE II - o produto 2or 2ornecido sem identi2icao c)ara do seu 2abricante% produtor% construtor ou importadorE III - no conservar ade'uadamente os produtos perec=veis.

Par(ra2o 3nico. 'ue)e 'ue e2etivar o pa(amento ao pre>udicado poder eBercer o direito de re(resso contra os demais responsveis% se(undo sua participao na causao do evento danoso. rt. /9. O 2ornecedor de servios responde% independentemente da eBistncia de cu)pa% pe)a reparao dos danos causados aos consumidores por de2eitos re)ativos G prestao dos servios% bem como por in2ormaes insu2icientes ou inade'uadas sobre sua 2ruio e riscos. C /0 O servio < de2eituoso 'uando no 2ornece a se(urana 'ue o consumidor de)e pode esperar% )evando-se em considerao as circunstJncias re)evantes% entre as 'uais* I - o modo de seu 2ornecimentoE II - o resu)tado e os riscos 'ue ra?oave)mente de)e se esperamE III - a <poca em 'ue 2oi 2ornecido. C ;L O servio no < considerado de2eituoso pe)a adoo de novas t<cnicas. C A0 O 2ornecedor de servios s1 no ser responsabi)i?ado 'uando provar* I - 'ue% tendo prestado o servio% o de2eito ineBisteE II - a cu)pa eBc)usiva do consumidor ou de terceiro. C 90 responsabi)idade pessoa) dos pro2issionais )iberais ser apurada mediante a veri2icao de cu)pa. rt. /4. H8etadoF. rt. /M. H8etadoF. rt. /6. Para os e2eitos desta Seo% e'uiparam-se aos consumidores todas as v=timas do evento.

Se)/o III - D% Res0o s%4i&id%de 0or ,'(io do $rod!to e do Ser.i)o rt. /:. Os 2ornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem so)idariamente pe)os v=cios de 'ua)idade ou 'uantidade 'ue os tornem impr1prios ou inade'uados ao consumo a 'ue se destinam ou )@es diminuam o va)or% assim como por a'ue)es decorrentes da disparidade% com as indicaes constantes do recipiente% da emba)a(em% rotu)a(em ou mensa(em pub)icitria% respeitadas as variaes decorrentes de sua nature?a% podendo o consumidor eBi(ir a substituio das partes viciadas. C /0 No sendo o v=cio sanado no pra?o mBimo de trinta dias% pode o consumidor eBi(ir% a)ternativamente e G sua esco)@a* I - a substituio do produto por outro da mesma esp<cie% em per2eitas condies de usoE II - a restituio imediata da 'uantia pa(a% monetariamente atua)i?ada% sem pre>u=?o de eventuais perdas e danosE III - o abatimento proporciona) do preo.

C ;0 Podero as partes convencionar a reduo ou amp)iao do pra?o previsto no par(ra2o anterior% no podendo ser in2erior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adeso% a c)usu)a de pra?o dever ser convencionada em separado% por meio de mani2estao eBpressa do consumidor. C A0 O consumidor poder 2a?er uso imediato das a)ternativas do C /0 deste arti(o sempre 'ue% em ra?o da eBtenso do v=cio% a substituio das partes viciadas puder comprometer a 'ua)idade ou caracter=sticas do produto% diminuir-)@e o va)or ou se tratar de produto essencia). C 90 Tendo o consumidor optado pe)a a)ternativa do inciso I do C /0 deste arti(o% e no sendo poss=ve) a substituio do bem% poder @aver substituio por outro de esp<cie% marca ou mode)o diversos% mediante comp)ementao ou restituio de eventua) di2erena de preo% sem pre>u=?o do disposto nos incisos II e III do C /0 deste arti(o. C 40 No caso de 2ornecimento de produtos in natura% ser responsve) perante o consumidor o 2ornecedor imediato% eBceto 'uando identi2icado c)aramente seu produtor. C M0 So impr1prios ao uso e consumo* I - os produtos cu>os pra?os de va)idade este>am vencidosE II - os produtos deteriorados% a)terados% adu)terados% avariados% 2a)si2icados% corrompidos% 2raudados% nocivos G vida ou G sa3de% peri(osos ou% ainda% a'ue)es em desacordo com as normas re(u)amentares de 2abricao% distribuio ou apresentaoE III - os produtos 'ue% por 'ua)'uer motivo% se reve)em inade'uados ao 2im a 'ue se destinam. rt. /O. Os 2ornecedores respondem so)idariamente pe)os v=cios de 'uantidade do produto sempre 'ue% respeitadas as variaes decorrentes de sua nature?a% seu conte3do )='uido 2or in2erior Gs indicaes constantes do recipiente% da emba)a(em% da rotu)a(em ou de mensa(em pub)icitria% podendo o consumidor eBi(ir% a)ternativamente e G sua esco)@a* I - o abatimento proporciona) do preoE II - a comp)ementao do peso ou medidaE III - a substituio do produto por outro da mesma esp<cie% marca ou mode)o% sem os a)udidos v=ciosE I8 - a restituio imediata da 'uantia pa(a% monetariamente atua)i?ada% sem pre>u=?o de eventuais perdas e danos. C /0 p)ica-se a este arti(o o disposto no C 90 do arti(o anterior. C ;0 O 2ornecedor imediato ser responsve) 'uando 2i?er a pesa(em ou a medio e o instrumento uti)i?ado no estiver a2erido se(undo os padres o2iciais. rt. ;7. O 2ornecedor de servios responde pe)os v=cios de 'ua)idade 'ue os tornem impr1prios ao consumo ou )@es diminuam o va)or% assim como por a'ue)es decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da o2erta ou mensa(em pub)icitria% podendo o consumidor eBi(ir% a)ternativamente e G sua esco)@a* I - a reeBecuo dos servios% sem custo adiciona) e 'uando cab=ve)E II - a restituio imediata da 'uantia pa(a% monetariamente atua)i?ada% sem pre>u=?o de eventuais perdas e danosE

III - o abatimento proporciona) do preo. C /0 reeBecuo dos servios poder ser con2iada a terceiros devidamente capacitados% por conta e risco do 2ornecedor. C ;0 So impr1prios os servios 'ue se mostrem inade'uados para os 2ins 'ue ra?oave)mente de)es se esperam% bem como a'ue)es 'ue no atendam Gs normas re(u)amentares de prestabi)idade. rt. ;/. No 2ornecimento de servios 'ue ten@am por ob>etivo a reparao de 'ua)'uer produto% considerar-se- imp)=cita a obri(ao do 2ornecedor de empre(ar componentes de reposio ori(inais ade'uados e novos% ou 'ue manten@am as especi2icaes t<cnicas do 2abricante% sa)vo% 'uanto a estes 3)timos% autori?ao em contrrio do consumidor. rt. ;;. Os 1r(os p3b)icos% por si ou suas empresas% concessionrias% permissionrias ou sob 'ua)'uer outra 2orma de empreendimento% so obri(ados a 2ornecer servios ade'uados% e2icientes% se(uros e% 'uanto aos essenciais% cont=nuos. Par(ra2o 3nico. Nos casos de descumprimento% tota) ou parcia)% das obri(aes re2eridas neste arti(o% sero as pessoas >ur=dicas compe)idas a cumpri-)as e a reparar os danos causados% na 2orma prevista neste $1di(o. rt. ;A. i(norJncia do 2ornecedor sobre os v=cios de 'ua)idade por inade'uao dos produtos e servios no o eBime de responsabi)idade. rt. ;9. (arantia )e(a) de ade'uao do produto ou servio independe de termo eBpresso% vedada a eBonerao contratua) do 2ornecedor. rt. ;4. P vedada a estipu)ao contratua) de c)usu)a 'ue impossibi)ite% eBonere ou atenue a obri(ao de indeni?ar prevista nesta e nas sees anteriores. C /0 Qavendo mais de um responsve) pe)a causao do dano% todos respondero so)idariamente pe)a reparao prevista nesta e nas sees anteriores. C ;0 Sendo o dano causado por componente ou pea incorporada ao produto ou servio% so responsveis so)idrios seu 2abricante% construtor ou importador e o 'ue rea)i?ou a incorporao.

Se)/o I, - D% De(%d6 (i% e d% $res(ri)/o rt. ;M. O direito de rec)amar pe)os v=cios aparentes ou de 2ci) constatao caduca em* I - trinta dias% tratando-se de 2ornecimento de servios e de produtos no-durveisE II - noventa dias% tratando-se de 2ornecimento de servios e de produtos durveis. C /0 Inicia-se a conta(em do pra?o decadencia) a partir da entre(a e2etiva do produto ou do t<rmino da eBecuo dos servios. C ;0 Obstam a decadncia* I - a rec)amao comprovadamente 2ormu)ada pe)o consumidor perante o 2ornecedor de produtos e servios at< a resposta ne(ativa correspondente% 'ue deve ser transmitida de 2orma ine'u=vocaE

II - H8etadoF. III - a instaurao de in'u<rito civi)% at< seu encerramento. C A0 Tratando-se de v=cio ocu)to% o pra?o decadencia) inicia-se no momento em 'ue 2icar evidenciado o de2eito. rt. ;6. Prescreve em cinco anos a pretenso G reparao pe)os danos causados por 2ato do produto ou do servio prevista na Seo II deste $ap=tu)o% iniciando-se a conta(em do pra?o a partir do con@ecimento do dano e de sua autoria. Par(ra2o 3nico. H8etadoF.

Se)/o , - D% Des(o sider%)/o d% $erso %&id%de 7!r'di(% rt. ;:. O >ui? poder desconsiderar a persona)idade >ur=dica da sociedade 'uando% em detrimento do consumidor% @ouver abuso de direito% eBcesso de poder% in2rao da )ei% 2ato ou ato i)=cito ou vio)ao dos estatutos ou contrato socia). desconsiderao tamb<m ser e2etivada 'uando @ouver 2a)ncia% estado de inso)vncia% encerramento ou inatividade da pessoa >ur=dica provocados por m administrao. C /0 H8etadoF. C ;0 s sociedades inte(rantes dos (rupos societrios e as sociedades contro)adas so subsidiariamente responsveis pe)as obri(aes decorrentes deste $1di(o. C A0 s sociedades consorciadas so so)idariamente responsveis pe)as obri(aes decorrentes deste $1di(o. C 90 s sociedades co)i(adas s1 respondero por cu)pa. C 40 Tamb<m poder ser desconsiderada a pessoa >ur=dica sempre 'ue sua persona)idade 2or% de a)(uma 2orma% obstcu)o ao ressarcimento de pre>u=?os causados aos consumidores.

C#$TULO , - D%s $r+ti(%s Co"er(i%is Seo I - Das Disposies .erais rt. ;O. Para os 2ins deste $ap=tu)o e do se(uinte% e'uiparam-se aos consumidores todas as pessoas% determinveis ou no% eBpostas Gs prticas ne)e previstas.

Se)/o II - D% O8ert% rt. A7. Toda in2ormao ou pub)icidade% su2icientemente precisa% veicu)ada por 'ua)'uer 2orma ou meio de comunicao% com re)ao a produtos e servios o2erecidos ou apresentados% obri(a o 2ornecedor 'ue a 2i?er veicu)ar ou de)a se uti)i?ar e inte(ra o contrato 'ue vier a ser ce)ebrado. rt. A/. o2erta e apresentao de produtos ou servios devem asse(urar in2ormaes corretas% c)aras% precisas% ostensivas e em )=n(ua portu(uesa sobre suas caracter=sticas%

'ua)idades% 'uantidade% composio% preo% (arantia% pra?os de va)idade e ori(em% entre outros dados% bem como sobre os riscos 'ue apresentam G sa3de e se(urana dos consumidores. rt. A;. Os 2abricantes e importadores devero asse(urar a o2erta de componentes e peas de reposio en'uanto no cessar a 2abricao ou importao do produto. Par(ra2o 3nico. $essadas a produo ou importao% a o2erta dever ser mantida por per=odo ra?ove) de tempo% na 2orma da )ei. rt. AA. Em caso de o2erta ou venda por te)e2one ou reembo)so posta)% deve constar o nome do 2abricante e endereo na emba)a(em% pub)icidade e em todos os impressos uti)i?ados na transao comercia). rt. A9. O 2ornecedor do produto ou servio < so)idariamente responsve) pe)os atos de seus prepostos ou representantes autDnomos. rt. A4. Se o 2ornecedor de produtos ou servios recusar cumprimento G o2erta% apresentao ou pub)icidade% o consumidor poder% a)ternativamente e G sua )ivre esco)@a* I - eBi(ir o cumprimento 2orado da obri(ao% nos termos da o2erta% apresentao ou pub)icidadeE II - aceitar outro produto ou prestao de servio e'uiva)enteE III - rescindir o contrato% com direito G restituio de 'uantia eventua)mente antecipada% monetariamente atua)i?ada% e a perdas e danos.

Se)/o III - D% $!4&i(id%de rt. AM. pub)icidade deve ser veicu)ada de ta) 2orma 'ue o consumidor% 2ci) e imediatamente% a identi2i'ue como ta). Par(ra2o 3nico. O 2ornecedor% na pub)icidade de seus produtos ou servios% manter% em seu poder% para in2ormao dos )e(=timos interessados% os dados 2ticos% t<cnicos e cient=2icos 'ue do sustentao G mensa(em. rt. A6. P proibida toda pub)icidade en(anosa ou abusiva. C /0 P en(anosa 'ua)'uer moda)idade de in2ormao ou comunicao de carter pub)icitrio% inteira ou parcia)mente 2a)sa% ou% por 'ua)'uer outro modo% mesmo por omisso% capa? de indu?ir ao erro o consumidor a respeito da nature?a% caracter=sticas% 'ua)idade% 'uantidade% propriedades% ori(em% preo e 'uais'uer outros dados sobre produtos e servios. C ;0 P abusiva% dentre outras% a pub)icidade discriminat1ria de 'ua)'uer nature?a% a 'ue incite G vio)ncia% eBp)ore o medo ou a superstio% se aproveite da de2icincia de >u)(amento e eBperincia da criana% desrespeita va)ores ambientais% ou 'ue se>a capa? de indu?ir o consumidor a se comportar de 2orma pre>udicia) ou peri(osa G sua sa3de ou se(urana. C A0 Para os e2eitos deste $1di(o% a pub)icidade < en(anosa por omisso 'uando deiBar de in2ormar sobre dado essencia) do produto ou servio. C 90 H8etadoF. rt. A:. O Dnus da prova da veracidade e correo da in2ormao ou comunicao pub)icitria cabe a 'uem as patrocina.

Se)/o I, - D%s $r+ti(%s #4!si.%s rt. AO. P vedado ao 2ornecedor de produtos ou servios* I - condicionar o 2ornecimento de produto ou de servio ao 2ornecimento de outro produto ou servio% bem como% sem >usta causa% a )imites 'uantitativosE II - recusar atendimento Gs demandas dos consumidores% na eBata medida de suas disponibi)idades de esto'ue% e% ainda% de con2ormidade com os usos e costumesE III - enviar ou entre(ar ao consumidor% sem so)icitao pr<via% 'ua)'uer produto% ou 2ornecer 'ua)'uer servioE I8 - preva)ecer-se da 2ra'ue?a ou i(norJncia do consumidor% tendo em vista sua idade% sa3de% con@ecimento ou condio socia)% para impin(ir-)@e seus produtos ou serviosE 8 - eBi(ir do consumidor vanta(em mani2estamente eBcessivaE 8I - eBecutar servios sem a pr<via e)aborao de oramento e autori?ao eBpressa do consumidor% ressa)vadas as decorrentes de prticas anteriores entre as partesE 8II - repassar in2ormao depreciativa% re2erente a ato praticado pe)o consumidor no eBerc=cio de seus direitosE 8III - co)ocar% no mercado de consumo% 'ua)'uer produto ou servio em desacordo com as normas eBpedidas pe)os 1r(os o2iciais competentes ou% se normas espec=2icas no eBistirem% pe)a ssociao "rasi)eira de Normas T<cnicas ou outra entidade credenciada pe)o $onse)@o Naciona) de Ketro)o(ia% Norma)i?ao e Rua)idade Industria) - $onmetroE I5 - recusar a venda de bens ou a prestao de servios% diretamente a 'uem se dispon@a a ad'uiri-)os mediante pronto pa(amento% ressa)vados os casos de intermediao re(u)ados em )eis especiaisE 5 - e)evar sem >usta causa o preo de produtos ou serviosE 5I - ap)icar 21rmu)a ou =ndice de rea>uste diverso do )e(a) ou contratua)mente estabe)ecidoE 5II - deiBar de estipu)ar pra?o para o cumprimento de sua obri(ao ou deiBar a 2iBao de seu termo inicia) a seu eBc)usivo crit<rioE Par(ra2o 3nico. Os servios prestados e os produtos remetidos ou entre(ues ao consumidor% na @ip1tese prevista no inciso III% e'uiparam-se Gs amostras (rtis% ineBistindo obri(ao de pa(amento. rt. 97. O 2ornecedor de servio ser obri(ado a entre(ar ao consumidor oramento pr<vio discriminando o va)or da mo-de-obra% dos materiais e e'uipamentos a serem empre(ados% as condies de pa(amento% bem como as datas de in=cio e t<rmino dos servios. C /L Sa)vo estipu)ao em contrrio% o va)or orado ter va)idade pe)o pra?o de de? dias% contado de seu recebimento pe)o consumidor. C ;0 ,ma ve? aprovado pe)o consumidor% o oramento obri(a os contraentes e somente pode ser a)terado mediante )ivre ne(ociao das partes.

C A0 O consumidor no responde por 'uais'uer Dnus ou acr<scimos decorrentes da contratao de servios de terceiros no previstos no oramento pr<vio. rt. 9/. No caso de 2ornecimento de produtos ou de servios su>eitos ao re(ime de contro)e ou de tabe)amento de preos% os 2ornecedores devero respeitar os )imites o2iciais sob pena de% no o 2a?endo% responderem pe)a restituio da 'uantia recebida em eBcesso% monetariamente atua)i?ada% podendo o consumidor eBi(ir% G sua esco)@a% o des2a?imento do ne(1cio% sem pre>u=?o de outras sanes cab=veis.

Se)/o , - D% Co4r% )% de D'.id%s rt. 9;. Na cobrana de d<bitos% o consumidor inadimp)ente no ser eBposto a rid=cu)o% nem ser submetido a 'ua)'uer tipo de constran(imento ou ameaa. Par(ra2o 3nico. O consumidor cobrado em 'uantia indevida tem direito G repetio do ind<bito% por va)or i(ua) ao dobro do 'ue pa(ou em eBcesso% acrescido de correo monetria e >uros )e(ais% sa)vo @ip1tese de en(ano >usti2icve).

Se)/o ,I - Dos B% (os de D%dos e C%d%stros de Co s!"idores rt. 9A. O consumidor% sem pre>u=?o do disposto no art. :M% ter acesso Gs in2ormaes eBistentes em cadastros% 2ic@as% re(istros e dados pessoais e de consumo ar'uivados sobre e)e% bem como sobre as suas respectivas 2ontes. C /0 Os cadastros e dados de consumidores devem ser ob>etivos% c)aros% verdadeiros e em )in(ua(em de 2ci) compreenso% no podendo conter in2ormaes ne(ativas re2erentes a per=odo superior a cinco anos. C ;0 abertura de cadastro% 2ic@a% re(istro e dados pessoais e de consumo dever ser comunicada por escrito ao consumidor% 'uando no so)icitada por e)e. C A0 O consumidor% sempre 'ue encontrar ineBatido nos seus dados e cadastros% poder eBi(ir sua imediata correo% devendo o ar'uivista% no pra?o de cinco dias 3teis% comunicar a a)terao aos eventuais destinatrios das in2ormaes incorretas. C 90 Os bancos de dados e cadastros re)ativos a consumidores% os servios de proteo ao cr<dito e con(neres so considerados entidades de carter p3b)ico. C 40 $onsumada a prescrio re)ativa G cobrana de d<bitos do consumidor% no sero 2ornecidas% pe)os respectivos Sistemas de Proteo ao $r<dito% 'uais'uer in2ormaes 'ue possam impedir ou di2icu)tar novo acesso ao cr<dito >unto aos 2ornecedores. rt. 99. Os 1r(os p3b)icos de de2esa do consumidor mantero cadastros atua)i?ados de rec)amaes 2undamentadas contra 2ornecedores de produtos e servios% devendo divu)(-)o p3b)ica e anua)mente. divu)(ao indicar se a rec)amao 2oi atendida ou no pe)o 2ornecedor. C /0 P 2acu)tado o acesso Gs in2ormaes ) constantes para orientao e consu)ta por 'ua)'uer interessado. C ;0 p)icam-se a este arti(o% no 'ue couber% as mesmas re(ras enunciadas no arti(o anterior e as do par(ra2o 3nico do art. ;; deste $1di(o.

rt. 94. H8etadoF.

C#$TULO ,I -D% $rote)/o Co tr%t!%& Seo I - Disposies .erais rt. 9M. Os contratos 'ue re(u)am as re)aes de consumo no obri(aro os consumidores% se no )@es 2or dada a oportunidade de tomar con@ecimento pr<vio de seu conte3do% ou se os respectivos instrumentos 2orem redi(idos de modo a di2icu)tar a compreenso de seu sentido e a)cance. rt. 96. s c)usu)as contratuais sero interpretadas de maneira mais 2avorve) ao consumidor. rt. 9:. s dec)araes de vontade constantes de escritos particu)ares% recibos e pr<-contratos re)ativos Gs re)aes de consumo vincu)am o 2ornecedor% ense>ando inc)usive eBecuo espec=2ica% nos termos do art. :9 e par(ra2os. rt. 9O. O consumidor pode desistir do contrato% no pra?o de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio% sempre 'ue a contratao de 2ornecimento de produtos e servios ocorrer 2ora do estabe)ecimento comercia)% especia)mente por te)e2one ou a domic=)io. Par(ra2o 3nico. Se o consumidor eBercitar o direito de arrependimento previsto neste arti(o% os va)ores eventua)mente pa(os% a 'ua)'uer t=tu)o% durante o pra?o de re2)eBo% sero devo)vidos% de imediato% monetariamente atua)i?ados. rt. 47. (arantia contratua) < comp)ementar G )e(a) e ser con2erida mediante termo escrito.

Par(ra2o 3nico. O termo de (arantia ou e'uiva)ente deve ser padroni?ado e esc)arecer% de maneira ade'uada em 'ue consiste a mesma (arantia% bem como a 2orma% o pra?o e o )u(ar em 'ue pode ser eBercitada e os Dnus a car(o do consumidor% devendo ser-)@e entre(ue% devidamente preenc@ido pe)o 2ornecedor% no ato do 2ornecimento% acompan@ado de manua) de instruo% de insta)ao e uso do produto em )in(ua(em didtica% com i)ustraes.

Se)/o II - D%s C&+!s!&%s #4!si.%s rt. 4/. So nu)as de p)eno direito% entre outras% as c)usu)as contratuais re)ativas ao 2ornecimento de produtos e servios 'ue* I - impossibi)item% eBonerem ou atenuem a responsabi)idade do 2ornecedor por v=cios de 'ua)'uer nature?a dos produtos e servios ou imp)i'uem ren3ncia ou disposio de direitos. Nas re)aes de consumo entre o 2ornecedor e o consumidor pessoa >ur=dica% a indeni?ao poder ser )imitada% em situaes >usti2icveisE II - subtraiam ao consumidor a opo de reembo)so da 'uantia > pa(a% nos casos previstos neste $1di(oE III - trans2iram responsabi)idades a terceirosE I8 - estabe)eam obri(aes consideradas in='uas% abusivas% 'ue co)o'uem o consumidor em desvanta(em eBa(erada% ou se>am incompat=veis com a boa-2< ou a e'NidadeE 8 - H8etadoFE

8I - estabe)eam inverso do Dnus da prova em pre>u=?o do consumidorE 8II - determinem a uti)i?ao compu)s1ria de arbitra(emE 8III - impon@am representante para conc)uir ou rea)i?ar outro ne(1cio >ur=dico pe)o consumidorE I5 - deiBem ao 2ornecedor a opo de conc)uir ou no o contrato% embora obri(ando o consumidorE 5 - permitam ao 2ornecedor% direta ou indiretamente% variao do preo de maneira uni)atera)E 5I - autori?em o 2ornecedor a cance)ar o contrato uni)atera)mente% sem 'ue i(ua) direito se>a con2erido ao consumidorE 5II - obri(uem o consumidor a ressarcir os custos de cobrana de sua obri(ao% sem 'ue i(ua) direito )@e se>a con2erido contra o 2ornecedorE 5III - autori?em o 2ornecedor a modi2icar uni)atera)mente o conte3do ou a 'ua)idade do contrato% ap1s sua ce)ebraoE 5I8 - in2rin>am ou possibi)item a vio)ao de normas ambientaisE 58 - este>am em desacordo com o sistema de proteo ao consumidorE 58I - possibi)item a ren3ncia do direito de indeni?ao por ben2eitorias necessrias. C /L Presume-se eBa(erada% entre outros casos% a vanta(em 'ue* I - o2ende os princ=pios 2undamentais do sistema >ur=dico a 'ue pertenceE II - restrin(e direitos ou obri(aes 2undamentais inerentes G nature?a do contrato% de ta) modo a ameaar seu ob>eto ou e'ui)=brio contratua)E III - se mostra eBcessivamente onerosa para o consumidor% considerando-se a nature?a e conte3do do contrato% o interesse das partes e outras circunstJncias pecu)iares ao caso. C ;0 nu)idade de uma c)usu)a contratua) abusiva no inva)ida o contrato% eBceto 'uando de sua ausncia% apesar dos es2oros de inte(rao% decorrer Dnus eBcessivo a 'ua)'uer das partes. C A0 H8etadoF. C 90 P 2acu)tado% a 'ua)'uer consumidor ou entidade 'ue o represente% re'uerer ao Kinist<rio P3b)ico 'ue a>u=?e a competente ao para ser dec)arada a nu)idade de c)usu)a contratua) 'ue contrarie o disposto neste $1di(o% ou de 'ua)'uer 2orma no asse(ure o >usto e'ui)=brio entre direitos e obri(aes das partes. rt. 4;. No 2ornecimento de produtos ou servios 'ue envo)va outor(a de cr<dito ou concesso de 2inanciamento ao consumidor% o 2ornecedor dever% entre outros re'uisitos% in2orm-)o pr<via e ade'uadamente sobre* I - preo do produto ou servio em moeda corrente naciona)E II - montante dos >uros de mora e da taBa e2etiva anua) de >urosE III - acr<scimos )e(a)mente previstosE

I8 - n3mero e periodicidade das prestaesE 8 - soma tota) a pa(ar% com e sem 2inanciamento. C /0 s mu)tas de mora decorrentes do inadimp)emento de obri(ao no seu termo no podero ser superiores a dois por cento do va)or da prestao. C ;L P asse(urada ao consumidor a )i'uidao antecipada do d<bito% tota) ou parcia)mente% mediante reduo proporciona) dos >uros e demais acr<scimos. C AL H8etadoF. rt. 4A. Nos contratos de compra e venda de m1veis ou im1veis mediante pa(amento em prestaes% bem como nas a)ienaes 2iducirias em (arantia% consideram-se nu)as de p)eno direito as c)usu)as 'ue estabe)eam a perda tota) das prestaes pa(as em bene2=cio do credor 'ue% em ra?o do inadimp)emento% p)eitear a reso)uo do contrato e a retomada do produto a)ienado. C /0 H8etadoF. C ;L Nos contratos do sistema de cons1rcio de produtos durveis% a compensao ou a restituio das parce)as 'uitadas% na 2orma deste arti(o% ter descontada% a)<m da vanta(em econDmica au2erida com a 2ruio% os pre>u=?os 'ue o desistente ou inadimp)ente causar ao (rupo. C A0 Os contratos de 'ue trata o caput deste arti(o sero eBpressos em moeda corrente naciona).

Se)/o III - Dos Co tr%tos de #des/o rt. 49. $ontrato de adeso < a'ue)e cu>as c)usu)as ten@am sido aprovadas pe)a autoridade competente ou estabe)ecidas uni)atera)mente pe)o 2ornecedor de produtos ou servios% sem 'ue o consumidor possa discutir ou modi2icar substancia)mente seu conte3do. C /0 insero de c)usu)a no 2ormu)rio no des2i(ura a nature?a de adeso do contrato.

C ;0 Nos contratos de adeso admite-se c)usu)a reso)ut1ria% desde 'ue a)ternativa% cabendo a esco)@a ao consumidor% ressa)vando-se o disposto no C ;0 do arti(o anterior. C A0 Os contratos de adeso escritos sero redi(idos em termos c)aros e com caracteres ostensivos e )e(=veis% de modo a 2aci)itar sua compreenso pe)o consumidor. C 90 s c)usu)as 'ue imp)icarem )imitao de direito do consumidor devero ser redi(idas com desta'ue% permitindo sua imediata e 2ci) compreenso. C 40 H8etadoF.

C#$TULO ,II - D%s S% )*es #d"i istr%ti.%s rt. 44. ,nio% os Estados e o Distrito &edera)% em carter concorrente e nas suas respectivas reas de atuao administrativa% baiBaro normas re)ativas G produo% industria)i?ao% distribuio e consumo de produtos e servios.

C /0 ,nio% os Estados% o Distrito &edera) e os Kunic=pios 2isca)i?aro e contro)aro a produo% industria)i?ao% distribuio% a pub)icidade de produtos e servios e o mercado de consumo% no interesse da preservao da vida% da sa3de% da se(urana% da in2ormao e do bem-estar do consumidor% baiBando as normas 'ue se 2i?erem necessrias. C ;0 H8etadoF. C A0 Os 1r(os 2ederais% estaduais% do Distrito &edera) e municipais com atribuies para 2isca)i?ar e contro)ar o mercado de consumo mantero comisses permanentes para e)aborao% reviso e atua)i?ao das normas re2eridas no C /0% sendo obri(at1ria a participao dos consumidores e 2ornecedores. C 90 Os 1r(os o2iciais podero eBpedir noti2icaes aos 2ornecedores para 'ue% sob pena de desobedincia% prestem in2ormaes sobre 'uestes de interesse do consumidor% res(uardado o se(redo industria). rt. 4M. s in2raes das normas de de2esa do consumidor 2icam su>eitas% con2orme o caso% Gs se(uintes sanes administrativas% sem pre>u=?o das de nature?a civi)% pena) e das de2inidas em normas espec=2icas* I - mu)taE II - apreenso do produtoE III - inuti)i?ao do produtoE I8 - cassao do re(istro do produto >unto ao 1r(o competenteE 8 - proibio de 2abricao do produtoE 8I - suspenso de 2ornecimento de produto ou servioE 8II - suspenso temporria de atividadeE 8III - revo(ao de concesso ou permisso de usoE I5 - cassao de )icena do estabe)ecimento ou de atividadeE 5 - interdio% tota) ou parcia)% de estabe)ecimento% de obra ou de atividadeE 5I - interveno administrativaE 5II - imposio de contrapropa(anda. Par(ra2o 3nico. s sanes previstas neste arti(o sero ap)icadas pe)a autoridade administrativa% no Jmbito de sua atribuio% podendo ser ap)icadas cumu)ativamente% inc)usive por medida caute)ar% antecedente ou incidente de procedimento administrativo. rt. 46. pena de mu)ta% (raduada de acordo com a (ravidade da in2rao% a vanta(em au2erida e a condio econDmica do 2ornecedor% ser ap)icada mediante procedimento administrativo% revertendo para o &undo de 'ue trata a #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% os va)ores cab=veis G ,nio% ou para os 2undos estaduais ou municipais de proteo ao consumidor nos demais casos.

Par(ra2o 3nico. mu)ta ser em montante no in2erior a du?entas e no superior a trs mi)@es de ve?es o va)or da ,nidade &isca) de Re2erncia H,&IRF% ou =ndice e'uiva)ente 'ue ven@a substitu=-)o. rt. 4:. s penas de apreenso% de inuti)i?ao de produtos% de proibio de 2abricao de produtos% de suspenso do 2ornecimento de produto ou servio% de cassao do re(istro do produto e revo(ao da concesso ou permisso de uso sero ap)icadas pe)a administrao% mediante procedimento administrativo% asse(urada amp)a de2esa% 'uando 2orem constatados v=cios de 'uantidade ou de 'ua)idade por inade'uao ou inse(urana do produto ou servio. rt. 4O. s penas de cassao de a)var de )icena% de interdio e de suspenso temporria da atividade% bem como a de interveno administrativa% sero ap)icadas mediante procedimento administrativo% asse(urada amp)a de2esa% 'uando o 2ornecedor reincidir na prtica das in2raes de maior (ravidade previstas neste $1di(o e na )e(is)ao de consumo. C /0 pena de cassao da concesso ser ap)icada G concessionria de servio p3b)ico% 'uando vio)ar obri(ao )e(a) ou contratua). C ;0 pena de interveno administrativa ser ap)icada sempre 'ue as circunstJncias de 2ato desaconse)@arem a cassao de )icena% a interdio ou suspenso da atividade. C A0 Pendendo ao >udicia) na 'ua) se discuta a imposio de pena)idade administrativa% no @aver reincidncia at< o trJnsito em >u)(ado da sentena. rt. M7. imposio de contrapropa(anda ser cominada 'uando o 2ornecedor incorrer na prtica de pub)icidade en(anosa ou abusiva% nos termos do art. AM e seus par(ra2os% sempre Gs eBpensas do in2rator. C /L contrapropa(anda ser divu)(ada pe)o responsve) da mesma 2orma% 2re'Nncia e dimenso e% pre2erencia)mente% no mesmo ve=cu)o% )oca)% espao e @orrio% de 2orma capa? de des2a?er o ma)e2=cio da pub)icidade en(anosa ou abusiva. C ;0 H8etadoF. C A0 H8etadoF.

TTULO II - D%s I 8r%)*es $e %is rt. M/. $onstituem crimes contra as re)aes de consumo previstas neste $1di(o% sem pre>u=?o do disposto no $1di(o Pena) e )eis especiais% as condutas tipi2icadas nos arti(os se(uintes. rt. M;. H8etadoF. rt. MA. Omitir di?eres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou pericu)osidade de produtos% nas emba)a(ens% nos inv1)ucros% recipientes ou pub)icidade* Pena - Deteno de seis meses a dois anos e mu)ta. C /0 Incorrer nas mesmas penas 'uem deiBar de a)ertar% mediante recomendaes escritas ostensivas% sobre a pericu)osidade do servio a ser prestado. C ;0 Se o crime < cu)poso* Pena - Deteno de um a seis meses ou mu)ta.

rt. M9. DeiBar de comunicar G autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou pericu)osidade de produtos cu>o con@ecimento se>a posterior G sua co)ocao no mercado* Pena - Deteno de seis meses a dois anos e mu)ta. Par(ra2o 3nico. Incorrer nas mesmas penas 'uem deiBar de retirar do mercado% imediatamente 'uando determinado pe)a autoridade competente% os produtos nocivos ou peri(osos% na 2orma deste arti(o. rt. M4. EBecutar servio de a)to (rau de pericu)osidade% contrariando determinao de autoridade competente* Pena - Deteno de seis meses a dois anos e mu)ta. Par(ra2o 3nico. s penas deste arti(o so ap)icveis sem pre>u=?o das correspondentes G )eso corpora) e G morte. rt. MM. &a?er a2irmao 2a)sa ou en(anosa% ou omitir in2ormao re)evante sobre a nature?a% caracter=stica% 'ua)idade% 'uantidade% se(urana% desempen@o% durabi)idade% preo ou (arantia de produtos ou servios* Pena - Deteno de trs meses a um ano e mu)ta. C /L Incorrer nas mesmas penas 'uem patrocinar a o2erta. C ;L Se o crime < cu)posoE Pena - Deteno de um a seis meses ou mu)ta. rt. M6. &a?er ou promover pub)icidade 'ue sabe ou deveria saber ser en(anosa ou abusiva* Pena - Deteno de trs meses a um ano e mu)ta. Par(ra2o 3nico. H8etadoF. rt. M:. &a?er ou promover pub)icidade 'ue sabe ou deveria saber ser capa? de indu?ir o consumidor a se comportar de 2orma pre>udicia) ou peri(osa a sua sa3de ou se(urana* Pena - Deteno de seis meses a dois anos e mu)ta* Par(ra2o 3nico. H8etadoF. rt. MO. DeiBar de or(ani?ar dados 2ticos% t<cnicos e cient=2icos 'ue do base G pub)icidade* Pena - Deteno de um a seis meses ou mu)ta. rt. 67. Empre(ar% na reparao de produtos% pea ou componentes de reposio usados% sem autori?ao do consumidor* Pena - Deteno de trs meses a um ano e mu)ta. rt. 6/. ,ti)i?ar% na cobrana de d=vidas% de ameaa% coao% constran(imento 2=sico ou mora)% a2irmaes 2a)sas% incorretas ou en(anosas ou de 'ua)'uer outro procedimento 'ue eBpon@a o consumidor% in>usti2icadamente% a rid=cu)o ou inter2ira com seu traba)@o% descanso ou )a?er* Pena - Deteno de trs meses a um ano e mu)ta.

rt. 6;. Impedir ou di2icu)tar o acesso do consumidor Gs in2ormaes 'ue sobre e)e constem em cadastros% banco de dados% 2ic@as e re(istros* Pena - Deteno de seis meses a um ano ou mu)ta. rt. 6A. DeiBar de corri(ir imediatamente in2ormao sobre consumidor constante de cadastro% banco de dados% 2ic@as ou re(istros 'ue sabe ou deveria saber ser ineBata* Pena - Deteno de um a seis meses ou mu)ta. rt. 69. DeiBar de entre(ar ao consumidor o termo de (arantia ade'uadamente preenc@ido e com especi2icao c)ara de seu conte3doE Pena - Deteno de um a seis meses ou mu)ta. rt. 64. Ruem% de 'ua)'uer 2orma% concorrer para os crimes re2eridos neste $1di(o% incide nas penas a esses cominadas na medida de sua cu)pabi)idade% bem como o diretor% administrador ou (erente da pessoa >ur=dica 'ue promover% permitir ou por 'ua)'uer modo aprovar o 2ornecimento% o2erta% eBposio G venda ou manuteno em dep1sito de produtos ou a o2erta e prestao de servios nas condies por e)e proibidas. rt. 6M. So circunstJncias a(ravantes dos crimes tipi2icados neste $1di(o* I - serem cometidos em <poca de (rave crise econDmica ou por ocasio de ca)amidadeE II - ocasionarem (rave dano individua) ou co)etivoE III - dissimu)ar-se a nature?a i)=cita do procedimentoE I8 - 'uando cometidos* aF por servidor p3b)ico% ou por pessoa cu>a condio econDmico-socia) se>a mani2estamente superior G da v=timaE bF em detrimento de operrio ou rur=co)aE de menor de de?oito ou maior de sessenta anos ou de pessoas portadoras de de2icincia menta) interditadas ou noE 8 - serem praticados em operaes 'ue envo)vam a)imentos% medicamentos ou 'uais'uer outros produtos ou servios essenciais . rt. 66. pena pecuniria prevista nesta Seo ser 2iBada em dias-mu)ta% correspondente ao m=nimo e ao mBimo de dias de durao da pena privativa da )iberdade cominada ao crime. Na individua)i?ao desta mu)ta% o >ui? observar o disposto no art. M7% C/0 do $1di(o Pena). rt. 6:. )<m das penas privativas de )iberdade e de mu)ta% podem ser impostas% cumu)ativa ou a)ternadamente% observado o disposto nos arts. 99 a 96% do $1di(o Pena)* I - a interdio temporria de direitosE II - a pub)icao em 1r(os de comunicao de (rande circu)ao ou audincia% Gs eBpensas do condenado% de not=cia sobre os 2atos e a condenaoE III - a prestao de servios G comunidade.

rt. 6O. O va)or da 2iana% nas in2raes de 'ue trata este $1di(o% ser 2iBado pe)o >ui? ou pe)a autoridade 'ue presidir o in'u<rito% entre cem e du?entas mi) ve?es o va)or do "Dnus do Tesouro Naciona) H"TNF% ou =ndice e'uiva)ente 'ue ven@a a substitu=-)o. Par(ra2o 3nico. Se assim recomendar a situao econDmica do indiciado ou r<u% a 2iana poder ser* aF redu?ida at< a metade do seu va)or m=nimoE bF aumentada pe)o >ui? at< vinte ve?es. rt. :7. No processo pena) atinente aos crimes previstos neste $1di(o% bem como a outros crimes e contravenes 'ue envo)vam re)aes de consumo% podero intervir% como assistentes do Kinist<rio P3b)ico% os )e(itimados indicados no art. :;% inciso III e I8% aos 'uais tamb<m < 2acu)tado propor ao pena) subsidiria% se a den3ncia no 2or o2erecida no pra?o )e(a).

TTULO III - D% De8es% do Co s!"idor e" 7!'9o $ P+T,#O I - Disposies .erais rt. :/. de2esa dos interesses e direitos dos consumidores e das v=timas poder ser eBercida em >u=?o individua)mente ou a t=tu)o co)etivo. Par(ra2o 3nico. de2esa co)etiva ser eBercida 'uando se tratar de*

I - interesses ou direitos di2usos% assim entendidos% para e2eitos deste $1di(o% os transindividuais% de nature?a indivis=ve)% de 'ue se>am titu)ares pessoas indeterminadas e )i(adas por circunstJncias de 2atoE II - interesses ou direitos co)etivos% assim entendidos% para e2eitos deste $1di(o% os transindividuais% de nature?a indivis=ve)% de 'ue se>a titu)ar (rupo% cate(oria ou c)asse de pessoas )i(adas entre si ou com a parte contrria por uma re)ao >ur=dica baseE III - interesses ou direitos individuais @omo(neos% assim entendidos os decorrentes de ori(em comum. rt. :;. Para os 2ins do art. :/% par(ra2o 3nico% so )e(itimados concorrentemente* I - o Kinist<rio P3b)icoE II - a ,nio% os Estados% os Kunic=pios e o Distrito &edera)E III - as entidades e 1r(os da dministrao P3b)ica% direta ou indireta% ainda 'ue sem persona)idade >ur=dica% especi2icamente destinados G de2esa dos interesses e direitos prote(idos por este $1di(oE I8 - as associaes )e(a)mente constitu=das @ pe)o menos um ano e 'ue inc)uam entre seus 2ins institucionais a de2esa dos interesses e direitos prote(idos por este $1di(o% dispensada a autori?ao assemb)ear. C /0 O re'uisito da pr<-constituio pode ser dispensado pe)o >ui?% nas aes previstas nos arts. O/ e se(uintes% 'uando @a>a mani2esto interesse socia) evidenciado pe)a dimenso ou caracter=stica do dano% ou pe)a re)evJncia do bem >ur=dico a ser prote(ido.

C ;0 H8etadoF. C A0 H8etadoF. rt. :A. Para a de2esa dos direitos e interesses prote(idos por este $1di(o so admiss=veis todas as esp<cies de aes capa?es de propiciar sua ade'uada e e2etiva tute)a. Par(ra2o 3nico. H8etadoF. rt. :9. Na ao 'ue ten@a por ob>eto o cumprimento da obri(ao de 2a?er ou no 2a?er% o >ui? conceder a tute)a espec=2ica da obri(ao ou determinar providncias 'ue asse(urem o resu)tado prtico e'uiva)ente ao do adimp)emento. C /0 converso da obri(ao em perdas e danos somente ser admiss=ve) se por e)as optar o autor ou se imposs=ve) a tute)a espec=2ica ou a obteno do resu)tado prtico correspondente. C ;0 indeni?ao por perdas e danos se 2ar sem pre>u=?o da mu)ta Hart. ;:6 do $1di(o de Processo $ivi)F. C A0 Sendo re)evante o 2undamento da demanda e @avendo >usti2icado receio de ine2iccia do provimento 2ina)% < )=cito ao >ui? conceder a tute)a )iminarmente ou ap1s >usti2icao pr<via% citado o r<u. C 90 O >ui? poder% na @ip1tese do C A0 ou na sentena% impor mu)ta diria ao r<u% independentemente de pedido do autor% se 2or su2iciente ou compat=ve) com a obri(ao% 2iBando pra?o ra?ove) para o cumprimento do preceito. C 40 Para a tute)a espec=2ica ou para a obteno do resu)tado prtico e'uiva)ente% poder o >ui? determinar as medidas necessrias% tais como busca e apreenso% remoo de coisas e pessoas% des2a?imento de obra% impedimento de atividade nociva% a)<m de re'uisio de 2ora po)icia). rt. :4. H8etadoF. rt. :M. H8etadoF. rt. :6. Nas aes co)etivas de 'ue trata este $1di(o no @aver adiantamento de custas% emo)umentos% @onorrios periciais e 'uais'uer outras despesas% nem condenao da associao autora% sa)vo comprovada m-2<% em @onorrios de advo(ados% custas e despesas processuais. Par(ra2o 3nico. Em caso de )iti(Jncia de m-2<% a associao autora e os diretores responsveis pe)a propositura da ao sero so)idariamente condenados em @onorrios advocat=cios e ao d<cup)o das custas% sem pre>u=?o da responsabi)idade por perdas e danos. rt. ::. Na @ip1tese do art. /A% par(ra2o 3nico deste $1di(o% a ao de re(resso poder ser a>ui?ada em processo autDnomo% 2acu)tada a possibi)idade de prosse(uir-se nos mesmos autos% vedada a denunciao da )ide. rt. :O. H8etadoF. rt. O7. p)icam-se Gs aes previstas neste T=tu)o as normas do $1di(o de Processo $ivi) e da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% inc)usive no 'ue respeita ao in'u<rito civi)% na'ui)o 'ue no contrariar suas disposies.

C#$TULO II - D%s #)*es Co&eti.%s 0%r% % De8es% de I teresses I di.id!%is :o"o36 eos rt. O/. Os )e(itimados de 'ue trata o art. :; podero propor% em nome pr1prio e no interesse das v=timas ou seus sucessores% ao civi) co)etiva de responsabi)idade pe)os danos individua)mente so2ridos% de acordo com o disposto nos arti(os se(uintes. rt. O;. O Kinist<rio P3b)ico% se no a>ui?ar a ao% atuar sempre como 2isca) da )ei. Par(ra2o 3nico. H8etadoF. rt. OA. Ressa)vada a competncia da Iustia &edera)% < competente para a causa a >ustia )oca)* I - no 2oro do )u(ar onde ocorreu ou deva ocorrer o dano% 'uando de Jmbito )oca)E II - no 2oro da $apita) do Estado ou no do Distrito &edera)% para os danos de Jmbito naciona) ou re(iona)% ap)icando-se as re(ras do $1di(o de Processo $ivi) aos casos de competncia concorrente. rt. O9. Proposta a ao% ser pub)icado edita) no 1r(o o2icia)% a 2im de 'ue os interessados possam intervir no processo como )itisconsortes% sem pre>u=?o de amp)a divu)(ao pe)os meios de comunicao socia) por parte dos 1r(os de de2esa do consumidor. rt. O4. Em caso de procedncia do pedido% a condenao ser (en<rica% 2iBando a responsabi)idade do r<u pe)os danos causados. rt. OM. H8etadoF. rt. O6. )i'uidao e a eBecuo de sentena podero ser promovidas pe)a v=tima e seus sucessores% assim como pe)os )e(itimados de 'ue trata o art. :;. Par(ra2o 3nico. H8etadoF. rt. O:. eBecuo poder ser co)etiva% sendo promovida pe)os )e(itimados de 'ue trata o art. :;% abran(endo as v=timas cu>as indeni?aes > tiverem sido 2iBadas em sentena de )i'uidao% sem pre>u=?o do a>ui?amento de outras eBecues. C /0 eBecuo co)etiva 2ar-se- com base em certido das sentenas de )i'uidao% da 'ua) dever constar a ocorrncia ou no do trJnsito em >u)(ado. C ;0 P competente para a eBecuo o >u=?o* I - da )i'uidao da sentena ou da ao condenat1ria% no caso de eBecuo individua)E II - da ao condenat1ria% 'uando co)etiva a eBecuo. rt. OO. Em caso de concurso de cr<ditos decorrentes de condenao prevista na #ei n.0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% e de indeni?aes pe)os pre>u=?os individuais resu)tantes do mesmo evento danoso% estas tero pre2erncia no pa(amento. Par(ra2o 3nico. Para e2eito do disposto neste arti(o% a destinao da importJncia reco)@ida ao 2undo criado pe)a #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% 2icar sustada en'uanto pendentes de deciso de se(undo (rau as aes de indeni?ao pe)os danos individuais% sa)vo na @ip1tese de o patrimDnio do devedor ser mani2estamente su2iciente para responder pe)a inte(ra)idade das d=vidas.

rt. /77. Decorrido o pra?o de um ano sem @abi)itao de interessados em n3mero compat=ve) com a (ravidade do dano% podero os )e(itimados do art. :; promover a )i'uidao e eBecuo da indeni?ao devida. Par(ra2o 3nico. O produto da indeni?ao devida reverter para o 2undo criado pe)a #ei n.0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4.

C#$TULO III - D%s #)*es de Res0o s%4i&id%de do 5or e(edor de $rod!tos e Ser.i)os rt. /7/. Na ao de responsabi)idade civi) do 2ornecedor de produtos e servios% sem pre>u=?o do disposto nos $ap=tu)os I e II deste t=tu)o% sero observadas as se(uintes normas* I - a ao pode ser proposta no domic=)io do autorE II - o r<u 'ue @ouver contratado se(uro de responsabi)idade poder c@amar ao processo o se(urador% vedada a inte(rao do contradit1rio pe)o Instituto de Resse(uros do "rasi). Nesta @ip1tese% a sentena 'ue >u)(ar procedente o pedido condenar o r<u nos termos do art. :7 do $1di(o de Processo $ivi). Se o r<u @ouver sido dec)arado 2a)ido% o s=ndico ser intimado a in2ormar a eBistncia de se(uro de responsabi)idade% 2acu)tando-se% em caso a2irmativo% o a>ui?amento de ao de indeni?ao diretamente contra o se(urador% vedada a denunciao da )ide ao Instituto de Resse(uros do "rasi) e dispensado o )itiscons1rcio obri(at1rio com este. rt. /7;. Os )e(itimados a a(ir na 2orma deste $1di(o podero propor ao visando compe)ir o Poder P3b)ico competente a proibir% em todo o territ1rio naciona)% a produo% divu)(ao% distribuio ou venda% ou a determinar a a)terao na composio% estrutura% 21rmu)a ou acondicionamento de produto% cu>o uso ou consumo re(u)ar se reve)e nocivo ou peri(oso G sa3de p3b)ica e G inco)umidade pessoa). C /0 H8etadoF. C ;0 H8etadoF.

C#$TULO I, - D% Cois% 7!&3%d% rt. /7A. Nas aes co)etivas de 'ue trata este $1di(o% a sentena 2ar coisa >u)(ada* I - er(a omnes% eBceto se o pedido 2or >u)(ado improcedente por insu2icincia de provas% @ip1tese em 'ue 'ua)'uer )e(itimado poder intentar outra ao% com idntico 2undamento% va)endo-se de nova prova% na @ip1tese do inciso I do par(ra2o 3nico do art. :/E II - u)tra partes% mas )imitadamente ao (rupo% cate(oria ou c)asse% sa)vo improcedncia por insu2icincia de provas% nos termos do inciso anterior% 'uando se tratar da @ip1tese prevista no inciso II do par(ra2o 3nico do art. :/E III - er(a omnes% apenas no caso de procedncia do pedido% para bene2iciar todas as v=timas e seus sucessores% na @ip1tese do inciso III do par(ra2o 3nico do art. :/. C /0 Os e2eitos da coisa >u)(ada previstos nos incisos I e II no pre>udicaro interesses e direitos individuais dos inte(rantes da co)etividade% do (rupo% cate(oria ou c)asse. C ;0 Na @ip1tese prevista no inciso III% em caso de improcedncia do pedido% os interessados 'ue no tiverem intervido no processo como )itisconsortes podero propor ao de indeni?ao a t=tu)o individua).

C A0 Os e2eitos da coisa >u)(ada de 'ue cuida o art. /M% combinado com o art. /A da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% no pre>udicaro as aes de indeni?ao por danos pessoa)mente so2ridos% propostas individua)mente ou na 2orma prevista neste $1di(o% mas% se procedente o pedido% bene2iciaro as v=timas e seus sucessores% 'ue podero proceder G )i'uidao e G eBecuo% nos termos dos arts. OM a OO. C 9L p)ica-se o disposto no par(ra2o anterior G sentena pena) condenat1ria. rt. /79. s aes co)etivas% previstas nos incisos I e II e do par(ra2o 3nico do art. :/% no indu?em )itispendncia para as aes individuais% mas os e2eitos da coisa >u)(ada er(a omnes ou u)tra partes a 'ue a)udem os incisos II e III do arti(o anterior no bene2iciaro os autores das aes individuais% se no 2or re'uerida sua suspenso no pra?o de trinta dias% a contar da cincia nos autos do a>ui?amento da ao co)etiva.

TTULO I, - Do Siste"% N%(io %& de De8es% do Co s!"idor rt. /74. Inte(ram o Sistema Naciona) de De2esa do $onsumidor - SND$% os 1r(os 2ederais% estaduais% do Distrito &edera) e municipais e as entidades privadas de de2esa do consumidor. rt. /7M. O Departamento de Proteo e De2esa do $onsumidor% da Secretaria de Direito EconDmico HKIF% ou 1r(o 2edera) 'ue ven@a substitu=-)o% < or(anismo de coordenao da po)=tica do Sistema Naciona) de De2esa do $onsumidor% cabendo-)@e* I - p)ane>ar% e)aborar% propor% coordenar e eBecutar a po)=tica naciona) de proteo ao consumidorE II - receber% ana)isar% ava)iar e encamin@ar consu)tas% den3ncias ou su(estes apresentadas por entidades representativas ou pessoas >ur=dicas de direito p3b)ico ou privadoE III - prestar aos consumidores orientao permanente sobre seus direitos e (arantiasE I8 - in2ormar% conscienti?ar e motivar o consumidor atrav<s dos di2erentes meios de comunicaoE 8 - so)icitar G po)=cia >udiciria a instaurao de in'u<rito po)icia) para a apreciao de de)ito contra os consumidores% nos termos da )e(is)ao vi(enteE 8I - representar ao Kinist<rio P3b)ico competente para 2ins de adoo de medidas processuais no Jmbito de suas atribuiesE 8II - )evar ao con@ecimento dos 1r(os competentes as in2raes de ordem administrativa 'ue vio)arem os interesses di2usos% co)etivos% ou individuais dos consumidoresE 8III - so)icitar o concurso de 1r(os e entidades da ,nio% Estados% do Distrito &edera) e Kunic=pios% bem como auBi)iar a 2isca)i?ao de preos% abastecimento% 'uantidade e se(urana de bens e serviosE I5 - incentivar% inc)usive com recursos 2inanceiros e outros pro(ramas especiais% a 2ormao de entidades de de2esa do consumidor pe)a popu)ao e pe)os 1r(os p3b)icos estaduais e municipaisE 5 - H8etadoF. 5I - H8etadoF.

5II - H8etadoF. 5III - desenvo)ver outras atividades compat=veis com suas 2ina)idades. Par(ra2o 3nico. Para a consecuo de seus ob>etivos% o Departamento de Proteo e De2esa do $onsumidor poder so)icitar o concurso de 1r(os e entidades de not1ria especia)i?ao t<cnico-cient=2ica.

TTULO , - D% Co .e )/o Co&eti.% de Co s!"o rt. /76. s entidades civis de consumidores e as associaes de 2ornecedores ou sindicatos de cate(oria econDmica podem re(u)ar% por conveno escrita% re)aes de consumo 'ue ten@am por ob>eto estabe)ecer condies re)ativas ao preo% G 'ua)idade% G 'uantidade% G (arantia e caracter=sticas de produtos e servios% bem como G rec)amao e composio do con2)ito de consumo. C /0 conveno tornar-se- obri(at1ria a partir do re(istro do instrumento no cart1rio de t=tu)os e documentos. C ;0 conveno somente obri(ar os 2i)iados Gs entidades si(natrias.

C A0 No se eBime de cumprir a conveno o 2ornecedor 'ue se des)i(ar da entidade em data posterior ao re(istro do instrumento. rt. /7:. H8etadoF.

TTULO ,I - Dis0osi)*es 5i %is rt. /7O. H8etadoF. rt. //7. crescente-se o se(uinte inciso I8 ao art. /0 da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4* SI8 - a 'ua)'uer outro interesse di2uso ou co)etivo.S rt. ///. O inciso II do art. 40 da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% passa a ter a se(uinte redao* SII - inc)ua% entre suas 2ina)idades institucionais% a proteo ao meio ambiente% ao consumidor% ao patrimDnio art=stico% est<tico% @ist1rico% tur=stico e paisa(=stico% ou a 'ua)'uer outro interesse di2uso ou co)etivo.S rt. //;. O C A0 do art. 40 da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% passa a ter a se(uinte redao* SC A0 Em caso de desistncia in2undada ou abandono da ao por associao )e(itimada% o Kinist<rio P3b)ico ou outro )e(itimado assumir a titu)aridade ativa.S rt. //A. crescente-se os se(uintes CC 90% 40 e M0 ao art. 4L da #ei n.0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4*

SC 9.0 O re'uisito da pr<-constituio poder ser dispensado pe)o >ui?% 'uando @a>a mani2esto interesse socia) evidenciado pe)a dimenso ou caracter=stica do dano% ou pe)a re)evJncia do bem >ur=dico a ser prote(ido. C 4.0 dmitir-se- o )itiscons1rcio 2acu)tativo entre os Kinist<rios P3b)icos da ,nio% do Distrito &edera) e dos Estados na de2esa dos interesses e direitos de 'ue cuida esta )ei. C M0 Os 1r(os p3b)icos )e(itimados podero tomar dos interessados compromisso de a>ustamento de sua conduta Gs eBi(ncias )e(ais% mediante combinaes% 'ue ter e2iccia de t=tu)o eBecutivo eBtra>udicia).S rt. //9. O art. /4 da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% passa a ter a se(uinte redao* S rt. /4. Decorridos sessenta dias do trJnsito em >u)(ado da sentena condenat1ria% sem 'ue a associao autora )@e promova a eBecuo% dever 2a?-)o o Kinist<rio P3b)ico% 2acu)tada i(ua) iniciativa aos demais )e(itimados.S rt. //4. Suprima-se o caput do art. /6 da #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% passando o par(ra2o 3nico a constituir o caput% com a se(uinte redao* S rt. /6. Em caso de )iti(Jncia de m-2<% a danos.S rt. //M. D-se a se(uinte redao ao art. /: da #ei n06.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4* S rt. /:. Nas aes de 'ue trata esta )ei% no @aver adiantamento de custas% emo)umentos% @onorrios periciais e 'uais'uer outras despesas% nem condenao da associao autora% sa)vo comprovada m-2<% em @onorrios de advo(ado% custas e despesas processuais.S rt. //6. crescente-se G #ei n0 6.A96% de ;9 de >u)@o de /O:4% o se(uinte dispositivo% renumerando-se os se(uintes* S rt. ;/. p)icam-se G de2esa dos direitos e interesses di2usos% co)etivos e individuais% no 'ue 2or cab=ve)% os dispositivos do T=tu)o III da #ei 'ue instituiu o $1di(o de De2esa do $onsumidor.S rt. //:. Este $1di(o entrar em vi(or dentro de cento e oitenta dias a contar de sua pub)icao. rt. //O. Revo(am-se as disposies em contrrio.

"ras=)ia% // de setembro de /OO7E /MO0 da Independncia e /7;0 da Rep3b)ica. &ERN NDO $O##OR "ernardo $abra) T<)ia K. $ardoso de Ke))o O?ires Si)va Qenri'ue Qar(reaves KINISTPRIO D I,STIU Secretaria de Direito EconDmico Departamento de Proteo e De2esa do $onsumidor "ras=)ia /OO: $VDI.O DE PROTEUWO E DE&ES DO $ONS,KIDOR Edio revista% atua)i?ada e amp)iada - /OO:

Potrebbero piacerti anche