Sei sulla pagina 1di 6

Trabalho de concluso da Jornada Formativa de Direitos Humanos

Tema: AS CONSTANTES VIOLAES DOS DIREITOS HUMANOS DOS GARANTIDORES DOS DIREITOS HUMANOS.

O presente artigo no visa apresentar vtimas e culpados, explorados e exploradores, sofredores e algozes de uma sociedade no qual fazem parte diversos atores sociais e polticos com mltiplos interesses, dentre eles os profissionais de segurana pblica; Visa apenas uma discusso madura acerca dos aspectos fundamentais e garantidos sobre o bem-estar e a qualidade de vida desse profissional, defensor e garantidor de Direitos Humanos e principalmente como portador de tais direitos.

DO PAPEL DOS GARANTIDORES DOS DIREITOS HUMANOS BREVE REFLEXO HISTRICA

Neste ponto do trabalho, devemos lembrar que os profissionais de segurana pblica, no nasceram atravs de uma necessidade da sociedade ou de um clamor popular e sim nica e exclusivamente para proteger direitos e interesses da Coroa e da classes sociais dominante.

Para uma melhor reflexo do tema, sobre a histria de formao das polcias, em especial da policial civil ao qual o autor desse artigo integra, sugerimos ao leitor a leitura da histria da Polcia Civil RJ no site:

(http://www.policiacivil.rj.gov.br/historia.asp).

Sugiro para uma melhor compreenso do trabalho a reflexo de 2 (dois) momentos que ocorreram na histria da criao da instituio policial:

O primeiro ponto de reflexo que sugerimos o perodo temporal compreendido do descobrimento do Brasil at a chegada da famlia real portuguesa nessas terras.

Durante esse perodo no existia qualquer espcie de polcia, seja ela militar ou civil, passou em 1603 a existir uma organizao que visava apenas prender malfeitosos nos moldes da organizao criada em Portugual, a saber: A organizao dos Quadrilheiros, inclusive tal organizao encontrava embasamento jurdico nas ordenaes Filipinas, em seu livro 1, ttulo 73.

Os Quadrilheiros eram escolhidos em Assemblia por juzes e vereadores, do rol de todos os moradores da localidade, exerciam suas funes gratuitamente, por trs anos. Deviam andar armados de lana de 18 palmos; prestavam juramento e competia-lhes reprimir furtos, prender criminosos, vadios e estrangeiros, exercer vigilncia sobre casas de tavolagens, prostbulos, alcoviteiras, etc.

No recebiam remunerao dos cofres pblicos. Podiam, porm, apossar-se das armas arrecadadas dos ladres e malfeitores.

Neste sentido devemos pensar que se no recebiam remunerao dos cofres pblicos quem pagava sua alimentao? vestimenta? E suas despesas de um modo geral? Sua remunerao era o que se denomia hoje em dia de esplio de guerra.

Percebe-se que os desvios de hoje, tem origem na prpria criao da instituio e a maneira como a prpria sociedade tratava a questo da segurana em geral e em particular a questo do profissional de segurana pblica.

O segundo ponto que trazemos reflexo que com a chegada do monarca, foi criado a Intendncia Geral de Polcia da Corte e do Estado do Brasil, uma fase de efetivo progresso.

Dom Joo tinha por escopo organizar uma polcia eficiente, visando a precaver-se contra espies e agitadores franceses, no representando essa organizao, necessariamente, um mecanismo repressor de crimes comuns. Sua idia era dispor de um corpo policial principalmente poltico, que amparasse a Corte e desse informes sobre o comportamento do povo e o preservasse do contgio das temveis idias liberais que a revoluo francesa irradiava pelo mundo.

Essa polcia, alm de dar proteo poltica a D. Joo, foi a estrutura bsica da atividade policial no Brasil.

Percebe-se que em ambos os perodos histricos, mais precisamente com a chegada da famlia real e o nascimento da polcia, os profissionais de segurana pblica, trabalhavam quase que exclusivamente como verdadeiros jagunos ou caadores de escravo e de recompensas para a defesa da manuteno do status quo vivido a poca, mantendo privilgios da classe dominante e infelizmente reprimindo e oprimindo os pleitos das classes dominadas, do qual estes profissionais eram oriundo ou pertencentes.

Com o passar do tempo e a evoluo da sociedade o papel dos profissionais de segurana pblica passou de protetores dos interesses da coroa ou da elite dominante para garantidores dos direitos humanos da sociedade.

Entretanto, pelo fato dessa evoluo ser um processo lento e traumtico como a prpria histria das instituies democrticas brasileiras, ante as diversas rupturas do meio social e poltico causadas pelas diversas revolues e ditaduras instaladas em nosso pas e pela m utilizao da instituio da polcia pelos governantes polticos e pela classe social dominante os profissionais de segurana pblica vivem estigmatizados e com diversos direitos vilipendiados como passaremos a expor no prximo tema.

AS VIOLAES DOS DIREITOS HUMANOS DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

Pretendemos nesse ponto no apenas demonstrar as diversas violaes existentes em nossa sociedade na questo dos direitos dos garantidores dos direitos humanos, queremos demonstrar que uma poltica de segurana pblica eficaz no se faz apenas com estratgias de represso criminalidade, mas acima de tudo com o respeito e proteo aos direitos dos profissionais de segurana pblica.

Segundo preceitua a nossa Constituio em seu art. 144, 9 que nos remete ao artigo 39, 4 a remunerao dos policiais sejam eles civis ou militares ser atravs de subsdios pagos em parcela nica, in verbis:

Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: (...) IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares. 9 A remunerao dos servidores policiais integrantes dos rgos relacionados neste artigo ser fixada na forma do 4 do art. 39. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)(G.N)

Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Vide ADIN n 2.135-4) (...) 4 O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)(G.N)

Tomemos como exemplo os agentes policiais da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente dos Inspetores de Policia e Oficiais de Cartrio Policial, antigos escrives de Polcia, suas remuneraes NO SO PAGAS ATRAVS DE SUBSDIOS FIXADOS EM PARCELA NICA!

Tais profissionais de segurana pblica recebem um vencimento bastante baixo e adicionais e gratificaes que complementam sua remunerao, conforme estabelecido pelo art.6 da Lei 3586/2001, in verbis:

Art. 6 - O Policial Civil perceber, mensalmente, alm de outras vantagens previstas em Lei: IVencimento; IIAdicional de Atividade Perigosa; IIIAdicional Por Tempo de Servio; IV-Gratificao de Habilitao Profissional; VGratificao de Atividade Tcnico-cientfica de nvel superior.

Neste sentido percebe-se ntida INCONSTITUCIONALIDADE do art. 6 da Lei 3586/2001 em relao Carta Poltica.

Porm as violaes no param por a, em razo do artigo 6 da Lei 3586/2001, fixar o modelo de remunerao do profissional de segurana pblica com maior preponderncia nas gratificaes e adicionais chega-se a absurdos como o vencimento representar apenas 18,60% da remunerao total do profissional.

Outro caso de violao patente das garantias desses profissionais que em caso de terem que se ausentar do servio policial, sendo vtima de acidentes de trabalho ou doenas o profissional de segurana pblica perde a gratificao conhecida como gratificao delegacia legal, instituda pelo dec. 25.847/99 conforme determina a resoluo da Secretria Estadual de Segurana Pblica n 318/2000, que sequer encontra-se elencada em seu site, para consulta da populao em geral no ndice (legislao).

Percebe-se que no momento de maior necessidade o profissional de segurana pblica mais uma vez vilipendiado de seus direitos, tal resoluo vai contra ao princpio nuclear da nossa constituio, fundamento da nossa Repblica e base do nosso Estado Democrtico de Direito, consagrado em seu art. 1, III, in verbis:

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana;

Outro ponto de constante desrespeito a questo do no pagamento das horas noturnas superiores as diurnas conforme expresso no artigo 7, IX da Constituio Federal, in verbis:

Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: (...) IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno;

Essas so infelizmente algumas das muitas violaes de direitos sofridas pelos profissionais de segurana pblica, mais precisamente dos policiais civis do Estado do Rio de Janeiro, que embora sejam garantidores dos direitos humanos no so vistos como protegidos ou sequer abrangidos e contemplados por tais direitos.

Devemos questionar que tipo de modelo de segurana pblica queremos para ns, nossos filhos e para a sociedade em que vivemos, onde os direitos dos profissionais da segurana pblica no so sequer respeitados!

Queremos um modelo de segurana pblica capaz de responder com eficcia as novas demandas da nossa sociedade, garantindo e protegendo a todos sem excees seus respectivos direitos ou desejamos o retorno do modelo de segurana pblica da poca do imprio e da ditadura militar?

Pois tais modelos de segurana pblica, passam obrigatriamente na questo dos respeito e garantia dos direitos dos profissionais de segurana pblica.

Potrebbero piacerti anche