Sei sulla pagina 1di 3

Decreto n 3.

551 de 4 de agosto de 2000


INSTITUI O REGISTRO DE BENS CULTURAIS DE NATUREZA IMATERIAL QUE CONSTITUEM PATRIMNIO CULTURAL BRASILEIRO, CRIA O PROGRAMA NACIONAL DO PATRIMNIO IMATERIAL E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O Presidente da Repblica, no uso da atribuio que lhe confere o Artigo 84, inciso IV, e tendo em vista o disposto no Artigo 14 da Lei n 9.649, de 27 de maio de 1998, Decreta: Artigo 1 - Fica institudo o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimnio cultural brasileiro. 1 Esse registro se far em um dos seguintes livros: I - Livro de Registro dos Saberes, onde sero inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; II - Livro de Registro das Celebraes, onde sero inscritos rituais e festas que marcam a vivncia coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras prticas da vida social; III - Livro de Registro das Formas de Expresso, onde sero inscritas manifestaes literrias, musicais, plsticas, cnicas e ldicas; IV - Livro de Registro dos Lugares, onde sero inscritos mercados, feiras, santurios, praas e demais espaos onde se concentram e reproduzem prticas culturais coletivas. 2 A inscrio num dos livros de registro ter sempre como referncia a continuidade histrica do bem e sua relevncia nacional para a memria, a identidade e a formao da sociedade brasileira. 3 Outros livros de registro podero ser abertos para a inscrio de bens culturais de natureza imaterial que constituam patrimnio cultural brasileiro e no se enquadrem nos livros definidos no pargrafo primeiro deste artigo. Artigo 2 - So partes legtimas para provocar a instaurao do processo de registro:

I - o Ministro de Estado da Cultura; II - instituies vinculadas ao Ministrio da Cultura; III - Secretarias de Estado, de Municpio e do Distrito Federal; IV - sociedades ou associaes civis. Artigo 3 - As propostas para registro, acompanhadas de sua documentao tcnica, sero dirigidas ao Presidente do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN , que as submeter ao Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural. 1 A instruo dos processos de registro ser supervisionada pelo IPHAN. 2 A instruo constar de descrio pormenorizada do bem a ser registrado, acompanhada da documentao correspondente, e dever mencionar todos os elementos que lhe sejam culturalmente relevantes. 3 A instruo dos processos poder ser feita por outros rgos do Ministrio da Cultura, pelas unidades do IPHAN ou por entidade, pblica ou privada, que detenha conhecimentos especficos sobre a matria, nos termos do regulamento a ser expedido pelo Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural. 4 Ultimada a instruo, o IPHAN emitir parecer acerca da proposta de registro e enviar o processo ao Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural, para deliberao. 5 O parecer de que trata o pargrafo anterior ser publicado no Dirio Oficial da Unio, para eventuais manifestaes sobre o registro, que devero ser apresentadas ao Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural no prazo de at trinta dias, contados da data de publicao do parecer. Artigo 4 - O processo de registro, j instrudo com as eventuais manifestaes apresentadas, ser levado deciso do Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural. Artigo 5 - Em caso de deciso favorvel do Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural, o bem ser inscrito no livro correspondente e receber o ttulo de "Patrimnio Cultural do Brasil". Pargrafo nico - Caber ao Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural determinar a abertura, quando for o caso, de novo Livro de Registro, em atendimento ao disposto nos termos do 3 do Artigo 1 deste Decreto. Artigo 6 - Ao Ministrio da Cultura cabe assegurar ao bem registrado:

I - documentao por todos os meios tcnicos admitidos, cabendo ao IPHAN manter banco de dados com o material produzido durante a instruo do processo. II - ampla divulgao e promoo. Artigo 7 - O IPHAN far a reavaliao dos bens culturais registrados, pelo menos a cada dez anos, e a encaminhar ao Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural para decidir sobre a revalidao do ttulo de "Patrimnio Cultural do Brasil". Pargrafo nico. Negada a revalidao, ser mantido apenas o registro, como referncia cultural de seu tempo. Artigo 8 - Fica institudo, no mbito do Ministrio da Cultura, o "Programa Nacional do Patrimnio Imaterial", visando implementao de poltica especfica de inventrio, referenciamento e valorizao desse patrimnio. Pargrafo nico. O Ministrio da Cultura estabelecer, no prazo de noventa dias, as bases para o desenvolvimento do Programa de que trata este artigo. Artigo 9 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 4 de agosto de 2000; 179 da Independncia e 112 da Repblica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Francisco Weffort

Potrebbero piacerti anche