Sei sulla pagina 1di 28

Mar de Palavras 5.

ano
Anualizao dos contedos programticos
Lisboa Editora

RESULTADOS ESPERADOS 2 CICLO


COMPREENSO ORAL Saber escutar para reter informao essencial, discursos breves, em portugus padro, com algum grau de formalidade. Interpretar a informao ouvida, distinguindo o facto da opinio, o essencial do acessrio, a informao explcita da informao implcita. Compreender os diferentes argumentos que fundamentam uma opinio.

DESCRITORES DE DESEMPENHO
Prestar ateno ao que ouve, de modo a tornar possvel (1): - reformular o enunciado ouvido (2); - cumprir instrues dadas; - responder a perguntas acerca do que ouviu; - explicitar o assunto, tema ou tpico; - indicar o significado global, a inteno do locutor e o essencial da informao ouvida; - referir pormenores relevantes para a construo do sentido global; - fazer inferncias e dedues; - distinguir facto de opinio, o que objetivo do que subjetivo, o que essencial do que acessrio; - explicitar o significado de expresses de sentido figurado (3); - relatar o essencial de uma histria ouvida ou de uma ocorrncia (4);

Ano 5 6
X X X X X X X X X X

CONTEDOS

Ano 5 6
X

Ouvinte (DT C1.1)

Discurso, universo de discurso (DT C1.1)

X X

Processos interpretativos inferenciais

- distinguir diferentes graus de formalidade em discursos ouvidos.

Figuras e tropos (DT C1.3.1) Contexto X

Utilizar procedimentos para reter e alargar a informao recebida: - registar tpicos, tomar notas; - preencher grelhas de registo; - pedir informaes e explicaes complementares; - registar relaes de forma e de sentido com outros textos ouvidos, lidos ou vistos; - esquematizar relaes (5). Manifestar a reao pessoal ao texto ouvido, tendo em conta a sua tipologia (5). Detetar aspetos de diferenciao e variao lingustica, precisando o papel da lngua padro (6). Distinguir traos caractersticos especficos do oral.

X X X X X X X X

Variao e normalizao lingustica: Lngua padro - traos especficos (DT A2.2) Oralidade (DT C1.1) Texto oral e texto escrito (DT C1.1)

X X X X

RESULTADOS ESPERADOS 2 CICLO


EXPRESSO ORAL Relatar ocorrncias, fazer descries e exposies sobre assuntos do quotidiano, de interesse pessoal, social ou escolar, com algum grau de formalidade. Apresentar e defender opinies, justificando com pormenores ou exemplos e terminando com uma concluso adequada. Produzir discursos orais coerentes em portugus padro, com vocabulrio adequado e estruturas gramaticais de alguma complexidade.

DESCRITORES DE DESEMPENHO
Usar da palavra de modo audvel, com boa dico e num dbito regular (1).
Falar para Usar com preciso um repertrio de termos construir e relevantes para o assunto que est a ser tratado (2). expressar conhecimento Produzir enunciados, controlando com segurana as estruturas gramaticais correntes (3) e algumas estruturas gramaticais complexas (4).

Ano 5 6
X

CONTEDOS
Articulao, acento, entoao, pausa (DT B.1)

Ano 5 6
X X X

Destinador e destinatrio (DT C1.1) Competncia discursiva X Enunciao e Enunciado (DT. C1.1) Coeso (DT C1.2) Coerncia (DT C1.2) Princpios de pertinncia e cooperao (DT. C1.1.1) Frase interrogativa - total - parcial

X X X X X X X

Respeitar princpios reguladores da atividade discursiva: - na produo de enunciados de resposta (5); - na colocao de perguntas; - na formulao de pedidos (6);

X X X

- na apresentao de factos e opinies; - na justificao de pontos de vista. Produzir textos orais (7): - combinar com coerncia uma sequncia de enunciados; - distinguir com clareza uma introduo e um fecho; - captar e manter a ateno de diferentes audincias (8); - apoiar-se em recursos audiovisuais, informticos ou outros; - exprimir o(s) conhecimento(s), - emitir opinies, - construir uma argumentao, atravs de um discurso convincente e com alguma complexidade (9). Ler em pblico, em coro ou individualmente (10).

X X Texto oral Sequncia de enunciados (DT. C1.2) Progresso temtica Recursos lingusticos e extralingusticos Deixis (pessoal, temporal, espacial) Anfora

X X X X X X X

X X X X X

Participar em situaes de interao oral

Interagir com espontaneidade e -vontade em situaes informais de comunicao (1): - iniciar, manter e terminar conversas simples com diversos tipos de interlocutores; - respeitar os princpios adequados s convenes que regulam a interao verbal e no verbal.

X X X

Comunicao e interao discursivas (DT C1.1) Registo de lngua: formal e informal (DT C1.1) X

Locutor e Interlocutor Dilogo (DT C1.1)

X X

Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situaes mais formais (2): - pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez; - apresentar os seus pontos de vista e fund-los em argumentos vlidos (3); - facilitar o entendimento entre os participantes (4); - relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes (5); - sintetizar o essencial (6).

Princpios de cooperao e cortesia (DT. C1.1.1)

X X

X X X X X Tipologia textual: texto conversacional (DT. C1.2) Mximas conversacionais (DT. C1.1.1) Atos de fala X Formas de tratamento X

X X

RESULTADOS ESPERADOS 2 CICLO


LEITURA
Ler textos variados em diferentes suportes, com preciso, rapidez e alguma expressividade. Ler para entretenimento, concretizao de tarefas, recolha e organizao de informao, construo de conhecimento e fruio esttica. Posicionar-se quanto pertinncia e validade da informao lida e quanto aos efeitos produzidos pelos recursos verbais e no verbais utilizados. Fazer apreciaes pessoais de textos de diferentes tipos, descobrindo significados implcitos e relacionando inteno, forma e contedo. Ler textos literrios, tomando conscincia do modo como os temas, as experincias e os valores so representados.

DESCRITORES DE DESEMPENHO

Ano 5 6
X X X

CONTEDOS
Leitor (DT C1.2)

Ano 5 6
X X

Ler de modo autnomo, em diferentes suportes, as instrues de atividades ou tarefas (1). Detetar o foco da pergunta ou instruo, de modo a concretizar a tarefa a realizar (2). Localizar a informao a partir de palavra ou expresso chave e avaliar a sua pertinncia (3). Utilizar tcnicas adequadas ao tratamento da informao: - sublinhar; - tomar notas (4); - esquematizar; - preencher grelhas de registo; - sintetizar.

Enunciado instrucional (DT C1.2)

X X X X X

Descritor temtico Hipertexto (DT C1.2)

X X

Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos anteriores (5). Definir uma orientao de leitura e fixar-se nela (1). Fazer uma leitura que possibilite: - confirmar hipteses previstas; - identificar o contexto a que o texto se reporta (2); - explicitar a inteno comunicativa ou funo dominante e registo(s) utilizado(s); - demarcar diferentes unidades de forma-sentido (3); - identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas; - detetar informao relevante . factual e no factual; . essencial e acessria; - distinguir relaes intratextuais e a sua ordem de relevncia(4): . parte-todo; . causa-efeito; . razo-consequncia; - captar sentidos implcitos, fazer inferncias, dedues(5); - explicitar o sentido global de um texto.

X X

Texto (DT C1.2) Paratexto: Editor, data de edio Configurao grfica, produo de sentido (DT C1.2). Significado (para)lingustico, sentido textual (DT C1.2). Pacto de leitura (DT. C1.2) Contexto sociocultural, histrico, cientfico, artstico, ficcional(DT C1.1). Inteno comunicativa Registo de lngua (DT C1.1); Sequncia textual Progresso temtica Contexto e cotexto (DT C1.2); significao lexical (DT B5.2) Informao (DT C1.1) Valores semnticos - genrico especfico; (DT B6.1) - tempo anterior-simultneo-posterior; (DT B6.2)

X X X

X X X X X

X X X

X X

X X X X X X X

X X X X X

X X X X

Explicitar processos de construo do sentido de um texto multimodal (1).

Confrontar diferentes interpretaes de um mesmo texto, sequncia ou pargrafo (2). Recontar e sintetizar textos. Identificar relaes, formais ou de sentido, em vrios textos, abrindo redes intertextuais (3). Detetar traos caractersticos de diferentes tipos de texto ou sequncias textuais (4). Ler em voz alta com fluncia e expressividade para partilhar informaes e conhecimentos. X

X Processos interpretativos inferenciais (DT C1.2) (5) Texto multimodal X Plurisignificao, polissemia (DT C1.2) X X

Macro e microestruturas textuais (DT C1.2) Reconto, sntese Intertextualidade (DT C1.2) Aluso, citao, parfrase, pardia, plgio X

X X

Tipologia de textos: narrativos, descritivos, expositivos, argumentativos, instrucionais, conversacionais, preditivos (DT C1.2)

X X X X X X X

Fazer apreciaes crticas sobre um texto, incidindo sobre o contedo e sobre a linguagem. Identificar marcas de literariedade nos textos: mundos representados; utilizao esttica dos recursos verbais (1). Distinguir modos e gneros de textos literrios a partir de critrios dados (2).

X Configurao textual; coerncia (DT C1.2); (DT C1.2) registo de lngua, coeso; progresso temtica

X X X

Manifestar-se em relao a aspetos da linguagem que conferem a um texto qualidade literria (3).

Texto literrio (DT C1.2) em prosa em verso (prosa potica; verso livre) Modos literrios (DT C1.2) narrativo lrico dramtico

X X X

X X X

Distinguir diferentes vozes (perspetivas) no interior de um mesmo texto e valores (socioculturais, ticos, estticos ou outros) que veiculam (4). Selecionar, por sua iniciativa e de acordo com o seu gosto pessoal, obras de extenso e complexidade crescente. X

Recursos retricos (DT C1.3.1) - de natureza fonolgica: assonncia; aliterao; onomatopeia - de natureza sinttica: enumerao; anfora; perfrase; hiprbato; apstrofe - de natureza semntica: comparao; metfora, personificao; aluso; metonmia; hiprbole anttese;

X X X X X X

10

Fazer a leitura integral de textos literrios representativos dos trs modos literrios (1). Expor o sentido global de um texto narrativo ou de partes especficas do mesmo. Explicitar os temas dominantes e caractersticas formais de poemas (3).

X Polifonia (DT C1.2) X Texto Narrativo: - componentes (2) - estrutura da narrativa X X X

Expor o sentido global de um texto dramtico, estabelecendo relaes entre o texto e o desenvolvimento cnico (4). Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literrio

Texto potico: - estrutura compositiva: tipos de estrofe, slaba mtrica, rima (toante e consoante) esquema rimtico - plurissignificao (DT.C.1.2) Texto dramtico: - componentes - organizao estrutural: ato, cena, fala, indicaes cnicas

X X X

X X X

11

RESULTADOS ESPERADOS 2 CICLO


COMPREENSO ESCRITA Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho, recorrendo a tcnicas de seleo, registo, organizao e transmisso da informao. Utilizar com autonomia processos de planificao, textualizao e reviso, com recurso a instrumentos de apoio e ferramentas informticas. Escrever em termos pessoais e criativos, em diferentes suportes e num registo adequado ao leitor visado, adotando as convenes prprias do tipo de texto. Produzir textos coerentes e coesos em portugus padro, com tema de abertura e fecho congruente, com uma demarcao clara de pargrafos e perodos e com uso correto da ortografia e da pontuao.

DESCRITORES DE DESEMPENHO

Ano 5 6
X X

CONTEDOS
Escrita (DT C.1.1) Lngua padro (DT A.1)

Ano 5 6
X X X X

Redigir com correo enunciados para responder a diferentes propostas detrabalho (1): - organizar as respostas de acordo com o foco da pergunta ou pedido (2); - usar com preciso o repertrio de termos relevantes para o assunto que est a ser tratado (3); - controlar as estruturas gramaticais mais adequadas resposta a fornecer (4); - combinar os enunciados numa organizao textual com coeso e coerncia; - cuidar da apresentao final do texto escrito.

Enunciao e Enunciado Escrita compositiva (quem, o qu, quando, onde, como, porqu)

X X X X Recursos lingusticos: lexicais, sintticos, semnticos, discursivos e textuais X

12

Ficha bibliogrfica Recado, aviso, lembrete, SMS, (6) Utilizar tcnicas especficas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informao (5). X Texto escrito Tipologia textual (DT C1.2.) texto narrativo, expositivo, descritivo instrucional, conversacional, preditivo argumentativo, X X X

Definir a temtica, a inteno, o tipo de texto, o(s) destinatrio(s) e o suporte em que o texto vai ser lido. Fazer um plano, esboo prvio ou guio do texto (1): - estabelecer objetivos; - selecionar contedos; - organizar e hierarquizar a informao. Redigir o texto (2): - articular as diferentes partes planificadas; - selecionar o vocabulrio ajustado ao contedo; - construir os dispositivos de encadeamento (crono)lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido; - dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; - respeitar regras de utilizao da pontuao (3); - adotar as convenes (orto)grficas estabelecidas. Rever o texto, aplicando procedimentos de reformulao (4): - acrescentar, apagar, substituir; - condensar, reordenar, reconfigurar.

X X X X

X X X

X X X

Macro e microestruturas textuais (DT C1.2) Coeso, Coerncia Deixis, anfora Progresso temtica Recursos lingusticos (lexicais, sintticos e semnticos discursivos e textuais) Configurao grfica; pontuao e sinais auxiliares de escrita, ortografia Margens, cabealho, rodap, notas

X X X X X X

X X

X X

13

Produzir textos que obrigam a uma organizao discursiva bem planificada e estruturada, com a inteno de: - reformular, reinterpretar, resumir; - relatar, expor, descrever; - dar instrues, persuadir; - analisar, comentar, criticar. Escrever textos, por sua iniciativa, para expressar conhecimentos, experincias, sensibilidade e imaginrio (1). Intervir em rede, utilizando dispositivos tecnolgicos adequados (3): - cooperar em espaos de partilha da escrita relacionados com os seus interesses e necessidades; - participar em projetos de escrita colaborativa, em grupo ou em rede alargada. Escrever textos, experimentando novas configuraes textuais, com marcas intencionais de literariedade (4).

X X X X X X Dirio, autobiografia Retrato, autorretrato Poema, letra de msica (2) Histria, dilogo X X X Texto Narrativo (5): - componentes - estrutura da narrativa Texto potico: - estrutura compositiva - plurissignificao Texto dramtico (6): - componentes - organizao estrutural Recursos expressivos X X X X X X X Parfrase, reconto, resumo Notcia, relato, exposio, descrio (5) Receita, anncio, artigo Comentrio, texto de opinio X X X X X

14

RESULTADOS ESPERADOS 2 CICLO


CONHECIMENTO EXPLICITO DA LNGUA Descobrir regularidades na estrutura e no uso da lngua, com base em prticas de experimentao. Identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada; explicitar regras e treinar procedimentos do uso da lngua nos diferentes planos. Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeioar o desempenho pessoal na produo e receo de enunciados orais e escritos. Relacionar diferentes registos de lngua com os contextos em que devem ser usados e distinguir marcas especficas da linguagem oral e escrita. Respeitar e valorizar as diferentes variedades do portugus, reconhecendo o portugus padro como a norma.

DESCRITORES DE DESEMPENHO
Identificar em enunciados orais e escritos a variao em vrios planos (fonolgico, lexical, sinttico, semntico e pragmtico). Plano da Lngua, Variao e Mudana Distinguir contextos geogrficos e sociais que esto na origem de diferentes variedades do portugus (1). Identificar propriedades da lngua padro.

Ano 5 6
X

CONTEDOS
Mudana lingustica (DT A.4.) Fatores internos e externos e tipos de mudana (DT A.4.1) Variedades do portugus: africanas e brasileira (DT A.2.3)

Ano 5 6
X X

X X

X Variao e normalizao lingustica: lngua padro (DT A.2.2) X X

Consultar regularmente obras lexicogrficas, mobilizando a informao na anlise da receo e da produo no modo oral e escrito (2).

X Dicionrio monolingue, de sinnimos Glossrio (DT D.1)

15

Identificar unidades mnimas com valor distintivo nas palavras (1).

Sons e Fonemas (DT. B1.1.)

Distinguir ditongos crescentes e decrescentes (2).

X Fonema Sequncias de Sons (DT. B1.1. 2) Semivogal Ditongo: crescente e decrescente Hiato X X X X X

Plano Fonolgico

Distinguir ditongos de sequncias de duas vogais que no pertencem mesma slaba (3).

Identificar diferentes estruturas silbicas nas palavras (4).

Distinguir slaba gramatical de slaba mtrica (5).

X Estrutura silbica X

Slaba mtrica e slaba gramatical (segmentao)

16

Sistematizar as propriedades de distino entre palavras variveis e invariveis (1). Explicitar categorias relevantes para a flexo das classes de palavras variveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos (3). Plano Morfolgico

Morfologia flexional (DT B.2.2) Palavras variveis e invariveis (DT B.2.2) Flexo (DT B.2.2.1): - Pronomes pessoais: caso (2) Verbo regular - Vogal Temtica: paradigmas flexionais da 1., 2. e 3. conjugao -Formas verbais finitas: mais-que-perfeito do indicativo; condicional (tempo e modo); presente, imperfeito do conjuntivo e X futuro do conjuntivo - Formas verbais no finitas: gerndio, particpio,

X X X X X

Identificar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso muito frequente (4). Estabelecer grupos de verbos de conjugao incompleta (5).

X X

X X X X X X

Explicitar padres de formao de palavras complexas.

X infinitivo pessoal

Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do portugus contemporneo (7).

Verbo irregular Verbos defetivos: impessoais; unipessoais; forma supletiva Processos morfolgicos de formao de palavras (DT B.2.3)

Distinguir regras de formao de palavras por composio de duas ou mais formas de base (8).

17

Palavras complexas (6) Derivao (DT B.2.3.1)

X X

Afixao Derivao no afixal Composio: morfolgica; morfossinttica (DT B.2.3.2)

X X

18

Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras (1).

X X

Classe aberta e classe fechada de palavras (DT B.3.1; B.3.2) Nome: contvel; no contvel Adjetivo: relacional Determinante: interrogativo; indefinido; Relativo Pronome (2): relativo; indefinido Quantificador: universal; existencial (DT B. 3.2) Verbo principal: intransitivo; transitivo direto, indireto, direto e indireto; copulativo; auxiliar (dos tempos compostos, da passiva, temporal, aspectual, modal) (DT B. 3.1) (3) X Preposio; locuo prepositiva

X X X X

Plano das Classes de Palavras

X X X

X X X X

Utilizar o pronome pessoal tono (reflexo e no reflexo) em adjacncia verbal (6). Sistematizar as propriedades na base das quais se pode distribuir o lxico do portugus em dez classes gramaticais (7).

Advrbio (4): de incluso e excluso;

19

de predicado, de frase; interrogativo; conectivo (DT B.3.1); locuo adverbial Interjeio (DT B.3.1) Conjuno coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa Conjuno subordinativa: completiva; causal; temporal; final; condicional; comparativa, concessiva, consecutiva; locuo conjuncional (DT B.3.2) (5) Pronome: prclise, mesclise, nclise

X X X X X X X X X X

20

Plano Sinttico

Distinguir os constituintes principais da frase (1)

X Frase e constituintes da frase (DT B4.1) Grupo nominal (GN) Grupo verbal (GV) Grupo preposicional (GPrep) Grupo adverbial (GAdv) Concordncia (DT B4.5); Elipse X X X X X X

Sistematizar processos sintticos (2). Explicitar a relao entre constituintes principais de frases e as funes sintticas por eles desempenhadas. X

Identificar diferentes realizaes da funo sinttica de sujeito (3). Distinguir as funes sintticas de constituintes selecionados e no selecionados pelo verbo. Identificar a funo sinttica do constituinte direita do verbo copulativo e os grupos que o podem constituir (6). Explicitar as convenes do uso do vocativo em enunciados orais ou escritos (7). Transformar frases ativas em frases passivas e viceversa (8). Explicitar processos sintticos de articulao entre frases complexas (9). X

X Funes sintticas (DT B4.2) GN\_Sujeito GV\_ Predicado GPrep e GAdv_Modificador de frase Sujeito: Nulo X Complemento (4) direto; indireto; oblquo; agente da passiva Modificador (5) Predicativo do sujeito Vocativo X X X X X X X X X

X X

21

Tipos de frase (DT B.4.3) Frase ativa, frase passiva

Coordenao entre frases: Orao coordenada copulativa, disjuntiva, adversativa, conclusiva, explicativa Subordinao: orao subordinante Orao subordinada substantiva completiva Orao subordinada adjetiva (relativa restritiva e relativa explicativa) Orao subordinada adverbial: causal; final; temporal; concessiva; condicional; comparativa; consecutiva (DT B.4.4)

X X X X X X X X

22

Plano Lexical e Semntico

Identificar processos de enriquecimento lexical do portugus (1). Identificar diferentes significados de uma mesma palavra ou expresso em distintos contextos de ocorrncia (2). Explicitar relaes semnticas de semelhana e oposio, hierrquicas e de parte-todo (3). Detetar processos irregulares de formao de palavras e de inovao lexical (4). Identificar duas funes bsicas da linguagem verbal que do origem ao significado das frases e dos enunciados (5): - referir entidades, localizaes temporais e espaciais; - descrever situaes e relaes entre as entidades. Utilizar diferentes processos de negao em enunciados e frases (6). Distinguir recursos verbais que podem ser utilizados para localizar no tempo as situaes descritas nos enunciados (7): - tempos verbais; - grupos preposicionais e adverbiais temporais; - oraes temporais.

X Neologismo/ arcasmo Expresso idiomtica X X

Relaes semnticas entre palavras X X Significao lexical (DT B.5.2) Polissemia

X X X

Hiperonmia, hiponmia, meronmia, holonmia X X X

Extenso semntica, sigla, acrnimo, emprstimo, onomatopeia, truncao amlgama, Valores semnticos da frase (DT B.6) Significado Referncia e predicao (DT B.6.1)

X X X X X X X X

X X X

Frase afirmativa e frase negativa (DT B.6.1) Tempo (DT B.6.2)

23

Estabelecer relaes entre diferentes categorias, lexicais e gramaticais, para exprimir o aspeto e a modalidade (8)

- anterior - simultneo - posterior Aspeto: eventos no durativos, durativos; situaes estativas (DT B.6.1) Modalidade: apreciativa, epistmica, dentica (DT B.6.1)

X X X X X

24

Plano Discursivo e Textual

Explicitar relaes pertinentes entre a sequncia dos enunciados que constituem um discurso e - quem o produz; - a quem se destina (1); - a inteno e o efeito conseguido; - a situao particular em que ocorre; - o tema ou assunto; - o registo (in)formal (2). Caracterizar modalidades discursivas e sua funcionalidade. Detetar, nas formas de realizao de um enunciado, o objetivo do locutor, tendo em conta o contexto em que a interao ocorre (3). Explicitar princpios bsicos reguladores da interao discursiva, aplicando-os eficazmente nos enunciados que produz (4). Distinguir, na receo de enunciados, ou utilizar intencionalmente na sua produo, unidades lingusticas com diferentes funes na cadeia discursiva: - ordenao (5); - explicao e retificao (6); - reforo argumentativo (7); - concretizao (8); - marcao conversacional ou ftica (9); - conexo entre enunciados (10).

X X X X X X X X X Registo de lngua - formal e informal (DT C.1.1) X Dilogo, monlogo (DT C.1.1) Atos de fala diretos e indiretos (DT C.1.1) Assertivos (afirmaes, descries, constataes, explicaes); diretivos (ordens, pedidos, convites, sugestes); compromissivos (promessas, juramentos, avisos, ameaas); expressivos (agradecimentos, congratulaes, condolncias, desculpas); declarativos X X X X X X X

Comunicao e interao discursiva (DT C.1) Inteno comunicativa Contexto extraverbal, paraverbal, verbal Universo do discurso (DT C.1.1) X

X X

X X X X X X

25

Plano Discursivo e Textual

Identificar nos enunciados recebidos ou produzidos as unidades lingusticas que referenciam a sua enunciao (1). Identificar informao no explicitada nos enunciados, recorrendo a processos interpretativos inferenciais (2). Distinguir modos de reproduo do discurso no discurso, quer no modo oral quer no modo escrito (3). Detetar, em sequncias de enunciados orais ou escritos, caractersticas inerentes textualidade: - autonomia (sequncia de enunciados com um princpio e um fim delimitados); - autoria (sequncia de enunciados produzida por um ou mais autores); - unidade forma-sentido (sequncia de enunciados organizados de acordo com determinadas intenes, convenes e regras, de modo a produzir um sentido global); - atualizao do sentido feita por um leitor/ouvinte intrprete.

Princpios reguladores da interao discursiva (DT C.1.1.1 Cortesia (formas de tratamento) Cooperao (qualidade, quantidade, relao, modo); Pertinncia Marcadores discursivos (DT C.1.1); conectores discursivos (DT C.1.1) aditivos ou sumativos; conclusivos e explicativos; contrastivos ou contra-argumentativos Enunciao, enunciado, enunciador (quem), lugar (onde) e tempo (quando) da enunciao (DT C.1.1); referncia dectica e anafrica; coeso; coerncia. Pressuposio; implicao (no contradio) (DT C.1.1.3)

X X

X X X X X

X X

Citao X Discurso direto/indireto Discurso direto livre; discurso indireto livre Texto (DT C.1.2)

26

Enunciar, por comparao, as principais diferenas entre texto realizado no modo oral e texto realizado no modo escrito, no que se refere a - organizao da informao; - utilizao de recursos extraverbais e verbais (4).

Tipologia de textos: narrativo, descritivo, expositivo, , instrucional, conversacional, argumentativo preditivo (DT C.1.2)

X X

Autor X Sentido global; macro e microestruturas textuais; progresso temtica; sequncia textual; tipologia textual

X X

Leitor; ouvinte X Texto oral; texto escrito (DT C.1.1) X

27

Plano da Explicitar regras de uso de sinais de pontuao para: representao - delimitar constituintes da frase; grfica e - representar tipos de frase. ortogrfica Aplicar regras de uso de sinais auxiliares da escrita. Aplicar regras de configurao grfica dos textos, das unidades textuais ou das palavras. Explicitar regras: - ortogrficas; - de acentuao grfica; - de translineao. Desambiguar sentidos que decorrem de relaes entre a grafia e a fonia de palavras.

X X Sinais de pontuao (1) (DT E.2) X X Sinais auxiliares de escrita: aspas (2), parnteses curvos (3) X X X X Regras ortogrficas, de acentuao grfica e de translineao (5) Relaes entre palavras escritas e entre grafia e fonia (DT E.5) Paronmia X X

Configurao grfica (DT E.3): alnea; marcas e numeraes; subscrito, sobrescrito (4)

X X

28

Potrebbero piacerti anche